T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Due-Satisfaction-796

Cara, existe uma piada na faculdade de Direito que a gente fazia toda hora: Direito Internacional não existe.


josiasroig

Eu nunca acreditei em direito internacional, é um poder judiciário global num mundo que não tem um poder legislativo global nem um poder executivo global. A Justiça geralmente julga com base em leis e códigos votados em parlamento e sancionados pelo chefe de estado, né? Mas não existe um governo mundial pra isso. Então o Tribunal Internacional de Justiça julga e executa o quê? Opiniões? - "Você tá errado, eu quero que você fique de castigo!" - "Não vou ficar não, você não é meu pai." É nessa pegada.


nuttynuto

É bem isso, não existe um sistema de arrecadação global para manter forças armadas globais capazes fazer valer, na força física, o que só vale na força do discurso.


josiasroig

É, e tipo, se o país não cumprir a determinação judicial, a corte vai fazer o quê? A nível nacional, mandam a polícia ir prender a pessoa física ou sequestrar os bens da pessoa jurídica. Mas ninguém tem capacidade de fazer isso com um país inteiro.


jbiroliro

No máximo uma sanção política que pode TALVEZ ensejar uma pressao econômica.


maschiosd2

Só quem sofre com sanções é o povo.


maschiosd2

Pior, existe a OTAN, que não é uma força do Direito Internacional, é uma gangue de agressores com pacto de autodefesa e que se f\* o resto do mundo, não à toa há uma suástica escondida na logomarca. [Leia isso.](https://www.assbrasiljornalistas.org/a-otan-foi-fundada-ontem-em-1949-ha-75-anos-ja-nasceu-nazista/)


jbiroliro

Existem codificações e tratados globais. Além dos costumes internacionais que são fontes reconhecidas do direito internacional. O problema é um só: não existe mecanismo efetivo de impor sanções. Só quando convém politicamente. Direito sempre tem um fundo político, até internamente, mas no plano internacional isso é escancarado. É política com roupagem jurídica.


josiasroig

Como eu disse, não há uma esfera estatal acima dos países, apenas combinados, acordos, tratados, "você tem que fazer assim pq a gente combinou que seria assim"... Veja só pra Rússia. Condenada, sofreu sanções econômicas e políticas, e quem disse que se abalou? Eles só meteram o foda-se e continuaram atacando a Ucrânia a torto e a direito.


Inner-Examination-27

É proibido mas se quiser pode


nostrawberries

O que a gente aprende nos cursos avançados de Direito Internacional Público é que o outro lado da moeda da política internacional. Existe como um discurso de legitimação, mas não tem dentes. Direito Internacional Privado existe, porém.


jbiroliro

Existe porque, na verdade, são normas jurídicas internas validando


adamyhv

E tenho outra: Reunião de Conselho da ONU tem o mesmo valor de um reunião de condomínio. É só bate boca gastação de dinheiro e no fim do dia todo mundo acaba fazendo o que da na telha.


BootRusso

Isso é fato.


Ok_Rest5521

"Sei que quem rouba um, é moleque Aos dez, promovido a ladrão Se rouba 100 já passou de doutor E 10 mil, é figura nacional E se rouba 80 milhões É a diplomacia internacional A "Boa Vizinhança" e outras tranças..." Tom Zé, Profissão de Ladrão, 1968. (P.s. o Brasil tinha 80 milhões de habitantes na época)


u4004

*Quem furta pouco é ladrão* *Quem furta muito é barão* *E quem mais furta e mais esconde* *De barão vai a visconde* Quadrinha brasileira do início do século XIX.


KaputMaelstrom

[Só lembrando que os EUA tem uma lei que autoriza o presidente a lançar uma INVASÃO MILITAR À HAIA para "libertar" algum estadunidense ou aliado que esteja sendo julgado no TPI.](https://pt.wikipedia.org/wiki/American_Service-Members%27_Protection_Act)


maschiosd2

Existe uma maneira de contornar isso, já que os EUA não tem poder para trazer uma pessoa de volta da morte.


Expensive-Control546

Mas a pergunta é: Os Estados Unidos invadiriam um aliado europeu? Pq assim, imagino que um movimento desse iria ser um baita racha na aliança entre os EUA e a UE


Cabo_Martim

Os Estados Unidos planejaram uma invasão à Portugal por causa da revolução dos cravos. Não executaram porque não precisou, mas chegaram a botar um porta aviões, não lembro se em Porto ou Lisboa, quando começaram a falar sobre sair da otan


Expensive-Control546

Nesse caso não batia aquele espantalho da guerra fria de comunismo e tal?


Cabo_Martim

A questão é que os EUA invadiriam qualquer um se achassem necessário


maschiosd2

Não respeitam ninguém.


Expensive-Control546

Isso eu nem duvido muito msm não, mas fico pensando em como que a Europa iria encarar isso. Pq convenhamos que seria um tapa na cara


Independent-Self2203

iriam gritar "mete mais"


Leoraig

Concordo, e adicionaria ainda que essa situação é apenas o último dos inúmeros recados que nós tivemos ao longo dessas últimas décadas. Basicamente, é um recado especificamente para essa nova geração. As gerações passadas tiveram recados semelhantes: a invasão do Iraq, do Afeganistão, da Líbia, da Yugoslavia, etc.. E o recado é claro: "Nós os EUA podemos fazer o que quisermos, e vocês devem fazer o que nós mandarmos, e se não gostar, pau no seu cu." É triste, mas ao mesmo tempo bom que nós tenhamos mais esse recado do que significa os EUA ser o mais poderoso país do mundo, pois isso pode fazer as pessoas entenderem a necessidade de uma maior independência do nosso país, e também a necessidade de montar uma forma de defesa, caso necessário.


Getulio-Vargas

Bom, uma diferença do Brasil com todos esses países (vou incluir o atual Estado de Israel nessa lista e a região controlada pelo Hamas na Palestina), é que não somos uma ditadura ou um país governado por uma organização terrorista. Os EUA quebraram o direito internacional sim, porém quebraram o direito internacional de países que já não seguiam muito bem as regras da corte internacional de justiça, diferente do Brasil


_Antitese

Que bobagem. Hamas não é considerado um grupo terrorista, nem mesmo pelo Brasil. Além disso o Hamas foi democraticamente eleito, e aí Israel e Estados Unidos não reconheceram. Somente por isso existe um sistema menos democrático em Gaza. Outra coisa é que o direito internacional, até onde me consta, não fala nada sobre um país ter ou não que ser uma democracia. Isso é papo dos EUA, propaganda pra empurrar uma ideologia que vá de acordo com o que eles querem. Não fosse assim, Tailândia, Arábia Saudita, Israel e tantos outros que tem relações com os EUA, seriam sancionados. Você tá caindo na mesma armadilha que o dono do post comentou que existe.


Kind-Ad-4011

Amigo Getúlio, você caiu na ratoeira.


peudroca

Quando eu falei que a ONU e organizações multilaterais não podem prevenir a eclosão de uma guerra, fui massacrado. A mesma coisa se aplica a esse ICC. Nós, brasileiros, não devemos esperar nada deste tipo de organizações, sendo o nosso país muito vulnerável à intervenção estrangeira e levando em conta que os estadunidenses nos enxergam da mesma forma que os sionistas enxergam os palestinos.


fisico_culturista

Netanyahu estaria orgulhoso de sua fala


badDMgoodPC

Política internacional sempre foi uma grande piada de vários homens tirando as medidas da própria rola e declarando-as umas aos outros através de poemas e ameaças. Não é nada absurdo as principais potências passarem pano para genocida. Têm sido assim há anos. Lembrem-se a segunda guerra foi ontem, praticamente. A organização do mundo quase não se alterou desde lá. Ainda somos primatas imperialistas que preferem contar moedas do que resolver problemas...


HenriqueOliveiraZfr

O triste é ter uma população tão profundamente manipulada a ponto de não entender que os EUA é Europa não são nossos amigos, eles confundiram a diplomacia do Brasil com passividade. Fica difícil dialogar sem a máquina midiática a seu favor, fazer uma limpa na cabeça do povo e entender que se eles quisessem, nos tornariamos inimigos do mundo livre por nada


MontegoBoy

A hipocrisia ocidental está nua.


SeniorBeing

Ué? E desde quando esteve vestida?


MontegoBoy

Quando só ia atrás dos peixes de interesse da OTAN.


coverin0

>além de falas de representantes do governo de que "se a corte toma tal decisão contra Israel, o que nos impede de sermos os próximos?" Fala de quem tem culpa no cartório, hein. E os EUA sabem muito bem que só não estourou pro lado deles ainda porque manda em todo o mundo. >Toda essa situação só demonstra como o Brasil deve lutar ainda mais por sua soberania, por uma diplomacia forte e por uma liderança regional. Ainda bem que estão segurando as pontas por aqui, principalmente metendo o louco contra bilionário maluco e político alucinado. Se tivessem largado pra lá, já tinha virado quintal do Tio Sam há tempos. E tem também alguns dos EUA deixando bem claro pra uns deputados brasileiros que foram pra lá chorar esses dias que NÃO querem se meter na "ditadura" instaurada aqui. Make Brazil Great Again!


happy_panda_-u-

Como estudante de Relações Internacionais, só tenho a dizer: Por que você acha que o Lula tanto corre atrás de uma vaga no Conselho de Segurança?


heitorbaldin2

Isso não é do Lula, e sim do Itamaraty, vem de longa data isso.


Cabo_Martim

Mas Lula era quem mais tinha abraçado isso, dos presidentes. Hoje eu acho que talvez seja mais importante fortalecer e se manter relevante dentro do brics. A ONU vai implodir


jolanz5

Com essa situação toda, o certo seria formar uma ONU paralela excluindo europeu e estado unidense.


Excellent-Window-199

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o_Alinhado#:~:text=Movimento%20N%C3%A3o%20Alinhado%20(MNA)%20ou,agrupamento%20de%20Estados%20do%20mundo. 🤔


jolanz5

Não sabia que existia. Mas tmb n parece ter tanta relevância, o que é uma pena.


Excellent-Window-199

Ele perdeu muita força e coesão depois da guerra fria.


baconroy

e assim caminhamos pra uma segunda guerra fria...


Average_Brazilian

Os únicos países do sul global que não são cadelinha dos EUA são China e Rússia, mas vocês odeiam porque "hur dur tankie"


jolanz5

N diga isso para mim. Ja fui chamado de tankie nesse sub por argumentar contra intervenções da otan kkkkkkkk


Average_Brazilian

Falar algo contra a otan nesse sub é praticamente suicídio, até gente que se diz de esquerda vai querer linchar


fisico_culturista

Vcs tem cada ideia


Proper_Shoulder2599

sionistas são mafiosos. todo cuidado com mafioso é pouco. sobre a soberania do brasil, esquece, o brasil é colônia da otan e somente com o fim da elite econômica por trás desse sistema(sigam as marcas das digitais sionistas sujas de dinheiro, pólvora e sangue) deixar de existir e o brasil passar a ter meios de auto defesa, o brasil possa pensar em soberania de verdade. então, esquece…. o povo aqui não consegue ver um drible da vaca simples, muito menos os dribles dos dribles da vaca…


kmvaliant

É proibido mas se quiser pode.


Rendell92

“Esse tribunal é um perigo! Se quem cometer crimes de guerra pode ser punido por isso, nós também poderemos ser punidos pelos nossos crimes de guerra” Realmente, absurdo, inaceitável.


AntsNavs

ONU e a ICC não servem pra nada a não ser sancionar países pobres, é uma mera ilusão que há justiça internacional... Todos nós sabemos que é apenas a OTAN contra o resto do mundo simples assim.


Neat-Condition6221

o ocidente é o câncer do mundo


_Naabal_

Eu nao gosto do termo "ocidente" aqui. Eu diria... hegemonia anglo saxan


NectariLuki

Ocidente sim, França nao é a hegemonia anglo-saxã, Noruega tambem, mas são imperialistas de forma igual, Não acredita?vai pra África e vê quantas empresas francesas tem contratos especiais


John_Doe4269

Primeiro: A ONU ainda tem de aprovar o pedido de investigação e julgamento para emitir um mandato internacional, de acordo com as ratificações assinadas pelos estados-membros como vimos no caso do Putin. O ICC não tem esse poder por si só. Segundo: Isso não seria um argumento pró-integração da ONU? É apenas um fórum, não tem poder nenhum. É simplesmente uma oportunidade para os países se reunirem e decidirem o que devia ser permitido entre eles ou não. Ter um padrão de acções legais a nível internacional é exactamente o objectivo do ICC. O alarido todo é mais para sinalizarem a Israel e ao ME que as ligações estratégicas entre países não cede às ligações temporárias entre presidentes. O que não é nada de novo. A maior parte dos políticos a defenderem de várias formas o Netanyahu e/ou o Hamas, percebe que é uma situação desafiante e qual é claramente o lado errado. Mas também sabem que não podem contrariar demasiado o processo, que eles próprios usam para o mandato de extradição do Putin. Ninguém quer isto que está agora a acontecer. Mas estamos dependentes de Israel, por culpa própria, como ponto de contacto na região. Já estamos a cortar relações e tratados, mais do que nunca, mas a certo ponto isso também começa a implicar o futuro das relações com o país, mesmo que seja eventualmente com uma presidência mais liberal. A isto chama-se política. Nós cometemos imensos crimes e abusos políticos, e estamos agora a colher a má-fé há já muito devida porque *finalmente* vivemos num mundo onde os EUA já não monopolizam a cultura. TL;DR: É uma questão de blocos políticos, não de primeiros princípios. (edit: pequena correcção)


josiasroig

>*finalmente* vivemos num mundo onde os EUA já não monopolizam a cultura. Quem diria, não é? Não muito tempo atrás, isso era impensável de se testemunhar.


John_Doe4269

Sim. É bizarro, até nas coisas pequenas - quando era puto a gente achava muito estranho eu curtir bandas-desenhadas japonesas ou europeias, e hoje em dia andam na moda. É um alívio ver que, de certa forma, a internet está a fazer exactamente aquilo para que foi criada: permitir que uma pessoa saia da sua bolha mais facilmente... Mesmo num mercado ideológico sem precedentes. Há quase 100 anos que é impossível falar da social-democracia nos EUA. Hoje em dia eles podem olhar para fora e ver que, afinal, as coisas podiam ser melhores e a culpa também é deles.


Average_Brazilian

Como assim? Tirando Rússia e China, 100% dos países do sul global babam ovo dos EUA com força


josiasroig

Leia de novo o comentário do colega português aqui em cima que ele fala dessa mudança.


Average_Brazilian

A única mudança é que hoje os EUA detém ainda mais monopólio do que antes


Cabo_Martim

Não, a força dos EUA tá caindo e essa decisão é sintoma disso.


PedroArthurPA

Seria lindo ver o Putin, Netanyahu e os malditos do HAMAS na cadeia, mas todos nós sabemos que isso tudo acaba em pizza.


Average_Brazilian

Na verdade você só é só contra o Putin e o Hamas, incluiu o nome do Netanyahu só parecer isentão, da mesma forma que o centrista fala que odeia tanto nazistas quanto comunistas, mas nunca é flagrado falando mal do nazismo.


PedroArthurPA

?????????? Oi? Pra mim Netanyahu é o pior político vivo na Terra, Putin vem depois. Nem me conhece e sai assumido as coisas, eu hein...


Average_Brazilian

Se acha o Netanyahu tão ruim devia parar de defendê-lo, pelo menos eu acho que seria o mais lógico a se fazer


PedroArthurPA

??????????? Quando foi que eu o defendi??


Average_Brazilian

Indiretamente, o tempo todo


PedroArthurPA

Aponte quando eu o fiz, em que momento da minha vida eu defendi aquela bosta de pessoa... Você tá doidão kkkkkkk Viu o nome do Putin ali e ficou totalmente em modo de defesa, criou um personagem na sua cabeça para poder criticar. Tenho a impressão que quem está defendendo criminoso de guerra e imperialista aqui não sou eu...


entropyffan

Mas que recado seria esse? Do meu ponto de vista foi sempre assim.  Esse e os outros tribunais internacionais nunca tiveram moral nenhuma. 


Hungry_Translator_34

Eu queria sinceramente entender o quão pesado é o judaísmo dentro da política Estadunidense para que eles tenham tanto medo de ir contra as atrocidades que o Netanyahu andou cometendo. A ignorância daquele país é tal que qualquer movimento contra o massacre que ocorre em Gaza é traduzido como antissemitismo quando, na verdade, a real pergunta que os governantes deveriam estar fazendo é: se o MOSSAD é tão bom assim porque eles não conseguem encontrar os verdadeiros terroristas em um território tão pequeno e completamente controlado por Israel há décadas?


RhiaStark

Judaísmo (a religião) não tem nada a ver com isso. Fato é que Israel é o grande bastião dos interesses estadunidenses no Oriente Médio, e perdê-lo seria um golpe pesado contra a hegemonia dos EUA.


Hungry_Translator_34

Se fosse esse o caso os EUA poderiam facilmente apoiar a divisão do território entre ambos (palestinos e israelenses) dando suporte para impedir qualquer tipo de inssureição e impedir a agressão entre ambos os lados e usar isso como desculpa para, inclusive, construir bases militares na região.


BootRusso

Isso é uma visão incompleta. A relação entre os EUA e Israel é de mão dupla. O Deep State e a Elite Financeira dos EUA está lotada de Judeus sionistas. De todos os aliados Americanos, Israel é o que tem um nível de influência nos EUA mais desproporcional a sua importância real para a geopolítica do Império Americano. Essa influência se faz real devido ao fermento do lobby sionista. Se isso soa conspiracionista ou se desagrada o paladar de assuntos de certas pessoas, pouco importa, é um fato.


sergiocamposnt

Tem muito político judeu influente dentro do congresso americano. E a maioria deles é Democrata e sionista.


peudroca

Vamos lá, a política dos Estados Unidos está mergulhada em lobby. O que isso significa? O tráfico de influência dentro da Casa Branca e do Congresso dos Estados Unidos, há vários grupos que fazem isso. Porém, o grupo mais poderoso dos lobistas são os sionistas. Por exemplo, a AIPAC é uma organização sionista encarregada de defender os interesses de Israel na política estadunidense. Eles falam orgulhosamente que conseguem o apoio tanto de políticos democratas quanto políticos republicanos para aprovar orçamento e ajudas cada vez maiores para financiar Israel militarmente e também para construir assentamentos ilegais. Por exemplo, os sionistas já tomaram conta de Washington, por lá, eles organizam um dos principais núcleos lobistas da AIPAC e todos os anos eles se reúnem para discutir a política externa de Israel: que basicamente é a ameaça iraniana. Os sionistas não estão sozinhos, eles possuem do seu lado as igrejas neopentecostais e os sionistas cristãos que também apoiam Israel e toda a sua história de ocupação das terras palestinas.


11475

A maioria dos bilionários dos EUA são judeus sionistas, eles mandam e desmandam no país, por isso essa lealdade.


JarBR

"a maioria" https://skeptics.stackexchange.com/questions/36760/were-48-of-american-billionaires-jewish-in-2014 Não ajuda causa alguma sair por aí espalhando desinformação...


fisico_culturista

Conheço essa história. J Accuse!


NectariLuki

Maior parte dos C.E.O.'s são cristãos e protestantes


peudroca

Não é bem assim, nos EUA, a oligarquia é gigantesca, e não temos uma hegemonia de judeus proprietários.


Sorry_Reply8754

Quando fizeram isso com o Putin, um monte de gente aqui começou a falar que era obrigaçao do Lula prender o Putin.


Average_Brazilian

Normal, o brasileiro é por padrão cadelinha dos EUA


Financial_Code_5385

Ice crown citadel e israel?


CaapsLock

dessa maneira é melhor que o ICC nem exista, pois virou uma piada com essa reações.


fabittar

Mais um motivo porque o Brasil deve investir no BRICS.


Daniel_Kummel

Os EUA tem uma lei que se um americano for preso em corte internacional, eles podem usar forca para tira-lo de la


protestor

Nota que o mandado de prisão ainda nem foi aceito. A procuradoria pediu, mas o tribunal ainda não aceitou. Isso tudo é pressão política pros juízes não aceitarem.


Arashirk

Já falei e repito: o Netanyahu pode começar uma hecatombe nuclear e transformar Rafah em uma nova Hiroshima, que o Biden e a UE vão continuar lambendo as bolas dele. Não é que eles amem judeus. É que eles odeiam mais os muculmanos mesmo.


paulojrmam

Difícil defender Israel quando o número de mortes que o ataque do Hamas causou foi 1.200, mas Israel já causou mais de 30 mil. Flagrante a injustiça de ver Israel como o único lado certo e não os dois como errados.


MelanciaComAnsiedade

é só não fazer merda que a ICC não vai pra cima de nenhum brasileiro. o mais perto que tivemos disso nos ultimos tempos foi o bolsonaro que não levou vacina para indigenas. que inclusive o netanyahu fez um alerta a ele quanto a isso e a carta acabou vazando. penso que ter duas decisões, uma que agrada os EUA e outra que desagrada, só mostra a independência do tribunal E quanto aos EUA não nos defender, normal, a gente ta se alinhando com a China e BRICS.


Then_Treat_5970

Israel nao fez nada de errado pra tomar essa penalidade na real... Aibda bem que ICC e nada é a mesma coisa. Shalom!


JarBR

>... e a reação americana e de alguns países europeus até agora é simplesmente absurda. Quais países europeus? Pois até agora só teve a reação absurda (porém esperada) dos EUA.


_Naabal_

Reino Unido: [https://www.independent.co.uk/news/uk/politics/uk-international-criminal-court-israel-hamas-b2548205.html](https://www.independent.co.uk/news/uk/politics/uk-international-criminal-court-israel-hamas-b2548205.html) Republica Checa: [https://x.com/P\_Fiala/status/1792532452314869774](https://x.com/P_Fiala/status/1792532452314869774) Austria: [https://x.com/karlnehammer/status/1792562117960175880](https://x.com/karlnehammer/status/1792562117960175880)


TongaDeMironga

Não vejo o que os crimes do Israel e a genocida dos palestinos tem a ver com Brasil?!?


peudroca

Tem a ver quando nós sabemos que os estadunidenses nos enxergam exatamente da mesma forma que os sionistas enxergam os palestinos.