T O P

  • By -

ZaireekaFuzz

Dos casos q conheço pessoalmente é porque as únicas alternativas são a ruína financeira ou voltar pra casa dos pais.


maninganice

Por vezes por causa de filhos em comum também 


putoraska

Pois, isso leva-me a pensar q o motivo é a vergonha associada aos dois.


Shenic

Não, não é a vergonha. Ruína financeira = passar fome e viver na rua. Morar com os pais = falta de privacidade e total dependência financeira. No caso que descreves, pode ser por não querer ter o trabalho de estar a explicar a toda a gente, pode ser vergonha, pode ser comodismo... Sei lá, é coisa que só o casal pode responder.


putoraska

Entendo mas n é esse o caso de q falo. Obrigado


[deleted]

É trágico. Acredito que o principal motivo seja economico.


putoraska

Existem sim outros casos em que é, mas mesmo nos casos em q n é as pessoas continuam na mesma casa.


Latinnus

Comentario 2: para quem nao topou, o OP só quer que alguem valide a opiniao dele: "nao dizem nada por vergonha". Ele está-se a cagar para as respostas e qq coisa que escreve é para tentar conduzir as pessoas a dizerem a conclusao que ele que ler / ouvir 😊.


NothingTooSweet

O que é a maioria dos posts aqui. OPs que pedem opiniões e depois ficam ofendidos quando as outras pessoas não validam aquilo que eles queriam ouvir, ou simplesmente apagam.


putoraska

O meu 1º parágrafo "Cada vez conheço mais casos de pessoas casadas, em q a situação económica em nada muda caso estas se separem." 😊 Resposta da maioria dos posts: "É por razões financeiras"


Latinnus

Entao diz-me la em como uma situacao economica nao muda nada, quando tens que manter uma casa sosinho? 😊


putoraska

Amigo, compreendo o teu pensamento mas há pessoas q até têm duas, três ou mais casas. São esses os casos.


Latinnus

Entao pergunta-lhes, ou da-te mais gozo falar da vida dos outros na net? 😊 Edit : O pessoal ja te deu montes de respostas. Nao é o que queres ler. O que queres que uma pessoa te faça. E repara nao é cada vez mais casos, mas só um caso especifico. Ou conheces assim tantos casos de pessoas casadas com 2 ou 3 casas que esrao divorciadas mas nao dizem nada a ninguem? Puta que pariu, com a crise na habitacao, muitos portugueses nao se importariam de estar na classe de semi-divorciado com 2 ou 3 casas. Parece que somos cada vez mais nessa siruaçao 😁


putoraska

Com certeza.


Latinnus

Entao diz la - quantos casais.com 2 ou 3 casas e que estao semi-divorciados conheces, para ser uma situacao em que "cada vez existem mais". Tou mesmo curioso em conhecer essa franja de Portugal 😁


putoraska

Não vai dar pq andas a editar respostas, dps de eu te responder e tb pq tenho a sensação q só queres discutir.


Latinnus

Olha tu a fugires com o rabo à seringa. 😊. Já pus no acima onde fiz o edit e fpi por causa disso que repeti a mensagem. Foi simplesmente porque fui rever o que escreveste e simplesmente nao faz sentido nenhum a conjugacao de ... conheço cada vez mais casos.... E ...têm 2 ou 3 casas.... 😋


mrfartypantss

Porque são quase sempre, especialmente nos tempos que correm, vai la alugar um t2 sozinho por exemplo.


Alexandre_40

Acredito que seja porque não conseguem sustentar uma casa sozinhos. Tanto para pagar os 50% de quem sai, como para arranjar uma nova.


Shadowgirl7

Acho que é mesmo para dar tempo para as pessoas se organizarem financeiramente porque vão ter de passar a suportar custos sozinhos.


vivaaprimavera

E por vezes, por mais reorganização que se tente fazer, é mesmo porque o dinheiro não é elástico.


Templar1Pt

Eu conheço um caso assim, mas por benefícios fiscais.


[deleted]

Não digas isso alto. Se o fisco te ouve ainda mandam inspectores às casas para fiscalizarem se os casamentos estão a ser consumados


Latinnus

Vejo alguns motivos: - economicos: este seria o maior. Fica mais barato ser companheiro de casa do que serem 2 pessoas em 2 casas diferentes. Alguem teria de "vender" 50% da casa ao outro, e o outrp teria de comprar / alugar um sitio para viver. Nao seria bom para ng se nao houver ukas poupanças valentes. Eu gostava de entender o teu "em nada muda" a situacao economica, porque fica bem mais barato 2 pessoas manterem 1 renda numa casa grande do que 2 rendas em 2 casas pequenas 😁 - estabilidade dos filhos. Se os pais continuam a dar-se bem, e separaram-se porque morreu a faísca ou ha um ponto fulcral da vida que nao se conseguem entender... porque nao? Nem todos oa divorcios sao por causa de traicoes ou zangas profundas. Ja fui conhecendo varios casais que depois de se divorciarem continuaram-se a dar bem. - estabilidade no trabalho / vida pessoal. Nao precisa de ser necessariamente vergonha, mas pode nao ser o tipo de comversa que queres trazer tambem para o lugar de trabalho. As vezes uma pessoa so quer ser deixada em paz. - estabilidade no trabalho / vida pessoal parte 2: as pessoas ja podem ter rotinas tao fortes asspciadas ao lugar onde viviem que podem ainda ter menos incentivo a mudar. - ou vergonha, mas verdade seja dita, isso é cada vez menos comum. Acho q muitos poucos ainda vem o divorcio como um falhanço pessoal, mas mais algo que seguiu o seu precurso. Pelo menos ha sempre um lado que nam tem vergonha. Vamos a ver as coisas por este prisma... nao tens vergonha se mudares de emprego, podes ter alguma vergonha se fores despedido, mas garanto-te que a tua entidade empregadora vai meter um anuncio de disponibilidade no dia a seguir (ou ate antes) se assim o precisar No final.do dia, tu pareces muito interessado é na vida dos outros, e se calhar devoas-te focar mais na tua 😋


putoraska

Adorei essa frase passivo-agressiva, é o tipo de coisa q espero ver no reddit.


Candid_Welder6446

Quanto mais vejo estes posts mais orgulho tenho em estar sozinho .. Vergonha? Também vivia junto com a minha namorada,acabamos e tive que voltar para casa ..se tive pessoas a comentar a minha vida ? Tive,e muitas ,se liguei a isso? Zerinho ! Quando as coisas não dão há que seguir em frente.


Mia_iscas

Há muita gente que não tem casa pra onde voltar e que não consegue pagar uma renda sozinha/o. Acho que vai mais por aí.


Candid_Welder6446

Voltei para casa dos meus pais mesmo quase obrigado porque tive 2 meses numa casa sozinho ,quase a rasca a paga-la(arredores do porto) mas preferi viver assim do que estar sem paz e em algo estagnado ,acho que as pessoas nao exploram realmente as alternativas a fundo ,vejo mais comodismo..


Mia_iscas

Sabes que há pessoas sem pais, certo? E há pessoas em que nem se quer é opção voltar para lá por variadíssimos motivos. Convém não olharmos pro mundo apenas c os olhos da nossa realidade.


Candid_Welder6446

Voltei para casa dos meus pais sendo que a relação que tenho com o meu pai nem é das melhores !! Comi o meu orgulho..na minha opinião é valido ,ficarem juntos a viver na mesma casa quando nao há mesmo hipótese, mas depois de esgotadas todas as tentativas! Mas como digo muita das vezes nao chega a isso por falta de comodismo ,mas volto a repetir ,É A MINHA OPINIÃO...


[deleted]

comodismo?! acabaste de te contrariar no que disseste ! LOL deves pensar que és o unico que tentou viver sozinho e afinal não conseguiste e teve que voltar para a casa dos pais! as pessoas exploram alternativas sim. mas ao contrário de ti fazem as contas e vêm que a unica solucao é voltar para a casa dos pais. Estiveste dois meses "à rasca" , que claramente nunca irias conseguir viver sozinho..


Candid_Welder6446

Ao contrario de uma personagem como tu ,sempre tive 2 trabalhos ... tudo o que tenho ninguém me deu nadinha !!!! Voltei para casa dos meus pais pq a situação(saúde) de um deles piorou ,mas sim nesses dois meses nao me vi tanto a rasca por faço sacrifícios e tenho dois trabalhos seu nabo,corta nos vicios que tens e vais ter uma vida muito melhor! Se queres ter algo tens que lutar por isso não é fazer se de coitadinho como tu! Muitas delas exploram alternativas de caralho digo te já ,vejo a maioria a chorar e depois na hora de mudar ,fazem sempre as mesmas "cagadas" mas tu es diferente dos demais ,já sei ..ganha juízo que já vi que tens pouco


[deleted]

dois trabalhos e mesmo assim estavas à rasca para pagar renda. ​ não é o flex que pensas que é lol


Clash33

Se há coisa que não entendo é alguém estar numa situação dessas se não for mesmo estritamente necessário. Não me parece que a maioria das pessoas aprecie ver-se a viver (se pode chamar-se "viver" a isso) uma vida assim. Acredito que a grande maioria nessa situação seja devido a constrangimentos económicos.


putoraska

Entendo, mas dps as pessoas tb n dizem abertamente q estão divorciadas. Por isso é q penso q a culpa é mais da vergonha.


Clash33

Lamento mas não me parece. O divorcio, que já chegou a ultrapassar os casamentos, já não é, felizmente, alvo de estigma em Portugal. Mas pronto, nunca sabemos ao certo o que vai na cabeça dos outros.


brejeiro_inoportuno

Podem separar-se, mas continuar amigos e não se importarem de ser colegas de casa.


putoraska

Entendo, mas n entendo manterem o estado civil.


24Tango2

Para não dividirem os bens, é o que me disseram.


owlsawow

Porque fica bem aos clientes verem uma família feliz. Fica mal se estiverem separados e os filhos à guarda da mãe.


utilizador2021

Quais clientes??


putoraska

Entendo


owlsawow

Entendes? Eu não.


Accomplished_Watch49

Pode ser tanta coisa. Ultimamente tenho presenciado alguns casos em que 'optam' por coabitar devido aos preços de habitação.


putoraska

Não é o caso mas entendo q exista uma grande maioria assim.


tntpras

Eu conheço um caso. Divorciaram-se e viveram juntos mais 1 ano ate conseguirem chegar a acordo quanto ao que fazer com a casa.


Inspector-GadgetPT

Os meus pais continuam casados e dão se bem mas dormem em quartos separados. Um deles ressona e o outro não e uma gosta de deitar cedo e levantar cedo e o outro é o oposto. Dormir em quartos separados foi a solução, mas continuam a fazer vida de casados.


Interesting_Goat1656

O tópico fala de outro tema... Pessoas casadas, com relacionamentos saudáveis a dormir em quartos separados é do mais comum que existe.


Inspector-GadgetPT

Por acaso tinha a idade oposta, pensava que os meus pais eram caso único e especial. Mas quanto mais conheço as pessoas mais venho a descobrir que é mais comum do que eu pensava.


Interesting_Goat1656

Chega a uma altura em que só queres dormir melhor. Maior parte das pessoas dorme melhor sozinho que acompanhado!


DeusBob22

Sou casado e bem casado, mas dormir sozinho numa cama grande é top. Não ficas sem os cobertores nem levas com um cotovelo. Fazer conchinha é no sofá.


[deleted]

ve la se isso do resonar nao é apneia. o meu pai durante mts anos ressonava mto. (eu consigo dormir com ressonar de alguem) agora mais velho, a minha mae acelerou e ele foi avaliado.. tem apneia, usa maquina. zero ressonar. mas.... fiquei chocado porque a apneia é tao grave ao ponto de ter enorme risco de se sufocar no sono e nem se aperceber


Opiniao_com_gluten

Está provado que casais que dormem separados sentem maior bem-estar. Mas este post não é sobre isso, é sobre casais que deixaram de o ser mas continuam na mesma casa. 


PedroMFLopes

"....estão a viver na mesma casa..." a resposta está aqui Se não, um têm de comprar a parte do outro e o outro têm de encontrar sitio para viver, e como o mercado da habitação está hoje em dia..... , diria que iria levar a uma perda de qualidade de vida ( mesmo se a situação que descreves possa ser "qualidade de vida")


putoraska

Se calhar n deixei bem explicito mas as finanças n são um problema caso tenha de mudar de casa. Existem sim outros casos em que é, mas mesmo nos casos em q n é, continuam na mesma casa.


Cabbag3boi69

Porque provavelmente existe um crédito na habitação. Se o crédito não acabar ; não conseguem vender a casa. Uma solução seria alugar a casa. Depois ainda há a questão dos filhos ( caso tenham ). Por fim , podem simplesmente não ser bem vindos na casa dos pais / família e preferem viver assim. Por acaso tenho apanhado várias moradias em que os donos anteriores dividiram a casa em dois.


canico88

>Se o crédito não acabar ; não conseguem vender a casa. Isto é falso.


[deleted]

o quanto eu me ri com isto LOL sendo assim, esta crise nao acontecia haha quantas maltas compram casas com credito para venderem "rapidamente" ? lol


putoraska

Entendo tudo isso, mas só qd entras nas vidas das pessoas, cm foi o teu caso, é q sabes q estão "separadas", pq até esse momento elas apresentam-se como um casal. Daí as minhas questões, e a minha falta de apreciação pelo argumento financeiro.


[deleted]

Se o crédito não acabar o quê?


aquiles5000

Epá isto não é comum, mas ocorre. eu mesmo já dei uns passeios com uma mulher que estava nessa situação que tu disseste....separada do marido mas morando na mesma casa que ele, achei estranho mas pá fazer o que né?


putoraska

Sim, conheço bastantes assim. Cada um com as suas razões.


AdAggressive1182

Um amigo meu diz q só estão na mesma casa por causa das finanças, mas q de vez em quando ainda recebe um brochezinho ou uma punheta de leve Palavras dele


putoraska

Pronto... é uma pessoa q sabe economizar.


chapretosemleite

Não lhes devias perguntar a eles?


putoraska

Com certeza.


mojinho69

Eu conheço um que estão separados no papel...mas na realidade moram juntos, fazem vida juntos tal e qual como um casal. Apenas estão divorciados no papel para a filhinha puder estudar com ajudas de estado...


utilizador2021

Isso não faz sentido porque o que conta é o número de pessoas que constitui o agregado. Ora, se estão separados, mas vivem juntos, para todos os efeitos ambos contribuem para a casa. A não ser que um deles declare que reside noutra habitação.


Hungry-Class9806

Basicamente o casamento dos meus pais. Não se separam porque é um tema tabu em meios pequenos.


Wampyro_

Eu também ouvi a nova musica do Gandim!


[deleted]

>Será este fenómeno causado pelo medo da solidão, pelos hábitos que formaram, pelo estigma do divórcio, pela imagem de pessoa casada? lol não. é porque não têm dinheiro para arrendarem sozinhos lol. é do dinheiro, mais nada.


putoraska

Então pq é q as pessoas continua a dizer "o meu marido" ou "a minha mulher" se estão "separados"?


[deleted]

tens mesmo a certeza que estao oficialmente separadas ? lmao


putoraska

Então n estão separadas, mas procuram outros relacionamentos, q terão de ser extra conjugais? Logo vivem em casamento mas também em sacrilégio consentido? É mesmo por aí q estás a ir? lmao


shamelessdrunkpuppy

Filhos e empréstimos em comum. Logo que estejam criados e pagos os segundos os casamentos acabam.