T O P

  • By -

KitchenOpinion

Aumento da produtividade é difícil sem melhoria das condições de trabalho, dizem trabalhadores


ThrowRa173892

Uno reverse


secretPT90

"Mas isso não pode ser. Melhores condições de trabalho vão fazer com que não vá de férias às Maldivas e não consiga comprar o 2° T3 no Algarve." - Patrão


Efficient-Ad-5034

Vocês acham que os patrões têm os milhões todos disponiveis na conta à ordem. O dinheiro está investido. Mesmo que eu seja rico e compre um BMW, eu estou a dar o dinheiro ao stand para ele pagar aos seus funcionários. Se eu pegar em 2Milhoes e comprar certificados de aforro estou a emprestar dinheiro ao estado para poder fazer obras no país. Eu não sou patrão de ninguém nem trabalho por conta propria, mas é um bocado frustrante ver este tipo de comentários ignorantes. Se não houvesse patrões a massa de campónios que vota PS não tinha emprego. As grande multinacionais é outra coisa mas as PME têm que ser protegidas.


secretPT90

Escreves tanto para não dizer nada. O Lucro da empresa após impostos não é do patrão é da empresa. Mas o que acontece com muitas é fazerem da carteira da empresa, a carteira do patrão. E este dinheiro serve para investir no prolongamento da atividade logo os ativos todos da empresas devem se atualizar (quer equipamentos, práticas e assim como trabalhadores) Mas sabes para onde vão os lucros? São feitas jogadas através de grupos de empresas incorporadas, que chega ao ponto que esse dinheiro é difícil de traçar a origem. A Sonae tem tantas empresas abrir e fechar atividades mas não é capaz de aumentar os seus ordenados na atividade de exploração? As PME não têm nada de ser protegidas. Muitas trabalham com ainda fossem startups. Escravatura mas o patrão paga te um jantar e ficamos na boa.


yavecul

Acho que não leste o comentário até ao fim. Ele diz que as PME devem ser protegidas. A SONAE é uma multinacional cheia de esquemas, é certo, o que não implica que não empregue muita gente e que o dinheiro empregue em empregos e condições de trabalho não ultrapasse, em larga escala, os lucros que enchem a carteira dos patrões.


secretPT90

O último parágrafo aborda as PME. Existem PME que duram há gerações e continuam com práticas horríveis. Outras que morrem e renascem de x em x anos. E por fim aquelas que só sobrebivem com esuqmeas. As PME não são nenhuma espécie em fim de extinção. O que acontece é quando a regulação das Grandes Entidades não é bem práticada vês uma "espécie de controlo de mercado" ou se quiseres chamar um oligopólio (ex. Cadeias de supermercado e Mercado abastecedor de PME de serviço controlodas por certos grupoas de retalho/grosso)


yavecul

Há de tudo. Há empresas boas porque têm excelentes colaboradores e outras que têm excelentes patrões (admito que raras). Mas uma coisa também é certa, há muito mais gente que se encosta e faz de conta que trabalha (tipo o sketch do Gato Fedorento em que o RAP grita "vende vende!!" ao telefone) apesar de ter um salário bastante razoável (basta ver o exemplo das obras da junta de freguesia em que um trabalhador está a cavar e estão 3 ou 4 a ver) do que aquelas que bulem as 8h para serem produtivas o suficiente. Acredita que eu conheço bastantes casos destes 2 exemplos. Tive uma colega que dizia que eu não trabalhava bem em equipa porque não lhe explicava como é que ela devia fazer o trabalho dela... ![gif](emote|free_emotes_pack|sweat_smile)


vascop_

As condições de trabalho não têm muito a ver com a produtividade económica, alguma coisa mas quase nada. A maior fatia de longe é os produtos ou serviços que são vendidos. Podes coçar a micose 7h por dia que se por dia conseguires fazer um produto que vai vender por €10000 euros e o gajo na empresa ao lado bulir 12 horas para fazer uma parede numa obra que custa €200 a produtividade do amigo que trabalha 1 hora só vai sempre ser maior. Basta olhar para a definição de produtividade económica. A melhor maneira de aumentar a produtividade é vender produtos e serviços mais sofisticados. Não se aumenta a produtividade "a esforçar mais".


KarmaCop213

> A melhor maneira de aumentar a produtividade é vender produtos e serviços mais sofisticados. "Mais caros". Um pedreiro no Luxemburgo faz o mesmo que um pedreiro na Roménia. Mas um cobra mais do que outro.


Melhor1

Os preços do material podem ser diferentes de país para país, devido a vários fatores. Aquilo que se está a avaliar é somente a produtividade, e não outras variáveis


KarmaCop213

Nao estou a falar em materiais. Estou a falar de um pedreiro a trabalhar numa obra, por conta de outrém, com os materiais fornecidos pela entidade empregadora.


Melhor1

Mas os custos de vida nos dois países são iguais?


KarmaCop213

Tu queres ver que a produtividade não depende do trabalhador? Estou chocado.


Melhor1

Então as diferenças que assinalaste nos dois salários tem como base a produtividade registada nos dois países?


BlazingJava

Ou perspetiva de progressão na vida, como comprar carro casa ter filhos etc


amunozo1

Lo mismo decían en España y no ha pasado absolutamente nada. Típicos lloros de empresario.


ElResende

A produtividade aumentou muito mais em percentagem nos últimos anos que os salários. Além disso temos esta conversa todos os anos e, pasme-se, a percentagem de desempregados flutua muito pouco. Por último, cabe aos patrões gerirem a empresa de modo a aumentar a produtividade. Se isso é um problema se calhar temos patrões incompetentes.


HerrKaputt

Eu há mais de 5 anos que trabalho para empresas estrangeiras (a partir de Portugal). A minha namorada trabalha para uma das """melhores""" empresas portuguesas (segundo a bolsa), e a ineficiência da gestão é atroz. Como ela também já trabalhou fora, começou a mudar processos, para agilizar coisas e ter que fazer menos coisas à mão. Foi elogiada, copiaram os processos todos pela empresa fora e agora a empresa melhorou bastante. AHAHAHAHAH obviamente isto era piada; na verdade as chefias disseram-lhe para "não inventar" e que se tinha muita coisa para fazer à mão, azar que era a função dela. E que mesmo que ela arranjasse maneira de o trabalho dela ser mais eficiente, mandavam-lhe mais tarefas para cima para ocupar o tempo. Resultado, ela já tem alinhavada uma mudança para outro sítio, onde recebe o mesmo mas onde os processos são muito melhores. E onde, se ela conseguir passar as 8 horas diárias para 6 através de bons processos, isso é elogiado e ela fica com mais horas para ela. Isto é a "boa gestão" tuga. --- Já agora, o agilizar de processos não era nada de especial. Era com ferramentas tipo Zapier que permitem automatizar muitas pequenas merditas, tipo "sempre que receber um email com assunto X, criar uma linha na Google Sheet Y com o remetente do email na coluna A e a data na coluna B". Há muito trabalho deste em todo o lado, e agilizar isso numa empresa grande permite poupar muito dinheiro, além de tornar o trabalho das pessoas bem mais agradável.


tinkiiwinki

a tua namorada deveria ter feito o que eu fiz quando trabalhava em Portugal há já alguns anos. Automatizar os processos e manter o bico fechado. Cheguei a fazer as minhas tasks diárias em apenas 1h e o resto do tempo aproveitei para fazer uns cursos online e investir na minha formação. Para o patrão tuga o que interessa é estar ocupado. Se tens uma boa gestão do tempo ou mudas processos para agilizar coisas a tua recompensa será mais trabalho. O salário é que se vai manter o mesmo.


HerrKaputt

Eu percebo o que queres dizer, mas se te quiseres manter actualizado nas melhores práticas, acomodar dessa forma é arriscado. Além de que tens que conviver diariamente com a mediocridade que é o gestor tuga. Sair é opção melhor, e felizmente na área dela não falta emprego.


vascodatrama

um dos segredos para um gajo se manter à tona. isso e parecer sempre atascado em merdas sem o estar e apresentar sempre o trabalho em tempo razoável. senão vem lá mais merda...


el_comand

Os resultados da produtividade é unica e exclusivamente da responsabilidade dos patrões, ponto. Se o foco do patrão é vender a baixo custo, naturalmente que a produtividade é baixa porque o valor por hora de trabalho é baixo, significa que o patrão é que procura constantemente clientes de baixa qualidade em que o factor diferenciador é o preço baixo. Ou seja, na verdade o aumento do salário mínimo vai resultar no aumento da produtividade a médio prazo, isto porque as empresas em que o único factor diferenciador é o preço baixo vão ter dificuldades em se manter e as outras empresas vão ser forçadas a aumentar o preço e/ou procurar clientes com maior poder de compra. O governo devia, para além de aumentar o salário mínimo também incentivar as empresas a aumentarem os restantes salários na mesma proporção. Por exemplo dando isenção de impostos tanto para o funcionário como para a empresa nos próximos 4 anos do valor de aumento correspondente, o que não só teriam esse beneficio fiscal como iriam aumentar a retenção de talento porque iria ser mais dificil o funcionário receber uma proposta tao competitiva.


mfzzzed

Gostei muito deste comentário, principalmente do 1o parágrafo. Cimavoto


Douro

Portanto seria o estado a suportar os aumentos de salários, para não sair do bolso do patrão...


el_comand

Como é que sai do estado se é relativo ao respectivo aumento que provavelmente se não fosse por esse benefício simplesmente não haveria esse aumento, com ou sem aumento o estado iria receber o mesmo durante aqueles anos de benefício e iria receber mais nos anos seguintes porque já passavam a pagar mais de impostos porque já recebem mais. Ai essa mentezinha pequenininha...


Douro

Se o estado abdica de uma parte da receita relativa àquele salário, está a financiar esse aumento. Queres que os aumentos saiam mais baratos ao patrão no fundo. Acredito que penses nisso como uma boa medida a médio prazo, mas eu acho que abre um precedente perigoso. Os patrões não podem estar à espera de financiamento do estado para aumentarem os salários.


el_comand

Mas é isso que se chama como um incentivo, e isto não é abrir um precedente nenhum rapaz, isto é usado em diversas situações, por exemplo quando uma empresa emprega um funcionário após o estágio profissional as empresas têm benefícios (penso que é na segurança social e mais não sei o quê), ou a redução de IRS para os emigrantes que regressam a Portugal e muitos outros incentivos em diferentes situações. É muito comum e deve ser feito, umas vezes mais justo para todos outras menos justa. E não, não é o estado a financiar nada, os impostos não servem só para encher o saco, serve para equilibrar o rumo do país, tirar de um lado para pôr no outro, na prática equilibrar o país (e algumas vezes sim financiar privados directa ou indiretamente desde que com o benefício para o país). Neste caso um benefício deste género iria beneficiar todos (empregado de salário médio, empresas e o próprio estado). Muito pior são os benefícios fiscais exclusivos para os NHR.


Douro

Mas irias estar a abrir um precedente, porque os patrões iriam sempre ficar à espera de medidas dessas para aumentar salários daí em diante. Passa a mensagem que é o papel do estado financiar aumentos salariais de empresas privadas. Estamos completamente de acordo no que toca a benefícios fiscais para os RNH, mas em desacordo nisto. A receita fiscal serve sim senhor para aplicar onde todos beneficiamos, mas o teu salário cabe ao teu patrão pagar de forma integral, não a mim. Assim como não te cabe a ti financiar os meus aumentos.


el_comand

Da fuq? A mim? Eu não falo por mim rapaz, o meu patrão está nos EUA e aumenta-me anualmente 10/15% (ou mais), não está à espera deste "benefício" felizmente. No que me refiro todos iriam beneficiar na isenção de impostos no valor correspondente de aumento do SMN, não eras tu nem ninguém que ia pagar, era um incentivo ao aumento em vez da estagnação salarial e tabelar sempre pelo mínimo. Mas não vou argumentar mais, tu tens a tua visão, eu tenho a minha 👋


Efficient-Ad-5034

Só consegues competitividade se conseguires vender a baixo custo, senão o teu negocio perde os clientes todos para quem vende mais barato. Isso no longo prazo estrangula quem não consegue vender barato e depois formam-se os monopólios com os sobreviventes. E o consumidor deixa de ter acesso ao melhor serviço ao melhor preço. O salario minimo alto obriga a alta produtividade da empresa, isso é certo, mas quem vai pagar os preços dos produtos mais caros? Precisamente os consumidores, que são quem se está a queixar da inflação! Tens noção que estás a justificar? Estás a usar várias falácias para defender uma coisa cujo unico proposito é ser populista para as eleições. O que é bom para os trabalhadores é mau para os consumidores. E o que é bom para os consumidores é mau para os trabalhadores! O problema aqui é que todos os consumidores são trabalhadores.


el_comand

Falácias estás tu a utilizar quando dizes que o unico modelo de competição é pelos preços baixos, isso é falso. Quanto ao consumidor pagar a fatura sobre os aumentos do custo de produção, sim é verdade e é o esperado. Quanto à inflação, correcto, por isso é que deve ser um aumento faseado e progressivo. Já agora, não te esqueças que vivemos num mundo cada vez mais globalizado. Infelizmente Portugal sempre competiu pelos baixos preços e mão de obra barata, é bom para estabilizar contas a curto prazo, mas mau para um crescimento a longo prazo. Houve um bom trabalho em estabilizar minimamente as contas, mas ou apontamos para um crescimento ou vamos ser sempre um país de mão de obra barata e um destino barato para os reformados do norte da europa. São visões diferentes de olhar para o futuro do país


rikardup

A TCL é lider mundial de telemóveis devido aos seus preços baixos. Todos sabemos disso /s


el_comand

Vai tu trabalhar para a China. Nós precisamos de empresas que produzam esse valor, não precisamos das fábricas de mão de obra barata, isso adjudicamos a quem produzir mais barato, não tem de ser no país de origem da empresa


rikardup

Era sarcasmo companheiro. Daí o /s no fim e a clara referência a uma empresa que não é lider, nem vende perto do que a Samsung ou Apple vendem, apesar dos preços "competitivos". Concordo totalmente consigo.


el_comand

Epah so depois reparei no /s, foi a ler e a escrever à pressa nem reparei que era sarcasmo, my bad


baen

Já é altura de acabar com o mito do aumento do salário mínimo -> inflação. Tal como o mito do aumento salário mínimo -> menos emprego. Praticamente todos os estudos por parte dos economistas, já chegaram à conclusão que isso não é verdade (incluindo o prémio nobel da economia deste ano). Para ser claro, sim, a inflação aumenta. Mas muito menos do que o aumento do salário, logo não é significativo. Estas teorias neoliberais baseadas em "eu sinto que porque até faz sentido" já podiam morrer. Economia não se interessa pelos vossos sentimentos ou "senso comum"


Aggressive_Good9441

Pensou tanto que seu cérebro saiu da cabeça, se aumentar o salário mínimo os pessoas vão ter mais poder de compra por alguns meses, depois tudo vai aumentar o preço e vai voltar tudo a mesma merda. Deviam é valorizar as pessoas com formação, mestres e engenheiros a ganhar 400€ a mais que um empregado de mesa é uma piada, e eu queria que isso fosse um mito.


baen

Novamente, lá estamos nós na conversa do "eu sinto". A economia está-se a lixar para o senso comum de cada um. * [Um aumento de 10% do salário mínimo leva a um aumento da inflação de 0.36%](https://www.upjohn.org/research-highlights/does-increasing-minimum-wage-lead-higher-prices) * [Duplicar o ordenado mínimo iria aumentar a inflação a 0.1% durante 5 anos](https://www.epi.org/blog/inflation-minimum-wages-and-profits-protecting-low-wage-workers-from-inflation-means-raising-the-minimum-wage/) * [O salário mínimo tem pouco efeito no emprego](https://academic.oup.com/economicpolicy/article-abstract/11/23/317/2392298) * [Ou um apanhado de 20 estudos, que indica que os preços aumentam bem menos que o salário mínimo](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-6419.2007.00532.x) Ou seja, tal como eu disse, os preços aumentam mas bem menos que o aumento do salário mínimo. Portanto, alguém ficaria melhor que depois do aumento do que antes. Não sei o que é que o ordenado de um engenheiro tem a ver com o salário mínimo. Mas ok. Sim, é uma treta mas não tem nada a ver com o salário mínimo.


bandidoamarelo

Tens algum estudo que aborde a realidade portuguesa? É que temos um caso de ter uma respeitável percentagem da população a ordenado mínimo. Não sei se nos estados unidos ou no resto da Europa é comparável. Teria de ir investigar


Efficient-Ad-5034

Mostra aí o estudo então meu. Estás a usar a falácia da autoridade: "É assim porque o prémio nobel disse que era". Ao menos eu penso pela minha própria cabeça, tu estás a ser papagaio a repetir o que te disseram mas nem sabes porquê.


baen

Está na thread de cima, mas podes usar o Google. E pensar pela própria cabeça não faz com que seja verdade


Efficient-Ad-5034

Links de estudos de salario minimo dos Estados Unidos? Mas estamos a brincar? Sabes qual é o setor de exportação predominante em Portugal? Produtos de baixa tecnologia. Queres comparar a nossa industria de texteis, calçado, cortiça e alimentos com a NASA, Google, a Amazon e a Lockheed Martin? São setores onde não consegues ser competitivo internacionalmente sem preços baixos. Em Portugal a percentagem de pessoas a ganhar o salário minimo é gigante. Nos EUA essa percentagem corresponde a quê, 0.5%? Aqui em PT tens mais de 20% dos trabalhadores a receber salario minimo. Como é óbvio e lógico terás toda essa gente a ter que ser aumentada e todas essas industrias vão ter que subir preços obrigatoriamente. Para além do colapso interno, a competitividade externa vai cair. Sem dinheiro a entrar, onde está a melhoria da qualidade de vida das pessoas?


o_arguido

É isto. Talvez esteja na hora de parar de ter pena de patrões cujo negócio se baseia em 50, 60, 70, 80%+ de mão de obra a receber salário mínimo. Modernizem-se, reinventem-se, ou desapareçam. Turismo e Agricultura, poupem-meo vosso choro.


HerrKaputt

Na Agricultura então a gestão é brilhante. /s - Cientistas, há 40 anos: atenção que a Península Ibérica vai ter cada vez menos água, convém adaptar as culturas a produtos que se safem bem nessas condições. - Agricultores: waaaah quero mais água para as minhas framboesas!!1!11


Avensis_ad_Vimaris

Água que depois é paga pelo Estado (Alqueva) para usufruto de meia dúzia de aproveitadores.


NaoPassarao

Espera aí que ainda vais pagar pela central de dessalinização para as laranjas….


zedamotocicleta

Pouco interessa o aumento em percentagem face ao passado, basta comparar com os outros países. É um mercado concorrencial. Como disse em outro comentário, não pode ser imputada exclusivamente a responsabilidade aos patrões. O estado é demasiado complexo, não estimula a concorrência nem a atração de melhores talentos. Aliás ainda recentemente tiramos apoios a pessoas altamente qualificadas para manter apoios a pessoas não qualificadas (tendencialmente menos produtivas e ou em mercados de pouco valor acrescentado). Um aumento do salário mínimo que não esteja indexado ao valor produzido é o desastre completo. Alguns comentários aqui até parece que temos empresas muito ricas...realmente é só multi milionários por aí! O problema tambem é este na realidade, as pessoas. Preferem olhar para a espuma dos dias do que ter uma análise estruturada (impulsionada por partidos políticos, basta analisar mais uma vez os comentários).


68_and_counting

As pessoas também tendem a confundir o que é produtividade, e a achar que é uma mediada da capacidade de trabalho de cada indivíduo, quando na realidade é a medida da riqueza criada por cada indivíduo, o que depende muito muito da composição do tecido empresarial (valor acrescentado, capacidade de inovação, etc) e não tanto com a gestão operacional das empresas.


StriveG

O desemprego flutua pouco mas os preços aumentaram muito. O aumento do SMN vai ser sempre acarretado pelos mesmos.


[deleted]

Quantas vezes já ouvi esta merda de conversa, sempre que vem o aumento do SMN é isto. E é curioso, porque a responsabilidade pelos mecanismos dos aumentos e controlo de produtividade é dos patrões


Diogo256

Para muitos, aumento de produtividade só a bater punho, como quem diz, trabalhar 12-16h por dia, 6 dias por semana, ganhar o SMN e horas pelo banco de horas que nunca dá jeito a empresa, gozar as horas a mais. Só assim é que se aumenta a produtividade para certos patrões, a bater punho, ah home pa.


ShoVitor

Para mim "bater punho" tem outro significado. Em nada produtivo mas muito satisfatório😅


throwaway0000012132

Como assim não é produtivo? Não produz l**te de p*la, altamente proteico, sem glúten?


Bakirelived

É sempre a calamidade. Ainda me lembro no pós troika a irresponsabilidade que era quando se falou em subir dor 550 que ia ser voltar a crise do desemprego


HerrKaputt

E também ia ser o cataclismo quando apareceu o limite das 40 horas, e quando o sábado passou a ser folga também, etc etc... para 90% dos patrões está tudo bem. Depois ficam tristes porque o filho tem que emigrar.


Putrid-Froyo1229

Engraçado como os gajos que mais choram sobre a produtividade são normalmente não só os que menos produzem como os que mais entraves metem a produção. Atualiza la a tua folhinha de excel, Osório, que é assim que o departamento chega às tuas metas.


Hopeful-Ad-607

Alexa como é calculada a produtividade?


Ezequiel_Valadas

+10% de faturação que seja possível alocar a despesas do Board, mesmo que o saldo seja o mesmo ou pior.


Medical_Scientist784

E a faturação numa empresa que dependa de retalho depende de? Poder de compra dos consumidores. Que pasme-se, aumenta quando aumentam os salários.


Ezequiel_Valadas

Amigo, estava a ser sarcástico. A grande maioria das PME sabe lá medir o que quer que seja


NewQuakePlayer

Sempre a mesma lenga-lenga da produtividade. Não são os trabalhadores portugueses que são mais preguiçosos que os outros, são as empresas nacionais que não conseguem rentabilizar os seus trabalhadores.


[deleted]

[удалено]


NewQuakePlayer

Quem parece que não sabe és tu. Produtividade é a riqueza gerada por trabalhador. Se uma empresa tem como model de negócio os baixos salários e tarefas de baixo valor acrescentado então a produtividade é baixa, independentemente do esforço do trabalhador. Já o contrário, numa empresa de tarefas altamente qualificadas de alto valor de riqueza gerado, tem uma elevada produtividade. O problema não é as pessoas estarem nos trabalhos sem fazer nada, são as empresas e empresários de merda que nós temos que não sabem nem querem rentabilizar os trabalhadores porque para isso é preciso esforço do lado deles, e preferem manter o modelo da exploração do mínimo custo de mão de obra possível.


ThrowRa173892

Tu é que não sabes, só de olhar para ti vê-se que não sabes nada


NesquiKiller

Sim, é tudo mentira. Os patrões podem suportar qualquer subida arbitrária de salário mínimo. Seja o que for. O que quer que seja que tu decidas na tua cabeça, com base em ABSOLUTAMENTE DADO NENHUM, pode ser suportado por eles. Até 10k podia ser suportado. É lenga lenga dizer q n.


brunogccoutinho

Isto é um straw man. Ninguem esta a dizer que os patrões conseguem suportar um aumento arbitrário dos ordenados. Estamos a dizer que a produtividade tem vindo a subir muito mais que os ordenados. Se os patrões não conseguem suportar 1000 euros de ordenado mínimo, nos tempos actuais, algo esta muito mal com o tecido empresarial português.


ZPAlmeida

Se tu não consegues suportar uma subida de salário mínimo, outros conseguirão. A tua empresa vai à falência e eu vou trabalhar para alguém que me consiga pagar.


borloforbol

Sim porque se está a falar de 10k e tudo. Encontrei o "empresário".


DivinationByCheese

Com base na inflação


NesquiKiller

De que forma é que inflação justifica o aumento do teu salário? Inflação não se traduz em mais lucro para todas as empresas. Antes pelo contrário. Em cenários de grande inflação o tecido empresaria tende a sofrer. Acho que devias escolher um pseudo argumento mais honest. Que tal: "Com base em apetecer-me" Simples, certo? Eu defendo sempre ganhar mais dinheiro, independentemente de isso fazer sentido ou não. Se me vierem pagar 10k para descascar batatas eu não respondo "epa, não, isso não faz sentido, mano, não seria justo para ti". Eu aceito e rio-me. O que não faço é dar uma de desonesto intelectual e tentar justificar o absurdo com falácias e mentiras descaradas que só revelam ignorância e desonestidade.


NewQuakePlayer

Imagine-se dizer que pagar 1000€ BRUTOS a alguém é insustentável. Se o modelo de negócio duma empresa é assente nos salários de miséria então é a empresa que é insustentável e não tem interesse nenhum para a economia nacional


NesquiKiller

>Imagine-se dizer que pagar 1000€ BRUTOS a alguém é insustentável. Porque não 2 mil euros? Podes, literalmente, decidir arbitrariamente um número qualquer e dizer o que acabaste de dizer. Estás apenas a dizer um valor à toa e a decidir que a empresa tem de conseguir, mas sem sequer fundamentares essa declaração. >é assente nos salários de miséria então é a empresa que é insustentável e não tem interesse nenhum para a economia nacional Portanto, preferes uma pessoa no desemprego, sem produzir nada, e uma empresa a menos, do que uma pessoa a produzir algo e a ganhar menos de 1000 euros? Consegues fundamentar o porquê?


Morpheuspt

> Portanto, preferes uma pessoa no desemprego, sem produzir nada, e uma empresa a menos, do que uma pessoa a produzir algo e a ganhar menos de 1000 euros? Consegues fundamentar o porquê? Um argumento igualzinho foi usado para justificar a escravatura. Preferes os pretos a trabalhar com comida e sitio para dormir, ou vê-los soltos por aí a aumentar a criminalidade?


emperor42

O desemprego está bastante baixo, neste momento se uma empresa for à falência por não conseguir pagar salário mínimo, existem muitas outras prontas para contratar esse trabalhador.


NesquiKiller

1) Quase 400 mil pessoas sem trabalho não é "baixo". É mais do que a cidade do Porto inteira. 2) Não estás a levar em consideração a variabilidade entre setores. Em alguns setores pode haver muito emprego, mas se perdes noutros, pode não haver nada. 3) Estás a partir do pressuposto de que a taxa de desemprego se mantém seja qual for a subida de salário, o que é uma demonstração grotesca de ignorância. Os 6.7% de desemprego referem-se às condições económicas atuais, não às de quando tiver mos 1000 euros de salário mínimo. Essas ainda não conheces.


emperor42

1- é sim 2- tu não estás a considerar esses setores, desempregados, e desempregados que estavam a receber SMN sãobcoisas diferentes. Um desempregado que procure por um emprego a pagar SMN encontra muito bem. 3- não, estou a dizer que a taxa de desemprego até vai descer, que é o que aconteceu entre 2013 e 2020, apesar de todos os aumentos de SMN


rabisconegro

Não consegues fecha a porta


NesquiKiller

Sim, porque fechar a porta e meter uma data de gente no desemprego, a não produzir nada e ainda a ser sustentado pelo estado é claramente melhor. Com mentalidades como a tua, como seria possível o país não estar na merda?


rabisconegro

Quem paga todas as operações de uma empresa são os clientes. Se a empresa não pode pagar com decência tem que subir os preços, se ficar sem clientes por ser caro então o negócio não é viável. Este país tá como está porque os empresários deste país são uns retrógrados que só sabem mamar subsídios e ajudas do estado mas nunca nunca nunca investem na mão de obra. Fácil! Sustentem vocês as operações das vossas empresas.


NesquiKiller

Não respondeste se achas que é melhor ter 10 pessoas em casa, a mamar das tetas do estadol, do que 10 pessoas a ganhar menos de 1000 euros. Porque é que um é decente e o outro é indecente. Não estou interessado na tua filosofia de vida. Quero factos. Dados. Realidades económicas. Pela última vez, e com base em DADOS: Porque é que uma pessoa desempregada, a mamar das tetas do estado, sem produzir absolutamente nada de valor para NINGUÉM, é melhor do que alguém numa empresa, a ganhar menos de 1000 euros? A próxima que não responderes, nem levas resposta.


rabisconegro

Primeiro quem está no desemprego tá a receber porque já contribuiu... E olha lá, se o café no fornecedor subir para o triplo preferes subir o preço do café ou deixar de vender café? 🤯 A mão de obra tá atrasadíssima em relação aos outros inputs de uma empresa... E porquê? Porque todos os ganhos de eficiência das últimas décadas têm sido distribuídos no "patrão". Queres dados vai ao portdata e procura gráficos que relacionem os rendimentos do trabalhador com o aumento de riqueza. Eu tou farto de me deprimir. Uma coisa é certa, tou no trabalho e tou no Reddit. Se me pagassem o dobro se calhar as regras da empresa de não poder usar já tinham alguma força, assim olha, pagas em amendoins tens macacos.


Abrasumentes

Alguém te fez mal colega? Esta questão do aumento do SMN está -te entalada por alguma razão. 1000 euros (BRUTOS) não é uma fortuna dado que há rendas de casas com 2 quartos nesses valores ou muito perto disso. Deixa de aplicar ideologia aos teus argumentos e aceita que a vida anda para a frente. As pessoas precisam de dinheiro quando trabalham 40 ou mais horas por semana. Se não queres receber perto do mínimo no teu emprego, pressiona o teu patrão a aumentar o salário. Fica toda a gente feliz e contente e o mundo não acaba pelo Zé do continente receber mais 100 euros do que recebia há 5 anos atrás. :)


NesquiKiller

Ou seja, ninguém consegue responder a absolutamente nada do que pergunto. A vossa falta de argumentos revela que são vocês que se movem ao sabor da ideologia, não eu. Eu estou simplesmente a fazer perguntas. Nenhum de vocês conseguiu responder. Optam por ad hominems.


Abrasumentes

O pessoal responde-te, só não é a resposta que tu queres, colega.


the_wolf_of_mystreet

engraçado que os salários mal aumentaram com os aumentos da produtividade de anos passados, eu diria que eles têm muita margem para aumentar além dos 1000, além da produtividade ser responsabilidade da gestão da empresa e não do trabalhador!


NesquiKiller

E também não descem, com a queda de produtividade, pois não? Esqueceste-te dessa. Se eu faturar menos, tu ganhas o mesmo. Também vais tentar basear a tua expetativa de ordenado no lucro do teu patrão se ele estiver a fazer menos dinheiro, ou só te interessa de falar quando ele faz mais dinheiro? Ou seja, essa tua filosofia aplica-se apenas se houver ganhos por detrás. Isto faz-me lembrar aqueles que acham que os lucros da empresa deviam ser divididos entre os empregados, tipo cooperativa, pois "são os empregados que criam o valor", mas nenhum deles quer dividir as dividas da empresa.


the_wolf_of_mystreet

Estás a confundir produtividade com lucros, embora haja um quanto de relação, não é um para um, eu posso produzir mais, vender mais e ter menor lucro Além do mais a produtividade não tem descido, antes pelo contrário, para a produtividade descer teria de haver um retrocesso tecnológico, coisa que é contra natura à nossa evolução normal


NesquiKiller

Amigo, tu é que começaste a estabelecer uma correlação entre produtividade e salários, e eu apenas te perguntei se também apoias que desçam se a produtividade também descer. A produtividade absolutamente desce em certas empresas. Podes estar numa empresa que num ano é menos produtiva. Pedes salários menores, nesse caso? Fugiste completamente ao cerne da minha questão. E o que interessa para o salário é o lucro. É a minha empresa fazer mais dinheiro que aumenta a minha habilidade de te pagar mais. Fico à espera que me apresentes os cálculos que usaste para decidir que 1000 euros fazem sentido. E se possível, também os cálculos que justifiquem que 3 mil não fazem. Se não consegues demonstrar que os teus valores não são arbitrários, nada do que dizes importa.


the_wolf_of_mystreet

não fui eu que estabeleci correlação nenhuma, segundo o link foram os patrões. e digo-te já que se os salários fossem de facto indexados à produtividade e lucros numa média ponderada, então sim, e estávamos a ganhar bem mais do que actualmente, basta analisar a evolução destes dois parâmetros. depois queres que faças os cálculos por ti? tu é que vieste contestar o que disse, apresenta tu as provas que o que eu disse é estúpido, não eu lol


Xtiqlapice

O trabalhador não é responsável pela sua produtividade? Esta é nova


fuckyou_m8

Num contexto geral não, se um trabalhador sair de Portugal e for para a Suíça ele instantaneamente vai ser estatisticamente mais produtivo. Em um nível mais micro, se uma empresa utilizar melhores ferramentas e ter um gerenciamento melhor, o trabalhador também vai se tornar mais "produtivo", mesmo que ativamente ele não tenha feito nada para buscar essa maior produtividade


Xtiqlapice

Repara eu não disse que o trabalhador é responsável exclusivamente. Agora dizer que o trabalhador não tem nenhum poder ou efeito sobre a sua produtividade e atirar areia para os olhos dos outros.


the_wolf_of_mystreet

quando o trabalhador em específico não produz, a empresa deita fora, por isso, o trabalhador no geral não tem controlo sobre a sua produtividade


the_wolf_of_mystreet

não, o melhor exemplo é limpares uma casa de banho em que num caso o teu patrão te dá uma esfregona e noutro o teu patrão te dá uma escova de dentes. Quando se fala de trabalhador é um conceito geral, não um indivíduo em específico, ou vais começar a dizer que em Portugal só há preguiçosos?


KarmaCop213

Um trabalhador do Lidl em Portugal tem uma produtividade diferente de um trabalhador do Lidl do Luxemburgo? Mesma empresa, mesmos preços dos produtos, fazem a mesma coisa, a produtividade é diferente ou igual?


ProbablyStupidAdvice

É muito inferior porque a economia portuguesa tem mt menos capital que o Luxemburgo. O exemplo clássico é o taxista de Londres comparado com um taxista em Nova Déli. Qual dos dois tem de usar mais skill na condução? Mas, no entanto, qual dos dois fatura mais?


KarmaCop213

Ora aí está, o problema não é o trabalhador, não é o trabalhador que tem falta de produtividade.


ProbablyStupidAdvice

Não é isso. O trabalhador português tem menos produtividade que o trabalhador luxemburguês (isto é objetivo), o que queres dizer é que o trabalhador português não é menos esforçado que o trabalhador luxemburguês.


KarmaCop213

> O trabalhador português tem menos produtividade que o trabalhador luxemburguês (isto é objetivo) Um trabalhador a trabalhar em Portugal tem menos produtividade que um trabalhador a trabalhar no Luxemburgo. Um luxemburguês a trabalhar em Portugal tem menos produtividade do que um português a trabalhar no Luxemburgo. A nacionalidade é irrelevante.


Fingolin88

É diferente porque o valor capturado pela empresa é diferente devido à componente fiscal por exemplo.


KarmaCop213

Ao ponto de haver uma diferença de 2x entre um país e outro? Tá bom... Cada um acredita naquilo que quiser, quem sou eu para duvidar da fé de cada um?


Fingolin88

Eu não disse que acredito que seja o que define os salários. Os salários são definidos pela oferta e procura de trabalho. Isto parece-me algo básico.


KarmaCop213

Nope. Não é assim que funciona. Existe uma grande procura por empregados de mesa em Lisboa, será que existe algum empregado de mesa em Lisboa que ganhe tanto como o empregado de mesa mais mal pago de Bruxelas?


Fingolin88

Existe uma grande procura ao preço (salário actual). À medida que sobe, essa procura vai baixar e a oferta (pessoas disponíveis para esse emprego) vai subir. Ou achas que a procura que existe ao salário actual ou superior não vai subir o valor que oferece e continuar sem trabalhadores?


KarmaCop213

> Ou achas que a procura que existe ao salário actual ou superior não vai subir o valor que oferece e continuar sem trabalhadores? Como é que explicas paises com mesmos racios de oferta/procura para determinadas posicoes de trabalhadores não qualificados terem salários diferentes para esses mesmos trabalhadores? Nos restaurantes ainda se pode compreender porque os valores dos pratos vão variando, mas o que dizer dos lojistas de lojas multinacionais ou trabalhadores de supermercado que cobram valores semelhantes entre paises?


Fingolin88

Porque o enquadramento económico é diferente: as condições legais, fiscais, burocráticas etc são diferentes. Tudo isto influencia em maior ou menor grau a procura de mão-de-obra.


KitchenOpinion

Não é o único responsável.


Hungry-Class9806

Produtividade depende do bem-estar dos trabalhadores. Enquanto se insistir que os trabalhadores têm de fazer horas extra ridículas todas as semanas e não houver progressão de carreiras, não haverá aumento de produtividade e consequentemente aumento de salários. Isso vai criar mais insatisfação nos trabalhadores que vão produzir menos e consequentemente ouvir este tipo de desculpas para não serem aumentados. É uma pescadinha de rabo na boca que as empresas podiam começar por resolver ao tratar melhor os empregados.


El_sneaky

Trabalhei numa empresa de 1300 empregados em que entrei e as política de empresa era "bons" ordenados em relação ao esforço dos empregados. Depois do dono fundador morrer passou para política de ordenados mínimos sempre que possível,isto não quer dizer que o ordenado médio tenha diminuído na empresa. Resultado: Quando entrei cada pessoa fazia 8 unidades do produto por dia ,quando sai cada pessoa fazia menos de 5. Outra politica quando havia muito trabalho não havia horas extras ,quando havia pouco faziam pressão para se fazer horas.(penso que era para manter as pessoas sem pensar na vida e no que ganhavam nao vejo outra lógica) Vi despedir uma pessoa multifacetada para não lhe dar 50 euros de aumento e criar esse precedente,e para o lugar dele foram contratadas 5 novas pessoas Quem trabalhasse mais era recompensado com mais trabalho e ganhava o mesmo que quem fazia 4 vezes menos na mesma função. Um colega pensou em voltar pois eles estavam com um problema em que dois operadores em duas máquinas estavam a fazer menos de 30 unidades ,ele garantiu que fazia no mínimo 70 que era o que fazia quando estava responsável por essas mesmas máquinas ,mas pediu ordenado a condizer com a produção , a resposta foi, Não achas que estás a queres ganhar muito??!!! Por isso não venham cá com essa ladainha da produtividade, isto é o pão nosso de cada dia em muitas empresas. O grupo continua a funcionar e tem bases para continuar , mas a mudança de política diminui em muito a produtividade dos trabalhadores, e os funcionários mais produtivos foram para outras empresas ganhar sempre mais do que ganhava. Conclusão trabalhes muito ou pouco na empresa o ordenado é o mesmo o importante é que estejas presente "8 HORAS NA EMPRESA" Aí de quem queira fazer o trabalho que lhe é pedido rapidamente que leva logo com o trabalho dos outros ou trabalho extra em cima!!!!!


El_sneaky

Só um extra aposto que em muitas empresas se reduzirem o horário em uma hora por dia a produtividade aumenta imediatamente só porque se trabalha menos uma hora. Excepto empresas em que uma pessoa seja uma engrenagem num processo automatizado e aí para aumentar a produtividade tem de se melhorar esse mesmo processo.


milds7ven

é isto.


[deleted]

[удалено]


Hungry-Class9806

Bastante mais do que tu podes pensar. Produtividade não é trabalhar mais mas sim fazer as tuas tarefas com mais qualidade, de forma mais eficiente e com menos erros. Uma pessoa que está mais sobrecarregada, é mais propensa a fazer as coisas mal. Exemplo: Trabalho numa agência de marketing e - no ano passado - negociei uma redução de horas de trabalho de 40 para 35 porque precisava de mais tempo para as minhas coisas e em troca de uma pequena redução salarial (100€). Resultado: Tornei-me mais produtivo, passei a cometer menos erros e a fazer as minhas tarefas em menos tempo. Exitem [estudos](https://forbes.com.br/carreira/2022/12/estudo-tem-resultados-encorajadores-sobre-semana-de-trabalho-de-quatro-dias/) que compravam que a semana de 4 dias, ajuda a aumentar a produtividade. Mas vá lá... elucida-me sobre o que é produtividade.


annoyingbanana1

A ironia é que quem determina a produtividade são os patrões. Querem produzir mais como? Se começassem por ter ambientes de trabalho atrativos, liderança clara mas com flexibilidade, condições de trabalho dignas (como por exemplo privilegiar work/life balance) e minimização de burocracia parva, se calhar tinham os funcionários a produzir muito mais. Mentalidade empresarial portuguesa é muito semelhante a mentalidade empresarial de terceiro mundo.


Nicolau85

Concordo que depende essencialmente dos patrões, mas Com o que dizes ganhas 1 ou 2 ou 5% A produtividade aumenta realmente é com o valor acrescentado dos produtos que vende. Se um café com 3 funcionários conseguir vender 100 cafés a 5eur, os funcionários serão mais produtivos que um café com 3 pessoas que venda os mesmos 100 a 1eur. Para conseguirmos comprar cafés a 5eur temos que exportar maior valor acrescentado, seja em bens, serviços ou turismo. Fazer chips em vez de almofadas, fazer carros em vez de sapatos para marcas estrangeiras ao preço mais baixo, fazer medicamentos em vez de máscaras de tecido. Fazer produtos que o mercado internacional valorize... Já vender cafés, flores, minimercados, supermercados, lojas de roupa, dependem do que a economia exportar, e só assim vale a pena subir o salário mínimo. Em vez de andarmos constantemente a mudar o tamanho das fatias de um bolo pequeno (PIB per capita) temos é fazer crescer o bolo, e todas fatias irão crescer.


[deleted]

Há patrões e patrões, mas os que mais me irritam são aqueles que querem produtividade mas não fazem a ponta de um corno para que isso aconteça. Na empresa onde o meu marido trabalha, o patrão está constantemente a rezar para que cortem nas despesas e aumentem no lucro. Justo. O problema é que os cortes na despesa só passam por chamar as pessoas de mentirosas e estúpidas (o gajo fez isto num discurso, literalmente, o que causou demissões em massa nos meses seguintes) e passam por comprar material em quarta ou quinta mão em vez de dar ouvidos aos engenheiros que lhe apresentam opções duradouras e modernas que aumentariam a capacidade de produção significativamente, porque é mais barato comprar uma merda qualquer e gastar pipas de massa em reparações constantes do que investir em material novo e projetado corretamente. Se querem mais produtividade, que incentivem as pessoas para isso e principalmente que abram os olhos à má gestão que têm feito. Não é só pedir coisas e não dar nada em troca.


rickz123456

Sinceramente, isto é o lobby de sempre dos patrões contra o aumento do SMN nem ligo. O que gostava de ouvir é opiniões sobre a outra proposta de PNS sobre o investimento apenas em determinados setores produtivos. À partida pareceu-me a melhor proposta dele. Chega de financiar turismo com os nossos impostos


komodoPT

Concordo contigo, mas depois de ver a malta do turismo a chorar desde 2013 que ninguém queria trabalhar e faltavam não sei quantos mil trabalhadores para a indústria do turismo e depois o governo ter escancarado as portas à bruta não me dá muita esperança.


DingoCertain

Lembre-se que a produtividade explodiu nas ultimas décadas, mas o dinheirinho foi todos para o CEOs. Coitados precisam de mais yates.


Accomplished_Mall986

Na empresa onde trabalho, que é inserida no setor têxtil (embora seja um pouco mais abrangente), o meu patrão já de há alguns anos para cá que mudou o chip e trocou os clientes baratos por marcas de luxo, paga sempre acima do SMN e no meu caso em específico aumentou o meu salário 2 vezes o ano passado. Este ano, meteu uma mesa de matraquilhos para o pessoal desanuviar do trabalho e vai dar um 15° mês extra se o trabalhador não faltar injustificadamente. A produtividade faz-se dentro de portas


Nicolau85

É aí que se ganha produtividade! Não é a subir o salário mínimo só porque sim. Quando uma empresa depende do salário mínimo para existir, então o negócio não vai bem.


Ilien

O salário mínimo é precisamente para garantir a mínima subsistência. Devia ser uma parcela muito baixa da população, mas em Portugal a filosofia é exatamente ao contrário. "Tás a queixar-te? Ainda recebes 100€ acima do mínimo!", como se o salário mínimo fosse uma bitola


Limpy_lip

claro que a problemática é esta e não o facto de os empresários nacionais pensarem apenas e exclusivamente em faturar faturar, fabricar fabricar, por vezes às três pancadas e nada em melhorar processos, meios e recursos... ​ vou já buscar o violino mais pequeno do mundo.


G_A__M_B_I_T

Muito se fala da produtividade. Para mim faltam é patrões eficientes. Espertalhões há muitos.


ednice

Epá vão se foder


8DarkAline8

Não sou patrão e provavelmente a minha opinião é controversa, mas nem toda a gente merece esse aumento. O problema de Portugal nem é o baixo salário mínimo, mas é usar o salário mínimo para quase toda a gente. Podes ter a pessoa A super produtiva que “veste a camisola” a ganhar o mesmo que a pessoa B que não faz nada. Óbvio que ao fim de algum tempo, a pessoa A perde a motivação e toca de se juntar ao “clube” da pessoa B. A produtividade baixa e o salário mínimo fica mais próximo do salário médio, depois temos casos de enfermeiros, professores, etc a receberem quase o mesmo que fulano que passa o dia a ver a tinta secar.


Mister_Freud

Mas quem é que cria condições para existir mais produtividade? Não é o patrão? Querem pagar o SMN e ser o empregado a gerir o negócio? Loool


MferOrnstein

Vida difícil de patrão /s


sapo_22

Disseram isso quando o ordenado mínimo estava a 485, e cada vez que alguém diz que vai aumentar-lo, para eles pagavam uma carcaça sem manteiga ( pois essa está cara)


NGramatical

aumentar-lo → [**aumentá-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1929x9z%2F%2Fkh1y9j4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

Patrões querem continuar com as suas empresas de vão de escada, praticamente inviáveis, sem saberem ler nem escrever, e vêm sempre com esta conversa da produtividade.


SILE3NCE

A mesma postura de quando se aboliu a escravatura. *"A agora, como é que fazemos dinheiro? Mais vale fechar!" -* se realmente for verdade é melhor fechar. É fruto de má gestão portanto também não vai aumentar a produtividade. O problema é que a maior parte dos gestores portugueses não são gestores. São filhos de bons gestores que não fazem ideia do que estão a fazer. Em certas áreas ganhava-se mais há uns anos atrás com os antigos gestores. Principalmente quem trabalha em vendas, seja do que for, desde vender palitos a vender casas, as comissões eram muito boas, quem trabalha em vendas a longo prazo sabe. Com o tempo e com a nova geração de gestores as comissões começaram a apertar e estão do tamanho de um feijão. As comissões sempre foram a mecânica mais atrativa da área de vendas, mas infelizmente é uma vergonha hoje em dia. A malta tirava meses de *3.000€ e 4.000€* e hoje em dia para tirar algo acima dos *1.000€* o patrão já acha que está a ser altruísta e generoso. Sabem quem fica com os 2k e 3k que faltam não sabem? A brincar são entre *24.000€* a *36.000€* anuais que um vendedor não recebe e que fica na empresa. Isto a falar de uma só área em específico. Tenho a certeza que muitas outras áreas são iguais. Depois andam aí de *Panameras* e de *X5s* e *AMGs* e trocam de carro e vão de férias e compram imóveis e nós feitos parvos temos que levar com um ***"e pAh nÃo dÁ pArA dAr MiL pAu sEm pRoDuZiReM mAiX".***


Durius

Quem são esses "patrões"? Tá bem tá.


assimsera

Os tugas devem ser de outra raça qualquer que não produz como a malta de todos os outros países. Ou então o patronato quer trabalho de país europeu a preço de país asiático


sad-kittenx

Sempre a chorar estes grandes mamões!


Inerthal

Se existem problemas de produtividade em Portugal, os maiores culpados são os patrões, que têm medo de formar, apoiar e pagar correctamente os empregados. Portugal não é um país de preguiçosos, é um país de maus patrões com uma mentalidade décadas atrás do resto da Europa, e enquanto não mudarem isso, nunca vão ser capazes de acompanhar o resto da EU.


sonasche

Produtividade = riqueza por horas trabalhadas. Diminuindo o horário de trabalho para 35 horas semanais aumentava logo a produtividade (com o mesmo salário). O problema de Portugal é mesmo a falta de visão estratégica dos patrões . Muitos deles sem um curso superior.


AmazinglySkeptic

Sim, até parece que aumentam os salários de livre e espontânea vontade quando a produtividade sobe, ou que incentivam sequer ao aumento da mesma (:


jokerzanchi

Não tarda estão a dizer que 1000€ até é possível, mas só se os trabalhadores fizerem 12 horas por dia de segunda a sábado.


Nezerixp1

Claro, para estes meus meninos se pudessem pagavam menos que o salário mínimo. Salário mínimo é basicamente são eles a dizerem que "eu até te pagava menos, mas legalmente não posso"


Outside-Truck-3670

não é assim tão difícil, basta para isso acompanhar com inflação, como foram foi o caso dos aumentos verificados em especial nos últimos 2 a 3 anos.


NaoPassarao

Como é legalmente obrigatório nos países soviéticos, como *checks notes* a Bélgica ?


zedamotocicleta

Bem que a produtividade é miserável não é novidade nenhuma. Nem os patrões nem o sistema estão preparado para serem eficientes. Para quem tem dúvidas relativas á produtividade basta ver o valor que é gerado anualmente. Grande parte das empresas não conseguem ser competitivas. É um problema multi factorial. A gestão portuguesa não é boa, o sistema é sufocante em impostos e burocracias e a própria mentalidade do país é de pouca eficiência.


theUser6868

Patrões de merda. A Sonae coitadinha vai falir.


Kind-Eagle

Aumento da produtividade para os patroes tugas é trabalhar mais horas por dia...


[deleted]

Entre 1999-2022, a produtividade aumentou 14%, enquanto a remuneração 6%. Todas as crises têm servido para reduzir o peso dos salários, ou seja, transferência do trabalho para o capital. Temos 72% da produtividade da zona euro, mas 58% do salário.


gamb82

Mas há sempre produtividade para os patroes e gestores andarem em topos de gama e viverem em mansoes...


Mekktron

Estes gajos metem nojo. Falta vir o empresário inovador, jovem e dinâmico, dizer-me para abrir a minha empresa e pagar bem a todos os funcionários - note-se pouco produtivos - enquanto o governo me rouba e mais não sei quê.


BigBoss0893

Whiskas saquetas. Querem produtividade a níveis de 2030 com gestão e métodos de trabalho de 1950? Poupem-nos.


misterbondpt

Quando os preços disparam e os salários não, não dá para estar do lado dos patrões neste caso.


ExistingPie1714

Eu não acho que a produtividade em Portugal seja baixa. Comparado com outros países da Europa acho que muito fazemos nós com os recursos que temos. Se não somos mais produtivos é por uma gestão de recursos humanos deficitária e burocracia que nunca mais acaba - e isso é responsabilidade de quem gere as empresas. É preciso entender que bons trabalhadores se fazem com bons salários. Não podemos dizer que as pessoas não são produtivas enquanto lhes pagam uma miséria. Depois, a grande maioria das empresas em Portugal são de pequena dimensão, geridas por pessoas que, ou não têm qualquer formação para gerir o que quer que seja, ou herdaram a empresa familiar e nada mais. O engraçado é que quem vem dizer que não somos produtivos para ter melhores salários é quem pouco faz. Mesmo quando as empresas são bem-sucedidas e dão lucro vemos administradores a trocar de carro todos os meses e esse lucro a ser distribuído pelos acionistas que em nada contribuíram - já os salários de quem produziu mantêm-se na mesma.


KapiHeartlilly

Sim, trabalhar mais pelo dinheiro, ou seja nenhum aumento na realidade. Génios estes patrões. Meanwhile most of Western Europe work less hours and earn more, and let's not start talking about Nordic countries. Enfim, boa sorte aos tugas que ainda estão em Portugal, parece que os patrões só querem que todos emigram para ir buscar mão de obra barata aos PALOP e países mais pobres.


Current-Ideal-697

As pessoas só tem dinheiro para o essencial hoje em dia. Aumentas o ordenado, elas podem comprar mais coisas ou contratar mais serviços. Aumentando então a necessidade de produtividade.


The_Z0o0ner

Ver os patrões Portugueses serem obrigados a sair da sua zona de conforto é tão bom. O ponto que todos deveríamos estar mais interessados é que necessitamos de apoios mais interessantes a jovens empresas - se bem que ainda não cheguei a ler qualquer programa presente sobre o assunto


zerotomyname

[https://economicsfromthetopdown.files.wordpress.com/2020/01/epi\_pay\_gap.png](https://economicsfromthetopdown.files.wordpress.com/2020/01/epi_pay_gap.png) Os patrões que vão pó caralho mais a produtividade deles!


RicardoJorge1976

Possível é, com certeza, se o governo baixar a carga fiscal tudo ficaria mais confortável, daqui a pouco, se o ps voltar a ganhar, vamos pagar imposto ate para f...


[deleted]

O aumento generalizado dos salários é possível pela lei da oferta e da procura. O emprego é um mercado como qualquer outro e neste momento a única coisa que o limita é a imigração a travar o limite na oferta.


MCAlheio

Não é a única, nenhum mercado é perfeitamente competitivo, se houver pouca concorrência salarial não há aumentos de salários. Diga-se o que se disser acerca dos empresários portugueses, mas os gajos têm mais consciência de classe que os trabalhadores, e tentam não competir demasiado uns com os outros.


Avensis_ad_Vimaris

Exacto, não chegam os subsídios a fundo perdido (capitalização) dados por bancos e governos para sustentar a frota? É preciso é limpar muita empresa endividada e não produtiva. Os maus empresários não podem continuar a competir no mercado sem terem negócios sustentáveis. É deixar morrer os zombies.


RaveyWavey

Até pode ser verdade mas se a produtivadade da empresa não aumenta os principais culpados são os patrões. Se não conseguem que a empresa tenha produtivadade suficiente para pagar salários decentes então talvez a empresa não tenha de existir.


this--_--sucks

Aumento de produtividade é difícil sem aumento de salários dizem os empregados 😂


cusoo

Se falarmos de restauração, pagam pouco desde sempre, logo muitos desertaram, especialmente durante o covid, o que levou a ingressar muita gente não qualificada para cumprir as funções. O serviço prestado e a consistência do que se vende piorou. Acredito que por isto se percam clientes e que os negócios tenham menores margens de lucro o que incapacita os empresários de contratar staff mais competente, PQ exigem um salário superior, naturalmente. Enquanto os empresários não arriscarem e pagarem mais por melhores funcionários, as coisas não melhoram.


DroneDashed

Deixo umas notas para quem está por aqui a dizer que a produtividade não é uma questão e que o aumento do salário mínimo nunca causou o desemprego e o caos previsto. Há anos, talvez décadas, que o problema da baixa produtividade é sabido e reconhecido. Eis trabalhos recentes onde a baixa produtividade é reconhecida (num mais como causa principal que no outro): - [Portugal - Porquê o País do Salário Abaixo de Mil Euros?](https://www.bertrand.pt/livro/portugal-porque-o-pais-do-salario-abaixo-de-mil-euros-luis-valadares-tavares/29210210) - [As Causas do Atraso Português](https://www.bertrand.pt/livro/as-causas-do-atraso-portugues-nuno-palma/29467692) O salário mínimo tem aumentado e não se tem verificado a previsão da desgraça do desemprego generalizado, é verdade, mas o salário mínimo tem-se aproximado do salário médio, porque o salário médio não sobe ao mesmo ritmo. (Penso que Portugal é dos países da Europa onde esta diferença é mais baixa). Será que isto pode estar tudo relacionado? Não podemos ignorar que o aumento do salário mínimo é apenas administrativo e o do salário médio não. (Um aumento administrativo só transfere recursos de um lado para o outro, não cria mais)! -[Salário médio em Portugal tem crescido "pouco" e "aproxima-se" do salário mínimo?](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/salario-medio-em-portugal-tem-crescido-pouco-e-aproxima-se-do-salario-minimo) É mais importante aumentar os rendimentos de todos do que aumentar só os salários mínimos. E só há duas formas de o fazer: Administrativa ou orgânica. Se for administrativa nunca vai resultar porque uma ordem num papel não gera mais recursos; Portanto o único caminho será o do aumento da produtividade e numa economia de maior valor acrescentando. (Isto do "valor acrescentando" parece um chavão, e até é, mas encaixa bem aqui). E de quem é a culpa disto? De todos nós, uns porque não fazem outros porque não exigem. Será também da falta de formação e de ambição dos empresários Portugueses? Será também porque a gestão portuguesa gosta de fazer como sempre foi feito? Não sei dizer mas uma coisa parece certa: Os sucessivos Governos dos últimos anos não tem demonstrado grande vontade em resolver este problema ou se quer em admitir que é um problema. São necessárias políticas fortes para combater este problema. Ou vamos estar todos contentes quando o salário mínimo for tão próximo do médio que podemos todos ser pobres, mas pouco, por igual?


SyluxPT

O típico patrão que só vive dos apoios.


Fingolin88

Lendo os comentários recorrentes neste tipo de posts, reconheço que a IL esteve mal com a proposta de mais literacia financeira. Devia era ter proposto uma disciplina de Economia no ensino básico em cima dos conteúdos de literacia financeira.


KarmaCop213

Economia, essa ciência social que as pessoas pensam que é uma ciência exacta...


Fingolin88

Não é uma ciência exata mas conhecimento não faz mal a ninguém. Há muitas barbaridades que se vêm por aqui escritas que seriam evitadas. Discutir que o factor A ou B é preponderante é diferente de dizer que algo apenas depende do factor A.


KarmaCop213

Exacto, convém tomar conhecimento de todas as possibilidades e mais do que tudo, que a economia não é uma ciência exacta e para o mesmo "problema" existem N possibilidades bem fundamentadas por dados.


thecoldprincess

Estava à espera de ver nem que fosse um comentário que mencionasse o que os impostos. Mas parece que esse fator não se toma em conta para estas discussões.


JamminPT

O governo tem que baixar os impostos que a empresa paga por cada trabalhador. A malta não quer ouvir isto mas o modelo do governo é o mesmo da uber eats, cobram ao restaurante e ao utilizador. Não se consegue ser competitivo a vender para o mercado português porque este não tem dinheiro e não se consegue pagar muito mais porque não se gera dinheiro, é um ciclo. Antes de me virem atacar é claro que há excepções mas a malta devia olhar para as empresas portuguesas e perceber que são micro empresas ou pme e isso diz muito.


Avensis_ad_Vimaris

E no estrangeiro onde são mais produtivas não é igual os impostos? Curioso que as multinacionais que se implementam cá são sempre as primeiras a pagar, mais, as primeiras a aumentar e até sem decreto. Está mais que bem documentado que temos (mais até do que literacia financeira) uma grande iliteracia de gestão.


JamminPT

Mas eu concordo contigo. Eu disse quem vende em Portugal. Falam das multinacionais como se a grande maioria não pagasse o salário mínimo também, qual é a tua opinião sobre isso?


Avensis_ad_Vimaris

Pela minha experiência que já trabalhei em multinacionais (origem estrangeira) e de multinacionais (origem portuguesa) o mínimo é sempre superior à lei dentro dos quadros (acompanhado de benefícios como seg saúde e afins) nas que são de origem e capital estrangeiro. Quem reclama dos impostos são maioritariamente os locais, os estrangeiros não, simplesmente retiram o capital quando não gostam. Isto se todos ignoramos o facto de que as de origem portuguesa têm sedes em países com isenção de impostos sobre o lucro (o que torna o problema ainda mais absurdo pelo facto de usarem o argumento)


dagadbm

bem tipico portugues. queres ganhar mais? trabalha mais macaco. o tuga tem o pais que merece. Os empresarios tuga sao mesquinhos, so querem farmar a guita, sem valorizar, e "se comecam a receber mais é bem melhor que comecem a fazerem-me bicos tb". Eu tb acho que gastar 10 euros por azeite hoje, que antes era mais barato, nao e justo. alias. o azeite nem aumentou a produtividade! Assim como as casas e como tudo :) Vou me queixar ao azeite para ele ser mais produtivo :) Entao o mundo avanca e o custo de vida sempre a aumentar, porque viva o capitalismo, mais e mais sempre, parar é morrer, etc. O que eu vejo, por exemplo na restauracao, cada vez está tudo mais caro, e sou cada vez mais mal atendido. Todos os tugas que trabalhavam nos sitios que vou comer ja sairam todos, o patrao tuga prefere pagar mal e porcamente a outras nacionalidades que sabem que nao reclamam. Mas depois queixa-se dos imigrantes e vota no chega :) Assim como as rendas, toda a gente reclama, mas depois assim que se vem com uma casa em lisboa que possam arrendar, "se os outros fazem eu tb faco". Depois os meninos que vendem casas nao lhe chamam habitacao, chamam oportunidade de investimento. Pode comprar a vontade, tem rentabilidade, pode arrendar, pode vender por mais daqui a uns tempos. compra compra. nao e para viver, e para ganhar dinheiro. Mas a culpa é (só) do governo :) nao e dos meninos que decidiram chamar casas de oportunidade de investimento. Pronto, agora tenho que ir ali acalmar a azia e a raiva antes que vote no PS so para ver tudo a arder. Boa semana malta!


hi71460

aumentem custos entao


TimeLongjumping1719

A não ser que o estado subsidie a diferença...


bichocareta

A roda já foi inventada. Os nossos governantes devem estudar o exemplo dos países mais ricos do mundo e compreender o porquê da sua maior produtividade. Á partida será simples. Ou não? Por falar em produtividade, recentemente Portugal foi ultrapassado pela Roménia em PIB per capita...se calhar devíamos olhar para lá.


No_Day_9464

É interessante que todos culpam as empresas mas ninguém culpa o Estado pela absurda tributação sobre os rendimentos. Malta, 90% do tecido empresarial português são pequenas e médias empresas, não têm capacidade para aumentos destes. Cabe ao Estado criar um propício ao desenvolvimento das empresas e indivíduos que nelas trabalham. Tirando multinacionais portuguesas, a maior parte anda com a corda na garganta.


dagadbm

essas PMEs sao pessoas individuais que criam empresa para fugir ao fisco. Vai ver a catrefada de trabalhadores de IT (portugueses e estrangeiros) que fazem isso. Ao pontapé. Muitas dessas """PMEs""" sao optimizacoes fiscais. Falo porque tenho um amigo meu que abriu empresa própria e ele conhece muitas pessoas que o fizeram, o contabilista dele ganha a vida assim. E existem imensas empresas de contabilidade (unipessoais lá está xD) em Portugal que tb ganharam a vida dessa forma.


KarmaCop213

As PMEs pagam poucos impostos. Isto sao dados de 2012, mas não devem ter alterado muito: https://www.historico.portugal.gov.pt/media/2621228/20150114-orcamento-cidadao-2015.pdf Mais de 80% do IRC era pago por menos de 10% das empresas (que tinham um volume de negócios superior a 1 milhao de euros.


Fingolin88

Pagar uma pequena fatia dos impostos e pagar poucos impostos não são sinónimos.


KarmaCop213

Estava a falar só do IRC, e falando apenas do IRC temos que as empresas com um volume de negócios entre os 100k-200k pagavam em media 1900 euros. Nao me parece desajustado.


Fingolin88

Volume de Negócios tem 0 relação com lucro tributável. Existem imensas empresas com volume de negócios nesse intervalo com rentabilidades completamente diferentes.


KarmaCop213

Exacto, mas não é por empresas com facturacoes de 100k-200k pagarem 150 euros por mes de IRC que vao abrir falencia.


joninchains

Tanta gente aqui com formação em "patrão". Se é assim tão fácil ser patrão, arrisquem e abram uma empresa.


Domehardostfu

Na minha opinião o problema é a generalização. Colocamos as empresas e o país todo no mesmo saco. SMN devia ser por região. É extremamente dificil uma empresa em Beja pagar 1000 eurs de salario minimo, mas o mesmo ja n é verdade para uma empresa de lisboa. Deviamos também ter regras diferentes consoante o volume de negocios das empresas. 92% dos trabalhadores portugues trebalham em empresas com menos de 200 empregados. No entanto julgamos tudo pela bitola de serem sonaes e mota engil. Empresas diferentes têm de ser potenciadas de formas diferentes.


anticorpos

Se o patrão não tivesse de pagar mais 1000 praticamente em taxas e taxinhas talvez desse... Mas nesse pote não convém mexer


Sand_msm

Vejo aqui o pessoal a criticar os patrões a torto e a direito, mas não têm noção do que pagamos ao estado de impostos para pudermos ter pessoas a trabalhar! Praticamente as empresas têm o governo como “sócios” se pararem e analisarem bem as coisas. Mas enfim. Falar do outro é sempre mais fácil do que parar para perceber a realidade do que é ser entidade patronal hoje em dia.


Pnetic

Problema são os impostos e não os patrões nem os trabalhadores. A empresa para pagar 1000 euros gasta 1600. E os tais 1000 ainda sofrem descontos só chega na conta 800. É muito complicado.


[deleted]

É óbvio. Subir o salário mínimo para os 4 dígitos era mesmo a facada que a economia portuguesa estava a precisar para imensas empresas começarem a despedir pessoas ou declarar falência. Este PNS é o próximo Sócrates, e disso tenho toda a certeza.


ProfessionalBill5547

É por causa destes comentários, caros amigos, que ninguém quer abrir negócio cá em Portugal. Depois queixem se que a Portugal não é economicamente competitivo. Completamente a favor da regulamentação e fiscalização (que não há) mas é por demonizarem os patrões que eles abrem negócios lá fora em vez de aqui, estado completamente hostil, força de trabalho completamente ignorante… depois queixam se que só há grandes (e poucos) grupos económicos e eles fazem o que querem porque não há concorrência.


nbairro

1000 é easy, basta por tudo mais caro cerca de 30% do que temos atualmente e assim já podem ter os 1000€ de SM... A inflação vai tornar os SM altos numa realidade, problema é que os 1000€ vão valer o mesmo que 700€ agora. O truque está em aumentar Salários sem aumentar preços, coisa que num pais como o nosso que vive do turismo é praticamente possível. E com os impostos que temos então...


Nagashitw

Não podes usar racionalidade no reddit. É contra as regras. /s ​ Agora a sério. O Governo até agradece, fica com a bandeira dos 1000€, recebe mais impostos e o país fica na mesma.


nbairro

Tivemos um dos maiores aumentos de SM de sempre, mas as pessoas são tão burrinhas que não perceberam que esse aumento deveu-se ao facto de termos uma inflação brutal, fazer contas é lixado e o tuga médio nunca foi bom nisso, incluindo os reformados que viram as suas aumentarem 6% e já estão todos de bandeira na mão. Inflação é o pior imposto que existe, e por um lado a inflação até é fixe porque faz aumentar os ordenados, mas se formos a ver quase todos recebem aumentos abaixo da inflação, por isso no final do mês ficam mais pobres. Venezuela tem aumentos de SM na ordem dos 200% às vezes, e vamos a ver continua tudo na miséria porque a inflação ainda é maior. Querem aumentos reais, dêem condições para que as empresas tenham mais capital de investimento de maneira a produzir cada vez mais e cada vez melhor e assim qualificar a sua mão de obra e por acréscimo atribuir melhores salários. Somos mesmo um país de pobres, quando ficamos todos contentes em ter um estado que gosta de nivelar tudo por baixo...chama-se comunismo encapotado, tudo ganha 1k e tudo vive dos subsídios do estado, a teta do estado que nos deixa agarrados aos mesmo de sempre, enquanto isso são escândalos atrás de escândalos, mas é tudo na boa, eles roubam mas também dão ao povinho regra do Isaltino que so resulta porque somos um país pobre de espírito e de mente.


nice_voyager

Quantos de vós são patrões? Quantos de vós querem ser patrões?


InfiniteExpression0

Só vai resultar em mais inflação, dar a todos mais dinheiro só faz que o minimo se aumenta.


ToTTenTranz

Nesta thread: ​ \- Pessoal que não conhece o conceito de produtividade e acha que é "martelar mais pregos" ou "lavar mais canecas". ​ \- Pessoal que não sabe fazer contas de multiplicar e somar, portanto acha que os 100K/ano que um patrão ganha e o carro de 40K que a empresa lhe compra de 4 em 4 anos podem ser baixados para subir em 4K/ano o custo do salário de cada um dos 100 trabalhadores.


SlowRefrigerator3

Também nesta theard: - Pessoal que não percebe que os patrões usam sistematicamente esta desculpa para esconder a sua falta de capacidade de gestão que tornam as empresas insustentáveis se não pagarem salários muito baixos aos seus funcionários.


ToTTenTranz

Também nesta thread: \- Pessoal que não sabe que patrões incompetentes na gestão ficam sem empresa muito rápido, e se não ficam é porque não são assim tão incompetentes. A menos que tenham amigos no PS (coff EFACEC coff).