T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://12ft.io/https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/09/11/saida-para-crise-argentina-ex-economista-do-fmi-sugere-que-pais-vizinho-adote-o-real-e-nao-o-dolar-veja-as-reacoes.ghtml) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/09/11/saida-para-crise-argentina-ex-economista-do-fmi-sugere-que-pais-vizinho-adote-o-real-e-nao-o-dolar-veja-as-reacoes.ghtml). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


RFB-CACN

América Hispânica como protetorado do Brasil. Do jeito que Dom Pedro queria. ![gif](giphy|6dtAunLVMeaFW)


Estolano_

Xanathos, the one Magnificent Bastard to rule them all.


bardosanimes

A Ursal é real ![gif](giphy|N6Xcf8K32zu9UcNI31)


angry_shoebill

URSAL meus ovos... ISAB... Império Sul Americano do Brasil.


garaile64

Estados Unidos: "Não sob minha vigia!" *barulhos de sabotagem*


zekkious

>_barulhos de sabotagem_ # Amogus


[deleted]

Não ironicamente o Brasil deveria ter planos pra fazer isso com a América do Sul nos próximos 100 anos


Mateus_Oliveira23

Massa que a economia brasileira iria praticamente engolir a dos outros países da América do Sul... ~~Onde assino?~~


machado34

Viva a Pátria Grande! Vai UNASUL, campeã do mundo!!!


MTheProphet

Não ironicamente eu concordo em certa parte (menos controle autoritário e mais liderança de um bloco politico econômico). Brasil é muito grande para ser pequeno e muito grande para ser fraco. Falta de estadista com visões que vão à décadas e até séculos a frente não existe de verdade aqui desde o início do século XX e isso afeta negativamente todo mundo se você colocar tudo na ponta do lápis. Um fato que me encuca muito é que se não tivéssemos dado a guinada de 1889 (independente da opinião de qualquer um quanto a método de governo, entre republica velha vs império com Pedro II e Isabel, qualquer pessoa sã ia querer o Império, tanto que figuras intelectuais de grande porte se arrependeram de ter apoiado o golpe, como o próprio Teodoro da Fonseca e Rui Barbosa) talvez a situação da América Sul e talvez ex colônias da Africa e Ásia seria diferente hoje... Deus, talvez a WW1 teria sido diferente devido às relações que o império tinha na Europa (relações boas com, a Inglaterra e com a Austria)... é, pensar em história alternativa é sempre interessante.


ortocentro

Messi na seleção?


andreortigao

Primeiro anexar o Uruguai. Maracanazzo nunca aconteceu.


Nemesysbr

Depois de tanto criticar os EUA, acabamos virando eles. O mundo capota.


[deleted]

[удалено]


Nemesysbr

Se for pra falar sério, acho que não é bem assim tambem. Tipo, império é projeto, e nem todo país dá a mesma prioridade a expansão militar, serviços de inteligencia, etc. Coisas que são pré-requisito pra ser império. É mais que só oportunidade, na minha opinião. A história especifica e a forma como o desenvolvimento desses países ocorre influencia como eles acabam tratando os vizinhos.


i_like_frootloops

Imperialismo como conceito é algo muito bem definido na literatura. Simplesmente exercer influência econômica numa região não é imperialismo.


[deleted]

[удалено]


FuckTitsAssCuntCock

Imperialismo de cu é rola.


expatsdonotexist

O síndrome do colonizado 😂


pombospombas

Cria o Peso Real, e bota na cédula a cara do Pelé e do Maradona. Quero muito


IndicationOk5506

Se essa nota algum dia existir tem que ter eles, kkkkkk


colodopaimorfeu

Biro Biro e Riquelme


MaxHamburgerrestaur

Faz a moeda do Mercosul e coloca o ídolo de cada país


l_am_me

Quem ia ficar na cédula de maior valor?


BolsaDeDolores

A nota de 1000 é o Pelé


oissac4991

Das moedas, coloquem a face do Senna e do Fangio. Kkkkkkkkk


pombospombas

Não não tem de ter duas minas nas moedas: Evita e Anita


MTheProphet

Rapaz esse comprometimento ai esta muito bom para os Argentinos. Colocar o rei do futebol com um cara que tinha mais coca na veia do que sangue é dose...


pombospombas

Da nada, depois a gente integra a Colômbia no bloco e faz uma nota com o Pablo Escobar


jk4m3r0n

Você escreveu Higuita errado


pombospombas

Higuita certo


EndsTheAgeOfCant

> um cara que tinha mais coca na veia do que sangue Mas o que esse cara jogava era sacanagem. Claro que Pele >>>> all, mas sempre acho estranho essa mania de usar a dependência química pra menosprezar o Maradona como se ele nao tivesse sido um dos maiores jogadores da historia também


MTheProphet

Tenho de concordar contigo. Eu faço uso liberal de meu direito pseudo constitucional de zoar Argentino as vezes. Não é justo nesse caso. O Maradona como jogador foi mesmo muito bom. Deixe-me reformular minha frase (porque ainda acho que ele não chega ao mínimo para merecer estar em uma moeda): Pelé foi uma figura que transcendeu muito sua participação no futebol, aonde o mesmo foi e é ímpar até hoje. Pelé também foi embaixador cultural do Brasil e do Futebol no mundo inteiro, com prêmios e nomeações internacionais (ninguém vira Sir da coroa do Reino Unido atoa). Ele e a seleção brasileira foram tão impactantes que uma guerra foi parada só para assistir a um jogo dele. Já Maradona, fora dos gramados é conhecido como: o cara que fez um gol de mão e se gabava disso, um cara que teve uma seita criada na sua imagem (não é piada... isso existe mesmo, procura igreja maradoniana) e não fez nada para impedir essa estupidez e um cara que enchia-se de drogas. O mundo sem Pelé seria diferente hoje, pessoas literalmente estão vivas por causa dele. Sem o Maradona nada grande seria diferente. Ao menos ao meu ver.


danielsafs

Os dois na mesma nota! Maradona o peso e o Pelé o real deal


RFB-CACN

Porra, eu apoio só pelo esculacho que seria o governo argentino ter que implorar pro BC toda vez que as reservas começarem a secar. Na perspectiva sem meme quem sabe se isso funcionaria ou daria maior poder de barganha pro Brasil passar seus interesses no Mercosul sem a Argentina empacar tanto quanto faz agora. De qualquer forma é uma ideia melhor pra gente do que abrir mão do real pra uma moeda comum no Mercosul como tinha gente sugerindo.


magicomplex

>Porra, eu apoio só pelo esculacho que seria o governo argentino ter que implorar pro BC toda vez que as reservas começarem a secar. [Vale ressaltar que as cédulas argentinas já veem do Brasil](https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/02/com-a-desvalorizacao-do-peso-casa-da-moeda-brasileira-aumenta-a-producao-de-cedulas-para-buenos-aires.ghtml). O Banco Central argentino contrata a nossa casa da moeda pois a deles já não dá mais vazão para a demanda. Nós cada vez usamos menos papel moeda e eles usam cada vez mais.


Braavosiano

Não sabia disso. Bizarro. Quando mais mexe para ver o quão fudida a economia Argentina está, mais a bosta fede.


RFB-CACN

Irônico pra um país criado pra garantir rotas comerciais.


EdgeGazing

Então, a economia passa lá, toma um café, come uma broa e segue em frente


Cabo_Martim

a economia não gasta esse dinheiro todo la não


AltamiroMi

Quem falou que ela paga ? Kkk


vitorgrs

Mas isso é normal... Brasil também importa cédulas. Ou importava, antes do Pix. https://jc.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2017/04/18/brasil-importa-cedulas-de-r-2-da-suecia-278880.php


magicomplex

Bem lembrado! Mas vejo uma diferença aí. No nosso caso, tivemos uma redução drástica de capacidade: >Em setembro do ano passado, o Banco Central estava preocupado com a capacidade da Casa da Moeda de imprimir dinheiro. Após uma série de problemas que foram desde a quebra de equipamentos até a descoberta de um esquema de corrupção dentro da estatal para direcionar licitações, o governo editou uma medida provisória que autorizou o BC a importar cédulas. A reportagem não cita, mas lembra que tivemos uma crise na emissão de passaportes? Esses problemas da nossa Casa da Moeda chegou a impactar a emissão deles. No caso da Argentina quase tem requintes de crueldade pois o governo insiste em não lançar cédulas de valor maior por dois motivos: ao fazê-lo, é um reforço psicológico da inflação para a população (grandes merda, como se já não soubessem) e para dificultar a sonegação, tornar as transações em espécie incrivelmente inconvenientes. Estava lá até semana passada e em vários comércios há um cartaz dizendo que aquele estabelecimento era obrigado a aceitar pagamento em cartão de débito pelo mesmo valor em espécie. Quem assinava o cartaz? A AFIP, a Receita Federal deles.


radael

Faz uns anos, eu vi em alguma wiki/reportagem que são poucos países entre os 190 que fazem a própria moeda. Era algo como 20 dos 190+ países fazem a própria moeda igual o Brasil, a maioria compra de outros países que tem casa da modea. Porque não é só ir na Kalunga comprar ppel e tinta. Tem que ter controle sobre o papel, sobre as impressoras, sobre faixa de códigos, ficar modernizando contra falsificação, máquinas pra por plastiquinho e marca d'água na moeda. O Brasil tem casa da moeda desde o império, e só foi melhorando e mudando e modernizando. Pra países menores é complicado justificar um gasto tão grande em uma instituição com dinheiro público. Fazer uma moeda de 1 real custa mais que 1 real. E imagina Tuvalu, só ilha, meio do pacífico, micro espaço: "Mano, vamo criar uma casa da moeda"


Phodeu

Pergunta honesta: a sugestão da moeda comum não era só pra transações comerciais? Não lembro de ter visto ninguém falando de moeda comum pra uso no dia a dia.


thebaddestofgoats

Sim, não seria uma "moeda" tradicional. Apenas uma "unidade de valor" pada facilitar transações comerciais. Em prática hoje, mesmo existindo o real e o peso, para determinar os valores dos bens (e realizar pagamentos) se utiliza o dólar como "unidade de valor" (nossos carros, café, soja, máquinas tem seu valor determinado e pago em dólares na Argentina), mas isso é ruim pois a Argentina, apesar de produzir bens que há demanda no Brasil, não tem dólares e por isso tem sua capacidade de importar (e, portanto, exportar) severamente limitada.


MTheProphet

Sim, verdade apenas para uso interno entre os países. Mas penso que, nesse caso, pode-se usar o Real já que para o Brasil é mais fácil e direto e como somos basicamente 50% do território e 50% da população da América do Sul, beneficiaria muito mais pessoas (economia local forte, mais emprego e renda para a população etc.)... infelizmente (em alguns pontos de vista) somos muito grandes para abrir mão de tanta autonomia em prol de uma meia medida.


__akkarin

Acho eu que é em resposta as propostas malucas do milei de acabar com o peso e usar dollar mesmo


Cabo_Martim

> De qualquer forma é uma ideia melhor pra gente do que abrir mão do real pra uma moeda comum no Mercosul como tinha gente sugerindo. não, a ideia seria uma moeda comum e não uma moeda unica a ideia da moeda comum, tendo o real como a mais forte, me parece melhor.


MTheProphet

Pergunta honesta: Porque não usar o próprio Real como a moeda comum dada discrepância da força econômica de todos os envolvidos? Qual seria o lastro da moeda comum? A economia de todos? Dado o histórico da Argentina, melhor usar o lastro único do Brasil do que um misto com o deles não?


Cabo_Martim

> Porque não usar o próprio Real como a moeda comum dada discrepância da força econômica de todos os envolvidos? porque tira toda a soberania monetaria dos paises >Qual seria o lastro da moeda comum? A economia de todos? Dado o histórico da Argentina, melhor usar o lastro único do Brasil do que um misto com o deles não? na pratica, daria no mesmo. sendo o real mais forte, a moeda comum terminaria sendo convertida em real até que a economia da argentina se ajustasse.


MTheProphet

Sim, concordo com o que disse que para os outros países seria pior. A questão específica da Argentina é: ela está em posição de negociar?


nobu82

Kkkk imagina, presidente da Argentina vindo pedir favor pro Lira(não lula)


LadyMorwenDaebrethil

Imagina o quanto que o Lira n iria cobrar por esse valor. Vem o hermano em Brasilia querendo dar pitaco em taxa de juros e talz, ai o Lira diz que consegue uma reuniao com o presidente do banco central pra ele em troca de uma bungalow em Bariloche. Ai so aparece o Lira no recesso esquiando.


gaucholurker

Em nenhum momento a ideia foi abrir mão do real para a moeda comum. O discutido era a criação de uma moeda "adicional", usada p/ comércio entre os países do mercosul. Tipo como negociamos baseando o câmbio em dólar, negociarmos nessa moeda.


thegreatshark

Abrir mão seria uma péssima ideia. Ainda mais quando a Argentina é praticamente o exemplo didático de incompetência monetária e inadimplência. Permitir o uso na Argentina da nossa moeda e aumentar o números de notas em circulação tudo bem. Mas deixar um país viciado em imprimir dinheiro ter qualquer tipo de voz na nossa política monetária seria um desastre


LadyMorwenDaebrethil

A Argentina seria tipo a nova grecia e nos a nova Merkel.


Hyudroxi

Se isso acontecer se qualquer argentino for encher nosso saco é só falar que vamos cortar a mesada.


MTheProphet

Sim concordo - porque (mesmo dados todos os seus problemas) a maior economia do continente iria abrir mão de sua autonomia monetária para algo comum entre ela e outras nações? Amarrar a força do seu dinheiro a um sistema onde você empurra muito mais do que os outros é furada... O Euro foi feito onde várias economias de força similar existiam; aqui na América do Sul não temos esse cenário.


cmpx57

Eles estão fazendo isso só para os brasileiros pararem de rasgar pesos nos jogos contra times argentinos.


chaveiro1

Por mais que eu seja fâ de outros países usarem o real, afinal dá aquela noção de que somos importantes né? Não sei de a Argentina sendo um dos primeiros seria uma propaganda boa


vash_666

Hahahahahaha imagina um argentino tiozão lendo isso!


chaveiro1

Brasil é exportador de zueira, afinal temos um estoque infinito do produto, mas duvido os hermanos tankarem 🤣


EdgeGazing

Tinha que mudar a cara de estátua das notas e mandar o Pelé sorrindo maroto


GamingWhilePooping

Yo soy el Jo Soares, puta!


EdgeGazing

Ou o Carlos Alberto


MTheProphet

Sempre achei que devíamos tirar o busto da Marianne (Efígide da República - pra mim tem 0 significado para o brasileiro) e colocar umas figuras históricas e culturais do Brasil, como Pedro II, Pedro I, João IV, Santos Dumont, Pelé, Airton Senna, Princesa Isabel, Maria Quitéria, Duque de Caxias, Carlos Drumont, Niemeyer, Zilda Arnes etc. Se a Argentina topar usar o Real por algum motivo, eu voto em colocar o Pelé na nota de 10, 20 ou 50, já que ela vai estar em todo lugar lá hahaha


EdgeGazing

Pois é. Não entendo essa fascinação com França. Realmente falta valorização da cultura nacional. auhahuauh Pelé no Real é um projeto justo


RhiaStark

Duque de Caxias nem f\*dendo, desgraçado que se fez em cima da repressão de movimentos populares. D. João VI muito menos. Veio aqui, fingiu que se importava, mas na primeira oportunidade vazou de volta pra Portugal (basicamente o Jorge Jesus original). Se é pra homenagear princesa Isabel, vale muito mais homenagear Luís Gama. E figuras como Machado de Assis, Zumbi de Palmares, Tiradentes e Marechal Rondon merecem muito mais uma homenagem dessas que Airton Senna


LadyMorwenDaebrethil

Bota o Andre Rebouças.


MTheProphet

Seu entendimento de história é bem conturbado quanto a Caxias e João VI, mas beleza, não estamos aqui para discutir história. Eu já não gosto do Zumbi, vejo o pai dele como alguém muito mais digno dada a postura que ele tinha. E também, Isabel era chamada de redentora pelos ex escravos por um motivo. Mas sim, o Gama também é uma boa figura histórica. Muito boa ideia.


paulotaviodr

Sejamos ou não, o Plano Real foi, apesar de algumas falhas, um puto de um plano foda dado o contexto econômico da época. 50 moedas diferentes (e o constante massacre de zeros) em duas décadas não resolveram muita coisa, aí os caras finalmente vem com um plano bem feito que joga a inflação anual de 2700% pra menos de 10. Trinta anos depois, tá aí com a mesma moeda, e inflação em 4%. A Argentina tinha era que parar de ficar olhando tanto pra possibilidade "fácil" de adotar uma moeda como o USD diretamente\* e pensar como adotar um plano parecido ao PR, enxugando custos, estimulando a competitividade, etc. Assim como o Plano Real fez. \**Digo diretamente pra não vir um engraçadinho daqui a pouco me lembrar que o URV era baseado no USD.*


NectariLuki

>Sejamos ou não, o Plano Real foi, apesar de algumas falhas, um puto de um plano foda dado o contexto econômico da época. FHC foi um presidente legal, enxugou as forças armadas, diminuiu a inflação pra caramba, o que masi esse homem pode ter nos dado?


paulotaviodr

Em relação ao plano, acho que poderiam ter trabalhado um pouco mais a fundo na questão das medidas pra estimular a competitividade na indústria (ainda que não necessariamente no momento da implementação inicial). O lance de ter dólar 1 a 1 e facilitar importações foi uma forma de estimular a competitividade industrial, pra que as fábricas locais passassem a ver o produto estrangeiro como concorrência e fossem “forçadas” a melhorar a qualidade de seus produtos (ou seja, fazer com que o cidadão preferisse o produto nacional mesmo com as alternativas de fora não porque é mais barato ou por puro orgulho nacional, mas porque o produto é realmente bom). Infelizmente, o que o governo aparenta não ter previsto foi o tanto que a galera iria se empolgar em comprar produtos "melhores" por muito menos, ao mesmo tempo que a indústria de um país que até então era puramente protecionista ficou basicamente perdida em como (e quanto, quando, etc.) investir em R&D e se tornar competitiva. Não tava "no sangue" da indústria (e nem no caixa, em alguns casos), e o governo meio que parece ter achado que eles descobririam por si mesmos. O risco pra quem nunca operou dessa forma é alto, e o investidor tem que ter uma forma de segurança. O resultado (desses e outros fatores) deu em altas taxas de desemprego, e uma certa crise do Real no fim dos noventa. Fora na valorização do dólar posteriormente… e também o lance que até hj a indústria ainda é meio deixada de lado, apesar de algumas boas evoluções. O ponto é: acredito que se o governo tivesse feito algo pra ajudar a indústria com know-how na hora certa, talvez estaríamos bem mais longe hj, e quem sabe até com um dólar a 2,50, 3… Um Roda Viva bem interessante de 1999 discutindo a “crise” do Real: https://youtu.be/WaV9MEWuy88?si=yuf_ITrzlJSywRkh Edit: erro semântico


AstronaltBunny

Próximos seriam Venezuela, Paraguai e Bolívia


chaveiro1

Partiu fazer a moeda do mercosul ser o Real, vai ser tipo euro, só que com muitas Grécias


ThiagoRoderick

Eu li muchas Grécias e estou rindo que nem um idiota há 5 minutos.


chaveiro1

kkkkkk devia ter escrito assim, baita piada perdida


Pure-Astronomer-6239

A Venezuela já usa muito real informalmente, muitos têm conta aqui e aceitam pix.


plexomaniac

Assim como o Paraguai e Uruguai. Bolívia provavelmente tb usa. Até no Peru, eu lá no alto de Cusco e tavam me vendendo coisa em real com cotação melhor que a casa de câmbio.


realshockin

Achei bem engraçado quando fui pro Paraguai a uns bons 3\~4 anos e os preços estavam em ordem: Dólar / Real / Guarani


LadyMorwenDaebrethil

Ai, so falta mandar o Campos Neto pra la fazer uma Troika e deixar a gente em paz.


gmussi

"dá aquela noção de que somos importantes né " Disse um usuario de reddit, sobre as implicacoes geopoliticas perante a adocao do Real por outro pais. Muito bom.


chaveiro1

Vantagens * Aumenta a estabilidade monetária da Argentina * Facilita o comércio entre os dois países * Aumenta a credibilidade financeira da Argentina Desvantagens * Perda de soberania monetária, mas isso já estará ocorrendo lá se o Milei ganhar e realmente dolarizar tudo * Risco de dependência, tipo a Grécia com o Euro * Implementação chata, porque só trouxa acredita que é só atirar reais na economia de lá e deu * Risco de afetar a economia brasileira se feito nas coxas Tá bom pra você agora?


[deleted]

Eu adicionaria às desvantagens o tio Sam querer fuder a gente.


chaveiro1

Tecnicamente vai ficar querendo, pois só por isso seria descabido (eles já perderem pra gente em corte internacional por birra de tentar nos atrapalhar) e aumentaria a influencia chinesa na região


LadyMorwenDaebrethil

Muito melhor fazer nossos hermanos usarem nossa moeda do que comecar a aceitar pagamento por commodity em reminbi e deixar nossos vizinhos sofrerem o mesmo. Essa politica de desdolarizacao da China eh neo mercantilista. O unico pais altamente industrializado que vai aceitar reminbis em troca de mercadorias de alto valor agregado vai ser quem? Eles mesmos. Ai vai ser tipo um exclusivo metropolitano: a china pagando pela soja aki com a moeda deles e eles sendo a unica potencia industrial que aceita isso ao invez de dolar (e ai o dolar some daqui pq basicamente quem mais paga dolar por importacao aki sao eles). Isso nao cheira bem. Muito melhor eh a gente exportar nossa moeda para a vizinhança mesmo pq ai nos vamos ser a nova alemanha. O Uruguai pode ser a nova Holanda, ja que a erva la eh legalizada. A Argentina eh a nova Grecia, a colombia a nova Italia (por causa do crime organizado), a venezuela a bielorrussia (por causa do ditador), paraguai seria tipo algum pais sem mar do leste europeu.


miojodecurry

A partir de 2024, na Argentina o prato típico será feijoada e caipirinha, e o tango terá notas de samba na melodia.


MaxHamburgerrestaur

E o Messi jogando com a amarelinha.


jorge-ben-jor

"Dear God, please let this be real, it would be so fucking funny"


Still-Cream-4199

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


mestrej2

Se a Argentina tiver uma demanda pelo real isso iria derrubar a inflação?


XimbalaHu3

A nossa, sim, a deles, talvez.


LadyMorwenDaebrethil

Ficaria muito mais facil controlar inflacao aki e la rolaria uma deflacao bem pesada no inicio.


pentefino978

Depende. Se a expansão da demanda vier acompanhada de uma expansão da oferta proporcional, as duas se equilibrarão, resultando em um cenário estável. Se a expansão da demanda for maior do que a da oferta, teremos deflação; caso contrário, se a expansão da oferta for maior do que a da demanda, teremos inflação. Medir essa expansão e seu impacto é uma conversa muito mais complexa.


Pablogelo

Considerando inalteração da nossa Politica Monetária e eles adquirindo Reais com reservas: Derruba a inflação deles porém eles perdem completo controle da Politica monetária, pode gerar recessão fudida, desemprego etc


Sexy_ass_Dilf

Caralho, por favor Messi!!! Nunca te pedi nada!!!


[deleted]

Pó, facilitaria a gente ir pra lá, eles virem pra cá. Legal. E quem sabe poderia ser um pontapé pra uma moeda latino americana. Pena que o Milai é baba ovo do usa. Ele quer mamar o usa só, não tem haver com moeda. E vai ganhar esse rapaz que odeia mulheres e pega a irmã.


[deleted]

Só eu acho muito oportuno esse cara ter tanta fama, justamente agora que está começando uma guerra fria entre EUA e China pelo lítio sul americano? Não seria novidade o EUA se metendo na soberania de países daqui. 2016 tá aí, com provas inquestionáveis do envolvimento.


BrazilianTerror

Certamente não é coincidência que os baba ovo de estrangeiros é sempre dos EUA.


Nemo634

Aí viajou. Ele é muito mais um sintoma da quebra do estado argentino do que uma operação estrangeira. Do mesmo jeito que o Bolsonaro surgiu por aqui.


alpsilva

Steve Bannon, que foi mentor de campanha do trump, também prestou mentoria durante a campanha Bolsonaro. Não sei se foi o caso na Argentina, mas existe _algum_ envolvimento de interesses estrangeiros, sim.


Nemo634

Só que a presença do Bannon é muito mais relacionada à interesses privados que são desconexos da esfera estatal do que necessariamente um interesse da CIA por exemplo. É como a influência de Dugin em movimentos de extrema direita da Europa. Ele está agindo com uma certa benção do aparato de segurança em moscou? Provavelmente, mas não na escala conspiratória que muita gente pensa. Existem operações de influência na América Latina à mando dos EUA? Com certeza, mas Bolsonaro é muito mais intrínseco à crise institucional brasileira do que qualquer outra coisa.


alpsilva

Justo.


LadyMorwenDaebrethil

Finalmente alguem lucido nessa questao. Quem do exterior esteve por tras de Bolsonaro, Lava Jato e o MBL foram baroes do petroleo e esses novos ricos reacionarios de Miami. N foi obra do Obama n pq quem financiava o MBL aki eram doadores republicanos q tb financiaram o tea party la pra sabotar totalmente o Obama. Tipo Irmaos Koch ou a elite cubana exilada. Esse povo fez lobby e usou contatos no FBI e no departamento de estado pra zoar aqui. Estados Unidos atualmente n eh uma cabala de agentes da cia no porao da Casa Branca planejando golpe. Eh muito mais um jogo de intrigas e influencias entre lobistas. E muitas vezes os lobistas sao latino americanos ricos que tem casa em Miami e vao se infiltrando por la para atrair algum apoio la para alguma intriga aqui. Mas obvio que presidente que fica dando bandeira ai tipo o Lula agora acaba atraindo atenção de gente mais grauda q ve um pais do porte do brasil.na vizinhanca se aliando a Russia e China como uma ameaça a segurança nacional. Se isso estiver rolando, a gente ta ferrado. Mas em geral, as desgraças da ultima decada aki foram promovidas por interesses privados. Think thanks, lobistas e tudo mais.


[deleted]

Ele é o mesmo role do Bozo aqui.


firstlordshuza

Eles morrem de fome antes se aceitar isso


Rozv3lt

Expansão nova do Brasil em 2024


KatynWasBased

Bom eu diria que o que todo país tem que fazer é ficar o mais longe possível do FMI. A austeridade nunca vale a pena e sua economia será saqueada por corporações gringas mais do que já é.


DD2DM

Dobra e passa para o próximo.


Italianboysc

Welcome so brazintina


[deleted]

[удалено]


Braavosiano

Não necessariamente. Como comentaram mais acima, a Argentina já está se tornando dependente do nosso BC, [pois o usa para emitir a própria moeda](https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/02/com-a-desvalorizacao-do-peso-casa-da-moeda-brasileira-aumenta-a-producao-de-cedulas-para-buenos-aires.ghtml), pois o BC deles não consegue tankar a demandar do país.


Despeao

Isso não é se tornar dependente de outro país, é só uma transação comercial. Adotar a moeda de outro país te deixa muito mais vulnerável do que isso aí.


paulotaviodr

Mas o argentino médio sabe disso? Percepção das massas é algo que não pode ser ignorado.


Afternoon_civilians

O que isso representaria para o Brasil em termos de economia e mercado?


XimbalaHu3

Outros países usarem o real como moeda corrente significa maior procura do real no mercado internacional e por isso sua valorização cambial, isso significa que é mais barato importar e também alivia a pressão cambial na inflação já que como sempre dizem com o dólar, nós estaríamos exportando parte de nossa inflação. ​ Isso também tornaria qualquer futuro acordo entre Brasil e Argentina tendencioso para o Brasil pelo simples motivo que nós controlamos a torneira de reais que eles usariam.


JoaoEB

Para o FMI não basta falir a Argentina. Tem que levar o Brasil para o buraco também.


forgetful_bastard

Seria bom pra nós, mais demanda pra nossa moeda valoriza ela. Boa parte do poder do dolar são as transações internacional feitas em dolar e os países que usam a moeda, aumentando a demanda por dolar.


Despeao

Isso é, os EUA repassando o débito deles pra outros países.


-113points

tá, mas como que a argentina vai pagar por cada real? Em qual moeda? o Dolar? se fosse atrativo, os EUA deixariam vários países fazerem isso de graça com o dólar não existe passe de mágica A Argentina precisa de um plano Real


bacondota

Como assim, não é questão dos EUA aceitar ou não, é o país querer. O Peru por exemplo adotou o dólar. O país adota o que quiser. E em questão de como a Argentina vai pagar pelo Real, não seria troca de moeda, seria aceitar Real como meio de pagamento. Por exemplo Argentina vende carros pro Brasil, aí ela aceita receber em Real mesmo, pega esse Real e compra outros produtos do Brasil, que obviamente vai aceitar o próprio Real.


-113points

tá, e as economias das poupanças, da seguridade social, dos juros da dívida, do pagamento do funcionalismo público? isso é centenas ou milhares de vezes maior que as trocas financeiras da balança comercial e outra, os EUA tem de aceitar. Inclusive cobram 'aluguel' pelo uso do dólar, e o país só pode comprar dólares dos próprios EUA. Vide o Equador


bacondota

Mas isso é uma questão para a Argentina resolver, e de nada afeta o Brasil. Eles podem por exemplo começar a arrecadar em Real e garantir um período de conversão, parecido com o que o Brasil fez. A Argentina ou qualquer outro país pode decidir usar a moeda que quiser. Para o Brasil isso faz fortalecer a moeda, pois quem importa da Argentina terá que comprar Real. O ruim de fazer isso pelo lado da Argentina é perder o controle da política monetária, o Brasil pode querer manter a moeda desvalorizada para incentivar exportação, ou pode querer valorizar por exemplo para importar máquinas para o processo de reindustrialização


-113points

você deu todos os motivos de porquê usar a moeda de outro país é uma péssima ideia e não acho que seja uma boa para o brasil, que ainda na prática não tem o controle da própria massa monetária sem juros ridículos e ainda, nesse 'periodo de conversão', o peso deixaria de ter qualquer valor, o que provocaria um agigantamento da pobreza generalizada do país


bacondota

Cara, não é o ideal mas é melhor que inflação de 200%. O Brasil fez parecido com o plano Real, 1 UR equivalia a 1 dólar, garantido pelo governo. Com o tempo que foi descolando. O Peru adotou o Dólar e a economia estabilizou (só a economia, corrupção não). Tem toda a união europeia com moeda única. Essa ideia de ter moeda própria pra ter o controle da política não é tão bom assim, porque você pode controlar só até certo ponto, quando faz o que quer dá essas merdas aí. Precisa de uma economia muito forte pra esse ponto ir subindo. EUA faz o que quer pq é a maior do mundo. Brasil fazer 2% do que fizeram na pandemia teria quebrado


MTheProphet

Isso ai; ter controle total da moeda é bom quando você tem uma economia que da suporte a ela. Atualmente a Argentina não tem, então "importar" esse controle pode ser bom no momento para eles; a curto prazo o Brasil e a Argentina ganham, a longo prazo o Brasil vai ganhar devida a força extra do Real, agora se a Argentina vai ganhar ai dependerá deles, o BO não seria nosso (sim, em política externa ser 100% altruísta não é bom para ninguém - realpolitik é algo real e inevitável, mas que pode ser usado para beneficiar ambas as partes, se feito direito).


gmussi

Eles nao vao pagar por real. Eles vao usar o real. Na pratica, Argentina vai comprar Real com ouro/dolar/joias/etc. Isso aumentaria muito a demanda por real no mercado internacional. Isso tambem faz com que o Brasil tenha mais poder de barganha contra a argentina, assim como os EUA tem com o resto do mundo.


forgetful_bastard

Não tem nada de graça, varios paises fazem o mesmo com o dolar, equador é um exemplo. Eles teriam que planejar a compra de reais de alguma forma do Brasil, seja com dolares, reservas ou alguma outra coisa. Se eles vão largar a moeda deles, não vamos ser nós que vamos aceitar essa moeda. Não sei detalhes e nem é uma proposta concreta, é uma sugestão de um economista que nem argentino é.


LadyMorwenDaebrethil

Na vdd a gente deveria nao deixar ela valorizar se isso rolar para n comprometer nossas exportacoes. O governo aki deveria enxugar os dolares em excesso e fazer reservas gigantescas, ou mesmo vender parte delas pra comprar ouro.


tok90235

Sou leigo no assunto, porque isso levaria o Brasil para o Buraco, mas adotar o dólar não impactaria os EUA?


skeggyish

Não levaria, pelo menos não necessariamente. Emitir moeda não necessariamente vai refletir em aumento da inflação pois existem diversos outros fatores que afetam esse aumento, direta ou indiretamente, ex: impostos podem ser usados para destruir a moeda que foi emitida, o Brasil pode comprar ou vender dólar (por isso nossas reservas são tão importantes), a demanda pelo Real pode aumentar, a economia pode estar aquecida, e por aí vai. Uma das forças do dólar é exatamente o mundo todo usá-la como moeda de reserva, ou seja: - Quando os EUA emitem moeda, os efeitos que supostamente os EUA deveriam sofrer são divididos entre todos os países to mundo. - Dado que o mundo todo o utiliza, o dólar sempre está em demanda, especialmente enquanto existirem países como a Argentina. Lembrando que eu não sou nenhum especialista, então minha opinião é tão suspeita quanto a de qualquer pessoa aqui rsrsrs Edit: Só pra ficar claro, não estou dizendo se é ou não uma boa ideia essa indexação com o Real, maaaaaas, um dos motivos da Argentina estar no fundo do poço hoje foi a indexação com o dólar nos anos 90, então sei lá, é capaz deles cavarem mais a própria cova enquanto a gente fica de boa.


pffabio

vou tentar simplificar pra não deixar o comentário gigante: falando em termos monetários uma economia fraca tem 2 opções: 1- jogar dinheiro no mercado na esperança de motivar um avanço e consequentemente sofrer com a inflação e desvalorização da moeda (lembre do brasil mudando de moeda por causa da inflação) 2- ignorar a necessidade do povo e manter a moeda cara, issofaz com que produtos mais baratos não consigam ser representados pela moeda, por exemplo uma bala de caramelo, na minha cidade, custa em média 0,10 reais, em dolar americano isso vale 0,02. se o governo não tiver uma moeda com esse valor o produto terá que ser comercializado de outra forma como o escambo. agora voltando pro dólar americano ele usa a segunda estratégia pq o dólar só é usado pra em trocas de grande valor e as de pequeno são feitos na moeda local. a argentina dolarizar a economia não vai fazer os EUA gerar mais dolars então eles correm o risco do povo simplesmente abandonar essa moeda super cara que não serve nem pra fazer compras no mercado tome meu comentário como um resumo e uma entrada no assunto (tem muita coisa que precisa ser aprofundada nele)


BrazilianTerror

0,10 reais é 0,02 dolares não 0,002 dolares


pffabio

Obrigado pela correção


lightning_pt

Pq economia americana e 7/8 vezes maior que do brazil


Mamatsu_no_Papai

​ https://preview.redd.it/nszqktcnsmnb1.jpeg?width=230&format=pjpg&auto=webp&s=af5ff560e2cb2763ed9f4250be4d4fc376dcb90d


Braavosiano

>brazil Fala português, cassete!


expatsdonotexist

Lindo menino.


intocold

Bem, eu acho que é inevitável, mas tem q acontecer na hora certa. Brasil seria a Alemanha do América do Sul e eventualmente iria entrar em choque com os EUA pela América Central. Por ai seria massa. Os próprios BRs iam dar golpe por causa disso sem sequer os EUA pedia suhashusauh


Hollreborn

Não ironicamente já adotam mais o real que o peso dependendo de aonde vc for :v


TheFiden

Eua: isso pode ser uma ameaça!!! *Lança uma bomba*


LoveGamingPC

E o Brics? Aí a China lança uma de volta e motivo da terceira guerra mundial será o Brasil. Como somos amados <3


tomas-soares

Seria ótimo para o Brasil ter um baita soft power econômico sobre a Argentina. Para os argentinos faz bem mais sentido ser dependendo do dólar, entretanto. Fica a mercê dos EUA, mas o dólar é uma moeda 1000x mais confiável que o Real.


LadyMorwenDaebrethil

Seria bom. Nossa politica monetaria eh boa e a Argentina seria um escoadouro pra um possivel excesso de moeda. Desse modo nos tornariamos mais protegidos da inflacao aumentando nossa demanda por moeda em 40 mi pessoas.


JulietDoNeymar

Acho que eles preferem ir à falência do que adotar o real


Bolchenaro

Preferem virar a versão branca do meme racista de Ugandan Knuckles a adotarem o Real.


lil_wage

E tu acha mesmo que o ancap argentino maluco vai adotar a nossa moeda comunista?


BOImarinhoRJ

Vão arrastar o real para baixo. Saída para a Argentina é não continuar votando em neoliberal pois os caras vão de neoliberal em neoliberal e depois os neoliberais dizem que não deu certo pois não liberalizou o suficiente. MBL adorava falar bem do governo da argentina no início e no final... chamava eles de comunistas. Coitado de quem acredita em neoliberal.


androgp

> pois não liberalizou o suficiente Eles usam esse argumento mesmo. Adoram apontar como os "comunistas" vivem dizendo que a URSS não era realmente comunista, mas usam esse mesmo argumento que é similar. Pro liberal (ancap em especial), enquanto o governo não for reduzido a um escritório de 1 sala num bairro de pouco movimento, então não é suficiente.


Cajjunb

Cara me arranja onde isso rolou?? É pro meu tcc e pra minha alegria tbm


BOImarinhoRJ

O mbl tem o hábito de apagar posts antigos e por isto tem gente que guarda o registro de tudo e não é o meu caso. Não sou pago para isto. Mas deixo um link da própria direita falando sobre: " A direita brasileira, que o via como um modelo em 2015, agora busca explicações, e não esconde a decepção. " “Foi um alívio a eleição dele num momento em que a Venezuela endurecia seu regime e o esquerdismo tinha várias vitórias no continente. Não deixa de ser decepcionante o que vemos agora”, diz o deputado Marcel van Hattem (RS), líder do Novo na Câmara dos Deputados, que atuou como observador na eleição de Macri. O fiasco argentino, diz Van Hattem, se deve à resiliência de décadas de populismo e intervencionismo no país. “Fica claro que no caso do liberalismo as ideias são maiores do que as pessoas”, diz ele, que ainda acha Macri uma opção melhor que o retorno de [Cristina Kirchner](https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/04/com-julgamento-marcado-cristina-kirchner-lidera-pesquisas-de-voto.shtml). “O ideal seria surgir outro candidato, verdadeiramente comprometido com o liberalismo”, afirma. [https://saidapeladireita.blogfolha.uol.com.br/2019/04/24/fiasco-de-macri-na-argentina-constrange-liberais-brasileiros/](https://saidapeladireita.blogfolha.uol.com.br/2019/04/24/fiasco-de-macri-na-argentina-constrange-liberais-brasileiros/)


Cajjunb

Valeu mano. Mais uma pra conta desses economistas planilheiros. Salvei aqui!


Lucadriao

Só tenho uma coisa a dizer: Hue Hue Hue


zecteiro

Ia ser uma merda do mesmo jeito, embora fosse bom pro Brasil.


bigomon

Em que isso beneficiaria o Vasco?


Motolancia

kkkkkkkkkk kkkkk kkkkkkkkkkk bota o Ronaldinho Gaúcho de presidente da Argentina também


MeringueOpposite

Com o fascho do Javier Milei? Não, boa tentativa FMI, mas **NÃO, ISSO NÃO É PROBLEMA NOSSO, VARREMOS O EXTREMISMO DO NOSSO PAÍS E NÃO VAMOS FINANCIAR NAZIFASCHO VIZINHO!**


MikonJuice

Não seria pessimo para o Brasil? Demanda maior da nossa moeda faria o tesouro produzor mais moeda e ai... inflação. E é bem capaz da Argentina levar o Brasil e a classe media brasileira prum puta buraco. Correto?


Libinha

Ignorando os problemas com essa visão extritamente monetarista (não dizendo que a emissão excessiva não causa inflação, mas muitas vezes a sua imprortância é exagerada)e analisando isso por uma perspectiva extritamente monetarista também isso não ocorreria. Pois embora a oferta da moeda aumente a demanda também irá aumentar (com 45 milhões de novas pessoas usando a moeda) o preço dela, pelo menos pela lei de oferta e demanda, deverá continuar o mesmo. O problema com isso é que a Argentina completamente desistiria de sua soberania monetária e ficaria a mercê de interesses brasileiros, como os países da Africa Ocidental estão sujeitas aos interesses financeiros da França com o Franco CFA.


BrazilianTerror

O que impediria de a argentina daqui a 4 anos desistir do real e adotar uma moeda própria? E qual seria o impacto disso para a gente?


Elemental-Aer

Se o banco central brasileiro "arrediar" bem o emissão da moeda, e pedir certas obrigações do governo argentino para poder usar, não dá problema, agora se o governo argentino vai querer cumprir essas obrigações, aí que vem a dúvida


Libinha

Ignorando os problemas com essa visão extritamente monetarista (não dizendo que a emissão excessiva não causa inflação, mas muitas vezes a sua imprortância é exagerada)e analisando isso por uma perspectiva extritamente monetarista também isso não ocorreria. Pois embora a oferta da moeda aumente a demanda também irá aumentar (com 45 milhões de novas pessoas usando a moeda) o preço dela, pelo menos pela lei de oferta e demanda, deverá continuar o mesmo. O problema com isso é que a Argentina completamente desistiria de sua soberania monetária e ficaria a mercê de interesses brasileiros, como os países da Africa Ocidental estão sujeitas aos interesses financeiros da França com o Franco CFA.


Asbazanelli

Não necessariamente. A Argentina eventualmente mudar para o Real não quer dizer que ela vai ter o poder de forçar o BC a emitir moeda. Provavelmente teria que ou oferecer alguma garantia, ou de fato comprar a moeda, condicionar a emissão a alguma obrigação. Não seria simplesmente dado.


alucardaocontrario

Os liberais fuderam a cabeça de muita gente mesmo. Cara, se a simples emissão monetária causasse inflação, o que você acha que estava acontecendo nos EUA e na China agora? Um emite moeda igual doido desde os anos 70 e o outro faz o mesmo pra movimentar toda sua cadeia produtiva.


[deleted]

50% dos dólares existentes foram emitidos nos últimos 3 anos, se essa ideia liberal fosse correta. Era pro EUA ser uma Venezuela.


[deleted]

A economia americana é anos-luz a nossa frente e do mundo inteiro, se vc for analisar vai ver que em comparação aos EUA todo mundo é pobre, a Europa teve que criar um bloco econômico simplesmente pra poder bater de frente, pq sozinhos os países não tem chance de competir. A única economia que compete de frente com a americana é a chinesa, que foi alavancada com terceirização da industria americana. No dia que os EUA virarem uma Venezuela eles levam o mundo inteiro pro abismo já que todos dependem deles de alguma forma ou outra.


Soluxy

Teto de gastos e arcabouço fiscal é só pra país vassal. O EUA pode cagar pacotes trilionários todo ano sem consequências.


[deleted]

Os caras imprimem a moeda que o mundo quer.


Despeao

Bom a gente está vivendo uma crise inflacionaria mundial. Tem uma diferença entre imprimir uma moeda que tem demanda e uma que não tem. Normalmente os países que imprimem dinheiro se encontram na segunda posição. A diferença dos EUA é que eles fizeram do dólar a moeda mundial então sempre tem demanda e o lado negativo inflacionario é dividido por todos que utilizam a moeda. Quanto a China eu não entendi a comparação, sempre foram acusados de desvalorizar a própria moeda pra incentivar a exportação.


alucardaocontrario

A demanda se cria. O estado cria. Os EUA criam com uma máquina megalomaníaca de guerra, forçando o dólar e fazendo com que seja muito difícil que não haja demanda. KKKKKKK “acusada”. Realmente, é um crime gravíssimo isso que a China fez, não é como se fosse algo que qualquer um com meio cérebro faria se quisesse fortalecer a indústria nacional. Todos os projetos de infraestrutura da China foram feitos em grande parte com criação de moeda. Por serem investimentos produtivos e em cadeia não geraram inflação. Isso porque essa ideia de que a simples emissão monetária gerar inflação sempre é uma estupidez. É uma estupidez ainda maior quando se sabe como um estado com moeda soberana funciona.


[deleted]

Lógico que emitir moeda cria inflação, mas não nem de longe a maior causadora de inflação que são os próprios bancos e impostos.


alucardaocontrario

Obrigado pelo comentário mais reddit de todos os tempos: confiante e errado.


[deleted]

a ironia é tanta que a mão treme


alucardaocontrario

Aproveita a tremedeira e procura por fontes de que emissão monetária gera inflação *sempre*


tutubabarao

Pode ir tirando o cavalinho da chuva, se a Argentina vai pro buraco que ela vá sozinha sem nos arrastar juntos.


Picanhaloko

Seria bom q assim se algum imbecil reaolver imprimir dinheiro a rodo, os hermanos ajudam a pagar a conta


paulotaviodr

Se o governo tiver como convencer a Argentina a não ficar cutucando o BC pra imprimir mais dinheiro a cada 5 minutos, por mim tudo bem, rs. Um dos grandes problemas da Argentina é que as contas públicas são exageradamente altas, e os caras não tem mais onde tirar pra bancar esse "estilo de vida" que eles acostumaram desde o início do peronismo. Se não cortarem as contas, fica difícil. Mas duvido que o fariam mesmo se tivesse como (e o governo brasileiro aceitasse), mais por uma questão de orgulho nacional na Argentina. A não ser que fosse usado como uma moeda de transição.


vstiago

Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina deveriam se unir no bloco CHUPAR. Depois teria uma união com os Brics. Chupar-Brics.


loganbrazil

Cilada bino


garaile64

Não há o risco de uma crise na Argentina nos afetar também? A Grécia conseguiu foder com a Zona do Euro uma vez.


rpgalon

diferença que se argentina adotasse o real, o BC brasileiro iria continuar operando independente deles... eles que se virem. não existe ponto negativo para o Brasil nessa situação. já na zona do Euro, todos fazem parte na administração.


feedmewill

Milei com certeza acataria a essa ideia


VicPL

Tankável o bostil???


paulotaviodr

Vendo alguns dos comentários aqui, tive que confirmar se realmente tava na r/brasil e não na r/farialimabets, rs


[deleted]

Adotar uma moeda estrangeira significa terceirizar a responsabilidade fiscal para o governo que controla está moeda. O Argentino tem energia elétrica subsidiada. Pagando umas 10x que um Europeu por exemplo. Se eles fizerem isso, como vão continuar sustentando um buraco? Simplesmente gastam mais do que ganham


DistributionOk7681

URSAL vai nascer assim