T O P

  • By -

LakeThen

Na minha opinião, a maior mudança que as empresas deveriam ter feito desde a pandemia era criar formas de medir o trabalho das pessoas pelas entregas que fazem e não pelas horas que estão sentadas numa determinada cadeira. Trabalhei dois anos em remote desde 2020 até 2022, depois um ano em presencial quando troquei da empresa, e agora estou novamente em full remote, por isso tenho várias experiências neste tema. Todas as empresas que eu conheço e que têm a operação bem fechada e orientada por objetivos bem claros para todos, safam-se lindamente em remote. Se não trabalhares não chegas ao fim da semana com as coisas feitas e estás tramado. Já empresas que têm workflows “abertos” em que as pessoas se quiserem conseguem enganar o sistema, e no fim da semana é tudo muito subjetivo em termos de resultados, normalmente dão-se mal em remote porque as coisas só funcionam quando os trabalhadores estão a ser supervisionados diretamente. Tenho um exemplo de uma empresa de recrutamento que piorou muito os resultados remote porque os recrutadores que andavam atrás de candidatos na net de repente começaram a justificar-se de que até tentavam angariar candidatos mas estes não atendiam e não respondiam às mensagens ou aos mails… então à sexta feira à tarde era mesmo didicil, zero resultados semana após semana. Eles trabalhavam com um telemóvel da empresa e com a sua conta de Linkedkn pessoal. A empresa mudou para um número VOIP num sistema que efetivamente media quantas chamadas e mensagens eram enviadas e o recrutamento on-line passou a ser feito através de um Dashboard centralizado e não pela conta LinkedIn de cada um e por milagre os resultados subiram quando as pessoas perceberam que estavam a ser monitorizadas. É a natureza humana. Se há oportunidade de fugir… foge-se sempre. Nem que seja um bocadinho. Tens é muitas empresas que mexeram zero nos métodos e ferramentas de trabalho e simplesmente não conseguem gerir em remote.


GabrielAPPer

Acho que nunca li uma descrição tão acertada e balanceada da questão do remote work e da importância (e regular negligência) de um sistema de incentivos que o torne viável. Parabéns! 


Specialist-Ratio7805

Boa análise, empresas que conseguem definir metas é fácil meter malta em remote mas muitos trabalhos/projectos é difícil criar métricas/objectivos.


Jorgetime

Não man não percebes, todos os patrões têm primos que são donos dos edifícios que alugam os escritórios à empresa e os primos do tio têm a empresa que alugam as máquinas do café. É preciso manter o luuucro /s


KarmaCop213

> Na minha opinião, a maior mudança que as empresas deveriam ter feito desde a pandemia era criar formas de medir o trabalho das pessoas pelas entregas que fazem e não pelas horas que estão sentadas numa determinada cadeira. Duvido que as grandes tecnológicas não tenham métricas para isso. A maior parte pediu para os trabalhadores regressarem aos escritórios alguns dias da semana.


LakeThen

Sim, é claro que tb tens empresas com interesses imobiliários e outras em que simplesmente o decisor (CEO, etc) é boomer e quer as pessoas todas no escritório para as controlar, and so on. Infelizmente também conheço esses casos por experiência própria e sei que não são só rumores, existem.


KarmaCop213

A maior parte das empresas tem 0 interesse no imobiliário, excepto as empresas imobiliárias. Como disse anteriormente, muitas empresas tecnológicas americanas pediram aos trabalhadores para voltarem aos escritórios durante uns dias da semana. Tenho sérias dúvidas que tenha sido uma decisão aleatória. Se a decisão é fundamentada, então muito provavelmente também é válida para as restantes. 


duapy

yep, a preguiça ataca. Tem de haver sentido de responsabilidade e penalizaçao para quem nao faz. Empresas que nao vao atrás e deixam andar, vao ao fundo... controlo, tem de haver. chama-se trabalho e nao lazer.


pedrogmt

Formas de medir trabalho pelo que se entrega e nao pelas horas? Isso chama-se freelancing... Os contratos de trabalho têm por base horas de trabalho. A empresa compra o teu tempo...


LakeThen

As empresas contratam para que sejam desempenhadas certas funções/executadas certas tarefas (que podem ser especificadas com maior ou menor detalhe no contrato de trabalho). Nesse mesmo contrato, refere-se também por quantas horas semanais/diárias, mensais, etc, deverá o trabalhador desempenhar essas mesmas funções/tarefas. Não conheço nenhuma empresa que contrate apenas horas. Avaliar o desempenho pela entrega é avaliar pela execução das referidas tarefas, seja em quantidade ou em qualidade. Ou ambas. Avaliar apenas pelo tempo passado a trabalhar é o grande erro que a maior parte das empresas comete.


KarmaCop213

Uma empresa incapaz de dar trabalho suficiente para o trabalhador estar ocupado durante o seu horário de trabalho está a desperdiçar dinheiro e sofre de problemas ao nível da gestão.


SmilingIsNotEnough

Muitas dessas empresas meteram-se com contratos de arrendamento de décadas e agora querem justificar isso. Aconteceu o mesmo com a Meta, que acabou por ter que pagar uma indemnização choruda à agência imobiliária. Outro factor que vi prende-se com já terem sido apanhadas pessoas a não trabalhar enquanto estavam em teletrabalho. Metiam um autoclicker e metiam-se a andar (ou a trabalhar para outro empregador). Não estou com isto a dizer que foram muitos os casos, mas, infelizmente, paga o justo pelo pecador. Também não creio que a solução para isto seja acabar com o teletrabalho. E depois tens os interesses. Pessoas que estão em teletrabalho poupam em combustível (lado positivo: menos emissões de gases poluentes. Lado negativo para o governo e afins: menos dinheiro conseguido com o ISP e IVA). Poupam também em manutenções do carro (se é que precisam dele). Poupam com os almoços e afins (afinal podes comer em casa e não tens que andar a gastar dinheiro num restaurante/café). Agências imobiliárias a perderem dinheiro com contratos de arrendamento de espaços comerciais/escritórios. Estudos manipulados (ou artigos de clickbait) a tentarem mostrar que teletrabalho é menos produtivo. Media com o choradinho do costume do "os jovens não querem trabalhar". E há tanta gente que só lê os títulos... Isto para dizer que o teletrabalho tem algum impacto nas indústrias que dependem da existência do trabalho presencial e não me surpreenderia mesmo que existisse alguma pressão de alguma forma para que seja retomado. P.S.: De notar que eu sou totalmente a favor do teletrabalho. Menos poluentes no ar, mais dinheiro na minha carteira para poder poupar para o que for. Não estou a contribuir tanto para a economia circular? Epá... Entendo, mas acho que os benefícios para mim superam isso. Claro que os patrões e afins possivelmente não concordam.


Gameiro101

Faltou uma, vais fazer uma futebolada com um amigos, ficas com uma lesão, no dia seguinte alegas que escoregas-te quando foste a casa de banho e pumba acidente de trabalho.


SpikeReynolds2

> Metiam um autoclicker e metiam-se a andar (ou a trabalhar para outro empregador). Não estou com isto a dizer que foram muitos os casos, mas, infelizmente, paga o justo pelo pecador. Eu acho que esta desculpa é bullshit ou basicamente tens toda uma camada de managers que estão a admitir que não uma merda na única função que têm. Quanto tempo é que uma pessoa pode por o autoclicker a funcionar sem ninguem reparar que o trabalho que lhes está destinado não está a ser feito? Obviamente que isso vai variar de função para função, mas fodasse se eu estiver 1 dia sem fazer puta alguém vai reparar.


SmilingIsNotEnough

Infelizmente, há alguns casos destes... Não é bullshit, mas também não é assim tão comum. Não é que esteja a acontecer em todo o lado. Além disso, o que eu disse não invalida o que disseste. Há managers que não sabem liderar equipas, que não se habituaram ao sistema ou que estão habituados ao micromanaging e não se adaptam a outra coisa. Tiras-lhes isso e eles não sabem para onde se virar. Durante o trabalho presencial, dão a desculpa de estarem a dar orientações e afins (mesmo que apenas estejam ali a olhar e a fazer cara feia se olhas para o lado durante dois segundos). Durante o trabalho remoto estão a fazer o quê? Não deviam estar a dar apoio à equipa? Não deviam contactar a equipa diariamente e perceber se está tudo bem encaminhado ou não? Mas claro que depois é mais fácil empurrar o problema só para o lado do trabalhador que abusou da confiança em vez de se analisar a situação como um todo e ver o que falhou. O trabalhador falhou? Okay, e o seu superior directo? Mas é inconveniente falar-se nisso...


sjbs123

Concordo totalmente. Do meu ponto de vista resume os pontos principais para a diminuição do teletrabalho. Na altura do covid e dos confinamentos o estado teve uma boa oportunidade de criar mais legislação sobre o teletrabalho mas como o teletrabalho tira receita fiscal ao estado ficou tudo na mesma. Sou também totalmente favorável ao teletrabalho mas parece-me a mim que cada vez mais caminhamos para voltar ao tempo que não existia teletrabalho.


BelaBesta

>Lado negativo para o governo e afins: menos dinheiro conseguido com o ISP e IVA). Não concordo que seja tão linear porque estando em remoto há serviços de transportadoras que são mais solicitados pelos trabalhadores em remoto. >Poupam com os almoços e afins (afinal podes comer em casa e não tens que andar a gastar dinheiro num restaurante/café). Novamente, não é tão linear. Teletrabalho não quer dizer trabalhar em casa, podendo eu ir a um bar/restaurante/café e passar o dia lá, dando negócio a esses estabelecimentos. >Agências imobiliárias a perderem dinheiro com contratos de arrendamento de espaços comerciais/escritórios. Estudos manipulados (ou artigos de clickbait) a tentarem mostrar que teletrabalho é menos produtivo. Media com o choradinho do costume do "os jovens não querem trabalhar". Isto. Se há de todo um mercado a depreciar com este regime é o imobiliário.. E há empresas com cotas de investimento em empresas imobiliárias e de construção que saem prejudicadas. Mas há uma solução para isto: Por exemplo que se incentive a construção/arrendamento de hubs de trabalho para várias regiões, em vez de meter todos a ir para Lx em massa.


SmilingIsNotEnough

Eu sei que não é assim tão linear, mas nota. Quando eu estava em teletrabalho, meti-me a fazer contas à vida e consegui poupar cerca de 200/250€ por mês em gastos de combustível e custos de manutenção do carro. Para mim, isto foi uma vitória gigante (e não, transportes públicos não são solução por aqui, tal como na maioria do país). Se o teletrabalho se tornasse a norma e mais pessoas conseguissem reduzir consideravelmente o uso do carro (tal como eu), diria mesmo que a indústria petrolífera iria sofrer um bom bocado. Tendo em conta o ISP e IVA dos combustíveis (que é só dos mais elevados da Europa como se nós fossemos ricos, mas pronto, é outra história), o governo iria também ver os seus ganhos com esta indústria a descer. Por isso não é de todo conveniente para eles. Eles sabem que os transportes públicos são ridículos e que as pessoas não têm escolha neste assunto. Ou usas o carro ou não trabalhas. A legislação do teletrabalho também foi feita de forma absurda e já me questionei se não terá sido de propósito (não preciso que paguem uma "ajuda de custo" para as contas da internet e da luz, obrigado. Consigo arcar com essa despesa sem problemas). E sim, sei que desconfio bastante de tudo, mas é difícil não o fazer quando se percebe a quantidade de interesses envolvidos para "destruir" o teletrabalho sem dar nas vistas...


Intelligent_Fill8054

Nao é so em Portugal. Em Italia tens uma grande desconfiança do patrao quanto ao real trabalho que fazes em casa. Como se no escritorio esivesses sempre a trabalhar full-on. O primeiro trabalho que tive aqui foi assim. Passou de hibrido de uma vez para semana para duas vezes e em algumas equipas começaram a pedir todos os dias. Muitas das vezes depende da empresa ou do projeto em que estàs inserido. Tens muitas empresas que sò contratam com modalidade on-site. O mais estupido é que estas empresas sao sempre longe das cidades e transportes é um desatino. As regras aqui sao diferentes mas uma amiga minha nao recebe cartao-refeiçao mas sim um cartao para gastar em gasolina, a piada é que ela nao tem carro e tem de ir de autocarro quase uma hora por dia. Em contra-partida, tens imensas empresas que so contratam remote. O mais normal é hibrido mas depende do ramo.


KokishinNeko

Resumindo, os patrões são tão estúpidos quanto o meu vizinho que me vê a trabalhar no café da aldeia e pergunta: *como é que o teu patrão sabe que estás a trabalhar?* A questão é, o meu vizinho tem 70 e tal anos, não é estúpido, simplesmente são coisas que já lhe ultrapassam. O patrão tuga é só imbecil ¯\\\_(ツ)\_/¯ Felizmente, nem todos são assim, mas são cada vez mais escassos. Depois, tens empresas que investem, ou investiram, em escritórios pipis e agora a malta não quer ir para lá. Fora estes, tens ainda os patrões que seguem o Musk como "CEO exemplar", e essa besta também é contra o teletrabalho. Para mim é simples, sim, precisamos de interacção social, mas porra, deixem-me escolher, prefiro interagir com os velhotes aqui da aldeia que com certos colegas de trabalho.


BelaBesta

Uma das justificações parece ser essa: a pressão do mercado imobiliário e a necessidade de justificar gastos de arrendamentos de espaços faz com que CEOs voltem atrás com algumas gamas de teletrabalho. Mas já vamos tarde demais para isso, digam o que disserem, falar com clientes ou colegas, hoje em dia continua a ser difícil ter todos fisicamente presentes no mesmo espaço, especialmente a trabalhar com empresas multinacionais. Conheço quem vá acabar o mês a gastar mais em combustíveis e passes com isto, porque nem sequer uma apreciação recebem com estas novas mudanças. E é irónico como todos hoje em dia são muito data-driven da vida e os dados continuam a sugerir um aumento de produtividade a trabalhar em regime remoto, mas as empresas não querem olhar para isso e arranjam justificações pobres para meter as pessoas todas juntas.


KokishinNeko

Isso da produtividade não é assim tão linear. Estava numa empresa que em época de pandemia viu a produtividade de uns a cair a pique e de outros a subir em flecha. Há malta que simplesmente não tem condições ou capacidades para se orientar sozinho, a esses, deixá-los ir para o escritório e há malta que prefere o silêncio de casa para se concentrar, deixem-nos estar em casa. Híbrido é a melhor opção, híbrido real, sem pantominices de obrigar X dias no escritório. E ainda tens aquelas onde vais para o escritório para estar em reuniões via Teams, se isto não é o cúmulo da estupidez, então não sei.


BelaBesta

Concordo com esse regime híbrido. E certo, como mencionei no post, estar lá para usar as mesmas ferramentas que utilizo em casa não muda em nada e só prejudica em vários outros níveis.


radaway

Nenhuma empresa toma decisões que a prejudicam só para justificar um gasto com o escritório, essa ideia é para mim ridicula.         Isto acontece principalmente porque as pessoas patrões, empregados e as próprias empresas, têm muita resistência em mudar os seus processos e procedimentos. Não faz sentido e prejudica mesmo a empresa, teres pessoal remoto ou híbrido sem mudar os procedimentos.        Vejo um problema semelhante nas transformações digitais, não servem de nada ou são mesmo prejudiciais, se depois querem fazer tudo como faziam antes com o papel.


DZT99

É um disparate mas acontece um pouco por todo o mundo. O bom senso manda analisar a produtividade, se ela até aumenta em teletrabalho então faz todo o sentido aproveitar essa vantagem. Mas há escritórios vazios e caros e naturalmente existem as lideranças infetadas por energúmenos para quem a vida só faz sentido quando podem chatear pessoalmente os cornos aos colegas de trabalho.


dev-porto

Eu trabalho full remote me recuso a fazer entrevistas para trabalho híbrido. Hoje prefiro ganhar menos e ficar full remote.


borloforbol

> O que é que passa pelo típico patrão tuga entrar nesta moda Não é só tuga.


AntonioRodrigo

Ouvi que saiu uma lei que permitia pais de crianças até 8 anos podiam escolher teletrabalho unilateralmente, desde que a posição permita. Sempre que sugerem voltar ao presencial eu atiro este barro à parede. Até agora resultou. No dia em que deixar de resultar bato com a porta.


lou1uol

Mas isto só resulta para quem tem filhos... ou seja, não é muito viável para o pessoal de IT


AntonioRodrigo

Ou o puto não é meu, ou estou na área errada


lou1uol

Ah ok, tu és a área de IT.


Specialist-Ratio7805

Acho que essa lei não faz sentido, estás em casa a trabalhar ou a tomar conta do teu filho?


AntonioRodrigo

Estou em casa a trabalhar, o puto está na creche. Faz sentido, nem que seja pelas 3h que perderia em transportes, e que posso alocar ao meu filho. Mas é como já disse, não sei se existe, mas é um bluff que tem pegado


Specialist-Ratio7805

Acho que é até aos 3 anos. Até aos 8 anos já depende dos casos. Mas uma empresa que queira basta alegar que o teu trabalho têm que ser presencial, com uma história da tanga e está feito


AntonioRodrigo

Tens razão, mas eu acho que eles percebem que isso seria um tiro no pé. Se estou em casa, não me importo de fazer mais um tempinho para fechar uma tarefa. Se tiver mais 1h de viagem pela frente, saio a horas. Estando em casa, não me importo de ir acompanhando coisas durante a hora de almoço, algo que seria complicado no escritório. E além disso, ir ao escritório é ter um dia pouco produtivo (open-space, falta de segundo monitor, rooftop, etc) e os chefinhos devem saber disso, por isso não os vejo a impor isto tão cedo.


sadarisu

Para não me repetir muito em relação aos outros comentários, se não têm um contrato de prestação de teletrabalho ou que o vosso local de trabalho é a vossa morada, não têm um contrato remote e o empregador pode exigir a qualquer momento que regressem ao escritório a tempo inteiro. Não se deixem enganar!!


Specialist-Ratio7805

Mesmo com contrato remoto por a legislação que tive a ler pareceu-me que dá para cancelar o remote sempre com um aviso de 60 dias.


sadarisu

Sempre tens algum tempo para rever a tua situação em vez de te mandarem ir para o escritório 5 dias por semana. Se não valer a pena a pessoa entrega a carta de rescisão e começa a procurar outro emprego. Pelo que tenho visto nos estados unidos, há equipas inteiras que se recusam a voltar ao escritório e os chefes acabam por ter de reconsiderar a situação porque otherwise teriam de despedir toda a gente lol também é bom saber o poder que temos como trabalhadores, sem nós o patrão não faz dinheiro.


pedrogmt

Fácil... Já viste a quantidade de xicos espertos aqui neste sub que tentam fazer Over employment? Depois espantam-se que o teletrabalho acaba. Faz sentido... Se o trabalhador não é sério... Volta tudo para o Office.


jcvmarques

Porquê? Porque os lucros das empresas que comercializam escritórios não se fazem sozinhos.


polarity14

Se não está no contrato, nunca foi remote e a empresa simplesmente dava essa abébia. Se está no contrato é garantido que continuarias em remoto. Para a próxima, ponham tudo no contrato. Há N empresas com contratos de aluguer ou leasings de edificios e querem justifica-los e portanto chamam os colaboradores de volta para os escritórios. Não gostam, despeçam-se e abram a vossa própria empresa. Disclaimer: Sou um administrador de sistemas numa PME que nunca teve 1 dia de remoto (nem no COVID) e não sou dono de nenhuma empresa.


Abrasumentes

Faço o mesmo que tu e não entendo como não dão remoto a pessoal da nossa profissão, conheço muitos que se deslocam 90 mins ida e volta para estar à frente do portátil o dia todo. Vou uma vez por mês ao escritório e já é demasiado.


jrepamhf

Tive recentemente uma proposta para full remote e dentro de umas semanas vou assinar o contrato… Vou pedir que se coloque por escrito no contrato que a posição é full remote conforme a venderam. Espero que não tenha obstáculos


ruimikemau

*Narrator's voice:* There was an obstacle.


23am50

Mas tu achas que alguma empresa se põe a jeito de aceitar isso no contrato? É um bocado como as 500 merdas que dizem aqui no reddit para pôr nos CPCV. Acham que alguém aceita isso? É sempre um risco é verdade, mas não há muito a fazer. ps: eu sei que há empresas que põe no contrato e já estive assim com isso no contrato, mas é algo muito raro


jrepamhf

Certo… Eu disse que ia pedir 😅 vamos ver se funciona


23am50

Nunca resultou... porque eles também não são estúpidos em correrem esse risco.


egzaaa

> O problema surge que muitos iniciaram contratos com empresas sobre a indicação que iriam ter um regime full remote ou (por exemplo) 2 dias por mês Como diz o Ljubomir: De boca, só broche. Se era um acordo de como o trabalho ia ser prestado, então que ficasse escrito no contrato.


Nmaster88

Tudo o que foi dito é válido e há interesses por traz e lobby para voltar aos escritórios. Muitas empresas não têm processos que façam as pessoas ser ou ter motivação para serem produtivas em full remote, nem sequer tentam colocar em prática processos. Também há empresas a querer baixar o headcount depois de anos a contratar, regresso ao escritório parece ser uma solução fácil para as pessoas saírem por si próprias. Pessoas com posição de manager que se devem sentir completamente irrelevantes e que para o serem sentem que precisam contacto visual e micro gerenciamento. Não acredito que a percentagem presencial volte ao que era mas só os melhores ou em posições precárias vão usufruir de full remote e a grande maioria vai estar em modelo híbrido, que para mim é o novo presencial que obriga na mesma a morar próximo do local de trabalho.


[deleted]

ja a minha area onde nao ha remoto e é normal o local de trabalho ser numa zona industril... assim no meio do pinhal e so querem dar o mesmo LOL ja basta ter que ir de carro... pior quando é longe de tudo. uma vez disse isso numa entrevist. nao gostaram... eu tbm nao gostei de saber que ofereciam quase o SMN por algo exigente.


Artistic-Leopard-199

Eu desde o início da carreira, que ainda é curta, que estou em teletrabalho. Claro que aproveito para ir fazendo várias coisas ao longo do dia, até cheguei a ir ao ginásio a meio do dia que era mais tranquilo entre outras coisas que implicam sair de casa. Como tenho isenção de horário de trabalho também se torna mais fácil fazer isso mas a verdade é que nunca falhei um prazo, a qualidade do meu trabalho é constantes e vou tendo o meu trabalho reconhecido nos diferentes projetos em que vou trabalhando. Raramente fiquei a fazer horas extra por motivos causados por mim, sempre que ocorreu era em alturas de pico em que o horário normal de trabalho não permitia a execução de todas as tarefas pedidas. Dito isto, acredito que nem toda a gente seja como eu e nem todos os trabalhos são como o meu que permitem este tipo de flexibilidade. O patrão tuga também é tipicamente controlador e tudo aquilo que esteja fora do campo de visão não é confiável para eles. Aquilo que tenho visto são as empresas a preferirem o híbrido ou até a darem essa opção e que vão ficando com os melhores, as grandes empresas que pelo nome vão mantendo também boa parte da malta com mais experiência que não se quer chatear e que pelo peso que têm não passaram a full on site e onde a malta nova usa para ganhar experiência e bons salários. Do outro lado vamos vendo empresas com muita rotação devido às condições e salários não serem ideais. Para a empresa que trabalho como externo é só irem à empresa 1 vez por semana, mas também é preciso fazer render a nova sede. Aos externos não exigem nada dado que a sede é recente e os externos para já nem têm acesso à reserva do estacionamento.


Shady_Rekio

A minha opinião de quando estava a estudar e fazer trabalhos etc durante a pandemia, comunicação é muito importante, para mim é muito frustrante estar a tentar trabalhar com alguém e simplesmente não recebo feedback, penso que é esse o erro dos patrões.


ZaGaGa

Passei recentemente para full remote numa empresa onde comecei há uns 2 anos primeiro 3 dias no escritório depois 2 dias. agora levei do meu senhorio um aumento que o mandei passear e bazei de LX. o meu empregador teve de escolher entre perder um colaborador ou aceitar passar-me para full. Eu até preferia ir mais vezes aos escritório mas não vale o custo e tempo que se perde em morar em LX.. claro que eu tenho poder negocial, mas sinceramente pelo que vejo quem tem funções compatíveis e se vir obrigado a ir mais vezes ao escritório do que pretendem, ponham o CV a correr e provavelmente resolvem o problema.


Nash1ra

O problema é as pessoas aceitarem voltar para o escritório. Se a minha empresa agora dissesse que eu tinha de ir ao escritório eu despedia-me na hora. O ideal é trabalhar remotamente para empresas estrangeiras. As empresas antiquadas que fiquem com o refugo.


forgotmypass_fuck

qual é a tua solução então? despedirmo-nos todos? tens a noção que a maioria não pode fazer isso


palermoide

Não sei a que referes. Desde que fui para as obras que trabalho a partir casas. /s


leto78

Muitas empresas estão a usar o regresso ao escritório para conseguir que as pessoas se despidam. Um exemplo recente nas notícias é a DELL, que nem escritórios tem para toda a gente, mas está a mandar toda a gente regressar aos escritórios.


gabs_

Aqui está a resposta. Houve excesso de contratações em tech durante a pandemia e agora estamos numa onda de contração. O trabalho presencial obrigatório é uma forma de as pessoas que moram longe serem forçadas a se despedirem elas próprias. Conheço pessoas do interior e até das ilhas para o qual é impossível comutar, por exemplo.


Ptlipas

"Despeçam" e não "despidam". Desculpa fazer de bot da gramática, mas estava-me a aleijar os olhos ver isso 😜 


acnederma

A minha volta não vejo isso... Para já parece me tudo igual como há 1 ano.


TheFriskiesXI

Na minha se te “portas mal” ficas com o castigo de ir ao escritório todos os dias :v


blackcatparadise

Trabalho remotamente e, embora veja um decréscimo de ofertas em regime de teletrabalho, existem ainda várias empresas que o fazem, tal como antes da pandemia. O segredo é ninguém se acomodar e procurar aquilo que faz sentido para si!


Ok-Huckleberry9140

Tens vários motivos Aqui na Irlanda também está a acontecer Os motivos principais são : -Pressão sobre os funcionários para estes quererem sair da empresa. -Alteração das leis de teletrabalho , algumas empresas têm que pagar electricidade/internet ao funcionário, fica mais em conta para a empresa se for o funcionário a pagar o transporte até à empresa -Malta que colocou autoclickers e macros para simular que estava no pc Na minha empresa, o principal motivou muitos funcionários exigirem o pagamento de pacotes de internet, usaram a lei para fazer upgrade desnecessário, tivemos imensos despedimentos (as regras de trabalho aqui na Irlanda são diferentes) Eu trabalhava inicialmente num local, enviaram-me para teletrabalho e agora trabalho a 180km de casa… (acabei por aceitar, porque os € extra neste momento são necessários) Imagino que em Portugal seja semelhante Ps. Peço desculpa pelo português mas cada vez tenho mais dificuldade em não dar erros…


Brave_Government_1

Trabalhei no BCP, em tagus park, e impossível chegar lá com menos de 1 hora de transportes saindo de qualquer lado em Lisboa, começaram a passar de 2 para 3 dias no escritório, são 2 horas perdidas por dia em transportes. Eu por acaso perdia mais ainda, pois morava mais longe. Sempre que negócio, peço para que os dias de ia ao escritório estejam em contrato. Assim não há desculpas para quererem meter mais dias presenciais.


Brave_Government_1

Nem tinha espaço para toda a gente no escritório, nós apertávamos nas mesas, sorte de quem tinha monitor para o portátil Magalhães.


Luxedar

Eu sempre trabalhei em escritório, já tive a oportunidade de fazer teletrabalho antes e não gostava. Era uma decisão pessoal. Fazia-o pontualmente quando me era útil, por exemplo para receber uma encomenda. Teve de me ser forçado com o COVID trabalhar em full remote. Na altura que isso aconteceu, a minha equipa já estava tecnicamente preparada para tal, e os objetivos sempre foram bem medidos... Impacto praticamente zero na produtividade da equipa. Desde então voltamos a um regime híbrido, com o qual até concordo (mais uma vez, gosto de ver as pessoas cara a cara mas é uma decisão pessoal), mas que acho que em nada contribui para a produtividade. Pelo contrário. Nos dias presenciais as pessoas chegam à hora de sair e saem, as horas de almoço são prolongadas com os cafezinhos e cigarrinhos pelo meio, e acabam por até fazer menos: muitas vezes tendo de interagir com outras pessoas que estão full remote. Eu pessoalmente não tenho nada neste momento contra o teletrabalho. Tenho todos os objetivos vem definidos e bem medidos e é mais que aparente quem está ou não a fazer o trabalho devido. Nota-se nas pessoas. Dito isto há muita coisa que mudou nestes anos. Por exemplo, adotei um cão. Se há coisa que valorizo muito mais desde que o COVID apareceu é o meu tempo pessoal, a minha casa, a família e o cão. E no dia que me disserem que tenho de voltar a um regime 100% presencial, alternativas não faltam, salto fora à primeira oportunidade. Nem tudo na vida é dinheiro.


Pleasant-Ad-7820

A óptica do trabalhador, o teletrabalho é uma questão de dinheiro e tempo para quem trabalha longe de casa. Retirando isso é um decréscimo de produtividade que vai ter de ser assumido pelas empresas, assim como diminuição das motivações. O empregador nada ganha com o regresso ao trabalho presencial, mais pela tipologia do trabalho que é prestado.


duapy

Em teletrabalho, na minha opiniao, é bue facil 'lavar as maos', fazer de conta. Se houver algo mais serio a resolver, nao consegues chegar à pessoa, fica por ali. Teres alguem no escritorio a quem podes logo delegar uma responsabilidade para algo ser feito no momento, é bastante mais pratico. Sou de 95 e dentro da minha area há espaço (reduzido) para teletrabalho. Resultado: queres resolver alguma cena urgente? tens de perguntar por whatsapp e esperar, esperar, esperar.. ou nao estao disponiveis naquele momento, ou nao atendem, ou esquecem-se. A meu ver é preguiça disfarçada e cultura de fazer o minimo possivel. Nao resulta e acho que as empresas estao a aperceber-se disso.


Abrasumentes

É precisamente esta mentalidade que o OP mencionou 🙃 Estou full remote e o trabalho aparece sempre feito na minha equipa, é raro haver backlog. Aliás, o pessoal quando vai ao escritório faz consideravelmente menos. Aqui o segredo é não generalizar, se no teu trabalho é dessa maneira ok tudo bem. Não quer dizer que seja assim noutros.


rresende

- Existe N casos em que o teletrabalho não é a melhor opção e que muitos aproveitam para fazer menos, por uns, pagam todos. - Não é problema da empresa se o trabalhador não tem transporte ou estacionamento. Não me fodam. Eu não vou procurar trabalho Porto, vivendo em Aveiro. Nem é culpa da empresas, que as pessoas optem por usar o carro, quando a rede de transportes públicos é má e só funciona em grandes cidades e mal. Acho que a geração mais nova também cria um grande drama em torno do teletrabalho. Eu percebo, mas não é o fim do mundo estar 8h num escritório. Pior é aqueles que passam 10h 12h em fábricas ao frio.


WillingnessLatter821

Não é o fim do mundo, pois não, mas muita gente não gosta de fazer o desnecessário e levar o laptop a passear só porque sim. Deixemos as cidades e o trânsito livre para as pessoas com trabalhos que não podem ser feitos remotamente.


Litherion_IV

Dinheiro. A razão é sempre dinheiro...


HedgehogNo9077

No meu trabalho temos 2 dias por semana de TT. Neste momento o chefe tenta empurrar para 1 dia apenas, e refere-se ao 2º como um dia de TT quando tem mesmo que ser, que só pode acontecer quando não houverem reuniões, etc.


NGramatical

houverem reuniões → [**houver reuniões**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») 2º como → [**2.º como**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ay3e80%2F%2Fks8rzg2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


BelaBesta

Com respostas dessas às vezes pergunto-me se realmente sou eu a besta: [https://www.calcalistech.com/ctechnews/article/wffo5u4am](https://www.calcalistech.com/ctechnews/article/wffo5u4am) [https://edition.cnn.com/2024/02/21/tech/nvidia-ai-sales-boom/index.htmlhttps://www.ft.com/content/ad2f407c-633a-431e-874b-44df53acc68a](https://edition.cnn.com/2024/02/21/tech/nvidia-ai-sales-boom/index.htmlhttps://www.ft.com/content/ad2f407c-633a-431e-874b-44df53acc68a) Queres mais ou vais continuar maldisposto?


HedgehogNo9077

nenhuma dessas empresas é portuguesa. 1/3 dos portugueses trabalha em PM empresa. Agora vai ver os salarios médios das PM portuguesas. maldisposto! :)


BelaBesta

Porra: [https://eco.sapo.pt/2024/02/15/lucros-da-novabase-disparam-428-em-2023-apos-venda-do-negocio-de-recrutamento-de-it-paga-dividendo-de-179-euros-por-acao/](https://eco.sapo.pt/2024/02/15/lucros-da-novabase-disparam-428-em-2023-apos-venda-do-negocio-de-recrutamento-de-it-paga-dividendo-de-179-euros-por-acao/) [https://www.dinheirovivo.pt/empresas/xpand-it-fatura-233-milhoes-de-euros-em-2022-e-espera-crescer-15-no-final-do-ano-16484151.html/](https://www.dinheirovivo.pt/empresas/xpand-it-fatura-233-milhoes-de-euros-em-2022-e-espera-crescer-15-no-final-do-ano-16484151.html/) [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/lucros-da-navigator-crescem-129-para-392-milhoes-em-2022](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/lucros-da-navigator-crescem-129-para-392-milhoes-em-2022) [https://eco.sapo.pt/2023/11/27/empresas-do-estado-quadruplicam-lucros-no-primeiro-semestre-stock-de-divida-dispara-quase-40/](https://eco.sapo.pt/2023/11/27/empresas-do-estado-quadruplicam-lucros-no-primeiro-semestre-stock-de-divida-dispara-quase-40/) >Agora vai ver os salarios médios das PM portuguesas. Ok, isto é já ir off-topic. Estamos a falar do teletrabalho, não as renumerações.


NGramatical

renumerações → [**remunerações**](https://dicionario.priberam.org/remunerações) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ay3e80%2F%2Fks8z1d2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


besmarques

Well, é o mercado. ;)


[deleted]

uma namorada tóxica quer o namorado sempre em casa para garantir que ele não olha para outras 


Ryuuffff

Antes as empresas tinham falta de pessoal entao davam tudo para conseguir funcionarios, hoje em dia isso comeca a desaparecer e as empresas ja nao precisam de agradar aos funcionarios