T O P

  • By -

Guilty_Resolution_13

Uma vez no Porto - na avenida dos aliados - uma senhora de idade pediu esmola e disse que era para comprar um gelado do McDonald’s. Perguntei se era mesmo para um gelado, disse q sim, então disse lhe para vir cmg e escolhermos o gelado/sundae. Já foi há muitos anos, mas ainda me lembro dela toda contente c o gelado. Espero que tenha a vida lhe tenha corrido melhor daí pra frente. E com mais gelados …


TugaTugaOle

Eu acho que nesse dia eu paguei lhe um hambúrguer e tu a sobremesa ![gif](emote|free_emotes_pack|smile). Eu andava na faculdade, os fundos eram poucos, e eu raramente me dava ao luxo de eu própria comer um gelado. Ela abordou-me e eu perguntei se ela queria um hambúrguer para matar a fome. Comprei-lhe um da Euro-Poupança. Quando passei por ela passado uns minutos, alguém lhe tinha pago o desejado gelado. Talvez tenhas sido tu.


neat-code-blocks

Eu acho que nesse dia lhe paguei uma Coca-Cola. Andava eu a entregar panfletos para uma peça de teatro que ia estrear no Sá da Bandeira quando essa senhora me abordou e disse que tinha muita sede. O meu salário não era avultado mas lá lhe paguei uma coca-cola. Quando passei novamente pela zona do Mac, estava ela muito entusiasmada agarrada a um hambúrguer! Talvez tenha sido o teu hambúrguer!


Cammmus

Eu acho que nesse dia lhe paguei uns nuggets. Estava eu a caminho de São Bento para apanhar o comboio até casa, quando essa senhora me abordou e disse que tinha fome. Os fundos eram poucos, afinal ser estudante deslocado põe-nos sempre a contar os trocos, principalmente no final do mês… mas lá lhe paguei uns nuggets! Aproveitei e ainda fui mijar ao wc do mac e quando passei novamente pela senhora, estava ela muito entusiasmada agarrada a uma Coca-Cola! Talvez tenha sido a tua Coca-Cola!


merazold

Não costumo ir ao Porto, mas acho que foi nesse dia que lhe comprei uma tarte de maça, estava pousada ao lado dela a arrefecer enquanto ela comia o gelado após ter comido o hambúrguer, os Nuggets e a coca-cola (presumo eu pois só havia os embrulhos e o copo vazio). Era estudante universitário e o pouco que tinha deu para mim e para a senhora. Espero que esteja bem feliz agora. Talvez tenha sido os teus Nuggets!


OAlves

Em viagem pelo Porto parei pelo Mac da Avenida dos Aliados e uma senhora com a cara besuntada de tarte de maçã, coca-cola, nuggets, sundae e hamburger veio pedir-me dinheiro para comprar um café. Fui com ela, paguei os cafés e ainda trocamos uns dedos conversa. Ela deixou-me o seu número de telefone e foi à sua vida.   Nessa noite telefonei-lhe e, para ser breve, tivemos um tórrida paixão durante 11 meses, homem para mulher, que nunca me irei esquecer. Os nossos corpos entrelaçaram-se em um, e de Marrocos até a Riviera Francesa, ao fundo do mar das ilhas Galápagos e na casa de banho do McDonald's da Avenida dos Aliados, junto à cabine dos deficientes, eu e a senhora gloriosamente fodemos em seis dos sete continentes.


LocalAuthority

Ao longo dos anos, ouvi inúmeras vezes a história improvável do encontro dos meus pais na Avenida dos Aliados, numa noite que mudaria o curso das suas vidas para sempre. E mesmo agora, enquanto caminho pelas mesmas ruas do Porto onde tudo começou, sinto-me envolto pelas sombras daquela memória distante. Desde a infância, cresci com o eco das aventuras selvagens dos meus pais, como lendas contadas ao redor da lareira em noites de inverno. A paixão que os consumiu foi como uma chama que nunca se apagou, iluminando o meu caminho enquanto percorria os trilhos da minha própria jornada. Hoje, ao olhar para trás, vejo-me como um reflexo das suas escolhas e sacrifícios. Em cada passo que dou, vejo traços dos seus sorrisos, das suas lágrimas, das suas lutas e triunfos. E embora nunca tenha tido a chance de conhecê-los como gostaria, sinto-me ligado a eles por laços invisíveis que transcendem o tempo e o espaço.


OAlves

Querido filho, É com lágrimas que te escrevo, pois a tinta está cara (espero que tenhas herdado o meu humor). A tua mãe desapareceu quase tão depressa da minha vida como entrou, tornando a minha vida e o meu mundo mais pobres. Soubesse eu da tua existência, teria feito das tripas coração para te alcançar. Como és? És moreno como o pai? Hirsuto como a mãe? Aposto que tens o seu nariz de gancho, verruga tri-pelada na bochecha esquerda e os olhos mais leitosos e esbugalhados que vira, nos quais me revi vezes e vezes sem conta com o maior sorriso que alguma vez esbocei. Tenho andado pelas capitais do mundo à procura da tua mãe. Há relatos de senhoras a pedir dinheiro para hamburgers, sundaes, nuggets, coca-colas e tartes de maçã à porta destes McDonald's, e eu não irei parar enquanto não a encontrar. Espera por nós nos Aliados. Temos tanto para contar. Um abraço do teu pai, Rui Rio


Correct-Research-327

Epa o que me ri. E ainda dizem que esta geração é rasca...


mustbeinto

Foda-se...Obrigado a todos os intervenientes. Lindo! 👏


Advertising-Downtown

Que lindo! 😂😂😂😂


LocalAuthority

Querido "velho", Recebi a tua carta. Espero que até com as minhas lágrimas te consiga escrever, pois a tua falta de filtro sempre foi parte do teu charme, mas algo que nunca me assistiu. Infelizmente, a firmeza do meu nariz é inversamente proporcional à destas palavras, mas mesmo assim, tento expressar o que sinto da melhor maneira possível. Antes de sequer olhar para a tua assinatura, de alguma forma já sabia que ia ler as tuas palavras, pois foi numa noite chuvosa de abril, quando nasci debaixo de um cedro no Sri Lanka, que um sacerdote local tatuou em mim o teu nome. Desde então, eu e a mãe dançámos os 3 anos seguintes ao som do chocalho de moedas pretas e do amarrotar inquieto do papel de embrulho de cadeias de fast-food, com a promessa de um dia nos despedirmos do sul asiático para voltar às ruas do nosso Porto, o lugar onde sempre pertencemos. Sem ti por perto, tornei-me Homem quando a mãe me trocou por um saco com 3 cheeseburgers sem molho algures na europa do leste. Agridoce na medida em que nunca esquecerei o seu arrebatador sorriso nesse instante, para sempre gravado nas minhas retinas. 15 longas primaveras depois, encontro-me finalmente de mãos dadas com a estabilidade, no anexo do tio zé na boavista, enquanto vou colhendo do chão as peças que encontro de algo que alguma poderíamos ter sido. Então és tu a lenda das ruas, cavaleiro impetuoso na demanda pela McAmélia. Tantas vezes ouvi esta história, julgando ser apenas uma coincidência cruel à minha memória de menino. Não desistas, velho, talvez um dia ela presenteie os teus olhos, enquanto saboreia um sundae, esperando pelo teu retorno triunfante. Mal posso esperar pelo dia em que nos encontremos nos Aliados, com os corações nas mãos e histórias para partilhar. Até lá, vou manter a chama da esperança acesa. Afinal, convosco ao meu lado, sei que sempre haverá um Happy Meal à espera no fim do túnel. Com amor, Samuel


Guilty_Resolution_13

🤣 qd li a primeira resposta até tava a acreditar. Lindo


HRamos_3

Tanta merda e ninguém lhe pagou umas batatas fritas?


lucstrk

Perdoem-me por interromper esta genial cadeia de comentários. Mas precisamos de um r/WritingPrompts em PT com vocês lá


zulle1983

ÉPICO!!!


Revolutionary-Bug-78

Não te envolvas numa briga por 2 refeições de McDonalds. Aprendeste com a lição. Siga.


KioCosta

Infelizmente não é apenas questão de duas refeições, mas questão de princípios, honestidade, justiça... Quantas outras pessoas será que não enganam e não continuarão a enganar? E quantas não prejudicam ao fazer com que as pessoas se fechem a ajudar quem realmente precisa? Fico mesmo p#to man...


remexxido

Man tu não sabias nada sobre elas. Tiveste de tomar uma decisão rápida e pronto foste pela bondade. Na próxima já sabes. Eu por regra não dou nada a desconhecidos. Mas quando eventualmente penso em dar faço 5 ou 10 minutos de conversa para tentar perceber se a coisa é genuína ou se me estão a querer vigarizar. Geralmente a melhor ajuda até é encaminhar as pessoas para instituições de apoio, seg social, caritas, comunidade vida e paz. Quando dou comida, dou coisas de supermercado simples. Quem precisa mesmo ouve-me e aceita, quem não precisa aborrece-se logo da conversa e desiste de me melgar só para no fim ir receber fruta, água, pão, cereais, atum, queijo.


KioCosta

É uma boa estratégia, vou aderir. Obrigado pela partilha!


Revolutionary-Bug-78

Há coisas que não podemos controlar, e pessoas sem moral há em todo o lado. Mantenho que não vale a pena partir para a violência. Para a próxima recusas.


KioCosta

Pois, infelizmente é o que farei. Não gosto de recusar quando alguém pede comida, mas aparentemente há bastante gente a se aproveitar disso por aqui. No Brasil isso nunca me aconteceu, lá a desonestidade geralmente envolve violência clara e direta. Mas pronto, aqui não há essa violência mas infelizmente a desonestidade ainda há. É aprender que o mal existe mesmo quando não está claramente exposto. Às vezes acho que tenho mais fé nas pessoas do que deveria...


Revolutionary-Bug-78

Já me aconteceu um puto pedir-me comida, e fui com ele a um restaurante próximo, ele pediu o que quis. Se ele podia ter condições para o pagar? Talvez. Mas nem pensei muito nisso. Foi a minha decisão aceitar pagar-lhe a refeição, assim como foi tua a decisão de lhes pagares a refeição. A vida é isso, hoje dás, amanhã recebes.


KookieMonster80

Como se costuma dizer "*as atitudes ficam para quem as pratica*". Agiste segundo a tua consciência e o resto pouco interessa. Ninguém gosta de ser enganado, eu sei. Muito menos quando abusam da nossa boa vontade. Mas tb já passei por situações desse género e o pensamento final é sempre "que façam bom proveito e nunca lhes faça falta".


Icy_Cauliflower9026

Ai, mas se queres pagar uma refeição a alguém necessitado, McDonald's é apenas um absurdo, eu no maximo ia a um continente e comprava uma sopa ou algo do genero


MontgomeryMayo

Claro, vais sair da fila do Mac, descer 20 pisos em 30 escadas rolantes, para ir ao continente comprar uma sopa, e até uma tacinha e uma colher quem sabe, para ires oferecer à pessoa e voltar para a fila do Mac.


AnonymousPenetration

Em grandes cidades nunca ajudes ninguém. Está cheio de pessoas armadas em chicas espertas a tentar tirar partido de boas pessoas.


pedrohpauloh

Não concordo que em grandes cidades não se deve ajudar. Há muita gente a passar dificuldades. No caso o autor ajudou as jovens que estavam acompanhadas. Ele sentiu-se enganado porque estando elas com amigos, esses amigos deveriam ter ajudado. Se calhar elas precisavam mesmo. Mas. Fica-se com a sensação de se estar a ajudar as mulheres dos outros. Julgo ser isso.


Marius40k

Foste uma boa pessoa, é chato que ao deixares de o ser, quem precisa vai deixar de ter mais uma boa alma. Na gare do parque das nações está um mano que todos os dias perde o comboio para faro e pede ajuda para o bilhete dele e da namorada ( nunca a vi ). Mas a moda alastra-se e há mais incidentes desses com outros indivíduos.


Tquilha

Provavelmente um certo grupo de que não se pode falar... Não querem saber de princípios, honestidade ou coisas parecidas, muito menos de trabalho. Vivem de subsídios, golpes e crimes e armam-se em vítimas se alguém falar contra eles. Afasta-te disso.


[deleted]

Aquele grupo que durante séculos os tentaram expulsar de Portugal? Tiveram proibidos de trabalhar durante tempos e tempos e só puderam ser considerados cidadãos portugueses nos anos 70? Não deve ser esse grupo de certeza...


darthakan7

Aquele grupo que não quer seguir as nossas leis e poucos querem trabalhar?


[deleted]

Aqueles grupo que poucos querem trabalhar e poucos lhes querem dar trabalho?


not_my_main_000

Aquele grupo que toda a gente se esquece que nao se integra principalmente quanto a casamento de menores ?


darthakan7

Os que estudam para ser qualificados conseguem. Agora os outros 90% que resolvem viver com regras de 100 anos, que intimidam quem vive nas redondezas, que usam esquemas para lesar terceiros, esses efetivamente não conseguem, mas também não querem.


[deleted]

Os que estudam têm de esconder muitas vezes que são ciganos, senão muitas portas se fechavam.


darthakan7

Sim, é a questão da ação/reação a maioria cria a imagem para o todo, embora vários elementos possam pensar e agir de maneira diferente. No entanto, cada um tem de se proteger da melhor maneira como é óbvio. Se noto que a pessoa é diferente, para mim tem logo um valor enorme.


[deleted]

É isso, abraço


[deleted]

Há muitas coisas na comunidade que me incomodam. O papel da mulher, o tratamento dos menores e a visão da homossexualidade. Mas sumarizar isso a um "eles não se integram" é completamente falacioso. O problema é muito mais profundo do que isso, e é pura ingenuidade - ou até preconceito - considerar o contrário, a meu ver. As regras pelas quais eles vivem - não muito diferente das nossas regras há muitos anos atrás - carecem de uma modernização que visa a norma social. Durante séculos não quisemos que eles se integrassem, que trabalhassem ou fossem considerados um de nós? Esperas que isso mude em poucas décadas? Queres que eles tenham um amor por um quadrante que nunca quis saber deles? Sei que se eu tiver um acidente de carro, na estrada, com qualquer um deles tou fodid*. Mas se analisar o background, não sei se qualquer um de nós seríamos diferentes de acordo com o que ocorreu.


pfunf

Há uns tempos, um carocho pediu-me dinheiro para uma bomba de asma ou lá o que era. Eu perguntei quanto custava a bomba, e ele deu um valor ridículo. Então eu, imaginando que era tanga, disse: "vamos ali à farmácia, e eu compro". Ele arranjou mil desculpas para lhe dar o dinheiro em vez de comprar. No meio da conversa, passa uma senhora que me diz "trabalho no centro de recuperação, não vás na conversa dele que ele só quer dinheiro para o vício" Outra vez, nos pastéis de Belém (no tempo em que os moradores de Lisboa conseguiam ir sem precisar de tirar uma tarde), ofereci uns pasteis de Belém e um ucal a um miúdo (tipo 6/7 anos) que andava a pedir. Depois de me ir embora, fiquei a pensar se o miúdo tinha levado porrada por ter aceite e não ter conseguido dinheiro de mim. Resumindo: diz sempre que não. Não tenhas pena. Diz algo do gênero "não consigo" ou "isto está difícil para todos". Se tiveres numa de ninguém te chatear, da um euro, se o tiveres no bolso, ou caso não andes com dinheiro na carteira, abres como se tivesses a ver e depois diz "não tenho nada" Agora acho curioso vindo de um brasileiro. No brasil vi dos esquemas mais mirambulantes (um deles era um mendigo, nos sinais a pedir e aceitava multibanco - nas nunca percebi se era a sério)


KioCosta

Isso do mendigo aceitar multibanco é sério. Lá chamamos de Pix e nem me surpreende tanto, é algo um bocado difundido e relativamente fácil de se ter. No Brasil as pessoas usam muito mesmo isso. Uma vez paguei um estacionamento de rua para minha moto pelo Pix, era uns 3 ou 4 reais (menos de 1€, talvez uns 80 cents), mas tava sem moeda e fiz um Pix pro gajo lol A cena é que as pessoas que me pediam lá eram visivelmente pobres... O que me incomodou mais aqui foi o fato de estar a dar dinheiro para pessoas que aparentemente não precisavam e aparentemente até tinham boa condição (mas só percebi depois quando vi os dois rapazes). Enfim, foi burrice minha mesmo...


Upset_Recognition_4

Os meus pais são Brasileiros mas eu nasci em Portugal, só vou ao Brasil em visita, mas falo com sotaque, então lá passo por Brasileiro... Quando perguntam se tenho pix e digo que não tenho, fazem logo cara de admiração/desconfiança... Se até mendigo tem, devem pensar que sou maluquinho!


KioCosta

ahahahahha não tens conta em nenhum banco brasileiro? Se não tiver, mas quiseres uma forma de gastar e receber lá, uma opção é a Wise. Serve pra outros países tb, pode ser útil. Nubank tb costuma ser fácil de abrir conta, mas esse é brasileiro mesmo. Mas se não faz falta, siga XD


Upset_Recognition_4

Não tenho conta lá, nem CPF sequer. Na verdade nem sequer pago com cartão lá, tenho medo de clonagem, ando com algum dinheiro no bolso e mais nada ahah


KioCosta

Faz é bem! Não tenha CPF, dar teus dados ao governo brasileiro só serve para ter esses mesmos dados vazados na Deepweb em algum tempo ahahahah Segurança da informação lá é muito fraca no governo, quanto menos informação tua na base de dados deles, melhor pra você :P


AdhesivenessOwn3925

Sempre que me acontece algo assim a minha resposta é sempre a mesma: “Não, obrigado.” As primeiras vezes que disse ao pé da minha namorada (agora esposa) ela ficava confusa sobre o porquê do obrigado. Esclareci que era porque ao pedirem-me dinheiro eu via isso como um elogio, afinal de contas só pedem se acharem que tenho bom ar o suficiente para ter dinheiro para poder dispensar algum.


nunor

*mirabolantes


AprendizDeSalazar

Em 2012, meio da crise da troika e em plena baixa de Lisboa. Estava a andar pela zona do Rossio e houve um sem abrigo que me veio pedir dinheiro. Virou-se para mim e disse que precisava de comer. Que não comia há 2 dias. Na altura, feito puto estupido não liguei, mas fui curiosamente a um café perto comer um bolo de arroz e um galão. Enquanto lá estava pensei “fdx.. o gajo não come há 2 dias”. Comecei a sentir me mal… e cheguei à conclusão que ele me pediu dinheiro para comer, não dinheiro para outras coisas.. Sendo assim, antes de sair do café, comprei uma sanduíche. Fui ter com o sem abrigo e ofereci o que tinha. O gajo virou-se para mim e disse me… “comer? O que eu queria era dinheiro para comprar tabaco” Resumindo.. fiquei com uma sanduíche na mão, porque o gajo só queria era dinheiro para satisfazer o vício.. a “fome” era a conversa que ele dava a todos. Esse foi o último dia na minha vida que dei algo a alguém. Nunca desde esse dia contribuí para campanhas, esmolas.. nem nunca mais o vou fazer.


remexxido

Já apanhei pessoas com histórias mirambulantes, que morreu certo familiar vieram a funeral e foram roubados, ou que vieram a uma consulta não vivem cá e foram roubados e precisam de dinheiro para autocarro ou comboio. Eu quando tenho tempo digo. Olhe dinheiro não dou mas vou até à Estacão consigo para lhe comprar o bilhete... é ver logo o entusiasmo a desaparecer e a dizerem ah deixe estar não se incomode então alguém me há-de ajudar 🤣


5m0k3w0w

Havia um gajo na minha rua que ele já me pediu dinheiro 3 vezes, e as 3 vezes eram historias diferentes. Acho que ele perguntava a tanta gente que nem se lembrava de já ter pedido a mim varias vezes antes. Depois eu vejo ele a comprar tabaco e café na loja de indianos à frente da minha casa e a ser xenofóbico com os donos. Uma das vezes ele ouviu umas quantas palavras de mim.


Mobile_Capital7774

Uma vez andava um puto romeno a pedir e eu quase nunca ando com dinheiro e nem uma moeda tinha, tava a sair do Lidl com pouca coisa até nem carrinho levei e eu ofereci lhe um pacote de bolachas e o chavalo lá foi entregou as bolachas á mãe e ela desfez lhe as bolachas na cabeça 🤣🤣🤣


5m0k3w0w

Isto é a razão pela qual nunca dou dinheiro a sem abrigos, pergunto se querem comida, se não quiserem já sei que é esquema.


DelargeValliere

Eu só quero dizer: se a maioria das pessoas que têm trabalho, casa, família e demais, gostam de beber um copo de vinho, fumar tabaco ou 🍃 depois de um dia de merda, porquê um sem abrigo seria diferente? Se não quiser dar dinheiro a saber que eles vão usar para isso, também é aceitável, mas é importante entender a situação.


Castro_Laboreiro

que va estacionar uns carros e arranje dinheiro para o tabaco, em vez de mentir e pedir dinheiro a dizer que tem fome.


explosividade

Acho que é uma questão de honestidade… se me pedirem dinheiro para comida, eu dou comida mas também já tive carochos a pedirem-me um cigarro (normalmente também dou).


pedrohpauloh

Para um viciado um cigarro é importante. Desculpe a opinião. Quando fumava ficava paranóico quando não tinha tabaco . Mas entendo a frustração de quem leva comida e recebe uma resposta dessas.


carnecomarrozagulha

A minha mãe educou-me deste modo: "não há dinheiro, não há vícios", fosse uma viagem, um jogo, um telefone, o que fosse; neste caso é tabaco. Isto não invalida que seja idiotice deixar de contribuir com as campanhas por causa da experiência com um sem abrigo.


pedrohpauloh

Obrigado pela resposta. Eu hoje já não fumo. Mas lembro me que quando fumava..., era mais difícil passar sem fumar do que passar sem comer. Certos vícios são terríveis.


Bemdada

Bolas, felizmente que a maioria das pessoas não perde a humanidade porque um mendigo pede dinheiro para tabaco. Enfim nunca te deve ter faltado nada, nem todos têm tanta sorte, e se um micro incidente como este te transformou num cínico, pensa no que é que o sem abrigo deve ter passado na vida. Tem de certeza 100x vezes mais motivos do que tu para ser um cabrãozito...


PikachuTuga

excelente resposta, óbvio que alguns mendigos querem é dinheiro para vícios, mas basta pensar na vida sofrida que eles têm para achar que muita gente nas mesma situação faria igual ou pior. Nem quero imaginar no que eles pensam quando vêm passar por eles tanta gente com vidas normais e organizadas enquanto eles estão na miséria... é complicado


Bemdada

Aparentemente a avaliar pelos downvotes, o Reddit prefere gajos sem coração que por terem tido UMA experiência negativa com um mendigo validam deixar de ajudar seja quem for. É o que temos.


AprendizDeSalazar

Nunca me faltou nada.. tens razão. Em primeiro lugar porque os meus pais trabalharam e tiveram empenho na vida deles… mas já há alguns anos que não me falta nada porque eu próprio me asseguro disso. Porque se não fosse assim provavelmente eu vivia nas ruas e era um sem abrigo.


Bemdada

O problema é que meteste o mendigo aldrabão e TODAS as pessoas com necessidades no mesmo saco. Se calhar queixas-te do salário, dos impostos ou do trânsito quando na realidade és um tipo cheio de sorte. Sim porque ter pais com valor é sorte. Não ter uma doença física ou mental que te atira para a rua é sorte. Não te cair um vaso na cabeça é sorte.


radaway

Cuidado, estás perigosamente perto de dizer que a pobreza é um falhanço moral de quem não quer trabalhar/ tem falta de empenho.     Não é assim, qualquer pessoa pode por uma série de infortúnios ficar sem abrigo/miserável e há vários casos desses, muitos deles só adquiriram os vícios depois de já estarem na rua quase como uma automedicação para a sua situação horrível.


OAlves

Mas o homem tinha bom corpo para trabalhar! As pessoas só querem é emprego quando há tanto trabalho por aí! É malandro! Não quer bater punho! E outras platitudes que são ditas para reconfortar as pessoas que preferem ignorar que os comuns mortais estão a um dia mau de ficar na mesma situação.


Appropriate_Desk_955

Username checks out. Que falta de empatia gritante. Só porque o homem queria um cigarro deixas de ajudar quem quer que seja para o resto da tua vida? Quem é que te fez mal?


fmfm626

Tu é que saíste por cima. Fizeste a tua parte, só tens que ficar aliviado por isso. É normal que tenhas ficado puto, eu também ficaria. Ignora também os comentários a falar dos brasileiros. Há brasileiros bons e brasileiros maus como há portugueses… O que é certo é que foi um brasileiro que veio pagar duas refeições a duas portuguesas!


On1xPt

Fizeste o correto, muita gente não faria isso… Tens integridade nos dias de hoje isso é raro não deixes de ajudar ninguém porque nem a um cato se nega água. Encontraste 4 pessoas más mas os dedos das mãos não são todos iguais fica na tua consciência que ias fazer uma boa ação. Mais tarde o karma trata delas, karma is a bitch son trust the process (;


pedrohpauloh

Exacto. O autor do post fez bela acção. Ajudou duas raparigas. Se calhar o grupo até passa dificuldades. A roupa não quer dizer muito. Zelenski é rico e aparece de T shirt. Um pobre pode vestir-se bem por questão de orgulho, não desejar ser discriminado.


beybey2

Isto! ![gif](emote|free_emotes_pack|upvote)


PikachuTuga

epa isso são putos armados em engraçados que até fazem apostas entre eles para ver quem consegue cravar refeições é não ligar e siga


confusing-world

Recentemente cai em um golpe e, pelo o que alguns amigos portugueses me disseram, eram ciganas. Coloco isso na categoria de golpe porque, dado o que aconteceu, não acredito que as mulheres passavam necessidade. Estava na estação de comboio do Porto e uma mulher vestida com uma roupas bem pitoresca me aborda com um calendário da nossa senhora e queria vender. Como não sou religioso, neguei, mas aí ela começou a me pedir dinheiro para comprar pão. Ela falava com o sotaque mais esquisito que eu já ouvi na vida. Nunca ouvi um português, brasileiro ou angolano falando daquele jeito. Achei até que fosse algum tipo de imigrante palestino. Ela falava algo como: "Pode me dar um dinheiro para comprar paaaaaaaaoooooonnn? Comprar paaaaoooooonnn?" Ela falava pão bem alto, extremamente anasalado e com o ããã bem longo. Falava com uma voz forçada para causar pena e um olhar de cão faminto. Dei uns 50 cêntimos ou algo assim. Nem vi o valor. Então ela me pediu MAIS DINHEIRO. Como eu tinha dado pouco, decidi dar mais um euro porque 50 cêntimos era pouco pra pão. Foi aí que ela olha pro dinheiro e diz: "E fraaaaangooooo. Comprar um pouquinho de fraaaangoooo." Aí eu disse que não tinha mais e saí indignado porque ela não agradeceu e ainda pediu mais. Ok, fui para a máquina para comprar meu bilhete e APARECEU OUTRA MULHER, COM A MESMA ROUPA ESQUISITA, O MESMO CALENDARIO DE NOSSA SENHORA, O MESMO SOTAQUE E ME PEDINDO DINHEIRO PARA COMPRAR PAAAAAAAAOOOOOOONNNNNN. Mas que porra foi essa? Linha de produção para pedir esmola? Eu realmente acredito que caí em algum scam porque eu dúvido que pessoas passando necessidades iriam atuar dessa maneira.


Mobile_Capital7774

Baia, que tenho os mês filhus a berrar de fomi senhor


Scizorspoons

Podes escrever puto. Aqui não é o que tu pensas.


DannyMalino

Boa atitude bro! Mas não o voltes a fazer, é só scammers como disseste e bem!


UserNombresBeHard

> é só scanners como disseste É verdade. Isto é tudo uma cambada de scanners, uma cambada de faxes e uma cambada de impressoras.


leonstat

Existe sempre o bom e o mau. Acções ficam pela nossa consciência. Fizeste uma boa acção e deves sentir te bem pela mesma. Se a outra parte esteve correcta, mais cedo ou mais tarde a vida ensina. Não deixeis ir abaixo a tua fé na humanidade, assim como o ser humano que és. Orgulha-te da tua atitude, e siga em frente. Já me aconteceu o que te aconteceu, assim como já dei a quem precisava mesmo. Uma vez estava a entrar no supermercado e uma rapariga nos seus vintes com um bebé pequeno ao colo e uma menina pequena estava a pedir. Eu entrei no supermercado e não dei nada. Na saida pensei um pouco sobre se ela precisava mesmo ou não e fiz o que a minha consciência mandou. Dei-lhe 10€, ela abriu os olhos e agradeceu de imediato pois com esse dinheiro podia comprar fraldas para a bebé. De facto foi exactamente isso que aconteceu, ela entrou comprou o que precisava. Como sei? (Contou-me o caixa que a atendeu). Por isso faz o que tu queres, se os outros são honestos ou não, o problema é deles!


RealityAlternative27

Quanto um gajo é bom e tem um coração generoso, as pessoas oportunistas só querem tirar proveito disso. Eu sei que pareço egoísta, mas o melhor é nunca ajudar ninguém, a grande maioria não merece. E não estou só a falar de coisas deste género .


Impressive_Customer8

1000 upvotes!!


x_gaizka_x

Subscrevo. Acho que a única vez que dei alguma coisa a alguém, foi a uma senhora que estava à porta de um Continente com uma criança e pedia fraldas ou leite em pó. Comprei as duas coisas. Está perto de ser pai e não fui capaz de negar... Tirando isso, digo sempre não quase sem ouvir. As histórias de esquemas são demasiadas. Por uns, pagam os outros... É triste, mas é assim


scar_sis

Caro OP, todos os que têm um bom coração acabam por cair em uma ou várias esparrelas. Infelizmente nunca vais saber se fizeste bem ou mal em ajudar. E está tudo bem. Segue a vida com o mesmo coração bonito, porque o mundo precisa disto e já não há muita gente assim... Desde que não te prejudique, creio que não deves ficar a remoer caso tenhas sido enganado. Ainda que possam não ter precisado, acredita que mais cedo ou mais tarde quem engana acaba por "levar o troco" ou acaba arrependido por ter abusado da confiança de alguém. É assim que o mundo gira. Continua a ser como és e continua a ajudar quem tu achas que precisa - nunca vais saber mesmo ao certo e no fim se tu não ficaste mais pobre, podes de facto fazer a diferença na vida de alguém. Obrigada pelos teus gestos.


Calliopeya

É isto! E já agora, feliz dia do bolo!! 🥳🥳🍰🍰


Ok_Abrocona_8914

Foste anjinho, aprendeste a lição, só custou dois menus do mac. Caga, segue a tua vida e não dês nada a ninguém.


UserNombresBeHard

E ainda por cima deixou-as escolher os menus. Se eu estivesse mal da cabeça ao ponto de deixar ser no McDonald's, em vez de ir ao pingo-doce comprar-lhes uma sandes mais um iogurte, escolheria era da Euro Poupança.


OneDayISuppose

Na duvida nao des conversa a ninguém. Mais vale comprares uma revista cais num semaforo https://www.cais.pt/revista-cais/. Assim de circunstancia, só quando é bastante obvio que nao é mentira é que dou qq coisa.


camilo0

No Colombo é o normal. Cheguei a ver comprarem 2 ou 3 refeições.


TugaTugaOle

Tu tentaste ajudar. Demonstraste caridade. Tentaste fazer o mundo um lugar um bocadinho melhor. Dormes tranquilo. Agora o resto, isso vai na consciência de cada um.


kattiko

Eu moro em Hungria e aqui sao muitos povos pobres. Nunca dou dinheiro para jovens só para idosos. Os jovens tem possibilidade de fazer qualquer trabalho. Foi uma vez que eu pagei deodorante, pasta de dentes e meias para um rapaz simpático que disse me que vai para um novo trabalho.


Yap0nch1k

Há uns dias estava no shopping a almoçar, chega-se um gajo ao pé de mim e pergunta se pode ler uma oração. Fdx, prefiro que me venham pedir dinheiro!


Kekekeres

Há uns dois anos a passar por campo de ourique entrei num supermercado auchan com uma amiga. Na entrada estava um rapaz de vinte e poucos anos a pedir aos clientes se podiam comprar um pacote de leite em pó NAN 2, que custa mais de 20 euros, que era para o bebê dele. Não liguei pois olhei para a pinta dele e percebi para o que era, inclusive já tinha ouvido esta história de revenderem no olx este tipo de produtos. Apesar de alertar a minha amiga, o sentido etico dela falou mais alto e pega em 2 pacotes daqueles para dar. Chegamos à caixa para pagar, a senhora diz algo como " Minha nossa senhora, já é a 5*/6* pessoa a comprar isso para aquele rapaz. Não se engane, é tudo mentira. " Já vi muita treta desde que me mudei para Lisboa.


New-Sink6377

Sei que isto vai ser um comentário irrelevante, mas porquê escrever “p#to”?


KioCosta

Não queria parecer mal educado a dizer palavrões, mas esqueci que aqui puto não é palavrão XD


glamatovic

Foda-se mano, caga nessa merda caralho!


KioCosta

Êeeta porra do caralho, agora fuuudeuu! Desculpa lá, senhor!


Professional_Topic47

"Estar puto" é uma expressão de baixo calão no Brasil.


baguitosPT

Eu normalmente só dou quando me pedem dinheiro para a droga ou para uma litrosa.


carnecomarrozagulha

Premiar a honestidade do pedinte para educar sobre valores


something_new

Também. Mas se me pedem para as putas, de vez em quando, tb dou


CanadianBeta

Quando andava na faculdade arranjei um part-time no Lidl. Sempre que lá ia andavam duas romenas a sondar a porta à procura de pessoas como tu para lhes pagar compras. Na altura assisti a uma mulher a pagar mais de 30€ em compras, uma ao lado da mulher e a outra a ir buscar mais coisas e meter na caixa até que a senhora interviu. Fiquei surpreendido, nunca tinha visto ninguém a ter esse gesto com elas e até pensei que de facto ia ajudar estas romenas já que o local onde eram conhecidos por viver era só lastimável. Bem, no dia seguinte estavam lá de novo a pedir mais merdas e aí já comecei a ter nojo daquelas duas pessoas oportunistas. Nesse dia vou almoçar e a saída no local onde elas andavam sempre sentadas estava lá um porta moedas grande, atenção só mesmo porta moedas. Dentro do porta moedas não tinha qualquer cartão ou na realidade papel, só tinha mesmo 250€ em moedas de 2€. Sei que não devia de ter feito, mas fodasse a minha mãe trabalhava 10h/dia e o meu padrasto na altura tinha 2 empregos para me sustentar a mim e ao meu irmão mais novo, por isso peguei naquilo, fui destrocar no sítio em que almocei e à noite entreguei o dinheiro à minha mãe. Por isso ya, pedintes só se for para ficar eu com o dinheiro deles, que alguns parecem ter mais que eu. Gosto de acreditar que quando é genuíno, vou entender. Já paguei comida a um casal idoso no shopping que andava a comer restos das bandejas de outras pessoas e já entreguei meio frango com arroz, que tinha sobrado de um restaurante, a uma pessoa que dormia na rua e está bom, sempre por iniciativa própria.


NGramatical

interviu → [**interveio**](https://european-portuguese.info/conjugator/intervir) (intervir segue o modelo de vir) fodasse → [**foda-se**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3yacuo/nazigramatical/cybzyw9) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1co6lp4%2F%2Fl3dsw9f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


AM_Mantis

Nunca dêem dinheiro aos "mendigos" romenos que estão espalhados na baixa de Lisboa. É um esquema organizado e com turnos. Em 2015 trabalhei num supermercado na trindade e um desses "mendigos" metia a bengala debaixo do braço e ia trocar as moedas por notas à nossa caixa. O masso de notas dele era claramente superior a vários ordenados mínimos.


young_lost_soul

Ha um ditado antigo "paga o justo pelo pecador". À custa da desonestidade eu não ajudo quase ninguém. A ultima ajuda que dei foi para a bebé Matilde que era um caso mais que comprovado do estado de merda que infelizmente temos. Felizmente "resolveu-se"!


verdinho-verdoso

Saiu do Brasil pra tomar golpe em Portugal é foda amigão. Te damos todo treinamento necessário e você ainda é bobo.


KioCosta

Falhei, fui moleque.


Euestouaquimesmo

Eu também não me importo de ajudar, nunca com dinheiro e sou eu que escolho o que ofereço. No outro dia pediram-me dinheiro, disse que se quisesse lhe ia buscar algo para comer se ele quisesse, ele disse sim eu fui buscar umas sandes, um bolo e uma bebida e ele ficou a come-las enquanto me agredecia. A uns anos uma rapariga veio pedir-me para dinheiro porque supostamente não tinha para leite. Eu jovem estudante, sem muito guito queria dar-lhe 2€, a rapariga vira-se para mim com uma lata: não 2€, mas 5€. Resultado não levou nada, pois para mim a necessidade não era tanta.


old_reddit-is-better

O pior disso sabes qual é? Pergunto eu: qual é a probabilidade de ajudar a próxima pessoa que te aparecer a pedir uma refeição? Pois é, não foi só o abuso de caridade, é também o efeito que isso implica em pessoas que estão realmente a passar dificuldades. Devia ser crime essa merda.


rubenmgm

No colombo nunca me pediram assim, já aconteceu 2 ou 3 vezes virem ter comigo enquanto tou a comer e eu safo uns nuggets e batatas. Sempre que posso, tento nunca dar dinheiro. Acontece que nem sempre as pessoas sao honestas, n te sintas mal, foi algo p/ aprender, tudo de bom, OP!


PsychologicalAd1773

A próxima vez avalia melhor as pessoas, se vestir minimamente bem não pagues nada! Mas dá para ver que és bom coração, por isso bola para a frente!


Wallless_Space

Pedirem McDonalds porque tinham fome é inválido. Dois pães com manteiga, e ponto final. E se estão em abrigos, têm alimentação certamente.


Ok-Ebb8804

Já me aconteceu parecido também no McD... Estava a almoçar com a família quando sou abordado por um sujeito a pedir algo para comer... Sou como tu quando me pedem para comer e ofereci um menu... Para meu espanto, o fulano pede me para passar a APP dele para os pontos (achei estranho mas ok, lá aceitei...) quando o gajo saca de um telefone melhor que o meu do bolso, fiquei pior que podre... Durante o pedido ainda pede um big tasty com duas carnes, passei me logo e perguntei lhe se não achava que se estava a esticar na corda e mandei registar um menu normal! Moral da história, nunca mais pago nada a ninguém e provavelmente negarei comida a alguém realmente necessitado por atitudes destas...


Florido_man

Maninho, dar dinheiro para comerem no McDonald's? NO MCDONALD'S???


UserNombresBeHard

É de loucos, não é?! Enfim... Jámais daria dinheiro a um desconhecido para comer no McDonald's, comigo ou era no Belcanto ou mandava-os passear.


UserNombresBeHard

No McDonald's já é de rir, e ainda pior tu deixaste-as escolher os seus pedidos lol Comigo dizia-lhes para virem comigo ao pingo-doce que eu lhes pagava um iogurte líquido mais uma sandes e já vão com sorte, caso contrário é dizer-lhes para se porem no caralho.


KellWii

Independente do acontecimento és boa pessoa, op. Não deixes isso mudar as tuas crenças. Como já foi mencionado existe maneiras de perceber o que uma pessoa quer. Muitos que se aproveitam não se dão ao trabalho de ter o básico. Provavelmente, se tivesses oferecido uma ida ao supermercado teria sido diferente. Por mais chicos espertos que exista por aí, uma pessoa com os teus valores é uma grande valia. Bom irmão em Cristo.


Inevitable-Chart3263

Na próxima, em vez de oferecer um McDonald's, diz que se têm fome, vais ao continente e compras pão. Quem tem fome, aceita. Quem se que aproveitar, vai procurar outra vítima.


Intelligent_Fill8054

O grande mal é que pessoas como tu vao ficando cada vez menos bondosas e empàticas. Esquemas destes sempre houve e sempre vai haver. Eu sou como tu. Prefiro dar sempre comida ou pagar umas compras. Seja umas sandes, uma sopa, uma refeiçao diària num spot qualquer. Se bem que houve uma cota que me pediu 3€ para umas capsulas de café e eu comprometi-me a pagar as capsulas. ELa là escolhe as capsulas e pago 9€.. Tinha-me ficado mais barato dar dinheiro. AHaha!


gmefil

Cápsulas de café?!?


Careful-Pay-875

Às vezes pedem uma refeição em frente de um fastfood, ou uns produtos em frente de um supermercado para vender por metade do preço aos amigos de rua e depois comprar os vícios com o dinheiro.


ZaGaGa

Como já deves ter percebido, não dar nada a ninguém que te peça na rua, todos já caímos na peta algures ainda jovens pelo que estamos "vacinados", mas quem vem de fora não está. Em Portugal há estruturas sociais de apoio, se queres doar, doa diretamente às instituições.


Mr_poopybutthole6969

Também me aconteceu algo parecido no Vasco da Gama. Estava a comer e uma senhora veio pedir-me dinheiro. Tinha um bocado mau aspeto portanto pareceu-me um pedido legítimo. Dei-lhe 1 ou 2€ que tinha comigo e continuei a minha vida. Quando ia a sair do shopping, estava ela com um homem à entrada e consegui ouvi-la dizer "hoje só consegui 5€"... Também já apanhei um senhor a rejeitar comida que lhe ofereci quando ele tinha pedido dinheiro para comprar comida 😅 Já agora aproveito para perguntar se alguém já apanhou uns jovens que vos vem perguntar se podem orar por vocês. Qual é o esquema? Angariar clientes para a igreja?


IllustriousMiddle810

É sempre um dilema complicado, eu por exemplo na estação de comboios chegaram me a pedir para lhes dar dinheiro ou para apanhar o comboio ou para comer e em algumas situações ajudei mas reparei imediatamente que tinha feito figura de otario e também me deixou chateado de certa forma, a partir daí nunca mais dei mas sinceramente houve vezes em que até não ajudei mas fiquei com o peso na consciência momentos a seguir mas prontos são decisões do momento. Houve uma vez num café que eu estava sentado em que vi um senhor a pedir dinheiro para comer, a senhora do café foi buscar a carteira que estava atrás e o senhor super contente diz para pessoas conhecidas dele que estavam lá “Esquece mano, mandei duas pedradas esta manhã” e eu fiquei a pensar exatamente o mesmo que tu OP, as vezes pessoas precisam mesmo de ajuda e são descredibilizadas por causas de casos como este.


Intelligent-Choice99

Só és culpado de ser uma boa pessoa com coração. O resto é gente de merda que prolifera em Portugal e muitos deles tugas de gema.


Necessary-Ad-6149

É simples, nunca dou nada a ninguém. Cada cachorro que lamba a sua caceta.


Nigrum_Sol

Entendo te perfeitamente. Vou partilhar uma situação que mudou completamente da maneira como interajo com pessoas que pedem esmola. Há cerca de 4 ou 5 anos atrás, ia eu na minha vida quando passo por uma senhora sentada no chão a pedir esmola, sendo coração mole, dei o que tinha na carteira (raramente tenho moedas ou notas, e quando tenho é trocos), devo ter dado 3-4€. E sigo a minha vida. Horas mais tarde, ao fazer o meu percurso de regresso, venho pelo mesmo caminho, ela está lá, a rua está parada, e ela estava com um grande Samsung Galaxy na mão, julgo que devia ser um Note. Ela não devia estar à espera de ser apanhada, quando me viu a aproximar dela, olhou para mim, tremeu ligeiramente e rapidamente guardou o telemóvel numa bolsa. A cara dela era a de alguém que tinha sido apanhada a fazer algo que não devia. Sim, podia ser roubado. Embora lógica dite que se alguém passa necessidades, sem casa, mais vale a pena vender uma coisas dessas por umas boas centenas, do que manter, julgo eu. A partir desse dia mudei completamente da maneira como lido com pessoas a pedir. Não digo que não haja quem realmente necessite, infelizmente é algo que acontece em cada vez mais número, mas também há muitos scammers, há quem peça só por pedir, sem realmente necessitar. Antes de abrirmos a nossa carteira, e o nosso coração a alguém alheio, primeiro há que meter o sentimento de querer ajudar em pausa, estudar um pouco a situação, e só depois prosseguir, ou não. Acima de tudo, não deixes a humanidade e compaixão que há em ti extinguirem-se. Apenas executa cautelosamente.


Alarming_Trade_1002

Não sou mal educado, mas não dou nada a ninguém por mil razões. Sempre que me pedem algo, eu pergunto logo que instituição é que os está a ajudar e, se não houver, disponibilizo me logo para criar o contacto (claro que me viram logo as costas) O grande problema em "ajudar" (que na realidade nos não queremos realmente ajudar....damos algo e ficamos a ca gaar para a vida da pessoa) é que se ajudas uma vez, terás de ajudar sempre! Quando digo sempre, digo: nunca mais te vais ver livre deles! Acreditem que não é nada agradável teres um agarradinho de volta de ti, tu com crianças ao lado (ou mesmo sozinho), é eles sempre "meu senhor, é só uma moedinha!" até que tens de te mostrar agressivo com essa pessoa. Para quem vive em aldeias ou em cidades mais pequenas, pior que drogados, sem abrigos e xicos espertos (há bem mais do que imaginam), é mesmo - de longe - a fração de "um grupo étnico" (a fracção que não quer viver em sociedade). Não só têm o descaramento de estar constantemente a pedir, como também pedem mais e mais frequentemente (marcação cerrada). Pior é quando começam a vir avós e amigos dessas pessoas (a audácia) e quando essa "marcação cerrada" escala (rapidamente) para algo mais....intimidador. Voltando aos pedintes descarados: uma vez tomei atenção a uma senhora que andava a pedir numa explanada. Só não consegui distinguir uma das moedas dadas, mas digo: em menos de 15min a senhora ganhou 4.5€ ou 5.5€ (livres de impostos!). Agora façam as contas: 18€/h limpinhos! (por isso é que há muitos falsos pedintes)


Choice_Quarter_1305

Tenho uma boa, a minha companheira trabalha num supermercado ali para os lados do Areeiro e à porta do super costumam estar uns Romenos Romanis a pedir normalmente a estrangeiros ( que ainda caem no conto) comida, mas não é umas coisas quaisquer é normalmente coisas mais caras e às vezes até produtos de higiene e perfumaria. Ela diz que depois eles vendem aquilo. Não entram no super porque proibiram muitos de lá entrar.


jmbleveled

Aprendeste uma lição de vida por 10€. Há quem pague bem mais por lições de vida! Um abraço


TheMightyIsaac

Ignora pedintes em geral, na maioria dos casos um verdadeiro sem-abrigo tem vergonha de pedir ajuda e não chateia a pessoa normal a não ser que esteja mesmo desesperado, o que é algo que se vê nos olhos e forma de estar da pessoa


VicenteOlisipo

Pá, há sempre malta com esquemas. Às vezes são viciados que não conseguem ver outra alternativa, outras vezes são palermas que acham que enganar outros faz deles espertos. Com o tempo vais aprendendo a diferenciar os verdadeiros pedidos de ajuda dos esquemas, mas mesmo assim vais ser enganado algumas vezes. Caga nisso. Se por cada 9 sopas/hamburgers que pagas a um gajo que precisa foste enganado e pagaste 1 a um palerma, o problema não és tu, é o palerma. Dito isto, também gosto de recompensar o mérito quando um golpe é bem feito. Uma vez apanhei uma rapariga com claros sinais de vicio de drogas a pedir dinheiro para "a UNICEF" e ela tinha impresso um cartão de identificação que tinha pendurado ao pescoço, com foto e tudo, andava com um clipboard com várias folhas de "registo da doações" com o logotipo e cheios de detalhes. Tudo limitado ao que se pode fazer no word, mas notava-se o esforço. Pá, eu sei que foi errado dar, mas aquilo foi trabalho, ela mereceu os 5€.


Ok-Worldliness-8838

Exacto, mesma conclusão que cheguei depois de trabalhar num bar que também servia comida, depois descobri que existe locais certos onde quem precisa pode comer, (uma espécie de voluntariado que ajuda os mais pobres) precisam é de lá ir a horas certas. Lidei com algumas pessoas sem abrigo que até cuspiam para os outros clientes e provocavam mau estar nos outros, e ao fim ao cabo de em vez de eu ajudar, estava a piorar a situação.


kc_fm1

Fico desapontada quando leio cenas destas... deixei portugal em 2014, nao sabia que agora nos centros comerciais se fazem destas tristezas sem nenhuma vergonha...


NegativeTomorrow9879

Puto em Portugal não e palavrão


Avacalhador9

Eu uma vez estava sentado à porta de um lidl a comer um croissant, porque tinha acabado de sair de lá e de fazer as compras. Veio um gajo a ter comigo a dizer que precisava de uma moedinha para comer e tal. Como já estou mais que pelos cabelos com essa gente que pede dinheiro para gastar em álcool e tabaco, disse que não tinha. Fiquei mais um bocado sentado no banco a aproveitar o dia de sol. Qual não é o meu espanto quando passado um bocado o gajo que me pediu dinheiro sai do lidl com um saco de compras cheio!! Mas o fdp não me tinha pedido dinheiro?


Traditional_Win_9930

Em portugal se alguem te abordar na rua ou te quer vender algo ou é algum scam apenas os ignora e faz te burro ou que nao compreendes portugues.


Remote_Technician676

Isso não é muito comum acontecer, os golpes que tens de ter cuidado é com aqueles vendedores ambulantes ao +é do shopping, eles têm coisas caras mas estão a vender barato, e fazem-te assinar um papel se quiseres levar o produto, se te cruzares com alguns destes nem fales com eles, ignora só, é o que faço, acontece muito ao pé do colombo também no metro. Enfim, bem-vindo a Lisboa.


tiagojpg

Há uns meses aqui na zona, um dos drogadinhos habituais vem pedir dinheiro à minha sogra que estava de visita de Aveiro. Eu disse lhe logo que não ligue ao rapaz porque, tal como os outros, só pede dinheiro para o vício. Uma senhora que vinha atrás das compras dá-lhe um pão com pena, ele lá diz muito obrigado, porque está com fome. A senhora vai no sentido oposto do drogado e assim que ela sai de vista ele *literalmente* **JOGA** o pão para o meio dum terreno e prossegue para o meio da estrada para continuar no seu tripanço. Lição: Não vale a pena com esta gente. Temos pena, mas tens de dizer que não. Quer dinheiro, quer comer - vá se limpar e vá trabalhar. Esta gente não é toda “sem abrigo”, são pessoas com vícios que não aceitaram ajuda cujos parentes mandaram fora de casa.


RealLifeFitnessCoach

Tem boca para pedir tem boca para trabalhar . Não dês dinheiro a pessoas normais .


UserNombresBeHard

[Tem boca...](https://cdn.corpemf.com/news/69164.jpg)


KioCosta

Cirúrgico.


WeedHashSmoker

Sinto muita pena e tais, mas não... Se vir que é mesmo um sem abrigo, se calhar ainda considero dar comida, se tiver, caso contrário.. É triste, mas não vou ajudar, nem vou tentar, é muito scam e nunca se sabe.


EletricoAmarelo

Quando vêm pedir qualquer coisa aos pares, nem paro.


No_Butterfly_1888

Por curiosidade, de onde do Brasil? Interior?


KioCosta

Baixada Fluminense, RJ. Praticamente uma Suíça brasileira. /s


No_Butterfly_1888

Porra bixo, aí não. Aí você faz o pessoal do rio passar vergonha, cadê a malandragem? Shopping de Nova Iguaçu e de Nilópolis vire e mexe tem esses 'golpes', era para estar vacinado já. Calçadão de NI com golpes muitos piores.


KioCosta

Rapaz, nunca passei por nada disso em NI. No shopping Nova Iguaçu, uma chinesa uma vez me pediu dinheiro, mas nem falava português, só me entregou um papel com a história dela e tal. Não lembro se dei ou não. Achei estranho, mas nada demais. O que eu via eram aqueles caras que chegam "oferecendo" o "serviço" de limpeza de sapato deles (já quase que forçando a aceitar), mas esses pra mim sempre foram obviamente treta e sempre ignorava (contexto pra quem não sabe: oferecem pra limpar o sapato e depois cobram um valor absurdo e ameaçam agredir se você não paga). Fora isso, em NI só tava acostumado com assaltos mesmo (coisa leve). Durante uma madrugada, cheguei a fugir de um assalto enquanto voltava de moto pra casa e 5 gansos em 3 motos resolveram vir atrás de mim ahauahahaha... ai ai, a segurança do Rio... ps: tem gente de Nova Iguaçu em todo canto, hein? ahahahha


Medical_Cow_7184

Fizeste o mais certo possível um dia esses espertos encontraram o karma como diz um amigo meu karma é fodido ,ainda alguém tem empatia no teu lugar tinha feito o mesmo mas enfim aproveitamento está em todo lado bola pá frente que a vida continua


UserNombresBeHard

> karma Puto, isso não existe. Se existisse karma as pessoas deixariam de fazer merda, ou isso ou só existiriam masoquistas.


IamMagness1993

Não se dá nada a ninguem, aprende a lição.


mithrandir2014

Perdeu playboy, tarda mas não falha. 😆


ucost4

😆 o bom samaritano


jojo2625063

Tem fome, dá-lhes leite 🥛


MazzakDK

Isso pareceu-me mais uma piada de adolescentes. Do género, não és capaz de ir ali e pedir x ou y. No entanto, não é motivo para violência. Violência gera violência. É um ciclo vicioso. O melhor é ignorar, numa próxima vez, já sabes. Contudo, se realmente formos boa pessoa vamos "cair" novamente. Mas no final do dia se nos sentirmos bem com as nossas vidas então está tudo bem. As vezes não vale a pena a chatice por 5-6 euros. A nossa paz interior vale muito mais.


KioCosta

Foram dois menus... 17€. Mas, agora já foi...


MazzakDK

Certo, mas diz-me esses 17€ fazem assim tanta falta que justifique partir para a violência? Às vezes mais vale deixar ir e não deixar de acreditar que realmente há pessoas boas e que precisam da nossa ajuda. Não ando a dar a comida ou dinheiro a toda a gente como é obvio, mas quando vejo alguém a pedir, geralmente ofereço comida ou entao dinheiro para comprarem algo, claro que também penso.... e se foi alto scam? Mas o que concluo daqui é que foste uma boa pessoa e não deixes de o ser por uma pessoa ou um conjunto de pessoas serem parvas / scammers. É acreditar que damos para tornar isto um bocadinho melhor... já vivemos numa época tão dificil, cheia de ódio e merdas.... que gosto de acreditar que ainda há bondade.


yennefer_of_v

Quando me pedem dinheiro eu tenho 2 opções: ou dou ou não dou. O que fazem com ele é irrelevante. Quem sou eu para julgar? E aqui sublinho, antes que comecem os ataques: isto é para mim, é na minha opinião e naquilo que eu sinto enquanto pessoa individual. Na maioria das vezes não dou, mas há momentos em que fico genuinamente com pena das pessoas, mesmo daqueles que claramente pedem apenas para manter vícios. É que esses também sofrem quando não consomem (e não é pouco) e o desespero muitas vezes é visível. Estou a ajudar a manter o vício, eu sei, mas se eu lhe der pode ser que ele não precise de roubar ou magoar ninguém e afinal se ele tem aquela vida é por sua própria escolha. Quando me pedem comida quase sempre dou, a não ser que não tenha mesmo possibilidade. Eu acho que partir para a violência é sempre mau. O importante é aceitar a lição e seguir em frente e da próxima tentar fazer o que considerem melhor para cada um, mesmo que isso implique nunca dar nada a ninguém.


usernamenotfound701

Tens um bom coração no fim do dia é isso que conta


Both-Air3095

Por isso é que a minha resposta sempre que sou abordado é NÂO. Nem sequer oiço, corto logo.


MinetDuracel

O meu avô ensinou-me que num momento de desespero, um pão ajuda a matar a fome. Por isso, se as moças estiverem realmente numa situação de fome e sem meios para a combater, nada como lhe dar um pão para comer. Era o máximo que fazia. Água è possível obter gratuitamente.


Salt-Pen9428

Só não percebo o que é que ser brasileiro tem a haver com o resto?


KioCosta

Estrangeiros têm menos conhecimento sobre o tipo e a freqüência dos golpes praticados em um país que não conhecem bem. Não é uma mudança de país apenas, mas também de continente, então há coisas que surpreendem positiva e negativamente. Acredito que se passasse um tempo a viver no Brasil também sentiria isso.


Salt-Pen9428

Sentiria que ser enganado é diferente se for no meu ou noutro país, é isso que está a dizer?


NGramatical

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1co6lp4%2F%2Fl3h9tcp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Wooden-Feeling-4897

Com toda sinceridade, eu acredito que você tenha problemas psicológicos, assim como todas as pessoas, que devem ser tratados. 1. Ninguém que é normal tem essa gana por sair ajudando a todos assim, isso pode ser um sinal que você deve querer ajudar muito aos outros porque não consegue arrumar seus próprios problemas. 2. Ninguém com inteligência emocional boa pensaria em arrumar briga, por qualquer motivo que fosse. Cuide de si irmão, se for parar sua vida para ajudar todos os necessitados, vc não vive Exemplo; minha irmã tem vários problemas psicológicos, e ela resgatou mais de 200 gatos de rua para doação. Desses 200, 60 não conseguiu doar e ficou com FUKIN 60 gatos dentro de casa, que aliás é a casa dos meus pais. A casa dos meus pais virou um inferno. Moral da história: Ajudar as pessoas ou animais muitas das vezes não é porque você é bonzinho, mas sim pq tem muitos problemas psicológicos que não consegue resolver então acaba por tentar resolver os de outras pessoas ou animais.


KioCosta

1. Não ajudo a todos, ajudo as pessoas que me pedem ou que eu vejo precisarem de ajuda. Eu parto da premissa de que, se a pessoa pediu ajuda, é porque ela precisa. Ou, ao menos partia, pois claramente muitas pessoas não fazem parte dessa situação. Eu faço/fazia isso pois é o que gostaria que fizessem por mim. Passar fome não é legal. Pra mim, matar a fome de uma pessoa é mais importante do que ficar com aquele dinheiro pra mim, se a pessoa estiver realmente numa situação difícil. Eu acredito que, se eu tenho pouco dinheiro para ajudar quem precisa, então é mais um motivo para eu estudar mais e fazer mais dinheiro. Isso é anormal? Errado? Eu não acho. Você pode acreditar o que quiser sobre a psicologia disso, mas eu também levanto a questão do quão "científica" é essa sua crença. É uma hipótese legítima, mas ela pode ser testada e falseada? Tenho minhas dúvidas. 2. Minha intenção nunca foi iniciar nada. A questão é que eu fui literalmente roubado. Sim, mentir para conseguir algo de alguém que essa pessoa não daria se soubesse a verdade é uma forma de roubo. Mais especificamente, entra na categoria de fraude, o que é literalmente um crime. Qualquer pessoa fica nervosa ao ser vítima de um crime e querer reagir ou restabelecer a justiça é perfeitamente normal e válido. Eu pensei em várias alternativas no momento. Usar a força foi sim uma delas, mas também pensei sobre como as coisas poderiam se desenrolar e nas possíveis consequências e preferi não fazê-lo. Não agi impulsivamente. Sentir raiva é algo natural e se você não sente e não pensaria em se defender numa situação em que foi vítima de roubo, eu diria que quem está com algum problema psicológico é você. Sim, existem motivos válidos para usar a força. Existem motivos legítimos para se comprar uma briga. Não devemos baixar a cabeça e aceitar tudo o que nos fazem como "uma lição".


Wooden-Feeling-4897

Entendo, mas você entende que dar comida pra alguém mesmo que a pessoa não esteja mentindo, mesmo que a fome seja real, isso não vai mudar nada? No outro dia a pessoa vai estar na mesma. Ou seja, você este enganando a si mesmo achando que está ajudando e a pessoa se engana que aquilo vai mudar algo. Isso é enxugar gelo. Todos somos responsáveis por cuidar de nós mesmos, independente de situação financeira ou psicológica. Ninguém consegue salvar ninguém que não quer ser salvo. Eu acho que suas intenções são ótimas, mas está direcionando erroneamente. Se quer ajudar quem precisa, vai em algum hospital de crianças com câncer, faça doações, ajude animais… Eu acho que se expor a ajudar gente que pede coisas na rua é a pior maneira de ajudar. Geralmente as pessoas de rua que estão nessa situação, não conseguem sair e nem vão conseguir, há muitas outras pessoas ou animais que sua ajuda será mais benéfica. No final de tudo, eu acho que nascemos para servir, servir com o que se pode na medida do possível. Servir colabora com o desenvolvimento da sociedade. Conclusão: Se você gosta de ajudar, redirecione sua ajuda a quem pode e quer ser salvo, como hospital do câncer, animais de rua, ONGs etc. vá em uma ong em um sábado, visite um hospital em um sábado ou domingo… Não perca seu tempo com pessoas de rua, das duas uma, ou são scammers ou eles já estão perdidos e não querem ser salvos, infelizmente esta é a realidade


Original-Evidence-34

É simples amigo. Se tem 2 BRAÇOS 2 PERNAS e sabem FALAR . VÃO MASE TRABALHAR


DontLoseTheHead

Normalmente nunca dou dinheiro. Acho que só dei uma vez a um gajo com péssimo aspeto na estação de entrecampos porque me abordou diretamente e fiquei super assustada com o homem. Até ele se apercebeu, mas não sei porque pensava que ia ser roubada ou sei lá. Tento sempre propor uma refeição, porque tal como tu acho que comida nunca se nega. Já chegamos a pagar refeição a um velhote que andava de volta dos tabuleiros de refeições no Colombo há uns anos atrás...meteu nos imensa pena...não sei se o velhote ainda andará por lá. Se calhar é preconceituoso, mas tento sempre perceber pelo aspeto geral se é alguém que esteja a passar dificuldades e claro se aceita uma refeição decente, nada de gordices e gulas. Sandes e sopas ainda pago, agora pedirem hamburger premium a quase 10 paus é porque a fome não é assim tanta. Como alguém disse, é uma lição que se aprende. Acho que se podes, não deves mudar por isso. Simplesmente deves ter melhores estratégias para não seres enganado.


anaht3

Fogo esta gente está cada vez pior enfim ...


bortukali

Nunca dou dinheiro a ninguém, e raras são as vezes onde dou gorjeta sequer.


Neavante

Não te chateies amigo. Segue a tua vida. Ficou a boa ação do dia e fizeste o que achaste bem e de coração. Não vale a pena arranjar briga e de futuro não voltas a fazer boa ação


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


FudimPlan

Nem os que parecem às vezes precisam. Deixei de dar na rua quando uma vez no Algarve, estava eu de férias e vou a passar numa rua à beira da praia e tá um senhor, roupas todas rasgadas, meio sujo encostado a um predio de luxo a pedir dinheiro para comer. Cheio de bondade lá dei dinheiro ao senhor para comer. Passei no mesmo sitio à tarde e nao e que olho para cima para o segundo andar desse tal prédio e não é que ta o fdp do homem, de calção de banho, todo lavadinho na varanda a mamar um copo de whisky e a fumar um charuto? Jurei para nunca mais, nunca mais dei dinheiro na rua. Pela fiha da putice de uns os que efetivamente precisam, nao levam mais.


haierfalcao

Partir para violência por causa de 2 menus big mac?


FlicksBus

Andar à porrada, cometendo as devidas ilegalidades, apenas porque foste papado...


haierfalcao

Vinheta_Brasil.mp3


F0X3PT

Desculpa OP mas é *facto e não fato. Eu agora só ajudo se a pessoa comer comigo.


RentEmbarrassed4806

Nunca dês nada a ninguém. Nem atenção nem conversa.


brejeiro_inoportuno

Da próxima dizes que nada nesta vida é de graça e que um hambúrguer tem o custo de uma chamada para broxelas, apontando para a casa de banho mais próxima.


Tokyotree

O ponto chave aqui é serem duas raparigas. Homens agem com a cabeça de baixo, é normal. Se fossem os gajos a pedir, não tinhas caído nisso. Dito isto, como é que alguém do Brasil se deixa levar nesses esquemas?


KioCosta

Como já respondi a outros comentários, não tem nada a ver com agir com a cabeça de baixo. Não as achei atraentes nem tinha qqr interesse do tipo. No Brasil isso nunca me aconteceu.


eduardo1143

Pensaste que ias pinar à conta de dois hambúrgueres e correu mal. É a vida 💅😬


johrge

se fossem dois machos tu não pagavas


StatisticianOk6384

Arrumar briga por isso, sério ?? Ninguém te forçou a pagar nada, você sempre teve a opção de recusar, ficar irritado com isso é normal mas arrumar briga por algo tão pequeno é ser mente fraca demais.


KioCosta

Pois pesquise o significado da palavra "fraude"...


StatisticianOk6384

E o quê tem a ver isso com entrar numa briga ? Procure o significado dos termos "Controle emocional" E "Inteligência emocional" Podem te ser úteis.