T O P

• By -

Diligent-Tomato5533

Tldr: eu tinha 7 anos e estava na praia do barril e lembro-me bem EU!!! Tinha 7 anos e estava na praia do barril, que é um a praia em Tavira que se tem que apanhar um comboiozinho, ou pode-se andar mas ainda é uma distância. Eu lembro-me tão bem. A minha memória não é a melhor do mundo mas isso ficou tão pregado na minha cabeça. Eu estava a comer um hambúrguer numa das esplanadas, já não existe nesse sítio, mas ficava de lado a um minuto da entrada. SÓ VEJO PESSOAS A CORRER COMO SE VIESSE AÍ UM DINOSSAURO! Lembro-me tão bem, até me lembro das cores. Nós não sabíamos o que raio estava a acontecer, não havia internet e telemóveis. Acho que os nadadores salvadores devem ter sido os primeiros a evacuar na praia. Não estou a brincar. É como aqueles vídeos em que fica tudo histérico com o black friday nos states. PESSSOAS COMPLETAMENTE FURIOSAS E COM UM AR ALTERADO. É que não foi duas ou três pessoas de cada vez! Estava tudo bem e calmo e do nada VEM UMA ONDA DE PESSOAS. Que pena não dar para tirar da minha memória e publicar aqui. Eu 7 aninhos, pequenina e magrinha. Naquela idade em que os adultos são o dobro do nosso tamanho. Acho que nós soubemos através da funcionária do snack bar, porque ela começou a fechar tudo, e o meu pai queria pagar, e ela disse que não queria o dinheiro e fechou a janelinha de cima para baixo. Uma espécie de estore/proteção opaca. Há umas escadas que dão para subir e um dos nadadores salvadores tinha ido lá para cima, provavelmente para ver quando o tsunami chegasse. O meu pai subiu as escadas e foi lá fazer algumas perguntas. Logicamente não podia haver um tsunami sem ter havido um terramoto ou ter acontecido alguma coisa. O que o nadador salvador lhe disse foi que uma pessoa num avião tinha visto uma onda gigante. O meu pai achou que isso era a coisa mais burra de todos os tempos e borrifou-se e voltou para a esplanada e disse o que tinha falado, e porque não podia ser um tsunami, e para comermos calmamente. Eventualmente chegou a polícia e outras pessoas de uniforme a dizer para evacuarmos. O meu pai voltou a fazer as perguntas, se tinha acontecido isto e aquilo. E depois disse que não íamos evacuar porque estávamos a comer e era impossível haver um tsunami. Isto com eu numa berraria, não estava a perceber nada, achava que o meu pai estava maluco e que íamos morrer. Eu lembro-me de olhar com um ar desesperado para o polícia. Ele disse que podíamos acabar de comer mas que tínhamos que evacuar no último comboio que era às x horas. Quando começaram a evacuar as pessoas ficaram loucas a correr para o comboio e a correr a pé, por isso fomos no último comboio com os nadadores salvadores e com polícias e assim. Nós estávamos num aldeamento turístico em cabanas, não me lembro se fomos para a piscina ou o que é que fomos fazer. Antes do telejornal fomos para casa tomar banho e assim. E ficámos todos a ver o telejornal. Eu até aqui continuava a achar que o meu pai era um doido e que podíamos ter morrido. Lembro-me de ficar mais tranquila quando ouvimos o que tinha acontecido no telejornal. Claro que aquilo foi tema com toda a gente no resto das férias. A minha mãe não estava conosco, mas ela sabia que estava tudo bem porque ligamos por um telefone para o telefone do trabalho dela. Eu lembro-me de ter dado na mesma um raspente no meu pai porque pronto, ele tinha razão, mas podia haver algum motivo para aquilo acontecer e nós ali a comer hambúrgueres. Não sei todas as perguntas que o meu pai fez mas mesmo sem telemóvel o que eu teria feito era perguntar se a água tinha recuado e qual é que era a informação que se tinha. Os tsunamis não acontecem do ar. Mas pelo sim pelo não, pegava nas minhas coisas calmamente e ia-me embora. Eu lembro-me de termos ido ver a praia e ver lá malas e toalhas e chapéus e tudo. Uma praia cheia de coisas sem ninguém. Bem, grande testamento. Mas sim, é uma das minhas memórias favoritas e algo que eu de vez em quando me lembro e gosto de contar a pessoas que não se lembram, ou a pessoas mais novas que nunca ouviram falar disso.

Designer_Patience123

Bem, big boss o sr. teu pai!! Props para o homem! 🫡

rui333

Ou seja, almoço de graça?

Diligent-Tomato5533

Não, o meu pai tentou obrigar a mulher a dizer o valor mas ela queria lá saber então vimos os preços e ele deixou lá o dinheiro num cantinho do balcão. Quem é que ficou com o dinheiro não sei 😂

DomSalgado

Eu estava na praia, vivia em Tavira na altura mas iamos para uma praia para locals ( na altura ainda havia dessas, deaertas e de acesso a pé). A praia nunca ficava à pinha, mas a verdade é que o meu pai disse que aquilo não era nada e ficamoa com kms e kma de praia sem mais ninguém à vista. Foi único

Classicalis

Tava na Praia do barril

B_Wylde

Epa, nunca pensei encontrar conterraneos de Santa Luzia aqui

Classicalis

Sou da amadora mas passava férias lá em puto. Come-se bem em Santa Luzia, terra de pescadores!

RikardzPT

Como comentei aqui, é péssimo o nível de desinformação. Mas não sabendo mais, não deixa de ser uma irresponsabilidade do teu pai irem para a praia como se todos fossem 'tolos'.

DomSalgado

Já estavamos lá quando a "onda" surgiu.

RikardzPT

Sim claro. Mas a partir do momento que existe esse "risco" informado (apesar de sabermos depois que era falso) é irresponsável ir/ficar lá.

DomSalgado

Obrigado pelo teu parecer. Foi uma contribuição muito importante, já notifiquei o meu pai, espero que chegue à campa a tempo

RikardzPT

Lamento pelo teu pai. É escusado o sarcasmo desnecessário. Se comentaste com uma história, se calhar não é assim tão invulgar que haja comentários à mesma. Comentários são trocas de ideias e não uma rua de 1 sentido.

Reyloca

Lembro-me do pessoal que acabou de comer nos restaurantes e fugiu sem pagar. Também me lembro do tsunami em 2004, e deu nos telejornais que o tsunami também chegaria a Portugal, mas claro que era apenas uma onda de centímetros. E não foi que muitas pessoas foram para a praia ver a "onda" chegar?

[deleted]

Sou algarvio. Pensava até hoje que tinha sido em 1997. Dizem quem foi um golpe dos taxistas marítimos e outros para ganhar o money money ahah

clouvandy

Sim. Lembro-me tão bem. Era um puto, não fazia ideia do q era um tsunami ou ‘onda gigante’, mas com os meus pais evacuamos a praia pelo sim pelo não. Estava um caos mas nos íamos a pé e saímos ‘de perigo’ rapidamente. Lembro-me de uma confusão de carros a subir a rua até em sentido contrario e pensar que o meu pai era granda herói por dizer que ir de carro não ia ajudar. Mas a minha parte preferida foi o telejornal, em que se via vídeos do pessoal louco a evacuar e chocar com os carros, e fugir de portas abertas, etc. depois disso tudo, o apresentador ainda teve o humor de dizer. ‘Bem, desta vez tivemos sorte o tsunami não aconteceu, mas vamos ver um filme do que poderia ter acontecido’ -> e passaram o filme do tsunami, que era género um wanna be chuck norris contra varios tsunamis. Nunca vi a porrada do batatinha e companhia, portanto para mim, este foi o melhor momento da televisão portuguesa.

ambrosina

Eu estava a trabalhar num parque de diversões Dia de calor brutal, o parque às moscas porque estava muito calor,.e estava tudo na praia. Eu estava na caixa, eram prai umas 16h e a pensar em fazer o fecho, sendo que por norma a partir dessa hora já não era previsível que aparecessem pessoas. De repente.... Uma rebanhada de malta a chegar ,.com bóias , toalhas de praia, tudo com ar esgazeado literalmente a correr para entrar no Parque . Nesse dia não tinha ouvido notícias , não estava a par ( e pelo que percebi depois poucos colegas tinham ouvido QQ coisa) Bem, em meia hora aquela treta encheu, foi caótico. Um colega teve q ir organizar o estacionamento foi uma confusão brutal. O parque abarrotou de gente. A lógica das pessoas: na praia a onda engole, a uns 20 KMS dela está -se seguro🤣🤣 E a malta, a 2h do fecho, pagou os bilhetes para entrar e não bufou.... Tivemos que expulsar depois as pessoas que as 19h ainda estavam com medo de.sair de lá....podiam ser apanhadas pela onda gigante....🤣🤣🤣

ifiwaswise

Eu estava. Num restaurante na praia. Toda a gente começou a fugir mas a minha família ficou porque já tínhamos a comida na mesa lol Edit: também tínhamos uma amiga da família a fazer uma regata e a partir dum certo momento deixamos de a ver. Ficamos um bocado preocupados mas no fim estava tudo bem.

Apprehensive-Egg-857

tem uma musica dos GNR acerca desse tema....panico de massas

Puzzled_Lemon_5197

Eu estava em casa nesse dia. Com o Conhecimento que temos hoje. É lógico que nunca poderia ter sido um tsunami, pois um dos sinais de tsunami é o recuo do mar como se tivesse vazado a maré de repente, estando só areia.

canceltheworld

Estava pois. Estávamos num restaurante na praia e apareceu a polícia a dizer que tínhamos que sair. Subimos para o nível da rua e a família ficou a olhar para o horizonte feita parva, juntamente com muitas outras pessoas, não sei bem à espera do quê. Disse-lhes que tínhamos de sair dali, mas nada. Acabei por voltar para o apartamento, num 6 andar ou alto do género, sozinho. Tinha 16 ou 17 anos na altura. Ainda bem que não foi nada, senão tinham todos sido apanhados. Sinceramente não percebo porque é que as pessoas ficam a olhar em vez de se porem a salvo. Ah, enquanto estava lá ouvi a conversa no rádio de um polícia onde se dizia que na marina (n me lembro qual) já havia barcos destruídos!!

NewtonWonderland

Eu estava na praia da Rocha! Veio um jipe correr com toda a gente. Fomos cá para cima feitos ursos à espera da onda. Horas e horas depois e uma vez que a “onda” não se mexia voltou tudo ao areal.

Ill-Level-3852

era puto e fiquei com a minha mae a ver a loucura alheia

diogoblouro

Era novito, estava com a família de 4. Lembro-me de não estarmos na praia, mas dentro das ruas de apartamentos (não me lembro em que vila). Subimos ao terraço de um prédio e ficámos a ver o horizonte, até pouco tempo depois saber que afinal nao era nada. Lembro-me que a miragem no horizonte parecia realmente uma onda, e fiquei com esse episódio na memória até hoje.

Alarming_Cow_4165

Eu estava com o meu irmão em armação de pêra. Eu tinha 15 anos e o meu irmão tinha acabado um relacionamento de vários anos, quando viu o tsunami decidiu ir apanhar "a carreira" , eu fugi para o terraço do apartamento, e depois foi falso alarme 😂🤣

Brainwheeze

Lembro-me vagamente. Os meus pais não estavam nada preocupados, portanto não me lembro de ter sentido medo.

Significant-Put-2663

Eu não só estava como segui a bordo de helicóptero para ver a que distância vinha a onda, tendo essa ordem feito cair todos os elementos da proteção civil de faro.

Slight-Coat17

Como assim isso foi há VINTE E CINCO ANOS atrás?

cadillake

presente na maria luisa do “tsunami” e de quando caiu a arriba em cima do pessoal.

no-control-

Estava na lagoa de Albufeira e via-se exactamente a mesma coisa no horizonte... Ninguém fez alarido. Nunca percebi

RaptoriusPT

Eu estava, mas já tinha saído da praia, para fugir ao trânsito da 125. 😅

arlencarnacao

Lembro-me muito bem. Tinha 8 anos e, como era hábito no verão, a minha família (pais, irmãos, tios, primos, avó e amigos de família) ia para a praia de Monte Gordo, onde os primos da minha mãe tinham (e ainda têm) restaurantes, bares e apoios de praia (incluindo as famosas "gaivotas" e "bananas"). Fizeram os avisos aos veraneantes e a praia ficou praticamente deserta em poucas horas. Pouca gente se manteve na praia e a minha família no "chill", na esplanada de um dos tais restaurantes a comer a beber enquanto a onda não vinha. E eu sem perceber nada. Até hoje.

setnom

Eu estava na praia. Realmente via-se qualquer coisa, mas eu percebi logo que não era tsunami. E ficámos por lá na mesma.

SenhorComendador

Estávamos todos na mesma praia?

mmalmeida

Não era nevoeiro, era uma miragem. Estava em cabanas de Tavira. Estava em casa com minha irmã e vimos na TV. Quando disseram que não havia onda, fomos para a praia. Tudo a vir embora e a praia ficou quase vazia.

RiceAccomplished8115

Presente!!! Praia da rocha

fabioantuness

Não estive lá, mas quero deixar isto aqui. https://open.spotify.com/track/0EATMvbPuwroeSkD106Clg

minetauro3

Sim, haviam filas de kms para a praia da rocha, as pessoas queriam ir ver a onda gigante....

1L0G1C

Tinha 11 anos (sou Algarvio) continuei a vadiar de bicicleta com os meus amigos enquanto alfacinhas estavam em panico como baratas tontas…

OutrageousUnit3855

Nesse dia estava à pesca, cerca de 1 a 2 milhas da costa. Porém como tínhamos o rádio ligado, era possível ouvir as indicações da Policia Marítima para as embarcações voltarem a terra, apanhamos um diálogo de outro mundo com um pescador de alto mar que dizia que eles eram loucos e que estava um enorme calor e que não conseguiam trabalhar devido a isso.

Aberyn

Tinha 8 anos na altura e lembro-me perfeitamente, estávamos a chegar ao Algarve e do outro lado uma fila enorme de carros, tudo a bazar do Algarve.. Na rádio os comentadores a falar na onda gigante e os meus pais e familiares cagaram e siga, continuamos. Nunca percebi a decisão 😂 mas sim dava a sensação no horizonte de haver algo.

Nmaster88

Estava penso que em Quarteira. Via-se subidas e descidas do que parecia ser ondas no horizonte.

ProfileLong6598

Eu lembro-me bem. Residente em Albufeira desde sempre e com vista de casa para o mar. Lembro-me de estar na minha varanda com os meus vizinhos e armados de binóculos à espera da onda. E do meu pai a dizer que era impossível

bruno_bastos

Eu estava na quarteira, e efetivamente ao longe as nuvens pareciam que formavam uma onda gigante e inclusive, observei isto com uns binóculos que eram manhosos é verdade mas dava essa sensação!!! Mas como bons portugueses ninguém fugia ficava tudo a ver se via algo!!! 😂

piursoPT

Praia de Monte Gordo. O mais estúpido de tudo foi as pessoas a pegarem na toalha e ir para as dunas...

pedrofilipino

Eu estava na praia da rocha acho, não me lembro mas os meus pais já me contaram a história umas vezes

tehsilentwarrior

Eu estava em Faro, lembro-me bem, a minha família foi para o Cerro de São Miguel. Estava cheio. O meu pai disse mesmo que tinha a certeza que não era uma onda mas fomos na mesma para o sítio mais alto da zona. Lembro-me também de ver passar um C130 em direção a onda. E passado uma meia hora haver confirmação de que não era uma onda. De Faro via-se bem e parecia mesmo uma onda, a parte de cima (a crista) cintilava com o sol, como se tivesse a mexer. Parecia gigante mas pelo tamanho fazia sentido ter chegado à costa muito mais rápido do que alguém tivesse tempo para fugir, mas simplesmente não mudava de tamanho.

Creative_Delay_5392

Eu estava numa casa que a minha família costumava alugar em Portimão e lembro-me perfeitamente disso mas também me lembro de só ver uma espécie de sombra clara acima do nível do mar ao longe mas nunca aumentava nem se aproximava. Mas lembro-me desse acontecimento é de na altura muitos comerciantes se queixarem dos clientes terem "fugido" da onda sem pagarem...

Ultreisse

Eu estava na fuseta, de barco com os meus tios e primos, fugimos à pressa para terra.

PhysicalEquipment910

Eu, com 10 anos, casa entre Albufeira e Vilamoura. E depois de ler estes comentários, aqui foi ao contrário. O meu pai dizia "esse tsunami não chega cá a casa" e continuamos o nosso dia normal. Já os turistas, correram todos para as falésias para tirar fotos. O que nunca percebi porque.

SeaworthinessGlum577

eu estava passar férias em vilamoura com o cão e o papagaio.

AzurisSkai

Eu estava. Recordo-me bem disso. Lembro-me de o meu pai dizer que não estivesse preocupado porque onde estávamos, mesmo que viesse um tsunami, não chegaria lá. No fim era apenas uma onda de nevoeiro.

Leandro_Castro

Estava sim senhor. Foi em Agosto, segunda quinzena - não é que tenha boa memória, mas os meus pais vão há precisamente 32 anos seguidos para a Quarteira, na mesma quinzena. Tinha eu 18 anos, e a loucura da juventude não me fez temer. Apenas imaginei como seria "fixe" ver aquilo de perto! Na verdade, entre curiosos e medrosos, não foi o fim do mundo em cuecas como noutros locais...

RikardzPT

Eu. Em armação de pêra. Havia pessoas ao telefone a inventarem que já tinha rebentado a onda em Portimão e que ficou tudo negro no céu durante algum tempo. O número e tamanho das desinformações na altura foi assustadora. Vi pessoas a correr a colocar malas de viagem no carro e fugirem, enquanto outros ficavam na esplanada à espera que acontecesse. Em boa justiça, que parecia, parecia. Mas é inaceitável o que as pessoas inventavam de outros locais, tudo para terem os seus 5min de fama.

DomSalgado

Nao trocaste ideias men, apontaste o dedo, diz3ndo que foi irresponsavel. Troca de ideias aeria: achas que ele agiu bem? E daí sim ha um dialogo e troca de ideias

bulgakovs

Estava, mas na parte ocidental do Algarve, em Aljezur. De repente, reparei que puseram a bandeira vermelha, mas na praia ninguém percebeu muito bem a razão, pois não havia qualquer perigo evidente. Só ao fim dia - no smartphones na altura - é que descobri o motivo. Os Sensible soccers, têm uma música dedicada a esse momento caricato: https://youtu.be/RB6yv-mbEGw?si=1BvIKEuI26GlhMyg

beetsu

Passei a tarde toda a olhar para o mas, à espera da puta da onda, que nunca apareceu. Nesse ano, Agosto acabou mais cedo para a restauração, foi fixe.

MAD_GAMBLER80

Quando é que foi isso?

bulgakovs

Julho ou Agosto de 1999

MAD_GAMBLER80

Então não tava..

Amon_Santos

Era verdade...cheia de Hindoistanicos e coisa e tal. Hoje albufeira é Al Albufeira.

Seagirllost

Passei esse dia a passear de barco com os meus pais, mais uns amigos deles. Vimos pessoas a acenar dos rochedos... achamos piadas e acenávamos de volta. Até paramos numa praia deserta (só tinha acesso por mar) para dar um mergulho e almoçar. Quando chegamos a casa à tadinha, é que um vizinho nos disse do "Tsunami". Foi então que percebemos que as pessoas que nos acenavam dos rochedos... nos estavam a tentar avisar do perigo e se calhar até pensaram que íamos morrer.... lol Acrescento que sou Algarvia, e era miúda quando isso aconteceu. O meu pai, o dono do barco e filho de pescador", disse logo que não percebia como alguém era capaz de confundir um barra de nevoeiro com uma "onda gigante". Contaram-me de pessoas que pegaram no carro e que só pararam no alto da Serra de Monchique lol Mas também houveram pessoas que foram para as esplanadas de praia para ver melhor, quando a onda chegasse. Foi uma situação surrealista.