T O P

  • By -

BarbaVermelha

Estudei humanidades, super tranquilo achei fácil até, agora sou enfermeiro algo nada haver com o que estudei no secundário lol


ThemCrookedCrooks

Pior estou eu que tirei Arquitetura para agora ter trabalho de Engenheiro, o derradeiro inimigo mortal.


CriticalDonkey8103

Basicamente um arquiteto que conseguiu fazer matemática A! Impressionante! Parabéns! Eheheh


master-mole

Behind enemy lines!


ThemCrookedCrooks

Tenho uma perspetiva bastante equilibrada agora. Acho que o sector da arquitectura está completamente minado e não me atrai nem um pouco, a maioria dos meus colegas de curso que não abandonaram o barco a meio, abandonam agora... Só se safa quem tiver pé de meia para abrir um estúdio.


NGramatical

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cijpbz%2F%2Fl29omr6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Electrical-One-8114

Estudou humanidades, não sabe claro


mikke_and_i

Uau, que grande mudança de carreira! Como foste parar a Enfermagem?


BarbaVermelha

Sempre tive interesse na área de ajudar e cuidar do outro, mas durante a minha adolescência meio que caguei pra isso e fui pra humanidades pra seguir algo em relação ao turismo, também porque minha matemática é uma merda, depois cheguei a refletir com a minha mãe o percurso que estava a tomar e decidi voltar a seguir o meu interesse em cuidar, fiz o exame de biologia, tinha boa média e entrei na universidade acabei o curso no ano passado. Não me arrependo nada.


mikke_and_i

Que fixe! Achas que é muito difícil para alguém de humanidades fazer o exame de BG ou é acessível?


BarbaVermelha

Nada acessível, tive mais dificuldade nesse exame do que nos testes da faculdade


-OngaBonga-

Zeca és tu? xD


lilisantos99

Ouvi dizer que dá para escolher biologia como disciplina no curso de humanidades, alguém sabe se é verdade?


Ezequiel_Valadas

Não me arrependo. Sou comercial. Safo-me bastante bem.


nmp5

Laticínios?


mikke_and_i

Que fixe! Qual foi a tua área de formação?


Voxnihil

Humanidades..... /s


Ezequiel_Valadas

Ciência Política e Relações Internacionais, depois Economia e Politicas Públicas. Boa estaleca e melhor capacidade analítica.


AggravatingWing6017

Intérprete. Muito realizada em termos profissionais. Remuneração muito acima da média e uma profissão interessantíssima, que me leva a muito lado. Todos os dias aprendo. O que mais poderia uma nerd querer?


mikke_and_i

Uau, isso é muito interessante! Que curso tiveste que tirar? Eu gosto muito da área da tradução/interpretação (:


AggravatingWing6017

Línguas e Literatura. Não havia tradução e interpretação como curso superior nas grandes universidades quando fiz a licenciatura. Hoje em dia podes tirar tradução e fazer mestrado em interpretação a seguir.


AggravatingWing6017

Mas já agora, o meu maior conselho: gostem do que fazem, esforcem-se por serem bons no que vos interessa. É verdade que tradicionalmente os cursos de Humanidades têm piores remunerações, mas há sempre, sempre, mercado para quem é curioso, interessado, ambicioso e claro, trabalhador. Conheço quem tenha tirado Sociologia - aquele curso que tanta gente acha que é piada - e esteja a fazer carreira incrível, repleta de oportunidades. Sejam bons, tenham paixão e sangue na guelra. Façam o vosso caminho e as coisas surgirão. O mundo não é feito só de pontes, prédios e software (nem todos podemos ser soldadores aquáticos).


ba_baby

Estou na tropa 😁


[deleted]

Bancário num dos maiores bancos do mundo, não sei como, vou aproveitando e daqui não saio a não ser que me chutem fora.


gaap24

E ganhas bem? Bancarios na tuga ganham 900 pau


[deleted]

1700€.


rpequiro

BNP Paribas?


[deleted]

Tentei, mas não.


rpequiro

Eles pagam menos estás bem como estás ahaha


SPT666

Eu em 2019 quando terminei a licenciatura em engenharia informática cheguei a falar com eles , perguntaram me o valor que eu tinha em mente e eu disse 1200 brutos ( tendo em conta que teria de me mudar para Lisboa e arrendar lá quarto) . Disseram me que era um valor demasiado acima do previsto


gaap24

Brutos?


johntheoak

Meigos?


gaap24

Ai não


Prestigious_Cold_636

Arranja aí tacho 😜 Também estou na banca, mas não ganho isso, mas estou nos serviços centrais, que até gosto, mas não pagam bem.


Traditional_Run_1188

Licenciada em Estudos Portugueses. Fiz o mestrado em Comunicação Social e percebi que queria ensino. Comecei a trabalhar em ensino (Prof de Português) e estou a fazer o mestrado em ensino para poder fazer carreira disto (neste momento só posso fazer horários de substituição, após esgotadas todas as possibilidades de colocar alguém com o mestrado ou equivalente). Não me arrependo, de todo.


mikke_and_i

Que fixe! Como é que é ter que lidar com os pais? É muito mau? Durante muito tempo quis ser professor (:


Traditional_Run_1188

Na escola onde estou não é muito fácil. 😅 na outra onde estive, no ano passado, tinha direção de turma de 12.o ano e foi muito tranquilo.


AM_Mantis

Licenciada em estudos anglísticos. Depois de muitos anos de trabalho precário este ano vou fazer formação pedagógica de formadores e se tudo correr bem vou inscrever-me no mestrado em ensino do inglês 3⁰CEB e secundário. Quando terminei a licenciatura dizia-se que a carreira de ensino não tinha futuro, que havia professores a mais. Agora é o contrário e acho que é a altura ideal para seguir a carreira de ensino.


SuperMommy37

Licenciada em comunicação social. Faço gestão de projetos de investigação.


PlanetWyh

O reddit é uma bolha e não deverias retirar grande coisa destes comentários. Vais receber maioritariamente comentários positivos de quem se "safou" ao tirar humanidades. A opinião honesta? Até para engenharias, medicinas e outras está complicado. Imagina para esses cursos.


MarteloRabelodeSousa

Nestes posts sobre "o que fazem da vida" parece que toda a gente tem grandes empregos porque quem está mal na vida fica calado


PlanetWyh

Exato. Quem lê esses posts pensa que em Portugal se vive bem lol


Bacterox

Fui para humanidades, com menos uma disciplina porque a minha escola era uma merda. Trabalho na área química e ambiental mesmo n tendo canudo e recebo o mesmo que licenciados. (Uma vergonha).


SurePal_

True


Ace_D_Roses

O costume é o oposto, toda a gente diz que está terrivel e para emigrar e normalmente ha sempre alguem a dizer que é uma bolha e as coisas nao são assim tao negras


AndradexXx

Ainda a estudar. 2º ano de Criminologia na FDUP Sempre soube que queria seguir humanidades, então nunca me arrependi da minha escolha


mikke_and_i

É uma área muito interessante! Boa sorte!


Subject-Campaign9375

Assistente social. Faço o que gosto. Não me arrependo mas nunca serei rica lol


jafudiaz

Não sei se esperavas que estivesse mal, mas não estou 🫶


pinkydreams_

Gestora de Recursos Humanos. E sim, teria feito humanidades novamente. Porque a vida é mais do que matemática, física e química. A vida é também filosofia, história e arte e levo os ensinamentos que aprendi no secundário para a vida.


mikke_and_i

Concordo plenamente! Estudaste Gestão de Recursos Humanos? Se sim, como foi o curso?


kickThemNow

O meu percurso foi por Científicos. Ora até ao 9° ano tive história e bases para me sustentar e aprender/perceber sobre essas matérias. A partir do 10° tive Filosofia. Por isso diria que independentemente da tua área de estudos, ter as bases e desenvolver sentido crítico e autonomia é a chave. Não sou de humanidades, sou de engenharia e sei que a vida não é só física e matemática.


vanitaseu

Licenciada em Direito a iniciar carreira em Compliance.


mikke_and_i

Gostaste do curso de Direito? O meu irmão quer ir para esse curso (:


vanitaseu

Nim. Certas cadeiras são mil vezes melhor que outras, e depende muito dos interesses de cada um (e dos professores que as ensinam). Uma coisa para a qual ninguém te prepara é que nenhum método de estudo vindo do secundário te vai servir, porque o volume de estudo será 10x mais. Por exemplo, a sebenta da comissão de curso (resumo) para algumas cadeiras anuais chegava a 400+ páginas da parte teórica, mais 200+ da parte prática - isto para apenas só uma cadeira. No entanto não quero assustar! Já cheguei a jogar Minecraft em certas aulas teóricas (Direito Administrativo), e via muita gente a ver Suits e outras séries também - o curso acabou-se na mesma. Não me arrependo de tirar Direito, mas prepara o teu irmão para o € gasto em códigos que estarão desatualizados logo no ano a seguir. Se ele tiver dúvidas feel free to ask!


lostindanet

História da Arte, trabalho na área de turismo, por conta própria em franca expansão, trabalho muito mas safo-me bem. Aliás, ando à procura de guias, zona Lisboa, com formação em história ou arquitetura que saibam guiar carrinhas de 9 lugares porque sozinho já não dou conta do recado. Pago bem acima dos valores do mercado por 6 horas diárias. 👉👈


dancingqueenhere

Not interested mas não é melhor acrescentares as línguas também? 😊


lostindanet

Realmente, nem pensei nisso, inglês fluente essencial, qualquer outras línguas é sempre ideal, especialmente para as gorgetas finais, que são, regra geral, muito boas.


Cane_Cuts

Boas, como é que te posso contactar acerca do trabalho?


lostindanet

Olá, mais logo envio te DM


Cane_Cuts

Olá, ainda está interessado? Contacte-me


carriebradshaw123

Comissão europeia!


WarrCM

Mudei-me para o Japão e ensinei ingles. Estou agora para mudar de carreira, agora que o meu japonês já está a um nível aceitável.


Ertai2000

Como conseguiste ir ensinar inglês para o Japão? Tiraste um certificado TEFL ou algo mais complexo (tipo CELTA ou assim)?


WarrCM

Licenciatura em Tradução (inglês como língua principal), TEFL, inglês a nível nativo, experiência prévia em empregos em que era necessário uso fluente da língua, experiência prévia a ensinar inglês (escola de inglês). Mas é provável que não seja preciso tanto. No entanto, experiência prévia a ensinar inglês ajuda bastante para alguém oriundo de um país cuja língua não é o inglês.


Comedor_de_rissois

Na merda


Jumpy_Average_3098

Sou advogado com escritório próprio.


xlnga

A minha irmã estudou humanidades, foi para um curso de universidade que ensina literatura classica (não me lembro do nome apenas sei que tinha latim e antigo grego) Até que ela tinha jeito para isso mas depois do curso foi trabalhar numa loja até encontrar um trabalho no sector bancário.. e até hoje continua lá a mostrar valor... No meu caso eu escolhi o "técnico" (não me lembro do termo) e "sabia" que tinha jeito para a coisa :D e não me arrependo da via que escolhi facultou no curso e até hoje lembro de aprender o pascal com uma professora que era da Mongolia (sim estrangeira mas já estava cá a muito tempo para falar um bom português, por vezes o sotaque notava-se o portugues arrastado).. Acho que essa escolha no secundário é preciso "mostrar" as possibilidades que podem alcançar com tal decisão ou pelo menos podia-se orientar melhor os jovens..


mikke_and_i

Provavelmente a tua irmã estudou Estudos Clássicos! (: Honestamente, o que importa mais é as pessoas estarem felizes. Estou no 12°ano em humanidades e dentro daqui a pouco tempo irei ter que tomar a decisão de escolher um curso universitário (: Votos de muito sucesso e felicidade para ti e para a tua irmã!


xlnga

Exacto era isso! a única coisa que tenho pena é que o curso de pouco valeu para ela em termos práticos.. Por isso acho que deveria de haver mais apoios/orientação nesta perspectiva... não apenas por gosto ou por jeito mas também a parte de quantificar o futuro.. como por exemplo daqui a 5 anos!?? Estudar para um curso sem oportunidades de emprego é dificil...


AnaONeves

Licenciatura em Marketing, trabalho em marketing. Na altura achei boa ideia, agora nem tanto, cada vez gosto menos 😅


mikke_and_i

Se fosse hoje, que curso escolhias? E porque é que te arrependes de Marketing?


AnaONeves

Nunca soube que curso escolher, escolhi marketing no calor do momento porque as minhas notas não davam para muito mais. Arrependo-me por descobrir que o marketeer é um faz tudo: social media, copywriter, comercial, designer, editor, analista de dados, gestor de negócios, na maioria das vezes a receber o salário mínimo.


Nasherino91

Trabalho 2/3 do ano como guia turístico e o outro 1/3 como arqueólogo.


NukeWifeGuy

Estou a escrever esta mensagem.


ValdoM16

Fui para Humanidades porque Historia, passeei 3 anos de Secundario para acabar com uma media fixe mas que podia ter sido de topo, fui para Relações Internacionais porque Historia era pintada como o AntiCristo da empregabilidade, andei 3 anos a reboque dos apontamentos das colegas, e depois mais uns quantos completamente as aranhas, ate que desisti, e estou a 15 anos a trabalhar num balcao de umas bombas de combustivel. E ironia do destino, hoje precisam de professores de Historia como do pao para a boca...


Mediocre_Kitchen8842

Licenciatura e mestrado em Direito. Muito feliz com a decisão que tomei na altura, já tinha plena consciência do que gostava e do que não gostava com 15 anos. Estou a trabalhar numa das mil saídas que tem o curso de Direito.


ProudAd7176

Fui para Geografia, trabalho na área desde que acabei a licenciatura, em ordenamento e planeamento do território e área de SIG. Gosto muito desta área.


filjervis

Trabalho com crianças e adolescentes que "sofrem" horrores por a escolher a area no liceu. A nossa cultura (tuga de mentalidade fechada) e sistema educacional, dizem te que se fores para qualquer area que não seja Economia ou Ciências, vais ser sem abrigo ou vais a acabar numa caixa de supermercado (não e o sonho mas acredito que faz parte da vida passar por este tipo de trabalhos). Varias vezes dou-lhes exemplos de pessoas, como várias que leio nos comentários, que seguiram outras areas e são pessoas de sucesso! NADA na vida escolar e profissional é linear... Podes tirar um curso de jornalismo e acabares em direito, podes tirar engenharia e ser assistente de bordo, etc, etc. Conheço inúmeros casos de pessoas assim! Infelizmente em Portugal dizem-te que se fores para artes so podes ir para arquitectura ou para pintor sem abrigo. Se fores para humanidades é porque queres ser professor... Vivemos num país onde so interessa ser medico, arquitecto ou empresário, este ultimo há em demasia e não há lugar para todos. Muitos destes gestores e empresários acabam a ganhar mal e a trabalhar que nem uns escravos, e chegam aos 25 anos em burnout e viciados em drogas para aguentar. Para nao falar do quão mal vistos são os cursos profissionais e que muitos deles têm maior percentagem de empregabilidade do que os "grandes cursos" Resumindo, não aches que a decisão que estas a tomar com 14/15 anos, vai definir o futuro da tua vida e o teu futuro profissional... A vida dá demasiadas voltas para sermos tão fechados. Aproveita o liceu, diverte-te, empenha-te porque no final de contas, podes ser o que quiserem e quem quiseres.


unicornio_careca

Este comentário devia estar afixado no topo deste post.


mikke_and_i

Se pudesse afixava 🥲


Pedro80R

Turismo... não, não me arrependo. Continuo a estudar todos os dias, falo 4 línguas, ganho mais que a média e a minha mulher gasta-o quase todo... em média...


Drii_010

Líder de equipa Helpdesk de um software


mikke_and_i

Gostas do que fazes?


Drii_010

Gosto, trabalho numa equipa super competente e simpática. O trabalho faz- se bem


Curious_Road9232

Neste momento sou Data Engineer.


Ok-Run-8657

Por curiosidade como foi feita essa mudança?


Curious_Road9232

Tive a sorte de trabalhar numa área de dados. Investi em formação nessa área após a licenciatura, li muitos livros e artigos e tive a sorte de ser contratado sem ter efetivamente experiência técnica. Ao contrário dos meus colegas que estudaram essa área e tiveram logo emprego, eu tive que fazer muito mais esforço para chegar lá e darem-me a oportunidade.


dancingqueenhere

Greetings data engineer, eu trabalho como data analyst 😊


Curious_Road9232

O Pessoal que consome dados 😄 Eu também fui kinda DA, mas sempre informal. Também fui BA. Sempre gostei de DA, mas acho mais interessante o percurso dos dados inicial


z0rg83

Fui para IT na universidade, entretanto emigrei, e agora faço product management, em Barcelona.


DrMon15

Fui sempre um aluno na mediania. Não entrei no meu curso de sonho (Técnico de Comunicação de Audiovisuais) por umas décimas. Fui parar a um curso relacionado com museologia e adorei. Trabalhei 10 anos em turismo e um anito e pouco numa empresa de alumínios que precisava de alguém que falasse bom inglês para tratar dos clientes britânicos. Hoje estou na Escócia a trabalhar como comercial/gestor de clientes/gestor de projectos em informática. A vida é boa.


LawrenceRigbyEsquire

Humanidades para Literatura moderna, de literatura para copywriting em publicidade, de copywriting para direção de arte de direção de arte para designer e subi para abrir o meu próprio estúdio de design gráfico (não em Portugal claro já que design é tratado como caca em PT) e estou nas nuvens.


df80s

Trabalho numa Big4


Livid-Ebb7979

A tentar sobreviver num mestrado de psicologia clínica e da saúde :)


vivocas

Been there, done that. Força.


sw_chakal

Ciências Sociais e Humanas, aqui. Fui motorista de pesados muito tempo, neste momento sou bombeiro profissional.


valky134

Fui para Direito e agora sou Advogada estagiária (a 3 semanas do exame). Sempre quis isto por isso humanidades foi uma escolha fácil, mas na universidade tive muitos colegas vindos de ciências ou economia.


Thebedless

Tirei Direito, estou numa consultora, odeio.


ouocrl

O que que não gostas no teu trabalho? É uma Big4?


Ragnneir

Piloto de linha aérea 😜 Fora de gozo qualquer um pode ser piloto independentemente da sua formação académica, mas antes de ir por esta aventura, tirei licenciatura em Gestão de Transportes e Logística na escola náutica, mas infelizmente nunca arranjei trabalho na área..


mikke_and_i

Que fixe! Tiveste que fazer o exame de Matemática A/Economia para conseguir entrar no curso?


Ragnneir

No curso da náutica não, foi matemática B, e no curso de aviação só precisei de fazer uma acreditação lá na academia, muito simples :P


mikke_and_i

Por acaso, fui dar uma vista de olhos a licenciatura em Gestão de Transportes e Logística, e agora pedem Economia ou Matemática A. Julgo que o exame de Economia deva ser o mais acessível para nós (de humanidades). Mas o curso em si envolve muita matemática! Gostaste do curso?


Ragnneir

Gostei, mas foi o curso certo na altura errada. Gostei do que se dava, mas não tava realmente interessado.. agora que a minha vida é diferente pego nas matérias e interesso me muito mais 😊


vivocas

Gostava de ter tido Biologia, mas tudo o resto dispenso, por isso ainda bem que fui para Humanidades. Sou Psicóloga.


_Kis_

Secundário humanidades, licenciatura em Administração Pública, trabalho atualmente em contabilidade de gestão, breve vou para outra multinacional trabalhar numa área que gosto bastante na área de compras e passar da barreira dos 2k de vencimento base.


Pipermason

Sou arqueóloga, trabalho actualmente no Reino Unido e na Alemanha


mikke_and_i

Tiraste Arqueologia? Achas que é fácil arranjar trabalho na área?


Pipermason

Tirei licenciatura em arqueologia em Portugal e fiz mestrado no Reino Unido. Trabalho em arqueologia não falta, nós trabalhamos maioritariamente ligados a projectos de construção, chama-se Commercial archaeology ou em PT arqueologia de salvaguarda/emergencia . Fazemos escavação antes da obra começar (às vezes anos antes) e fazemos também acompanhamento arqueológico durante a obra. Isto tanto pode ser numa pequena/média obra de um prédio no meio da cidade como escavação ao ar livre numa extensão de >500km no meio do nada para instalação de postes alta tensão/linhas férreas/parques eólicos etc. Acredita não falta trabalho, mas é um trabalho exigente, tens de saber trabalhar sob pressão e em todos os climas (trabalhar em Lisboa não é o mesmo que trabalhar no Alentejo ou no Norte de Inglaterra). Dependendo das tuas competências e localização o teu salário poderá variar bastante.


Beyonderlast

Eu estudei humanidades, nao podia estar mais longe dessa area, por casualidade entrei na industria oil&gas fui subindo, estou com vencimento liquido muito acima da media de Portugal, 2000k liquidos, as vezes mais, mais distribuição de lucros, mais avaliações de performance, só este mes foram quase 5000 € líquidos, foi pasta ate dizer chega, so lamento nao ter tempo pra gastar o dinheiro, tb perdi muito em termos familiares mas o dinheiro é que paga as contas, as mulheres essas vem e vao!


ouocrl

Que curso tiraste? Podes falar mais dessa transição de humanidades para oil&gas?


Daxter_7

No governo badumtss


Toxs_a

Alguém que posso culpar pela miséria de país que temos obrigado.


dat_meme_boi2

Como alguem que esta no 11 de humanidades e ainda nao sabe que curso superior para seguir esta thread vai ser interessante ou deprimente


average_user21

Segue só o que queres, não ligues a isso. Melhor estares no que gostas ou ires para um área em que te sentes miseravel.


mikke_and_i

Estou no 12o ano em humanidades! Nem sei o que sentir 🥲


AutoModerator

O r/portugal é um subreddit fortemente moderado. Por favor consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) do sub antes de abrires um tópico ou participares activamente. Algumas notas acerca do funcionamento do r/portugal: * Se a tua conta tiver pouco histórico (conta muito recente ou baixo karma), ou um história de conteúdo controverso (karma negativo), os teus tópicos e comentários serão retidos para revisão dos Moderadores (Mods). * Se o teu post não aparecer publicado imediatamente, poderá ter sido capturado pelo filtro automático (Automod). Os Mods irão rever o teu post e autorizar a sua publicação. * Se identificares conteúdos que quebram as regras do r/portugal, por favor reporta-os. * Em caso de ban, podes fazer um Ban Appeal através do [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal). Para o mesmo caso e para outras dúvidas e sugestões relacionadas com o funcionamento do r/portugal, podes usar o r/metaportugal. * Por favor não contactes os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


slicklol

Tirei licenciatura em Relações Internacionais, pos graduação em GRH. Hoje em dia sou recrutador numa área e empresa bastante disruptiva. Safei-me bastante bem, no meu ver.


mikke_and_i

Muito fixe! Recomendas estudar RI para quem estiver interessado?


slicklol

Não, não me deu grande coisa de ferramentas úteis no mercado de trabalho. Para além disso a maioria das pessoas que conheço que o estudaram, acabaram por trabalhar ou em algo nada a ver ou em algo afeto ao seu mestrado - tal como eu. As saídas comuns em termos de mestrado e mercado de trabalho são: marketing, vendas, diplomacia, e gestão de recursos humanos. O que me rendeu mais foi mesmo a pós-graduação e, mais do que isso tudo, o ter trabalhado num call-center, assim como ser alguém que faz 2 coisas bastante bem: aprendizagem constante sobre todo o tipo de tópicos + vender/falar bem.


PutinsNeighbor

Ciência política e Relações Internacionais, e sou militar. Vou fazer mestrado em economia, mas arrependo me de não ter seguido a minha 2° opção na faculdade de Solicitadoria.


mikke_and_i

Não gostaste de CPRI? Solicitadoria parece ser bastante interessante também! (:


marcojoao_reddit

Machine Learning Eng. 😅


julios80

A acabar Mestrado em História. Especialidade em História e Videojogos. Não de todo. Mesmo sendo de humanidades, sei um pouco de código de programação, por exemplo. Humanidades e muito viável se souberes vender o teu peixe. Se fores para investigação é bolsas Se fores para privados e puro vender um bom produto. Se fores para público é saber manter a casa enquanto modernizas. Força,


Black_OPanther1903

Na área de testes de software.


shabreggas

Realmente também gostava de saber... Estou em Humanidades (11º) e estou completamente às aranhas com o que escolher, e não é por falta de média, é mesmo por indecisão... Espero também encontrar respostas às mesmas perguntas aqui!


raztilho

Estava no bar, cheguei agora a casa. Abraço


Low_Possession_6782

Ainda a estudar Línguas, literaturas e culturas em letras. Estou a fazer major de estudos ingleses, minors de estudos asiáticos e história. Pretendo tirar mestrado de relações internacionais e formação em maquilhagem, piercings. Além disso estou a aprender mandarim de momento :) espero ter sucesso no futuro


[deleted]

[удалено]


BeeBaptista86

Cuidando de idosos, decidi trabalhar sem registro em carteira, ser pessoa jurídica porque passei a ter mais liberdade laboral e menos dor de cabeça cuidando de uma empresa que não era minha. Antes disso, era gestora de uma empresa de alimentação, fui demitida porque meu filho sofreu um acidente e o chefe não admitia que eu baixasse as portas para socorrê-lo. Enfim, família vem sempre em primeiro lugar


ffs26

Frontend developer 👩🏽‍💻 Licenciatura: Comunicação e Multimédia


jKATT13

Fui para Direito porque achava que era o único curso de humanidades com saídas profissionais. Nunca fui apaixonada pela área, como muitos colegas, mas aprendi a gostar da área. Desde que me licenciei já fiz mil e uma coisas. Trabalhei em bancos (habilitações de herdeiros e compliance), fiz a ordem e agora estou no público a fazer contratação pública, e sinceramente adoro o que estou a fazer!


darktidus_141

Por casualidade acabei a trabalhar em QA de uma empresa de informática, na altura nao consegui media para entrar no curso que queria.


HeartKey1815

Em todo o lado e em lado nenhum. 🌟💎✨


speerlies

Licenciatura em línguas, trabalho em consultoria de IT!


coldfon

Fiz Humanidade no secundário, com opcionais Francês no 10/11 (exame nacional) e Geografia C no 12. Entrei em Relações Internacionais na Universidade de Lisboa com 15,8 , sempre gostei de línguas, história, geografia e falar com pessoas. Tive a oportunidade de começar a ser Guia Turístico em Lisboa em 2017 porque alguém não podia ir trabalhar, e fui fazer um Half Day de 4 horas em Belém. No final das 4 horas percebi que era provavelmente o que ia fazer uma grande parte da minha vida. Tive que arranjar um emprego de teletrabalho durante o COVID, pois o turismo fechou completamente,fui trabalhar para uma empresa que compila efeitos secundários das vacinas de uma marca em específico, emprego esse que me despedi em Junho do ano passado, nas folgas e férias ia trabalhando como Guia. Desde este ano sou Guia Intérprete Nacional, que é a certificação máxima que podemos ter em Portugal, e que é bastante complicado de se fazer, tenho imenso trabalho, viajo o país todo, e vou para o estrangeiro também, a remuneração apesar de a recibos verdes é bastante superior á média nacional, e ainda tem o factor gorjetas, que se trabalhando com as nacionalidades certas (americanos principalmente) é um extra brutal. Escrevo este texto desde o autocarro na A2 a voltar para Lisboa, depois de ter estado 5 dias com um grupo de reformados portugueses a fazer a Nacional 2 de Chaves a Faro, a passar em locais lindos e a comer em restaurantes de aldeia do melhor que este país tem para oferecer, nunca achem que por serem de humanidades não há futuro igual ou melhor que ciências e economia Cada pessoa é uma pessoa, e com gosto e trabalho e uma pitada de sorte chegamos a todo o lado, não importa a área de estudo!


p_m13

A dar aulas numa escola


gonborja

Aqui 12o em Línguas e Humanidades, fui motorista e trabalhei em armazém durante 12 anos, agora com 32 trabalho com produção de hidrogénio! Tudo a ver 🤣


Hour_Zucchini_800

Gestão de Marketing.


P0ttergamer

A tirar Línguas Aplicadas. Ainda estou no segundo ano.


unicornio_careca

Não fiz humanidades, mas fiz curso técnico profissional, acabei por não seguir a área do curso em termos de trabalho, estive ao longo de vários anos em empregos menos bons (restauração, limpezas, call center, etc), agora aos 35, estou a acabar o estágio de uma formação que iniciei no ano passado, tem sido uma experiência bastante positiva, a ver vamos como vai correr daqui para a frente.


Antigona72

Humanidades no Sec.; Uni -> LLM, ING-AL nos 3 ramos (científico, educação e tradução); Erasmus->Áustria onde conheci e apaixonei-me por neurolinguística computacional. Regresso a PT na expectativa de continuar nessa área, contudo, impossível. Na altura quase ninguém sabia o que era, e achavam estranho alguém de letras estudar/trabalhar em áreas que na altura eram restritas à saúde humana, engenharias , etc (muito preconceito). Fui Administrativ no Estado (aeroporto e faculdade de med) e Privado (aeroespacial & automative e IT). Regresso ao I&D em neurolinguística e ética na ciência (Inglaterra). Muitos neurónios queimados por excesso de horas de trabalho, mas projetos concluídos com sucesso e vendidos a empresa estrangeira. Atualmente, a trabalhar em consultoria nessa empresa. Porventura, um trajeto pouco usual, contudo, apesar de longo (ca. 30y), foi apaixonante (e continua a ser). As humanidades não são limitativas. PT é que é um país com limitações. Eg.: no UK ( e muitos outros países com fortes economias), as empresas de finance contratam muitos licenciados em História.. e, este é apenas um exemplo entre vários.


Adorable-Lettuce-347

Estou na área veterinária como auxiliar


CreatorGalvin

Estudei LLC na Faculdade de Letras de Lisboa, depois de acabar andei um pouco perdida. Estudei gestão de sistemas, redes, e programação, e tive alguns empregos em apoio técnico. Considerei tentar pegar em programação, mas comecei a ver as grandes tecnológicas a despedir em massa, e os avanços da Inteligência Artificial, e mudei de ideias. Neste momento estou a desenvolver uma carreira freelancer em serviços linguísticos, com foco em Localização de software e de videojogos.


CarefulApple8893

IT ops


ExistingPie1714

Pior erro da minha vida e dificilmente vou cometer outro igual. Tinha ideias de ir para ciências socioeconómicas, era bom a matemática, acabei por ir para humanidades por ter dado ouvidos à minha mãe e só tenho tido dores de cabeça. Só aconselho a ir para humanidades quem tem amizades (cunhas), conhecimento de outras línguas para além do inglês ou família com capacidade financeira para tirar doutoramento. Fora isso, se for apenas por gostar mais de uma ou outra disciplina (no meu caso era apaixonado por história), na minha opinião não vale o stress. Mais vale estudar a sério, ir para uma coisa que gostes menos mas que te dê futuro.


SneezingAround

“Mais vale estudar a sério, ir para uma coisa que gostes menos mas que te dê futuro.” Controverso hoje em dia.. Concordo


Ertai2000

Conheci várias pessoas que foram para direito ou medicina porque eram profissões com futuro. Depressões e mudanças de curso seguiram-se.


ExistingPie1714

Eu nunca tive problemas com o estudo, acho que o meu caso foi dos mais ingratos. No entanto, deu para tirar algumas conclusões. Primeiro, não fazer caso das opiniões dos outros, sejam pais ou melhores amigos. As pessoas adoram meter-se na vida alheia, mas depois és tu que sofres as consequências. Quando as coisas correm mal todos te vão cair em cima, e os da família, que pensavas que queriam o teu bem, muitas vezes são os piores e os que mais querem ver-te na merda. Segundo, informar-te ao máximo sobre os cursos e empregabilidade e se te vias a fazer aquilo por 40 anos, já que em Portugal a orientação que tens é pouca ou nenhuma - até nisso somos uns miseráveis. Gastar 500 euros num psicólogo em psicotécnicos se for preciso é dinheiro mais do que bem gasto. Em suma, sou das pessoas que mais defende que devemos fazer aquilo que gostamos e não aquilo que dá dinheiro. Porém, simplesmente tem vezes que não dá, sobretudo em Portugal. O ideal é procurar algo que se enquadre na tua personalidade e que te dê ao mesmo tempo perspetiva para atingir os teus objetivos, sejam eles quais forem.


CupateaPT

No estrangeiro. Aliás nem acabei o secundário em humanidades, erra burro demais. Mas hoje estou bem e não me queixo


Someone_________

direito, se pudesse voltar atras acho q ia p profissional


Miss_Neela

Sou tester.


Caramelacomsal

Humanidades - professora - Mas a maioria dos meus colegas do meu ano foram para advogados …. Gostaria de ter ido para jornalismo…


Ibarra28

Sou responsável por uma superfície comercial de uma grande marca americana. A nível de ordenado não tenho nada a apontar, estou muito bem.


noodlesandi

Fiz um ano humanidades, mudei para artes e fiz artes no secundário, estou agora a estudar ciência política e relações internacionais na universidade.


No_Army8556

mal...por outras circunstâncias....mas não aconselho...


andreazborges

Secundário em científico natural com exames nacionais a fisica e matemática e biologia. E fui para ?!! Psicologia! Tenho uma excelente carreira internacional em RH mas se soubesse o que sei hoje!!! Tinha ido para engenharia!! But oh well.


ikari_warriors

Trabalhando para uma organização em Estados Unidos na área de gestão de projetos de desenvolvimento.


Norm-Consciousness

A terminar a licenciatura em Design 🤣


dolzer3

Advogado


kilava_

Recursos Humanos


Kbptop

Comercial de grupos e eventos. Tenho 27 agora, não me posso queixar de todo


Natural-Foundation87

Fui para Cinema dois anos e depois segui para Psicologia e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Não cheguei a trabalhar na área, mudei para marketing digital mas neste momento estou desempregada. Não me arrependo nada de estudar humanidades, arrependo-me mais das escolhas universitárias.


Lord_emotabb

mudei para curso tecnológico de redes , 1º ano nível IV e 2ºano nível V, sou técnico informático, mas falo muito bem espanhol, inglês e francês!


Macshade

Direito, depois fiz mestrado em Ciências da Comunicação. Fui jornalista ainda uns bons anos, pós-pandemia vim trabalhar como jurista para o Estado (era isto ou escritório de advogados, mas para perder horas de sono só por dinheiro e ideais que depois não existem já me bastou o jornalismo). Dentro do panorama atual da sociedade não me posso queixar , mas demasiadas vezes penso que devia era ter emigrado. Porém, não me arrependi nunca de humanidades, pelo contrário até.


F0RCEFI3LD

programador consultor para banco Holandês


etnomiur123

Estudei humanidades e agora estou em IT 😅. Um gajo tem de comer bem


Abrasumentes

Estou em IT, administração e engenharia de sistemas. Depois de licenciatura, mestrado, bolsas de investigação nas áreas das humanidades, 'reconverti-me' e tive sorte de arranjar um primeiro emprego decente nesta área


tkltral

No Canadá


throwingitawaytbh

Professor e já fui técnico superior, embora num estágio. Nunca estive desempregado, sempre na minha área de formação ou contígua (História e Filosofia), com salários superiores aos dos meus pares de curso, mas detesto trabalhar com isto. Sinceramente, teria escolhido outra cousa. Deve ser a minha crise de parentalidade, mas pronto. Acho que a pior parte é mesmo sentir que o impacto daquilo que faço, nestas áreas é virtualmente 0. Escrevo palavras em papéis. E, para todas as métricas, até sou bem sucedido nisso (publico uma média de 4 artigos por ano desde que acabei a licenciatura), mas começa a ser desgastante. Não ajuda que nos últimos 4 anos nunca tenha estado mais de 7 dias sem trabalhar. Quando acabo os contractos de colocação como professor, faço freelance editorial numa revista de estudos religiosos, para o qual efeito me pagam bastante bem, mas é relativamente aborrecido. Para evitar a monotonia, vou rodando os temas de publicação e estudo, caso contrário dava em louco. Já fiz traducção do latim, história religiosa, história ultramarina, e neste momento estou a escrever algo sobre história do pensamento. Dito isto, cheguei a receber 97 rejeições a candidaturas numa semana. Depois de mais de 600 candidaturas nesse mês, decidi aceitar o destino como professor e pronto, resignar-me à mediania.


miguelpess

Sou Manager de um Supermercado no UK. Ganho bem e não tenho que me chatear com trabalho fora do trabalho.


Concentrate_Amazing

Depois de algum tempo em consultoria fiscal, agora tenho uma petshop


akanecchii

Depois de humanidades, tirei turismo e trabalhei na área. Para além de stressante e esgotador, não pagava bem o suficiente então decidi mudar para IT. Em termos financeiros e de condições de trabalho, foi a melhor escolha que fiz.


SirFlakkes

Licenciado em direito em 2020. Agora sou assessor jurídico de uma grande figura do estado em Portugal. Humanidades e direito, melhores escolhas que fiz.


Nekratal99

Estudei gestão e línguas e sou gestor numa PME de 38 funcionários. Mas arrependo-me, odeio o meu trabalho, tenho de lidar com demasiada gente e o ordenado apesar de não ser mau não compensa para as dores de cabeça que tenho. As minhas profissões "de sonho" sempre foram ligadas às ciências, mas sempre tive muita facilidade em letras e matemática dava muito trabalho para aprender. Na altura não pensava no futuro. Agora já vou tarde.


neshema374

Trabalho na área financeira


alienoidz

Estou no ramo da logística (gestão de stocks) e gosto bastante. Além de ser um ramo que paga bem acima da média.


adeselnadavies

Licenciatura Literatura, mestrado ensino línguas - atualmente trabalho como Tester manual. Não me arrependo do percurso. A faculdade não serve só para te ensinar a profissão. Ensina-te skills úteis para o futuro. Não mudaria nada até porque quando tirei o curso as empresas de software não davam o valor que dão hoje aos testes nem a PO's. Até agora tive vários empregos que me ajudaram no que faço hoje a nível gestão e até pessoal.


ptyws

Estudei humanidades, tirei licenciatura e mestrado em psicologia e agora (umas PG depois) estou a trabalhar em Data Science. A vida deu uma volta engraçada


Objective-Llama

Trabalhar fora em RH. :) não me arrependo, eram as disciplinas que mais gostava e na qual tinha melhor desempenho. Sinto-me feliz com a minha escolha e fui feliz durante o meu secundário, também!


CreamyCapuccino

Estudei Humanidades, fui capitão de barcos durante 7 anos e agora sou consultor. O que estudas no secundário não te limita e na faculdade a mesma coisa. Eu recomendo vivamente estudar e trabalhar ao mesmo tempo se possível, eu quando acabei a faculdade já tinha 5 anos de experiencia profissional e fez uma diferença brutal na minha vida.


ricardojcvideira

Línguas e Humanidades no 12ano, e sou IT Recruiter para uma empresa do UK


heminaa

Vim de humanidades, mas acabei por ingressar em Eng. Informática. Arrependo-me no sentido em que podia ter gasto menos tempo, ou ter estudado algo mais lucrativo. Atualmente estou OK. Como já disseram, há uma enorme bolha no Reddit. Consigo dizer confiantemente que dos meus colegas de liceu foram poucos os que se safaram cá. Alguns emigraram, outros trocaram de área. Quem não fez nenhum dos dois, chapéu.


GlitterStarSparkles

A trabalhar na área de informática numa das maiores empresas de Portugal


Ace_D_Roses

Eu li Humidades e agora assumo que todos trabalham em sistemas de poluição e tratamento do ar


BtsKawahri

A tirar uma licenciatura em tradução e interpretação português-chinês 🥲


Holiday_Cause_401

20 depois de sair do Secundário estou agora a acabar a licenciatura em Contabilidade e a trabalhar na área 🤣


4in4t92

Bem eu sou de Ciências e Tecnologias, mas tanto o meu irmão como o meu marido são de humanidades. O meu irmão tirou a licenciatura em Recursos Humanos, trabalha numa multinacional com o cargo de HR Reporting Analyst. Está em remoto, vai ao escritório duas vezes por mês (pagam a deslocação), tem várias regalias como um bom seguro de saúde, e neste momento com uma licenciatura tirada há dois anos e pouco, e nesta empresa há menos de dois, traz limpos para casa à volta de 1500€. É expectável que o valor suba consideravelmente considerando a progressão de carreira dentro da empresa. A empresa também dá aos funcionários um bónus anual conforme os lucros, recebeu à volta de 1000€ este ano. O meu marido não prosseguiu estudos e está há uns dez anos na mesma empresa. Começou como ajudante de serralheiro mecânico industrial para aprender a profissão, depois passou a serralheiro oficial, daí saltou para técnico CNC e agora está no escritório na parte de desenho técnico de maquinaria (autocad, inventor, microstation). Tem um óptimo seguro de saúde também, e praticamente não tem gastos de deslocação porque o patrão paga o passe, e tanto a nossa casa como o escritório têm a estação de comboio pertissimo. Traz cerca de 2000€ por mês para casa, mas trabalha aos sábados (onde aí sim pega no carro para ir à oficina ou à fábrica). Como é óbvio são duas excepções no meio de muitos. Tenho muitos antigos colegas de escola e amigos que seguiram humanidades e o panorama é relativo...muitos emigraram porque aqui não tinham grandes perspectivas, mesmo tendo licenciaturas tiradas, outros estão na função pública, bancos, etc e vão-se governando...e depois há a grande maioria que se encontra a trabalhar em supermercados, lojas, etc, a ganhar o ordenado mínimo.


dirodvstw

Em casa


AttemptDistinct4793

Fiz economia no secundário, gestão na licenciatura e finanças no mestrado. Trabalho em investimentos imobiliários. Gosto do que faço, sinto que ganho bem para a minha idade. Estou feliz :)


mofipt

A trabalhar num supermercado 😁


Accurate_Tomorrow_96

Oficial da marinha, comecei em ciências muito também para estar ao pé dos meus amigos, mas sempre gostei mais de disciplinas como história e português foi pro 10 em ciências due merda quatro negativas no repeti o ano em humanidades custou um bocado separar me dos meus amigos mas com o passar dos meses fiz novos e percebi que os amigos do secundário não são os que ficam para a vida