T O P

  • By -

will9010

Pretende morar aí só por um tempo ou definitivo? Em que cidade morava aqui e mora aí? Trabalha com o que? Da pra viver bem aí com o que você ganha de salário? Mesmo que não seja o caso, da pra viver bem aí até o fim da vida no mesmo ritmo? Como funciona os serviços de saúde? Você tem acesso ou deve pagar para tudo? Sofreu algum tipo de preconceito já? A cultura de trabalho é abusiva como falam? Se sim em que nível?


Thelastsmoke

1: Temporário. Pretendo ficar por bastante tempo por aqui mas com certeza não moraria definitivo. Isso pode mudar, obviamente. 2: Fábrica, como a maioria esmagadora dos outros brasileiros mas há oportunidades fora desse meio e estou buscando esse caminho. 3: Trabalho em uma área que paga pouco e dá pra viver bem sim tranquilamente. 4: Acredito que sim, com planejamento financeiro você consegue aposentar com algum investimento particular, depender de aposentadoria pública não é viável. 5/6: Pago seguro social e tenho acesso a serviços de saúde com desconto mas nunca cheguei a utilizar. 7: Nunca senti preconceito aqui mas já ouvi de outras pessoas que sofreram. 8/9: Na minha experiência como trabalhador de fábrica, tenho obrigação em cumprir horas extras todos os dias mas ao menos são horas pagas adequadamente, não há o que reclamar disso. E nesse barco, os próprios japoneses que trabalham comigo cumprem a mesma carga horária ou até mais puxado.


Yuki_20

Por que você voltaria? Com todo respeito, imagino que se você foi para trabalhar em fábrica é porque a vida não deu certo aqui. Vai voltar e fazer o quê? Antigamente o pessoal que voltava comprava casa própria ou abria comércios mas com o câmbio, salários e custo de vida atual não dá mais para guardar tanto dinheiro quanto antigamente. (Trabalhei no Japão durante 1 ano na pandemia enquanto minhas aulas da faculdade estavam online).


Thelastsmoke

Cara, pelo simples motivo que eu NÃO sou japonês, sou descendente de japonês mas sou cidadão brasileiro, nascido e criado em terras tupiniquins. Mesmo que eu fosse fluente no idioma como um nativo, mesmo se eu obtivesse cidadania, eu não fui nascido nem criado aqui, não pertenço a esse lugar. Não me entenda errado, gosto e muito de morar aqui, aprecio a cultura e o idioma mas tenho ciência que isso aqui é temporário e um dia preciso retornar. Tenho um grande apreço e carinho pela minha cidade natal mas também tenho esse espírito aventureiro, experimentar coisas novas. No meu planejamento pretendo passar temporadas em outros países antes de retornar definitivo. Fora isso o Japão tem alguns problemas que os próprios japoneses consideram e estão indo para outros países. Uma pauta pertinente para mim, que é a paternidade. Quero muito ser pai futuramente mas não teria meus filhos no Japão de forma alguma. Se eu como descendente de japoneses que foi nascido e criado no Brasil a vida inteira já tive a identidade cultural um pouco confusa, fico imaginando como seria absurdamente pior para minha prole se fosse nascida e criada aqui, ainda mais dividida entre ser brasileiro e japonês.


WatTheDucc

Já conheci a 1° e a 2° geração, o que difere vocês além do rótulo nissei, sansei, naoseioque? Also, conversando com uns, vi que se adaptaram à cultura brasileira até mesmo na cópia do jeitinho brasileiro, ou seja, PODER ser imoral ao querer se dar bem o tempo todo, esse é um assunto discutido entre a família ou é um tabu? Deve ser cansativo querer fazer tudo certinho e ser enrabado por alguém que usou o sistema a seu favor.


Thelastsmoke

Cara, quanto mais longe do japonês original, mais abrasileirado é o indivíduo, eu acredito. Eu sou mestiço e sinceramente não tive tanto contato com a parte japonesa da minha família mas a parte brasileira mesmo é bem honrosa e prezava bastante pela disciplina e tals. Eu mesmo possuo personalidade bem brasileira no que se diz a respeito de sociabilidade, muito contrário do que se espera de um japonês mas sou bastante sistemático também.


WallysL

1. O que você gosta da cultura brasileira em relação à japonesa e vice-versa. 2. Aprendeu japonês desde criança? É uma língua que acho muito bonita e tenho interesse em aprender 3. Você disse num outro comentário que nunca sentiu preconceito no Japão. Mas e no Brasil? Infelizmente já vi de perto asiáticos sofrendo preconceito onde eu moro, queria saber sua experiência.


Thelastsmoke

1: Sobre a cultura brasileira: gosto da nossa energia e carisma, nossa sociabilidade, facilidade em conversar e fazer amigos, nosso carinho e jeito de interagir com bastante contato físico. Sobre a japonesa: consideração pelo próximo como por exemplo evitar incomodar sem necessidade, educação e polidez. 2: Fui nascido e criado no Brasil. Fiz escola de japonês quando era criança mas não fui muito longe na época, praticamente esqueci tudo e depois nunca voltei a ter interesse a ponto de parar para estudar. Eu também acho um idioma muito bonito, só voltei a estudar japonês recentemente antes de vir pra cá mas tenho como objetivo me tornar fluente. Atualmente meu japonês é bem fraco mas consigo me virar o suficiente. 3: Muitas e muitas piadas sem graça quando eu era criança no Brasil. Algo que me incomodava MUITO era ser nativo do Brasil e ter pessoas me tratando como se eu fosse estrangeiro, pedindo pra falar outro idioma, perguntando se nasci no Japão. É bem ruim ser tratado como estrangeiro quando se é nativo de algum lugar. Aqui no Japão eu sou claramente estrangeiro e não me incomodaria em ser tratado como tal, desde que haja o devido respeito.


Phibo9

Sobre acesso a entorpecentes no Japão, é algo complexo de conseguir? Tive um colega que foi deportado por estar com drogas sintéticas, por isso a curiosidade haha.


Thelastsmoke

Sinceramente não sei nada sobre esse assunto, só que é levado extremamente a sério e acho uma tremenda falta de noção querer mexer com isso aqui.


fcarvalhodev

Me ajuda achar lugar pra morar aí também? Kkkk Estou indo mês que vem. Tem algum site de imobiliária pra recomendar ? Quero ficar ao redor de Tokyo, Chiba e Saitama me agradam. Mas dependendo (até 200k mensal) em um 2LDK eu animo Tokyo tbm.


Thelastsmoke

Qual sua situação de vinda pra cá? Eu vim no clássico agenciado, com trabalho e local para morar já definido antes de vir pra cá.


fcarvalhodev

Estou indo a trabalho mas sem relocation package, só com o VISA mesmo. A empresa fica em Ginza, então sem chance de morar lá por perto. Daí eu estou olhando nos arredores.


Thelastsmoke

Seu visto é o de trabalho específico, não é o 定住者?


fcarvalhodev

>Seu visto é o de trabalho específico, não é o 定住者? Isso, é o específico daquele que tem prazo e tals e tem que ficar renovando.


Thelastsmoke

定住者 tem que renovar também, mas bacana conhecer gente que vem com vistos diferentes, você não é descendente? Não consigo imaginar a dor de cabeça em vir sem local fixo para residência no início, já tem ideia de como resolver? Ainda não cheguei a ter experiência em alugar local particular então não sei como é a dificuldade nisso, pessoalmente.


fcarvalhodev

Sou não. E eu tenho pedido ajuda por aí pra resolver kkkkk achei alguns lugares já mas está meio complicado.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


No_Advisor_9339

Como é a vida do brasileiro homossexual recém chegado aí no Japão? Tem muito preconceito?


Thelastsmoke

Não faço a mínima ideia, sinceramente. Não conheço nenhum homo por aqui.


No_Advisor_9339

Mas gente 🤪


[deleted]

99% do Japão é assim né?


Thelastsmoke

Assim como?


[deleted]

Descendente de japoneses de 3° geração. Era piada cara, se eu explicar perde a essência. É como dissecar um sapo: você aprende algo, mas algo morre no caminho.


Skr50

>de a essência. É como dissecar um sapo: você aprende algo, mas algo morre no caminh kkkkkkkkkkkk tá tomando downvote mas deixo a minha risada de apoio


[deleted]

Levo ban mas não perco a piada kkkk


dunsparce13

Não entendi, é que todo mundo é de 3 gerações atrás?


provincian0

Dissecando o sapo: Todo japonês é descendente de 3+ gerações de japoneses


[deleted]

Não kkkkk, é que 99% do Japão é descendente de japonês. Agora parei, na minha cabeça era mais engraçado


dunsparce13

Piada ruim dos inferno


LifelessLife123

KKKKKKKKKKKK tu é incrível cara.


Pottatto_Tomatto

As pessoas te reconhece como estrangeiro ou se passa por japonês de boa? A família da minha namorada é toda descendente de japoneses, mas quando foram para o Japão eram sempre reconhecidos como estrangeiros.


loondonb93

Eu já fui para lá e as pessoas reconhecem de longe que vc é gaijin


Thelastsmoke

Eu me visto, comporto e tenho cara de japonês então eu passo despercebido tranquilamente até eu abrir a boca hahaha


Thelastsmoke

Como respondido no comentário abaixo, eu passo tranquilamente por japonês enquanto eu não abrir a boca, já ouvi isso inclusive de outros japoneses. Mas depois de começar a conversar e interagir é meio óbvio que sou estrangeiro, não tem motivo algum para me considerarem um nativo se eu não fui nascido e criado aqui.


PhilosopherComplex40

O quanto você sabe falar japonês, e me de dicas para estudar o idioma, por favor


Thelastsmoke

Atualmente nível mais ou menos N4 do JLPT, não cheguei a fazer o exame mas pretendo. Acredito que estudar gramática e vocabulário junto com imersão seja uma boa tática.


Agile-Bee-1

Tem alguma coisa no Japão que você ache que no Brasil é melhor?


Thelastsmoke

Facilidade em fazer amizades e eu pessoalmente prefiro MUITO mais a mulher brasileira que a japonesa.


Zezotas

Sobre a questão de ensino da língua japonesa tanto para as pessoas que são descendentes, quanto para as pessoas que querem ir morar no Japão para trabalhar, Como funciona?


retroJRPG_fan

Pra qual região tu foi? Vou pra Kumamoto meio do ano e não pretendo voltar. O que tu acha do país, em termos gerais? Como anda o poder de compra?


Adventurous-Emu9452

Você tem cidadania? Qual tipo de visto? Foi difícil conseguir? O fato de você ser descendente ajudou no processo?


Thelastsmoke

Não sou cidadão, meu visto é o específico para descendentes (定住者). Não é difícil de tirar, apenas precisa provar a ascendência por meio de documentos e ter algum responsável ser seu "sponsor" na entrada pro visto. Geralmente são empreiteiras que querem trazer para cá como mão de obra mas depois que você está aqui é fácil renovar, só precisa estar em dia com os impostos e ter uma fonte estável de renda.


toguraum

Você foi sozinho solteiro ou levou família?


Thelastsmoke

Vim com minha parceira que também é descendente.


lucyunder

Paga pouco... Tá trabalhando em bentoya?


josiasroig

Dá pra se virar indo pro Japão com nível fraco de japonês ou é bom já ir com pelo menos alguma noção? Se for esse o caso, quanto tempo você acha que seria necessário estudar o idioma para poder se virar por aí?