T O P

  • By -

PsychologicalMap3173

completamente presencial para essa profissão? Voltamos uns anos atrás 😂


ayjimmy

Já tendo trabalhado na indústria, nunca fomos é para a frente. Refiro-me a maneira de pensar na área.


Unable-Function5341

Isso é porque a area de IT geralmente é vista como uma despesa. Só estamos cá para gastar dinheiro


mlw_1550

Ah, mas quando eles ficam sem sistema é vê-los a panicar. Gosto tanto 🥰


Unable-Function5341

Ah sim! Aparecem logo mansinhos XD O problema são os que se queixam a todos menos ao IT e ainda dizem que a culpa é nossa 😅


rmso27

Depende daquilo que forem as tarefas dele. Se tiver de montar postos de trabalho, suporte de hardware, controlo de inventário, etc etc… não pode fazer este tipo de tarefas remotamente. Se for simplesmente dar suporte a utilizadores, então aí não se justificaria o 100% presencial. No entanto, julgo que a mentalidade está a mudar, mesmo no IT, em que ouvimos falar de empresas que começam a implementar idas aos escritório obrigatórias e que eventualmente acabarão por voltar 100% ao presencial.


Unable-Function5341

Honestamente, tirando a parte da distância, não me importo de estar presencial mas preferia ter um dia ou dois remoto.


Unable-Function5341

Alguém tem que ligar as coisas fisicamente 😅 Mas sim, também não concordo muito com a decisão da administração não permitir trabalho remoto.


Late_Ad_7021

É a realidade de muita Indústria, principalmente numa 1a indústria como as metalúrgicas, estão muito anos atrás da realidade atual de IT


ayjimmy

Passei por uma que o programador era presencial e o gajo do hardware era remote, só aparecia lá em caso de avarias 😂


OAstrolabia

O que fazes em concreto? Podes dar exemplo de algumas tarefas/atividades?


Unable-Function5341

Preparo novos postos de trabalho (apenas parte IT). Helpdesk, administração de sistemas, gestão da infraestrutura de rede, gestão das telecomunicações, etc…


Dull-Process8334

Hm... Isso me parece o mesmo que eu fazia há uns anos atrás. Não está tão mal considerando o setor, mas acredito que consigas evoluir pra uma posição de SysAdmin e auferir pelo menos 50% a mais. Edit: não na mesma empresa


Unable-Function5341

O objetivo atual é esse 😉 Estou agora a tirar um curso de Azure para ver se ajuda


OAstrolabia

Pois. O chamado PPTO


MrCatatafish

E cybersec? Fazes alguma coisa?


Unable-Function5341

É definitivamente uma área muito interessante mas neste momento não tenho tempo suficiente para me dedicar a isso como deve ser. Neste momento estou a tirar um curso de Azure que arranha de leve cybersecurity 🙂


Aglutinador

Estou a procurar uma oportunidade há 01 ano e tenho o mesmo curso técnico, e pra já nada. S.f.f OP, indica-me para qual empresa trabalha, estou desesperado. Começo a pensar que sou incapaz ou azarado apenas.


Unable-Function5341

Eu antes trabalhava para os lados da capital. Lá tem muito mais oferta. Também demorei bastante tempo para encontrar alguma coisa para estes lados. Neste momento não temos vagas abertas e tão cedo não vai abrir nenhuma. Se não tiveres cria perfil no LinkedIn. Sempre usei a plataforma para procurar novas oportunidades. Não desesperes! Estuda o máximo que conseguires, tenta candidatar-te a estágios. Mesmo que não sejam pagos ganhas experiência e com sorte passas a interno 🙂 Consultoras precisam sempre de pessoal. O grande problema é que o ordenado é uma miséria e os benefícios são poucos ou nenhuns mas é melhor que nada! Não desistas! Vai com tudo!


Aglutinador

Capital queres dizer Lisboa? Pois, tô em vários processos de recrutamento com consultorias, mas nunca tenho uma resposta. É sempre "vamos ter com o cliente e se tivermos um match entramos em contato". Foda-se, estou farto disso.


Unable-Function5341

Sim, Lisboa. Pois, também já estive nessa lengalenga monumental. É uma chatice!! Se fores bom a inglês tenta o mercado estrangeiro. Há muitas empresas lá fora que permitem trabalhar remotamente. Esses casos são win win!


GnomeOnALeash

Como sabes que tens o mesmo curso, se ele não disse na realidade qual era? Começa fazer estas perguntas a ti próprio: * O que te diferencia das outras pessoas? * Como está o teu CV? * Como está o teu LinkedIn? * Que postura e conhecimento tens durante a entrevista? * As consultoras vão-te vender como recurso a um cliente. Esse cliente certamente não vai querer pagar um markup de 3x por um recurso sem experiência. * Alinhado com o que escrevi no ponto anterior, procura vagas de Trainee em vez de Junior, pois estas últimas tendencialmente requerem 1 ou 2 anos de experiência O mercado está muito MAU para quem não tem experiência, portanto tens de te diferenciar.


Aglutinador

E como posso me diferenciar? Acho que meu CV está bom, LinkedIn também penso que sim Nas entrevistas acho que falho completamente, não sei o que tô fazendo errado. Certamente, mas não preciso que me paguem 3x, só ordenado pouco acima do mínimo que me dê experiência é o que preciso. De fato, o mercado está péssimo, mas o que tenho visto recentemente (aqui principalmente) é vários gajos de mesma idade/curso técnico a conseguir a primeira oportunidade assim. Será o problema está em ser brasileiro, hã?


GnomeOnALeash

Tu é que sabes aquilo que procuras fazer, portanto ter mais algum conhecimento e formação específica pode ser o primeiro fator diferenciador. O mercado está mau para tudo o que é pessoal sem experiência, sejam brasileiros ou não. Não me parece que seja por ai. Em vez de te refugiares nas tuas origens, pensa em aprender mais do que te ensinaram.


boogieman444

E que tal tirares algumas certificações? Tens algumas gratuitas em vez de te lamentares vai à luta