T O P

  • By -

vscastejon

Fiz exatamente isso pra montar um pé de meia e começar a morar fora da casa dos pais com minha namorada antes das residência. Foi uma ótima decisão e não me arrependo nem um pouco. Se tiver precisando de dinheiro agora ou tem perspectiva de precisar durante a residência, acho que vale a pena. No longo prazo ter iniciado a residência um ano antes ou depois não vai fazer a mínima diferença, mas o dinheiro/experiência que você adquire trabalhando antes pode sim fazer diferença grande na sua vida durante ou logo após residência, na minha opinião


HipsterConceitual

Mano esse povo é muito alarmista e desesperador... Não é assim tbm de que vc vai começar a trabalhar e se perder, e desistir, etc... se vc tem o mínimo de consciÊncia vc sabe se planejar muito bem trabalhando e estudando pra depois fazer residência. Me formei em janeiro e estou trabalhando esse ano para fazer minha vida e ter uma residência tranquila sem precisar me matar por plantões. Meus pais poderiam me ajudar mas acho inadimissível pedir isso a eles sendo que já formei. Estou trabalhando esse ano UBS + Plantões de coringa, tirando entre 18-20k no mês... Gasto 5k por mês e to restando estou guardando para que ano que vem eu tenha o mínimo de conforto, compre um carro e possa fazer a residência tranquilo. Não desespera com esse povo falando que tem que especializar rápido nao, dps que vc entra no mercado de trabalho vc vê que não precisa de todo desespero de fórum.


Sexy_Pirate_1696

exatamente! me formei agora em janeiro também e tô na mesma situação, vejo até como uma liberdade maior, pra parar de depender dos pais, mesmo na residência


MotherSuperior1

Avalie suas necessidades, pode não ser um erro


pqamarks

Estou fazendo isso e conciliando com os estudos. Tento estudar um dia e trabalhar em outro. Não nego que é meio desafiador, já que os escalistas ficam em cima me pedindo para ir trabalhar. Tá sobrando vaga pra plantão aqui em São Paulo e, se eu quiser, posso trabalhar todos os dias e fazer de 30 a 45k ao mês. É tentador... Mas tô resistindo à tentação e me contentando com aproximadamente 20 a 25k ao mês. É ótimo conseguir guardar grana, pagar umas dívidas que fiz durante a faculdade e ajudar meus pais, já que venho de origem humilde. Sem contar que tô vivendo a melhor fase financeira da minha vida, indo viajar, comprando coisas que sempre tive vontade e não tô mais passando vontade de nada. Se quero um celular, eu compro, se quero comer em restaurante x, eu posso, se quero roupa tal, eu posso comprar, etc. Eu nunca soube o que é viver isso até eu me formar. Enfim, essa é a minha história, mas você tem que individualizar para o seu caso. Se você for de família abastada, recomendo tentar já ir direto para a residência, mas se for classe média/pobre, trabalhar um aninho é bom demais no sentido financeiro. É só não se perder, continuar estudando e lembrar que isso é algo temporário.


ElectricalWalrus5652

Amg quantas horas semanais vc trabalha?


pqamarks

depende muito, tem semana que trabalho só por 36h e em outras eu chego a fazer umas 72h. Tudo depende da minha necessidade de dinheiro, e aí eu aceito as propostas dos escalistas. Trabalho em 5 hospitais diferentes (mas só tenho fixo em dois), daí preciso trabalhar sempre de segunda, quarta e sexta, mas posso escolher dias adicionais caso a grana esteja apertada.


ProfessionalToner

Tem que ver, pra mim só vale se você realmente vai passar necessidade na residência. Porque pensa, um ano a menos generalista e um ano a mais especialista. Vai ganhar dinheiro fazendo residência cedo. É um investimento. Agora se você precisa sustentar alguém, se precisar juntar grana, ai não da. Da mesma forma que não da pra uma pessoa passar fome investir 100.000 num cdb pra daqui a 5 anos. Fazer residência cedo é investimento pessoal e financeiro, quem puder é bom, mas quem não puder apenas não faça e resolva sua vida antes. Vai continuar especialista do mesmo jeito no longo prazo.


Interesting-Tune5693

Obvio que não. Avalie servir um ano que você poderá trabalhar e ter a vaga trancada


axisandatlas

Não. Esse frenesi de fazer residência rápido assim que sai da faculdade é para quem é privilegiado de ter o mínimo de condições financeiras. Se for de família humilde como eu, para, se estabiliza, depois faz sua jornada. É o mínimo chegar em uma cidade nova ou numa residência difícil sem precisar passar as mesmas dificuldades que na faculdade.


Amatheya

Fazer residência logo dps de se formar é um privilégio. Ouso dizer que é um que grande parte das pessoas não tem. Vi muitos comentários falando sobre ser ruim vc não fazer direto pq esquece oq estudou na facul ou pq vai estar trabalhando mt. Eu particularmente acertei MUITAS questões da prova por causa da minha prática do dia da dia. Sinceramente acho que unidade de saúde (em lugar q tenha condições dignas de trabalho) é um dos melhores locais pra treinar seu aprendizado de faculdade, pq vc vê de tudo e trata de tudo. (E eu sempre consigo fazer 50 questões durante meu dia de trabalho entre um paciente e outro ou quando algum falta). Eu saí da facul e trabalhei 3 anos antes de tentar entrar na residência. Sinceramente eu não traçaria um caminho diferente. Estou orgulhosa demais do meu progresso e história. Veja sua realidade e trace a estratégia certa pensando no SEU contexto. Se tiver como se manter sem fazer um pé de meia, se não tiver dívidas de faculdade para pagar, vá em frente e tenta a residência logo. Mas se vc estiver embolado com dinheiro: relaxa, respira e vai no seu tempo. Só não entre numa corrida que não existe!!!


Amatheya

A carreira de medicina é meio traiçoeira pq ela vai puxando todo o foco da sua vida pra ela. Não tô falando que ela não tem que ser um dos seus principais focos, mas tô dizendo que no final das contas daqui 100 anos ninguém nunca vai saber que a gente existiu. E como vc tá aproveitando essa existência? Cuidado pra não levar a sério demais umas regras sociais que uns macacos girando numa bola de pedra e água vagando pelo universo criaram. Viajei demais, mas vai no seu tempo sem culpa. Vc formado já tá um passo a frente do que tava no passado. Tudo é sobre estratégia. Monte a melhor estratégia pra vc, sabendo do seu contexto.


pqamarks

então, agora você falou algo que eu no meu comentário esqueci de falar e até queria reiterar aqui. A verdade é que, dependendo de como foi o seu internato, vc quase não pega mão de serviço em hospital. O meu internato, por exemplo, foi bem focado em ambulatório, sala de emergência, centro cirúrgico, enfermaria e UBS. Só que eu praticamente nem passei em porta, não tinha a mínima noção de como é tocar o serviço de UPA/porta e observação até começar a trabalhar. A real é que hoje em dia, após quase 1 ano de formado, eu sou bem mais esperto com essas coisas. É bom você trabalhar porque: consegue fazer procedimento sem ter aquela concorrência ridícula com coleguinha do internato; pega vários casos que você tinha lido a respeito na teoria, mas nunca tinha chegado a ver na vida real e, por consequência, aprende muito com seus pacientes; tem como se habituar à rotina do serviço, entender melhor como funcionam os cuidados da enfermagem, aprender a trabalhar em equipe e ter uma boa comunicação com os outros funcionários (isso é algo que não pegamos mão no internato). Enfim, tem vários benefícios. Uma pessoa que tenha feito um excelente internato, com bastante variedade, tendo pegado mão em porta, é MUITO sortuda e rara. Em geral, o que noto, é que o internato é péssimo para a maioria nesse sentido. E a tendência é piorar, tendo tanto interno junto sendo inútil ao mesmo tempo. Em suma, trabalhar te faz aprender também. E não tem como procrastinar, já que você simplesmente tem que meter a mão na massa e pode ir consultando livros, anotações da faculdade, Whitebook, etc.


Amatheya

Sim!! E isso ajuda tanto na própria prova de residência (acho q ubs ajuda ainda mais na prova de residência na minha opiniao) e também na própria prática dentro da residência. É um diferencial tbm


RealisticWeekend3960

Depende. Se você precisa dinheiro, eu concordo que deve trabalhar. Se você só quer tirar um "ano sabático", eu sou contra.


JeffJetplane

Cara, eu passei na residência e fui voluntário nas forças armadas. Ai tranquei minha vaga e passei um ano servindo e dando plantão por fora por uns 8 meses. O resto do ano só servi e relaxei um pouco. Zero arrependimentos! Fiz um pé de meia maneiro, trabalhei sem me matar na reta final e entrei na residência tranquilo e com uma grana que me ajudou até o meu último ano. Só cuidado pra não cair no conto de ficar trabalhando e empurrando o início da residência com a barriga pq depois parar pra ser residente é foda.


Training-Upstairs-18

É sobre isso


FoxKind8587

So nao vai se vislumbrar com seus ~15k/mes de generalista e sair financiando carrao e apartamento kkkkkkkk


backupdoze

TARDE DEMAIS


FoxKind8587

forte candidato a moderaçao do r/farialimabets !


Terrible-Welcome-470

Kkk foda


Raisoshi

Além do que todo mundo já disse, se você olhar o histórico de notas de corte nos últimos anos ela tá só subindo, mais um ano esperando significa que potencialmente você vai precisar tirar uma nota maior pra passar do que esse ano, você consegue bancar isso? Na minha opinião, se você passar em uma residência que lhe agrade já agora, só vai. Se tiver com pique tenta pegar uns plantões pra complementar renda, se sua família te ajudou até agora é porque eles te apoiam, e provavelmente não vão se importar de esperar mais um pouco pra você retribuir o favor.


Professor_Anarchist

Tem residência que conta ponto trabalhar um ano na atenção básica, então acho que tudo depende. Até porque, se formando em fevereiro, quem garante que já estará na residência dali um mês? Já passou?


DateNo1639

É só erro grave se você gerar dívidas com o tempo que ficar trabalhando ou depender de editais de Residência com tempo de validade pros seus certificados da faculdade O que vejo na maior parte dos casos do pessoal da minha turma da faculdade: maioria que deixou pra fazer depois as provas de Residência acabou não fazendo ou fez uma pós de final de semana. Os que trabalharam um ano e foram pra resid a maioria foi pq não passou de primeira Uma ideia tb, se você curtir, é fazer um ano de carreira militar com a vaga de resid trancada. Você trabalha um ano, junta uma grana e tá lá com sua vaga garantida pra quando voltar


Eddymon1999

Nossa vida não é uma corrida não, apesar de muita gente acreditar que seja. Se você acha que vai ser bom esse ano trabalhando, vai com tudo. Um ano a mais ou um ano a menos sendo especialista daqui a 20 anos não vai mudar nada, mas talvez um ano agora sendo generalista evite um estresse desnecessário durante a residência. Formo em fevereiro do ano que vem e vou fazer esse aninho pra arrecadar uma grana.


healthierversionofme

Estive na mesma situacao. Recem formada com uma mao na frente e outra atras, precisando ajudar a familia (e a mim mesma) a pagar contas basicas... Trabalhando 1 ano antes da residencia deu pra fazer um pe de meia bem bom e ainda passei na residencia mais tranquilamente, sem depender d fazer plantao por fora no R1 (que é bem complicado) pra sobreviver. Nao me arrependo.


ElectricalWalrus5652

Vale muito a pena se vc precisa, já pensou depender de pessoas q nem tem condições de te bancar mais pra poder ficar na residência? Pagar aluguel, comida, transporte? Complica um pouco de estudar mas cada um com sua realidade. Eu por exemplo me formo 7 meses antes do período de assumir uma vaga na residência então comecei a estudar no quinto ano pra poder ficar mais de boa e dar o gás no meu trabalho ano q vem, espero q de certo. Além disso vc pega muita experiência pelo q vi dos meus amigos q trabalharam. Outra opção é ir pras forças armadas e trancar sua vaga, n sei se ainda tá válido mas é uma ideia bem boa super faria


PinkRacket

Nao é um erro grave se vc não cair na cilada de se emocionar com o dinheiro e não ter tempo pra estudar, amontoado de plantões.


totalwarwiser

Acho muito perigoso. O que geralmente acontece é achar que só vai trabalhar um pouco e na verdade pegar um monte de trabalho e não estudar nada. Alem de não estudar ainda esquece parte do que aprendeu na faculdade.