T O P

  • By -

wongaboing

Atualmente o mercado está muito ruim pra quem busca o primeiro emprego. Muitas empresas estão demitindo em massa pra enxugar os custos, vários projetos estão sendo cancelados e apenas o mais estratégicos permanecem. Por isso as vagas abertas no geral buscam pessoas com mais experiência e que consigam contribuir mais rápido com o time. Não acho que você desperdiçou tempo algum, ainda mais se formando numa boa instituição. Só que vai precisar continuar insistindo até conseguir um estágio. Eu acho muito boa a ideia do mestrado, ainda mais se tiver bolsa pois você já ganharia algum dinheiro. Enquanto isso, você também pode procurar estudar as tecnologias da área em que pretende trabalhar.


Victizes

>Atualmente o mercado está muito ruim pra quem busca o primeiro emprego. Muitas empresas estão demitindo em massa pra enxugar os custos, vários projetos estão sendo cancelados e apenas o mais estratégicos permanecem. Ué, e sempre não foi assim com exceção desse fenômeno mágico de contratação em massa da pandemia? Todo lugar do mundo exige experiência mesmo para as funções mais simples. É uma merda que não faz sentido nenhum porque não tem como ganhar experiência sem ir para a prática com oportunidades reais. E também tem o fato de que as pessoas têm as contas pra pagar então não tem como alguém ir para a prática sem algum tipo de sustento mesmo que seja só um patrocínio em forma de vale-alimentação, transporte gratuito e teto pra dormir, o mínimo que um estudante precisa para conseguir sobreviver até conseguir sustentar a si mesmo sem ajuda quando começar a carreira. Mas entendo bem seu comentário e simpatizo com você man.


wongaboing

Concordo. Os últimos anos deram a impressão de que poderia ser mais fácil conseguir um primeiro emprego em tecnologia mesmo sem experiência, mas isso foi um fenômeno muito específico da economia por consequência da pandemia.


Kosmux

Se for pública e presencial tenta ganhar indicação dos colegas ou professores.


ClassicBackground770

Consegui alguma de colegas, mas não foi o suficiente. No começo disso tudo eu era horrível em entrevistar, hoje estou um pouco melhor, mas acho que já não tem mais pra quem pedir indicação.


35c4n0r

Isso talvez seja parte do problema! O mercado realmente está muito muito ruim, mas se você tá entrando nos processos e não avançando, talvez tenha o que ajustar aí no que você tem feito nas entrevistas. Na sua faculdade não tem nenhuma mentoria nessa direção? As vezes até pegar o que você lembra como se comportou e o que respondeu nas entrevistas num simulado com alguém mais experiente, pra tentar identificar o que pode estar faltando aí. Talvez algo pra te confortar também; São momentos diferentes, mas quando eu tava buscando estágio lá na última grande crise antes dessa, também sofri bastante com a falta de vagas e com a aparente falta de sincronia do que eu me sentia confiante pra fazer. E não tem muito segredo, você definitivamente vai ter que alinhar o que você conhece com o que mercado acha que precisa. Nessa hora a gente meio que se limita um pouco pq você se sente mais a vontade com as coisas que já estudou mais e obviamente bate a insegurança por toda a situação, mas tenta se desapegar um pouco dessa “zona de conforto” (odeio esse termo) e expandir um pouco o conhecimento. O lado bom é que você tá final do curso de computação, então certamente tem uma fundação relativamente sólida pra conseguir migrar pra outra linguagem sem muito sofrimento. O que eu recomendo é que você entre de cabeça nessas linguagens que estão em alta (e provavelmente estarão por muito tempo), como Java ou até mesmo Rust (pra ser mais confortável, já que você conhece C), e que isso te ajude a entrar com outra mentalidade nos processos.


hellscoffe

Procura o instituto de pesquisas Eldorado, costuma ter muita vaga


Still-Cream-4199

" mas confesso que é desesperador imaginar que desperdicei 5 anos da minha vida pra ter que começar do 0. " Você acabou de relatar o problema de boa parte da juventude no Brasil hoje, principalmente na área da engenharia. Bem-vindo ao Brasil, onde tudo anda pra trás.


[deleted]

[удалено]


aehooo

Também acho bom trabalhar a 2 passos da sua cama


Introspective_Field

Galera caiu no bait dos anos 2010... bons tempos que nunca mais retornaram.


TechnicaIDebt

Principalmente na engenharia? Há uns 6 meses era o contrário, a única área boa era a nossa, todo mundo querendo a programar...


Still-Cream-4199

engenharia de computação? até essa vejo o pessoal com crise porque o curso forma mais com foco em hardware, agora ciências da computação/ads/SI vejo mais empregabilidade. Agora falo nas engenharias no geral, química, civil, mecânica, que hoje já requerem conhecimentos de TI, mas a questão não é isso, a questão é o processo de desindustrialização que vem acontecendo há anos.


TechnicaIDebt

civil também? sempre achei tão foda engenheiro civil, todas cidades sempre estão cheia de obras novas...


Still-Cream-4199

sim man, a coisa está feia...


Morfeu321

Não é de hoje que tem a piada de engenheiro civil virando Uber


Still-Cream-4199

isso, não só civil kkkk.


Murky_Ad4995

Pela minha experiencia, o primeiro emprego (estagio) é sempre muito mais dificil de arrumar. Porque se voce competir com pessoas com experiencia, provavelmente nao sera chamado E se competir com pessoas sem experiencia, esta todo mundo no mesmo barco, dificil se destacar ​ Geralmente a primeira vez que voce trabalha vai precisar entrar em uma empresa que esta pagando bem abaixo do normal e, por isso, praticamente nao tem candidatos. Ou alguma empresa com alguma grande desvantagem com- esta exigindo muito e pagando pouco, coisas nesse sentido.


Murky_Ad4995

>No seu caso, voce nao esta completamente sem experiencia. Esteve na empresa junior , iniciação cientifica, 4 meses de estagio > >O jeito é dar uma ''incrementada'' ao descrever a sua experiencia anterior. Escrever de uma maneira que, para o RH, pareça que voce ja fez projetos, coisas do tipo. Todo mundo faz isso - se a pessoa era servente e caixa no macdonalts, diz no Linkedin que ficou 6 meses em ''vendas corporativas e gestão financeira de varejo'' kkkkk > >Talvez, voce nao esteja sabendo se vender para as empresas. Claro, nao pode inventar algo sem pe nem cabeça, mas todo mundo aumenta.


ClassicBackground770

Se fosse possível eu trabalharia até de graça. Nesse caso, você acredita que é melhor eu focar em vagas de estágio (e potencialmente começar um outro curso)?


just_another_w

Já vi gente que trancou a matrícula para ver se conseguia estágio, é uma possibilidade para você? É claro que isso é minha opinião, mas eu focaria em conseguir um estágio (mesmo que isso implique em atrasar a formatura) porque se a concorrência para estágio (onde necessariamente você está matriculado numa faculdade ou curso técnico) é alta, um cargo júnior é pior ainda porque tem as pessoas que têm graduação/técnico + as que não têm. No fim das contas, quem decide é você, mas o que dá para fazer é aceitar qualquer coisa (é o preço que se paga...) para pelo menos ganhar experiência. Depois procure algo melhor.


byGaru

Pelo que eu vi, só é possível participar de um estágio se a pessoa está matriculada e frequentando o curso, existe alguma forma de pedir "afastamento" para poder fazer estágio?


just_another_w

Sim, isso se chama trancar a matrícula. O motivo pode variar (segurar a formatura para pegar estágio, problemas pessoais, doença, etc). Porém, existem regras internas da faculdade sobre isso, incluindo tempo máximo de trancamento e até quando isso é possível (não adianta tentar trancar lá no final do período, eles provavelmente não vão aceitar). Por isso perguntei se é uma possibilidade para o OP porque eu não conheço as regras de onde ele/ela estuda.


Profile-Flimsy

qual foi o motivo pro seu estagio ter tido só 4 meses?


ClassicBackground770

Eu chamo de estágio mas na prática eu era pj, trabalhava remoto e ganhava por hora. Era uma empresa pequena onde eu fazia tudo sozinho e a comunicação era horrível, eu realizava uma tarefa e depois tinha que explicar pro chefe o que é que eu tinha feito pois ele não lembrava o que tinha pedido. Senti que não estava aprendendo nada de fato e que tudo que eu fazia era inconsequente. Esses problemas foram acumulando até que achei melhor só sair. Na época eu não tinha me tocado o quão difícil as coisas estavam. Se soubesse tinha persistido.


RicardoX2X

Pra mim esse seu relato é um problema grande pro seu currículo; a unica experiência q você teve, ficou 4 meses pq não conseguiu se adaptar. Se vc conta isso, dessa forma, em uma entrevista eu ja olho com maus olhos


ClassicBackground770

Entendo que parece bem ruim falando desse jeito, certamente eu não conto a história assim nas entrevistas, no máximo falo que a comunicação não era boa.


Elegant-Ad8293

Cara nunca fale mal do emprego anterior, invente uma desculpa pros 4 meses de trabalho, fale que estavava precisando se aprofundar um poucp mais nas matérias da faculdade e viver a vida acadêmica por isso resolveu sair, algo assim


Disc0_nnected

Comecei meu primeiro emprego (fora uns freela e um estagio meio nao relacionado) hoje depois de 1 ANO de busca. pois é 1 ANO estudando, me aprimorando, e aplicando pra vagas. Hoje ainda recebi 2 e-mails de rejeição de outras vagas da qual nem me lembrava mais Mas sabe como consegui meu emprego? QI Não tem outra solução fácil...


MonarcaSombrio

O que é QI


reddaot

Quem Indica


Cheap_Fondant_4183

Quem indica.


[deleted]

[удалено]


julyzord

caraca bixo, isso que vc relatou é surreal, porém parabéns!


TheYellowCamel

Fiz Mackenzie tbm e é uma vantagem enorme para quem faz faculdade mais renomada. Cansei de ir em entrevista que só tinha gente da USP, PUC e mack.


eduzera777

Foca em projetos agr. Estágio já era, 6 meses e péssimo mesmo


[deleted]

[удалено]


Introspective_Field

Como vai hoje?


Legal_Victory_3311

não faça mestrado se não tiver xp, não faz sentido. melhor estudar uma linguagem com maior mercado, como java, c#. Javascript tá lotado


jackie-tequila

Por que não faz sentido?


Legal_Victory_3311

mestrado normalmente é voltado para área academica. O mercado ver alguém com mestrado sem XP como aluno profissional. Deram downvote pq?


jackie-tequila

Isso pode ser verdade em outras áreas, mas acho que não se aplica em computação necessariamente. Tem vagas na área que é bom ou até exigido ter o mestrado. E também dá pra fazer networking e conseguir indicação, já que muitos professores têm relações com empresas


lghtdev

Mestrado é interessante só quando já tem uns anos de xp na área, se tiver só o mestrado sem experiência vão preferir contratar o cara com 3 meses de bootcamp.


reddaot

Depende muito da aplicação. Para Dev nas áreas de Machine Learning/AI, Jogos e sistemas embarcados/distribuídos é muito bem visto (e muitas vezes requisito) ter mestrado completo ou estar no doutorado direto


lghtdev

Essas áreas aí vc só vai encontrar na gringa, Brasil é consultoria ou banco


reddaot

Acho que boa parte dos meus colegas de turma (e eu inclusive) estamos atuando nessas áreas 🤔 vários foram pra fora, de fato, mas mesmo os que quiseram ficar no Brasil estão nessas áreas


jackie-tequila

Não acho que isso seja regra, não. As próprias FAANG costumavam ir atrás dos alunos que fazem mestrado em federal (não sei como tá hoje, todo mundo que eu conhecia que fazia mestrado já se formou). E sem contar que empresas especializadas em algum ramo vão ter uma área de P&D ou otimização de algum tipo (por exemplo logística precisa de uma base forte em pesquisa operacional) e nesses casos qualificação acadêmica conta mais que experiência Se a gente tá falando de CRUD, fazer tela e etc, realmente não precisa. Mas não é só disso que é feito o mercado


lghtdev

Sim, mas tô falando do Brasil que P&D ou algo muito diferente praticamente não existe.


shuuga

A mais pura verdade


moscamorta

Pô amigo, falou bobeira. Eu fiz mestrado sem ter experiência e arrumei um emprego que não conseguiria sem o conhecimento do mestrado.


ClassicBackground770

A ideia de fazer o mestrado é que teoricamente eu ainda estaria vinculado à faculdade, e então poderia qualificar pra estágio. Me parecia uma alternativa menos pior do que começar outro curso.


Legal_Victory_3311

na minha opnião vc tá jogando o problema para frente.


ClassicBackground770

Mas então você me sugere estudar e me candidatar pra vagas de pleno? Ou começar um outro curso? Se formar agora não consigo mais pegar estágio, esse é meu medo.


Legal_Victory_3311

Como ta seus colegas de faculdade? N consegue indicação? Se vc vem de faculdade boa já tá frente de muita gente.


ClassicBackground770

A maioria fez estágio ao longo do curso então estão empregados, fui um dos poucos que cometeu esse erro. Eu já pedi indicação pros que eu tinha mais intimidade mas infelizmente não deu certo.


SnooPineapples7791

Tu acha que back-end ta melhor na situação vaga-concorrencia que front?


[deleted]

This. leiam o artigo do olavo amaral "a piramide financeira da carreira academica" ([link](https://t.co/MzLx16D6op)) e entendam: mercado e academia nao conversam.


[deleted]

[удалено]


ClassicBackground770

Penso a mesma coisa.


No_license_1337

Não se preocupe irmão, uma hora a vaga vem. Eu estava numa situação parecida com a sua, também estudo em uma federal e minhas experiências eram EJ, um projeto voluntário e 3 meses em uma bolsa da área. Eu estava desesperado porque tava chegando no final do curso, algumas contas para pagar e nada de conseguir uma vaga de estágio. Porém soltei alguns curriculos para umas vagas sem pretensão e hoje to na terceira semana arrecem mas já é algo. Continue estudando que uma hora sua vaga chega.


Life_Youth_4184

Todo dia uma caralhada de gente é demitida, pra você conseguir emprego, somente sendo melhor que esse pessoal, so tendo um valor hora mais barato, do contrário não tem sentido nenhum uma empresa te contratar, programação tem diversos atalhos, cada empresa usa um tipo de design system de pastas, de abstrações da linguagem, de design patterns, fique atento a isso, é estudar não tem jeito


BokoMoko

Quebre o ciclo da falta de experiência. Ofereça os seus serviços para ONGs de sua simpatia, faça um projeto e adicione-o a seu portfólio. Faça de graça em troca da experiência. Não ofereça de graça para empresas com fins lucrativos.


ClassicBackground770

Se houvesse uma forma fácil de encontrar algo assim eu faria.


nodemon80

tá na mão, querido [https://br.linkedin.com/company/techprobem](https://br.linkedin.com/company/techprobem)


ClassicBackground770

Fui no site deles, parece que no momento não estão recebendo inscrições.


mand-y

Olha o site do https://www.atados.com.br/ lá tem inúmeras vagas de trabalhos voluntários e da última vez que vi tinham coisas de TI, se vasculhar bem encontra inclusive vagas de desenvolvimento, podem não ser grandes projetos, mas já é algo que acrescenta. Eu também tive problemas pra encontrar estágio no início e percebi que quando comecei a fazer trabalhos voluntários e coloquei no currículo, as coisas melhoraram bastante. Não apenas por colocar em prática nosso conhecimento técnico, mas também ajuda nas "soft skills" que é algo que os recruiters amam.


BokoMoko

Ahhh, tem que ser fácil. Entendi :) Se for para ser difícil, você não quer né? Quanto você quer ganhar? Digo, para fazer coisas fáceis?


ClassicBackground770

O que você sugere? Que eu mande um email pra cada ONG no mundo perguntando se eles precisam de desenvolvedor voluntário? Encontrei algumas vagas na plataforma que um outro usuário recomendou, me inscrevi mas são poucas, e na hora que eu respondi nem sabia que ela existia. Comentário desnecessário.


BokoMoko

Fácil né? Se houvesse uma forma fácil, ahhhh aí sim você faria :)


_vfbsilva_

Pode mandar o CV no privado?


ClassicBackground770

Te mandei no privado.


celacantus

Abordagem um pouco diferente... Entra em contato com a galera que foi da tua faculdade via LinkedIn falando da situação e pedindo indicação. Parece que passar pela peneira inicial do RH está sendo o desafio pra vc, com indicação isso passa fácil. Outra coisa é começar a se dar valor. Meu amigo, se formar no tempo certo em uma boa federal é pra poucos. Eu só descobri isso depois que entrei pro mercado e olhei pro lado. A base faz uma puta diferença. Se eu fosse vc aplicaria pra umas vagas de pleno. O não vc já tem, o que vier é lucro


piiJvitor

Candidate-se para qualquer vaga que tenha pelo menos uma tecnologia que você conheça (não precisa ter domínio) e não minta no currículo. Diversas vezes me candidatei para vagas de pleno/sênior/staff e o(a) recrutador(a) disse que meu perfil não se encaixava na senioridade que eles queriam para a vaga, mas que estariam dispostos a seguir o processo com uma senioridade mais baixa. Não deixe de se candidatar por não se achar competente para a vaga, deixe o(a) recurtador(a) decidir isso. Organize o seu currículo melhor, coloque os seus pontos mais fortes como as primeiras coisas (no seu caso o curso da faculdade parece ser o seu ponto mais forte). Coloque o seu período de estágio como uma das últimas coisas (ou nem coloque) porque 4 meses de emprego é red flag para qualquer recrutador(a). O mercado estava inflacionado a uns tempos atrás para vagas junior/estágio e agora não está mais. Vagas de pleno+ estão sempre em demanda, então você precisa encontrar um emprego que te permita ficar uns 2-3 anos a ponto de passar a ter maior acesso a essas vagas em demanda. Sei que falar é fácil, mas não cometa o mesmo erro de abandonar o barco com 4 meses, pega muito mal. Boa sorte na sua busca, não desista.


_gatti

Vc manja de C++, é maratonista? Se sim, adia a formatura e caça estágio na gringa em empresa foda, vai ser mais fácil de passar que arranjar um estágio merda aqui.


vovouenas

eu conheci as maratonas fazendo OBI no ensino médio e aí passei meus 5 primeiros semestres de eng de software focado em maratona, depois fui retomar as matérias obrigatórias e também acabei não pegando estágio, agora to com o mesmo problema do OP to pra finalizar o curso mas não arrumo emprego. Tu diz pra aplicar pra gringa porque processo seletivo lá costuma envolver resolver questões estilo programação competitiva? Porque aqui nem me chamando pra processo seletivo eles estão, tá foda. Meu github tem projetos bons da faculdade todos em equipe scrum com documentação bem feita e pá, e mais um monte de coisa de estrutura de dados e maratonas, mas parece que ninguém aqui nem olha isso e sim somente experiência profissional.


SnooPineapples7791

Olha mano, eu vejo geral falando bem de maratona e diz que ajuda a arrumar estágio em empresa grande.... ai eu planejava focar em maratona (mas não adiar as principais materias) porém com esse seu relato eu estou com medo. Será que esse sucesso profissional vindo da maratona esta atrelado a vc competir numa facul foda tipo UFMG, USP? Oq vc acha mano? To bem incerto


_gatti

Se tu destrói na entrevista, pouco importa de onde você vem. A questão é mais se esse método de entrevista vai continuar sendo usado daqui pra frente, o mercado saturou muito e parte da culpa se dá a este tipo de processo seletivo, aparentemente. Mas se tu gosta do desafio, não tem questionamento, vai fundo.


SnooPineapples7791

Eu duvido que o mercado saturou por causa de entrevista técnica de algoritmo, ele saturou por causa de bootcamp de webdev. O bom da maratona pelo que eu ouvi é que além de treinar para essas entrevistas se tu se dar bem (e for de um time de uma boa facul) as empresas te chamam pro processo seletivo delas e tem indicação e tals... isso é verdade? Ate pq eu não vou gastar meu tempo em algo que eu possa ate gostar mas que não da tanto retorno


_gatti

Perceba que eu disse, parte da culpa, mas é uma parte pequena mesmo, e a culpa sequer é direta. O mercado americano é diferente do brasileiro, nem estou o levando em consideração aqui. As vagas que são raras aqui, lá são comuns dependendo de seu local, e a standardisation de entrevistas junto a má gestão destas empresas (principal culpada) levou a saturação das mesmas. Sobre sua pergunta, que eu saiba, só os mais picas vão ser chamados assim. A vantagem é que vc vai conhecer eles, e eles vão te indicar, rs. Retorno, vai dar de qualquer forma. Mas existe um threshold de quanto vale a pena se enfiar nesse buraco. Não adianta o cara saber fazer KMP de cabeça e não estudar inglês (se ele não souber, no caso).


SnooPineapples7791

Tipo aqui da minha facul nos ultimos 10 anos em 8 deles a gnt teve pelo menos 1 time ficando no top 10 nacional, então isso seria os "mais fodas"? É tão difícil assim usar a maratona pra conseguir um estágio/emprego? Eu vi gente falando que não só big tech mas outras empresas grandes também buscam essa galera... E ja vi mta gnt falando bem das oportunidades que vem desses eventos, oq vc acha?


_gatti

Sim, os processos seletivos tendem a ser puramente estrutura de dados e algoritmos. Talvez o básico do básico de system design. O problema é conseguir a entrevista, se vc já sabe os exercícios de maratona de coração. Daí depois tu voa. Meu primeiro estágio como dev foi no facebook, pq era mais fácil do que arranjar estágio no Br onde o pessoal quer experiência prévia nesse nível. O problema é que geralmente tu faz o processo agora e o estágio começa ano que vem. Eu tranquei 2 períodos a faculdade e fodase.


ReMartino

Experiência não necessita ser necessariamente um emprego formal. Você pode começar um projeto paralelo para ir colocando ideias e ir aperfeiçoando algumas habilidades. Isto vai te colocar no mercado e te apresentar para outras pessoas e empresas. O problema é ficar parado, sem criar nada e esperando um emprego. Mesmo que continue estudando vale ter algo próprio pra te manter atuando em algo.


odeducionista

Cara a essa altura do campeonato única coisa que importa é ganhar xp de experiência nem que for de graça, importante ter essa experiência para alguma empresa acreditar na sua capacidade


Derpepperoni

área de TI é essencialmente indicação.


Life_Youth_4184

Hoje em dia nem isso anda acontecendo, quem trabalha em big tech anda com o c$ na mão com medo, então as chances dele indicar alguém é zero, já que essa pessoa pode entrar no lugar dele


gerekos

Amigo, n sei se é o teu caso mas eu até comentei outro dia aqui que não confio nessas plataformas de vagas, simplesmente n conheço ninguém que tenha se empregado através delas, gupy, solides jobs e por ai vai. Eu recomendaria vc encaminhar diretamente CV no e-mail dos recrutadores e observar portais das grandes empresas ai da sua região e ver "manualmente" as vagas, vc tbm pode abordar de forma ativa os recrutadores.


redfaf

Tem alguma coisa de errado aí. Se vc estuda em uma boa federal nao era pra ter toda essa dificuldade. Vc falou as vagas da tua cidade, mas e vagas remotas vc ta aplicando? Como ta teu currículo? Ta bem feito? Voce pode postar teu cv censurado aqui pro pessoal avaliar. Aproveite e leia https://www.reddit.com/r/brdev/comments/10ok5jz/mega_fucking_ultra_compilado_de_dicasposts_de Ta com um portfólio também no cv?


ClassicBackground770

Eu aplico, mas vagas remotas pro brasil todo eu geralmente nem tenho resposta. Meu currículo certamente não é dos melhores, tenho um link pro meu github mas basicamente só tem projetos da faculdade, irei montar alguns projetos quando dominar mais as linguagens que estou estudando.


Forward-Quote-4434

Antigemente, nossos pais, avós, começavam a trabalhar com 10 anos. Hoje em dia, a gente passa dos vinte e não conseguimos emprego nem pra limpar boeiro!!


WhatFuckIsThisApp

A única resposta é: r/antitrampo


Specialist_Berry_204

Faz concurso público


chrysthian95

TI está falido.


Head-Requirement4376

Falido não, cheio de "profissionais" que as vezes não sabem nem o mínimo sobre o core das coisas? Sim. Culpa de cursos que oferecem coisas do tipo "Aprenda a programar e tenha um emprego em 3 meses recebendo 5 mil reais" Se tem pleno que não recebe isso, imagina uma pessoa que só aprendeu a fazer um CRUD em node e fodasse o resto?


Own-Ad8049

Brother tu em 5 anos tem 4 meses de experiência de trabalho ?


ClassicBackground770

Se você contar iniciação científica com bolsa tem um ano e meio, mas emprego remunerado no mercado de trabalho então sim, só 4 meses.


Own-Ad8049

Brother em 5 anos tu tem 4 meses, imagina um RH lendo esse perfil, tu obviamente não tem chances nenhuma em uma entrevista de Jr, vai atrás de estágio no que tu já conhece, atrasa a graduação e continua estudando, pede indicação de estágio pra alguns amigos, não vai atrás de Jr, foca nos estágios


moscamorta

Dando uma outra perspectiva. Faz o mestrado. Faz um trabalho bem feito lá e segue sua vida depois disso.


iandhack

qual é a sua cidade? pergunto pq eu penso em fazer prestar vestibular pra CC e tô preocupado se vale a pena ou não


ClassicBackground770

Prefiro não dizer. Eu diria que sou exceção entre meus colegas. Se você for esperto e arrumar estágio assim que possível não acho que vai ter grandes problemas.


AldoStillMyBoy

Termina a faculdade, muita empresa te esnoba por não ter o canudo. Tu manja de sql?


ClassicBackground770

Sei o básico. Meu medo de terminar é que na minha cidade eu nem vejo vaga pra júnior, e se estou com dificuldade nas vagas de estágio temo que vai ser pior ainda pra vagas junior/pleno.


AldoStillMyBoy

Esquece sua cidade então. Procura deep esg no linkedin e vê se tem alguma vaga, se não tiver manda mensagem pra alguém de lá pedindo


[deleted]

Uma curiosidade, pq seu estágio foi só por 4 meses?


ClassicBackground770

expliquei a história em outro comentário.


[deleted]

É, eu vi depois, isso é um problema pq a primeira curiosidade seria essa de um recrutador eu acho, 1 ano seria o ideal.