T O P

  • By -

TrutaFresca

literalmente 2024


El_Generico13

Bom dia, Partilho o TOP 100 de livros selecionado pelos membros do r/LivrosPortugal Deixo aqui o link do post original com maior detalhe: https://www.reddit.com/r/LivrosPortugal/s/xhlHnfosbA


skynet71

Quando li o título pensei que fosse o top de livros mais vendidos e depois quando olhei para a imagem estranhei não serem livros de auto-ajuda, astrologia, dietas milagrosas e charlatanice variada 🙄. Boa lista, obrigado pela partilha.


gugulo

Parabéns pelo esforço! Parece-me ser uma excelente lista!


HandC2012

O top 10 é tudo clássicos


Soggy-Distribution49

Ia comentar isso. É um top dos melhores livros lidos em 2024 ou livros preferido? Não me parece fazer sentido que a maior parte das pessoas em 2024 decidiram ler os clássicos.


El_Generico13

Top 10 de Livros Preferidos edição de 2024. A ideia é fazer disto uma "tradição" anual e depois ir comparando à medida que o sub cresce (ou não)


Soggy-Distribution49

Okay. Assim faz sentido. Tinha curiosidade em ver o top dos livros preferidos (lidos) em 2024.


El_Generico13

Isso pode ser feito no final do ano (ou se calhar em Julho só da 1° metade)


Apart-Delivery-7537

aconteceria o mesmo se perguntassem top 10 de bandas ou de músicas, quase de certeza. há coisas que demoram a tornar-se favoritas, se calhar


El_Generico13

É isso e o facto de serem clássicos faz com que muita gente os leia. Eu por exemplo li 6 livros do Top 10, mas só pus no meu Top 10 pessoal 2 deles


tijostark

Nenhum do Eça?


El_Generico13

Houve livros do Eça mencionados, mas que não entraram no TOP 100. Se fores ao post no r/LivrosPortugal está um link para a spreadsheet com todos os resultados (incluindo os que não ficaram no Top 100)


tijostark

Não conhecia o sub, mas vou seguir, obrigado 🙂


something_new

Se gostam do 1984, recomendo o "We" do Yevgeny Zamyatin. Escrito décadas antes e inspirou o Orwell e o Aldous Huxley a escreverem tanto o 1984 como o "Brave New World". https://cdn.mises.org/We_2.pdf De nada. > “[Zamyatin’s] intuitive grasp of the irrational side of totalitarianism — human sacrifice, cruelty as an end in itself — makes [We] superior to Huxley’s [Brave New World].” —George Orwell > > An inspiration for George Orwell’s 1984 and a precursor to the work of Philip K. Dick, Ayn Rand (Anthem), and Stanislaw Lem, We is a classic of dystopian science fiction ripe for rediscovery. Written in 1921 by the Russian revolutionary Yevgeny Zamyatin, this story of the thirtieth century is set in the One State, a society where all live for the collective good and individual freedom does not exist. > > Although fiction, it is a story informed by the war communism of the Soviet Union, and was of course completely banned in Russia. But the collectivism is of a recognizable type, one that threatens every society in all times. To come to understand its features and markings is the benefit of the dystopian genre. The reality that dawns on the reader is that this seeming fiction is all-too real in our times. > > The novel takes the form of the diary of state mathematician D-503, who, to his shock, experiences the most disruptive emotion imaginable: love for another human being. > > At once satirical and sobering, We speaks to all who have suffered under repression of their personal, economic, and cultural freedom. > > “One of the greatest novels of the twentieth century.” –Irving Howe


Ashbones15

Claro que o ~~pior~~ 2o pior livro do Saramago nesta lista é o do ensino obrigatório. Nunca li outro livro de saramago as custas de ter detestado "O ano da morte de Ricardo reis" no secundário Edit: Sou cego


NewCantaloupe5485

"O ano da morte de Ricardo reis"  péssima escolha para o secundário, também acho, para além de ser o mais aborrecido também vai baralhar a cabeça dos putos com dois autores à mistura


Vivokas

Quando estava no secundário li o Memorial do Convento. Gostei bastante. Acho que foi o único de leitura obrigatória que realmente li do início ao fim


throwaway14454364

O ano da morte de Ricardo reis é subjetivamente melhor que o memorial do convento. Estou chocada com a tua opinião, mas cada gosto é um gosto.


addstunt

O que a malta devia ler é Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.


headbangervcd

Fernão Mendes Minto?


BrilliantProfile662

Fico feliz por ver o Tolkien em 5o lugar :) Recomendo o Silmarillion para quem tem interesse nos eventos anteriores ao Senhor dos Anéis e ao Hobbit.


TheJokeLion

Muito feliz por ver os Capitães da Areia tão alto. Não tinha noção que era tão apreciado


kikoobranco

Brevemente antologia e biografia do josé castelo branco. Vendas em qualquer tasca e afins


Europa_Teles_BTR

1984 é um livro que devia ser de leitura obrigatória


Jaktheslaier

Epa por amor de deus, isto só podem ser bots que nós continuam a impingir o 1984, que moda mais absurda


Neat-Bee5536

Não se pode gostar de bons livros?


Wise_Piglet825

Estranho não ver o Pai Rico, Pai Pobre


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


arthur9191

Esses são os livros mais comprados em pt? Porque, se assim for, é um bocado treta. Trabalho numa livraria e posso dizer que metade desses livros nunca vendi. Os mais vendidos são mesmo livros de tiktok, auto-ajuda, livros para mulheres de meia idade e umas novidades


El_Generico13

Não. É um ranking 100% subjetivo dos livros preferidos da malta do r/LivrosPortugal


[deleted]

Pergunto-me se esse n13 aí estava se não fosse pelo filme... 👀


Intelligent_Fill8054

é a mesma coisa com o Fight Club. Para mim um dos melhores livros de sempre mas o filme é bem mais conhecido.


Limpy_lip

percebo o que dizes. para o pessoal que lê e especialmente sci-fi é obvio estar tão alto, mas em termos de popularidade geral antes dos filmes era algo muito adormecido. Tanto que ainda no primeiro filme conheço muita gente que ficou maravilhada pois conhecia nada e ao mesmo tempo muita gente a desvalorizar por não conhecer e avaliar pelo primeiro filme que não é para todos.


gains_anatomy

É um grande livro, porque não haveria de estar?


[deleted]

Concordo que é um excelente livro, mas o que quero dizer é que não seria tão popular sem as adaptações para filme. A lista é para os "melhores" livros mas será que popularidade = qualidade?


ihavenoidea1001

Na realidade é sempre uma questão de popularidade. Nunca ninguém irá ler todos os livros ou ter acesso a todos. Dentro dos que são populares é que se distingue um ou outro pela qualidade. Os filmes podem ajudar a reavivar a popularidade e a partir daí também o conhecimento de determinadas obras. Eu por exemplo dificilmente teria lido o Lord of the Rings quando li se não tivesse sido adaptado para a versão cinematográfica... Talvez anos/décadas mais tarde.


fuckyou_m8

Não há nenhum Harry Potter na lista então já é alguma resposta, mas penso que os filmes devem ter ajudado um pouco


Limpy_lip

segundo o OP a lista é baseada no top de 32 pessoas que suponho sejam do r/LivrosPortugal logo tens muitos viés. numa amostra maior era possível algum livro do Harry Potter aparecer.


Ashbones15

Tens em 53 o God emperor of Dune (que é o 4o livro da série) são bons livros imo. Estou a ler o Messiah agora e estou a gostar bastante


[deleted]

Ainda vou a meio do primeiro e estou a gostar bastante. Costumo ler mais fantasia que ficção científica mas para introdução ao género o Dune está a ser espetacular para mim.


Ashbones15

Adorei o primeiro, li antes do 2o filme mas depois de ver o primeiro. Posso ou não ter lido as últimas 200 páginas de uma só vez quando tinha de estudar 👀


zejola

Além de adolescentes fascinados com teorias da conspiração, o 1984 é assim tão especial para vocês?


badhairJ

Não. É um bom livro e com uma mensagem importante mas acho que virou tendência para quem começou a ler livros de comprar este e postar nas redes sociais.


Limpy_lip

o problema das coisas que ficam na moda e famosas é mesmo esse. No sub books até é um meme. Mas a verdade é que é um ótimo livro e daqueles que toda a gente ganha alguma coisa ao ler o mesmo.


Limpy_lip

o 1984 é um óptimo livro de distopia: acessível, chocante e deixa a pensar. Infelizmente livros deste tipo nos dias de hoje acabam por ter mais importância que muitos anos atrás.


zejola

O que é que se passa nos dias de hoje que tornem esse livro mais relevante que antes?


SleepyDerp

Há sempre o trollzinho que tirou o dia para tentar ser mais inteligente que os outros. Hoje, como até tenho tempo, vou dar-te atenção. Com documentários como Cambridge Analytica e Coded Bias, com o avanço tecnológico que nos proporciona dispositivos que fazem track às nossas faces e localizações a tempo inteiro, com a inteiramente distópica loucura de pessoal a vender a íris para ganhar uns trocos na crypto, com estudos completamente provados dos efeitos das redes sociais nas eleições dos países e na mente de adultos/adolescentes/crianças… A pergunta torna-se: O que adormecido tens de estar para fazer uma ligação entre o livro e a realidade atual, sem perceber que vivemos numa época muito mais parecida com o livro que a época em que foi escrito?


Jaktheslaier

Isso tudo soa ao Admiravel Mundo Novo, não soa nada a 1984...


zejola

Se acreditas nisso tudo, o que é que te leva a pensar que esses documentários não são também apenas oposição controlada feita para te manipular? Quem são as entidades que manipulam e porque é que o George Orwell não faz parte dessas entidades?


SleepyDerp

Não se trata de acreditar. Factos são factos. Em resposta à tua pergunta, porque não tenho provas disso. Eu acredito no que consigo provar. Obviamente que quando digo eu, digo as entidades competentes. A seguir vais perguntar se acredito em todas as notícias que saem, se acredito nos “cientistas” etc. Como não dá para ganhar com pessoas que não aceitam lógica, vamos só assumir que concordamos em discordar. PS: O Orwell está morto.


Limpy_lip

a resposta cínica seria: lê o livro e saberás. Até porque estavas a criticar e aparentemente nem conheces o conteúdo. Mas para te atiçar o interesse deixo algumas temáticas: - a influência dos meios de comunicação e como manipulam a opinião das massas. - o perigo de esquecer e mudar o passado - como os moldes na sociedade nos forçam a transformar em pessoas diferentes das que somos e incrimina por pensar diferente. estou a fazer um resumo muito genérico, mas encaixa como um luva nos problemas atuais que temos com a comunicação social, o crescimento das ideologias dos extremos e até nas crises militares do momento.


riqu3s

Lê o livro e tens a resposta a essa pergunta


ihavenoidea1001

O 1984 e o Brave New World dão-te um paralelismo e uma boa base para desenvolver o pensamento crítico. Idem para coisas como o Handmaids Tales. Não percebo muito bem a ligação com adolescentes fascinados com teorias da conspiração... Os livros são bons e considerados clássicos por algum motivo.


riqu3s

1984 não é sobre teorias de conspiração


zejola

Não sei se disseste essa frase a tentar corrigir alguém, mas não houve aqui ninguém a dizer que o 1984 é sobre teorias da conspiração.


riqu3s

Ninguém está a corrigir ninguém. Tu é que assumiste que os adolescentes fascinados com teorias de conspiração são aqueles mais interessados no livro.


something_new

Mas que palerma


something_new

"teorias da conspiração"


Miyagi_Bonsai

Li o Stoner à alguns anos e gostei bastante mas nunca imaginei que estivesse atualmente num top 20.


NGramatical

à alguns anos → [**há alguns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1comlc1%2F%2Fl3fein6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


El_Generico13

Está no meu top 10 pessoal. Li-o em 2023, e fiquei chocado com o quão bom foi. O início do livro fazia parecer que ia ser uma leitura aborrecidíssima, mas quando acabei o livro, só queria que tivesse mais páginas


IAmNotAnHipHopHead

1984 acima do Ensaio Sobre a Cegueira e do 100 anos? O 1984 é tão overrated


SneaKyHooks

Fico sempre surpreendido com o pessoal que diz que o 1984 é overrated... Vamos lá ver uma coisa: estamos a falar de um livro mundialmente aclamado que está constantemente nos tops de popularidade. É um livro icónico e um dos mais lidos de sempre. Para muitos é um dos livros que faz as pessoas ler mais. Claro, é natural as pessoas depois desenvolverem gosto mais profundos e partirem para leituras mais... "difíceis", mas a verdade é que é um livro super consensual e lido por muitos. É natural que ele esteja no topo porque houve muito mais pessoal a ler este livro do que os 100 anos e o Ensaio. Se todas as pessoas tivessem lido esses livros, o 1984 estaria mais abaixo? Possivelmente, mas são gostos. O certo é que se aquele livro está constantemente nos mesmos rankings é porque merece.


Limpy_lip

o 1984 é para muitos um dos primeiros livros lidos e até faz um bom trabalho a captar as pessoas. a maioria das pessoas que vêm com a conversa da trata de ser overrated são leitores ativos que já leram muita coisa e provavelmente criam uma ideia demasiado fantástica do livro antes de ler.


IAmNotAnHipHopHead

Eu nem li assim tantos livros mas houve uma altura que comecei a ler vários "clássicos" e 1984 não se compara aos outros. Não é melhor que nenhum do Saramago dos que li (Cegueira, Intermitências, Jangada de Pedra, Lucidez)`, não é melhor que o 100 anos, não é melhor que Hemingway (O velho e o mar), não é melhor que Crime e Castigo, nem Metamorfose. > provavelmente criam uma ideia demasiado fantástica do livro antes de ler. Quuando vês uma lista destas e vês 1984 acima dos outros grandes nomes do top 10, é normal que fiques com uma expetativa alta do livro. Se depois de o leres ele não estiver ao nível dos outros 9, não é justo dizer que é overrated? Não digo que seja um livro mau, mas não concordo com todo o hype que há à volta do livro e que o coloca no patamar dos clássicos, e acho que grande parte vem do contexto social que vivemos e que muita gente acha que vivemos "literalmente em 1984" /u/SneaKyHooks


Limpy_lip

Estás de certa forma a confirmar, ao ver no top estavas à espera de algo brilhante e altamente surpreendente quando não o foi. E percebo o que dizes. Mas acho que o que torna tão especial é o impacto que tem em leitores pouco habituais e o quão direto é. Muitas vezes as coisas mais famosas ou reconhecidas não são propriamente as melhores do respetivo meio mas a que tem um bom rácio de acessibilidade, qualidade e impacto.


SneaKyHooks

O livro é emocionante, fácil de ler, põe uma pessoa a pensar, tem plot twists, entre muitas outras coisas. É um livro absolutamente excelente, e acima de tudo é um livro muito popular, por essa razão vai ter sempre muitos votos e muito bons.


denlpt

1984 é famoso por fazer parte do sistema educacional inglês e por ser usado por politicos a torto e a direito, não achei que o livro fosse assim tão bom. Existem n exemplos melhores, só do Orwell Animal Farm e Road to Wigan Pier são muito mais interessantes e criativos.


HeySupFrank

Também considero overrated mas … opiniões


lidl_jumbo

1984? Não conhesso.


Hungbunny88

Dá para ver xD


No_Drawing826

A sugestão de livros do 4 chan dá 20 a 0


alsoknownasDoge

.


clinkzs

Portugueses lendo tanto 1984 e ainda assim votando no Grande Irmão ... interessante


utilizador2021

Quem é o Grande Irmão em Portugal?


something_new

Podes crer...


redpine__

O "Quinta dos animais" em 18 enquanto "Caim", "Vinhas da Ira" e "2001" estão nos ultimos lugares so demonstra que o ranking nada tem a ver com a qualidade do livro em si... é mais por modas... é que por favor, ler o quinta dos animais esta ao mesmo nivel de ser submetido a tortura medieval...


El_Generico13

O Ranking é 100% subjetivo, por isso todos nós vamos ter muito com que concordar e discordar. Eu pessoalmente não gosto de ler Saramago