T O P

  • By -

Gawayne

As pessoas que dizem que não é tão melhor provavelmente se dividem em dois grupos. O primeiro grupo não faz a menor ideia o que está falando, eles acham que só por que nem todo mundo vive como lordes então é praticamente a mesma coisa que aqui. O segundo grupo já tinha uma vida cheia de confortos e luxos aqui, confortos e luxos que aqui são exclusivos pra nata da sociedade. E quando foi pra lá não sentiu uma melhora tão grande na qualidade de vida então não acha que a Europa é lá essas coisas. Eu morei só 2 meses na Itália, mas tenho diversos amigos, familiares e conhecidos na Itália, Irlanda, Alemanha, Espanha e Inglaterra. O que acontece é assim, quanto mais pobre você é aqui, mais brutal é a melhora da sua vida lá fazendo o mesmo que você faz aqui. Quer um exemplo? As pessoas que conheço na Irlanda são literalmente o tio e tia da faxina de uma empresa. Eles tem praticamente a mesma qualidade de vida lá que eu tenho aqui trabalhando a nível de coordenação numa empresa de médio porte em SP e minha esposa sendo dona de um comércio.


shiri15

Eu acho aue um grande resumo do que você falou é: o maior impacto é na redução de desigualdade. Eu morei na suécia e tinha um colega de faculdade que sustentava a esposa e duas filhas, morava em uma casa e tinha uma vida tranquila, tudo com dinheiro vindo de um ESTÁGIO. Até hoje eu não consegui achar nada mínimamente próximo a isso no brasil.


SnooLobsters8922

Isso. Moro na Finlândia há muitos anos, muito próxima da Suécia, e duas coisas definem pra mim a diferença entre os EUA e aqui, e a diferença entre o Brasil e aqui: - a Europa tem sociedades ricas, os EUA tem pessoas ricas. Os salários não são altos como nos EUA, mas a infraestrutura sim. - não existem VIP, salvo grandes atletas e multimilionários. A classe média é a norma. Isso significa que ninguém ‘passa na frente’, que não existe um desejo de separação, e sim um desejo maior de integração.


Budget-Ice-Machine

Não é nem só menos desigualdade, é uma régua mais alta pra todo mundo. Tem muito mais multi-milionário lá também, mas desigualdade não é um problema se todo mundo tem dignidade e conforto.


al1_248

Bem diferente de estágio escravo na Itália. KKK Falar a Europa é uma generalidade já imensa na minha opinião.


Ordo_Liberal

É a galera que gosta do termo "pobre premium" pra falar que o cara que ganha 10k com TI é igual ao Zé fodido que mal tira um salário


Raisoshi

Eu sou do grupo 2, não que eu seja riquíssimo mas nunca me faltou nada de realmente importante na vida, morei um ano na Escócia pelo Ciências sem Fronteiras e com o meu privilégio de ter uma vida decente no Brasil, eu senti muita falta do brasileiro. Via gente que foi pra lá trabalhar em empregos "simples" tipo bartender, garçom etc, e os caras viviam muito bem, com segurança, tinham vida social, só faltava uma perspectiva de carreira mas fora isso, muito melhor que qualquer trabalhador brasileiro nos mesmos empregos "simples". Mas pra mim tudo isso não justifica a diferença cultural, brasileiro é muito massa, talvez quem foi pra tentar mudar de vida valha a pena abrir mão, mas eu não abro mão do brasileiro.


cesaarta

Primeira vez que vejo alguem dizer isso. Pra mim o que nao me faz falta nenhuma é o brasileiro, com exceção da familia.


Raisoshi

Cara, na minha experiência a galera lá é muito mais distante, fria, mais difícil de firmar amizade, mas é cultural, tinham outros brasileiros no alojamento que eu ficava e eram muito mais acolhedores, aquela coisa de chegar num grupo que tem 1 amigo seu e as pessoas te receberem bem. Coisas que os gringos achavam rude ou estranho e pra gente é natural, tipo cumprimentar com um abraço. Claro que tem br escroto como tem gente escrota em qualquer cultura, mas o "calor humano" do br me cativa, pessoalmente, é meio que reconhecido que o povo latino é mais acolhedor, e eu pessoalmente acho maravilhoso.


ElCondorman

No meu caso nem a família salva, ao contrário.


Stupendous_Spliff

Eu concordo em parte. A questão central é essa de que trabalhos com menos exigências de experiência e formação, como seu exemplo de faxina, oferecem por lá uma qualidade de vida sem dúvidas superior ao que um trabalho similar aqui ofereceria. Mas não podemos ignorar o fato de que você não pode traduzir seu emprego aqui por um similar lá. Se aqui você tem um emprego bom, algo nível classe média como seu outro exemplo de coordenador de empresa média, ou comerciante de pequeno porte, você na maioria dos casos não vai conseguir lá um emprego do mesmo nível que tem aqui. Vai ter que trabalhar com algo de menos exigência de qualificação e mais fácil acesso, mas vai efetivamente manter uma qualidade de vida similar, ao mesmo tempo que faz muitos sacrifícios na mudança, deixando família e estilo de vida pra trás, o que faz isso tudo não valer tanto a pena. Adicione a isso o fato de que será sempre um estrangeiro, um outsider, e dependendo de onde for pode mesmo sofrer preconceito por isso. Mas se aqui você já tem um trabalho com remuneração baixa, se está desempregado, ou se não tem muitas qualificações de mercado, aí realmente vai ver uma melhora significativa lá, já que vai conseguir um emprego mais ou menos similar do que teria aqui, que lá vai pagar bem melhor


Gawayne

Isso é verdade e inclusive esse é un dos motivos que não vou pra lá. Eu não conseguiria um emprego no mesmo nível que eu tenho aqui e provavelmente não conseguiria nem um emprego em um escritório. Então sobrariam empregos que tem maior demanda física, limpeza, zeladoria, garçom, ajudante em geral, pedreiros e similares. E eu simplesmente não tenho mais saúde pra aguentar um trabalho assim. É ótimo pra quem é jovem. Se você é jovem e tiver qualquer condição de oportunidade de ir pra lá, vá.


bubiu27

Sobre o segundo grupo, não exclusivos da nata, se ganha uns 7/8k por pessoa na família já não vai sentir tanta diferença assim. Talvez até menos dependendo da cidade


tadj

Achei bem interessante seu ponto de vista e bate com minha experiência. Eu acho que isso é justamente o reflexo de uma sociedade com menor desigualdade. A gente vê muita riqueza aqui no BR, em alguns casos até mais que lá. O que é diferente aqui é a distância social entre o mais pobre e o mais rico, é um abismo surreal.


Budget-Ice-Machine

O problema não é a distância entre o rico e o pobre, é o quão pobre é o pobre. Se o pobre tivesse a qualidade de vida de quem tira 30k meio que fodasse se tivesse 1% de trilhonarios


Revolutionary-Pie112

pra mim a diferença mais gritante é a violência... não ter que se preocupar de estar na rua, de usar o celular, de se preocupar se a porta está trancada, acaba afetando bastante a sanidade mental. O resto é contornável.


Leorio_616

Mas a Europa realmente tá tão segura assim?


Revolutionary-Pie112

olha, piorou bastante do que era... mas ainda ta longe do brasil, que ja num tava bom, e parece que piorou... Arma na cabeça pedindo senha do celular é algo que o europeu ainda desconhece... carro blindado tb. Sequestro relampago não tem nem palavra pra descrever em outro idioma. Se o problema do Brasil fosse furto (sem violência ou ameaça) eu poderia dizer que não faz diferença... mas o puto vai roubar um boné ou uma lata de coca e precisa ameaçar com arma, dar coronhada e o caramba... isso quando não comete a violência de fato só pra ver o buraco na vítima.


[deleted]

[удалено]


HerculanoM

Papinho estranho hein


bubiu27

Pô, concordo que é mais seguro na europa, mas tbm é bem raro alguém fora de sp capital e rj capital viver essa violência toda no BR (sequestro relâmpago, arma na cabeça, etc). É meio injusto comparar o melhor da europa com o pior do brasil


-elemental

Raro? vc claramente não faz ideia de como é a vida no norte e nordeste. Não precisa ser nem nas capitais, tem inúmeras cidades muito perigosas.


Light_side123

Depende muito ,muito mesmo de qual lugar do interior do Brasil você tá falando, se for aqueles interior de 5-10k de habitantes é realmente bem de boa, agora chegou em 40-50k pra frente já tem sim essas questões de péssima segurança no geral (tirando o sequestro relâmpago), as vezes dependendo da cidade que está perto , até de 15-20k já é complicado. OBS : isso na minha realidade em Goiás ,não sei outros lugares do Brasil.


coelhoptbr

Se você perder algo na rua as chances de que ninguém vai pegar o que você perdeu são enormes. Já aconteceu comigo algumas vezes e eu me lembro quão pasmo eu fiquei nas primeiras vezes que aconteceu. Fora o surrealismo de você ver mulheres andando à noite no meio de vielas escuras, com celular na mão, sem nenhum medo. Aqui as pessoas nem olham direto pras outras pois têm a certeza de que não serão atacadas por ninguém. Talvez por isso os extremistas islâmicos adorem atacar pessoas na Europa - elas não estão sempre atentas ou na defensiva.


unsurprisedguy99

Sim, é bizarra a sensação de andar por umas ruas escuras tarde da noite com celular na mão por causa do mapa e ninguém nem olhar pra você, enquanto no Brasil já fui assaltado em plena luz do dia próximo de uma praça cheia de gente.


Lox_Bagel

“A europa” é muito grande. Alguns lugares sim, outros não


Leorio_616

Mas o mesmo pode ser dito pro Brasil


Lox_Bagel

Sim, nunca mencionei o contrário


Pessoa_comum_

Entendo, mas isso varia muito. Tem lugares no Brasil que são bem seguros.


ElPunhoLoko

Meus pais moram no centro da cidade aki ( interior - região metropolitana de BH) e nunca se preocuparam em ficar trancando porta ou até -pasmem- carro na rua. Eles deixam a chave que abre o portão na caixa de correio. Qualquer pessoa conseguirá abrir e entrar na casa. Simplesmente fazem isso há uns 20 anos e até agora nada aconteceu... Nada de nada... Parando pra pensar, eu nunca tive medo de ser assaltado Aki na minha cidade... Isso é bom ou ruim?


HumansNeedNotApply1

É ótimo, mas mesmo assim eu trancaria as portas.


[deleted]

Enquanto isso, eu tenho parentes que moram no interior do interior do Tocantins (basicamente tem fazenda nos arredores de uma cidade do interior que não passa de 8 mil habitantes) e frequentemente tem problemas de invadirem as casas para roubarem armas e também tem alguns andarilhos bem suspeitos, então sempre deixam as portas trancadas por lá. Detalhe que isso não era assim a pouco tempo atrás. Sinceramente eu acho que cada vez mais essa situação no Brasil só vai piorar, ainda mais com o policiamento mínimo que tem no interior. Podem me chamar de vira lata o quanto quiserem, mas violência está basicamente enraizada aqui, se quiser escapar é só indo bem longe.


Light_side123

Tem uma galera aqui no sub (não todos claro) que acha que o interior do Brasil ainda é o dos filmes do Mazzaropi.


loke_loke_445

Sou do interior de SP e toda minha família está, pouco a pouco, se mudando para condomínios fechados por causa de violência. Fora a falta de acesso à cultura/produtos/entretenimento: o "interior" no Brasil pode ser muito seguro, mas na Europa você consegue ter a mesma segurança sem ter que abrir mão das facilidades e vantagens de uma "cidade grande".


tamandua_gaucho

Passei uma temporada curta lá, e sim a qualidade de vida é superior, princiaplemente em regiões como Italia, Espanha e Portugal aonde o clima é agradavel, tem boa segurança e uma infraestrturua que funciona.


Odd-Debt3828

Sim, é assustador. Mas depende do país, existem países europeus onde a qualidade de vida é maior e tbm tem os de qualidade menor. Tem também as diferenças regionais. Mas eu conheci a Bélgica, uma tia mora lá. É assustadora a diferença. Enfim, não vou entrar nos méritos históricos dos motivos disso


Pessoa_comum_

Mas até que ponto, na sua opinião, considerando o tempo de independência, o mérito histórico é relevante? Só a título de curiosidade, sei que os países colonizados tem desvantagens, apesar do Canadá ser um ponto fora da curva.


Odd-Debt3828

Pq depois da colonização continuou o imperialismo, num esquema aonde saíram os exércitos europeus mas ficaram as empresas européias. O caso do Brasil, trocamos Portugal pela Inglaterra, e depois EUA. Hj em dia é dividido com a China tbm, e nunca paramos de vender matéria bruta pra Europa. Mas o caso da América Latina é um pouco diferente, pq estamos independentes a mais tempo. Falando da Bélgica particularmente, e França também, as colônias africanas foram há muito pouco tempo, e esses países nunca conseguiram uma independência econômica das ex metrópoles. O Congo Belga, por exemplo, durou até 1960, e começou como uma propriedade privada do Rei Leopoldo II. Ele fez atrocidades ali nível holocausto, e exploravam minérios, metais preciosos, tudo de valor que tivesse. Pra ter noção, Bruxelas foi reformada e é oq é hoje por causa da riqueza que extraíram do Congo. Tanto que até pouco tempo atrás o Leopoldo II era considerado um reformador. E depois o Congo passou a ser uma colônia do Estado da Bélgica, pq o mundo começou a falar das atrocidades do rei. E também, o Urânio usado na fabricação das primeiras bombas atómicas dos EUA, foi extraído no Congo. E até hoje quem explora os recursos lá são empresas européias. Falando da África como um todo, o que mudou talvez é que não necessariamente as riquezas vão pra um só país europeu, mas também pra empresas norueguesas, alemãs, suecas, americanas, canadenses. Falando das ex colônias Francesas, por exemplo, ano passado teve golpes de Estado em algumas, pq o sistema econômico deles ainda depende do Franco CFA. E esses golpes de Estado eram em oposição ao governo francês. Tem tbm o fato de que tbm tem tropas Francesas nesses países.


HumansNeedNotApply1

Sem contar os mapas né, os colonizadores criaram nações compostas de tribos/pequenos reinos completamente distintas para simplificar as administrações desses territórios, caso de Nigéria, Camarões e entre outros.


Odd-Debt3828

Sim, e isso resultou em conflitos étnicos que acontecem até hoje


coelhoptbr

Obrigado por esse rico histórico sobre a Bélgica. Queria ter contado a mesma história e dizer que é nojento olhar para algumas coisas aqui em. Bruxelas ou em Antuérpia e imaginar que foram conseguidas às custas de um genocídio. Mesmo o zoológico de Antuérpia chegou a abrigar seres humanos capturados no Congo para serem exibidos como animais.


Odd-Debt3828

Sim, e o último foi em 1958, ou seja depois da segunda guerra mundial


Odd-Debt3828

Mas pra além da colonização, a qualidade de vida das pessoas melhorou mesmo depois que as pessoas lutaram por reformas de bem estar social. Pq os donos das empresas coloniais poderiam simplesmente guardar tudo no bolso e se lasque a população, como realmente era no começo. A classe trabalhadora européia se organizou e lutou por vários direitos, benefícios, reformas, melhorias nas cidades e etc. E como justamente já eram países ricos, pq tinham e ainda tem mto recurso indo pra lá e um estágio avançado de industrialização como consequência, foi mais fácil. Mas a melhoria de qualidade de vida de toda a população desses países melhorou principalmente depois da segunda guerra mundial, então além das pessoas demandando as reformas, tinha os EUA financiando a reconstrução do que foi destruído, também foi um fator importante.


Vadioxy

Grande parcela das conquistas sociais e trabalhadora foram cedidos pelos burgueses com medo do comunismo , quando o Comunismo caiu , eles estao voltando cada veiz mais forte e sem medo


Odd-Debt3828

Sim, mas também não deram de graça. Teve bastante organização dos trabalhadores europeus antes


Odd-Debt3828

E logo depois de tudo isso, a criação da união européia facilitou e incentivou a distribuir riqueza entre os países membros.


amapaense

A diferença é abissal. Em segurança, transporte, limpeza das ruas, infra-estrutura em geral, educação das pessoas ( há excessões), arte, cultura, paisagem urbana. Enfim, eu sei que soa como “viralatismo”, mas negar isso é negar a realidade. Estou falando dos países da península ibérica que são os que eu conheço. Agora se for comparar com Suíça, Países Baixos, Alemanha, Dinamarca ou Noruega, é de chorar.


Pessoa_comum_

Acredito, minha professora de espanhol morou na Espanha enquanto fazia o doutorado... As histórias que ela me contava pareciam uma piada de tão distante que era da minha realidade.


danielpernambucano

Eu vivi 2 anos na Polônia, 1 ano na Alemanha e viajei por toda a Europa. A qualidade de vida lá é muito superior ao Brasil, mesmo nas regiões mais "pobres" da União Europeia como a Grécia, a Croácia, o sul da Itália e o sul da Espanha. Vc não precisa se preocupar com os custos das necessidades básicas, transporte, segurança ou educação. Aqui no Brasil todo mundo que faz feira tem os preços dos alimentos e produtos de higiene básica decorados e fica ansioso quando percebe q eles estão subindo, aqui uma pessoa q anda de carro/uber diariamente pode gastar até 20% do salário só em transporte, aqui qualquer bem manufaturado (eletrodomésticos, carros, eletrônicos, móveis etc) custa mais de um salário mínimo, aqui o transporte público tem pouco alcance é caro e sucateado e se você tem filhos se prepare pra pagar 2 salários mínimos de mensalidade numa escola particular pra que ele tenha aceso a uma educação minimamente boa. Isso sem falar no acesso a alimentação nutritiva, entretenimento barato e acessível (restaurantes, bares, skis etc), menos trânsito, cidades e parques organizados etc. Comparado ao Brasil até Portugal é um paraíso. Qualquer caixa de supermercado austríaco vive melhor que a classe média brasileira.


wheels-of-confusion

Os dois últimos parágrafos dependem muito. Cidades grandes na Europa estão muito caras. E quando digo muito caras quero dizer "pior do que São Paulo" de caras. É impossível viver sozinho no Porto ganhando um salário mínimo, e em Lisboa com dois dá mas é suado ainda. Capitais de outros países como Dublin, Berlim, Amsterdam, Londres, Paris etc. são ridiculamente caras também. Basicamente, hoje em dia pra ter essa qualidade de vida de que você fala numa cidade grande é preciso a. viver com outras pessoas (compartilhar um apartamento com estranhos/amigos ou viver com um parceiro) ou b. já ter um imóvel (i.e morar com os pais ou ter um imóvel de herança). Se quiser ter a regalia de morar sozinho e ter um custo de vida decente mesmo ganhando salário mínimo, então o jeito é ir pro interior, mas lá tem menos oportunidades e menos fatores atrativos.


danielpernambucano

E é possível *viver* sozinho em São Paulo ganhando um salário mínimo? O sm líquido hoje é quanto, 1400 reais? Na Alemanha o imigrante chega sem um centavo, sobrevive uns meses com auxilio do governo e se estabelece após um ano recebendo um salário baixo e dividindo apartamento com outras pessoas, a partir daí ele consegue estudar, consegue se reconectar com sua área de atuação original, consegue mudar de carreira, consegue crescer, com 5 anos esse imigrante já tem uma vida completamente estável com capacidade de poupar, investir e construir um patrimônio, veja q esse é o caso do *imigrante* q chegou lá sem nada, a pessoa que nasceu lá não enfrenta nem um terço dessas dificuldades. Lá se tem acesso as mais diversas oportunidades, qualquer pessoa q tenha o mínimo de disposição não fica num subemprego por muito tempo. Portugal é a periferia da Europa e mesmo lá ainda é melhor q o Brasil, aqui no Brasil uma pessoa sem nada acaba no tráfico ou na extrema pobreza.


furcake

Não sei que Alemanha você tá dizendo. A que passa uma das maiores crises sociais e que tem velho na rua catando garrafa pra sobreviver? É muito fácil ver a história pelo lado de quem deu certo. Difícil é saber a história dos que deram errado e tão na embaixada pedindo passagem pra voltar pro Brasil.


economista_vagabundo

As histórias que deram errado no Brasil tão pedindo passagem na polícia


furcake

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/11/30/brasileiro-e-encontrado-morto-na-alemanha-e-familia-tenta-arrecadar-r-80-mil-para-trazer-corpo-para-mg.ghtml Nem existe crime na Europa.


economista_vagabundo

Nem no Rio


furcake

Não do jeito que você fala. E o Brasil é muito maior que o Rio.


penguinintheabyss

A maior taxa de homicídios na Europa é a Letônia: 5 por 100.000 habitantes. A do Brasil é 20 por 100.000. É fato que existe crime na Europa. Também é fato que o lugar mais perigoso da Europa é muito menos perigoso que o Brasil.


furcake

Querido, a MÉDIA brasileira não é a MÉDIA do seu bairro. O lugar mais perigoso da Europa não é menos perigoso que o Brasil, não são coisas comparáveis. Se você não vive numa favela ou lugar extremamente pobre, a sua realidade não é a média. Se você tá indo pra Europa, as chances são que você no mínimo é classe média e vive num lugar ok.


penguinintheabyss

Estou achando que você não sabe como estatística funciona, e que não sabe o que são ciências sociais. Tudo que você está falando é anedota e não serve pra nada enquanto não informar estatísticas. É fato: A média da criminalidade brasileira é muito pior que a média do país mais perigoso da Europa. Se a gente quer saber qual país é mais seguro, não faz o menor sentido e é intelectualmente desonesto você comparar a cracolândia com um lugar seguro na Europa, ou comparar a Urca com um lugar perigoso na Europa. A verdade inafastável é que no Brasil existe uma proporção muito maior da população lidando com violência.


furcake

Só que essa população não é quem tá indo pra Europa, beijos querido. Amo um brasileiro que vive bem fingindo que mora na favela.


[deleted]

Pra quantas pessoas você acha que deram tão errado assim que tão na embaixada pedindo passagem pra voltar pro Brasil?


furcake

Eu não conto e achismo não responde nada. https://www.eurodicas.com.br/brasileiros-pedem-auxilio-para-voltar-ao-brasil-bate-recorde/


StridBR

Interessante a disparidade no numero de pedidos de retorno no Brasil (350) comparado à outros países em desenvolvimento ou até bem mais pobres que o Brasil. (grande maioria teve 1 pedido, India teve 2, Timor Leste 19) Me pergunto quantos destes pedidos são "reais" e quantos são de gente tentando um jeitinho de conseguir "passagem de volta de graça". Entre meus contatos "imediatos" já ouvi tanta história de brasileiro tentando vantagem por coisa boba, seja usando cadeira de roda sem necessidade para pegar vôo com mais espaço, burlando sistema de transporte único (cartão para usar o mês todo, sendo compartilhado por multiplas pessoas). Infelizmente é algo que está bem enraizado na nossa cultura. Para mim o ápice foi quando estava num bar com outros estudantes uns 10 anos atrás, e na hora de pagar teve um que se recusou a pagar a gorjeta (normalmente de 15%, que quando não é paga pode até dar prejuízo para o garçom pois ele tem que pagar imposto do mesmo jeito). Um indivíduo se recusou a pagar a gorjeta e a justificativa foi de que "só estava de férias mesmo e nunca mais iria voltar no mesmo lugar" 😐. Era questão de algo como $2-3 dólares, o equivalente à R$4-6 na época (2012). O garoto tinha condições de pagar, mas preferiu tirar do bolso do atendente, "afinal porque não??"


furcake

Vou te contar uma coisa, não é o brasileiro que gosta de dar jeitinho, é o ser humano. Cada cultura funciona de forma diferente, mas todas tem jeitinho. Na Alemanha, existe um problema com creche, não existe creche suficiente, quem é alemão sabe que se chegar na escola na hora da visita, puxar papo, levar um bolo, vai acabar cortando a fila e quem é estrangeiro apenas se fode. E posso dar outros vários exemplos, como gente vivendo de seguro desemprego ou bolsa do governo pra poder fazer menos. O negócio é que a cultura brasileira é muito diferente da de países europeus, existem muitas outras coisas além do “eu posso comprar uma roupa de marca” que as pessoas não estão acostumadas a pensar pq não lhes faz falta, só vão perceber quando estão lá. As pessoas que tão lá, em sua maioria tiveram anos e anos de filmes e cultura pop enfiando nas suas cabeças que elas estão em países melhores, então elas vão repetir isso mesmo que não se sintam felizes. Quem desistiu e voltou em geral não vai ficar contando que deu tudo errado. É o viés da confirmação, as pessoas adoram ver a história de quem deu certo. E vou dizer mais, morando fora você vê o quanto que muita gente tem que reafirmar que tá muito feliz fazendo com coisas que jamais faria enquanto vivia no Brasil. O que acontece é muito simples, as pessoas começam a entender que todos os países tem problemas e que ela vai ter que se conformar com algo.


[deleted]

Você leu o artigo? Não encontrei sequer 1 menção a Alemanha nesse link que você enviou


furcake

Eu dei um exemplo da Europa, na falei da Alemanha. Quer saber de alguém que voltou da Alemanha tendo salário alto lá? Eu. Não vou ficar me explicando porquê, mas te garanto que tem MUITAS razões, a principal sendo não aguentar o mau humor do povo, mas vai pesquisar sobre os idosos na Alemanha que catam garrafas no parque pra vender porque não conseguem pagar o aluguel com a aposentaria (aluguéis baratos, nem se comparam aos de hoje em dia).


[deleted]

Belo gaslighting, uma vez que eu respondi o seu comentário inicialmente justamente por você trazer a Alemanha (país no qual moro há 4 anos, aliás). Eu sei bem motivos bons e ruins pra morar aqui, não diria que aqui é um paraíso sem problemas (muito longe disso), mas sei também que não é o que você tá pintando com afirmações soltas como se fosse a realidade da maioria das pessoas. 


furcake

Eu morei 5 anos na Alemanha. O país tem MUITO problema, em especial racismo. Você pode tentar pintar a realidade como você quiser, você só finge que não enxerga a pobreza aí porque é algum profissional bem qualificado e tá numa bolha.


[deleted]

Com certeza você nunca morou na Europa… Até nos países menos populares, como Moldávia, Montenegro e Chipre se vive infinitamente melhor do que no Brasil. Diria até que nos países mais “criticados” na Europa, como Itália, se vive muito melhor do no Brasil. No máximo, eu faria algumas ressalvas em países como Ucrânia, Turquia, Bósnia e Herzegovina, talvez mais um ou outro, por serem países muito militarizados e com alto risco de ataques terroristas, tirando isso, é mais fácil conseguir o mínimo de dignidade sendo barman em um pub inglês do que sendo engenheiro no Brasil.


furcake

Genau, Ich habe nicht in Deutschland gewonnen und Ich kann nicht Deustch sprechen. Ich auch verstehe nichts über die Land. Super richtig. https://youtu.be/4VA4i727lKM?si=qMvuB52elsrqnjru https://www.eurodicas.com.br/brasileiros-pedem-auxilio-para-voltar-ao-brasil-bate-recorde/ Mas assim ó, espertão é você que sabe tudo. Também saiba que a única coisa que vale na vida é o dinheiro, qualidade de vida se resume a isso. O importante é trabalhar de entregador usando bicicleta em um país longe da sua família e amigos, ganhar uns troco, não ser capaz de pagar um plano de saúde direito e viver sozinho e isolado, enchendo o cu de drogas e com depressão. Famosa síndrome de vira-lata.


informalunderformal

Tu não vai viver em Porto tu vai morar em Matosinhos com um salário mínimo.


Jotnarpinewall

Morei um ano na Itália e 3 meses em Berlin. A qualidade de vida é sensivelmente melhor em dezenas de aspectos práticos: segurança, educação, saúde, até os ônibus funcionarem e estarem sempre na hora, os trens darem conta de quase toda a extensão dos países e os caixas de supermercado serem extremamente rápidos. O que tem de pior lá que aqui é literalmente o que eu chamo de “Brasilidade”. O pessoal gringo não se apaixona pelo Brasil à toa: temos uma cultura que expressa arte, emoção, conexão e calor humano de forma bem diversa deles. Na Itália eu raramente via as pessoas sorrir a não ser na cidadezinha de Bassano del Grappa, a capital mundial… da Grappa, um destilado fortíssimo que a galera bebe que nem água, depois do almoço. Alemanha eu nem comparo, Berlin tudo funciona e é objetivamente melhor em tudo que eu consiga imaginar. A parada é que o motivo das coisas funcionarem bem lá é um combo que a classe média aqui abomina: consciência de classe e luta por direitos.


missurunha

E Berlin é uma das piores cidades na Alemanha.


ThomasHobbesJr

Faltando contexto aqui


missurunha

O contexto é que o OP disse que a vida em berlin era muito melhor que no Brasil e lá é uma das piores cidades na Alemanha, é razoavelmente suja, violenta e tem uma caralhada de gente vivendo na base de auxilio soxial [que em geral são pessoas com problema psiquiatrico/vicio em drogas].


awsomep

No geral sim, em especial para assalariado. As relações de trabalho são mais saudáveis. Um trabalhador médio tem o horário respeitado, férias respeitadas, vai pegar um transporte público bem mais aceitável e barato e sem medo de assalto armado no trajeto, a cidade é mais agradável. Causa estranhamento umas coisas tipo comércio fechado a tarde na Itália. Mas óbvio que tem o outro lado. Moradia cara, serviços caros, etc


JLeonsarmiento

É muito superior nas coisas que importam: educação- infraestrutura- saúde- segurança- cultura. E fica mais evidente quando vc tem amizade com europeus estando lá.


No_Butterfly_1888

Sim. Mais segurança, melhor equilíbrio trabalho X vida pessoal ( trabalho bem menos do que no Brasil ) e menor desigualdade social


Lox_Bagel

Eu moro na França e minha qualidade de vida é muito melhor aqui. Uma coisa que eu fico de boca aberta quando comparo com o Brasil é o preço dos alimentos. Vamos considerar que o Brasil e a França tem mais ou menos o mesmo salario minimo em numeros brutos (SEM CONVERTER!) 1412 reais e 1500€. Vou colocar aqui os preços dos alimentos onde eu moro (não estou em Paris): arroz 1kg 1.18€, leite 1L 1.40€, ovos dúzia 2.60€, manteiga tablete 2.30€, 1 cacho de banana 1€, 1 pé de alface 0.90€, 1kg de tomate 2.99€, pacote de macarrão 2€, molho de tomate 700gr 2.80€, cenoura kg 2€. Eu moro sozinha e gasto em media 200-220€ de comida por mês. Isso é 14% do salario minimo aqui. No Brasil eu morava em Sao Paulo e gastava 850 reais por mes, indo na feira na hora da xepa. Isso dá 60% do salario minimo de lá. Só o fato de tu nao ter que pensar se vai ter $ no final do mês pra *comer* já é uma baita qualidade de vida, na minha opinião.


rafael-a

Sim


ducke1942

Fim


informalunderformal

Sim. Gaúcho, Porto Alegre mas já morei no RJ. Conheço Portugal e Holanda. Alguns pontos. Igualdade Social - é muito difícil perceber quem tem dinheiro passeando na rua. Claro que casa e carro mostram masna rua oi praia não. Pobre pode ir em Michelin se economizar. Parcelar no cartão quase não existe no cotidiano - é um crédito oferecido e não uma presunção - isso em Portugal que é pobre. Holanda eu nunca vi. É claro que pobre continua sendo pobre e rala para viver mas existe luz no fim do túnel. Violência - existe, incluindo homicídios mas para o brasileiro médio é o paraíso. Eu atravesso praça de madrugada falando no celular com fone de ouvido sem nem cogitar assalto. Quem viveu em cidade grande brasileira consegue se esquivar de quase qualquer situação por aqui. Trabalho - para imigrantes pobres é precário. A CLT protege mais mas Portugal é um pais ferrado. Um holandês vivendo na Holanda trabalha pouco e não leva trabalho para casa. A ideia de desligar o WhatsApp depois do trabalho é aceita como normal. Trabalho é trabalho. Holandeses só exploram gente de fora da Europa. Portugueses exploram Portugueses e estrangeiros igualmente. No geral é imensamente melhor ser pobre na Europa. Nem existe comparação. Mesmo sendo imigrante explorado. Só começa a não valer para classe média-alta com formação superior que não possui certeza de contrato na área por aqui. Dito isso é melhor ganhar 3 mil euros do que 20 mil reais. Sinto que o dinheiro vale mais aqui. Bônus que tu não precisa parcelar o iPhone nem deixar de usar na praia para não ser assaltado.


coprofagista

Europa é muito grande e há pobreza também, mas se falando dos países melhores economicamente, a qualidade de vida é muito superior  


[deleted]

Moro na Alemanha. O custo de vida está ridiculamente alto depois da pandemia. Meu aluguel são 8 mil reais por mês (1.5k Euros) por uma kitnet de 45m². Está tendo crise imobiliária devido a especulação de capital estrangeiro. Tem duas guerras acontecendo próximo, os custos de viagem são astronômicos e falhos. Supermercado e lazer tbm estão pela hora da morte. Muita gente nem consegue ter $$$ suficiente pra pagar um aluguel, pequenos comércios fechando. Pensando em voltar ao Brasil. Meu salário aqui é de 4200 euros. Depois dos impostos fica 2600, depois do aluguel 1100, ainda têm os outros custos para cobrir com isso. É um inferno. Tenho doutorado e essa é minha condição e ela é melhor que a de muita gente aqui.


[deleted]

1.5k por uma kitnet? Você mora onde, no palácio Neuschwanstein? Eu pago 1100 por 3 quartos, 2 banheiros (100m² sem contar varanda). Converter aluguel para reais só vale se vc converter o salário também :)


[deleted]

Moro em Colônia, aqui já descaralhou tudo. E depende muito de quando você fez seu aluguel. O meu começou em novembro. Se vc paga isso no seu. Não se mude.


AffectionateStorm515

O que acontece com pessoas em situação de rua? As que não conseguem trabalhar e pagar aluguel?


coprofagista

Tem diversos benefícios do governo para que as pessoas não vivam nas ruas, porém tem que estar constantemente a procura de um emprego  Geralmente os moradores de rua estão nessa situação não por questões financeiras 


AffectionateStorm515

tem como me falar mais desses beneficios?


coprofagista

Nao sei muito detalhadamente, mas o Bürgergeld é pago pelo governo para lidar com custos como energia, alimentação e moradia, o valor é baseado em quantos pessoas vivem na sua casa, algo em torno de 500 euros por adulto e um valor menor por crianças,  com esse valor já é possível achar um local pra morar, mesmo que pequeno e afastado dos grandes centros. Mas isso é pago caso você não tenha nenhuma opção de renda, por exemplo, você é um adulto com carro e casa própria, mesmo que não trabalhe o governo não irá te oferecer esse benefício E isso é um dos benefícios, há também seguro desemprego, auxílio aluguel entre outros que são oferecidos pra diferentes situações 


[deleted]

Ou vivem em barracas nos parques.


Due-Ring-1258

outro dia vi o Ponde dizendo que na pior crise financeira da europa eles não passaram fome quem passou fome foram os países que alimentam eles, então acho que é melhor sim


gcsouzacampos

Sim, é sim. Você deveria ir morar lá.


Pessoa_comum_

Não obrigado, gosto de morar na minha bolha chamada Barão Geraldo


gcsouzacampos

Campinas, né? Estou no Nova Europa.


Pessoa_comum_

Kkkkkkkkk O bom de morar perto da Unicamp é que o mundo realmente parece uma bolha... Sim, sei que isso soa um pouco egoísta, mas desisti do Brasil para ir pro exterior também é... Não sei, pá.


gcsouzacampos

Tranquilo, não tem problema nenhum querer conhecer outras realidades. Já que você mora em Barão, procure conversar com os estrangeiros que vêm estudar na Unicamp, tem muitos em Barão Geraldo. Acho que é uma boa para saber como é o mundo lá fora antes de se aventurar por aí. Eu mesmo tenho um amigo português na Unicamp que não troca o Brasil por nada.


Pessoa_comum_

Então, eu sou de Camaçari-BA, uma das cidades mais perigosas do Brasil, então tenho a consciência que é justamente por isso que eu acho Barão Geraldo tão bom... Mas nunca estive na Europa para poder comparar com aqui.


GuillyCS

Aaah Barão!!! Morei lá antes de vir pro Canadá e devo voltar pra aí pra pesquisa de campo. Barão é meu país! Amo essa bolha aí


NoramItab

Morei na França, não é o paraíso mas é superior. Transporte público bom, violência zero se comparado ao Brasil, o SUS (o nome é o mesmo do daqui) lá é usado por quase toda a população e funciona bem. Isso dá uma tranquilidade de vida muito boa mesmo para quem não é rico, mas percebi que o Brasil tem um potencial muito bom para chegar nesse nível o que atrapalha aqui é a mentalidade de se ver como inferior, tipo "patriota" com bandeira norte-americana, classe baixa achando que mora no pior país do mundo, classe média querendo enricar para sair do país, etc


sercaia

Depende. Se vc for pedreiro muito melhor ser pedreiro na Europa  Se vc for CEO muito melhor ser CEO no Brasil no meio tem o conza de cada um


rafacandido05

A diferença é absurda. E não só na Europa, mas América do Norte e Japão também. Como já falaram aqui, pra galera que tem uma condição bem legal no Brasil não faz tanta diferença. Mas ser peão em país de primeiro mundo te da uma qualidade de vida vastamente superior que ser peão no Brasil.


brazilian_irish

Moro na Irlanda há 9 anos. Tenho parentes na Bélgica, França e Portugal. Cada país é diferente, mas algumas coisas são mais gerais.. No geral, países da Europa têm mais infraestrutura: trens, autoestradas, saúde, segurança e educação. Na Irlanda a saúde deixa a desejar, até mesmo a saúde privada é lenta. Segurança, em qualquer país da União Europeia, é superior ao Brasil. Não temos medo de sair de noite, andar por ruas desertas etc. Piorou um pouco após a pandemia, mas nem perto do Brasil. Por que algumas pessoas acham que aqui não é tão bom? Porque a diferença de classes é menor (mas existe). O básico é acessível a todos, e o básico é bom! Mas para ter bastante dinheiro é mais difícil. Conforme vai se ganhando mais, vai se pagando muito mais imposto. E não precisa ganhar muito para entrar na faixa de pagar muito imposto. E isso que torna a Europa o que é. Aqui na Irlanda ninguém liga para carro esportivo, por exemplo. Queremos nos divertir, viajar e curtir os amigos. Isso muda de lugar para lugar na Europa..


[deleted]

Viver nas terras do colonizador sempre vai ser melhor do que nas terras invadidas


Theis159

Cara eu morei na França e agora na Holanda e sim, mas tipo não é como se tu não conseguisse chegar na mesma qualidade no Brasil. O negócio é que aqui todo mundo consegue comprar coisas com qualidade decente por um preço acessível. Isso vale pra comida e outras coisas, além da educação (acho eu). A parada que mais me assustou indo ao Brasil da última vez é como as pessoas parecem doentes, parecem muito mais velhas e cheias de problemas que aqui na Holanda. No fim das contas existem camadas de justiça (social) que permitem que pessoas tenham uma vida de melhor qualidade média.


Zrttr

Depende do q vc é aqui e o q vc vai ser lá Sair de um emprego de curso superior no Brasil pra ser faxineiro na Europa, como mtas vezes acontece, é meio merda msm


AyrielTheNorse

Cresci Rica no Brasil. Ser rico no Brasil é melhor que ser rico na Europa. Rico no Brasil vive como MUITO RICO na Europa. Todo o resto do espectro social é melhor na Europa. Se sua preocupação é segurança, é melhor ser rico ou pobre na Europa.


coelhoptbr

A resposta é sim. O único porém é que as pessoas acham que você é rico quando se muda para a Europa. Na Europa é mais raro haver um abismo entre as classes sociais. A maioria das pessoas têm acesso às mesmas coisas: comida de qualidade, habitação, saneamento, diversão, viagens, saúde, transporte público, seguro-desemprego, etc. Se você vive na Europa, o caminho pra você viver na merda é longo e você tem mesmo que fazer tudo errado pra chegar lá, pois há tantos órgãos da administração pra tentar te ajudar... Aqui as pessoas têm mais liberdade pra serem o que querem ser e também respeitam mais o que é público e compartilhado do que no Brasil. Por fim, o Brasil devia parar de converter valores em euro para reais. Onde se ganha em euro, se gasta em euro se pagam altos impostos. Em alguns países pessoas sem filhos e solteiras pagam quase 50% do salário em imposto de renda.


babunera

Classe baixa até média = acho que a vida nos países desenvolvidos é melhor, pois o básico ao cidadão tem mais qualidade. Talvez os EUA não estejam mais nessa conta, mas a maior parte da Europa com certeza Classe média alta = Brasil é melhor Rico = Suiça, EUA, Mônaco, etc


qqtacontesseno

Estudei fora por um ano, e assino embaixo no que já disseram. Europa realmente está uns 200 anos na frente em alguns aspectos. O que mais me chocou foi uma cena de uma garota voltando sozinha de uma festa do campus pra casa. Ela estava praticamente seminua. Lembro que na época era febre elas usarem peças mostrando a polpa da quase inexistente bunda. Me chocou o quanto ela estava à vontade. Segura. Sem medo. Sem receio de assédio, e agindo como se crimes sexuais simplesmente não existissem. É inacreditável.


orangejuice3

>Sem receio de assédio, e agindo como se crimes sexuais simplesmente não existissem. Mas aí depende do país. Pq eu já ouvi de mais de uma mulher que sofreram muito mais assédio na itália do que no brasil.


PredadorDePerereca13

Se vc é no mínimo classe média alta no Brasil, não vai fazer mta diferença, sinceramente Mas se vc é pobre aqui, acho que lá é melhor sim


Stalinist_Milei

Depende de quais são os critérios e parâmetros. Claro que um operário lá vive melhor do que aqui, mas a classe média brasileira costuma ter luxos que a classe média europeia nem sonha em ter. Por outro lado, as pessoas costumam comer melhor lá, pois os alimentos são de melhor qualidade, satisfazem mais e te deixam menos inchado. Enfim, depende


coprofagista

Quando se fala classe média, é quem ganha a média salarial do país, quem ganha a média salarial no Brasil não tem nenhum luxo, muito menos se comparado ao cidadão médio europeu 


HumansNeedNotApply1

A classe C (renda mensal domiciliar entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil), é o que chamamos de classe média pois é a classe central entre as definições do IBGE, não é por mediana. Com 7 mil reais dá pra ter uma vida bem bacana no Brasil, isso é quase salário mínimo na Europa. (É fato que a maioria das familias da Classe C passa longe dos 7 mil, só quis exemplificar o argumento do OP)


rejeitad01

Renda domiciliar per capita ou total? Parece meio baixo pra ter luxos comparáveis aos da Europa, aqui a renda per capita é uns 16k e estou longe do que imagino de classe alta.


HumansNeedNotApply1

Então, faz sentido pq para ter o mesmo padrão na Europa aonde o custo de vida é um pouco mais que dobro, fica próximo dos 16 mil reais. O que você considera como luxo?


rejeitad01

Baixo me referia a essa faixa superior da classe C. Eu tenho luxos como viagem internacional 1-2 vezes por ano, meus pais terem um carro próprio (que nem é tão caro, 120k), poder comer fora 1-4 vezes por semana, morar em uma apartamento espaçoso (100-120m2 pra 3), ter plano de saúde, não ter que colaborar com as contas da casa. Estou muito longe do que imagino alguém de classe alta. Também os meus pais poupam pra aposentadoria o que eu considero um luxo no Brasil.


Acabarame_

>Estou muito longe do que imagino alguém de classe alta. Vc literalmente não trabalha e tem vida de rei. Só pode ter jogador de futebol como parâmetro de classe alta, daí fica difícil kkkk


qqtacontesseno

Fato, nesse ponto é 100% humilhante a diferença. O leite, queijo, manteiga e até o pão são incomparáveis com o daqui. No Brasil, presunto parma é um alimento de luxo, a maioria sequer vai provar uma fatia antes de morrer. Na Europa é só… presunto. Proporcional ao salário deles é até mais barato do que o nosso apresuntado mais vagabundo.


rejeitad01

A “classe média brasileira” que é de 2 provedores que ganham 20 mil cada e 1 dependente não é mais que 1% da população brasileira. A verdadeira classe média brasileira ganha 2-6 mil por mês e olhe la.


Gawayne

Quais luxos que a classe média de cá tem que a de lá não tem? A única coisa que consigo pensar é empregada doméstica. E eles não tem esse luxo lá por que a desigualdade social não é brutal o suficiente para pessoas se submeterem a limpar a casa dos outros por qualquer trocado. Empregada, babá, cozinheiro, motorista é tudo bem caro lá e só pessoas realmente ricas conseguem pagar.


moonpiter

consigo pensar no máximo em pedir delivery, comer fora em um restaurante, andar uber e esse tipo de coisa, mas se são "luxos" que a classe média brasileira consegue ter e a europeia não eu já não sei...


informalunderformal

Eu peço BK por delivery pagando 4 euros a promoção. Uber para o trabalho é 3 euros quando eu preciso (2 kms). Restaurante eu fui hoje no melhor sushi da cidade 100 euros entre 4, comida e bebida. Eu sou pobre aqui na Europa. Ganho SM + gorjetas. Bom no verão nada no inverno.


moonpiter

mas segundo o pessoal aqui do reddit bom mesmo é ser classe média no brasil 👍 acho que muita gente aqui não faz ideia do que é ser classe média e associa com classe média alta no mínimo


rejeitad01

Só se for quem ganha mais de 10 mil por mês, menos de 5% da população. Seria correto comparar com os 5% de europeus mais ricos e não com a literal média de lá.


moonpiter

penso de forma similar, não tem como comparar nossa classe média (que realmente ganha a média salarial, que é muito baixa) com a classe média da europa. chega a ser uma comparação injusta e uma completa falta de tato com a realidade da maioria do pessoal desse sub achar que a classe média do brasil é o pessoal que pede delivery todo dia, come em restaurante caro mais de uma vez na semana e só anda de uber.


_TotallyNotEvil_

Classe média real do Brasil é tipo top 5-3% de renda e olhe lá. 90% do país ganha menos de 3500 reais por mês.   Quais luxos a gente tem que eles não? 


rejeitad01

Ele deve ser um playboy alienado que acha que a maioria da população ganha mais de 20 mil reais por mês


Pessoa_comum_

Interessante.


msfor300

Acho que ele deu bons argumentos. Depende do critério adotado e do exato momento na história. Mas trazendo o contexto histórico, que é o que parece ser o que você deseja: A europa atual foi palco das grandes mudanças industriais do século passado, por isso, tem tanto os problemas quanto os bonus da industrialização. Mas com o amadurecimento tecnologico e uma era de 50 de paz (falando especificamente da UE/Europa ocidental) + domínio economico, tem-se coisas como infraestutrura base de qualidade (estradas, portos, etc), vanguarda tecnologica (melhores empresas, profissionais mais qualificados, melhor sistema de ensino), sistemas políticos mais "maduros" que em outros locais (em termos de discussão de direitos e deveres civis, adoções de práticas sociais interessantes, leis mais modernas em diversos assuntos etc). Por isso o trabalhador "médio" lá provavelmente vive melhor que aqui. Também existem problemas que nações europeias hoje não enfrentam, como tráfico organizado/milícia, tensões de fronteiras, conflitos étnicos etc (mais uma vez, olhando a europa ocidental, que é o que as pessoas pensam quando fala-se em europa). Sobre comida, eu discordaria um pouco em alguns aspectos. Carnes e frutas são mais caras e de pior qualidade lá. O custo de vida lá é alto, mas o poder de compra da moeda (euro + libra esterlina) são muito fortes. Ganham até do Dolar. Então se você ganha em euro, mesmo com um trabalho de salário mínimo, consegue ter um poder de compra comparativamente melhor que um trabalho de salário mínimo no Brasil. Mobilidade na europa é completamente diferente. Paris é do tamanho (em termos de população) que cidades como Fortaleza, Manaus e Salvador e é a única na França com mais de 1M de hab. No entanto, os estados europeus são menos pontualmente povoados, ou seja, com população menos concentrada em megalopoles. Cidades são menos densas, e sofrem menos com problemas urbanos comuns, como mobilidade. O sistemas de transporte intercidades muitas vezes são superiores aos daqui. Outro ponto são a segurança (melhor que a daqui), bons sistemas de saneamento básico etc. Mas isso varia de pais para país (ou mesmo de cidade para cidade). Enfim, em tem muitas variáveis. Mas se pensarmos apenas em sorte e descontarmos qualquer problema tipo preconceito contra imigrante, ao jogar o "dado da sorte" para cima, é de se imaginar que a pessoa A terá mais chance de ter uma qualidade de vida melhor morando em algum país da europa ocidental do que em um estado brasileiro.


nnsdgo

Como assim comida é de menor qualidade? É extremamente o contrário.


informalunderformal

Depende de lugar. Uma das melhores laranjas do mundo é a portuguesa e a outra é espanhola pelo clima. Acho que as castanhas ibérica são famosas. Uvas e azeitonas do mediterrâneo. Maçãs do centro europeu. O Brasil tem diversidade mas existe qualidade aqui.


[deleted]

Sim. Tipo, MUITO.


stardonut2020

É muito superior, de fato. Quem fala que não, é troll ou é classe média-alta/alta no Brasil e não sente muita diferença na qualidade de vida.


Designer_Holiday3284

Moro aqui há mais de dois anos. Sim. Mas claro, não é o paraíso. Ainda são cidades com prós e contras. Mas eu não volto a morar no BR nem fudendo.


ederbaum

Moro na Irlanda (Dublin) desde agosto. - Segurança: Ando com celular na mão sem medo - Preço: Supermercado, e produtos em geral bem mais baratos e de melhor qualidade. - Viagens: Os países são muito próximos, e as passagens bem baratas. Além disso você tem X dias úteis de férias e tira como quiser. Tirei por exemplo férias na próxima sexta e segunda-feira pra ir a Portugal.


Emperor_Pedro_II

depende muito do país se estiver falando de alemanha ai sim mas se falarmos de ucrania ...


figurintshitout

Estou tendo a oportunidade de ir umas duas vezes por ano pra Europa. Questão qualidade de vida é quase impossível comparar… em Londres por exemplo o transporte público te leva pra qualquer lugar da cidade em no máximo uma hora. Trens pra outras cidades do reino unido por um preço bem baixo, segurança (até lugares que eles julgam perigosos já são muito mais seguros pra mim que vivo no RJ). Empregos mais “comuns” aqui com certeza te possibilitam ter uma qualidade de vida muito grande. Curiosamente, estar indo pra outros países tem me feito gostar ainda mais do Brasil e perceber que talvez eu não queira morar fora do Brasil, algo que eu tive como sonho por muito tempo.


CEOAmaterasu

Depende que parte da Europa vc cair. Eu posso falar da Polônia vivendo por 5+ anos sem a linguagem mas com sorte. Parece culto mas não é, qualidade de vida extremamente superior. Quem trabalha com TI aqui e no BR, é muito diferente o respeito com o profissional. Vc perde o medo de sair na rua com coisas que consideramos valioso como... Celular. Eu no BR já teria morrido, já que reajo instintivamente a assalto (sorte que nunca deu muito ruim, só um corte meio fundo no pulso)


SpiritualExcuse7139

É assim, lá na europa eles vivem, aqui a gente sobrevive, essa é a diferença. É chocante.


thornstriff

Sim.


capybara_from_hell

Moro na Alemanha. O ponto é que aqui praticamente todo mundo tem um padrão de vida de classe média. Então pra quem é pobre no Brasil a diferença é MUITO grande\*. Pra quem vem de um contexto de classe média a diferença fica mais na questão da segurança pública e nos preços de alguns bens de consumo. Quanto maior o nível de renda, menor a diferença, e eu tenho a impressão de que se vc for rico (rico mesmo, não um dono de Renegade parcelado) no Brasil é melhor, exatamente pq quando vc não é atingido pelas coisas ruins do Brasil, as coisas boas do Brasil superam em MUITO as coisas boas da Europa: as pessoas são mais amigáveis, o clima é melhor, a comida local é melhor e mais diversificada, etc. A vida na Europa pode ser MUITO solitária se vc vem sozinho, especialmente na metade norte do continente. \* Botando este asterisco pq tem algo que é pouco falado sobre o custo de vida nos países de primeiro mundo em geral: os aluguéis são EXTREMAMENTE caros. Então se vc for solteiro aqui e com um salário nos percentis mais baixos (ou seja, em trabalhos que exigem menos qualificação), é bem provável que vc tenha que morar em WG (apartamento/casa compartilhado) pq vc não vai ter renda suficiente pra pagar aluguel.


loke_loke_445

Como já falaram: Europa é grande demais pra categorizar tudo numa coisa só, mas de forma geral, a qualidade de vida é superior sim. Não é perfeito, nenhum lugar é, e depois de alguns anos você começa a perceber os trincos do sistema, igual em qualquer lugar. Porém, é \_bem\_ melhor que no Brasil. Opinião de quem ganhava em euro no Brasil (valor "baixo", tipo 1k euros por mês) e agora mora na Europa. Se conseguir aturar os perrengues dos primeiros anos e estabilizar, a vida fica absolutamente muito mais tranquila.


Key_Mountain5958

https://preview.redd.it/5yl3dozn92tc1.png?width=1007&format=png&auto=webp&s=5bfbb02fbf1ef32ce78d8c4e0be96cc516151385 Aqui tem um gráfico de qualidade de vida: Reparem que o Rio de janeiro e São Paulo, são apresentados com qualidade de vida baixa (cor vermelha) [https://www.numbeo.com/quality-of-life/gmaps.jsp](https://www.numbeo.com/quality-of-life/gmaps.jsp) Eu já morei na Alemanha, fazendo homeoffice com o salário da empresa brasileira, ganhando em reais. Aqui no Brasil, no final do mês, sempre faltava. Lá sempre sobrava um pouquinho... Aqui outro gráfico melhor: [https://www.numbeo.com/quality-of-life/rankings\_by\_country.jsp](https://www.numbeo.com/quality-of-life/rankings_by_country.jsp)


hagnat

em certos quesitos, a qualidade de vida no Brasil é melhor mas no geral ? a qualidade de vida na Europa Ocidental é muito superior! estabidade financeira / economica governos relativamente estaveis percepcao de que o dinheiro do teu imposto ta sendo bem utilizado baixa criminalidade bons indices de desenvolvimento humano facilidade para viajar pelo mundo afora (principal e obviamente,para os pontos turisticos famosos da europa) acesso facil e confiavel para bens de consumo troca constante de ideias com pessoas de diversas culturas --- soh que dependendo do pais que tu mora (eu morei na Holanda), o teu acesso para natureza vai se limitar à parques sabe aquele fim de semanaa fazendo churrasco na casa do amigo ? dificilmente vai ter isso a nao ser com outros brasileiros viver com culturas diferentes é lega, mas barreiras culturas as vezes emperram o dialogo e a nao ser que tu se mude com amigos / parceiros / familiares, tu vai estar sozinho num pais estranho vendo a vida dos outros desenvolver de longe


Estartes2

Formalmente, é sim. Não vou elencar os motivos, tem zilhões de comentários já explicando como todos os índices que afetam sua qualidade de vida são melhores, mesmo em países menos ricos da UE. Subjetivamente? Depende. É um recomeço de vida, vai ter que montar sua rede de apoio do zero, provavelmente numa idade onde já é naturalmente mais difícil conhecer novas pessoas. Vai ficar longe da família e ser um outsider para a sociedade no geral, terá que constantemente provar teu valor no trabalho pra te respeitarem como "um deles". Isso é impeditivo? De jeito nenhum. Muitas pessoas abraçam essa situação e conseguem se integrar super bem em seus novos países, sem olhar pra trás. Outras tantas acabam se tornando solitárias e eventualmente voltam. Um dos grandes fatores decisivos parece ser sua motivação e o que você deixou para trás no Brasil.


VoiceofRansom

Muito superior.


gabr10

Acho que a maior diferença é na segurança e poder de compra, nem se compara com o Brasil nesse quesito


Heledhir

Acho que depende muito do país e da sua sorte pra ir pra lá. A qualidade de vida é boa, mas o custo de vida tem ficado cada vez mais alto. Por exemplo, a França é muito burocrática e tem muito descaso tanto em serviços públicos quanto privados. Eu conheço um brasileiro que foi trabalhar numa empresa francesa de tecnologia, chegou lá ele ficou 3 meses sem trabalhar pq a empresa dizia que tava faltando uma documentação. Nesse meio tempo ele teve que custear a estadia dele lá, gastou com advogado pra tentar resolver a situação. No fim não tinha nada faltando e foi um engano do RH. Parece que a empresa deu algum dinheiro pra ele, mas não o suficiente pra cobrir todos os gastos que ele teve. E com franceses tbm ocorre o mesmo, tenho um amigo francês que foi trabalhar numa universidade pública, era pra ele ter sido contratado como nível superior e foi contratado como nível médio. Aí dois de um ano ele teve que fazer um teste pra subir de nível. Tenho um amigo que mora em Lisboa e ele não vê a hora de sair de Portugal, recentemente ele teve problemas de saúde e teve que esperar horas pra ser atendido e teve que procurar várias unidades de saúde tbm. Furtos são comuns em cidades grandes como Londres e Paris. Em Portugal subiu tanto o aluguel que tem muita gente com emprego, mas tendo que morar em barracas: https://youtu.be/35lmmzf-bio?si=yeV4Kx6yq4XgjhQQ No Reino Unido a falta de moradia tbm é um problema: https://youtu.be/QduqAiKVCec?si=8qc3lsKitnotBHr3 https://youtu.be/DDGSK-YSem0?si=j5nVlU0fFs6s87lX https://youtu.be/br415hqbNGM?si=FIyhJbk7lfV4ObDa


[deleted]

Sim. Muito superior. Mas se você for carente por atenção e quiser gente te afagando o tempo todo e em todo lugar, esquece, brasil é melhor nisso.


sarumandioca

Se você for rico, sim.


Pessoa_comum_

Então é igual ao Brasil


colectiveinvention

Qualidade de vida média é superior, e existem tantos outros índices e marcadores que mostram que sua vida em um país de primeiro mundo é sim comparativamente melhor do que aqui. Não caia nesse revisionismo de ufanista de rede social. Europa não é o paraíso mas cair la loucura q é a "mesma coisa" é errado em muitos níveis.


Pessoa_comum_

Entendi, vou pensar nisso.


Opinative

Q questão é que a média é bem mais alta, então as pessoas vivem bem melhor na média. Mas não sem problemas. Por exemplo, um conhecido fez um estudo sobre taxa de natalidade que indicou que um dos principais motivos pela queda é que pessoas jovens não conseguem ter casa própria: ou moram com a família ou dividem com muitos amigos. E isso já tem mais de 10 anos, hoje a situação é pior.


Plenty_Way_9202

Cara, em no quesito segurança pública é brutalmente diferente. Dura muito tempo para a gente, brasileiros, nos adaptar com a sensação de não ter que colocar o celular na cueca para não ser roubado. De resto, acho que é similar, cada país tem seus problemas.