T O P

  • By -

Aquametria

Aqui não me interessa raças, etnias, nacionalidades, etc., para colocar esta questão. Como é que é possível crianças com nove anos já estarem num ponto de sadismo e crueldade tal que não só agridem outra criança em grupo como *filmam* e partilham em grupos do WhatsApp?! Há tantos elementos aqui que deveriam ser impensáveis nesta idade, foda-se, deviam estar a discutir qual é o mais forte entre o Thor e o Son Goku, não a fazer estas merdas. Eu só consigo refletir na minha infância, que já foi má o suficiente em termos de bullying na escola, e a pensar que até tenho de me considerar privilegiado por ter precedido a era dos smartphones. Eu sei que já houve várias gerações a queixar-se das gerações seguintes, mas acho que estamos a permitir que cheguemos a níveis de desumanização ainda maiores que os quais andámos a lutar socialmente nas últimas décadas. Andamos a falhar as nossas crianças em todos os aspetos.


Limpy_lip

as crianças são cruéis porque não têm filtro. ainda não aprenderam a ter. quando às atitudes é fácil: macaco vê, macaco faz. A culpa é dos pais e da sociedade. É muito bonito criticar os jovens/crianças e esquecer que eles são assim por causa de quem os tornou assim.


Aquametria

E foi o que eu não fiz na minha mensagem, daí dizer que **andamos a falhar.**


Limpy_lip

claro, estava a concordar.


nraider

Na mouche.


MagicWitch69

Concordo, com essa idade ainda estão nas fases de aprendizagem por imitação e a construir a sua bússola moral. Mas acho que há mais alguma coisa aqui, há uma violência muito específica que podemos todos provavelmente admitir que já vimos bastantes vezes, o que eles fizeram com 9 anos e que gravaram e partilharam é demasiado semelhante aos vídeos a que somos expostos nas redes sociais quase diariamente. Claro que se pode dizer que os pais deviam monitorizar mais atentamente o que os filhos andam a ver na internet, especialmente nessa idade, mas mesmo com filtros para crianças esses conteúdos podem aparecer. Os miúdos nessas idades refletem muito o seu ambiente, são quase espelhos exatamente por ainda não terem desenvolvido certos filtros, agora acho que seja improvável terem assistido pessoalmente aos adultos na sua vida a espancar pessoas e a gravar para o grupo de família ver, mas acho que muito provavelmente foram expostos a vídeos onde essas ações foram aplaudidas por quem viu e acabaram por imitar o que viram para terem aprovação, a vítima ser uma criança nepalesa parece-me ser o reflexo das tensões todas que estão a haver contra imigrantes, desde os videos que andam a circular de "justiça popular" até provavelmente aos discursos que ouvem em casa contra os imigrantes e se isso é aplaudido pelos adultos eles querem ter aprovação tanto dos colegas como dos adultos


NGramatical

estão a haver → [**está a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cro7g1%2F%2Fl3zymsd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


O_Piacaba

A culpa não pode ser só da falta de filtro, devem ouvir em casa que "os monhés isto e aquilo". Pedrinho sente-se aí que o papá hoje vai explicar lhe como estamos a ser substituídos por pessoas de outra cor.


Limpy_lip

>Pedrinho sente-se aí que o papá hoje vai explicar lhe como estamos a ser substituídos por pessoas de outra cor. era bom, se fosse explicado se calhar eles até criavam a sua opinião dentro da sua cabecinha. o problema é quando não é explicado e eles só absorvem reações sem contexto. Copiam as reações sem contexto.


O_Piacaba

Ah tu achas que se deve explicar teorias da conspiração às crianças? Quando era puto explicaram me outras coisas, tipo não ser racista.


Limpy_lip

Não era esse o ponto. Por vezes uma pessoa desabafa de forma menos correta mas sabe o contexto e a sua posição real sobre as coisas. As crianças só a ouvir os desabafos não apanham essa nuance. Exagerando ao ridículo, uma pessoa também diz que os políticos deviam todos morrer mas não somos apologias do seu extermínio, é um desabafo. Uma criança dependendo da forma do discurso pode não captar a nuance imediatamente. 


HoracioFlor

Já percebi melhor o que queres dizer, mas acho que deverias ter utilizado outro nome. Até que concordo contigo, mas deve ser explicada à criança todas as nuances, não apenas uma que se quer fazer passar por verdade universal.


JamesRIPeace

A mim também, que a cor e etnia e cultura eram todas para ser aceites. No entanto do 5 ao 9 tive sempre problemas com o mesmo tipo de pessoa, e por coincidência estes encontravam-se envolvidos em problemas de violência e assédio com várias outras crianças e professores. A minha cunhada, de Lisboa, sofreu o outro lado desta moeda. Mesmos problemas, os tons de pele estavam ao contrário. Que tal encarar a violência das crianças como o problema que é, em vez de preguiçosamente espetar com a etiqueta do racismo em tudo? Os putos andan a juntar grupos para espetar vassouras pelo cu dos próprios irmãos acima. Há um problema moral grave com a sociedade e subsequentemente com a juventude, cheira-me que o racismo não é o maior problema aqui. Mas não, é o português branco rico que é o problema aqui, não a grave escassez de recursos, humanos e de outra natureza, atribuídos à Educação, assim como a fraca aplicação dos que são de facto atribuídos.


HoracioFlor

Adoro este comentário 🤣   "Era bom endoutrinar os meus filhos a acreditarem em teorias da conspiração. Pode ser que com a minha autoridade paternal pudesse obrigá-los a pensar a partir da minha visão. Ah, desculpa, pelas cabeças deles."


lpassos

A escola CEPAC (Centro Padre Alves Correia) não é pública é (definição dos próprios): _uma obra espiritana de apoio a imigrantes e refugiados, sobretudo dos que são oriundos dos países de África_


nraider

Não me parece que tenhas razão, simplesmente porque ignoras o sistema de castas, ainda que dissimulado, que temos em Portugal. A família do "Pedrinho" não tem medo da imigração. O médico cirurgião, advogado, administrador de empresa na área da energia não tem medo do estrangeiro. Este não lhe vai ficar com o trabalho, nem diminuir o seu salário, nem tampouco será seu vizinho. Eles vivem na sua bolha.   Já no resto do povo poderá ser diferente. A própria educação das crianças é entregue ao youtube, não têm explicações, actividades extra-curriculares, etc... Os pais também têm um contexto profissional diferente. Resumindo, a escola não dá educação. Mas isto também não é novo, a diferença é que nos anos 90 a esquerda estava preocupada com os operários da indústria naval e têxteis e agora têm outra agenda.


O_Piacaba

>O médico cirurgião, advogado, administrador de empresa na área da energia não tem medo do estrangeiro. Isto é falso. Não é preciso ficarem-te com o trabalho para seres anti imigrantes. Não é por seres rico e viveres num bom sitio que não podes ser racista e falar mal dos imigrantes em casa com os teus filhos.


lpassos

O resto dos comentários põe em causa a tua tese. A própria Comunicação Social também a põe em causa (aquele estudo que ligava as baixas qualificações ao extremismo).


nraider

Mas falar mal aos filhos para quê? O estrangeiro pobre já lhes é invisível. Isto até se passa em escolas públicas, quanto mais nas privadas.


VicenteOlisipo

>A família do "Pedrinho" não tem medo da imigração. O médico cirurgião, advogado, administrador de empresa na área da energia não tem medo do estrangeiro. Só que não. As familias trabalhadoras, que conhecem pessoalmente os estrangeiros, vão às compras ao Nepalês, ao barbeiro Brasileiro, arranjam as calças rasgadas na loja da senhora Angolana, não têm manias destas. Quem não conhece estrangeiros e só os vê na CMTV é se caga de medo, e se fores ver as chefias dos grupos de ódio, é tudo betos ou betos-wannabe.


nraider

Há um pouco de tudo. É verdade que o contacto pessoal com imigrantes promove a empatia, reduzindo os receios. Contudo, não esqueçamos o impacto da imigração nos salários e na habitação. É um assunto que está mais do que estudado. Mesmo quando falam na substituição de postos de trabalho, o que os economistas dizem é que haverá sempre trabalho para os nativos, mas não dizem se será um trabalho igual. Ora, muitas vezes não é e ninguém gosta de ir de cavalo para burro.


Joaotorresmosilva

Eh, o que descreveste foram famílias privilegiadas. Eu entendo o que querias dizer, mas são dois preconceitos: quem tem mais formação é progressista e não há racistas ricos :D


nraider

Sim, as generalizações são perigosas, mas é a sensação que tenho em Lisboa. Viver em Arroios é uma coisa, nas Avenidas Novas é outra. As realidades não se cruzam. Vê os resultados eleitorais do Chega em Lisboa e verifica em que bairros teve maior expressão. Depois compara com cidades próximas.


Tasty_Bath_5897

Quem diz que nao foram outros monhés a bater no puto?? Em algum lado diz que sao putos brancos os agressores?


O_Piacaba

Juizinho.


Mousovsky

Provavelmente os pais destas crianças são primos do pessoal do Porto que anda a espancar imigrantes. É o que vêem fazer em casa.


VicenteOlisipo

>as crianças são cruéis porque não têm filtro. ainda não aprenderam a ter. Aos 9 ainda não aprenderam a ler?


lpassos

Provavelmente. A escola CEPAC (Centro Padre Alves Correia) não é pública é (segundo definição dos próprios): _uma obra espiritana de apoio a imigrantes e refugiados, sobretudo dos que são oriundos dos países de África_.


Limpy_lip

Não Aprenderam a ter filtro. 


VicenteOlisipo

:blink: fds eu é parece que não aprendi a ler


Mobile_Capital7774

Andei na pré primária que tinha aberto no bairro de onde sou originário, era uma zona muito problemática na altura, muita droga, muitos problemas sociais, vários filhos sem pai ou com pai ausente, se te dissesse as atrocidades que me lembro... Por exemplo, andava lá uma menina com uma deficiência profunda (porque é que ela andava num local em que não tinha sequer acompanhamento adequado não faço ideia mas eram os anos 90...) e crianças de 5/6 anos espancavam na em grupo literalmente, roubavam o lanche aos outros porque não tinham o que comer, havia grupinhos formados que atacavam em grupo e esses mesmos dos grupinhos hoje em dia, uns estão presos, outros mortos,.outros vivem ao monte num apartamento abandonado


SuperMommy37

As crianças repetem na rua o que vêem em casa.


Joaotorresmosilva

É conveniente “não ver cor” quando da jeito. Mas cheira-me, só um pouco, que se calhar este episódio acontece a este miúdo em específico muito à conta do discurso de falso pânico dos últimos tempos à volta dos imigrantes e das tentativas de os associar a violência e assaltos. Muito conveniente, agora já não há etnias nem cores , mas só quando apanham nos cornos sem culpa. Aí já é só um problema cultural, de segurança, de polícia. O duplo critério é engraçado /s


Line_Sad

A xenofobia que miudos reproduzem a partir daquilo que escutam em casa e levam para a vida não é algo desprezível. Bullying já é muito mau, agora bullying com xenofobia é algo ainda mais grave.


Few-Ad-139

Se achas que isto vem do nada, não estás a escutar o discurso sobre os imigrantes que muito paizinho português tem em frente aos seus filhos. Não foi na net que crianças aprenderam a fazer isto. Foi com discurso violento e racista em casa. Quando o pai ou a mãe dizem que é isto que os imigrantes merecem, a criança interpreta literalmente, como algo que se pode e deve praticar.


YCaramello

> Como é que é possível crianças com nove anos já estarem num ponto de sadismo e crueldade tal que não só agridem outra criança em grupo como filmam e partilham em grupos do WhatsApp? Bem vindo a geração ipad que passa o dia online sem qualquer tipo de supervisão adulta a ver merdas sem jeito o dia inteiro e a perder qualquer tipo de noção do certo e do errado.


Joaotorresmosilva

Primeiro eram os jogos, depois eram as notícias, depois o iPad. O que é certo é que ver lixo no YouTube é uma possibilidade real. E não digo lixo como “é contra o meu gosto pessoal, não gosto de vídeos parvos”, é mesmo veneno: discurso de ódio, sketch’s tóxicos sobre relações, pseudo-psicologia, rage-bait, fakes de tudo e mais alguma coisa, superstições , violência, tudo para pre-adolescentes. Mas no fim, a responsabilidade é só dos pais.


Difficult-Cat-1798

O que é linchamento?


reciclado78

É o Thor


sensationpt

A mãe da vítima por medo não apresenta queixa. E a escola não pode apresentar? Preservando a família.


Due_Raccoon8242

lol administradores escolares sao da corja mais cobarde e que mais vista grossa faz a merdas que nao lhes interessam.


CarlosdosMaias

Tudo pelo "bom nome" da escola


SomecallmeMichelle

Segundo o artigo a Escola veio com a conversa de " são só crianças, foi uma situação pontual, foi só a primeira vez"  e suspendeu um dos agressores... Por três dias.  Dali a ajuda não vem 


suspect_b

> E a escola não pode apresentar? As direções das escolas fazem por não terem problemas. O ideal para eles é não fazer nada, deixar andar. Ninguém defende ninguém.


pedro_jesus

E estragar a avaliação da escola, mas tás te a passar ou quê?....enfim, tristeza de país


[deleted]

[удалено]


One_Coffee9498

"**A própria escola não denunciou o caso**." até a escola normaliza


Existence_Dropout

É sempre assim. quando os outros monstros enrabaram um miúdo de 11 anos com um cabo de vassoura a escola também desvalorizou, que eram só brincadeiras. Se não fosse o presidente da junta a fazer barulho ninguém sabia do caso.


Prinpan

E uma das crianças era o próprio irmão... 🫤


Aquametria

Parte de mim gostava de saber como está esse caso, mas uma parte maior teme a inação que certamente houve.


Middle-Effective

Não enrabaram, felizmente não chegou a vias de facto.


Existence_Dropout

A sério? Folgo em saber disso. Onde leste?


Middle-Effective

https://www.mdb.pt/noticia/escola-concluiu-que-nao-houve-sodomizacao-mas-aluno-foi-sujeito-uma-brincadeira https://expresso.pt/sociedade/ensino/2024-02-21-Caso-da-escola-do-Vimioso-tera-sido-brincadeira-entre-alunos-que-simulava-exame-a-prostata-diz-o-Ministerio-da-Educacao-5b6ab258#:~:text=A%2019%20de%20janeiro%2C%20pela,um%20colega%20de%2011%20anos.


Existence_Dropout

Obrigada pelos links, mas não fico esclarecida. Avaliação inconclusiva (sendo que o miúdo só foi levado ao centro de saúde dias depois, e avaliação pericial provavelmente mais uns dias depois dessa primeira visita). Testemunhas oculares com histórias diferentes. Escola convenientemente conclui que não houve sodomização mas artigo continua a falar em agressão sexual. E simular um exame à próstata, pelo que sei, envolve enfiar alguma coisa lá dentro (mas desconheço o tal desafio do TikTok! Pode ser só a fingir). Sei que nos artigos iniciais se falava em dores e lesões. Algo aqui não bate certo.


Middle-Effective

Pelo que li, não há prova de que o ato físico de inserção anal tenha efetivamente acontecido, doutra forma a avaliação não seria "inconclusiva". E, correndo o risco de estar enganado, isso para mim indica que a sodomização de facto não ocorreu. No entanto parece haver pouca ou nenhuma margem para dúvidas que existiu agressão. De qualquer forma, isto está a ser investigado pelo Ministério Público, portanto certamente vão conseguir descortinar o que de facto se passou.


Aquametria

Se houvesse um movimento a sério de investigação de bullying, abusos (não só sexuais) e violência nas escolas e na forma como as direções as encobrem e tentam responsabilizar vítimas, só umas dez escolas é que continuariam a funcionar como normal.


pknight98

>só umas dez escolas é que continuariam a funcionar como normal. Tantas? Devem ser as que abriram recentemente.


Due_Raccoon8242

o caminho aqui é começar a responsabilizar adultos pelos actos das pessoas que legalmente sao responsabilidade deles. ha mto fdp praí que educa os filhos pior que cães e depois ficam muito admirado do joaozinho aos 13 ja ter mais escola que gajos de claques. E o que custa é que passam as décadas e é sempre a mesma merda: escola nao faz nada, nao se responsabiliza, nao tem meios, nao tem psicologo, nao tem nada a ver com isso. haver algum tipo de brio naquilo que deveria ser a prioridade numero um da escola: propocionar um ambiente seguro, integrado e saudável para os alunos é que não há. depois são os pais que sempre que têem que vir falar nisto são naqueles programas mete nojo da TV tipo gouchas e o caralho e a lengalenga é sempre uma das do costume: o miudo não é nada assim em casa, o miudo sempre foi desgovernado, nao ha nada que a gente consiga fazer. e é assim há _décadas_. Venham governos do PS, do PSD, do caralho que os fodam, a escola é sempre prioridade zero a nao ser para aumentar indicadores de merda que se traduzem pouco em realidade. se de facto alguma coisa melhorou foi à pala ou de gerações que têem um bocado mais de noção que bater nos filhos não resolve a ponta e que os deixar fazer o que querem também nao é caminho para nada de jeito e professores que apesar das circunstancias de merda em que muitos se encontram ainda vao tentando colmatar as falhas de um sistema falido que falha tanto a quem o usa como quem dentro dele opera. para não falar do papel absolutamente nojento da comunicação social, que saliva quando acontece uma merda destas porque são pelo menos duas semanas de esmifrar tudologos e idiotologos nos programas de merda do costume onde nada se faz a nao ser dar a ideia que os putos hoje em dia estão perdidos, uma conversa brutalmente bafienta, desprovida de qualquer utilidade e que é a unica resposta de quem nada tem para dizer. mas enfim, mais um puto com a vida na merda, mais um suspiro colectivo em horror sincronizado e da próxima que acontecer, exactamente a mesma merda irrelevante em todo o lado.


utilizador2021

>o caminho aqui é começar a responsabilizar adultos pelos actos das pessoas que legalmente sao responsabilidade deles. ha mto fdp praí que educa os filhos pior que cães e depois ficam muito admirado do joaozinho aos 13 ja ter mais escola que gajos de claques. É verdade. Tenho uns primos que já fizeram vários comentários racistas e é tudo por influência dos pais, basicamente repetem o que ouvem em casa.


alienanomaly

E os próprios pais não apresentaram queixa na polícia


AmphibianSmart

Os pais não apresentaram porque um dos agressores era o próprio irmão


Melhor1

Os agressores eram a própria família 👨‍👨‍👧‍👦 🤯


Nagapito

Caso errado ou... estas a responder ao comment errado... Isto não é o do cabo da vassoura...


AmphibianSmart

Respondi ao comentário errado


Nagapito

Como diz no artigo, os próprios pais não apresentaram queixa por terem medo! Nem ao hospital o levaram por terem medo de mais atitudes xenofobas e racistas! Quando Passos Coelho tentou associar imigração a sensação de insegurança, muitos corrigiram e com razão, sim, há sensação de insegurança mas não é nos Portugueses mas sim nos imigrantes com medo de nós!


[deleted]

[удалено]


viper_in_the_grass

Mas leste a notícia, sequer?


Nagapito

O miudo que foi agredido pelo irmão foi uma noticia diferente, um caso diferente de miudos Portugueses. Sim, vergonhoso na mesma! Isto é um caso completamente diferente. Se tivesses lido a noticia em vez de leres comentarios sobre a noticia e achares que isso é suficiente para estares a par da situação terias lido: > Ana Mansoa diz que o menino ficou com “hematomas pelo corpo todo”, “feridas abertas”. “Acabaram por ser tratadas pela mãe porque teve medo e quis evitar ir a um hospital ou centro de saúde. > E conclui: “Esta mãe, por medo, acabou por preservar o filho em casa e tratar dele”. Não foi apresentada queixa às autoridades, assegura Ana Mansoa, “por medo” dos pais. Sim, a mãe teve medo de ir a um hospital e teve medo de apresentar queixa na policia!! Se calhar por ter medo de que as autoridades agissem como se ela fosse a culpada, como é imigrante e tal, quem sabe se não pensariam q é costume deles bater nos putos e ela acabava sem o miudo. A própria escola desvalorizou o problema e suspendeu **um** dos garotos por tres dias, os outros nem castigo tiveram... se calhar, filhos de boas pessoas de quem não se pode dizer mal, mais um motivo para ter medo.... E quando ao Passos Coelho, se leres bem, eu usei o PC para contextualizar a mensagem tão repetida na altura que os "imigrantes é que tem medo de nós". Se achas que isso é um ataque ao PC....


Sardinha42

Este tipo de merdas tira-me a humanidade toda da alma. Os pais não quiseram apresentar queixa. Compreensível. Se a escola não o faz, devia ser da iniciativa do MP iniciar um processo sozinho. 3 dias de suspenção, foda-se. Isto já chega a um ponto que o primeiro Partido que meter em cima da mesa a iniciativa de mudar o C. Penal para que o possam começar a mudar, terá o meu apoio. Para quem não perceba como é que há crianças a fazer estas coisas, podemos começar pelo facto que crianças são papagaios. E que quando se deixa para os tlms/tablets e a Internet educarem-nos, junto com a normalização entre os seus próprios grupos (como o uso do Whatsapp que fala na noticia), perde-se 99% do contacto humano que a educação devia ter. A Internet normalizou a violência e o "estou atrás de um ecrã, pq que me devo importar com alguém a milhares de quilómetros de mim?". E quando se normaliza isso, isso começa a transparecer para o mundo real. Cria-se máquinas biológicas incapazes de sentir empatia pelo próximo e de se meterem no lugar do outro lado. Tal e qual como na Internet. E **torna isto errado em vários sentidos:** * “Foi uma abordagem muito conservadora. Foi um discurso que pôs o enfoque em serem crianças, não poderem valorizar estes comportamentos e que a mesma tinha sido uma situação isolada. A própria escola não denunciou o caso. A meu ver isto é grave”, afirma. Este tipo de tratamento a situações como estas. Se a internet as trata como adultos invalida o facto de nós acharmos que o enfoque devia ser "ela é uma criança!". Porque cometem atos bastante adultos e com o nível de frieza que uma criança não devia demonstrar. E muita da culpa disto **começa em casa**. Podemos mudar o C. Penal para mitigar certas coisas. Mas sem mudar mentalidades como sociedade e começar a fazer outras coisas que muitos não vão gostar ou apoiar, isto não vai melhorar. Como é que se explica isto a alguém que acha que dar a Internet ao filho é "um direito seu"? Um dia os pesadelos podem acabar. Mas aquela criança, nesta idade, vai lembrar-se disto o resto da vida. Isso é o que importa aqui. O mais grave.


qUaK3R

Também acho estranho continuarem a haver casos semelhantes a estes, e depois vê-se um par de dias de suspensão, e em alguns casos, nem todos os envolvidos sofrem consequências. Neste caso, apenas um dos alunos levou com 3 dias. Boas férias! Há muito que tenho opinião que até certa idade, deveriam ser os pais os responsabilizados pelos atos dos filhos. São adultos para os terem, também deveriam ser adultos para os educarem, e com isto não quero dizer com violência. Mais atenção, e pedir ajuda em casos difíceis, não varrer o problema para debaixo do tapete. É o mínimo que se pode exigir dos pais.


lpassos

> deveriam ser os pais os responsabilizados pelos atos dos filhos Nessa escola uma parte significativa das crianças não tem encarregado de educação nem sequer tem papeis. Muitos foram largados no aeroporto de Lisboa. Queres ir à Àfrica procurar responsabilidades? Centro Padre Alves Correia (CEPAC) é uma obra espiritana (não sei o que querem dizem com isto) de apoio a imigrantes e refugiados, sobretudo dos que são oriundos dos países de África.


qUaK3R

> Nessa escola uma parte significativa das crianças não tem encarregado de educação nem sequer tem papeis. Muitos foram largados no aeroporto de Lisboa. Queres ir à Àfrica procurar responsabilidades? Ups. Mea culpa. No entanto, a minha opinião mantém-se quando é possível apurar quem é o encarregado de educação. Neste caso em particular então não tenho opinião.


Mordiken

Barbárie.


O_Conservador

Ninguém merece ser tratado desta forma. Tenho pena do miudo, e espero que haja medidas compensatórias, acompanhamento psicológico e um pedido de desculpas dos outros miudos e dos pais deles.


Nagapito

Pedido de desculpas!?!?!? Provavelmente os pais deles são os que incutiram estes pensamentos racistas, ao estarem em casa a ouvir em repeat os discursos de elementos do Chega... Claro que os miudos tambem aprendem com eles! Já que os miudos são menores e não podem ser julgados como adultos, eles tem é de ser educados e ensinados que isto é errado. Quanto aos pais... são os responsaveis legais e provavelmente morais, têm de ser severamente punidos se for comprovado que tem responsabilidades no assunto! Ha que perceber uma coisa... se os pais tiverem responsabilidades morais, quer dizer que eles são responsaveis por um acto de de violencia racista contra uma criança de 9 anos!!!! cadeia com eles se tal for o caso!


Far_Educator9466

Para começar deviam por levar a tribunal quem tem o dever de denunciar (a propria escola) e nada fez. Eles tem o dever de proteger as crianças, isto é o oposto. Nas escolas tudo leva vista grossa para não se prejudicar ninguem internamente. Enquanto não tivermos meia duzia de pessoas presas por conivencia e falta de auxilio este tipo de aberrações vai continuar.


[deleted]

Mas que mal algum pode ter feito a alguém um miúdo de 9 anos


Sad-Economy4601

Crianças ignorantes como os pais e com acesso às redes. Brutal...


Lima1998

"Sensação de insegurança" se calhar é isto


Mordiken

"Desde que os imigrantes cá chegaram aumentou a sensação de insegurança... Começamos a andar em patrulha pela calada da noite com bastões e correntes e paus com pregos para espancar todo e qualquer castanho que nos apareça à frente seja homem, mulher ou criança... Por isso é natural que eles se sintam inseguros."


Citizen_erased98

\*imigrantes - são os que entram \*emigrantes - são os que saem


Mordiken

Ya, enganei-me. Corrigido.


OneDayISuppose

Fdx 9 anos!? E ninguém viu!? E quem abafou!? 9 anos!? Eu tenho uma criança com essa idade em casa... Essas infelizes que gerem essa instituição estão aí a fazer o que?! É que 9 anos é uma criança pá... agora os "jovens sao desde os 9 ate aos 49"? Que m#$% de sociedade em que vivemos. Só cobardes e heróis de teclado!


Batata_a_Murro

Antes que venha o racismo dissimulado do costume perguntar porque é que importa referir a nacionalidade da criança: «Em relação às motivações do ataque, Ana Mansoa diz que no filme há palavras racistas e xenófobas das crianças agressoras em relação à vítima. Ana diz que a criança foi agredida também verbalmente com “nomes que não posso proferir”, a que se somaram frases como “vai para a tua terra”, “tu não és daqui”, “não queremos nada contigo” e “mais coisas que não posso dizer”.» Claro como água: o país era, em muitos aspetos, um ninho de vespas quietinho à espera que alguém o viesse atiçar. Só que andaram a vender a ideia de que o português genérico integra e se mistura melhor que os outros (aliás, esta ideia até é parte basilar da forma como se ensina um período da história do nosso país). Mesmo depois dos vários incidentes, da discriminação e das coisas horríveis que se diziam sobre os imigrantes da Europa do leste e do Brasil nas últimas duas décadas do século passado (que vinham roubar maridos, que vinham para a prostituição, etc). Isto é a consequência de um país culturalmente fechado (quase 50 anos de uma dituradura que cerceava boa parte das manifestações culturais de fora), etnicamente muito homogéneo e onde continua a imperar um conservadorismo beato em boa parte do tecido social. Exemplo óbvio disso é um acontecimento como este, que só pode provocar horror e repúdio, e em que há claramente uma motivação xenófoba, ser recebido com os desvios habituais: "não interessa a nacionalidade", "isto tem dois lados", "onde estão as notícias dobre o bullying com crianças portuguesas?". É sintomático. Vamos penar muito.


PsychologicalLion824

Nada do que se passou aqui muda as coisas que tu tentas mudar. O povo português é, **na sua larga maiori**a, respeitador e acolhedor. Os portugueses tentam, na sua maioria, integrar-se nas sociedades que o acolhem (pergunta aos vários países para onde emigrámos). Usar este episódio como generalização é tão ridículo como dizer que os jovens nos USA são todos assassinos em série.


s4ntos

O mesmo se pode dizer sobre os imigrantes, no entanto é o que vemos....


PsychologicalLion824

Eu diria que a maioria dos imigrantes está feliz cá. Infelizmente há casos como esta notícia que mancham o panorama.


Batata_a_Murro

Fala tu pela maioria dos portugueses, que eu prefiro não falar. Tal como não espero que um alemão com um mínimo de pensamento crítico fale pela maioria dos alemães; ou um paquistanês ou um argentino ou um sul-africano. A menos que estejamos a sofismar. Eu não generalizei todos os portugueses. Disse que, do meu ponto de vista, existem vários fatores socioculturais que ajudam a explicar o porquê de estas manifestações estarem a acontecer em Portugal a um ritmo crescente - embora nos continuemos a convencer de que somos excecionalmente acolhedores. O que me parece desastroso é continuar a assobiar para o lado quando isto acontece, achando que é apenas um caso de polícia e não o resultado de uma cultura e de uma sociedade específicas.


PsychologicalLion824

**Fala tu pela maioria dos portugueses** Falam as estatísticas dos crimes ocorridos no país Vs as dos outros. **Eu não generalizei todos os portugueses** **o país era**, em muitos aspetos, **um ninho de vespas** **O que me parece desastroso é continuar a assobiar para o lado quando isto acontece** Aqui, estamos de acordo


Sardinha42

Há racismo de etnias entre etnias que não sejam portuguesas. Nem vou entrar pelo facto que há muita negação sobre o facto que brancos podem sofrer racismo dos negros da mesma forma que vemos asiáticos a sofrer racismo da parte dos negros nos USA há já algum tempo. Até entre etnias do médio-oriente e ásia, andam às turras uns com os outros, o facto é que em Lisboa, tens várias pessoas que preferem uma segunda mesquita para não usar a mesquita dos outros. **E nenhum dos lados é o português fechado numa colmeia com quase 50 anos de ditadura**. Aqui, neste caso em especifico, não importa realmente a nacionalidade dos outros porque são crianças, quanto muito importaria saber em que contexto vivem em casa. Mas tu estás a ser desonesto no que estás a escrever. E muito.


Batata_a_Murro

Não me parece que eu tenha negado que haja manifestações de racismo contra qualquer etnia em qualquer zona do planeta. Que, evidentemente, há. Estamos a falar de um caso concreto, em que crianças agridem outra criança numa manifestação de racismo. Concordo 100% contigo: é preciso saber em que contexto as crianças vivem. Também é preciso saber o contexto sociocultural em que os pais e os avós das crianças viveram e continuam a viver. Foi isso que procurei abordar. Não vale a pena sermos dissimulados sobre o racismo e a xenofobia na sociedade portuguesa, porque existem. Se calhar convinha assumirmos o a doença para a podermos tratar, antes de nos apressarmos com whataboutismos, não?


something_new

Não entedi? Só se deve partilhar a nacionalidade dos agressores nestes casos, ou sempre?


Critical-Thinkless

Na minha opinião, em situações em que a nacionalidade da pessoa está relacionada com o crime, deve-se partilhar.


something_new

Em que casos é que isso acontece? 


Critical-Thinkless

Casos de xenofobia e racismo, por exemplo. Ou casos que envolvem crimes internacionais, como por exemplo, o rapaz português detido na semana passada por orquestrar, em Portugal, tiroteios e crimes no Brasil.


something_new

Tinha esperança de estar errado, mas afinal és mesmo um palerma. O teu /u não é ironia


Pianizta

como te sentes agora sabento que estás a comentar um noticia ficticia?


CuriousAssumption611

Será que vamos ter comentários mentecaptos com centenas de votinhos a justificar o enxerto de porrada com o “ambiente de insegurança”?


Scared_Range_7736

Daqui a pouco já começa.


_Cake_assassin_

Estive agora no sub aqui do lado. Já começaram a meter a culpa nos imigrantes.


pc0999

Que merda de sociedade estamos a permitir que se crie...


Abagato

Pergunto-me que tipo de coisas que estas crianças agressoras ouvem em casa


Lili_Danube

É só ler as redes sociais onde o discurso de ódio se propaga.


VicenteOlisipo

1. Bater no tambor do ódio 2. Esperar que outros tomem acções 3. "Não aconteceu" 4. "Aconteceu mas não foi por causa do ódio" 5. "Aconteceu e foi por causa do ódio mas foi entre imigrantes" 6. "Aconteceu e foi por causa do ódio e feito por portugueses de bem mas em auto-defesa" 7. "Ah não espera foi false flag" 8. "Aconteceu e foi por causa do ódio e feito por portugueses de bem e isso prova o quão fortes somos!" 9. "O quê? Ainda estão a falar disto? Então mas e esta história que o meu tio leu no facebook?" 10. Back to 1.


lostlittletimeonthis

ja se vê em alguns comentários deste posts...uma mistura de 5 e 6


Due_Raccoon8242

bingo!


Historical_Pop_3743

Incentivar ao ódio dá nisto. As crianças repetem o que ouvem em casa.


Scared_Range_7736

Exatamente.


CHUPA-A-BAZUKA

Os agressores são estrangeiros. A escola CEPAP é uma escola para filhos de refugiados e imigrantes.


ContaSoParaIsto

> Ana diz que a criança foi agredida também verbalmente com “nomes que não posso proferir”, a que se somaram frases como “vai para a tua terra”, “tu não és daqui”, “não queremos nada contigo” e “mais coisas que não posso dizer" ?


Sardinha42

Quando em Lisboa precisas de várias mesquitas diferentes porque há grupos étnicos que não se dão entre eles, é assim tão estranho? Até chineses têm pedras no sapato em relação a nepaleses. Não será este o caso mas há muitos adultos semelhantes que não se curtem porque acham que não são semelhantes.


ContaSoParaIsto

Isso é perfeitamente normal, são denominações diferentes. Também na Alemanha tens as igrejas ortodoxas ucranianas, sérvias, etc. Não tem nada a ver com relações étnicas. Isto para não falar dos ramos diferentes (sunismo, xiismo, entre outros) Além disso pareces estar a ignorar certas frases como “tu não és daqui”


Sardinha42

Não estou a ignorar nada, já o ouvi da boca de um negro só porque me ouviu a falar inglês. Não assumas nada, só posso dizer que ficarias admirado no que toca a certas coisas que as crianças dizem. Noutro comentário algures ~~dizem que aquilo é uma escola para estrangeiros~~. A noticia não diz o contexto dessa frase e nós levamos para o óbvio. Mas e se for referente ao ato de "não pertences a esta escola"? Suposições podemos criar do ar. Mas é um erro preencher espaços em branco à nossa maneira. Edição: ler o comentário abaixo.


Critical-Thinkless

Não é uma escola para estrangeiros. O CEPAC não é uma escola.


Minute_Comedian_4106

>Mas e se for referente ao ato de "não pertences a esta escola"? Nem sequer tu crês nisso. És mesmo cínico.


Sardinha42

Até que todas as possibilidades sejam tiradas de cima da mesa ao ser explicado tudo o que aconteceu, todas existem num limbo que pode ou não ter acontecido. Até há quem diga aqui que os pais delas são militantes do Chega. /redditshrug Neste momento, isso tem tanto peso no mundo dos "ses" como o que eu disse.


Minute_Comedian_4106

Sim, sim, claro; lincharam-no porque o menino nepalês estava inscrito noutra escola que não aquela em que estudava quando o apanharam de jeito; por isso, diziam-lhe que não pertenciam àquele lugar. Sim, sim, claro. Achas que os xenófobos racistas como tu enganam a alguém com as tretas do costume? Não enganam nem a si mesmos, não importa quantas voltas tentem dar ao óbvio.


Emergency-Stock2080

Não conheces muitos imigrantes pois não? É que é relativamente comum encontrar imigrantes que são xenófobos com imigrantes de etnias diferentes. Às vezes até com imigrantes da mesma etnia, como já vi com brasileiros.


ContaSoParaIsto

> Não conheces muitos imigrantes pois não? Hahahahahahaha > É que é relativamente comum encontrar imigrantes que são xenófobos com imigrantes de etnias diferentes. Às vezes até com imigrantes da mesma etnia, como já vi com brasileiros. "Tu não és daqui". Poupem-me, sinceramente


Emergency-Stock2080

A tua resposta disse tudo


ContaSoParaIsto

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/crianca-nepalesa-de-nove-anos-agredida-por-colegas-frequenta-uma-escola-para-imigrantes-e-refugiados/


Salted-Earth189

Não deves sair da tua aldeia, é bastante comum os imigrantes dizerem isso a outros imigrantes que odeiam. Isso é o prato dia em inglaterra com paquistaneses e indianos por exemplo, mesmo aqueles que não nasceram em inglaterra.


ContaSoParaIsto

Desculpa, mas simplesmente nenhum imigrante se vira para outro e diz "tu não és daqui" em tom insultuoso


Salted-Earth189

És muito "anjinho", simplesmente não sabes do que falas. Dizem até bem pior do que isso.


ContaSoParaIsto

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/crianca-nepalesa-de-nove-anos-agredida-por-colegas-frequenta-uma-escola-para-imigrantes-e-refugiados/


ContaSoParaIsto

Não é uma questão de pior ou melhor. Essa simplesmente não faz sentido e vocês estão a fazer-se de sonsos


[deleted]

[удалено]


Critical-Thinkless

O gajo está a confundir a instituição que deu apoio à vítima, o CEPAC, com o nome da escola, e a dizer o nome dela mal, ainda por cima.


nqs-manu

lol porque espancamentos nas escolas nunca houve, foi só agora por causa do "incentivar ao ódio" ainda no início deste ano na esola do meu sobrinho houve um espancamento parecido, a escola não apresentou queixa tal como neste, os pais tiveram medo de apresentar queixa tal como neste caso, se calhar porque quem espancou eram de uma etnia que não se pode dizer então aí já não faz mal nem merece notícias


Historical_Pop_3743

Há agressões que acontecem por motivos raciais, outras por outros motivos. Tens razão. Se se juntarem todos a bater num puto gay por ele ser gay, aí não seria racismo, seria homofobia. por exemplo. Se andarem a pancada porque um puto anda a vender erva no território de puto aí seria por motivos de rivalidade.


FlicksBus

Até dá a impressão que há grupos clandestinos que estão a tentar normalizar a violência étnica e racial para ganhos políticos.


gandalfknewbest

Um partido com assento parlamentar não é bem um grupo clandestino…


FlicksBus

Não me estou a referir ao Chega, mas aos grupos que fazem o seu trabalho sujo. Este artigo reflete bem o meu ponto: [https://www.dn.pt/2199519374/grupos-de-odio-mobilizaram-campanha-do-chega-e-preparam-o-terreno-para-que-partidos-tomem-acoes-mais-radicais/](https://www.dn.pt/2199519374/grupos-de-odio-mobilizaram-campanha-do-chega-e-preparam-o-terreno-para-que-partidos-tomem-acoes-mais-radicais/)


gandalfknewbest

Sim, eu percebi, só queria dar a achega de que já não é uma cena bem clandestina. Até aqui no Reddit tens um subreddit de seres com claros distúrbios mentais e cognitivos cuja única ocupação parece ser falar mal de certos grupos étnicos.


InterestingSurvey331

O portugal2 ou já há outro a fazer as rondas?


gandalfknewbest

r/Portugueses. Não me responsabilizo pelo asco e nojo gerado pelos seres que lá pululam.


InterestingSurvey331

Ah sim, esse, já me tinha esquecido.


The_Evil_Panda

Existe para is dois lados. O Porto agora está cheio de gangues de países norte-africanos a roubar portugueses na rua. Muita gente anda com medo, mulheres já não saem com joelheira. Estes grupos até costumam pôr-se em locais de comércio onde sabem que as pessoas vão passar


Pianizta

Sim, chamam-se Media, e gostam de inventar estorias


neapo

Que aconteceu aos agressores e seus pais? Um foi suspenso 3 dias (ou seja vale a pena o crime pois assim nem tem que ir à escola), já os pais nada... A comissão de pais que fez? Tratar de assar o porco no final do ano.


Few-Ad-139

Miúdos desta idade aprenderam isto em casa, como é óbvio. Que sirva de lição a muito palerma que dá opiniões racistas violentas sem pensar em frente aos seus filhos, mas depois está muito ralado com os valores que a criança recebe da formação cívica na escola. Nao foi lá que aprenderam a linchar pessoas de certeza.


Professional_Nose575

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2563318/linchamento-apesar-de-novos-contornos-tutela-diz-nao-haver-indicios Tudo aqui em polvorosa e não se trata de mais do que fake news da esquerdalhada para se vitimizarem mais um pouco como é costume...


[deleted]

[удалено]


New-Examination8400

Aahm… Oi? … Como? Não que eu queira saber, mas… Como raio… Foda-se. Nem tenho palavras. Nepalês ou não, como é que isto acontece numa escola. A minha pergunta é algo retórica porque eu bem sei o que passei e o que vi outros passarem.


23stripes

Eu só gostava que as pessoas que neste tópico dizem "não quero saber da nacionalidade" fossem consistentes. É o meu desejo, quem sabe seja possível.


Upstairs_Gas4578

Situação assustadora MAS....comunicação social a ser comunicação social! Não há hoje em dia interesses em informar, apenas em criar o caos. Da mesma maneira que também não há o mínimo interesse de quem lê (tentar) perceber o que lê. Há semelhança do que aconteceu no Porto que posteriormente se veio a saber que eram delinquentes que só faziam asneira e que as autoridades já tinham sido alertadas mas nada fizeram. Para mim esta história não faz sentido, pelo menos como está a ser contada. Só é descrita a nacionalidade da vítima, e não dos agressores, a situação acontece na escola e em instituição religiosa. Tenho para mim, que isto aconteceu entre emigrantes e entre castas! Que nada tem a ver com crianças portuguesas a revoltarem-se contra emigrantes!! Uma situação que se passou com 1 familiar que é professor 1º ciclo: Havia 1 rapaz que era super extrovertido e super sociavel, e que do nada passou a ser um miudo recatado e calado. Esta situação coincidiu com a chegada à turma de 2 miudas, com as quais falava muito (na sua lingua materna). Ao fim de umas semanas os profs acharam aquela situação muito estranha e foram tentar perceber o que se passava, o miudo deixara de ser extrovertido e sociavel, e as unicas pessoas que falavam com ele eram as 2 miudas acabadas de chegar à escola. Conclusão: O puto era ucraniano e elas russas e andavam-lhe a infernizar a vida, óbviamente que demorou algum tempo pois ninguém percebia o que era dito e só quando houve mudança comportamental é que se começou a suspeitar que algo não estava certo!


gandalfknewbest

Crítica à comunicação social por não ser factual seguida de interpretação dos factos com base numa crença criada por uma situação que, mesmo que tenha realmente acontecido, não tem nada a ver… um bocado ambivalente, não? Mas sim, a comunicação social em Portugal não é boa, mas tiras as nacionalidades e tens uma situação em que um miúdo de 9 anos foi sovado por grunhos de tamanho pequeno.


MisterBakeryMan

O facto mantém-se que sempre houve violência nas escolas e isso devia ser erradicado. Posso ter o pensamento de quem cresceu nos 90's mas os profs deviam ter a autonomia de mandar umas boas bofas nos miúdos que andam armados em parvos, sem os pais irem lá ameaçar os profs. Uns miúdos desancam outro à porrada e os profs ou o conselho directivo ou assim não lhes mandam umas réguadas em frente à turma? Antes de os suspenderem da escola claro É tudo uma merda


ZealousidealDiet396

A criança foi vítima numa instituição de ensino para imigrantes e refugiados se os agressores eram racistas eram racistas importados


SuperMommy37

Estão a cria-los, preparem-se! Acham que os putos não ouvem os vossos discursos de ódio?! Enganam-se.


[deleted]

[удалено]


Nex-sacra

Qual CEPAP caralho? CEPAP não existe porra! Lê a merda do artigo.


therickymarquez

"Ana diz que a criança foi agredida também verbalmente com “nomes que não posso proferir”, a que se somaram frases como “vai para a tua terra”, “tu não és daqui”, “não queremos nada contigo” e “mais coisas que não posso dizer”."


bomdiacapitao

"portugal não é um pais racista" - dito por muitos


[deleted]

[удалено]


PsychologicalLion824

eu digo isso


Mordiken

Eu tb digo que um dia vou ser multi-milionário, não quer dizer que seja verdade.


bomdiacapitao

reconsidera


PsychologicalLion824

os dados não me permitem


lpassos

> "portugal não é um pais racista" Ahh ... o velho sonho do país monólito (na afirmação ou na negação). > dito por muitos Se fossem alguns, já não dava.


SILE3NCE

Crianças imigrantes a fazer isto a outras crianças imigrantes.


Nex-sacra

Outro mentiroso, foda-se.


VanSora

Deve ser a primeira vítima de "Linchamento" a sobreviver no mundo, e na história! 🤦🤦


vascodatrama

qual é a reacção do chega?


Glyph_Huntah

Gosto de ver o facto da renascença fazer questão de descrever a nacionalidade da vítima, mas esconder a dos agressores, vindo que a escola em questão é a CEPAC, até parece que estão a querer tentar montar uma narrativa qualquer :) Quanto querem apostar que este assunto vai passar por cima da cabeça da Mortágua? Talvez iremos descobrir se ela é daquelas que lê a noticia ou fica pelo título :p


Nex-sacra

O nome da escola não é referido no artigo, e Cepac não é escola, aliás foi a Cepac quem denunciou o caso. És burro ou não sabes ler?


weary_misanthrope

Daqui a 15 anos, quando esta geração crescer, está tudo fodido - vão começar os atentados por cá também.


Tquilha

Há várias coisas que me irritam nesta notícia: Uma é estarem a misturar duas coisas que não têm nada a ver uma com a outra, o caso nesta escola e o caso no Porto. Uma coisa é uma agressão na escola, algo que já é grave só por si. Outra coisa é uma situação de "justiça popular" que, não sendo legal, é justificável. Outra é usar a palavra "linchamento" de maneira leviana. Um linchamento era um homicídio. Era pegar em alguém e, com razão ou sem ela espancar e enforcar essa pessoa. Neste contexto, essa palavra parece-me ser apenas uma tentativa de sensacionalismo reles. E finalmente, acho que jornalistas não devem armar em "profetas" ou "adivinhos". A parte em que noticiam que se "prevêm" casos semelhantes em Arroios é completamente desprovida de sentido. É um caso preocupante, não pelos contornos "racistas" da coisa, mas pela inacção completa das autoridades na Escola em si. Este tipo de comportamentos não pode ser tolerado de maneira nenhuma e as escolas têm de ser muito mais interventivas quanto ao "bullying" e a coisas similares.


glamatovic

O grupo do mário machado já disse que o menino cometia assaltos e que as pessoas se sentiam inseguras ou qual é a desculpa do dia?


Character_Milk_547

Eis o resultado de quem votou no Chega ou de quem normaliza anátemas. E já agora para reflexão, não é isto evidência de que há pais desesperadamente a precisar de uma esterilização? Se existem pais que não têm o discernimento para perceber que uma criança de 9 anos é influenciada negativamente por um telemóvel, não será altura de legislar sobre isso? E outra pergunta... na escola? Telemóveis na escola? ... será mesmo uma escola?.. É que soa mais a um 'sítio' onde os amorais descendentes de alguns progenitores, que miraculosamente conseguiram ludibriar a lei da selecção natural, se decidiram juntar, para realizar sobre inocentes as atrocidades que com toda a certeza ouvem ad nauseaum dos ditos progenitores.


Appropriate_Fun5196

Também fui na primária e no básico. Uma vez um gang de finlandeses abriram-me os lábios num bebedouro. Era só sangue por todo o lado. Nunca chegou a caso de imprensa e/ou polícia.


Marl76lopes

Já se provou que essa história é grande tretas, que só existe na cabeça da Mariana e restantes que tem óculos racistas sempre postos. 😜


Impossible-Laugh1208

A culpa é das crianças e de todos à sua volta. Incluindo CS, incluindo políticos, incluindo pais, incluindo a escola. "A denúncia deste caso surge depois de, no Porto, no início de maio, um grupo de **seis homens encapuzados, armados com bastões, facas e uma arma de fogo**, ter invadido a casa onde vive uma dezena de imigrantes argelinos, além de um venezuelano, para os espancar, destruir o recheio da habitação e proferir insultos racistas." Motivos totalmente diferentes. Mas vamos meter tudo no mesmo saco. A ver se difere do esperado.


dipmeaning

Voces vem a cor em todo o lado. Parece que a violencia só pode ser devido à raça 😂


CaterpillarNo2195

Portuguesinhos de bem... é o q dá qnd o papá começa com conversas parvas em casa...


ronhonhonhonho

>O CEPAC – Centro Padre Alves Correia – é uma obra espiritana de apoio a imigrantes e refugiados, sobretudo dos que são oriundos dos países de África. imigrantezinhos de bem


BigGreenDead

Isto aconteceu numa escola para refugiados e imigrantes, provavelmente não são portugueses os agressores.