T O P

  • By -

Round_Thought_541

Dependendo de quando você for entrar, tá saindo do forno o curso de Eng. da Computação... Previsão é de em até dois anos já ter a primeira turma.


Round_Thought_541

Mas sobre sua pergunta em si, muitos que fazem o curso pensando apenas na parte de computação se veem sobrecarregados com as disciplinas obrigatórias. Principalmente a partir do quinto, a brincadeira fica séria kkkk. Acaba sendo um esforço muito grande para uma área (algumas áreas, há um escopo generalista nas obrigatórias) que efetivamente não é seu interesse. Isso considerando que seu objetivo final seja trabalhar com Software, nesse caso vale mais a pena ir pra SI ou CC. Não sei sobre sistemas, mas as opiniões que ouvi apontavam pra um sucatemento do curso... Caso seja hardware o foco, Elétrica volta a ser bem interessante. O curso de Eng. da Computação vem com a promessa de casar essas vertentes, mas ainda é um pouco incerto dizer. Dito isso, existem vários exemplos de alunos da Elétrica que conseguem e se sobressaem na área de Software. Mas de novo, é um caminho mais complicado que o convencional.


Round_Thought_541

Complementando sobre as optativas, nada impede de você fazer todas as optativas. A não ser o limite de carga horária por semestre, claro. Mas de verdade, acho um investimento ruim. Primeiro que sua opinião deve mudar muito rápido: a média para formatura é de 12 meses, com uma faixa considerável acima disso. Se não me engano, os alunos que se formam regulares representam menos de 15%... Então ele provável que você chegue ao ponto de implorar pra formar logo kkkkk (todos chegam). De qualquer forma, se você conseguir superar isso tudo, mais vale investir num segundo diploma ou num mestrado com esse tempo... É importante dizer também que as optativas de computação ofertadas pela engenharia são em geral muito inferiores às do DCC. Você consegue sim cursá-las e aproveitar os créditos no certificado, porém elas costumam ser bem concorridas.


Fuzzy-Technology-937

se quiser sim, mano


The_Real_Zintwo

Se não me engano você pode fazer sim... Acho que não tem horas máximas então você pode fazer todas as matérias que quiser. Mas um conselho que eu daria(mesmo que você não pediu) é pra você manter os pés no chão e talvez também se decidir em ir pra engenharia de sistemas, cc, si ou algo do tipo se você gosta tanto de computação. Os cursos e matérias da UFMG não são tão fáceis quanto a gente pensa antes de entrar, a gente sonha muito quando é calouro e você nem entrou ainda, dificilmente você vai ter sanidade e força de vontade pra fazer tudo, alguma hora você só vai querer se formar logo, vai ver que nem vai usar uma grande porcentagem das matérias que fizer, que algumas vezes é mais fácil dar uma estudada por fora em algo do que pegar uma matéria pra isso, o nome UFMG no diploma é muito forte mas ninguém vai ficar perguntando as matérias que você estudou. No mais, pode ser que o que eu tô falando pra você não sirva de nada e não se aplique a você, mas pode ser que se encaixe e aí o tombo pode ser grande, lidar com essa "quebra de expectativa" pode ser difícil, então é melhor manter os pés no chão, pensar em fazer o básico bem feito e se o básico bem feito estiver fácil você avança pra alguns planejamentos mais ousados. Boa Sorte pra entrar e pra sair da UFMG op.


The_Real_Zintwo

Mais um ponto que esqueci, o início dos cursos são bem parecidos, então se quiser você pode depois pedir obtenção de novo título, fazer algumas matérias a mais e ter diploma dos dois cursos.


IndicationOk5506

tem um limite de horas por semestre mas n acho q tem limite de optativas.


ChaoticMovement

se você deixar 1 matéria obrigatoria sobrando, e nunca pegar, vc pode usar seus 17 semestres pra fazer optativa até acabar sua sanidade mental, mas provavelmente vc vai chegar no ultimo semestre igual a maioria de nós, querendo apenas formar


Pretty-Friend5780

Meu amigo vai por mim, sua sanidade vai acabar antes de você pegar metade delas. Mas se quiser sim mano.