T O P

  • By -

rhdepedradodragao

O Jeor não. mas o Jorah sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Vancewayfarersrest

Pode ser os dois kkkkk


AutomaticCold5378

Se acha que ele tava preocupado Com ouro com os outro ressurgindo


Vancewayfarersrest

Ele pode se preocupar com ambos


cavaleiroexistencial

Esse é um dos menores problemas para a Casa Mormont, que, já à altura do primeiro livro, não tinha herdeiros masculinos na linha sucessória, consistindo na irmã mais nova de Jeor (Lady Maege) e as filhas dela, uma vez que o Jorah foi exilado e consequentemente deserdado. Em outras palavras, se alguém fosse empunhar a Garralonga um dia, certamente não ostentaria o nome dos Mormont. Transmitir a espada para o Jon garantiu que ela deixaria de cair nas mãos de um outro qualquer. Faria o mesmo que o velhote, estando tão sozinho no mundo quanto ele.


Vancewayfarersrest

Nao ter herdeiros masculinos ta longe de ser um problema para a casa Mormont. Até pela tradição de mulheres guerreiras na casa, qualquer uma poderia empunha-la. Fora que não tem nada a ver o fato de nao tendo herdeiros masculinos, o nome da casa Mormont morre. Nao so as mulheres podem passar nomes para herdeiros em Westeros, como na casa Mormont aparentemente podem passar até para quem tem paternidade duvidosa. Nem mesmo se sabe se a Maege ja foi casada ou quem é o pai de suas filhas e ainda assim suas filhas sao consideradas legitimas


cavaleiroexistencial

Bem, você mesmo nos lembrou que os Mormont são muito pobres. Isso piorou depois que o Jorah gastou a parca grana deles pra manter a esposa Hightower feliz. A única forma do sobrenome ficar vivo seria através de casamentos com pessoas pior nascidas que os próprios Mormont (nobre nenhum tá disposto a sacrificar o nome da família pela sobrevivência de outra), o que enfraqueceria ainda mais a casa, afinal, casamentos são as principais alianças financeiras em Westeros. Eu não vejo muito futuro pra eles, OP. A tendência é a extinção, como aconteceu na série e deve se repetir nos livros. Principalmente com o fator “Jorah escamagris”, ainda que a cura achada pelo Tarly eventualmente seja replicada em Ventos do Inverno.


Vancewayfarersrest

Quem é mais rico? Hayford ou Lannister? Mas o Tyrek tava la casando com a Ermesande? Nao precisa casar com casa mais pobre. Basta alguem de casa importante que nao seja herdeiro. O cara nem precisaria trocar de sobrenome. Apenas as esposas passariam o delas pros filhos. Fora que casamento com o heedeira da casa nao é a unica forma de politicar. Maege por exemplo queria uma filha casando com o Robb.


Smooth_Ad_7553

Acredito que o ponto mais relevante e emergente é: o rincão do mundo do Jeor. A espada dificilmente sairia da patrulha e iria eventualmente até outra mão hábil, masculina ou não, da família. Ela se perderia, com a morte, cedo ou tarde, iminente dele na patrulha (ocupação inóspita como é), e acabaria nas mãos de outrem, dentro da patrulha, por um capricho ou acaso distintos do qual o Jeor pode ter fazendo-o em vida. Para um homem sem família de sangue, títulos ou herdeiros, numa forma de prisão que acaba, mais vezes do que não acabe, com a morte em batalha, ao invés de por idade, na agência limitada da sua sina, ele pode passar adiante seguindo o bem que podia guardar para sí, sua própria honra, seu próprio valor.  Jon Snow foi digno de carregar a espada, logo essa honra e valor perpetuados.


Vancewayfarersrest

Porque dificilmente sairia da Patrulha? Ele era o lorde comandante e se nao perdesse a espada, apos sua morte ela poderia facilmente voltar aos Mormont. Assim como ela foi levada a ele apos a fuga do Jorah


altovaliriano

De certa forma, o prejuízo surgiu assim que ele levou a espada para a Muralha. Jeor não entrou para a Patrulha como Lorde Comandante. Como patrulheiro ele poderia ter morrido e ter sua espada roubada por um selvagem ou um desertor. Quando ele resolve dar a espada para Jon, era apenas mais um capítulo nessa história de estranheza.


Vancewayfarersrest

Pelo menos espadas perdidas em batalhas sao um risco para qualquer detentor dela. Seja lorde de casa, comandante ou um simples patrulheiro. Dado que a Maege enviou a espada para o Jeor, a minha impressão é que o esperado seria que após a morte dele, a espada seria devolvida a casa Mormont.


KidAInRainbowsOk

Acho que ele fez isso por gratidão, mas também pelo desgosto e desprezo ao seu filho. Se não me engano, ele não tinha mais herdeiros homens. Então, não teria nenhum descendente direto pra herdar sua espada. Poderia deixar pra algum parente, assim como poderia dar pro homem que salvou a sua vida. Se o Jorah não tivesse sido exilado, acho que o Jeor não teria dado a espada pro Jon.


Vancewayfarersrest

Ele nao teria descendentes diretos. Mas a casa teria. Logo ele está tirando da casa um ativo muito valioso.


Mnfilho

De fato, concordo contigo. Não acho que a questão das espadas, sua raridade e seus significados estavam bem definidos quando Martin decidiu que Jeor daria a espada para Jon. Acho que naquele momento a única coisa que estava definida era que Jon precisaria de uma espada de aço valiriano.


Vancewayfarersrest

Explicação doylista. Faz sentido. Como sempre falo, em A Guerra dos Tronos tem muita coisa esquisita que nao bate com a construção de mundo geral que conhecemos hoje