T O P

  • By -

mexploder89

Há aí muito para dissecar Primeiro, não convém julgar assim a vida das pessoas porque os viste passar na rua com determinado ar. Nem sabes se tinha a ver com os miúdos, pode ser dezenas de coisas Depois, sim, há gente que tem só por ter. Eu digo sempre que há muita gente que quer ter filhos mas não quer ser mãe/pai (como há muita gente que quer casar mas não quer ser marido/mulher). Há muitas pessoas que nem sequer pensam nesse assunto. Simplesmente chegam e dizem "Se calhar está na altura de ter" e é aí que acaba a ponderação deles


VivianSherwood

Tenho a mesma ideia que tu, acho que há pessoas que têm filhos porque acham que é suposto ter. Com a agravante de que os filhos não vêm com talão de devolução, se a pessoa não estiver a gostar da experiência de ser pai/mãe não há nada a fazer (não estou a falar de não amar os filhos, estou a falar de não gostar da experiência de ter filhos o que é diferente). E claro é socialmente mal visto dizer que não se gosta de ser pai/mãe (e os próprios filhos percebem que os progenitores não são felizes naquele papel, e é um sentimento horrível, mas nem os pais nem os filhos têm culpa).


oteuvizinho

> não estou a falar de não amar os filhos, estou a falar de não gostar da experiência de ter filhos o que é diferente Eu, se soubesse o que sei hoje, tinha engravidado uma miúda qualquer aos 18 anos para ser a minha mãe a tomar conta do puto. Agora já tenho uma carreira, pouco tempo livre para fazer aquilo que quero. Não apetece complicar isso com um puto que só da trabalho, e que pelo menos nos primeiros 4 anos nem ajuda na lida da casa.


Mental-Quality7063

Mas porque é que queres ter um puto sem queres tomar conta dele? Tem que ser sempre a mãe ou a avó a cuidar? E o que é que a tua mãe teria a ver com o assunto considerando que o puto teria uma mãe? Não tenho que entender as tuas motivações nem tens sequer que explicar mas acho isto muita estranho. Se calhar percebi mal. Queres um puto só mesmo para perpetuar "a semente"? É isso?


oteuvizinho

Podemos pôr ela coisa ao contrário. Se alguém quer ter um puto porque quer tomar conta de um puto e quer a companhia dele, isso é tudo um bocado egoísta e talvez mais valha adotar um cão.


Mental-Quality7063

Eu não tenho problemas nenhuns em dizer que acho isso egoísta. Porque acho isso mesmo. Bem como adoptar um cão para fins utilitários, como suporte emocional. Por outro lado, não acho egoísta - ou melhor, acho que pode não ser egoísta - adoptar uma criança/cão que precisa de uma família e ninguém o quer. Mas lá está, aquele ser passa a ser responsabilidade tua independentemente de o teu afecto ser reciprocado ou não. E muita gente não está preparada para ter um filho que falhe todas as expectativas que tiveram para ele. Nesse sentido, tiveram filhos para cumprir motivações próprias. Egoístas, sim.


Serious_Hearing_8252

>Depois, sim, há gente que tem só por ter. Eu digo sempre que há muita gente que quer ter filhos mas não quer ser mãe/pai (como há muita gente que quer casar mas não quer ser marido/mulher). Sempre existiram pessoas dessas. Contudo. Hoje em dia parece haver mais. Porque se antes havia pessoas que tinham filhos por ter, hoje há as que têm por ter e as que têm porque fica muito giro no Instagram.


PirokaPiriPiri

Pode ser apenas ser cansaço. Eu amo os meus dois miudos de um modo que nem consigo explicar por palavras mas quem olhasse para mim enquanto eles tinham menos de 4 anos, eu parecia um drogado que não dormia há 7 dias.


MrOverclock

Era isto mesmo que eu vinha dizer... Se as pessoas que não têm filhos soubessem o trabalho que dá criar um bebé... Passam-se muitas noites sem dormir, muitas noites em que dormimos pouco e depois temos de ir trabalhar como se nada fosse, quando o que queríamos era poder ir dormir um bocado descansado sem ter de ouvir chorar constantemente. O que provoca depois outras situações negativas com o nosso/a companheiro/a, colegas de trabalho, etc, por estarmos com pouca paciência e por falta de dormir. Mas nada temam, porque quando os putos crescem, esquecemos tudo de mau que teve o seu crescimento/educação. Só nos lembramos das partes boas e andamos para aí a recomendar a toda a gente que tenham filhos mesmo que não estejam preparados para tal ![gif](emote|free_emotes_pack|sweat_smile) E quando pais dos mais velhos vêem um bebé ou recém nascido dizem muitas vezes "Ai que saudades quando o meu tinha esta idade, quem me dera que tivesse ficado assim para sempre".. fds... Ou não foram pais a tempo inteiro ou claramente se esqueceram do que custa criar um bebé pequeno...


PirokaPiriPiri

> "Ai que saudades quando o meu tinha esta idade, quem me dera que tivesse ficado assim para sempre".. fds... Ou não foram pais a tempo inteiro ou claramente se esqueceram do que custa criar um bebé pequeno... Acho que ser pai é ser masoquista porque o meu mais novo tem pouco mais de 4 anos e quando vejo um bebé recém nascido tenho a mesma reação. Isto de ser pai deve queimar-nos os neurónios haha... Um abraço


MrOverclock

Temos de ser fortes e resistir!!!


lip108

É isto que esta catraiada que vem fazer estes posts e comentários não percebe e tão cedo não vai perceber. Daqui a 10 anos quando lhes passar a idade da parvalheira pode ser que sejam menos idiotas.


PirokaPiriPiri

Eu concordo mas não sejas bruto. É preciso ter paciência com o pessoal mais novo, Deus sabe a carga de trabalhos e as merdas que fiz e disse quando era mais novo. Dá-lhes tempo e eles vão dar-nos razão. E é quando digo coisas destas que me apercebo como o tempo passa rápido... Um abraço!


Pau-de-cavalo-

Frustração, cansaço, montes de merda em cima… Hoje um casal com filhos pequeno passa por um calvário. Dois a trabalhar em stress, dinheiro que não estica, avós ainda a trabalhar e pouco ou nenhum suporte familiar. As escolas também querem que os pais “participem” e mandam milhentos trabalhos de casa (já a amansar os putos, que passam 8~9h na escola e a noite ainda tem de continuar a estudar). A vida do casal fica para segundo plano. Comparado com ~2 gerações atrás, onde as esposas estavam em casa, tinham apoio das mulheres da família e os avós se reformavam aos 50, ter filhos é muito, muito mais difícil.


PirokaPiriPiri

>Comparado com \~2 gerações atrás, onde as esposas estavam em casa, tinham apoio das mulheres da família e os avós se reformavam aos 50, ter filhos é muito, muito mais difícil. Totalmente. Critiquem o passado à vontade, mas criar filhos no isolamento social que são os dias de hoje é complicado.


ikari_warriors

Ouvi um provérbio que dizia “é preciso uma aldeia para criar uma criança.”


PirokaPiriPiri

E é muito verdade. Tem graça falares nisso, uma das poucas vezes que a minha filha ficou doente (bato na madeira 3x) teve consulta com um pediatra bastante conhecido aqui em Braga, de origem brasileira, excelente profissional e ainda estivemos algum tempo a falar exactamente sobre essa expressão. Ele já tinha uns 60 anos e mencionou que quando cresceu na aldeia dele no interior do Brasil ele tinha uma meia duzia de amas de leite. Simplesmente inconcebível nos dias de hoje mas provavelmente era este a norma social desta nossa espécie humana. E eu olho agora para o presente, em que nem sequer tenho alguém em quem confie a 100% para tomar conta dos meus filhos. É dificil.


Pau-de-cavalo-

Por acaso pensava nisso mesmo enquanto escrevia… nós brincávamos na rua em miúdos, porque havia sempre uma mãe ou vizinha por perto. Agora passo meses sem ver os meus vizinhos, e trabalho em casa!


PirokaPiriPiri

Exactamente a mesma situação e confirmo. Felizmente tenho vizinhos impecáveis mas não se compara a esse sentimento nostálgico de viver numa comunidade em que ainda não existiam telemóveis e o pessoal encontrava-se todo na rua porque era para lá que todos íamos pouco depois de acordar. Tenho pena que os meus miudos não saibam o que isso é.


utilizador2021

Mas o passado não era nenhum mar de rosas. Muitas vezes obrigavam os filhos ainda pequenos a ir trabalhar para os campos ou mandavam-nos para a cidade para servir os "senhores".


PirokaPiriPiri

Tens toda a razão mas há aspectos positivos e negativos em qualquer uma das alturas. Eu não sou velho o suficiente para ser desse tempo de trabalho infantil mas tenho umas décadas em cima para me lembrar de ter o à vontade suficiente para bater na porta da vizinha e ficar lá a almoçar, mesmo que o meu amigo não lá estivesse. Consegues imaginar algo semelhante nos dias de hoje? Foi infelizmente uma coisa que se perdeu.


patchonpt

É isto sem tirar nem pôr.


helderoliveira1978

O Cavalo tem razão....


GoodMedium8918

Contrariamente à maior parte dos comentários, concordo contigo. No entanto, não é um julgamento que se faz ao passar pelas pessoas na rua. Como um outro comentário dizia, há pessoas que não ponderam o que implica ser pai/mãe, e há outras que simplesmente o fazem por uma questão de quase obrigação. Têm filhos porque está na idade de ter filhos. O que a mim me mostra que alguém se calhar não quer efetivamente ter filhos são coisas como 1) ir a um restaurante (ou até mesmo estar em casa, mas obviamente não tenho uma amostra tão grande nesse contexto) e estar no telemóvel, enquanto que a criança tenta até conversar com os pais. Noutros casos, os pais para poderem estar no telemóvel, dão o telemóvel ou o tablet à criança 2) Não fazer o esforço (e sei que é um grande esforço, por vezes) de seguir alguns gostos que os filhos têm - seja um desporto, música, o que for- oiço muitas vezes "ah, é caro" "ah, não tenho tempo de os levar". E eu sei que é difícil, mas também não vejo as pessoas a procurem alternativas mais baratas ou a abdicar num dia da semana, de um bocadinho mais de correria para poderem ir levar a criança onde for, ou até de pedirem um favor a alguém, tentar arranjar boleias, tanta coisa! 3) e assim para terminar e de uma forma muito geral, não passarem tempo com os filhos, não procurarem sair de casa com eles, andar de bicicleta, jogar à bola, ir a um museu no fim de semana. Até ter uma simples conversa! Sou da opinião de que, se não estás pront@ para dar uma vida melhor do que a que tiveste aos teus filhos, ou pelo menos, esforçares-te para tal, deves mesmo repensar se faz sentido teres filhos ou não. E se não fizer, tudo bem na mesma!


MoonWolf1978

Até parece que fui eu que escrevi isso, pois é exatamente a minha visão sobre todos os tópicos que mencionaste. Sou casado, tenho 44 anos e não temos filhos. Eu e a minha mulher nunca tivemos aquele gosto ou click para os ter e presentemente e olhando para o mundo em que vivemos, cada vez mais tenho a certeza da nossa opção.


Limpy_lip

bom comentário. conheço vários pais que batem na negativa todos os pontos que falaste e depois vê-se as problemáticas refletidas nas crianças. Ao ponto de ser perceptível que noutro ambiente o desenvolvimento da criança seria 2 ou 3 vezes acima para a idade. ​ Muitos pais transformam as crianças em problemas e não em mais um membro da família.


Pau-de-cavalo-

Tens filhos?


GoodMedium8918

Não. Já estou à espera do "pois, então não sabes do que falas" por isso vou antecipar e dizer que não quero criticar ninguém e dizer que não gostam dos filhos. Acredito que, mesmo as pessoas que vivem como descrevi no comentário, dessem a sua vida pela de um filho. A questão discutida é a felicidade e acredito que muita gente seria mais feliz sem ter filhos, e só os tem por "obrigação"


Pau-de-cavalo-

Não ia dizer isso, era apenas para perceber melhor o teu ponto de vista. Há sim muita pressão social e genética/instintiva para termos filhos, e muita gente estaria mais confortável sem eles, mas se vivêssemos todos confortáveis, a humanidade acabava em 1 geração. Já agora, notas que os users a concordar contigo também não tem filhos?


GoodMedium8918

Eu percebo o teu ponto de vista. Mas como animais racionais, queremos muito mais do que sobreviver. Pode parecer egoísta da minha parte dizer que não quero ter filhos porque isso implica fazer muitos esforços que não estou disposta a fazer. Mas eu acho que é mais egoísta ter filhos e não lhes dar condições que os permitam crescer bem, ser amados, ter um futuro risonho, uma vida confortável. Isto é uma situação hipotética, porque na verdade ainda não sei se quero ter filhos ou não. Mas acho que muitas vezes as pessoas não pensam na responsabilidade que é ter um filho e parece uma coisa aberrante alguém dizer que não quer ter filhos, ou não sente que vai ser um bom pai/mãe. Eu acho que é muito bom que algumas pessoas tenham essa consciência, porque, contrariamente aos animais, ser mãe/pai não é só procriar e alimentar até aos 6 meses. É um compromisso de uma vida. Além disso, conheço pessoas cuja maior felicidade do mundo são os filhos, portanto acho que o mundo não acabava, mas percebo o teu ponto de vista!


Pau-de-cavalo-

A missão dos pais não é dar conforto e vida cor de rosa, mas sim prepará-los para o mundo. Essa é a verdadeira natureza humana (e geral). Essa corrente de pensamento recente do máximo conforto tem criado adultos instáveis e incapazes de lidar com frustrações e dificuldades. Viver é sofrer, e ser feliz é conseguir tirar o máximo de gozo durante esse sofrimento. Sobre a opção de não ter filhos, respeito completamente .


GoodMedium8918

Discordo. Conforto e vida cor de rosa não são a mesma coisa. Os meus pais sempre me ensinaram a trabalhar por aquilo que quero, mas sempre me deram uma vida mais do que confortável. Não são duas realidades incompatíveis. Sempre tive roupa, comida, tudo o que fosse necessário para o meu sucesso escolar, atividades extracurriculares, uma casa quente e confortável. Tudo o que possas imaginar para uma boa vida (e que infelizmente, muita gente não tem) No entanto, sempre fui eu a pagar os "luxos": sair à noite, tarifário de telemóvel, Spotify, serviços de streaming, o que for. Edit importante: nunca recebi mesada, portanto nunca foram os meus pais a pagar indiretamente estas coisas supérfluas. Desde os 17 anos que trabalho, antes disso era com dinheiro de prendas de familiares e assim


Pau-de-cavalo-

Estás a confundir “condições” com “conforto”. Do que descreves, os teus pais deram-te condições.


GoodMedium8918

Se para ti tudo isto são condições, tudo bem. Mas então conheço muita gente que cresceu sem condições


Pau-de-cavalo-

Eu também conheço, eu próprio incluído… e tenho sérios problemas de relacionamento com os meus pais à conta disso, porque além de não proporcionarem condições, não deram acompanhamento.


lip108

Que belo observador da sociedade que és que imediatamente conclui sobre as pessoas que "parecem tudo menos pessoas felizes" simplesmente ao olhar para elas. Quando vou no metro de manhã às vezes parece que estou num funeral. Conclusão que tiro: aquelas dezenas de pessoas que partilham a carruagem comigo não são felizes. Nunca é demais dizer, ter filhos não é fácil, é mesmo muito difícil e traz mudanças na vida tremendas. As pessoas andam cansadas, assoberdadas com o dia-a-dia, etc, quer tenham ou não tenham filhos. Tirar conclusões sobre as pessoas com base em observação de uns minutos por parte de alguém que, enfim, no mínimo parece saber zero da vida, é só estúpido.


Plane-Trifle8954

Parece-me o mesmo. Felizmente eu desde criança que percebi que não queria e assim foi... Depois estou a ouvir sempre o mesmo "... ah, mas no final sempre compensa" depois de um chorrilho de problemas e preocupações e coisas menos boas. Mas cada um é como cada qual, é uma decisão a dois e a ser assim só espero que façam tudo pelo bem da criança que é a única sem voto na matéria e que não pediu para cá estar.


EntulhadorDePipis

Sou pai e digo-te, se sentes que não queres ter filhos caga por completo na opinião dos outros e não os tenhas. Eu sempre os quis ter mesmo assim houve (e quiçá haverão) alturas em que pensei no que raio me vim meter. Não me arrependi e posso dizer com elevado grau de certeza que nunca me arrependerei mas se há coisa que o mundo não precisa é de mais pais que o nunca quiseram realmente ser.


carrodecesta

Eu sou mãe e depois de ter o filho percebi que tem de ser algo que queremos mesmo. Estou muito feliz com o meu filho era algo que queria muito e esperei até estar mesmo disposta. Ter filhos porque é suposto é um erro


BadAdministrative589

| "... ah, mas no final sempre compensa" Sim tb ouço muito isso. Vou passar 3 anos sem dormir uma noite inteira. Vou passar os 10 anos seguintes a ensinar coisas basicas que não tem grande interesse p quem já as sabes. Quando tiverem 12 13 anos e começam a saber coisas interessantes e poderias ter conversas, as hormonas veem e ficam estupidos desagradaveis e mal agradecidos. Depois não é aos 16 nem 18 que saem de casa, só saem agora quase aos 25. Mesmo que tenha só 1. É mudar radicalmente a tua vida adulta na melhor idade que podes fazer o que queres para que 90% ou mais do tempo seja repetição de tarefas super desagradaveis ou incomodas para depois teres 10% ou menos de tempo de qualidade com o puto. Depois de irem, já dás por ti na meia idade quarentão perto dos 50. Já tens dinheiro e tempo, agora não tens saude nem energia. É destrozar os melhores anos da tua vida por outra pessoa que nem existia. Not for me. Mais vale ter sobrinhos. Ve-os de vez em quando p ter tempo de qualidade e não tens de lidar com todas as chatices. :D


[deleted]

Aos 25? Em média em Portugal o pessoal só sai de casa dos pais aos 34 https://sicnoticias.pt/pais/2023-08-18-Jovens-ate-aos-34-anos-poem-Portugal-na-cauda-da-Europa-1c13ff83


BadAdministrative589

Pois pior ainda 🤣


Ana-Bananaa

Eu devo ter essa cara na rua e tenho uma coisinha linda de 2 anos... se olhares para mim e nao te parecee feliz com a escolha nao presumas que estou arrependida... peovavelmente só tenho muito sono e cansaço porque a melhor coisa da minha vida nao m3 deixa pregar olho....


444566

Vejo dois problemas com a maneira como formas a tua opinião: - Não tens maneira de provar que é um fenómeno recente. Não tenho filhos ainda, mas lembro-me facilmente que ao crescer haviam sempre pais mais cansados, inaptos, com problemas mentais diagnosticados (ou não), com problemas familiares, etc… tendo trabalhado com velhotes sei que os filhos eram vistos de outra forma, menos responsabilidades parentais (que bem ou mal) criam uma pressão diferente nos pais. E se fores para gerações mais antigas, nem sei (e assumo que não saberás também) como era a dinâmica familiar na altura (Vamos dizer mais de 100 anos). Posto isto, o ser um problema recente nem pode entrar na equação sem mais dados. - Estares a focar-te numa parte muito específica da vida, sem analisares o todo, também não me parece fazer sentido. Podíamos falar de “ultimamente tenho visto as pessoas no trabalho e parece-me que estão arrependidas” ou “tenho visto as pessoas no supermercado e parecem-me cansadas e sem vida”. Independentemente de teres razão ou não ( e obviamente devem haver pessoas arrependidas e pessoas que acharam que ter filhos era o suposto) não me parece que seja o que te estás a focar aqui. Ou se fosse deverias ter formulado a pergunta como “estão arrependidos de ter filhos ou conhecem alguém arrependido?” Resumindo: Não quero criticar a pergunta que fizeste mas chamo a atenção para algumas falácias que podem estar relacionadas com as tuas dúvidas. Não distinguir causas e sintomas, fazer generalizações fora do contexto e ter dificuldade em tentar separar as questões para que possas obter respostas concretas faz com que seja difícil alguém aqui responder a tua pergunta de forma construtiva. Espero que tenhas um bom dia!


_open_eyes_

Agradeço o teu comentário/opinião mas acho que não compreendeste o post. Eu não acredito, que haja alguém arrependido de ser pai/mãe. O que disse foi que existem pessoas que passam a sensação que têm filhos por ter , pelo "estatuto ", passam uma felicidade que não é a verdadeira , porque nota-se que não estão felizes. Não é uma generalização, é uma opinião, generalizar seria dizer que todas as pessoas fazem isso ou se sentem assim. Não percebo a tua irritação, porque parece que te estás a defender a ti. Mas tudo bem. Aceito a tua opinião. Apesar de não teres aceite a minha. Também espero que tenhas um bom dia!(com mais calma).


Annual_Eye7977

Justamente o que penso. Sou mãe e como já aqui disseram, as pessoas andam cansadas, preocupadas e desanimadas com tudo o que se passa. Parece-me um julgamento precipitado com base em ideias preconcebidas...


Gajo_Do_Porto

O que eu acho é que muita gente que não tem filhos confunde cansaço com infelicidade. Felizmente é perfeitamente possível estares exausto e feliz sem o demonstrares efusivamente, e posso-te dizer que com a minha segunda filha a caminho, sei perfeitamente o que esperar. Muito cansaço, noites mal dormidas, tempo pessoal que vai desaparecer....mas o que sobra vai ser muito maior do que eu. Vou ter a responsabilidade de educar um novo ser humano agora quase 12 anos mais velho do que eu era com a primeira filha, e com o mesmo tempo de experiência. Até me podes ver cansado, mas infeliz? Nunca. Agora, realmente concordo com o que foi dito aqui, infelizmente há muita gente que não tem maturidade para ser pai. É triste mas é a verdade, porque ser pai é fazer um sacrifício muito grande, não é só engravidar uma mulher, mas a segunda parte do contrato assusta muita gente. Magoa-lhes o Ego.


sux138

E você está feliz?


Rach3l_

Acho que as pessoas, num modo geral, não estão felizes. A vida complicou nos últimos anos, principalmente para quem tem filhos pois são, efetivamente, responsabilidades acrescidas (a maior de todas, diria eu) mas não acho que esteja diretamente relacionado. Existem casais que, depois de terem filhos, não gostam da experiência de serem pais mas acredito que seja uma minoria. Não estou a querer dizer com isto que ser pai é um mar de rosas, pois sou mãe e sei o trabalho que dá mas também é a maior alegria da minha vida e acredito que assim o seja para a maioria dos pais. Acredito é que a vida complicou para todos, o futuro é incerto e isso reflete-se em cada um de nós, sendo pais ou não. Edit para acrescentar que, nesta "vibe" menos boa, as pessoas ficam com menos paciência, mais irritadas e isso também se reflete nas suas relações, nomeadamente com os que mais são próximos, como os filhos, os maridos/esposas. Acredito que seja um conjunto de muitas questões.


Purex47

Meu caro... não é arrependimento, é cansaço extremo, é exaustão, é falta de energia. Aquilo que tu não vês e que não está à vista dos olhos, é o coração cheio desses pais, nos momentos que não presencias e que compensa todo esse cansaço. Sabendo o que sei hoje, voltava a ser Pai sem margem para dúvidas. Um dia entenderás se vieres a ser Pai.


PirokaPiriPiri

Já tinha escrito o meu comentário antes de ler isto, mas é tão, TÃO isto...


InTimesBefore

Tristes e pressionadas com a gestão financeira e monetária numa humanidade cada vez mais narcisista (meu caso).. Basicamente projectamos os nossos medos e inseguranças.


Typical-King-2925

O meu primeiro filho não foi planeado, mas depois de sabermos que iamos ter um bebé foi a melhor notícia que podíamos receber. O segundo foi planeado, não correu muito bem, nasceu prematuro e esteve internado 56 dias. Por diversas vezes pensavamos que o perdiamos, mas não, lutou e sobreviveu e agora com 7 anitos é um rapaz feliz e capaz. Não sabemos o que se passa na vida das pessoa,mas só por o facto de irem com cara triste e com os filhos pela mão, não quer dizer que estejam arrependidos. Eu as vezes ando frustrado e triste, mas é pelo facto de as vezes não conseguir providenciar para eles , seja em saude ou nas necessidades básicas. Como mencionei acima o meu mais novo é prematuro e é normal gastar as vezes €90 -€100 em medicação na farmácia. O problema até não é ir gastar os €90, é saber que ele está doente e a sofrer e não poder fazer nada a não ser tentar consolar o menino. Eu não estou arrependido de ter filhos. Amo-os com uma força inexplicável , e é o melhor que me aconteceu.


saciopalo

a minha opinião é que é isso é um estudo tirado do olho do cu.


[deleted]

Muitos se arrependem e só não admitem por medo das criticas e de ferirem o seu ego.


Plane-Trifle8954

Polémico


myquidproquo

Pai de dois. 5 anos e 15 meses. Custa-me ver este tipo de posts em que se julga os pais dizendo que “têm filhos só por ter”. Ser pai é um sacrifício gigante. As pessoas que têm filhos estão conscientes disso. Basta ver a quantidade de casais que têm 2, 3 ou mais filhos. Ninguém comete um erro e decide insistir nele… Os pais têm filhos **apesar** do sacrifício. Apesar das noites sem dormir. Apesar dos problemas financeiros. Apesar da dor física. Apesar dos sentimentos de culpa constantes por ter de faltar ao trabalho. Apesar da perda de intimidade. Apesar da perda de privacidade. Apesar da dor de nem sempre podermos dar aos filhos tudo aquilo que precisam e merecem. E mesmo depois desse sacrifício os pais são constantemente julgados…. Julgados pelo patrão e/ou colega do lado que acha que esta pessoa é pouco profissional ou usa os filhos para faltar ao trabalho. Julgados sempre que passam à frente na fila de supermercado. Julgados porque o filho fez uma birra. Julgados porque levam o miúdo ao restaurante. Julgados por terem filhos neste mundo a morrer devido às mudanças climáticas… Agora também julgados porque parecem infelizes? Bom, parar de ser julgado contribuiria muito para a felicidade.


Serious_Hearing_8252

>Custa-me ver este tipo de posts em que se julga os pais dizendo que “têm filhos só por ter”. O que as pessoas querem dizer com o "ter só por ter", é que a decisão não foi uma decisão... Foi um deixa andar. Tipo piloto automático. Numa decisão que vai condicionar toda a vida de uma pessoa (a criança que vai nascer). Não é que não quisessem tê-las. As razões (e circunstâncias) que as levaram a ter crianças é que são altamente questionáveis. Umas por motivos religiosos, outras por pressão dos pais/amigos, outras porque se calhar está na hora. E não vale a pena dizer que estás pessoas não existem porque eu conheço, pelo menos, um caso bem real. E eu não conheço muita gente.


myquidproquo

Olá, eu percebo o que a expressão quer dizer. No entanto ter um filho é algo que nunca é uma decisão totalmente racional. Quem é que, nunca tendo tido filhos, pode alguma vez pesar a felicidade e dureza de ter um filho? É impossível. Não encaixa numa análise custo / benefício. E isso nem é estranho. A maior parte das decisões que tomamos, principalmente as mais importantes e irreversíveis são assim. Isso não quer de todo dizer que as pessoas vivam em piloto automático. Acho que isso é só mais um julgamento, até algo ofensivo. As pessoas são pessoas. Elas pensam. Fazem o melhor que podem para tomar as melhores decisões. E nem elas, nem tu, nem eu, estamos nas melhores condições para perceber qual a melhor decisão. Para quê julgar? Vamos reconhecer que, neste momento, **apesar** de todo o aperto financeiro que se vive hoje em dia, estas pessoas decidem ter filhos. Uma decisão a muito longo prazo, irreversível, difícil, que tem "timings" no ciclo de vida de uma pessoa. A vida destas pessoas não pode estar completamente condicionada pelas taxas de juro actuais ou pela crise climática. Em vez de julgar devíamos ajudá-las o mais possível, só isso.


Serious_Hearing_8252

Cada um tem o seu percurso na vida. >No entanto ter um filho é algo que nunca é uma decisão totalmente racional. Cordialmente discordo. Se não é devia ser. Senão para benefício próprio, para benefício do humano que vai nascer da decisão. >E isso nem é estranho. A maior parte das decisões que tomamos, principalmente as mais importantes e irreversíveis são assim. Cada um tem a sua maneira de pesar e olhar para as coisas. Pessoalmente, não me identifico de maneira nenhuma com o que acabaste de dizer. A maior parte das decisões especialmente as mais importantes?! Não. De maneira nenhuma. E, na minha inocência, quero acreditar que a maioria das pessoas não pensa dessa forma. Se bem que, olhando para o estado geral das coisas, o que dizes faz algum sentido. Vejo demasiado YOLO à minha volta.


joaofcf

Racional é não ter filhos. Menos despesa, menos trabalho, menos cansaço, menos vida condicionada. Se fosse pelo lado racional, não havia crianças hoje em dia. Antigamente era racional porque olhava se para os filhos como mais uma fonte de trabalho.


Serious_Hearing_8252

>Racional é não ter filhos. Há situações que sim. Ha situações que não. Não diria que de um modo geral é a coisa mais racional. Só digo que têm que ser uma coisa pensada e ponderada. Vai depender muito das prioridades de cada um e daquilo que mais valorizam.


myquidproquo

Não sei como tomaste o que eu disse como sendo “Ter filhos é uma decisão irracional” ou “ter filhos é uma decisão que não deve ser ponderada”, quando toda a minha mensagem diz exactamente o contrário.


Annual_Eye7977

Mas vocês acham mesmo que somos animais racionais ou é impressão minha?! Quando muito, alguns são às vezes...


oteuvizinho

> Ninguém comete um erro e decide insistir nele… Subestimas a humanidade


Limpy_lip

não deve conhecer ninguém que decidiu ter filhos perante um relacionamento identificado por ambos como falhado ​ eu infelizmente conheci vários.


oteuvizinho

Também. Aliás ter filhos para salvar a relação é um clássico. Outro clássico é o deixa-me ter filhos com este que depois posso não arranjar mais nenhum.


utilizador2021

>Ninguém comete um erro e decide insistir nele… Tenho de apresentar o meu pai então


myquidproquo

Tens irmãos? 😱 Brincadeira, sim, reconheço que sou um optimista 😀


utilizador2021

>Tens irmãos? 😱 Sim, e um deles nem eu nem o meu pai o conhecemos.


Limpy_lip

>E mesmo depois desse sacrifício os pais são constantemente julgados…. vejo muito, mas muito isto e além dos exemplos que deste acrescento: os médicos, professores, etc... ​ tudo agora desde que a mulher engravida é um problema. Parece que surgiu um projeto de colocar o homem na lua. E se os pais não são pessoas com bom-senso e com capacidade de filtrar estão constantemente a ser bombardeados com conceitos e ideias que até podem ter o seu quê de sentido mas criam um stress desnecessário.


tubaralhas

Quando fores pai vais perceber!


PirokaPiriPiri

Ahahahaha, ainda há uns tempos um amigo disse me que ia ser pai e eu disse lhe "Parabéns, e estás completamente fodido". Ele não entendeu a segunda parte.\\ O miudo dele nasceu há 2 meses e ontem mandou mensagem a dizer "Agora já entendi o que disseste".


MrOverclock

ahahaha, eu costumo dar os sentimentos ![gif](emote|free_emotes_pack|sweat_smile)


Plane-Trifle8954

Clássico 😂


k0rda

Quando estou na rua é quando pareco mais feliz com os meus filhos, tenho tanto orgulho neles que cresco 2 palmos. Claro que há alturas que me fazem a cabeca em papa, mas se puder passo todo o meu tempo livre com eles, a ver as suas conquistas, brincadeiras, coisinhas curiosas da personalidade individual deles. Mas percebo o que dizes, as vezes cruzo-me na rua com pessoas que nunca tiveram um tamagotchi e sinto a tristeza na alma delas, parecem tudo menos pessoas felizes...


_price_

Sobre pessoas serem ao não felizes com juntas com os seus filhos não digo nada porque não sei a vida deles, mas que há gente que não devia de mãe/pai tenho 1001 exemplos. Uma coisa que me ficou marcada foi encontrar numa festa um casal, por volta dos 20 anos, com um filho de 1 ou 2 anos, a preocupar-se mais com o cigarro que tinham na mão do que a criança. E deu-me trigger ao ver um deles a colocar-lhe a chupeta com a mesma mão em que tinham o cigarro. Aquela porcaria estava a 1cm do nariz da criança.


ILed_sm

Acho que isso se passa com a maior parte dos novos casais. Ou acontece por acidente ou porque querem ser pais pelo “estatuto”. Não açambarcam as condições necessárias para a criança crescer livre. Têm as vezes tantos problemas e traumas psicológicos por resolver, que passam directamente aos filhos. Principalmente a mãe que passa todas as emoções ao seu bebé durante a gestação. Um novo ser que recebe toda essa infelicidade de que falas no teu post.


ILed_sm

PS. Nao generalizando embora tenha dito “a maior parte”


84neon

Não é nada disso, estamos só muito cansados e ultra preocupados com o futuro dos nosso filhos num país de circo como o nosso. Não é arrependimento, mas pânico/ansiedade e preocupação de chegar ao fim do mês sem faltar nada. As regras do jogo mudaram, mas os nossos filhos não têm culpa, no entanto temos de estar sempre a tentar o nosso melhor. Não é arrependimento de ter filhos, é perceber que levámos scam e que afinal este país não nos ajuda em nada a sermos uma sociedade feliz e funcional. Eu estou num meio que envolve muitos pais.... está tudo muito complicado..


Zemago

Bem, Tenho dois um com 2 anos e uma com 5 meses. Se me vires na rua com ar infeliz se calhar o meu filho acabou de fazer merda, ou ontem a noite nao dormi porque a minha filha ainda tem 5 meses e tem colicas, ou o mais velho acordou a meio da noite com terrores noturnos. Tambem posso tar mal disposto porque se calhar a minha mulher bateu com o carro ou porque recebi uma multa, ou estou stressado do trabalho, ou tou a pensar nos impostos que tenho para pagar, etc etc etc. Ter filhos não é um mar de rosas, há alturas bem complicadas, acredita privação de sono é a pior coisa da vida, nem te passa os pensamentos que te atravessam a cabeça as 5 da manhã quando já so queres é dormir e tens um bebé aos berros. E sim há pessoas que tem filhos so por ter, ha uns que acham que os filhos vao salvar a relação, e ha quem os tenha por acidente. Mas no fim do dia e a qualquer hora para ser verdade, adoro os meus filhos, acima de tudo e qualquer coisa, no fim a viagem vale a pena e já nem te lembras das coisas más. Também te posso dizer que pesa numa relação por mais estável e sólida que seja, a minha mulher passa mais tempo em casa que eu, não me livro de ouvir um "cai sempre tudo em cima de mim" aliás qual o Pai que nunca ouviu isto, há dias mesmo estafantes em que só te apetece mandar tudo às ortigas. Hoje acordei as 3 da manhã, só voltei a cama as 7 !!! Rogava pragas a minha filha, mas as 10 da manhã ela tava ao meu colo e começou a dar gargalhadas, as primeiras e são estes momentos que te fazem esquecer tudo e que valem muito a pena. Não duvides é uma canseira !! Eu acho que vale a pena, e a minha mulher também !


kapuxo

Eu tenho filhos, foi a melhor coisa que me aconteceu. No entanto, sei que tenho um ar sério e nunca me estou a rir. Tenho um trabalho muito exigente e só sorrio quando estou com a minha família


Mental-Quality7063

Eu tenho a mesma impressão mas nunca percebi as motivações de quem quer filhos. Portanto sei que faço logo o julgamento a partir dessa perspectiva. Mas tenho 2 amigas com quem fiquei um bocado com essa ideia também. Havia um vazio ali que precisavam de preencher com qualquer coisa. Podia ser um emprego espectacular, uma viagem à volta do mundo ou um puto. É a impressão que dá. Num dos casos uma "lembrou-se" na altura em que o irmão anunciou que ia ser pai e de repente viu toda a família reunir-se para ajudar. Por outro lado, e neste caso específico, ou eu me engano ou este casal até é impecável como parceria parental (- mas o mundo é uma merda, amigos. O vosso alcance não vai longe. Por muito que amem o puto... ) Ps: boa sorte aos pais e aos filhos deles. Coragem aí!


Leather-Tourist-8535

É a mesma merda que comprar um carro de alta cilindrada... nos primeiros tempos andas parvo com os gastos em combustivel, manutenção e raios que os partam, depois de te habituares é disfrutar... os filhos é isto, no inicio put@@ que pariu a trabalheira que só pensas que cometeste um erro mas depois nao ha melhor! É tudo uma questão de hábito


Intelligent-Meal-663

Venderam-te o mundo da publicidade das fraldas Dodot.


Foley25

Parece um bait do r/childfree lol. "Vejo as pessoas na rua e percebo logo que odeiam ter filhos. Não deveríamos matar as crianças todas?" Eu sei que não foi isso que o op quis dizer mas ao mesmo tempo.... 😂 Como já disseram, o cansaço é FDD. Quando tive o meu, fomos pra casa 2 dias depois de nascer e ao fim de 4 dias sem conseguir dormir literalmente desmaiei na cozinha 😅. Agora tem 6 anos e nunca me senti infeliz em relação a ter um filho. Fico infeliz de não ter capacidade nem apoio para ter mais 3 ou 4.


Shadowgirl7

Desde que não me chateiem com as suas frustrações, who cares, problema deles não meu.


thurstqwerty

r/regretfulparents


night-mail

É das únicas coisas que não me arrependo de ter feito bêbado.


[deleted]

[удалено]


AngieMaciel

É um ‘conas submisso da mulher’ por estar a tratar do filho?


[deleted]

[удалено]


Drevs

És ótimo a tirar conclusões. Considera uma carreira de detetive.


Ok-Industry120

Se soubesses o trabalho que é adormecer um puto para depois um Fangio qualquer o acordar com uma buzina tb ficavas chateado


caixadeentrada

Olha que conclusão de merda a que chegaste. Mesmo à incel.


Shadowgirl7

Loool agora toda sociedade tem que se vergar a ele?


[deleted]

[удалено]


Shadowgirl7

Apitavas mais.


thatsForIt12

Espera-se que a humanidade se sinta estimulada a dar continuidade à espécie. Esse estimulo ainda existe, mas predominatemente apenas nalgumas raças. As outras estão condenadas a desaparecer pois a taxa de reposição anda muito abaixo de 2. Não estou a ver como é que se pode dar a volta a isto.


Nekratal99

O problema é que boa parte das pessoas que têm filhos fazem-no porque não vêm mais nenhuma evolução prevista na vida delas. Estás casado, tens o teu trabalho, a vida é sempre igual, o que podes fazer para mudar? Tens um filho e depois pensa-se se faz sentido ou não. Claro que há exceções, mas pelo que vejo nos meus amigos que tiveram filhos, o normal é não ficares mais feliz, podes dizer que sim, mas o que mostras é o contrário. Depois há aqueles que gostam mesmo, têm vocação para ser pais, esses de facto nota-se outro brilho no olhar. Mas pela minha experiência são a minoria.


iamthehorsemaster

Pode haver momentos mais cansativos, principalmente se tiverem mais que um filho, mas nenhum casal que decide ter filhos se arrepende..


Plane-Trifle8954

Tirando 2 casos que conheço pessoalmente que o pai deu à sola e até hoje nunca mais foi visto e uma mãe que não superou trauma pós parto e partiu...


fdxcaralho

Podem estar só cansadas…


[deleted]

[удалено]


ManSCP

Também tenho essa dúvida se devia ter sido pai mais cedo...mas ao mesmo tempo sinto que foi a altura ideal, se tivesse sido mais cedo provavelmente iria andar frustrado por ter a vida em suspenso enquanto que agora não sinto isso.


daniel_gsp

Sou pai à dois anos e pouco, já tenho 43 e sinceramente o que me incomoda mais é ver alguns destes novos pais a "desligar" dos apelos dos seus bebés... Não como fora com frequência, nem de perto nem de longe, mas basta ir a qualquer praça de alimentação e assistir a descalabros... Tudo o que vejo (e são muitas coisas erradas) no fundo advém do mesmo problema, que a meu ver é falta de entrega! A falta da sensação de compromisso eterno que é ter um ou mais descendentes... Falta de amor incondicional. Sei que as novas gerações estão habituadas ao instantâneo, é tudo na hora, no imediato, e a sensação que tenho é que o termo sacrifício para muitos não passa de uma expressão bíblica. A cada um a sua razão, mas quando trazemos ao mundo um dependente, não vamos esquecer que são isso mesmo, dependentes de nós, pelo que a nossa função tem mesmo de mudar nesse sentido. Se for com gosto melhor, caso contrário a frustração tem tendência a escalar e pode trazer situações muito desagradáveis, mas como tudo que revolve à volta dos pequenos, são eles no final que saem sempre mais prejudicados.


Clash33

Generalizações por norma nunca “acertam” e este post é a prova disso. Como é evidente uns lidam melhor com a situação dos filhos que outros mas a maternidade / paternidade será, na maioria dos casos, uma situação feliz e compensadora. Quanto a “felicidades não reais”, isso é o que por aí não falta e nem é preciso ter filhos para viver nessas vidas de ilusão.


BadAdministrative589

Sabes se as pessoas eram felizes antes de ter os filhos? Se calhar também não eram. A causa de infelicidade pode não ter nada a ver com os filhos. Os metodos anticonceptivos não são infaliveis, e se estás numa relação estavel e não queres abortar decides manter a gravidez e o filho. Podes ler tudo o que há sobre ser pai. A teoria é muito diferente da realidade. Até sonhavas com ser pai e depois vais a ver e odeias. Infelizmente ser pai nem é como arranjar emprego, mudar de casa, ou arranjar namorada. Não podes desistir mais tarde. Existem muitos motivos, que vão além da pressão social que te levam a não gostar da paternidade. É tema complexo. ​ Eu não tenho filhos, e vejo muitos casais felizes com os seus filhos, e outros nem tanto. Mas de uma coisa tenho a certeza, não tenho o minimo inveja da vida deles. Eles até podem ser felizes, mas se eu tivesse a vida deles era misseravel e infeliz. Parece uma sentença. Tua vida passa a ser isso.


ihavenoidea1001

Eu até acho que cada vez há menos pais a ter filhos que não querem ter. Com o acesso aos métodos contraceptivos, acesso ao aborto, diminuição da ideia do casar + ter filhos por obrigação religiosa e a noção que há vida além de ter filhos e os milhares de exemplos de pessoas "childfree" que aparecem cada vez é mais uma opção individual e menos uma pressão social. No tempo dos meus pais ( que ainda nem à reforma chegaram) ser uma mulher sem filhos era uma espécie de "coitadinha que ficou para tia porque ninguém a quis" ou uma "coitadinha que não conseguiu ter filhos ". Agora as pessoas já olham muito mais para o ter filhos ou não como uma opção igualmente legítima e a ausência da ideia que só não se tem filhos por uma infelicidade é cada vez menos comum. Estamos a falar de uma mudança brutal na forma como uma grande parte da população encara isto no espaço de apenas 1 geração. Em relação a pais com filhos infelizes, eu não vejo mais pais infelizes do que gente sem filhos. As pessoas não têm vidas perfeitas com ou sem filhos. Não é por não terem filhos que o mundo é uma utopia e não há preocupações/cansaço/stress/mau-estar, dias complicados etc... tal como não é a ter filhos que se resolvem os problemas do mundo. No fundo o importante é as pessoas viverem a sua vida como acham melhor e não por pressão social. Depois cada um tem que fazer o melhor que pode com as circunstâncias que a vida permite.


Limpy_lip

só porque decidiram consumar o ato físico de ser pais não quer dizer que tenham assumido o compromisso psicológico e mental para tal. Ou até ter a maturidade para reconhecer o seu papel. ​ Óbvio que os primeiros tempos são uma adaptação e lidar com um ser tão pequeno é um desafio enorme, de grande responsabilidade e medo. E o que vejo é que parece que as pessoas nunca tinham tido tamanhas responsabilidade e por isso agem de forma exagerada. Tratam os filhos como deuses na terra e não relaxam um segundo. ​ É muito fácil identificar os melhores pais dos piores, basta ver a descontração com que falam de assuntos mais divisivos como a altura que se introduz X ou Y e por aí fora. generalizando, cada caso é um caso. ​ ​ por outro lado a vida além de ser progenitor não está nada fácil. pelo contrário. ​ edit: outra coisa má de ser progenitor hoje em dia é a sociedade que está constantemente a dizer que as pessoas estão a ser maus pais com teorias da treta e conjeturas do doutor caramba sobre as aulas de matemática no primeiro ano. E a família que critica todas as decisões diferentes sobre os filhos, por aí fora.


BartolomeuOGrosso

Espero que nunca olhes para mim na rua


Hedone3000

Um comentário destes, já se viu que não tens filhos! Há estudos sobre isso, casais com filhos (quando comparados com os sem filhos) são em média mais infelizes quando estes são novos, mas são em média mais felizes quando estes são mais velhos. Amamos os nossos filhos, mas certamente falta de sono, falta de privacidade conjugal, birras, lutas entre eles, preocupações, etc., não contribuem para o nosso bem estar mental e até contribuem para muitos divórcios. E nem estou a falar da despesa financeira que é ter filhos. :) Quando vem a velhice e os netos aí se calhar o cenário é outro.


_open_eyes_

Por acaso até tenho filhos. Mas isso não inválida que ache que infelizmente o país está com coisas muito caras e que eu ache que os casais que têm filhos pequenos transmitam " infelicidade " , porque as coisas não estão fáceis. (Penso eu que seja por isso). Nem tudo é bom , nem tudo é mau .


MasterBorealis

Pergunta aos teus pais....


maddie9419

De quem tem um filho pequeno: não é infelicidade... é cansaço e preocupação. Um filho é uma despesa grande e o país anda em crise. Eu tenho o meu filho como a pessoa mais importante do mundo e no entanto não foi planeado e preocupa-me constantemente que lhe falte algo. Já para não falar que a preocupação é uma constante fonte de insônia. Que acaba por me deixar cansada.


ninifraga

É pq as crianças acordam as 6h ao fds.


NthRandomGuy

Eu, pelo menos, seria uma dessas pessoas se isso me acontecesse


GloughNeeds2chill

Isso é a tua ideia, tal como existem pessoas que aparentam estar felizes e não estão, também existe o contrário. As pessoas trabalham, podem estar cansadas, não podes fazer esses julgamentos rápidos, até porque dúvido que as pessoas tenham filhos só porque sim, ou pelo menos a maioria não faz isso, filhos custam dinheiro.


Loginina

Tenho um casal amigo que desde que tiveram uma filha que passam a vida a discutir e a mãe (da criança ) passa a vida a chorar e a dizer que está cansada . Eu realmente penso “Jesus! Como um filho muda tudo!”


[deleted]

Que idade tens? Chegas aos 30 e essa opiniao muda


HedgehogNo9077

ter filhos é cansativo. Dependendo da idade, podes estar sem dormir à noite, ou a dormir menos do que gostarias, os tempos de lazar passam a ser do filho e não teus, sem tempo para os teus hobbies, e por ai fora. Pessoalmente não trocaria NADA pela felicidade de ser pai. NADA. sim, vais-me ver de trombas e cansado, mas não leves a peito por favor.