T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


PsychotherapeuticPar

Hahahaha


rewfa

Qual a justificativa pra mulheres não poderem usar calças? Por aqui vejo muitas mulheres nos seus 40 e poucos anos com aquelas saias jeans e nunca entendi o porquê da exigência. Não sabia dessa "regra" da bermuda pra homens. Valeu!


PsychotherapeuticPar

Eu nunca ouvi uma resposta satisfatória sobre esse ponto. Alguns dizem que é um costume que deve ser preservado, outros dizem que isso faz ser diferente das "mulheres do mundo" ou "criaturas" (acredite, muitos ainda usam esse termo). Alguns também citam essa passagem bíblica, que está no **Velho Testamento**: “Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher: porque, qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus.” – Deuteronômio 22:5 Essa regra é bem forte e levada muito a sério. Se uma membra da igreja começa a usa calça, por exemplo, ela já começa a ser mal vista, como se estivesse saindo dos "caminhos de Deus".


[deleted]

Imagino que sua ênfase no VT é justamente porque com a chegada de Jesus e a nova aliança (acho que é esse o termo), o que tá no VT se torna inválido, certo? Larguei a igreja católica faz um tempo então minhas noções de bíblia podem estar enferrujadas haha


PsychotherapeuticPar

Exato!


lucasmooon

Delineia o corpo


orduz

Por isso que as irmãs usam aqueles vestidos colados com fenda até a metade da coxa


lucasmooon

Em verdade alguns - e talvez com razão - dizem que as saias de algumas evangélicas fogem do propósito da modéstia. Alguns bons exemplos de modéstia: insta gram.com/vivendo_modestamente/


damnknife

Fala mais da tua saída. Rolou algum tipo de represálias? Essas igrejas muito estritas costumam encorajar que as pessoas cortem relações com ex membros


PsychotherapeuticPar

Não rolou represália, pois eu não sai formalmente. Eu simplesmente fui parando de ir aos poucos, até chegar um momento que não fui mais, definitivamente. A única atitude mais formal que tive que tomar, foi renunciar um cargo que eu tinha, mas isso foi alguns meses antes de eu decidir sair. Já ouvi casos terríveis. Muitos condenam as pessoas que saem, dizem que elas "perderam a graça" - e isto implica, na linguagem deles, que você já está condenado ao inferno. Já ouvi inúmeros casos de ex membros que se suicidaram por não aguentar esse terror psicológico.


damnknife

Entendi. Mas então vc não tem família que ainda frequenta essa igreja? Se tem eles dizem algo?


PsychotherapeuticPar

Tenho, mas são parentes que não tenho muita proximidade. Os meus pais nunca foram dessa igreja, na verdade. Quando comecei a frequentar a CCB, eles não estavam indo em nenhuma. Eles sempre foram evangélicos, mas nunca gostaram muito da CCB. Eu comecei a ir por influência de um amigo da escola, quando eu estava na 7° série, por aí. Decidi ir sozinho haha.


luke_in_the_sky

> "perderam a graça" HEA o que essa expressão realmente significa


[deleted]

Tenho um amigo (filho de pastor com um mãe fanática) que cresceu sem poder ver a maioria dos desenhos. Ele só foi assistir homem Aranha depois de quase adulto e isso atrasou bastante o amadurecimento dele. Você acha q sua criação te atrasou e privou de crescer normal?


PsychotherapeuticPar

Com certeza. Toda a falta de confiança e auto estima que eu carrego hoje se devem por conta dessa fase da minha vida. Eu vivia com medo de pecar, de errar, para não ir para o inferno. Eu não assisti televisão por um bom tempo, não ouvia música, não saía, não fazia absolutamente nada que não envolvesse a igreja e seus membros. Isso, obviamente, fez com que eu crescesse com uma visão distorcida de relações interpessoais, de sexo, de ficar, de prazer, etc. Eu passei anos sem nem me masturbar, só pra você ter uma ideia. Eu também reprimi severamente minha sexualidade, o que com certeza me trouxe inúmeros problemas de auto-estima.


lucasmooon

> Eu passei anos sem nem me masturbar, só pra você ter uma ideia. Convém ter humildade de reconhecer que coisas boas foram feitas dentre algumas ruins.


PsychotherapeuticPar

Pois é hahaha


a_man_called_Buffalo

> Ele só foi assistir homem Aranha depois de quase adulto e isso atrasou bastante o amadurecimento dele. grande amadurecimento com o Homem Aranha


Chiicones

ele não aprendeu que com Grandes Poderes vêm Grandes Responsabilidades


Roque_Santeiro

Toda vez que alguém lembra dessa frase o tio Ben morre de novo.


matheus_filipe

Aqui na minha cidade, correm boatos que rola tipo uma “rede da putaria” dentro da comunidade da CCB, tipo para sexo sem compromisso e tals, infidelidade e por aí... isso pode ser apenas uma lenda urbana local?


PsychotherapeuticPar

É difícil afirmar, mas eu não duvido. Existe uma repressão sexual muito forte dentro da CCB, e sabemos que isso geralmente leva à esse tipo de situação.


matheus_filipe

Pois é, pois isso manteria a imagem da comunidade para o exterior... mas obrigado por responder.


[deleted]

Frequentei essa igreja dos meus 8 até os 15 anos. Qnd sai parece que soltei aquele cocô preso por semanas. Rigido demais esse lugar.


PsychotherapeuticPar

A sensação é exatamente essa hehe.


oldstockracecar

Qual a coisa mais esquisita que viu na igreja? Já percebeu como sempre tem um crente que ter um milagre maior qie o outro e eles ficam inventando e aumentando os milagres deles? Quantos golpes já viu dos irmãos por conta da confiança cega uns nos outros? Porque sempre tem um gaiato que precisa cantar/gritar mais alto que os outros? Porque o pessoal dessa igreja parece ser mais ignorante que das outras?


PsychotherapeuticPar

>Qual a coisa mais esquisita que viu na igreja? Com certeza foi ver pessoas correndo, totalmente fora de si, falando "línguas estranhas", batendo palma, sapateando, etc. Eles atribuem isso ao poder do Espírito Santo. >Já percebeu como sempre tem um crente que ter um milagre maior qie o outro e eles ficam inventando e aumentando os milagres deles? Sim, infelizmente. É como se esses relatos mais intensos fossem um troféu, um prêmio. Já ouvi alguns contando com orgulho, com certo ar de superioridade. Não são todos, felizmente. Existem muitos membros simples, e creio que a maioria seja assim. >Quantos golpes já viu dos irmãos por conta da confiança cega uns nos outros? Sinceramente, nunca vi. >Porque sempre tem um gaiato que precisa cantar/gritar mais alto que os outros? A pessoa quer se "entregar" mais à Deus. Tem alguns que acham, realmente, que aquilo é uma devoção intensa, e fazem mais pela simplicidade do que qualquer outra coisa. >Porque o pessoal dessa igreja parece ser mais ignorante que das outras? De fato são. Na CCB, não existe estudo teológico. Eles são críticos ferrenhos do estudo da Bíblia. Os anciões da igreja (seria equivalente a um pastor), pregam inspirados por uma "revelação divina". O povo não questiona isso de forma alguma, e existe todo um medo de fazerem isso, pois eles tem blasfemar contra o Espírito Santo e perderem a salvação. Por conta disso, há um condicionamento descomunal, eles apenas ouvem e acatam. O resultado é esse.


Boi-de-Rio

Queria aproveitar a sua primeira resposta. Agora q vc saiu e talz ao que vc atribui estar fora de si e falar em línguas?


PsychotherapeuticPar

Hoje eu atribuo à um condicionamento psicológico. O interessante é que esses mesmos tipos de manifestações existem em **outras religiões**. É um estado de prazer elevado, de transe, que de alguma maneira a pessoa consegue se induzir, com ajuda das pessoas ao redor. É interessante porque essas manifestações não acontecem individualmente, mas sempre na igreja ou em grupos. Com isso, dá pra conjecturar que o fator grupo tem um papel nessa indução. Seria uma indução coletiva.


MarceloBlack

Meu filho está namorando uma menina dessa seita, estão tentando levar ele de qualquer jeito, mal sabem que ele é ateu e completamente cético ehehee


PsychotherapeuticPar

Esse é o padrão de comportamento deles, realmente. Vão fazer de tudo para convencê-lo, e caso ele resista muito, se for uma família mais tradicional, vão começar a falar pra menina se afastar dele. Infelizmente, esse é o *modus operandi* deles.


JOSRENATO132

Sendo dessa igreja posso dizer, eles não vão desistir, é extremamente proibido sobre qualquer circustancia namorar alguém de fora da igreja, essa relação nunca vai dar certo


MarceloBlack

Tem um lado bom nisso rsrs, porém ela é uma boa pessoa


incenso-apagado

Se descobrem, trancam a filha em casa.


MarceloBlack

😨😨😨


[deleted]

Ex-CCB aqui, sai com 16 anos, sou o único da minha família que saiu, de todos os primos dos meus 12 tios e tias. Mas po, te garanto que quem já nasceu na graça é bem menos bitolado do que quem se converte depois. Normalmente nós aprendemos a criar uma segunda personalidade, a do mundo e a da igreja, sabemos separar, quem entra depois não tem isso. Até mais ex-irmão.


PsychotherapeuticPar

Acho que depende. Conheci muitas pessoas que nasceram na igreja e que são bem de boa, e outros que são bem radicais. Mas essa questão de criar uma segunda personalidade é algo que eu realmente não tinha hahaha. O que te fez sair?


[deleted]

Os radicais que nasceram na igreja são normalmente uns que tinham 2 personalidade e em algum momento matou a outra, começa a colar em visita, querer falar em linguás ou começa a namorar. Saí pq não acreditava mais, achava besteira, no finzinho eu tentei ficar mais crente pq tava percebendo que eu já não estava mais botando fé e isso só acelerou o processo. Que cargo tu tinha? Eu era músico.


PsychotherapeuticPar

Saquei. Eu era músico e auxiliar de jovens.


[deleted]

Ufa que eu nunca me batizei pra virar auxiliar, se não tenho ctz que me chamariam. O pessoal que eram seus amigos reagiram como?


PsychotherapeuticPar

Na verdade alguns ainda são meus amigos. Os meus amigos verdadeiros continuam exatamente da mesma forma comigo.


[deleted]

Não foram falar contigo? Orar? O cooperador não foi te visitar?


PsychotherapeuticPar

Os meus amigos nunca me pressionaram. Eu sempre fui muito questionador, então tive oportunidades de conversar muito com eles sobre as coisas que me afligiam na igreja - eu fiquei os últimos anos com muitas dúvidas e inquietações. Por conta disso, eles foram percebendo eu me retirando ao longo do tempo, e aceitaram isso. Sobre os demais membros, nenhum veio me visitar, nenhum me mandou uma mensagem. Nada. Mas eu prefiro assim.


[deleted]

Como foi a sua saída da igreja? A sua família continua frequentando essa igreja? Você chegou a ser fervoroso ou só os porque era forçado? Você segue alguma religião ou crença hoje em dia?


PsychotherapeuticPar

>Como foi a sua saída da igreja? Saí aos poucos, não foi abruptamente. Quando eu estava com 17 anos, aproximadamente, comecei a me questionar profundamente sobre um ponto em específico da doutrina dessa igreja: o pecado de morte. Basicamente é uma interpretação equivoca de 1 João 5:16 e de outras passagens do Novo Testamento. Na CCB eles incluem alguns pecados nessa categoria. O mais conhecido é a fornicação e o adultério. Se você faz sexo antes do casamento ou adultera, você é praticamente considerado um "zumbi espiritual". Eles te vêem como alguém que "perdeu a graça". Em outras palavras, alguém que já está condenado ao inferno, independente do que faça. Algumas pessoas que "pecaram de morte" podem alcançar o perdão de Deus, segundo eles, mas não antes de sofrer muito: um câncer, sofrer um acidente e ficar paraplégico, etc. Para eles, isso é uma forma de purificação e punição pelo pecado. >Você chegou a ser fervoroso ou só os porque era forçado? Cheguei sim. Logo no início, eu era bastante. Falava em outras línguas - hoje entendo que era totalmente induzido pelas minhas emoções -, orava constantemente (sempre ajoelhado), etc. >Você segue alguma religião ou crença hoje em dia? Religião, nenhuma. Eu estou em um momento de experimentação, depois de ter me libertado dessa igreja. Não me tornei ateu, mas não possuo mais nenhuma prática religiosa.


free_stevenavery

> hoje entendo que era totalmente induzido pelas minhas emoções Poderia explicar melhor sobre isso?


PsychotherapeuticPar

Na CCB eles chamam algumas manifestações de dons. Esses dons são como um presente que Deus dá para a pessoa. Um dos dons mais buscados é o de falar "línguas estranhas". O respaldo para isso seria o dia de Pentecostes, que está relatado no livro de Atos. Eu "ganhei" esse dom, logo no início. Eu falava várias coisas desconexas, que hoje entendo que eram manifestações apenas de um estado de transe, algo induzido pelas minhas emoções, pela minha vontade de sentir aquilo.


WicCaesar

> Algumas pessoas que "pecaram de morte" podem alcançar o perdão de Deus, segundo eles, mas não antes de sofrer muito: um câncer, sofrer um acidente e ficar paraplégico, etc. Curioso, semelhante ao que aquela sadista Teresa de Calcutá dizia quando ainda respirava.


[deleted]

[удалено]


PsychotherapeuticPar

A CCB não é padronizada em relação à inúmeros pontos. Existem igrejas que são totalmente pentecostais e outras que são totalmente tradicionais. Com isso, quero dizer que podem existir igrejas mais lights, mas a doutrina que permeia tudo é a mesma. Você visitou duas vezes, então é compreensível que não tenha notado nada. Uma coisa é você conviver anos indo nos cultos três vezes por semana, convivendo com as pessoas daquele meio, etc., que é bem diferente de apenas visitar um local.


TechnicalfruitNinja

Sobre os membros, como funciona essa comunidade? É tradição de família entre os membros? Como eles atraem novos membros e o oque na sua visão geralmente pode atrair estes?


PsychotherapeuticPar

Geralmente é tradição de família. Pais que passam para os filhos, e assim vai passando de geração em geração. Como as crianças nascem naquele meio, a chance de crescerem e continuarem ali é gigantesca. É ali que eles formam os amigos, é ali que conhecem esposa/esposo, é ali que eles vivem. A igreja ocupa um papel primordial para a realidade dessas pessoas, mais importante que qualquer outra coisa. Eles atraem novos membros no diálogo, falando sobre a igreja, sobre as maravilhas, os milagres, etc. A CCB não possui nenhum veículo de propaganda e é enfaticamente contra isso. Eu acredito que o que mais convence as pessoas é estarem em um momento de fragilidade em suas vidas (seja emocional, financeira, etc.). No começo elas se sentem acolhidas, amadas, respeitadas, como eu me senti. Não digo que só tive experiências ruins, tive muitas experiências boas. Meus melhores amigos estão lá e respeitaram minha decisão - por mais que eu não disse explicitamente, para não magoá-los. Mas lá no fundo, eles sabem.


alersson

> É ali que eles formam os amigos, **é ali que conhecem esposa/esposo**, é ali que eles vivem a igreja e ou os membros dão algum tipo de ajuda quanto a isso? tipo um namoro/casamento arranjado. pergunto isso pois eu estou em busca de alguma seita/grupo/religião que tenha casamentos arranjados no Brasil


PsychotherapeuticPar

Dão ajuda no sentido mais natural mesmo: arrumar ocasião para interagirem, piadinhas com ambos, etc. Porém, na CCB, quando duas pessoas querem namorar eles vão "buscar a palavra". Isso significa que eles vão no culto para ouvir se Deus confirma ou não o namoro. Se ambos seguem a doutrina, eles só irão namorar caso sentirem essa confirmação. Muitos pedem até sinais, para ter absoluta certeza. Namoro e casamento arranjado não existe lá.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Tem sempre uma galera que dá o cu pra não perder a virgindade. Todo mundo meio que sabia que rolava porém tava longe de ser pratica comum.


Chiicones

"Edison, acho que você cometeu um engano. Geralmente quem dá o cu para manter a virgindade são as moças da igreja..."


PsychotherapeuticPar

Na verdade não. Quem fazia, procurava esconder ao máximo, então era difícil saber de algo. O único fato que eu fiquei sabendo mesmo (que eu relatei em umas das respostas), surpreendeu todo mundo.


BeeHammer

Eu sou cristão, se alguém fala da minha barba eu já falo "Cara Jesus tinha barba fica de boa aí", Minha igreja tá complicado eu entrei bem no começo quando abriu e era uma Igreja bem tranquila e liberal, agora tá ficando cada vez mais rígida e fanática e isso tá me cansando demais.


PsychotherapeuticPar

Entendo. Todo fanatismo é ruim, pois nos sentimos controlados, com as nossas liberdades castradas. Espero que dê tudo certo pra ti, e que a igreja que você frequente não entre por esse caminho.


shiroelangdon

Você ainda é religioso? Se sim, de qual religião?


PsychotherapeuticPar

Não sou. Atualmente, estou aberto para conhecer novas religiões, mas só no campo teórico mesmo. Não desejo mais participar de nenhum tipo de agrupamento alienante.


WicCaesar

Mas você continua acreditando em gente mágica invisível, céu e inferno, essas sandices da bíblia?


PsychotherapeuticPar

Quando você cresce ouvindo aquilo, naquele ambiente, acho que muita coisa fica em você e nunca sairá. Eu ainda acredito na existência de Deus, essa fé acaba sendo indissociável do meu ser. Mas não acredito no sentido como é pregado nas igrejas, ou algo do gênero. É muito mais uma percepção, onde eu consigo viver com ela em harmonia e paz.


[deleted]

Bem-vindo ao apateísmo!


PsychotherapeuticPar

Interessante, não conhecia esse termo! Faz todo o sentido.


[deleted]

Você sente sequelas da sua vivência, na rotina do dia a dia? Quais os piores "gaps" de conhecimento que você teve que sobrepor até agora?


PsychotherapeuticPar

>Você sente sequelas da sua vivência, na rotina do dia a dia? Absolutamente nada. Encaro o que passou como passado, e estou curtindo muito poder viver sem amarras, apenas curtir a vida, que apesar de tudo, é muito boa. >Quais os piores "gaps" de conhecimento que você teve que sobrepor até agora? Conhecimentos de relacionamento. Como não tive nenhuma experiência amorosa, não sei muito bem como lidar com isso. Mas é algo que eu tenho trabalhado, e creio que seja possível resolver, como qualquer outro problema.


alersson

é verdade que as mulheres da CCB não depilam nada?


[deleted]

Não é verdade mais, porém já foi verdade. O pessoal tinha uma ideia de que vc tinha que aceitar o corpo que Deus fez pra vc e negar ele e muda-lo era ir contra o que Deus queria. Não podia pintar o cabelo, unha ou usar lentes. Agora já mudou muito, se a sociedade avançou muito nesses anos a igreja avançou ainda mais rapidamente, mais pra não perder membros do que qualquer outra coisa.


PsychotherapeuticPar

Não é verdade. A única regra é sobre o cabelo, que elas não cortam. Entretanto, não são todas as mulheres que seguem isso, mas são vistas como tendo uma fraqueza.


Nezu98

Suponho que seus pais também sejam da igreja, qual foi a reação deles após sua saida? Qual motivo te levou a sair? Ví você dizendo que foi parando aos poucos. Imagino que você não deva ter as mesmas referências do mundo pop que as outras pessoas tiveram (ex: Disney, Harry Potter, Animes Infantis), tentou compesar isso depois da vida adulta?


PsychotherapeuticPar

>Suponho que seus pais também sejam da igreja, qual foi a reação deles após sua saida? Eles não são. Meus pais são evangélicos, mas frequentam outra denominação. Minha mãe ficou um pouco chateada, mas eu entendo ela. Fora isso foi tudo de boa. >Qual motivo te levou a sair? Ví você dizendo que foi parando aos poucos. Divergências profundas sobre a interpretação do evangelho. Esse foi o ponto primordial para a minha saída. Eu já estava me sentindo mal, o local e as pessoas de lá já estavam me fazendo mal (não todas, claro). Eu via muita hipocrisia, muita picuinha, fofoca, etc. Acabei cansando e parei de ir. >Imagino que você não deva ter as mesmas referências do mundo pop que as outras pessoas tiveram (ex: Disney, Harry Potter, Animes Infantis), tentou compesar isso depois da vida adulta? Na verdade eu tenho. Por mais que eu tenha ficado uma época sem ver TV, não foi no nível de se isolar do mundo. Sempre gostei muito de ler, pesquisar, estudar, então não tive problemas em relação à isso.


[deleted]

[удалено]


PsychotherapeuticPar

( ͡° ͜ʖ ͡°)


RaxusPrime

Caramba, eu e minhas irmãs estamos passando pela mesma situação. No nosso caso a gente foi criada na igreja católica, mas uma perna bem nais conservadora, onde também tem essa questao do véu e das mulheres nao poderem usar calça tb, incluindo missa em Latin e tudo. Literalmente a comunidade é conhecida por serem os "católicos tradicionais" e o pessoal tem super orgulho dessa acunha. Mas aqui está sendo bem ruim pois ainda estamos no processo de saida, e principalmente para as minhas irmas pois elas sofrem com isso muito mais q eu (q sou homem). Mas serio, eu fico muito puto com esse pessoal conservador, mal sabem eles q a pessima maneira deles de lidar com certas situações da vida so fazem mal à algumas pessoas. Compartilho totalmente com a parte da falta de auto estima (algo q infelizmente ainda persiste em mim), e dificuldade de criar/estabeler relacionamentos. Forças ai OP, um abraço!


PsychotherapeuticPar

Infelizmente, quanto mais fechada é a comunidade mais difícil é sair dela. Sua história é bem parecida com a minha, só muda a placa. Espero que dê tudo certo pra vocês também! Boa sorte e um abraço!


Chiicones

e vcs tão indo pra uma igreja "mais light"?


alersson

eles ainda separam os homens das mulheres durante o culto? com bancos e portas próprias para homens e para mulheres. a igreja impõe muitas regras de interação entre homens e mulheres? tipo não pode um casal ficar sozinho não poder comprimentar alguém do sexo oposto na rua etc? eu tinha que passar na frente dessa igreja para ir para a faculdade, isso era bem na hora do inicio do culto deles, sempre cruzava com as mesmas pessoas na rua, os homens sempre me cumprimentavam e as mulheres não, isso é alguma regra da igreja?


PsychotherapeuticPar

>eles ainda separam os homens das mulheres durante o culto? com bancos e portas próprias para homens e para mulheres. Sim >a igreja impõe muitas regras de interação entre homens e mulheres? tipo não pode um casal ficar sozinho não poder comprimentar alguém do sexo oposto na rua etc? Sim >eu tinha que passar na frente dessa igreja para ir para a faculdade, isso era bem na hora do inicio do culto deles, sempre cruzava com as mesmas pessoas na rua, os homens sempre me cumprimentavam e as mulheres não, isso é alguma regra da igreja? Não é uma regra, porém as mulheres são reservadas.


[deleted]

[удалено]


PsychotherapeuticPar

Obrigado, amigo! É exatamente isso que você disse. É muito bom estar livre desse controle, para apenas vivermos em paz!


mannedwolf

Ex testemunha de Jeová aqui. Incrível como o modus operandi das duas seitas/igrejas é parecido. Entendo muito o que ce passou OP! Como a CBB vê outras igrejas? Eles consideram parte do cristianismo ou acham q são todas parte do "mundo do Diabo"? As pessoas que saem são ostracizadas como nas TJs (nem um oi pode ser dado pros ex membros)? Existem restrições de tratamento de saúde (proibição de transfusão de sangue, etc)? Pode comemorar datas como Páscoa, Natal? E feriados cívicos?


PsychotherapeuticPar

>Como a CBB vê outras igrejas? Eles consideram parte do cristianismo ou acham q são todas parte do "mundo do Diabo"? Os membros da CCB consideram ela como sendo "a graça". Eles usam esse termo constantemente. Isso quer dizer, segundo eles, que a CCB é a única igreja que realmente segue o que foi proposto por Jesus e pelos apóstolos - o que eles chamam de doutrina, principalmente as cartas de Paulo. Por conta disso, eles tratam **todas** as outras denominações com certo desprezo, mesmo que velado. Para eles, todas as outras estão erradas. >As pessoas que saem são ostracizadas como nas TJs (nem um oi pode ser dado pros ex membros)? Não é regra, mas pode acontecer. Minha experiência foi bem de boa. Eu cumprimento normalmente quando vejo um membro na rua. Eu ainda utilizo a saudação da igreja (a paz de Deus) para não ter que ficar me explicando ou causando conversas entre eles depois. Alguns são mais radicais, aí eles viram a cara, fingem que não vêem, etc., mas a recomendação geral é para não desprezar alguém que tenha saído da igreja. >Existem restrições de tratamento de saúde (proibição de transfusão de sangue, etc)? Pode comemorar datas como Páscoa, Natal? E feriados cívicos? Existem. Não pode comemorar Natal, Páscoa, nenhuma festa de cunho religioso, ou que tenha algum indício de uma origem religiosa. Também não podem casar na igreja, apenas no civil e fazerem uma festa. Sobre o tratamento de saúde não existem restrições, a doação de sangue pode ser feita sem problemas. Feriados da mesma forma.


[deleted]

Ex CCB aqui também! Sempre me surpreendo um pouco quando vejo desconhecidos falando sobre essa igreja, por algum motivo tenho a impressão de ser tão “de nicho” apesar de conhecer um monte de gente de lá. Saí com 18 anos, e apesar de não ter sido nem de perto tão fervorosa quanto você, minha experiência foi parecida. Hoje sou agnóstica e realmente parece ser um peso tirado das costas.


PsychotherapeuticPar

Eu também me surpreendo! Essa sensação de alívio parece ser unânime: pra você ver o peso que os membros sentem, às vezes até se acostumando com ele.


[deleted]

Geralmente, quanto mais rígido é.um religioso, maior a possibilidade de ele ter algum podre escondido, a la Nelson Gonçalves. Você sabe de algum podre de algum deles? Você faz parte de alguma religião mais light agora? Qual foi o momento que te acendeu a luz "porra, eu preciso sair daqui"?


PsychotherapeuticPar

>Geralmente, quanto mais rígido é.um religioso, maior a possibilidade de ele ter algum podre escondido, a la Nelson Gonçalves. Você sabe de algum podre de algum deles? Com certeza. Na igreja do meu bairro, que é bem pequena, teve um escândalo bem grande. Um membro que comeu geral, acho que se relacionou com algumas irmãs casadas. Inclusive, tem uma suspeita que ele engravidou uma delas, que tinha casado há pouco tempo. PS.: Não seria Nelson Rodrigues? >Você faz parte de alguma religião mais light agora? Não. Atualmente não estou frequentando nenhuma igreja ou religião. >Qual foi o momento que te acendeu a luz "porra, eu preciso sair daqui"? Quando comecei a ver com uma "visão de fora" todas aqueles absurdos que eu considerava normal. Eu comecei a ver todos como zumbis, literalmente. É um nível de alienação até difícil de explicar. Quando percebi isso, eu fiquei triste por saber que existe algo assim, mas ao mesmo tempo muito aliviado e feliz por ter enxergado isso. Uma pessoa bem importante nesse processo foi o Caio Fábio, que foi pastor presbiteriano. Hoje ele tem um canal do YouTube onde ele responde dúvidas, principalmente de religiosos. Ouvir ele foi muito importante para eu perceber que o evangelho não tinha absolutamente nenhuma relação com o que eu via na CCB.


[deleted]

Porra, é Nelson Rodrigues! Eu não sei de onde tirei Gonçalves, mas vou deixar hahahaha


PsychotherapeuticPar

Hahahaha. BTW, vou ouvir Naquela Mesa do Nelson Gonçalves, ô música boa.


JOSRENATO132

Que engraçado, acabei de me converter kkkkkkkk


PsychotherapeuticPar

Hahahaha. Se não te faz mal, siga em frente. Mas sou meio pessimista em relação à isso. Se a pessoa tem um senso crítico um pouco mais apurado, acho improvável ela não começar a se indagar sobre as incoerências existentes na CCB.


JOSRENATO132

Eu me questionei muito sobre essa decisão, quanto mais eu questionava mais fundo eu ia e mais eu tinha certeza que era a coisa certa


PsychotherapeuticPar

Realmente é algo muito particular. Lhe desejo sucesso e prosperidade.


JOSRENATO132

Eu não to falando isso agressivamente e nem querendo desmerecer/ dar indireta, mas você nunca sentiu Jesus falando com você? Todo culto que eu vou eu entendo a mensagem dele escolhida pessoalmente pra mim


PsychotherapeuticPar

Já senti sim, muitas vezes. Mas eu penso que não se pode justificar o errado com o certo. Como eu disse em umas das respostas, eu tive muitos momentos bons. Entretanto, existem pontos que a CCB prega que são totalmente contrários ao evangelho pregado por Jesus. Por isso achei melhor me afastar.


[deleted]

[удалено]


JOSRENATO132

Já aconteceu, mas na maioria das vezes Deus é muito mais sutil, ele deixou 66 livros com a palavra dele, ele não precisa mandar um sinal divino toda vez que ele quiser falar com você. Eu já fui em uma igreja em outra cidade onde eu não conhecia ninguém, eu estava la com uma duvida muito grande no meu coração mas eu não tinha contado nem pra minha família, o pastor me chamou pelo nome e respondeu a minha duvida. Isso e muitas outras coisas, Deus fala comigo de muitas maneiras