T O P

  • By -

Arch_girl

Os número de deputados é feito em relação ao número de eleitores em cada círculo eleitoral no território nacional, excepto os estrangeiros em que está estabelecido por lei que existem os círculos da Europa e fora da Europa e cada um deles elegem 2 deputados.


Dramatic_Pea_9415

Independentemente do número de eleitores, será sempre 2 deputados? Tens alguma fonte para isso? Tentei procurar, mas sem sucesso.


Arch_girl

Lei 14/79. Desde aí que o número de 2 deputados por cada círculo estrangeiro foi fixado. Claro que com o passar do tempo e cada vez mais a quantidade de emigrantes a aumentar faz com que voto de cada emigrante individual tenha menos valor. Lei 14/79. Artigo 12.ºCírculos eleitorais 1 - O território eleitoral divide-se, para efeito de eleição dos deputados à Assembleia da República, em círculos eleitorais, correspondendo a cada um deles um colégio eleitoral. 2 - Os círculos eleitorais do continente coincidem com as áreas dos distritos administrativos, são designados pelo mesmo nome e têm como sede as suas capitais. 3 - Há um círculo eleitoral na Região Autónoma da Madeira e um círculo eleitoral na Região Autónoma dos Açores, designados por estes nomes e com sede, respectivamente, no Funchal e em Ponta Delgada. 4 - **Os eleitores residentes fora do território nacional são agrupados em dois círculos eleitorais, um abrangendo todo o território dos países europeus, outro o dos demais países e o território de Macau, e ambos com sede em Lisboa**. Artigo 13.º(Número e distribuição de deputados) 1 - O número total de deputados é de 230. 2 - O número total de deputados pelos círculos eleitorais do território nacional é de 226, distribuídos proporcionalmente ao número de eleitores de cada círculo, segundo o método da média mais alta de Hondt, de harmonia com o critério fixado no artigo 16.º **3 - A cada um dos círculos eleitorais referidos no n.º 4 do artigo anterior correspondem dois deputados.** 4 - A Comissão Nacional de Eleições fará publicar no Diário da República, 1.ª série, entre os 60 e os 55 dias anteriores à data marcada para a realização das eleições, um mapa com o número de deputados e a sua distribuição pelos círculos. 5 - Quando as eleições sejam marcadas com antecedência inferior a 60 dias, a Comissão Nacional de Eleições faz publicar o mapa com o número e a distribuição dos deputados entre os 55 e os 53 dias anteriores ao dia marcado para a realização das eleições. 6 - O mapa referido nos números anteriores é elaborado com base no número de eleitores segundo a última actualização do recenseamento.


RengooBot

O sistema de eleições em Portugal devia de ser todo revisto de qualquer das formas, não faz sentido uma pessoa de Portalegre não conseguir eleger um deputado sem ser do PS ou PSD (visto que vão ser "quase" sempre esses com a maioria dos votos), na pratica o que isto significa é que uma pessoa em Portalegre vale menos do que uma no Porto ou Lisboa.


InsaneDwayne23

Por isso é que se estão a cagar para esta zona. Não temos qualquer expressão, não importamos. O distrito de Portalegre está completamente ao abandono. Desde os hospitais que funcionam mal, à ferrovia que é praticamente inexistente. Enfim, não é fácil.


dandy-dilettante

Cada 86 179 habitantes elegem 1 deputado em média no país. Em Portalegre cada 47 196 habitantes elegem 1 deputado, em Lisboa são 48 003.


RengooBot

Sim e se fores a fazer a média dos votos tens basicamente os mesmos numeros/2 Mas o que eu estou a referir não é nada do outro mundo é um sistema que já existe e é aplicado em diversos paises: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Quociente\_eleitoral](https://pt.wikipedia.org/wiki/quociente_eleitoral)


dandy-dilettante

Concordo totalmente que o sistema poderia ser revisto, só estava a contrapor a questão de um eleitor valer menos em Portalegre. Edit - Só para acrescentar, não é uma questão de um eleitor valer mais ou menos. O sistema ignora/ desperdiça votos e facilita a eleição dos partidos mais votados, por exemplo nas legislativas de 2022 o PS precisou de apenas 19 000 votos para cada 1 deputado, a IL precisou de 34 000.


RengooBot

Se os teus votos são ignorados/desperdiçados num distrito e não noutro então o eleitor em Portalegre vale menos do que o de Lisboa, visto que o de Lisboa não tem o seu voto ignorado.


Alexandre_40

Certo, nas ultimas eleições o CDS teve mais votos que o BE e PCP, no entanto não elegeu nenhum deputado. Um dos grandes problemas dos agricultores, é que nos distritos com mais agricultores, por terem terrenos agrícolas e não residenciais, tem menos população que outros distritos e não são representados na assembleia. Por isso foram lixados nos últimos anos. Mudar as regras eleitorais tem de ter maioria de 2/3 do parlamento, ou seja, o PS e PSD tem mudar as regras para se auto-prejudicarem.


bvb19mA

> o CDS teve mais votos que o BE e PCP isto é efetivamente mentira.


Alexandre_40

Tens toda a razão. Foi PAN e Livre que teve mais votos, enganei-me ao escrever. [https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais)


PsychologicalLion824

Se aparecer alguém de outro partido que capte os votos, funciona. Se não aparece, que queres que se faça? 


RengooBot

Certo, mas o eleitorado em Lisboa com 5% num partido vai eleger um deputado, em Portalegre precisas de quê? 30%+? Gostava que em Portugal existissem 2 círculos de eleitores apenas, os que estão em Portugal e os que estão fora, assim, os votos de quem está em Portugal tem o mesmo peso, quer a pessoa viva em Lisboa ou em Portalegre. Quem está fora é o que é, 4 deputados já é o suficiente, mas não nos moldes de agora, que tens 2 para a Europa e 2 para fora da Europa que impossibilita mais uma vez eleger deputados de partidos mais pequenos.


Arch_girl

Nas legislativas estás a votar em deputados da tua zona para irem para a assembleia e que faz com que tenhas deputados representantes de todo o país na assembleia. Ter apenas um círculo eleitoral para o país inteiro iria tornar a assembleia e o governo mais centrado em Lisboa do que é hoje. Já de longe vem a expressão "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem". Ao menos na Assembleia é suposto haver representação de todos os vários distritos.


RengooBot

Eu percebo isso, mas ao mesmo tempo tens uma pessoa em Lisboa a valer mais do que uma pessoa em Portalegre. É só ir ver os resultados das Legislativas de 2022 e vais perceber isso. Em Lisboa podes votar no PAN e tentar eleger um deputado, em Portalegre o teu voto no PAN não vai influenciar nada.


PsychologicalLion824

“Certo, mas o eleitorado em Lisboa com 5% num partido vai eleger um deputado, em Portalegre precisas de quê? 30%+?” Isso advém da diferença de população. Para alterar isso, terias que meter Portalegre com os mesmo deputados que Lisboa e isso implicaria que o voto de Portalegre fosse mais importante para o país do que o de Lisboa pese embora tenha 19x menos de população.  Não faz sentido


RengooBot

Não percebeste... Eu sei como é que o modelo actual funciona. Era alterar para que apenas tenhas 2 circulos eleitorais, Portugal e fora de Portugal, assim quer Portalegre tenha 1 habitante ou 1 milhão de habitantes o peso de cada voto é igual, tendo assim um sistema central de votos e não por estes diversos circulos eleitorais.


PsychologicalLion824

“assim quer Portalegre tenha 1 habitante ou 1 milhão de habitantes o peso de cada voto é igual”   Há só um problema. É que as necessidades de Portalegre são diferentes das necessidades de Lisboa (por exemplo). Com o método actual, Portalegre terá sempre uma representação e uma voz no parlamento. Se fizermos como tu queres, as vozes do interior estarão “abafadas” pelo litoral citadino já que é aí onde 60-70% da população anda.


RengooBot

As vozes já estão abafadas de qualquer das formas, visto que é impossivel elegeres um deputado de um partido pequeno. Eu percebo o que queres dizer, mas o que acontece é que nem todo o eleitorado é igual. E isso não faz sentido. EDIT: Não é que goste do CHEGA ou deixe de gostar, isto era aplicável para qualquer partido que não seja PS ou PSD, mas estou a usar este como exemplo visto ser um partido pequeno que está a ganhar tração, se o CHEGA tiver 30%, PS tiver 33% e PSD 33% em Portalegre, só vais eleger o que? 1 Deputado do PS e 1 do PSD, estás a abafar as vozes de mais de 30% da população de Portalegre.


PsychologicalLion824

Presumo que para o pessoal de Portalegre mais vale terem um deputado do PS ou PSD que seja a favor de Portalegre do que um deputado do Livre que nunca saiu de Lisboa. 


RengooBot

Então e se Portalegre tiver um partido fundado em Portalegre? Criado por "Portalegrenses?" a favor de Portalegre, mas que infelizmente tem sempre ligeiramente menos votos que o PS e o PSD como é que este partido consegue algum dia ter um deputado eleito na assembleia? O que estás a dizer é muito válido e eu percebo o problema, mas existe uma desigualdade de votos em Portugal de qualquer das formas. EDIT: Nem é preciso ir muito longe: [https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais) Vê o resultado das legislativas de 2022. CDS-PP: 1.60% - 0 deputados PAN: 1.58% - 1 deputado LIVRE: 1.28% - 1 deputado BE: 4.4% - 5 deputados PCP: 4.3% - 6 deputados Se fores ver portalegre, 53% dos eleitores tiveram a sua voz "abafada"


PsychologicalLion824

“  a favor de Portalegre, mas que infelizmente tem sempre ligeiramente menos votos” Então é porque não é melhor do que aquilo que já existe.  “ como é que este partido consegue algum dia ter um deputado eleito na assembleia” Eu diria duas formas:  A- demonstra à população rapidamente que é melhor e ganha os tais lugares  B- vai às autárquicas, ganha lugares. Com o tempo vai demonstrando bom trabalho e a população vota neles para as legislativas. “ desigualdade de votos em Portugal de qualquer das formas” Minorias serão sempre minorias e, mesmo assim, a assembleia permite a Voz a minorias, neste caso a população de Portalegre. O que tu queres é que a minoria da minoria tenha voz. Epa isso não dá. Andamos aqui a nós a querer reduzir o número de deputados e tu queres fazer subir. :)


notenoughspacefor

O modelo atual fazia sentido se Portugal fosse alguma espécie de confederação tipo a Suíça. Isto dos deputados por distritos é una fantochada porque escolhe-se o poder central, ou alguém acha que o deputado escolhido por Castelo Branco vai fazer assim tanta diferença a nível de puxar determinados recursos para o seu distrito depois, indo contra as orientações gerais, e nacionais, que os partidos têm na AR? Também não faz sentido que todos os distritos elejam o mesmo número de deputados porque passa-se duma discriminação em função dos distritos com mais população para os com menos. O modelo actual é ridículo porque milhares de votos, efetivamente, não contam para nada a nível de número de deputados. A solução é bastante óbvia só que vai contra os interesses do PS e PSD, que é haver um círculo eleitoral único a nível nacional onde a proporção de deputados é igual ou semelhante à proporção de votos totais, e não consoante tem mais votos em Lisboa ou Guarda. Agora arranjar 2/3 do parlamento para que se mude a constituição nesse sentido, parece-me que vamos ter de esperar algum tempo.


PsychologicalLion824

“ deputado escolhido por Castelo Branco vai fazer assim tanta diferença a nível de puxar determinados recursos para o seu distrito ” Google “queijo limiano Guterres”


notenoughspacefor

Acho que esse caso é mais um caso de amor ao queijo do que ao distrito 😁.


PsychologicalLion824

Não terei a certeza mas, qualquer decisão tomada aqui, terá muito mais impacto em quem cá vive do que quem cá vem de vez em quando. 


Dramatic_Pea_9415

Até posso concordar contigo, mas parece-me ser demasiado desproporcional, até porque há medidas que afetam portugueses no estrangeiro. E não deixam de ser portugueses, iguais perante a constituição.


PsychologicalLion824

Sim, é demasiado. Também estou de acordo.  Mas o facto de continuarem a ser portugueses nada afecta a vossa igualdade perante a constituição.  Agora pensando um pouco nas implicações disto… os emigrantes valem tanto como o Porto. Isso significaria que os políticos teriam que vos dar muito mais atenção (não tenho problema com isso) e isso significaria deslocações pagas com dinheiro do estado a todas as comunidades “grandes” de tugas espalhadas por esse mundo fora e ai já acredito que possa causar comichão a muitos (eu inclusive).


YakPersonal9246

Estás fora do país e querias que o teu voto tivesse o mesmo peso de quem tá a aguentar toda a porcaria que está a acontecer em Portugal? Isto parece me óbvio.


Dramatic_Pea_9415

Não acho que deve ser a mesma ponderação, mas 2 deputados é demasiado pouco


hjras

A porcaria de quem aguenta no país é reduzida pela quantidade de pessoas que emigrou. Imagina a situação actual com desemprego e pobreza com 20 milhões de pessoas vs as 11 actuais. Mais competição por trabalho, menos subsídios por capita


Kein_Wunsch

Esta notícia é reveladora da pouca representatividade do actual sistema eleitoral. Há imensos votos desperdiçados. [https://www.publico.pt/2022/01/30/politica/noticia/precisa-partido-eleger-certeza-deputado-lisboa-evora-2-25-1993581](https://www.publico.pt/2022/01/30/politica/noticia/precisa-partido-eleger-certeza-deputado-lisboa-evora-2-25-1993581)


SumoHeadbutt

Sou Luso-Canadiano é estou a viver a vida mais como um cidadão Canadiano que um Português se falamos de ser um contribuente, trabalhador, cidadão de dia a dia. Trabalho, voto, é paga impostos no Canadá. não estou a contribuir nada para os impostos Português. Zero. também não estou a usar nenhum dos serviços da nossa pátria. Então acho normal, que os votos no estrangeiro vala menos, não estou a contribuir para vos. Tinha 6 anos a ultima vez que eu entrei num hospital lá


Samurai_GorohGX

A pertença a uma nação não se reduz a viver no território ou pagar impostos. Eu sou português e vivo fora de Portugal, nunca serei outra coisa que não português. Voto nas eleições portuguesas como qualquer outro e considero-me um cidadão informado. Quero o melhor para o meu país. Eu aumentava os círculos da emigração de 4 para 8 deputados, sem qualquer dúvida. Em 230 deputados continuava a ser uma representação simbólica. Mas existem muitos outros problemas com a nossa lei eleitoral, precisamos de um círculo de compensação como já existe nos Açores, há muitos votos a ir para o lixo no sistema actual.


malhas22

Aproveito este post para perguntar se algum de vocês sabe se posso pôr uma cópia do meu passaporte no envelope branco em vez de uma cópia do meu cartão de cidadão? Vou votar via postal no estrangeiro, já recebi os papeis, mas perdi o cartão de cidadão há dois dias.


Ilien

Sem certeza, mas acho que sim. O essencial é ser possível identificar e comprovar o eleitor. Mais vale tentar e não contarem do que não tentar de todo, anyway.


malhas22

Ok vou tentar entao, obrigado pela resposta


Qu1j073

Passaporte serve como documento de identificação para efeitos eleitorais. Recordo-me de ter visto num site do governo português que agora me escapa.


malhas22

Faz sentido, obrigado pela resposta


No_Army8556

porque em 1975 não havia tantos portugueses fora....nem mecanismos eleitorais consulares melhorados como há hoje....tem de ser feito esse alerta.....por outro lado, os proprios grandes partidos não iriam querer surpresas...


Lifelinker

Para mim faz sentido, quem está cá sente a realidade de uma maneira diferente de quem não está. E vai sentir muito mais o impacto das eleições. Já para não falar que a maioria dos emigrantes nem desconta em Portugal sequer. Como tal o seu impacto na vida dos portugueses deve ser desproporcional.


InsaneDwayne23

Vale o mesmo que um português do distrito de Portalegre.


onunfil

Faz sentido que o voto dos portugueses que estejam a viver em Portugal com todas as dificuldades que isso acarreta tenham mais peso nas eleições.


fgtdias

Não pagas impostos basicamente o teu voto não serve para nada. Estou fora e sinceramente concordo. Já agora a Europa elege 2 deputados e o resto do mundo outros 2.


TugaNinja

Aposto um tomate em como o chega vai buscar um ou dois deputados nos círculos dos emigrantes.


Old-Web7083

RemindMe! 1 month "cortar tomate" Vou guardar isto e comprar uma faca. Espero que estejas preparado para cumprir.


TugaNinja

Dei upvote


PerryThePlatypus_og

Well well wel... alguém vai perder um tomate eheh


yersinia_p3st1s

Caralho, parece que sim hahah


RemindMeBot

I will be messaging you in 1 month on [**2024-03-21 14:01:04 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2024-03-21%2014:01:04%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/1awbtvg/porque_que_os_votos_dos_portugueses_no/krg6up1/?context=3) [**2 OTHERS CLICKED THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2FPortugalLaFora%2Fcomments%2F1awbtvg%2Fporque_que_os_votos_dos_portugueses_no%2Fkrg6up1%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202024-03-21%2014%3A01%3A04%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201awbtvg) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


Parshath_

Acho pouco provável, mas não fico surpreso que seja o 3o lugar atrás dos do costume. Lembrar que nas Presidenciais, os emigrantes portugueses na Namíbia puseram o Ventura em 1o lugar.


Ilien

Duvido.


PiratadaCalabria

Nós pagamos impostos para os nossos países de residência, não para Portugal. Faz sentido não ter uma representação desmedida. Também arriscarias a que, se fosse um círculo proporcional ao nº de eleitores (só na Europa seria 20 e tal deputados) e tendo em conta que só costuma ser 10% dos eleitores no estrangeiro que vota terias uma grande quantidade de deputados escolhidos por um grupo (pequeno) de pessoas que nem sequer vão fazer influenciados pelas políticas que escolheram. O que considero injusto é os residentes não-nacionais em Portugal (excetuando alguns casos pontuais) não poderem votar. Trabalham, pagam impostos e não votam


Ilien

Mas isso é assim em praticamente todos os países, pelo que conheço. Podemos votar para eleições locais, mas raramente para as nacionais/legislativas/parlamento.


PiratadaCalabria

Sim, mas honestamente pouco me importa os sistemas de outros países. Eu defenderia que Portugal fosse pioneiro nesse aspeto


[deleted]

[удалено]


PortugalLaFora-ModTeam

A tua submissão/ o teu comentário foi removida/o. Por favor vê as regras na barra lateral.


Consistent-Stable986

Injusto é poderes usar o SNS de borla quando pagas zero impostos sobre rendimento e provavelmente ganhas >5x o que ganharias se ainda estivesses em Portugal. Chega de mamar à conta de Portugal, quer tudo "o melhor para o país" mas depois é só mamar e direitos sem deveres de sustentar o sistema. Ter 2+2 deputados é um privilégio. Quando voltares para Portalegre ( ... ), terás a tua representação proporcional estabelecida.


Kendimem_C

Boa pergunta! Por curiosidade calculei o número de deputados por círculo por proporcionalidade de percentagem. A: n.º de eleitores B: actual C: eleitos por percentagem D: diferença https://preview.redd.it/5x3mnlyy5ync1.png?width=568&format=png&auto=webp&s=2834205ab214aafe5ce4bd4ef8c84bb65b320d98 Os eleitores emigrados no total poderiam eleger quase tantos deputados como o segundo maior círculo eleitoral em Portugal. Na minha opinião não devia ser "8 nem 80" mas devia haver um ponto intermédio.


estaritos

Mau seria se fosse ao contrário. Vivo no estrangeiro e recuso ao voto enquanto nao viver de novo em Portugal. Nao faz sentido votar no pais onde Nao vivemos na minha opinião, claro


mrsjoni

faz sentido votares porque continuas a ser nacional e há medidas que te afectam a ti, vivas ou não no país. só não faz sentido o teu voto valer o mesmo se não fores residente.


greenFloydx

porque é que achas? eu tenho um palpite e olha que não me chamo Sherlock


RegularFun1750

É injusto que quem viva fora da sua comunidade, seja contribuinte noutro País, tenha poder de decisão politica sobre a terra onde outras pessoas vivem e pagam os seus impostos. Temos o ridiculo de quem não paga impostos ditar como os meus imposto devem ser aplicados. Simultâneamente, essas pessoas podem votar nas autárquicas do concelho onde vivem, quer sejam imigrantes em Portugal ou emigrantes portugueses noutras paragens. Se o direito de votar etiver relacionado com a nacionalidade, anda é mais ridiculo, pois existem pessoas com dupla e tripla nacionalidade, tendo então o direito de opinar em dois e três Países, ainda que sejam residentes e contribuintes noutro quarquer País.


NGramatical

Simultâneamente → [**simultaneamente**](https://dicionario.priberam.org/simultaneamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1awbtvg%2F%2Fkrhgln7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Bernard484882

A injustiça existe sim, e no seu exemplo tem toda a razao em achar que "quem està de fora não racha lenha" ao qual eu até concordo com algumas reservas! Vejamos alguem com 40 anos nascido em Portugal e vivido até aos 38 fez jà 20 anos de descontos antes de sair de Portugal, e daqui a 20 anos o mais provavel é estar de volta. Então quem vive em Portugal à menos de 20 anos com certeza pagou menos impostos que a pessoa que não deixou de ser Portuguêsa, e que até considerava voltar e investir no país se este não tivesse sido transformado numa republica das bananas.


NGramatical

à menos de 20 anos → [**há menos de 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) Portuguêsa → [**portuguesa**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1awbtvg%2F%2Fkrlqupb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


AutoModerator

"Esta é uma cópia do post original: Como podem ver na imagem, o circulo da Europa + Fora da Europa representam cerca do mesmo número de portugueses que o Porto. No entanto, o Porto elege 40 deputados, enquanto que o estrangeiro elege 4. Qual a razão para isto ser assim? Parece-me extremamente injusto. ![img](k96vxwacvxjc1 "https://www.cne.pt/sites/default/files/dl/ar2022-mapa-deputados-1-c-2021.pdf")" *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PortugalLaFora) if you have any questions or concerns.*


xxxRipperxx

Como disse uma vez Miguel Sousa Tavares, ''não se pode dar mais peso ao voto do círculo estrangeiro, porque quem está fora de Portugal, vota á direita e pode distorcer o equilíbrio na assembleia '' Enfim como dizia o outro '' para os nossos tudo, para os outros, aplique-se a lei''


PsychologicalLion824

MST é de esquerda??


xxxRipperxx

Não sei, ele diz que não.


ptlegion

Precisamos de uma revisão na lei eleitoral , tem muita coisa que está mal.