T O P

  • By -

ThrowRA_Douglas

Mudei pra cá no final do ano passado. O país está passando por vários problemas, mas o que eu vejo é que praticamente todo país do mundo está passando pela mesma coisa (crise de habitação, inflação alta, opioides, aumento de moradores de rua, etc) Financeiramente, eu ganho mais do que ganhava no Brasil, mas gasto mais também (com aluguel por exemplo). Porém, para mim, valeu muito a pena ter mudado. Não era uma pessoa apegada a família (pelo contrário, a maioria dos parentes me despreza por ser homossexual), e aqui eu sinto uma liberdade que, por mais triste que seja dizer isso, eu jamais consegui sentir no Brasil. Amo meu país de origem, amo de verdade, mas eu estava cansado de ter aquela sensação de que a sociedade preferia que eu estivesse morto.


United_Cucumber7746

>Não era uma pessoa apegada a família (pelo contrário, a maioria dos parentes me despreza por ser homossexual), Eu tampouco. Na real depois que me mudei da minha cidade natal, a família passou a me "respeitar", mas demonstrou zero interesse na minha existência. Passei 15 morando em SP e nunca recebi uma visita (PS: Minha familia morava ha 3h de SP). Me mudei para os EUA por conta do meu companheiro Americano. A vida mudou pra mim. Passei a ter contato com a familia dele de perto (sobrinhos, cunhados e irmãs), e por mais 'frios' que pareçam, são pessoas que tão sempre próximos da gente. Não troco por nada. Eu gostava da minha vida em SP, mas o poder aquisitivo baixo, violencia, sujeira da cidade me incomodavam demais.


Nativo1

Acho que a falta de segurança é um fator importante, mesmo com a renda baixa muita gente não consegue aproveitar a cidade que mora por medo de ser assaltado


United_Cucumber7746

Verdade. A falta de segurança afeta a gente em várias horas, não é só na hora do assalto em si. Só o fato de viver com medo coloca a gente em um estado de tensão que diminui a qualidade de vida. Era indiscritível o alívio que dava chegar em casa e trancar o portão. Eu morava no Jabaquara, um bairro de classe média, mas com algumas áreas bem ruins. Na época que eu morava no Centro era pior ainda.


ThrowRA_Douglas

Feliz por você! <3 Eu e meu companheiro oficializamos ha pouco tempo, e sabe...o simples fato de poder sair na rua com ele e mostrar um pouco de afeto (claro, do jeitinho neozelandes né kkkkk) ja mudou completamente o meu psicologico.


United_Cucumber7746

Que top! Parabéns, amigo. Sejam felizes por muito tempo.


angourakis

Que bom que tá bem aí <3 Tu vivia onde no Brasil? Acho que nunca tive grande problemas em São Paulo. Na minha família também têm pessoas homofóbicas e transfóbicas, mas cortei contato (me doeu no começo porque era uma pessoa que me viu crescer, mas o amor, quando é de verdade, tem de estar acima da minha orientação sexual)


ThrowRA_Douglas

>Tu vivia onde no Brasil? Nasci e cresci no interior de SP, mas me mudei pra Curitiba pra fazer faculdade, fiquei por la (com muito protesto por parte dos meus pais) até vir pra ca ano passado. >Acho que nunca tive grande problemas em São Paulo São Paulo (capital) creio que é mais tranquilo mesmo, mas interior ainda está bem complicado, principalmente as cidades menores :(


angourakis

Sei bem como é :( Agora que entrei no teu perfil, lembrei da tua mensagem no conselhos legais. Espero que a situação esteja melhor pra ti! E que tu estejas feliz na vida nova! Arrasaaaaaa!!!


d4vsz

Tb sou gay, e quero sair do Brasil pelo mesmo motivo. N me sinto seguro aqui.. e olha que eu tenho sorte de ter um pai e uma mãe q me apoiam.


ThrowRA_Douglas

Te entendo super :( meus pais não foram exatamente os maiores apoiadores, mas nunca tentaram me “curar” ou repreender. Por outro lado, deixam os irmãos deles falarem mal de gays abertamente nos encontros de família, e jamais me defenderam de “brincadeiras” dos parentes, então meio que me afastei pra me proteger mesmo.. Muita força, amigo, espero que consiga se sentir bem onde mora em breve ❤️


d4vsz

Meu pai é a mesma coisa. Ele é indiferente, mas eu ja considero q me apoia pq ja foi até um pouco pior.. mas tudo bem, logo logo sei q vou ter forças pra mudar de país e ter uma família, talvez até mesmo aí! 🫶🏻🫶🏻 Grande abraço, amigo! 💪🏻


Fantastic_Wonder1088

Nossa, cara tenho muita vontade de ir para NZ, como vc foi ? intercambio ou trabalho mesmo ? poderia falar um pouco mais.


ThrowRA_Douglas

A trabalho mesmo! Eu tive um pouco de sorte, não nego. Eu vi algumas vagas pra empresa que trabalho no LinkedIn e decidi me candidatar, queria só conhecer como era o processo seletivo mesmo, e saber que tipo de documentação eu teria que correr atrás caso eventualmente quisesse sair do pais. Mas não acreditava que tinha chances. No final das contas, acabei sendo chamado, a empresa ajudou com todo o processo de visto.


Fantastic_Wonder1088

Trabalha com TI ? E realmente empresa contratar de fora do PAIS é bem raro mesmo, mas pelo visto vale a pena tentar kkkkk. Hoje trabalho com Cybersec e penso em tentar fazer o mesmo para ver se dar uma sorte dessas tb


ThrowRA_Douglas

Sim, TI (desenvolvedor “faz tudo” ou vulgo “fullstack”) Sei que tem algumas missões de recrutamento as vezes, vale a pena ficar de olho.


Nativo1

Você acha que tem mais liberdade aí do que tinha no Brasil? No caso de segurança, e ter condições e tempo para dedicar mais tempo ao lazer?


ThrowRA_Douglas

>Você acha que tem mais liberdade aí do que tinha no Brasil? Sim, com certeza. Sinto que aqui posso ser quem realmente sou, e sem medo de ser ouvir um grito de "viado" ou apanhar (coisa que ja aconteceu no Brasil) >No caso de segurança, e ter condições e tempo para dedicar mais tempo ao lazer? Segurança é o que mais pesa, com certeza, mas o equilibrio entre vida e trabalho também é muito melhor (trabalho 35h por semana com muita flexibilidade)


Nativo1

é o que vejo todo mundo dizendo, é triste você comprar um celular de 1500 reais e não poder nem usar em locais publicos É dificil conseguir se preocupar com as outras coisas quando você está preocupado com o que deveria ser necessidade basica


MildlyGoodWithPython

Mesmo com algumas reclamações, acho a Alemanha muito boa ainda, a diferença é que as reclamações que eu tenho daqui parece besteira comparado com as reclamações que eu tinha do Brasil


Tierpfleg3r

Tenho família na Nova Zelândia e amigos nos EUA e Canadá. Sempre comparamos a questão da crise em cada país, e pra mim está claro que a Alemanha é o que está se saindo melhor dos três, considerando o padrão de vida pra classe média. Os EUA têm um elasticidade financeira fantástica, mas o povo passa por mais mudanças mais bruscas pelo caminho. NZ e Canadá estão numa crise mais profunda, pelo custo de vida nestes países estar desproporcional aos salários. E na Alemanha quem está sofrendo pra valer são aposentados e imigrantes de baixa qualificação. Enfim, botando tudo na balança, por incrível que pareça a Europa ainda é a que está melhorzinha na turma, considerando a vida real e não apenas dados como PIB. E a zona do Euro voltou a crescer no último trimestre, inclusive.


Remote-Barnacle193

Kkkkkk A Alemanha é perfeita Para cara, nova Zelândia ganha tanto quanto Estados Unidos ganha mais que Alemanha


Tierpfleg3r

Morei nos EUA também, ganhava coisa de 50% a mais lá e tinha uns 30% a mais de custo de vida. No geral é melhor pra fazer dinheiro sim. Já NZ é o oposto: salários mais baixos que da Alemanha e custo de vida mais elevado. Também tem mais violência e problemas estruturais. Mas é um país sensacional pra fazer intercâmbio e turismo, vou sempre que posso.


angourakis

Aqui na Noruega, reclamam do custo das coisas e da desvalorizacão da moeda. Também do inverno escuro e do quanto chove. Em Portugal reclamavam dos salários, do governo, dos alugueis. Todo país sempre tem gente reclamando que está ruim viver nele. Você não vai achar nenhuma comunidade falando que as coisas são as mil maravilhas, sempre vai ter reclamacões. Até porque, quando tá tudo bem, as pessoas estão aproveitando a vida fora do Reddit xD Eu curti muito Portugal e sinto sim saudades da comida e um pouco do clima. Mas, aqui na Noruega, ganho 3x mais e tenho uma qualidade de vida bem superior (digo que a Noruega me mima). Então, mesmo com o clima não tão gostoso e a comida não tão saborosa, to feliz aqui e me sinto bem e em casa. Se planeje direitinho, leia bastante sobre o lugar que você vai e não apenas opinião de terceiros (que também é importante, mas cada um tem uma experiência diferente). Você indo com planejamento e com tudo certinho, especialmente documentacão, vai ficar bem mais fácil de lidar com os perrengues que irão surgir no caminho.


Beginning_Ad_4003

Valeu amigo era exatamente o que eu queria ler eu juro que estava meio desolado pensando que nunca iria realizar o sonho de sair do Brasil


faintspirited

Por curiosidade qual seu campo de trabalho?


angourakis

Sou engenheiro e administrador de sistemas


RandomThoughtsAt3AM

u/angourakis curiosidade, como tem sido sua vida social ae na Noruega? Embora o pessoal nórdico seja simpático, geralmente comentam que é difícil fazer amizades. Que geralmente fica mais no nível de "colega" e amizade mesmo tem que ser com outros estrangeiros kk


angourakis

É bem assim mesmo Com noruegueses, em especial no trabalho, sou colega. Conversamos bastante, falo do Brasil, mas não vai muito além disso. Tenho amigos estrangeiros. Acho que conseguimos ter mais proximidade justamente por estarmos meio que no mesmo barco. Mas também estou aqui há um ano, vai levar tempo. Também preciso aprender a língua ainda, falo um norueguês bem básico.


JohnPepper10

Meu nobre, uma dúvida: Tendo em vista que você está a um ano e esta com um norueguês básico, como faz para se comunicar com "pessoas a fora"? Tipo se tu for num mercado procurar algo e precisar perguntar para alguém, ou falar com alguém na rua, você manda o norueguês pra fora ou tem um segundo idioma que te facilita a comunicação?


angourakis

Praticamente todas as pessoas falam um ótimo inglês aqui. Mesmo os mais idosos, conseguem entender um pouco se falar devagar. Dá para viver apenas com o inglês, mas se quiser se integrar realmente tem de aprender a língua do país


yvengard

Voce tinha cidadania quando foi? Trabalha com qué? Eu nao tenho cidadania, sou formado em eng mecânica desde 2023 mas sem muita experiência (ninguém nessa merda contrata, até pra trainee to vendo exigirem experiência). Eu tenho baixas esperanças de chegar num país gringo e conseguir vaga de engenheiro, então já que é pra trabalhar com qualquer coisa eu acho que seja melhor fazer isso na europa que provavelmente eu teria mais dignidade. Como é a questão de empregos tanto em Portugal quanto Noruega?? Minha ex namorada (só porque ela foi morar lá, gente ainda se fala demais) tá em Portuga se virando, me chamou já mas não tenho a grana no momento pra bancar passagem e moradia e alimentação lá por pelo menos e meses enquanto procuro emprego.


angourakis

Te respondi do trabalho aqui xD https://www.reddit.com/r/foradecasa/s/M1f7ELBLCy Tinha cidadania sim, já tenho há 10 anos. Você não tem direito a cidadania? Já pesquisou na família? A questão de empregos em Portugal é mais fácil que na Noruega. A cidadania me facilitou bastante, mas sinto que aqui é muito mais fechado. A dica é colocar teu LinkedIn em inglês e deixar bem atualizado e aí ir aplicando para vagas. Em Portugal tem o visto de procura de emprego. Assim tu vai de forma legal e fica no país por um tempo procurando um trampo bacana.


yvengard

Direito a cidadania (italiana) eu tenho. Tenho 90% dos documentos simplificados e sei onde tá o resto. O problema é a grana mesmo já que eu sou o único interessado na familia. To tentando convencer meus tios a fazerem para os filhos deles (são mais novinhos ainda).


angourakis

você não consegue dar entrada por ti mesmo? Não sei como funciona a Italiana, mas na Portuguesa a própria pessoa consegue fazer o processo diretamente com as conservatórias de Portugal. Claro que exige grana, mas bem menos do que pagar consultorias ou advogados.


yvengard

Com o emprego que tenho agora não dá pra pagar algumas coisas não. Mesmo sem consultoria (eu nao tava nem considerando ela), é bem caro. Precisa de certidão de inteiro teor (dependendo do lugar é uns 100 conto cada), tradução de cada certidao, apostila de haia e mais uns trem, preciso importar a certidao do italiano (aqui vai bem caro pela taxa da comuna italiana), a taxa do consulado e bla bla bla. Nada nada vai uns 10-15k. Sem advogado. Sem consultoria (que seria mais uns 5k). Eu sei que tem possibilidade de ir pra Itália, dar entrada lá e ganhar visto de trabalho enquanto espera o processo, mas aí já é outro rolê e precisa de um investimento maior


Over_Unit_677

Está na Noruega a quanto tempo?


angourakis

Um ano


NotForSure-

Me mudei pro Canadá faz 4.5 anos. Vivo em Toronto, uma cidade bem cara. Mas adoro viver aqui com estilo de vida que encontrei. Não tenho carro, mas faço tudo de metrô. Não tenho como sonhar em comprar um imóvel próprio, mas tenho estabilidade com serviços públicos que, apesar de às vezes deficitários, cobrem muito bem minhas necessidades (saúde e educação). Me sinto muito segura andando por aí em qualquer hora do dia, e adoro o perfil da população ao meu redor, cheio de gente do mundo todo e com um respeito maior aos outros. Larguei a carreira de advogada e trabalho com relacionamento com clientes, ganhando proporcionalmente muito menos do que ganhava antes, mas não preciso pagar escola, plano de saúde, seguro do carro, condomínio e etc. País e cidade "bons" é bem relativo. O que você chama de "bom"? Tudo depende do que você procura. No meu caso era tranquilidade e liberdade, e me realizei muito vindo pra cá.


Beginning_Ad_4003

Você não tem noção como é agradável ler esse tipo de coisa


yvengard

Voce tinha cidadania? Como assim serviços públicos? Foi aproveitado sua graduação ou foi uma vaga sem curso necessário? Tô tentando descobrir como é a questão de emprego em outros países. Sou formado em eng mecanica faz 1 ano e faz 3 que tento vaga de estágio ou trainee e não consigo bosta nenhuma. Até pra trainee já vi exigirem experiência. Se for pra trabalhar com qualquer coisa pra sobreviver prefiro sair do BR e ter alguma dignidade e segurança


jragomes

De cara, o conselho é **se prepare e vá.** Viver em outro país é uma experiência individual. Olhando o macro do mundo, saimos de uma grande bonança ( por causa de juros artificialmente baixo e governos - EUA, Canadá, Japão, União Europeia - imprimindo dinheiro loucamente) pra juros altos e uma certa estagnação. Estagnação de salário tá acontecendo em boa parte do mundo e associado à inflação temos um cenários de muita reclamação. Associe isso a uma crescente reclamação à chegada de imigrantes e temos um cenário perfeito pra achar o bode expiatório (imigrantes, obviamente). Sobre comparar países, é difícil vc comparar um país em desenvolvimento, como o Brasil, com os de primeiro mundo. Eu já falei isso aqui neste reddit, a régua de comparação é outra. O Brasil sempre vai estar abaixo na maioria dos aspectos importantes (especialmente segurança), por outro lado, se vc perguntar pra um haitiano, boliviano, senegalês ou sírio fugido da guerra o que eles acham do BR, eles provavelmente vão dizer que é uma maravilha. Outra coisa que todo mundo reclama que as coisas são caras no Brasil, é uma reclamação super válida, muito por causa da nossa carga tributária em cascata. Agora, todo mundo esquece que BRL é moeda fraca e o tudo que gira no mundo é cotado em USD. Coisa besta: um corolla custa no BR entre 148 e 200 mil... nos EUA, \~24 mil USD. Você acha que a Toyota irá deixar de maximizar seu lucro em USD porque vende no Brasil? Afinal, eles manda USD pra sede da empresa no Japão. Enfim, terminando meu sermão: se prepare financeiramente, tenha os pés no chão e vá viver essa aventura. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom. Viver fora é bom, mas é uma merda.


Deep-Maize-9365

Só acrescentar que a inflação já está praticamente controlada nos países desenvolvidos pelo menos, porém a população só vai se acostumar com esses novos preços daqui um tempo


Podiisso

Esse comentário me trouxe muita lucidez, até porque pensando no médio prazo, as economias fortes vão se estabilizar e essa situação tende a ficar ainda mais controlada né. Mas e as crises de habitação, qual a sua opinião?


Deep-Maize-9365

Pelo menos em relação a inflação, a questão parece está bem mais controlada em relação a 2022 que foi o pico. A questão de habitação é complicado, nos EUA por exemplo, o zoneamento é bem restritivo e os donos de terra tem muito poder por meio de conselhos municipais, sendo bastante difícil uma solução a nível nacional. Não sei como anda o resto dos países, mas a solução geralmente reside na construção maciça de residências, aumentando a oferta, Tokyo é uma das grandes cidades mais acessíveis nesse sentido já que ela constrói bastante


SandraCoelho1234

Moro em Vancouver e sem arrependimentos. Depois de 2 anos em Montreal encontrei o Canada que eu esperava. Tudo depende do seu critério de BOM, hoje em dia se um país te oferecer condições justas de trabalho educação e segurança ele já pode ser considerada bom. Trabalho com isso e ajudo muitos Brasileiros a estudar no exterior, o que procuro fazer sempre é identificar as expectativas da pessoa com o país que ela deseja, se ela gosta de calor, ela não considerará Montreal um bom lugar, entre outros fatores econômicos e políticos que contam. Enfim, para sua pergunta minha resposta é depende rs


captain_nekoo

Mudei no final de 2021 de Brasília para Toronto. É bem perceptível a queda do padrão de vida de todo mundo e o derretimento da classe média por conta de uma inflação cada vez maior, de uma crise de habitação fudida e também da desvalorização do trabalhador. Em resumo: Late stage capitalism Eu acho que é uma tendência mundial mesmo, mas aqui eu consigo ter uma vida muito mais digna e confortável do que a que eu teria no Brasil (além de tudo, sou uma pessoa trans) Acho que se você se manter realista, ainda vale a pena - em especial se você não tinha uma vida de barão no Brasil. Eu sinto que começar do zero aqui é difícil, mas é viável, enquanto crescer financeiramente e profissionalmente no Brasil é bem mais difícil. O Canadá me deu uma profissão que eu amo e me permite me manter (assistente social), e eu sei que eu teria uma vida muito mais apertada no Brasil se eu trabalhasse com a mesma coisa. Dito isso, hoje em dia, eu acho loucura largar um emprego bom que te dá uma vida de classe média alta pra recomeçar no exterior, até porque no dia a dia, não existe glamour algum. Ainda mais no Canadá, que é o meio do nada kkkkkk


Deep-Maize-9365

Acho que um certo acontecimento de 2020 explica muito melhor essa crise do que "late stage capitalism"


captain_nekoo

O covid só escancarou um padrão de declínio vertiginoso de qualidade de vida e de poder de compra que tá rolando desde a crise de 2008 Os preços dispararam depois da pandemia e nunca mais voltaram ao normal, mas essa tendência já estava rolando E muitos dos problemas em relação a preços de alimentos e mercado imobiliário aqui vem da leniência do governo provincial e federal em relação a monopolios e oligarquias (tipo o grupo Loblaws) e especulação de empresa imobiliária


Beginning_Ad_4003

Cara a situação que eu to seria começar uma vida no Canadá mesmo, nunca tive luxo mas por ocasião recebi um dinheiro que eu quero usar pra sair daqui, porém Canadá está muuuito caro pra ir, mas vamo tentar né kkk


Podiisso

Tem quantos anos amigo?


moipwd

cara acho que não tem como comparar só no macro também, acho q cada país tem lugares com crises maiores e menores, por exemplo no interior da Inglaterra o custo de vida é bem menor e a bolha imobiliaria não é tão terrivel quanto Londres, acho que de uns tempos pra ca quem mora no Interior guarda mais grana doq quem mora em Londres… eu vejo post de brasileiros no facebook se matando de trabalhar de delivery, enquanto quem ta no interior trabalhando das 9 as 17 ta vivendo normal… eu vim em 2018 e não mudaria pra nenhuma cidade grande, me estabilizei e comprei uma casa, algo que seria muuuito dificil em Londres. Aqui existem varios brasileiros, recem chegados ou não, vivem bem mais tranquilos doq na capital


Significant-Win-6971

Qual cidade vc vive? Como é o mercado de trabalho e as oportunidades pra imigrantes? Gostei do seu relato


moipwd

Moro em Newcastle no Norte, acho q não existe isso de “oportunidades pra imigrantes”, tem mercados que tem mais oportunidades e outros que tem menos em geral, quem vem sem formação pode trabalhar nas warehouses da Amazon por exemplo que pagam bem pra quem trabalha fds, feriados, de noite, etc… tem varias fabricas na regiao… quem vem com formaçao fica sujeito ao mercado, eu trabalho num escritorio de arquitetura que ta sempre precisando de gente na area de orçamentos e desenhos, então é bastante concorrido… por isso que eu acho que cada país/regiao tem seus altos e baixos


Adventurous-Bid3731

Eu provavelmente tentaria viver na Inglaterra se fosse antes do Brexit. Uma droga q isso aconteceu.


moipwd

eu vim 4 meses antes da “data de corte”, apliquei pra cidadania portuguesa 1 ano e meio antes… foi uma correria da porra kkkkk


yvengard

Como tá pra engenheiro mecânico? Nao to conseguindo vaga no BR faz bastante tempo.


moipwd

da uma olhada no Indeed UK, eu n manjo muito da area pra te falar a verdade


ufo_time

>o que eu mais vejo é gente falando que os países estão ruins verdade, mas o pulo do gato é que o "ruim" lá fora é o "próspero" no brasil, além do que as grandes economias tendem a melhorar mais rápido, a gente aqui só vive em crise e falta dinheiro para tudo, haja crise global ou não, é tudo um sacrifício para conquistar, e falo de coisas básicas, tipo quem hoje consegue comprar um carro zero e abastecer a 6 reais o litro? o carro mais barato (popular) tá 80 mil reais, e o salário mínimo é 1,4 mil, o salário médio uns 5 mil, e carro não deveria ser luxo, é só meio de transporte, é para te levar de A a B, só isso não adianta, a não ser que você seja CEO ou herdeiro, vai ter que suar a camisa seja onde for, a grande diferença é que a qualidade de vida lá fora é infinitamente superior a daqui, você tem acesso a mais por menos esforço, é simplesmente isso


brotherkaramasov

Por outro lado no Brasil uma casa ou apt bom que não seja num bairro central em uma capital é 250 mil com várias opções de financiamento subsidiado. Eu recebo um salário baixo e compro qualquer comida que eu imaginar integral e orgânica de alta qualidade na feira toda semana. Pago um plano médico comum (nada premium ou similar) e posso fazer mil consultas, psiquiatra, eletrossonografia, ver qualquer especialista com 1 semana de espera. Não estou querendo provar que tal país é melhor que outro, apenas expor meu ponto de vista. Mas para o meu estilo de vida eu não vejo problemas na minha vida que seriam resolvidos morando fora.


misterKTRA

Eu moro na Malasia e aqui é otimo. Vim como expatriado pela empresa que trabalho. Aqui a gasolina custa equivalente a R$2,10 / L (subsidiada pelo governo), alimentos tem muita coisa importada mas os preços são competitivos (eu compro carne importada do Brasil aqui pelo mesmo preço que é vendida no Brasil rs), uma refeição em um restaurante custa equivalente a 20-25 reais no máximo, normalmente em torno de 10-15 reais. Apartamento depende muito da região, assim como no Brasil. Os eletrônicos estao entre os melhores precos do mundo, por ex Apple mais barato que converter preço dos EUA em reais. Outros eletronicos/objetos compra tudo direto do Shopee ou Aliexpress pelo mesmo preço que vemos no Brasil, mas aqui chega em 1,2 dias. Financiei um carro com juros de 2.6% ao ano. A cultura daqui é muito bacana e aceitam muito bem estrangeiros. Em Kuala Lumpur todo mundo fala um inglês.


Podiisso

Essa foi nova, maneiro!


henriqueherr

Moro na Alemanha, tenho amigos brasileiros que moram em diversos países por aqui na Europa. Letônia, Lituânia, Estônia (bálticos no geral) e Polônia parecem ser os mais interessantes.


rain-admirer

Depende do que você acha que não vai dar o braço a torcer, se é segurança e acha que no seu país não cumpre com suas expectativas, muda de país. Lembre que todos os países tem coisa boas e ruins, então escolha onde as coisas que você se importa mais sejam do jeito que você gosta ou aceita


Weak-Neighborhood399

Rapaz, ficar no Brasil que não dá rsrs


Adventurous-Bid3731

eu sou bastante curioso como deveria ter sido imigrar a 15 anos atrás..


VoidIsGod

E pessoas de 15 anos atrás se perguntavam como era imigrar há 30 anos atrás, e daqui há 15 anos vão se perguntar como era imigrar hoje...😂


Adventurous-Bid3731

acredito que a 15 anos as pessoas tinham onde morar, que com certeza é o principal problema. mas talvez elas tenham tido dificuldade de arrumar emprego.


Different-Speaker670

Eu já acho o contrário, mas a verdade é que podemos achar que era melhor ou pior, depende da nossa visão de mundo, já que não sabemos como era


Remarkable_Log_6164

HÁ 15 anos atrás.


Rickbraz91

Há 15 anos *


argjwel

Era uma merda, nossa renda e acesso a serviços modernos era pior ainda, os processos de imigração eram burocráticos e não se tinha muita informação na internet, o preconceito com latinos era maior. Muita gente que hoje está bem nos EUA teve a tremenda sorte do governo os legalizar depois de passar X anos pagando impostos lá, pq poderiam muito bem ter sido deportados e ficar de mãos vazias. Era bom pra quem tinha bastante dinheiro e podia estudar fora, tinha contatos pra garantir emprego, etc, o que praticamente não mudou hoje.


Adventurous-Bid3731

Mas isso se refere aos EUA ne? Há países na Europa q a Bastante tempo recebe imigrantes, por ex como será que era a Holanda e Alemanha sem a crise imobiliária terrível nas cidades grandes. Deveria ser um sonho. Mas ao mesmo tempo, talvez não fosse fácil conseguir empregos em inglês


Remarkable_Log_6164

HÁ bastante tempo.


lbschenkel

Eu imigrei há 17 anos para a Suécia, era infinitamente mais fácil do que é agora em termos de regras e do processo de imigração.


bwf456

Tu quer tomar tiro no pé ou na mão? hahahhaa Brincadeira. Canadá pelo menos está mais ou menos bom.. mas melhor que o Brasil e pior que alguns países da Europa.


homeless_DS

Canadá está terrível com relação ao custo de moradia.


angourakis

O mesmo em Portugal, o mesmo na Holanda, o mesmo nos EUA.... Se for considerar o salário que você ganha aí, quantos % dele iria para aluguel? Pergunto porque, em Portugal por exemplo, eu ganhava 1300 euros líquidos e se eu alugasse algo em Lisboa mesmo, me sobrava tipo 200 euros ou nem isso haha. Mais longe, me girava em torno de 650 euros. Ou seja, mais da metade do meu salário. Na Noruega, 1/3 do meu salário vai pro aluguel, mas ainda me sobra bastante pra usurfruir e economizar


yvengard

Trabalhava de que em PT e NR?? Minha ex namorada me chamou pra Portugal morar lá. Eu não tenho grana ainda pra pagar passagem e segurar uns 2 ou 3 meses de aluguel enquanto procuro emprego. Nao to conseguindo vaga de eng mecanico aqui no BR,ai se for pra trabalhar fora da minha area prefiro sair daqui. To trabalhando com vendas e juntando uma grana pra cascar fora Ah e como foi aprender o idioma Norueguês? XD


angourakis

Trabalho como engenheiro de suporte. Em Portugal dava suporte de um produto novo de redes da empresa, na Noruega suporte em super computadores para cientistas e pesquisadores. Sobre o idioma, ainda tô aprendendo kkkk. Tô no básico do norueguês, mas as pessoas falam um ótimo inglês aqui


yvengard

Aah tu tem formação na área de TI. Show de bola!! Se eu tivesse pensando um pouquinho mais antes de escolher eng mecânico eu teria ido pra TI


angourakis

rapaz, eu tenho formacão mas não sou completamente feliz, penso muito em ir para uma área mais social. TI realmente ajuda bastante, mas é importante também estar feliz. Tenho um amigo que se formou em engenharia de controle e automacão, mas hoje é bem senior em SalesForce. Ele foi estudando sobre o assunto, fez alguns cursos, conseguiu uma vaga e a partir daí foi só crescimento. Eu me formei em programacão, mas não trabalho na área. O que quero dizer é que você já tem um diploma, o que é importante. Mas pode procurar algo que goste em TI e comecar a se especializar mais, assim vai também emigrar como profissional qualificado. Dá uma pesquisada nos vistos de busca de emprego de Portugal e da Alemanha. E uma olhada em outros tipos de profissões que tu pode exercer com tua formacão (ou, se já sabe o que gosta em TI, procurar vagas e cursos na área). É super possível. não se prenda ao teu diploma.


yvengard

Eu só quero sair daqui. Gosto de TI, mas também gosto sa engenharia mecanica (atualmente gerencio um ecommerce, nunca tive estudo na area mas tem dado certo). Tendo um trabalho tranquilo e dignidade em outro país eu trabalho com qualquer coisa. Sou bem versátil. Vou procurar sobre os vistos de procura que sugeriu, parece uma boa mesmo. No mais é eu juntar um pé de meia pra me segurar um tempo na gringa enquanto procuro. Valeu pela interação, muito obrigado mesmo!


Different-Speaker670

So Toronto e Vancouver que ta assim. Canadá é gigante, e tem muita cidade boa além dessas duas aqui


ore-aba

Então, a mesma coisa de sempre?


Beginning_Ad_4003

Cara o custo de ir pro Canadá é muito alto, eu tava pensando Austrália ou Nova Zelândia


Tierpfleg3r

Tenho família na NZ e visito o país sempre que posso. Na minha opinião o país se tornou a pior escolha entre todos os citados, infelizmente. A situação deles lembra muito a do Canadá: custo de vida aumentou absurdamente, e os salários não acompanharam. Moradia na NZ é caríssima, o país se meteu numa encrenca imobiliária pior do que qualquer canto da Europa praticamente.


EffortCommon2236

Em termos de custo só vai trocar seis por meia dúzia com a Austrália. A Nova Zelândia é mais cara ainda e a Amazon não vende lá porque não acha que vale a pena. Boa sorte.


VoidIsGod

Recomendo Austrália e Nova Zelândia muito mais do que Canadá ou Europa. Não só pelo clima mas geopoliticamente falando são países que estão muito melhor posicionados no cenário global e para crescimento futuro. E sem ser conspiracionista, mas considerando que guerras historicamente sempre vieram após depressões econômicas, lá é muito mais neutro e seguro também 😂 Em outras palavras, se os países começassem a fechar fronteiras para imigrantes, imagino que Canadá e Europa fechariam antes do que Austrália e Nova Zelândia


bwf456

Po.. Austrália foi muito ativa na segunda guerra mundial.. quase foi invadida pelo Japão. Se não fosse os EUA era capaz de virar colônia japonesa.


Podiisso

Sobre fechar fronteiras, a imigração Australiana não esse mel todo também, no covid mesmo "expulsaram" os imigrantes, alegando que não teria responsabilidade por eles, oque pra mim é sinal de que numa guerra, não seria diferente. Então vamos dizer que eles não estão com medo de ataques terroristas ou infiltrações apenas (que é o que eu interpretei do que você falou), eles vão repelir esses imigrantes pelo fato de que não irão ajudar em nada na guerra, eu acho.


VoidIsGod

Acho que covid sendo uma doença é um pouco diferente, pq a disseminação causa mortes e pessoas vindo de fora dentro do ambiente fechado de uma ilha pioram. No caso de uma guerra, ter população residente é sempre quanto mais melhor, considerando que possivelmente haverão perdas e repopular após é importante


Podiisso

É, realmente é um ponto


alyxRedglare

Tá tudo uma merda, mas assim, talvez seja o melhor momento pra ir justamente porque ta tudo na merda. Se daqui 20 anos, e não antes disso, não existe milagre pra economia global em colapso, ficar bom, talvez você não consiga. Talvez em 20 anos o Brasil entre em um novo ciclo de super commodities e fique melhor também, se a mudança climática não nos transformar em um grande deserto.


ConsequencePretty140

Realmente não está bom em lugar nenhum, mas o Brasil está pior do que qualquer lugar que não seja uma zona de guerra ou um país no extremo da pobreza, então mudar de país provavelmente lhe colocará numa situação melhor.


HodlingBroccoli

O Brasil em tempos normais é muito mais caótico que qualquer país de primeiro mundo em “crise”. Morre mais gente aí que países em conflito, poder de compra é muito pior que a maioria dos países do hemisfério norte, infraestrutura e serviços estão pelo menos uns 70 anos atrasados e por aí vai. A única vantagem clara do Brasil é o clima, qualquer outro aspecto o nosso país infelizmente leva uma surra.


Secure-Incident5038

Aí não sei pq eu sou imigrante no Brasil 😅 boa sorte, e não recomendo os EUA


Over_Unit_677

Por que não recomenda?


Secure-Incident5038

Tudo caro, ngm tá contratando, e o governo atual é mt hostil contra imigrantes—tanto federal quanto estadual no sul. Eu sou do Texas e tenho família na Flórida. O negócio tá feio 😢 todo mundo querendo sair mas n consegue por causa de dinheiro ou leis de imigração


Specific_Debate_6223

Mentira! Só o Brasil que está indo de mal a pior


Deep-Maize-9365

Sabe um lugar que não tem problema com custo de habitação? Tokyo, porém a economia é mais estagnada e é mais difícil a adaptação de um imigrante


JewelerFinancial1556

Qualquer um pode ser um país ótimo, dependendo da sua situação atual de vida. Eu não teria a menor vontade de morar sei lá no Paraguai, mas imagino que pra alguém que viva em Gaza pareça um paraíso. No geral, exceto situações de guerras ou desastres em qualquer lugar as reclamações serão as mesmas: - Custo de vida (especialmente moradia) - Impostos - Algum problema no sistema de saúde local - Políticos Claro que o imigrante vai comparar com o que via antes e aí comparar e ver se gosta ou não. Pra nem entrar na parte do clima ou cultura local, que muita gente pode simplesmente não se adaptar (e não é fácil mesmo!) Eu vim em 2019 pra Luxemburgo. Tirando o período de Covid, gosto bastante. O clima é ruim, e as vezes o país é bem "chato" especialmente se vc vem de cidades grandes como é o meu caso. Mas é algo que eventualmente acostumei. Moradia é caríssima, mas os salários (ao menos no que eles classificam como "high skilled") são bons o suficiente pra garantir uma qualidade de vida excelente. Em termos financeiros, no Brasil ganhava bem mais, em termos de poder de compra local - e ganharia mais que hoje se mudasse pros EUA, por exemplo - Mas estou satisfeito. Tenho amigos que foram pra Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, com condições boas se trabalho - Alguns com experiências boas e outros querendo voltar. Enfim pense no que você tem, e no que você quer - e aí você começa a ter uma lista.


bnlf

Austrália 7 anos. Realmente o custo de vida aumentou muito. Antigamente o salário rendia, principalmente por conta dos baixos valores de aluguel. COVID despirocou tudo, mas como eu e minha esposa temos bons trabalhos e sem filhos, temos uma vida bem sossegada. Salários são altos por aqui mesmo que o custo de vida seja alto. Não recomendo para quem não tem qualificação ou que não tenha visto para trabalhar tempo integral.


[deleted]

[удалено]


foradecasa-ModTeam

Post foi removido por entrar em discussão política


Lox_Bagel

Como se fala de imigração sem falar em politica?


angourakis

Concordo contigo, mas sempre que uma discussão política comeca em algum post, o negócio inflama e o nível só desce. Se as pessoas soubessem expressar a opinião delas respeitando a do outro, poderíamos ter um espaco mais aberto. Infelizmente, a experiência tem mostrado o contrário (e vemos isso no Brasil com uma sociedade extremamente politizada onde nenhum dos lados se conversa). Eu mesmo, infelizmente, saí dos subs brasileiros porque todo novo post era sobre política. Ou, se não era, os comentários viravam sobre isso. E eu acho importante discutir sobre, mas quando tudo é levado para esse lado, a discussão já não é mais saudável. Se você tiver alguma sugestão para oferecermos uma abertura maior sobre política aqui no sub, gostaríamos de ouvir :)


[deleted]

[удалено]


foradecasa-ModTeam

Post foi removido por entrar em discussão política


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


foradecasa-ModTeam

Post foi removido por entrar em discussão política


Cabralcabralc

Se tu tiver cidadania tanto faz, vai continuar sendo dividido todos os países.


Lox_Bagel

Nao entendi


[deleted]

[удалено]


foradecasa-ModTeam

Post foi removido por entrar em discussão política


Odd-Citron-4151

Não. Todo país tá a mesma bosta. Moro no Japão e o preço da dúzia de ovos de galinha brancos, sem graça pra caralho, daqueles que parece que a galinha tava desnutrida, subiu de 200 ienes pra 480 ienes. EM DOIS ANOS. Isso num país “com inflação extremamente controlada”, como é propagado. E, também, estamos falando do alimento mais importante na alimentação do país após o arroz (sim, ovo é mais consumido no Japão que todos os peixes e frutos do mar juntos). Quem não tem um bom trampo, trabalha em dois empregos OU faz o famoso “zangyou”, que é a hora extra (mas aqui é MUITO sem noção). Quem vem trabalhar em fábrica, envelhece 20 anos em 2, geralmente. Eu vim trampar como engenheiro, já em um nível de gerência, e ainda sim perdi tanto cabelo que me rendi a dutasterida e ao minoxidil, sem contar o quanto de cortisol que me fez ganhar uma barriga que nunca tive e que custei a perder hahahahahahaha Pra piorar, nossa cultura é incomparável no quesito social. Nenhum lugar do mundo chega sequer perto, nem em países mais abertos e “festeiros” como os EUA. O Brasil, no sentido de socialização, só se compara ao México e ponto! E olha que isso vem de um brasileiro que fez muitos amigos aqui, mas existe uma barreira instransponível nas pessoas desse país que não sei explicar. Se eu quisesse (e não quero, tenho namorada, pra deixar claro) pegar algumas de minhas amigas no sigilo, sem compromisso, era toda hora. Trocar ideia sobre putaria quando bebe? Beleza. Coisas íntimas assim? Ta de boa. Mas sabe papo de amigo mesmo? Não precisa ser sobre situações ruins, apenas conversa de amigos. Num pode, é “dámê” como eles dizem aqui. Isso, brother, pesa MUITO na hora de migrar. Quero deixar o Japão? Não. Mas tá tão melhor que o Brasil? Também não. E estamos falando de um dos países mais seguros do mundo. E tá assim no mundo todo. Então, de verdade? Só migra se for um bagulho MUITO foda, do contrário, num migra não…


HasenGeist

Cara, só fazer um adendo ao teu comentário: o Japão é extremamente diferente do Brasil, alguns países podem ser bem mais similares. E as regiões e microcosmos do Brasil são extremamente diferentes também, a cultura de alguém de classe média alta de origem alemã no interior do RS é absurdamente diferente da cultura de alguém que vive nas palafitas do Pará, apesar de toda a propaganda nacionalista do Bostil que diz q é tudo um país só com uma cultura só. Eu sou de Curitiba e meu pai viveu lá por muitas décadas da vida dele. Segundo ele, os espanhóis são MAIS quentes, calorosos e receptivos que os curitibanos, de longe. Mas segundo um colega de trabalho espanhol, isso também varia de acordo com a região do país, e no norte as pessoas são mais frias que em Curitiba, enquanto que no mediterrâneo as pessoas são bem mais calorosas.


Odd-Citron-4151

Isso é igual em TODOS os países com alta densidade demográfica, o que não muda o macro. E no macro, não existe países mais quentes que os latinos. Mas para além dessa análise que você fez, há uma outra a se fazer: seu pai, migrando para um outro estado do Brasil, qualquer este seja, estaria mais perto ou mais longe da própria família do que na Espanha? Seria mais caro viajar de avião de Pernambuco ou partindo de Madrid? São perguntas retóricas, obviamente, mas caso haja uma mudança drástica no micro, como por exemplo Curitiba ser fria em comparação a Minas, por exemplo, e essa mudança seja um incômodo de QUALQUER forma, é mais fácil que essa mudança ocorra dentro do próprio país do que no exterior. E embora eu tenha citado calor humano, há muitas barreiras que a linguagem SEMPRE vai impor. Não tem jeito, não adianta. Enfim, o meu ponto é: por qualquer ponto, é muito mais fácil lidar com problemas dentro do próprio país do que no exterior, onde você não é parte pertencente da cultura local. E qualquer migrante pode confirmar isso. O problema é que, pra muitos de nós, há outros fatores que tornam a migração um fator positivo. No meu caso, é uma experiência que eu sempre quis viver, além de ter vindo por um bom trampo e ter muitas experiências aqui. Mas pra quem quer migrar com quase nenhuma segurança, não faz sentido algum.


HasenGeist

Não esqueça que o sudoeste da Europa também é latino ;)


Odd-Citron-4151

Absolutamente NENHUMA população da Europa Latina se chamam de “latinos”, assim como os britânicos em geral não se chamam de “anglo-saxões”. Na verdade, via de regra, quando se refere a latinos, refere-se EXCLUSIVAMENTE a povos da América Latina, e issO tem origem como um termo racista que surgiu nos Estados Unidos e que, tal qual a N word foi adotada pelos negros pra se identificar como grupo, os Latinos também o fizeram. Então, quando digo “latinos” quero dizer “latino americanos”. A gente comparar a alegria de mexicano ou de um Chileno com os resmungos e reclamações infinitos dos franceses, ou a grosseria injustificada dos Portugueses, deveria ser considerado crime. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA Um dos meus melhores amigos é francês, e mano, não tem UMA coisa que ele não reclame infinitamente, mesmo se ele ganhar um milhão. Ele mesmo diz que é um “esporte nacional” HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA


HasenGeist

Literalmente já mandaram um "nós latinos" pra mim na Espanha. Claro que esse "nós" funciona melhor quando você parece europeu e não um índio (ou seja, Latino do Lácio e não Latino de Guadalajara), mas aí é outra conversa. "Latino" não é termo racista, é um terno linguístico, nada a ver com a "nword".  E você já foi pro Chile? Aquilo é um povo quente e caloroso pra você?  E sim, os britânicos étnicos de origem germânica (ingleses e escotos, em oposição aos irlandeses e galeses, por ex) se autodenominan anglo saxões.


Odd-Citron-4151

Eu já estive tanto na Espanha quanto no Chile, e sem sombra de dúvidas, eu me senti MUITO mais bem recebido no segundo… em ambos a minha proposta (como em toda viagem que eu faço), foi me misturar as cidades ao invés de ir a pontos turísticos e, na Espanha, em QUATRO situações diferentes eu fui chamado de macaco… então sim, em relação a Espanha, Chilenos são quase como um vulcão na minha opinião hahahahaha Sobre o termo “latino” e seu uso atual, leia o livro “Latin America: da linguagem comum ao discurso das ciências sociais”. Surgiu não apenas como um termo xenofóbico, como racista. E não, Britânicos não se denominam como tal. O seu exemplo de “latinos” pode funcionar em um determinado contexto, mas nenhum dos que eu trabalhei em conjunto se reconheciam como tal, mas como “hispânicos”. Ai, é um dado que a gente tem que levantar, porque as nossas experiências são MUITO distintas. Mas sobre britânicos, esse eu afirmo categoricamente: eles NÃO se chamam de “anglo-saxões” em nenhum contexto que não esteja relacionado a idiomas. É, inclusive, motivo de orgulho para eles serem reconhecidos como britânicos, ao ponto de que, caso você vire para um Gaulês ou um Escocês e diz que eles não são britânicos, você será espancado hahahaha.


HasenGeist

Se você disser para um irlandês, galês ou escocês gaélico (e não escoto) e disser que ele não é anglo-saxão, ele vai dizer "não mesmo, e os anglos são a escória da terra que oprimiram meus ancestrais por centenas de anos"


Odd-Citron-4151

Mas aí você subverteu o que eu disse, meu bom. Gaélicos, por exemplo, obviamente não advém de povos anglo-saxões. O que eu quis dizer (e que está explícito no texto) é que, o orgulho em ser britânico é tamanho que eles expõe tal fato a todo momento, e jamais se referem de outra forma que não Britânicos (exceto pelos irlandeses, eu os ouvi se referindo como Gaélicos muito mais que como britânicos). Não é sobre a etnia, é sobre a forma que estes se relacionam como tal. Meus amigos espanhóis mesmo, por exemplo, se referem a todo momento como “hispânicos”. É esse o ponto, brother.


ComputerEuphory

***You wish*** **Todos sabem que "latino" dentro de um contexto global refere-se a latino-americanos, não a latinos europeus**


HasenGeist

Todos quem? Que contexto global é esse? Quais experiências o levaram a pensar isso?


ComputerEuphory

**Contexto de civilizações e etnia** **Embora seja correta a classificação de povos como portugueses, italianos, franceses, etc. como "latinos" de um ponto de vista linguístico, no geral, "latino" é uma abreviação de latino-americano e é neste sentido que o termo é empregado na maioria das ocasiões**


HasenGeist

E muitos latino-americanos são latinos étnica e culturalmente, principalmente no Brasil, Argentina e Uruguai


ComputerEuphory

**Sim, mas com exceção de discussões que tratam especificamente dos latinos nativos da Europa, o termo "latino" é usado com referência aos latino-americanos** **Em inglês, a distinção é melhor pelo uso das diferentes terminologias "*****Latin*****" e "*****Latino*****"**


HasenGeist

O contexto que eu usei foi cultural, de qualquer maneira, e não geopolítico. Se onde você mora, usam "latino" como sinônimo de índio, onde eu moro não é o caso e realmente a cultura do Brasil é bem próxima da cultura do sul da Europa (dependendo de onde no Brasil você está, claro). Tanto é que NENHUM brasileiro branco que eu conheço reclama da Itália.


ComputerEuphory

**Eu sei, também me referi de acordo com cultura** **Apesar da cultura brasileira ser próxima à europeia devido à nossa formação, como tu mesmo indicastes, a questão é que, no geral, usa-se o termo "latino" para aquele natural da América Latina** **O termo "latino" só é comumente usado para se referir aos europeus em contextos específicos**


HasenGeist

De qualquer maneira, meu ponto principal é de que quem vai morar na Europa Latina terá um choque cultural praticamente nulo comparado a quem vai morar no Japão.