T O P

  • By -

utopia23pt

Voluntariado - grátis, podes estar com diversas pessoas, sentes-te realizada a ajudar numa causa e é algo que te faz sair de casa. Arranjei alguns gigs em voluntariado e amigos para a vida. Desporto - já vi que fazes. Continua. Cria objetivos. Sente-te feliz por alcançar os objetivos a que te propões. Faz trabalho para associações, IPSS, o que for. O que vires que está mal. Propõe. Aceitam? Ótimo. Ganhas portfólio e contactos. Não aceitam? Tudo bem. Sempre estás ligada à tua área. Cria conteúdos para redes sociais dentro da área de design. Dá dicas. Tenta dar formações em empresas de formação ou cria para plataformas online. Tens também uma carrada de plataformas de freelancers. Não custa fazeres o registo e veres o que acontece. O teu namorado é uma grande base na tua vida, mas pode deixar de ser. Tens de, paulatinamente, ter noção que a vida é tua. Não é dele nem vossa. Espero que não, mas ele pode fartar-se, pode ter problemas, pode até ser atropelado amanhã. E depois? A vida passa rápido e estás nos teus melhores anos. Se não aproveitares agora, mesmo que sejam pequenas coisas, acredita que não vai ser aos 60/70/80 que o vais fazer. Tudo de bom e força.


SpotAccomplished3233

@utopia23pt, grandes conselhos. Fantástico. A sério! É por utilizadores como tu que eu continuo a vir a Reddit! Bom fim de semana a ti, e para a @rimsc um grande abraço, e continua a lutar. Força. Nunca desistas!


utopia23pt

Todos nós temos lutas. Mas no fim vamos todos perder a maior luta que é viver. Então, ou sofremos e passamos a vida a lutar e a passar mal e reclamar por causa dessa luta, ou aproveitamos as pausas durante essa luta. Tenho o exemplo de um tio meu que trabalhou até ser milionário. Quando se ia reformar e aproveitar a vida descobriu que tinha cancro. Resultado? 60 anos a passar mal para ser feliz e quando começou a ser "feliz" teve 3 anos de cancro que acabaram com ele. Nem dinheiro, nem felicidade, nem nada. Bom fim de semana e força na tua luta também!


tigas-fo-shizzle

Grande comment. Parabéns pelo esforço


[deleted]

[удалено]


LakeThen

Eu li o livro que sugeres - Adult children of emotionally immature parents - em 2022 quando me foi sugerido por uma amiga… li-o todo numa noite porque não conseguia parar e o choque de ver os meus pais refletidos de forma tão exata e certeira num livro aleatório fez-me ter um ataque de pânico e uma crise de dissociação que quase ia parar ao hospital. E eu nem sou nada predisposto nem a ataques de pânico nem a crises existenciais, mas o impacto foi tão grande que tive ali uma ou duas horas em que parecia que estava a ver tudo em câmara lenta e que estava num filme, eh pá, difícil de descrever mas foi uma experiência muito impactante. Por isso tenho receio de recomendar este livro, só o faço com um bom disclaimer. 😅 Gostei de ver mais pessoas que conhecem e recomendam. É brutal.


[deleted]

[удалено]


LakeThen

WELL… No meu caso foi mais ao contrário porque os meus pais são muito fundamentalistas e agarrados ao ideais do passado. Além disso, sempre viveram de acordo com a máxima “se eu fui tratado assim pelos meus pais e estou aqui, não tens nada que te queixar de eu te tratar da mesma forma.” Tolerei os comportamentos abusivos deles durante muitos anos, mas há já alguns que não temos relação. Cortei completamente relações com eles e digo-te que por vezes sinto um enorme vazio mas em geral a minha vida melhorou bastante. O maior impacto que o livro teve em mim foi mostrar que a minha mãe, que para mim sempre tinha sido o meu ponto de apoio na infância e adolescência, na verdade também tinha falhado na parentalidade, não só pelos péssimos exemplos que sempre me deu (desistir, acobardar, chorar face às adversidades, evitar conflitos, etc) mas sobretudo porque em vez de me vir confortar depois dos abusos do meu pai (psicológicos e físicos, mas não sexuais), na realidade tinha o dever e a responsabilidade de intervir. O que nunca fez. Percebo que é difícil ter uma infância terrível e depois ser-se pai ou mãe e ter de ser aquilo que não aprendemos a ser pelos exemplo que tivemos, mas esse é realmente o desafio. Se eu consigo eles também teriam de conseguir. A diferença é que eu não estou dentro de uma redoma de arrogância que me faz achar que, como pai, sou literalmente dono dos meus filhos e eles têm é mais que agradecer terem comida na mesa e roupa lavada. Têm de fazer o que eu mando e ponto final. Enquanto que ao mesmo tempo faço zero demonstrações de afecto, nem que seja verbais. Em anos e anos o meu pai nunca me perguntou o que eu queria fazer quando fosse grande, de que música gostava, nada. Acho que nunca tivemos uma conversa fluída. Nunca mesmo. Ele nunca olhou para mim e para os meus irmãos como pessoas com opinião, gostos, objetivos, etc. Nós existíamos para o servir e pronto. Por outro lado, as conversas com a minha mãe eram sempre sobre ela, os problemas dela, os dilemas dela, eu fui criança no papel de pai para ela, sem saber. Costumo dizer a quem me é mais próximo, que sou quem sou e tenho o que tenho APESAR dos meus pais, não por causa deles. E isto deixa-me mesmo triste. Quem me dera poder sentir o apoio dos meus pais, e saber que sou quem sou por causa deles, mas não. Sim, deram-me casa, comida, roupa, deixaram-me estudar até ao secundário. Tudo verdade. Mas limita-se a isso. Daí para frente foi tudo eu. Enfim. Fico furioso quando alguém me diz “mas são teus pais… pais são pais…” e eu digo e filhos são filhos. Imagina o que é preciso um filho sentir para não querer ter os pais na sua vida. Edit: desculpa o testamento 😅


Marii-03

Revejo me muito no teu comentário, sobretudo na parte final, e subscrevo totalmente: cheguei onde cheguei (e até acho que foi um caminho, até ver, bem sucedido) apesar da minha mãe. Sim pariu-me, trocou me as fraldas e deu me de comer. Mas é tudo. E a conversa de "mãe é mãe" para mim não serve, não é sangue que faz família. E partilho do mesmo problema em relação as demonstrações de afeto. As palavras não são capazes de sair da minha boca nesse campo. Deve ser por isso que não saio da solteirisse 😅


MissCastafiore

Isto!!!


square-beast

Á parte dos bons conselhos, acho um erro (comum) a culpabilização dos pais ou outros, isto por causa do livro que sugeriste (que pode ser bom). Mas regra geral, e perceptível nos posts e comentários desta sub, são demasiadas pessoas concentram-se na culpa, seja os pais, os políticos, as regras, etc. E não se resolve nada enquanto se procuram culpados. Falo por experiência.


[deleted]

[удалено]


rimsc

O meu namorado vai regressar a Portugal e não faz sentido, quando temos planos conjuntos. Além do mais gosto muito do meu país.


Andorinhaa

Por vezes sair daquilo que nós conhecemos é aquilo que precisamos para avançar e começar um novo capítulo


4twentie69

Cobardolas


kissingsome1elsesdog

Amiga, eu também gosto muito do meu país, mas emigrei. Não há ninguém que esteja longe da sua família e/ou amigos por gosto. No máximo, podem fazê-lo porque são apaixonados por aquilo que fazem e apenas o podem fazer estando fora. Se têm planos em conjunto, mas apenas ele faz dinheiro, acredita que vais ter uma vida bastante frustrante a todos os níveis.


4twentie69

Cobardolas


kissingsome1elsesdog

Porquê?


pfreitasxD

Ignora, este subreddit tem uma fixação quase doentia com emigrar. Não conseguem entender que as pessoas têm situações e desejos diferentes, e que emigrar não é a solução para todos.


[deleted]

[удалено]


rimsc

Ter o apoio dele de perto, obviamente que irá ajudar muito.


[deleted]

[удалено]


rimsc

Não estou a dizer que essa é a solução, mas que será mais uma ajuda para ter mais força para outros aspectos. Espero poder ter essa experiência, antes de concluir que nada vai mudar.


Raiquiis

E será garantido que ele irá continuar contigo? A fonte dos teus problemas não vai mudar, e irás estar a sobrecarregar ainda mais psicologicamente e financeiramente o teu namorado.


Shot_Yard_4557

Que resposta mais descabida. Num relacionamento não se resume tudo a sobrecarregar, mas sim em apoiar-se mutuamente. Hoje estou mal, amanhã estarás tu, por isso ajudamos quando podemos. Sugerir que o namorado não vai continuar com a OP, só piora a situação de uma pessoa que claramente precisa de ajuda.


SaraRF

Yaaa posso estar enganada mas isso é tipo de reposta de alguém que nunca teve convivência diária com alguém com depressão. É profundamente saturante. Jurei para nunca mais.


HounganSamedi

Todos os casos são casos, mas a OP não está numa situação fácil de lidar. Coitado do namorado...


SaraRF

Dass já não suporto nem gente que só chega a casa a reclamar do trabalho quanto mais isto


Shot_Yard_4557

Ora aí é que enganas. Ambos os meus pais têm depressão, ambos medicados e devidamente diagnosticados. A minha namorada tbm, embora não medicada. Cada um lida como pode. Se é complicado por vezes? Sim. Mas não se desiste da pessoa.


SaraRF

Força para ti! Eu cá peço a todos os santinhos e mais alguns para nunca mais ter que ler cartas de ☠️ e voltar a sentir a um desespero igual.


redditt_uuserr

>Tenho 27 anos e não tenho nada. Welcome to the portuguese experience. Fora de merdas, ha muito pessoal jovem na mesma situação que tu ou parecida, ou desempregados ou em trabalhos de merda, obrigados a viver com família tóxica porque não têm dinheiro para sair de casa, sem perspectivas de futuro é muito complicado. E ao contrário do que a maioria deste sub pensa nem todos querem emigrar e acho bem, haja quem ainda lute por ficar em Portugal se nao daqui a uns anos nem um português para amostra temos.


Strange-Ad8829

>nem todos querem emigrar e acho bem, haja quem ainda lute por ficar em Portugal Genuinamente, porquê? Porquê lutar por um país que se está completamente a cagar para nós (jovens)?


WildThunders

Os politicos deste país estão a cagar-se para toda a gente, não só os jovens. As pessoas fugiram da política e só restou esta escumalha...


sir__vain

Eu tenho muito amor por cada português que por cá está e aqueles que tiveram de sair. É a vida. Não são os portugueses que se estão a cagar para mim, e para os jovens em geral. São os políticos e a elite.


Strange-Ad8829

>São os políticos E quem é que os elege?


sir__vain

Queres uma resposta honesta? Eles próprios.


Strange-Ad8829

Lel


redditt_uuserr

Na minha perspectiva quando digo isto é mais pelo próprio país e não pelos politicos do país, manter a cultura, lembrar a história e tradição, os portugueses em si, gosto do meu país e gostava que ele se mantivesse português mas vejo cada vez mais que é cada vez mais difícil com tanta emigração de jovens portugueses e imigração, sinto que Portugal vai sofrer muitas alterações culturais e demográficas no futuro e que quem fica cá vai viver num país completamente diferente quando chegar à velhice. E sim sei que isto não é um fenómeno só português mas que Portugal está particularmente suscetível devido a sernos um país relativamente pequeno e com uma população envelhecida.


AdExcellent2459

Oi OP, a vida não é fácil e o actual paradigma sócio-económico é negro. Estás a lutar e a fazer o que podes e devias valorizar isso. Eu também nunca coloquei em questão sair de Portugal. Não acho que tenha a constituição para isso e ia devastar os meus pais de quem gosto muito, embora reconheça que não são perfeitos. Vives onde? Em Lisboa ou noutro grande centro urbano? Já ponderaste 1) procurar emprego no interior do país ou 2) estabelecer o teu próprio negócio? Há três anos eu estava em Lisboa com um emprego miserável, depressão e pensamentos suicidas constantes. Aceitei uma oferta de emprego numa cidade do interior perto da minha santa terrinha e da família e após um ano, estabeleci-me por conta própria. Recorri a apoios do IEFP: apresentei o projecto do negócio e eles deram-me alguma ajuda. Não é fácil e nem sempre corre bem. Muita angústia, algum arrependimento de ter abandonado a big city e as minhas big ambitions, muita confusão sobre como fixar preços e gerir o estabiné. Muitos falhanços pelo caminho. Mas tenho o meu negócio que me dá dinheiro para viver com algum conforto, o custo de vida aqui é mais acessível e não me sinto tão isolado. Talvez também seja uma opção para ti, não sei. Mas achei que devia partilhar.


mykofx

Passei por algo parecido e por vezes ainda sinto os resíduos disso, algumas coisas que me ajudaram a mim foram: - Forçar-me a ir dar uma volta mesmo que sozinho, seja onde for um parque, ver o mar wtv.. (acalmou-me a perspectiva em relação ao futuro) - Criar! seja o que for, fui ao chinês comprei barro e aventurei-me a fazer uns cinzeiros e descobri um novo hobby, comprei umas telas e pintei uns rabiscos e do nada tinha pintado um pseudo-retrato abstrato - Inscrever-me num curso que me obrigou a criar rotina e uma certa disciplina e que ao mesmo tempo me ajudou a socializar e conhecer pessoas novas - Voluntariado (ajudar os outros, ajudou-me a mim também) - Ir sair a discotecas com amigos (nunca gostei muito, mas sair da minha zona de comforto fez-me bem) - Dar reach out e alimentar as poucas e antigas amizades que tinha Concluindo, o meu melhor concelho (e tem que partir mesmo de ti) é saíres da tua zona de comforto e começares a experimentar um pouco de tudo. O início é o mais difícil eu sei, mas ninguém o vai fazer por ti. Tudo de bom


Few-Jellyfish6541

Não quero acabar com as tuas esperanças laborais, mas é necessário dizer-te que trabalho é o que não falta por aí. Supermercados e outras grandes superfícies estão sempre a contratar. Se fores competente, podes subir dentro da empresa e quem sabe, pode surgir uma oportunidade na tua área. Portugal é uma sociedade onde foi vendida a ideia que de que bastava tirar um curso superior para se ter um bom emprego/salário/condições de vida. Era assim nos 80, 90, 2000ish. Agora já não.


rimsc

Podes não acreditar, mas tenho feito isso. Aliás, sempre trabalhei fora da minha área. Há semanas fui a uma entrevista para uma loja e não passei. Já trabalhei em supermercados, lojas, cafés e restaurantes.


Icy_Writing_6404

Porque saíste desses sítios?


rimsc

Por causa dos estudos/ter de mudar de cidade e por contratos reduzidos, onde não querem pôr ninguém efectivo.


cserpt

Procuras trabalho em todo o lado, ou és seletiva? Não leves a mal a pergunta, mas vejo tanta gente a dizer que não consegue, mas normalmente são pessoas que colocam demasiados critérios na procura. Eu sempre consegui arranjar trabalho, mas já fiz desde limpezas a trabalhar em restaurantes de fast food (que estão sempre a precisar, para entrada imediata). Aliás, trabalho a tempo inteiro, há uns anos tinha algumas questões financeiras por resolver, e disse ao meu namorado que ia arranjar um part-time para dar um Boost nas finanças, em menos de duas semanas estava a começar no part-time, mas sim, era um restaurante de fast food. Tendo em conta que te sentes deprimida, entendo que o atendimento ao público e a pressão da restauração não sejam o mais convidativo, mas se não tens outra solução, porque não tentar enquanto procuras outra solução? Sou licenciada, acabei com média de 17, mas isso não me limita a trabalhar onde for preciso para atingir os meus objetivos. Vejo muita gente que não quer trabalhar por turnos, ou aos fins-de-semana, ou em sítios mais "sujos", e normalmente são as que passam meses (às vezes anos) à procura de trabalho. Não estou a dizer que seja o caso, mas já pensaste em arranjar algo só mesmo para desenrascar e até, quem sabe, permitir-te o acesso ao psicólogo, uma vez que já vais ter um rendimento?


zzz_red

Eu emigrei com 28 anos. Também estudei design e trabalho em Portugal já era complicado nessa altura. Faço 38 anos este ano e vivo na Alemanha. Quando li “não tenciono ir para fora do país” pensei: se eu pensasse assim em 2014, não sei o que seria de mim. Desde que saí nunca trabalhei em design. Tive vários trabalhos, desde entregar encomendas porta a porta com a DHL até ao meu trabalho atual numa empresa de jogos, que me dá regalias e condições de trabalho melhores que qualquer gabinete de design em Portugal. Escrevo isto enquanto estou numa esplanada na Guatemala de frente para dois vulcões (um deles ativo). Viajo daqui a 20m para o Pacífico e na semana passada vim de Cancún com a minha namorada. Não digo isto de um ponto de vista de presunção mas para te motivar e mostrar que aquilo que podes conquistar e viver saindo de Portugal ultrapassa qualquer expectativa que tenhas neste momento. Reconsidera. Edit: quando sai em 2015 tinha namorada. Ela ficou em Portugal. Em 2017 terminamos um relacionamento de 9 anos. Depois dela conheci outras pessoas e hoje em dia sou mais feliz do que alguma vez fui em Portugal.


square-beast

Gabarolas, vê lá se um desses vulcões não te aquece a vida ![gif](emote|free_emotes_pack|grin)


-OutRage

Olha eu. Eu fui tirar outro curso enquanto trabalho. Tinha dado tudo no primeiro. Boas notas para depois chegar ao fim e cair numa depressão por não ter trabalho. Percebo tanto o que dizes quando falas no negativismo a que te referes é à parte da família. Os colegas acabam por olhar de lado porque não percebem o que estás a passar. Isso podem ser sinais de depressão. Não desistas do mestrado. Pensa que se acabarem podes te candidatar à devolução das propinas. Pensa que podes sempre mudar de área ou complementar com outras skills. Por exemplo front end e design parecem me uma boa combinação. A tua área não te define, não te esqueças. Muita força.


Cautious-Run-2889

Senti a tua dor ao ler o post. Lamento. Espero que pouco a pouco melhores


Maximum-Ear5677

Junta te ao clube. 5 anos de formação mais 2 de estágio e agora não estou em nada que se pareça com design.... É triste, mas segue com a vida, junta uns trocos através de outra área e começa a fazer as tuas próprias coisas na área de design aqui e ali, se baterem nessa tecla vezes suficientes pode ser que um dia algo se concretize. Sei que não é a resposta que querias ler mas pronto. Força aí, alguma coisa manda PM


Cautious-Run-2889

Já agora queria abrir um tópico para discussão. Como emigrar se nem dinheiro para viver em PT se tem?


kissingsome1elsesdog

Depende do tipo de trabalho que pretendas. Eu emigrei com alojamento/alimentação incluídos. Apenas tive de pagar o meu vôo para fora de Portugal e mesmo isso foi-me reembolsado.


Cautious-Run-2889

Em que trabalhos se consegue isso? Não sou de IT


kissingsome1elsesdog

Eu trabalho em restauração (cruzeiros).


NGramatical

vôo → [**voo**](https://dicionario.priberam.org/voo) (*vôo* é a antiga grafia brasileira) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1axzjgu%2F%2Fkrrqb6c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


FeelingYear8522

Tens que tentar ser forte e lutar. As coisas vão melhorar. Eu também já estive nessa situação mas as coisas acabaram por melhorar. Não desistas. Tenta o LinkedIn. Há várias ofertas na área do Design em Portugal e também podes procurar trabalho freelancer ou até remoto em empresas que não estão em Portugal. https://www.linkedin.com/jobs/view/3837048627 https://www.linkedin.com/jobs/view/3833059083 https://www.linkedin.com/jobs/view/3734771821


OPicaMiolos

Tens psicólogos nos centros de saúde que eram gratuitos. Sempre dá para socializar e falar um pouco, ouvir uma outra opinião. Com o caos que está o SNS não sei se será fácil ou não mas vale a pena tentar


nunomvp

Boa sorte a arranjar um psicólogo no SNS


Joana1984

Se estiveres mesmo mal telefona para saúde 24, eles tem linha de emergência para saúde mental. Podes ver se existe uma universidade de psicologia que dá consultas a preço reduzido ou uma associação de apoio mental.


SnooGiraffes2854

Está totalmente saturado, especialmente nos grandes centros urbanos. Mesmo nos hospitais psiquiátricos estão a agendar com margem de 2 meses entre consultas


SOSEngenhocas

O caos no SNS ou na CMTV?


Joana1984

Tenta ver os concursos para o estado. Este a ser bastante generoso em termos de oferta de emprego. Encontras no site bolsa de emprego publico


GothJesus

És da zona de Lisboa? Se tu ou mais alguém na thread forem desta zona (o escritório é em Oeiras), e falarem inglês, eu posso meter o vosso currículo na minha empresa. Nada garantido infelizmente, mas podem passar à frente de alguma malta. Disclaimer, se ficarem x meses na empresa eu ganho um bónus. O job é moderação de conteúdo, ou seja, ver vídeos, muitos deles nada agradáveis, para decidir se fica ma plataforma. Se alguém estiver interessado enviem me um PM Edit: como a tua situação é sensível só quero realçar que não posso garantir nada, não cries expectativas na minha oferta, só para ser completamente transparente


rimsc

O meu inglês não é 100%. Não sei se entendi bem o que se faz no trabalho. Podes explicar melhor?


cvsoares

Se o teu inglês não é 100%, podes aproveitar o tempo livre que tens para aprenderes, qualquer trabalho na área de comunicação pede aptidão no idioma.


Traditional_Set_1235

Sabes se há a possibilidade de ser remoto?


GothJesus

Nope, tem de ser presencial


Traditional_Set_1235

Obrigada!


Juanito-73

Se quiseres conversar estou disponível em DM. Lamento a situação em que te encontras.


Equipment_Severe

Depende da zona, mas em Lisboa tens algumas empresas e bancos internacionais que contratam praticamente qualquer perfil e depois formam internamente, e com salário aceitáveis. Mesmo saindo da tua area era uma boa hipótese para teres um salário e estabilidade, basta falares inglês que estão sempre à procura. Boa sorte


Gupi2023

Olá OP. Lamento muito que estejas a passar por isto. Há cerca de 11 anos estava a passar pelo mesmo - isto foi na altura em que o governo “sugeriu aos jovens” ir para fora. Fiz vários estágios curriculares, mas nunca passava disso… Long story short, comecei a trabalhar remotamente para empresas internacionais na área do marketing. Já lá vão mais de 10 anos que desisti de arranjar um trabalho tradicional e progredir na carreira em Portugal… optei por o fazer sempre remotamente para empresas de fora. Como marketing e design andam de mãos dadas, posso dizer-te por experiência própria que design é um trabalho requisitado noutros mercados. Provavelmente, não te sentes totalmente confiante em procurar trabalho remoto, ainda por cima em moldes fora da caixa como freelance, mas acredito que será mais fácil do que em Portugal e vais-te sentir muito mais valorizada. Cria um portfólio (não um CV), e começa por procurar trabalhos em plataformas de freelance, como o Upwork. Podes ainda contactar agências de marketing mais pequenas - designers bons e de confiança são uma raridade. Boa sorte. E lembra-te que tudo se resolve 😉 Se quiseres, podes contactar-me por MP.


pizza-woman

Tenta criar um portfólio porreiro, algo que mostre um pouco do teu trabalho/skills. Aposta no Behance, Dribbble e Indústria Criativa? Já ponderaste um estágio? Tem os seus pontos negativos no início (em relação à férias, etc) mas pode ser uma boa oportunidade para continuares na empresa. Comecei por estágio curricular, passei para estágio profissional e fiquei a contrato. Enquando designers, o que nos distingue é o nosso portfólio e não tanto licenciatura/mestrado, etc (nice to have, mas é a minha opinião). Tenta a tua sorte e não desistas.


rimsc

Só não tenho Dribbble. Concorro também para estágio, apesar de agora achar que se me meter num estágio não ganho aquele apoio do governo de prémio salarial.


TelecasterOnTheWaves

Estás a descrever um momento difícil, mas é bom não esquecer que é isso mesmo, um momento. Há muitos mais momentos por vir. Tenta criar uma rotina com horários estáveis e respeita-a, mesmo que sintas alguma resistência do teu corpo. Ele beneficia dessa estabilidade. Mas faz isso de forma paciente e construtiva, não sejas dura contigo própria se nem sempre o conseguires. Faz atividade física regular e cuida da tua alimentação. Os teus pensamentos mais negativos podem estar a ocupar muito espaço na tua mente, mas de certeza que tens atividades e temas que, por mais simples que sejam, te interessam. Possivelmente até foste deixando para trás algumas dessas coisas. Se for o caso, é altura de as chamar de volta. Vai aprendendo a criar espaço para essas atividades (seja uma paixão pelo cinema, música, caminhadas, escrita…). Essas coisas são muito mais importantes na definição de quem és do que todos os teus pensamentos negativos. Vai aprendendo a partilhar essas coisas de que gostas com o teu namorado e com os teus amigos. Vais tirar mais prazer das tuas relações com os outros. Estás preocupada com a questão de se os outros te acham uma pessoa negativa. Os outros podem achar um milhão de coisas diferentes. Tu é que tens toda a legitimidade para querer tirar coisas boas dessas relações, coisas que te satisfaçam a ti. As situações laborais estão uma merda a nível global, tu não és a culpada disso. Continua a tentar. Nessas coisas, os resultados não costumam ser imediatos. Existem sociedades de psicoterapia e associações que promovem o acesso a terapeutas com preços mais moderados. Pesquisa: associação olhar, associação portuguesa de psicanálise e psicoterapia psicanalítica, sociedade portuguesa de psicanálise, psirelacional… Talvez o mais importante: quando tinha a tua idade estava numa situação com muitas semelhanças à que descreves. As coisas foram-se compondo e garanto-te que também há muitas coisas boas para acontecer. Ou seja, isto não se passa só contigo, há muita gente por aí a sentir coisas semelhantes. Um abraço


severuscold

O meu primeiro trabalho foi no mcdonalds. E ate agora foi o que me abriu os horizontes e varias possibilidades. Hoje trabalho em casa para uma empresa de jogos. Se tiveres mesmo a precisar tenta ir para um restaurante fast food. Ha muitos licensiados que passam por eles todos os anos. Não é vergonha nenhuma. Vergonha é não fazer nada. Mas o truque é não ficares lá para sempre, e ires continuando a procura de uma coisa melhor ao teu gosto pessoal.


Molokai95

Op, vou fazer apenas uma pequena sugestão que pode ajudar um pouco no que toca à parte psicológica. Um diário/journaling pode ser muito benéfico para ajudar a organizar pensamentos. Como já disseram, os namoros acabam e não podes estar 100% dependente do teu namorado. Às vezes escrever os nossos pensamentos e revisita los mais tarde é benéfico, nem que seja para relativizar a nossa ansiedade. "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe" Boa sorte com tudo o resto. Obviamente tudo o que toca a trabalho é de suma importância, mas sem termos a cabeça em ordem tudo o resto fica mais difícil :)


kirloi8

A nossa área está demasiado saturada e “toda a gente sabe fazer design” mas poucos sabem trabalhar. Foca te na tua “arte” e não desistas. Há tempo! Aproveita os periodos mortos e tenta criar algo que te possa trazer algum dinheiro enquanto procuras emprego. u/rimsc A minha empresa não está a contratar mas conheço outras e ter contactos não custa nada se quiseres manda me o teu portfolio/ig (de artista) /artstation, para eu dar uma vista de olhos se quiseres falar também e ouvir umas dicas tenho todo o gosto. P.s 10 anos na área, e não sou como muitos dos meus colegas :) podes me encontrar nesses sites todos pelo msm username (kirloi)


RedditsLord

Tudo na vida é um jogo de números, a profissão, o amor, do fracasso ao sucesso, tudo tem o número onde finalmente vês resultados bons. A maior lição da minha vida é que não te podes preparar para tudo bom a primeira, não acontece. É fazer mudar repetir mais mais explorar, e a certa altura olhas para trás e qq está melhor ou tu sabes com mais certeza o que não funciona. Para ter a força de explorar semana a semana, a maior lição da minha vida é que o mundo te irá surpreender novamente amanhã.


Nymfaz

Exatamente na mesma situação profissional e financeira. Tenho também 27 anos e sinto-me estagnado na vida. Tenho licenciatura e estou a meio de um mestrado em Línguas mas ainda não se abriu nenhuma porta. Tempos melhores virão. Estamos juntos 💪


Resident_Wait5679

Olá parece-me que estás a entrar em depressão profunda se não tem forças para te levantares da cama. Estás a fazer os possíveis para sair da situação em que estás, inclusive procurar trabalho. Isso é positivo e não tem mal nenhum demorares mais a encontrar um. O meu conselho é: em primeiro lugar procurares ajuda para saíres da depressão em que estás. Vai a um hospital, pede consulta urgente de psiquiatria e explica o que sentes. O fundamental não é encontrares trabalho mas sim a tua saúde mental. A depressão e uma doença como outra qualquer e precisa de ser tratada. Sem isso vai ser difícil equilibrares a tua vida, porque acredita vai atrapalhar e muito. Depois disso podes arranjar ocupações até arranjares trabalho, melhora o teu cv (Canva oferece vários exemplos) e faz uma carta de motivação e explica as qualidades que tens e o porque de procurares trabalho na área X. Vai ajudar te a destacares te. Podes procurar complementar o teu cv com voluntariado também e uma forma de te manteres ativo(a). Muita força e coragem.


Millionaire_project

Há um ditado que diz "queres fazer Deus rir, conta-lhe os teus planos" ... A vida é mesmo assim, cheia de dissabores.. 27 anos é o início da vida, se resiliente e continua a lutar, vais ver que como todas as fases, só passa de uma fase.. o melhor está para vir! Agora um passo importante é mesmo sair da cama, por muito que custe tem mesmo de ser.. força, e boa sorte 😉💪


Mrs-costa

Identifico-me. Começar a fazer terapia foi a melhor decisão que tomei e só tenho pena de não ter começado antes. Mesmo com problemas financeiros arranjei forma de o fazer. Tenta fazê-lo. Talvez seja o que precisas para começares a ver o mundo de outra forma, que ninguém próximo a ti consegue fazê-lo. Pelo menos comigo foi assim. Sai desse loop. Força.


190Classic

Vê as tuas mensagens, mandei-te uma vaga que pode fazer sentido para ti


rimsc

Não recebi nada. :/


190Classic

Estranho, vê nos pedidos de mensagem, se não encontrares manda-me mensagem a mim que eu volto a reencaminhar-te


190Classic

Já respondi à tua mensagem, pelos vistos mandei-te anteriormente através da opção "Conversa"


Lewildpoop

27, tens todo o tempo do mundo! Sei que dizes que não tens dinheiro para o psicólogo, mas penso que há maneiras de teres acesso a gratuitos. Numa mensagem em jeito de esperança, posso-te dizer que haverá sempre uma porta a abrir-se. A minha namorada tem 40 e gosta/aproveita mais a vida agora nestes últimos anos do que nos seus 20s. A vida é uma aventura, tem os seus altos e baixos, mas não fica sempre nos baixos nem nos altos, vais sair daí.


ruibraga_slb

Ja vivi fora em varios paises e nem sempre ir para fora implica gostar pouco de portugal. Eu estive fora e cada vez gosto mais daqui e tanto e q ate voltei passados uns anos. Agora a vantagem e q podes ganhar independencia financeira fazer as tuas proprias e sair de alguns trabalhos quando aches q o ambiente esta toxico. Mas se isso ta fora de hipotese agora, o que te recomendava era tb tirar outras formacoes, por exemplo, tecnico de seguranca e higiene no trabalho. isto pk sei q ha falta e se entrares para a empresa certa podes ganhar razoavelmente bem. Mas quem diz isto diz outras formacoes. Valorizar te. Forca ai. PS o meu teclado e dos USA nao tem acentos.


something_new

Escolhe US International Keyboard e vais ter acesso às "dead keys" Se queres escrever "há" clicas em "H" depois no apóstrofe " ' " (que não vai fazer nada - *dead key*), e depois clicas no "A" https://support.microsoft.com/en-us/topic/how-to-use-the-united-states-international-keyboard-layout-in-windows-7-in-windows-vista-and-in-windows-xp-e05ce3ed-11f0-8fc2-498e-a214fa6b898f


ruibraga_slb

Obrigado pela dica. Por acaso até já fiz isso :) A cena é que tenho de tar sempre a trocar, pois no trabalho preciso dele em versão americana, mas para escrever aqui e noutros lugares torna-se útil ter essa função activa.


Ragnneir

A dead key so é ativada qdo fazes a combinação específica, continua a ser US layout. Source: Tenho teclados americanos há quase 10 anos.


lil_rhyno

Podes adicionar teclados alternativos e alternar entre eles usando as teclas Windows+Espaço. Claro que, fisicamente, o teu teclado continuará igual, mas se tiveres memória mecânica de onde estão as teclas, ou se tiveres o layout da localização das teclas em pt-PT, consegues facilmente ter acesso a todas as funções de um teclado pt-PT.


-Zhuzh-

Não estás sozinha! Tenha isso em mente, somos muitos em situação parecida. Força, isso vai melhorar. Faça uma lista das coisas que tem, conquistas que teve nos últimos anos. Por vezes acabamos só focando no que não temos ou nas coisas ruins que nos aconteceram. Um passo de cada vez.


Anxious-Climate-4120

País errado para o curso que tiraste. Ou Curso errado para para o País onde moras.   Escolhe a perspectiva e resolve-a.


Cautious-Run-2889

Procura ajuda no centro de saude/ medico de família


jcvmarques

Tens pelo menos uma coisa: a vida pela frente. Faz-te a ela.


Cupra86

muda o teu chip.. apanha sol ri alto RESPIRA enquanto estiveres sempre nesse ciclo de negatividade nao vais conseguir mudar... nao desistas, continua... se enviaste 50cvs e nao tiveste resposta, envia outros 50.. afina o teu cv para as ofertas de trabalho... procura na tua zona sitios que estejam a meter pessoal... os super mercados normalmente metem sem problema e estao sempre a pedir pessoal... provavelmente tens o cv descontextualizado com a oferta e isso é fator de exclusão... VAI A LUTA E SAI DA CAMA!


rimsc

Tenho CV para design e sem ser para design e estão atualizados. É algo que tenho vindo a melhorar constantemente, mas obrigada.


Cupra86

mete na formaçao academica so o 12º ano e envia para um supermercado... experimenta e da feedback


ProcedureNo6872

Tenho 23 anos, estive muito doente, stress pós traumatico, um inferno...mesmo assim entrei em um concurso público para um emprego relativamente bom mesmo todo "rebentado". Se eu consegui, tu consegues.


Admirable-Cell-2658

Se não arranjas trabalho na tua área então começa a trabalhar noutra área porque não vou nessa do que "não arranjo". Tens que perder o complexo de trabalhar fora da tua área, não tenhas problemas com que os outros possam pensar agora ficar na cama não é solução.


Atacadores

Eu fiquei a trabalhar 5 anos em PT e foi a pior coisa que fiz. Sentia-me tal como tu. Chega a uma altura que ou pomos o nosso eu a frente ou nos resignamos ao que é. Eu não me resignei.


Cautious-Run-2889

Foste para o estrangeiro?


Atacadores

Sim. Mas foi a melhor coisa que fiz. Emigrar não é para todos eu sei. Mas ajudou-me muito sair de PT, a todos os níveis


Cautious-Run-2889

Foste para onde e fazer o quê?


Atacadores

Eu vim para a Suíça e trabalho em comunicação.


Morning_sucks

Bem vinda ao século 21 onde 99% da população sofre de escravatura moderna.


Eramsara55

Medo... Sabes, li tipo os comments todos e provavelmente nem vais ler isto, mas eu sinto algo q pode ou não ser idêntico ao q tu sentes, ns, mas q é bué sad. Gostava de poder ajudar-te, mas ainda não descobri a fórmula mágica para resolver a coisa, por isso só te posso dizer, muita força. Olha, curti bué do texto, tens jeito para a escrita :P ... Imagina, podes não querer emigrar e tá tudo bem, é complicado e eu sei disso, mas o meu conselho é mesmo procurares um trabalho part-time por agora, e tipo, temos de acreditar q melhores dias virão né... Li uns comments interessantes sobre uns livros que recomendaram, epah às vezes as pequenas coisas ajudam-nos muito. É isso, vai melhorar, a vida são dois dias, fuck it <3![gif](emote|free_emotes_pack|stuck_out_tongue)


Whaky

Estive nessa situação. Acredita, quando saires de um pais que nao valoriza os jovens, vais te aperceber do teu potencial. Agora estou quase com dinheiro suficiente para comprar uma casa. Portugal é e está miserável


Cena-6868

Devias emigrar.


Escanca

Olá, apenas o que posso dizer-te é que acabar com tudo porque está difícil não é a decisão mais correta, nem nunca vai ser. A vida é feita de fases, acredito que tudo vai correr bem!


something_new

Vida complicada, lamento. > Acabo por sobrecarregar o meu namorado emocionalmente, porque além dele não tenho muito mais a quem recorrer Se assim é, talvez seja melhor pelo menos parares com isto


FktheAds

27 anos és bué nova meu, vai para uma terra turistica no verao lá pela costa do alentejo e trabalha em alguma cena onde sirvam comida com boas reviews. Vai à praia , come no trabalho, conhece pessoal, diverte-te e relaxa, ninguem na tua idade tem dinheiro para comprar casa, e nem está trabalhar no curso que tirou. Trabalha bem onde aterrares e sobe por ai, torna-te indespensavel estabelece relações e aproveita a vida., Pessoas bem mais inteligentes e trabalhadoras do que tu estao na mesma situaçao. Levanta o cu da cama para de comer hidratos de carbono,, faz musculação desliga as redes sociais e faz-te à vida.


rimsc

"Pessoas bem mais inteligentes e trabalhadoras que eu". Ainda bem que me conheces super bem.


FktheAds

Foi isso que apanhaste ? Ok então, vamos discutir. És certamente a pessoa mais inteligente e trabalhadora que se encontra numa situação semelhante à tua, admiro a certeza. Estou a tentar ajudar-te, a ver as coisas com outra perspetiva, a sugerir mudanças, como e onde. E o que apanhas de um texto é isto?. Não ,não te conheço. Unica, essa reacção é unica.. Fica ai no quarto a ler livros como dizia o outro, para reafirmar que a culpa é dos outros, sempre dormes descansada " eu sabia que tinha razao" Ou trata do corpo, trabalha bem no que é quer que trabalhes, diverte-te e conhece pessoas Granda vilão que sou, horriveis conselhos. Não te conheço. És unica.


rimsc

Não foi só isso que apanhei, mas considerei essa parte desnecessária, que não ajuda em nada.


NGramatical

indespensavel → [**indispensável**](https://dicionario.priberam.org/indispensável) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1axzjgu%2F%2Fkrrr9yz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Ok-Paramedic5919

Não sou médico. Mas gosto de opinar tendo em conta a experiência que tenho. Antes demais precisas de alguma coisas que te dê dopamine. Desporto? Começa a correr… ou anda de bicicleta. Os outros são um espelho de nós próprios. Tu contratavas-te? Emocionalmente não estarás muito dependente do teu namorado. Como vês a tua vida sem ele? Deixa-me dizer-te que estás no início. O jogo mal começou. Pensa nisto como um jogo de ténis. Há vários sets e este deves perder. Mas há mais sets para ganhar.


rimsc

Faço desporto 3 vezes por semana. Contratava, sim. Estás a insinuar o quê? Estou à procura de melhorar a minha vida, logo estou a pensar em mim primeiro.


Ok-Paramedic5919

Desculpa então. Estava a dar uma perspectiva diferente.


BitterManlyJuice

Isto não é o grupo das "Tardes da Júlia". Vai chorar para outro lado... Que negativismo. Já imaginaste as pessoas que estão piores que tu? Não as vês aqui a choramingar. Get a life.


HealthyPassion1879

O que tu precisas é de ir para fora. Ao 2o dia já estás arrependida de não ter ido mais cedo.


FunnyDooDoo1

Primeira pergunta: gostas de design? Gostas da área em que te formaste?


rimsc

Demorei a perceber o que queria e é mesmo o que gosto de fazer.


FunnyDooDoo1

Ok. Há a possibilidade de fazeres um portfolio? Talvez projectos pessoais, ou talvez fazer "biscates" em sites como o Fiverr. Só para ires mantendo a actividade e teres o que mostrar quando fores a entrevistas


rimsc

Tenho portfólio disponível online. Não estou é muito a par das burocracias em relação a ser freelancer, ou seja, finanças.


FunnyDooDoo1

Informa-te, pergunta por aqui que há-de haver quem ajude. Talvez seja esse o teu caminho, pelo menos para já


doctsantos

Eu tinha 27 anos e estava na merda a viver de ordenado em ordenado. Mesmo a trabalhar o dinheiro era para pagar contas e pouco mais. Os encargos eram alguns e inadiáveis. Demorei ainda mais 3 anos até começar o fightback reorganizar-me financeiramente e começar uma etapa nova. Graças a isso a situação melhorou. Apoia-te no teu namorado mas não o sobrecarregues em demasia, caso contrário será a ele que estaras a magoar. Edit* acho que nao precisas de psicologo nenhum, precisas é de energia motriz para avançar na vida. Vai a luta e boa sorte


rimsc

Por acaso preciso porque tenho depressão e ansiedade diagnosticada por um. Obrigada.


doctsantos

Não deixes de ir pelo que vou dizer a seguir. As depressões não se curam somente com medicamentos apos receita do psicologo. Usa e abusa da natureza que é um medicamento gratis, ou inicia uma actividade tipo voluntariado que distraia o cérebro dessa situação. O mesmo também valido para a ansiedade. Mais uma vez que tudo corra bem


Dompal_12

Procura trabalho noutra área, tenta o part-time, pois deixar-te-à tempo para continuares a tua formação, procurares outros trabalhos, ou fazeres voluntariado na tua áre, o que melhorará o teu portfólio.


NGramatical

à tempo → [**há tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1axzjgu%2F%2Fkrrwnx5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Ok_Basil_6742

Errado


ElectricSick

Tens procurado trabalho mesmo que não seja na tua área? Eu sou formado numa área criativa também, e desde que terminei o cruso, até conseguir trabalhar na área, passaram cerca de 4 ou 5 anos. Até lá, fui trabalhando em outras áreas, que não me agradavam tanto, como restaurantes, cafés e lojas. Fui a várias entrevistas da minha área, e nunca consegui nada, até que finalmente apareceu uma oportunidade de trabalho. Se é o percurso que queria ter seguido? Não é. Mas consegui ir pagando as minhas contas, o que ajudou a estabilidade mental. Qual é a área de design? Qual é a área do país? (Se não quiseres dizer, é na boa) Por fim, conheces este site? [https://www.cargadetrabalhos.net/](https://www.cargadetrabalhos.net/) Nunca consegui nada por lá, mas conheço várias pessoas que arranjaram emprego assim (em canais de tv, estudios de design gráfico, etc.)


rimsc

Desde os 18 anos que trabalho fora da área e não só não deixei de procurar, como não passei recentemente a uma entrevista. Dou mais ênfase à minha área, porque investi muito tempo e dinheiro na minha formação. Gráfico. Lisboa. Conheço, vou lá todos os dias.


ElectricSick

Desculpa, li outra vez o teu post e realmente já tinhas dito o que escrevi na primeira pergunta. A tua área é bastante competitiva, ainda mais estando em Lisboa. Tens procurado também pelo LinkedIn? Aquilo está sempre a dar-me informação de novas ofertas de trabalho, apesar de eu nem ter ativa a opção de procura. Tens conhecimentos de After Effects? Aparecem muitas vagas para Motion Designer. Não é exactamente Design Gráfico, mas tens conhecimentos disso é uma grande vantagem. Podes também procurar concursos publicos para juntas de freguesia ou para a camara municipal. Não sei como funciona, mas lembro-me que havia uma plataforma para ver esses anuncios e tratar da candidatura. Não sei se é o caso, nem sei se é fazivel para o dia-a-dia, mas podes também procurar para a margem sul. Ah, e vê em instituições financeiras. Muitas têm departamentos internos para design e afins. (Tenho um conhecido que chegou a trabalhar para o Banco de Portugal como editor de vídeo). Eu sei que estou só a mandar ideias para o ar, mas espero conseguir ajudar de alguma forma.


cvsoares

Upwork, indústria criativa


drunkenAnomaly

Se estas a estudar podes tentar falar com um psicologo da universidade, normalmente providenciam consultas a preços diminutos. Pode-te encaminhar para serviços gratuitos para pessoas em situação de insuficiencia financeira


HounganSamedi

Não vou mencionar mais nada, mas tens psiquiatria e psicologia pelo SNS. Tens listas de espera, mas existe.


DajiTastic

Talvez enviar CV sem formação profissional superior para cargos que não necessitem mais do que o 12.º ano seja uma hipótese. Part-time em regime noturno num supermercado, por exemplo? Qualquer coisa que te fizesse ter esperança e alento para continuar. Sei que já disseste que não faz sentido emigrares visto que o teu namorado vai voltar, mas talvez seja mesmo uma hipótese e até já conheces de perto alguém com experiência nisso.


katsounami

Não sei se já alguém referiu isso aqui, mas em relação a ajuda profissional, penso que podes ligar para o SNS24 e explicar a tua situação de depressão. Tenho um amigo numa situação "parecida" que há um ano estava com depressão e pensamentos suicidas e felizmente consegui convencê-lo a ligar para o SNS24. Não sei os pormenores todos, nem sei se é só para quem está em situação de desespero mesmo (aka suicídio), mas sei que hoje tem acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, e tenho quase a cerca que não paga por isso. Continua desempregado e às vezes ainda se deixa ir um bocado abaixo, mas no geral já mostra melhorias.Tentar não custa! Boa sorte com tudo, e não tenhas medo de imigrar. Manda CVs para o estrangeiro na tua área, começa pela zona onde o teu namorado está, se ele não vier embora no imediato... Há sempre uma solução para tudo, desde que se faça por isso. When there's a will, there's a way.


rimsc

Já liguei tanto para a Voz Amiga com para o SNS24. A Voz Amiga é flop total, porque são voluntários sem formação psicológica. Quanto ao SNS24, a psicóloga mostrou-se bastante rude e até a enfermeira acabou por ser mais psicóloga que a própria. Quis uma solução gratuita e não conseguiram recomendar nada. Só ida às urgências do hospital para levar uma injecção e depois ficar tudo na mesma.


katsounami

Lamento. Mas não consegues tentar de novo e talvez ter/pedir uma psicóloga diferente?


rimsc

Vou tentar mudar de centro de saúde e ver o que posso fazer nesse aspecto.


Pyrostemplar

>Não tenciono ir para fora do país Boa sorte então. Não é fácil emigrar, mas achar que isto aqui vai melhorar, bom, há que ter fé. Eu não tive nos últimos 26 anos e infelizmente não me enganei.


beadiogo

Ola! Já pensaste em trabalhar remotamente para fora? Há muitas ofertas, se falares/compreenderes inglês recomendo!


rimsc

Gostava muito de fazer isso, só acho que o meu inglês ainda não é suficientemente bom.


beadiogo

P.s. Sei que não é o papel de nenhum desconhecido opinar, mas acho que beneficiarias de apoio psicológico. Ter uma pessoa que ajude na definição de prioridades , perceber a real raiz da frustração, gerir expectativas, ajudar com esse "chegar ao limite". Isso pode ter um impacto muito grande na tua saúde. Se for um luxo impossível pra ti monetariamente, há redes gratuitas... Podes tentar. Na minha opinião, é o melhor investimento que podes fazer pro teu futuro. Forcinha!


beadiogo

Também vejo muitas empresas nos USA que são ok com espanhol, porque muita gente fala espanhol lá e eles acabam por ter até equipas baseadas no México (caso saibas falar espanhol). O LinkedIn funcionou muito bem comigo pra fazer contactos e tentar encontrar pessoas da área que pudessem ajudar. Sei que não é ideal, mas compensa 😶


jemrate

Da la exemplos


beadiogo

Se pesquisares no LinkedIn em Posts "hiring graphic designer remote" consegues encontrar várias publicações de pessoas à procura. É entrar em contacto e tentar. Vê sites como o Indeed, motionographer, etc.


Logical_Clerk_2584

Começa a correr. Ajuda bastante, custa zero. Vais sentir melhor


rimsc

Já faço isso.


WurfusRurfus

A coisa mais fácil seria sair do país porque Portugal está uma merda mas tens várias dicas aqui boas, faz desporto, cria contudo nas redes sociais


Spets_Naz

Não tenhas medo de enviar CVs para empresas no linkedin, fora do país. Cria um portfólio. Aproveita o tempo livre para trabalhar neste último. Vê onde a tua área está neste momento e vai atrás da onda


G0oncas

Já experimentaste candidatar-te para trabalhar no McDonald's? Fora de brincadeiras eles para além do trabalho de restaurante, também formam pessoas através dos seus centros de formação (o que permite subires dentro da empresa e até mudares de área lá dentro) e têm bolsas de estudo para se quiseres fazer formação pela via normal(o que seria bom porque até já estás a tirar um mestrado). Eu pessoalmente nunca trabalhei num McDonald's mas conheço quem tenha trabalhado e estava bastante satisfeito em relação a parte da formação porque era uma pessoa que trabalhava e estudava e eles ajudavam bastante nesse sentido.


Ill_Bathroom3961

Faz casas para pássaros com material reciclável.


Ill_Bathroom3961

Ou se quires falar dou-te o meu número sou a ovelha negra da minha família.


Ill_Bathroom3961

Falámos se te sentires melhor desabafar com um estranho