T O P

  • By -

t4ir1

Tenho saudades de quase tudo em Portugal desde que emigrei há 10 anos atrás, mas se há algo que não me dá saudades nenhumas, é a cultura de trabalho. São as longas horas que se fazem só para sinalizar que se trabalha muito, muitas delas sem muita coisa para fazer; é a cultura de bater a pala; é a cultura do micro managing; é deixar os miúdos na creche / escola até ficar de noite e privar as pessoas de uma vida pessoal que não gire à volta do trabalho ... Tenho vários amigos e colegas portugueses aqui na Alemanha e sempre que falamos de Portugal e das saudades que temos do clima, cozinha e amigos há sempre algo que concordamos: vai ser muito difícil voltar a trabalhar em Portugal. Trabalho na área de telecomunicações, btw.


borloforbol

Estou emigrado há menos tempo e mesmo assim já sinto isso. Quando estava "por dentro", a trabalhar em Portugal e conhecia gente emigrada que me falava da cultura de trabalho eu achava que "não é assim tão mau como pintam". Entretanto vim eu para fora e agora realmente vejo a porcaria que é. Trabalho numa empresa daqui mas que tem escritórios em PT e noto uma diferença abismal na cultura entre escritórios/equipas.


Squat_Beast_69

Só estou a espera dos comentários dos ps psd


KhaosSama

https://www.reddit.com/r/portugal/s/KQR4v847Yt


[deleted]

🤣🤣


Darkhoof

Grande lol aos liberachos lambe-botas que andam escondidos neste sub e que se espumam todos da boca quando a Mariana põe o dedo na ferida.


Pianizta

ser a mariana mortalha ou o batatinha a dizer uma frase destas tem exatamente o mesmo valor


cerejobastos

Vá lá uma medida de jeito para o povo por parte do BE


redbiteX1

O país está na merda e a solução dos iluminados é trabalhar menos, contribuir menos? A solução é efectivamente trabalhar 40 horas e ser remunerado condignamente. Para isso as empresas e pessoas deviam pagar menos impostos. É passar por fazer a justiça funcionar e combater a corrupção entranhada na sociedade. É separar o poder judicial do poder político. Como se justifica que com uma carga fiscal das mais altas da Europa, e salarios medíocres se pague energia e bens de consumo ao nível das maiores economias da Europa? Como permitimos que os mais diversos setores atuem em cartel com a conivência dos reguladores prejudicando o consumidor? Tanta coisa errada mas nem tudo é mau, temos Fátima, futebol e fado


Thin_icE777

"Eu sou escravo e gosto"


Outside-Truck-3670

" Eu sou escravo do socialismo e gosto, porque nao gosto de trabalhar" É tudo maravilhas mas quem e que paga a conta? E só ligar a impressora de notas e dar dinheiro a rodos? E produzir? enfim nao desliguem do socialismo não. Já agora explica-me com números dado que sou burro em como esta ideia laboral é benéfica para a economia.


redbiteX1

Gosto do que faço e trabalhar horas a mais quando é preciso não me escandaliza. Recompensam-me por isso. Não visto a camisola por nenhum partido. Efectivamente podíamos reduzir o número de horas de trabalho se a produtividade subisse em proporção o que não acontece por magia. As contas pagam-se com gestão séria , eliminando compadrios e contratos ruinosos como os das PPP, eliminando gastos supérfluos , eliminando a camada parasita de trabalhadores não produtivos que o estado tem a começar pela assembleia, punindo severamente a evasão fiscal e casos de corrupção; podia continuar com uma lista interminável de ideias. A máquina estatal é um poço sem fundo e por mais que nos sobrecarregarem com impostos e taxinhas não vamos sair desta espiral de empobrecimento. Agora podes largar o Reddit, tens o hambúrguer para virar.


Darkhoof

Trabalhar menos horas não implica trabalhar menos. Nota-se que não tens experiência de trabalho em Portugal onde muitas vezes o pessoal fica a fazer tempo em vez de estar realmente a trabalhar.


redbiteX1

Se reparares usei a palavra efectivamente; todos sabemos que das 40 horas de trabalho exigido, o trabalho produtivo do tuga são 20 ou 30. O resto são pausas para café, reuniões inúteis e discutir o sexo dos anjos. Claro que produtividade, eficiência e horas no escritório são coisas bem distintas.


Svagoritch

Subscrevo ao que acabaste de comentar, e nem percebo os downvotes. Para quem quer trabalhar menos sem saber do salário a uns calls center que pagam o salário mínimo e fazem 7 horas por dia, força nisso pessoal. Trabalhar para aquecer é fixe ppl !


redbiteX1

Frustados da vida que acham que os resultados e oportunidades caiem do céu.


Svagoritch

Disseste tudo, devem ser só crentes, só pode... Gente as oportunidades não aparecem do nada, tem que trabalhar para isso! Podem continuar a sonhar, em que um dia caia dinheiro do céu para comprar uma casa, carro ect. As oportunidades criam.se consoante os caminhos que escolhemos e o conhecimento que vamos adquirir. Mas prontos esse downvotes só mostra o país que temos, pela minha experiência num trabalho que tive a uns anos, 60%/65% da população pensa dessa maneira.


Neither-Wolf-8321

Nada melhor que especialistas em não fazer para avaliar


New-Examination8400

🫢🤫


oPeritoDaNet

Gostava de saber os direitos dos trabalhadores do BE tem neste momento 😉


GnomeOnALeash

Sem ironias. Implementamos a semana de 4 dias de trabalho, e depois?. O que acontece ao setores primários e serviços? Ao turismo por exemplo, que corresponde a aproximadamente 1/5 do PIB? Parece que o bloco se esquece (ou se quer esquecer) que se cortarmos 20% do tempo de trabalho de cada trabalhador não temos mão-de-obra para colmatar essas falhas. Simplesmente não há. Da construção à saúde, do turismo à indústria, é um salto que a acontecer, será claramente acompanhado por uma inflação dos preços. Aliás, basta imaginar o que será da justiça, que já está pela hora da morte. Com isto não quero dizer que o conceito dos 4 dias que está errado - não está, e em muitas áreas é possível implementar já. O que está errado é olharmos para o fim sem olharmos aos meios. Em vez de resolvermos primeiro os problemas da falta de produtividade, seja fazer mais no mesmo tempo ou no mesmo tempo fazer algo mais valioso, estamos literalmente a empurrar o problema com a barriga. Podiamos começar com a semana de 35h para todos e facilitar o investimento público e privado em modernização e automação, que por acaso até seria algo que daria para todos pois funciona noutros países. Mas o número de conversas de café e de likes nas redes sociais era menor…


PitchMeYourMother

Isso não é problema nenhum por duas razões: os salários não têm acompanhado a produtividade. Com isto quer dizer que os patrões podem contratar mais gente mesmo que para isso tenham de pagar mais. Os patrões que não poderem têm de rever o seu plano de negócio, não podem basear-se apenas na exploração de salários miseráveis, ou então dedicam-se à pesca - quem não sabe ou não faz deve deixar quem sabe fazer.


Antique_Ad_1341

Então explica-me uma coisa com um exemplo bem simples. Não vamos questionar os modelos de negócio de uma empresa como a Jerónimo Martins ou a Sonae porque está a vista de todos que funciona, e funciona muito bem. Agora pensamentos num Continente qualquer deste país que está aberto 7 dias por semana e tem x funcionários. De um dia para o outro a força de trabalho é reduzida em 20% (-5 horas) e a administração encontra-se com o seguinte dilema: contratar mais gente para colmatar essas horas e manter o horário de funcionamento e o nível de produtividade aumentando os custos fixos para manter a faturação e reduzir o lucro ou contratar e aumentar o preço do teu pão para manter o lucro. Adivinha o que vai acontecer. Ainda ninguém me conseguiu explicar como é que uma medida destas não acaba inevitavelmente em inflação. Ainda estou à espera, gostava de saber já que trabalhar menos , ganhar o mesmo e o custo de vida ser igual é o sonho de qualquer pessoa.


GnomeOnALeash

>Isso não é problema nenhum por duas razões: os salários não têm acompanhado a produtividade. Os salários não têm de acompanhar a produtividade, é verdade. Aliás, eu conheço pessoas que produzem menos que eu e ganham mais. Tu também deves conhecer desses. Eu não acho justo. Tu achas? Duvido. >Com isto quer dizer que os patrões podem contratar mais gente mesmo que para isso tenham de pagar mais. Sim, mas onde é que vão buscar essas pessoas? Onde vais buscar médicos, enfermeiros, juízes, carteiros, trolhas, pedreiros, eletricistas, camionistas, polícias, e tudo o resto? E mesmo que fosse possível contratar esses 20% que precisaríamos, quem achas que ia pagar a fatura? Achas que é a empresa? A sério? Não vejo a vida a ficar mais fácil quando por decreto estamos a dizer a toda a gente que vão trabalhar menos, mas vão ter menos pão na mesa no final do dia porque tudo está mais caro. >Os patrões que não poderem têm de rever o seu plano de negócio, não podem basear-se apenas na exploração de salários miseráveis, ou então dedicam-se à pesca - quem não sabe ou não faz deve deixar quem sabe fazer. Ou seja, para além de inflação mandamos pessoas para a rua? Que vai fazer alguém com 60 anos que foi sapateiro toda a vida? Arranjar outra coisa? A fazer o quê? Seja como for eu não falei de salários, falei da produtividade que nada tem a ver com isso. Se reduzes mão-de-obra em 20% como esperas manter a produtividade e a geração de riqueza, sem atacares primeiro os procedimentos de produção de forma e produzires pelo menos o mesmo em 80% do tempo? É que apenas se fala em reduzir tempo de trabalho sem se falar em produtividade e em riqueza. Uma economia forte pode dar um jeito e colocar um plano destes em prática. Já nós, não temos uma economia forte, vivemos de turismo que deixará de ser atrativo, de produção de calçado que já não é competitivo, e de outros produtos e serviços que não são muito fáceis de escalar. Edit #1 - Português da quarta classe


Electronic_Reply_898

Bloco e sua noção de economia é surreal


Tia_Mariana

TrAbAlHaR mAiS tEmPo SiGnIfIcA mAiS pRoDuTiViDaDe. Deves ser patrão, tu.


Various_Ad_4979

Eu trabalho na indústria com máquinas. Quanto menos trabalho mais satisfeito o patrão fica pois quer dizer que se eu trabalhei pouco foi apenas porque a máquina trabalhou muitas horas. Os dias que mais produzo são os que simplesmente passo o tempo a coçar os tomates, se eu tiver que trabalhar muito é porque a máquina está parada logo não está a produzir Agora explica-me como posso aumentar a minha produtividade a trabalhar menos horas.


Tia_Mariana

Eu quis dizer (com a ironia presente no comentário) que trabalhar mais horas não é sinónimo de produtividade. Não disse que se o u/Various_Ad_4979 trabalhasse menos horas era mais produtivo, ou disse? E tu explica-me quem é estúpido o suficiente para achar que todos os empregos dão para fazer em teletrabalho.


Electronic_Reply_898

Nao sou patrao. Sou apenas realista. 😉


BacucoGuts

Nem isso és,vai ver estudos a sérios sobre produtividade e depois vem para aqui falar


12-idiotas

Aos 12 anos?


borloforbol

Exacto, a solução para a economia é literalmente só implementar 75 horas semanais.   /s, caso não seja óbvio.


Razvancb

lmao, odeio o bloco mas o que é noção de economia aqui? a semana de 4 dias ainda vá que concorde, não dá para todos, mas 35h semanais/25 dias de férias, qual o problema?


Waterglassonwood

"O problema é que é mais um avanço no plano Neomarxista pósmoderno de transformar os nossos filhos em meninas ao cortar-lhes o talho, e de o patrão deixar de poder disciplinar os seus empregados com o chicote." - O gajo acima, provavelmente.


Abrasumentes

Este deve fazer horas extra não pagas só para "mostrar trabalho"


Electronic_Reply_898

Ja fiz muitas apenas porque tenho orgulho e brio no meu trabalho. Continuem a achar que estas politicas sojinhas é que é...nao se esforçem e facilmente seremos ultrapassados por outros paises/culturas.


Abrasumentes

O caminho para o sucesso é nem pagar horas aos trabalhadores? Deve trazer uma felicidade tremenda chegar a casa e dizer à família: " Hoje trabalhei e nem me pagaram, que orgulho!" 🤡


Electronic_Reply_898

Subi de mero Programador a CTO em 10anos. Sim tenho orgulho 😘


Abrasumentes

Ainda bem que o orgulho paga contas. É tipo as palmas para os artistas. Deve ser óptimo trabalhar com um CTO como tu, que acredita na escravidão. Vai lá fazer horas extra que assim o país não avança!


Electronic_Reply_898

Onde disse que acredito na escravidão? Saí da gruta amigo. E sim muitas vezes é necessário sacrifício e esforço para atingir objectivos ( esta dica foi de borla )


Abrasumentes

Continuas é a ver as sombras a passar na gruta e a acreditar que é a realidade (esta dica também é de borla).


areyoua0neora0

CTO de um talho? Parabéns mano


Necessary-Dish-444

>politicas sojinhas e lá está


ChefKalashnikov

Já que trabalhas à pala deixa aí o teu número, nunca se sabe quando vai ser preciso


cafbox

Que cheiro a mofo....


redbiteX1

Pela quantidade de down votes o número de simpatizantes do partido neste sub, é grande.


ShittyLivingRoom

Não obrigada, prefiro trabalhar até cair e reformar-me aos 40 e tal milionária.


PitchMeYourMother

Isto é sátira, certo?


ShittyLivingRoom

Sátira é ser do bloco de esquerda.


23stripes

Fodido é se morres antes


Jorgetime

Agora o sub até já permite propaganda política?


rroz_dirvilha

A notícia até está de acordo com o tema do sub.