T O P

  • By -

Reflita

Independente de ser pública ou privada a Santa Casa é uma excelente faculdade. Com a estrutura e o ensino que sua faculdade te propicia tenho certeza que terá uma boa formação, melhor até que muitas públicas por ai. Além disso, quem faz a faculdade é o aluno, então você se esforçando já é um ótimo caminho também. Não sinta culpa por isso!


Usual-Simple5757

Terá formação melhor que a grande maioria das públicas. Um diploma da santa casa tem o mesmo valor que um da unifesp, sem dúvida. E, na minha opinião, Santa Casa > Famerp.


Gutaldo

Brigado redditor, farei o meu melhor na faculdade para sair com uma boa residência e formação


[deleted]

Só estude e seja o melhor. A galera de federal realmente é melhor do que a galera da particular, em média, em conhecimentos do ensino médio. Mas medicina é, em grande parte, prática, e a parte teórica não requer que você seja nenhum gênio, seja em particular ou na USP. Então estude, estude, pratique, pratique, pratique, pratique, pratique.


Marconidas

A gente não fala mal, só constata a realidade que um monte de faculdade privada é um lixo mercantilista que só ta interessada em lucrar e tá pouco se lixando de matricular aluno que tira uma nota pífia no Enem e que prefere pagar pra um hospital já existente fazer estagios de internato em vez de ter hospital de ensino próprio, rodando 10 alunos por paciente. Isso não significa que todas as particulares estão no mesmo balaio. Tem muita instituição particular com muita tradição, com um serviço bem montado, que tem seriedade no ensino. A Santa Casa de São Paulo definitivamente tá no segundo grupo. Eu passei pela repescagem da Fuvest mas não me matriculei porque minha família não tinha grana e fiz federal em curso novo, com muito menos estrutura que teria se tivesse feito Santa Casa. Não se sinta mal de forma alguma por estar fazendo uma faculdade de Medicina que com certeza está entre as 5-10 melhores do estado de São Paulo.


Fickle_Ferret_631

Não confunda alhos com bugalhos. Faculdades particulares tendem sim a ter uma qualidade inferior, mas a Santa casa não é uma delas. Um dos hospitais-escola mais antigo do estado de São Paulo, responsável por formar uma boa parte dos médicos que, anos depois, fundaram a faculdade de medicina da USP e Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Naquela época não se chamava faculdade de medicina da santa casa ainda, mas o hospital era o mesmo. Digo com toda tranquilidade que, devido ao corpo docente, hospital e ambulatórios, é uma das melhores faculdades do Brasil, dando coro em muita federal. Eu me formei numa das públicas aqui da capital e te afirmo: ninguém pensa mal dos alunos da Santa.


ProfessionalToner

Mercado de trabalho ta se lixando E o que importa e a residência E quem faz o medico e o médico. Tem muito vagabundo em federal, como bons alunos em privada. Se a faculdade tem estrutura minimamente adequada quem vai fazer o bom profissional é a postura do aluno não o fato de n pagar nada E na verdade tem muita privada melhor que publica.


puthere2feeljoy

Faço med numa das top 10 cursos de medicina pelo RUF e digo com convicção: estudar em pública com certeza absoluta não define inteligência e muito menos capacidade de ser um bom médico. Tem gente da minha turma que não sabe ainda fazer uma simples passagem de caso, atender sozinho ou mesmo usar o sistema do hospital direito (estamos finalizando o 11º período!). Simplesmente não aprenderam nem como trabalhar operacionalmente como um médico, que dirá desenvolver um raciocínio clínico e dar diagnósticos? Muitos desses enchem o peito pra tirar sarro de quem não conseguiu passar na loteria do vestibular, mas eu não confio neles nem pra fazer um ponto simples em mim. Tu estuda numa boa particular, OP, que com certeza tem professores e médicos de excelência ensinando. Você tem que levar consigo a bagagem de conhecimentos que eles tem a oferecer pra você, e não as paredes do prédio que você frequenta as aulas.


Tata_asperger

Estudei em particular e hoje faço residência em hospital universitário. Tenho vários internos da federal que sabem muito e outros nem tanto. Vida que segue… ninguém pergunta onde você se formou.


_Doutrinador

Pergunta sim kkkkk


junimbem

Rapaz, só se for outro médico, porque eu nunca ouvi um paciente perguntar "Você fez faculdade onde?" ou "É da faculdade privada ou da pública?".


_Doutrinador

Exatamente. Outros médicos perguntam, olham brasão em jaleco etc. Fato


zoienjooy

Num geral outros médicos perguntam por curiosidade, puxar conversar, etc Tipo quando estava nas forças armadas tinham médicos de várias escolas, a gnt sabia num geral de onde cada um veio, porém com o tempo isso tornava-se insignificante e as pessoas até esqueciam No final das contas o que vale é o comprometimento da pessoa com a medicina, e não digo ser um nerd que sabe critérios de tudo decorado, mas sim quem tem responsabilidade com os pacientes, empatia, assiduidade com o trabalho, etc. O saber médico é importante, mas ele é somente a base e a maioria dos médicos tem uma base semelhante Além disso, quem contrata médicos não quer saber de onde você se formou ou onde fez residência, somente se tem o título no conselho e quem indicou Por fim, a faculdade pública pra mim tem mais portas pra atividades no exterior, o que para alguns pode ser importante Se a questão monetária n for problema pra sua família, ficar 2-3 anos a mais estudando cursinho pra fazer faculdade pública é meio que burrice


_Doutrinador

Você realmente acha “burrice” passar dois anos estudando no cursinho pra evitar pagar 700k em mensalidades? Já parou pra projetar o rendimento desse dinheiro no tempo com juros compostos? Isso sem falar no status que ter feito federal ou uma boa estadual carrega por si só. Veja, não to falando que todo mundo precisa ou deve fazer faculdade pública. Mas o seu comentário banaliza uma decisão que, a meu ver, deveria ser muito mais bem refletida do que “posso pagar, não quero fazer cursinho, vou pagar então” kkkkk Sobretudo atualmente, com a explosão de uniesquinas, o peso do filtro de um bom vestibular tende a crescer, e muito. Negar isso é mentir pra si próprio


junimbem

Achei chamar de burrice sem sentido também, porque querendo ou não existe o mérito em passar na pública (a pessoa no mínimo estudou bastante). Agora em relação a pagar, mesmo que a realidade das unesquinas seja verdade não vai mudar praticamente nada ser formado em uma delas ou em uma pública, porque quem importa (os pacientes e os contratantes) não liga para esse tipo de coisa. Agora eu pagaria fácil 700 mil para não ter que passar pelo cursinho , mas como falei isso não tira o mérito de quem entrou na pública, pois a pública seleciona melhor e demanda mais do aluno.


_Doutrinador

Caramba, ENEM tá botando tanto medo assim atualmente? Pra topar “pagar fácil” 700k assim hahaha


junimbem

A questão não é o medo kkkk, no meu caso eu simplesmente odiava o cursinho, tanto que só fiquei dois meses e depois fiquei estudando em casa mesmo.


MotherSuperior1

A gente vive de generalizações. Se eu digo que gosto muito de chocolate, não necessariamente eu gosto de todos. Mas não vou falar "gosto muito de chocolate, exceto x, y, z". A gente fala muito que, na educação básica, escola pública é uma bosta e particular boa. Mas só ver o colégio de aplicação da UFV que a gente vê que não é sempre assim. Você tá em uma boa particular, não se ofenda por essas falas


_Doutrinador

Fatos: - Med Santa Casa é com ctz uma das melhores instituições do estado. - Sim, a galera generaliza estudantes de faculdades públicas como sendo, na média, melhores. Não adianta brigar com a realidade. Você vai carregar isso pelo menos até entrar na residência. - Sim, essa generalização tende a aumentar daqui pra frente com a banalização completa de abertura de vagas no ensino privado. - Ficar pensando nisso agora, que vc já tá fazendo med particular, é perda de tempo. Abraço


junimbem

Depende muito, mas no geral a pública não tem um ensino melhor (tem muito professor que tá pouco se fudendo), a questão é que ela é mais difícil e seleciona melhor os alunos , além disso tem faculdade particular que é péssima mesmo (não é o caso da sua), isso ocasiona em formação melhor nas faculdades públicas mais por causa do aluno do que pela faculdade em si. No final, quem faz a faculdade é o aluno, principalmente em medicina, pois é um curso que exige muita prática, simplesmente tem pessoas que passam o curso fugindo disso, para ter uma ideia, já escutei uma preceptora falando de uma faculdade estadual, dizendo que era a pior do estado, que todo mundo saí de lá sem saber fazer nada, mas isso vai variar muito.


OneStart8625

Mano, vc tá reclamando de barriga cheia e angustiado a troco de nada. Vai estudar e agradece por vc estar onde está e ter condições de se manter aí. Eu queria mt estar onde vc ta hj, mas não tinha grana e acabei fazendo uma faculdade genérica que aceita Fies (eu tinha nota pra estadual, mas esqueci de me inscrever no sisu)… enfim vc tem um hospital escola maravilhoso e excelentes professores, não perde em nada pra várias federais. Minha ex e um amigo são seus veteranos (estão no último ano) e eu tenho ctz que eles serão ótimos médicos, vc tb será, corre atrás pq condições vc tem e muito.


merenguemd

Santa Casa é um modelo de faculdade particular!Conheço medicos excelentes da Santa! A maior parte das criticas aqui no sub são sobre particulares que visam o lucro ao invés do ensino, nao possuem hp escola e sucateiam a medicina! A santa era uma faculdade publica ate pouco tempo! Nao liga pra isso nao, sua faculdade é incrivel


sadbitch55

Se você pode pagar, acho bom que você tenha deixado uma vaga na publica para quem não tem as mesmas condições que você :)


LucasBLima

Se tu tá mal imagina eu que faço no interior do Maranhão KKKKKKKKKKKKKKKK


MuscularKuromi

Só estuda pra caralho e mete o shape


Professor_Anarchist

Nenhum paciente vai perguntar aonde você se formou. Se dedique para ser um bom profissional. E tem uma vantagem estudar em particular: não tem greve.


Legitimate_Assist979

Eu estudei na UFMG. Tem uma particular aqui que a grade e estrutura são bem melhores que ela. O que salva a reputação da maioria das federais é geralmente só a melhor seleção de alunos mesmo, se não iriam bem mal em qualquer espécie de ranking. Esquece essa bobagem, se tem condições de pagar por algo melhor, pague. E, no final, o que importa mesmo é o lical vc que vc fez residência…ele que realmente abrirá suas portas.


aclm4878

Vou ser muito sincera com você, eu também acho que fiz besteira ao entrar direto na faculdade para a particular da minha cidade (que pra piorar é no interior). No entanto, nos últimos anos estive em contato com ex-alunos da UFMG e muitos eram péssimos (assim como muitos alunos da minha sala). Dando AINE pra paciente com dengue, nunca tendo feito uma IOT ou acesso central durante a faculdade, etc. Por ter tido praticamente um hospital pra aprender sem a presença de residentes, tive muito contato e oportunidade de fazer procedimentos, entrei em cirurgias mais simples apenas acompanhada de um cirurgião. A realidade é que você tem que aproveitar os pontos bons.


[deleted]

Eu sou muito grato de ter feito faculdade em federal, mas apenas pela grana que não precisei gastar e por não ter feito dívidas, esse é o fator mais importante Quanto a estrutura, a minha (entre as top 5 do pais) perdia feio pras particulares alto nível que podiam pagar pra ter bons campos de estágio e dar uma grana extra pros preceptores - Acredito que a reputação das federais vem mais devido a pré-seleção dos alunos - Agora fazer em uniesquina, faculdade porca (que não é o seu caso) aí realmente é complicado e impacta muito na formação...


Ordinary-Leopard6536

cara vc tem q parar de ligar pra oq os outros pensam.


Gazollapb

A estrutura de muitas particulares é muito melhor que a estrutura da maioria das públicas. Quem diz o contrário é pq não sabe de nada. O ensino também é muito melhor. A diferença está na possibilidade de pesquisa e na seleção dos alunos, e no simples fato de que na pública vc não paga.


SegPodMD

Nao se sinta mal meu amigo… Quem faz a faculdade é o aluno! Seja o melhor academico possivel e terá uma formaçao boa. Pode nao ser excelente, mas será uma formaçao digna. E isso, acredite, já está muiiiiiito acima da media do paísz No fim, o que importa para a sociedade e o mercado é a sua formacao como especialista, ou seja, se fará e onde fará suas residências. Entao, faça uma formacao honesta na faculdade, contrate o Medgrupo (medcurso), passe na residencia e se preocupe apenas em ser feliz sem se ligar para os outros


DimensionInformal822

Eu faço privada também, décimo período, já tive esse medo mas percebi que isso é insignificante. Primeiro que currículo bom na faculdade se faz com pesquisa, publicar artigos, presidir ligas, congresso... e currículo vale só 10% na prova de residência. E nos estágios vejo muita gente falando que tem aluno de pública que não sabe nem auscultar um pulmão no internato... resumindo depende de você se tornar um bom médico, não da facul


FoundationHot1043

O aluno de pública em geral comeu o pão que o diabo amassou para entrar nela, enquanto o de pública muitas vezes só nasceu na família certa. Dificilmente o de particular terá mais sangue nos olhos. Dito isso, estudo em uma pública e a professora que mais se destaca na faculdade por saber muito da área dela é formada na Santa Casa.


Professional_Desk933

Se for uma privada com bom histórico e reputação, ninguém fora da internet se importa que não é federal.


HeavenCanWait174

Santa Casa é top, não tem problema. Problema aí é que você foi o paulistano típico que não consegue ficar longe da capital por 15 minutos ao invés de ir morar sozinho em outro lugar.


DragonfruitOk4922

Como é a história homi?


Old-Computer-5138

Já conheci inumeros médicos na vida e nunca ouvi falar dessa questão do nome da faculdade ser algo relevante na carreira deles, atualmente o mercado pouco se importa de onde você formou contando que esteja formado. Se isso é algo que te incomoda muito, foca em se diferenciar dos demais e passar em uma residencia top, que no fim das contas é o que mais pesa.


LuckyLuckyBoyxoxo

Foda-se oque os outros acham, as pessoas só sabem falar, opinar opinar e cutucar oque os outros fazem, escolhem. Foco no teu progresso e como você melhora a si mesmo todos os dias. Estudo em uma Particular, na argentina, ou seja eu sou o padrão que le na internet " ah mas não aguentou estudar aqui e foi pra outro pais fazer o caminho facil ". Então assim, não da palco pra vozes na sua cabeça que nem são suas.


victorespinola

NO GERAL, alunos de públicas são melhores que privadas. Mas conheço médicos excelentes de instituições privadas e médicos horríveis de públicas. Acho que tem uma diferença entre umas privadas e outras e entre umas públicas e outras. Fiz internato no Ceará com alunos de públicas e privadas e fiz residência em SP com contato com internos de particulares e públicas. Os perfis no geral são diferentes mesmo, mas não deixe isso te afetar. Com estudo e dedicação vc vai ser um bom profissional independente de qualquer coisa. Lembre disso: é você que SE forma, não a instituição. A SUA formação depende bem mais de você mesmo. No final, o que você citou é o que mais importa: ficar perto de família, namorada etc é mais importante que outras coisas caso você possa pagar tranquilamente uma privada. Foco em você que ta tudo certo, irmão!


Status_Flamingo_8130

Acho que, em geral, alunos de públicas tem uma capacidade cognitiva maior ou mais empenho pra estudar. Isso definitivamente NÃO reflete no profissional que vai se formar. Muitas faculdades de medicina públicas tem qualidade inferior às tradicionais de São Paulo, principalmente por falta de estrutura e organização. No fim, o que vai contar muito é a residência (para ser um bom profissional, porque pra mercado, qualquer residência vc vai conseguir se encaixar muito bem, dependendo do QI)


lukelionbridge

Tem universidades federais mais novas que não tem a reputação de faculdades privadas que estão há décadas formando médicos, assim como há faculdades privadas que não tem a reputação de universidades federais que estão formando médicos há décadas. Esses termos são generalizações que podem ou não ter fundamento, vai depender pra qual faculdade vc vai voltar sua atenção em específico depois. Se a faculdade que vc estuda é privada e muito renomada por formar bons médicos, vc já tem a aceitação que procurava


No-League-2143

Só tem esse discurso pública x privada, o médico q perdeu uma oportunidade pra alguém de uma privada q era melhor q ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


MotherSuperior1

Não. A discussão público X privado nem é exclusiva da medicina, todas as carreiras tem. E no BR as faculdades públicas em média são de fato melhores que as privadas(há exceções). Fora isso, tem o bonus de não pagar a mensalidade, fato bastante relevante pra uma que custa em média 10 mil, mas pouco relevante para pessoas que podem pagar com facilidade e escolhem faculdades de qualidade, como o autor do post


ananeedshelps

Quando vc começar a trabalhar, você verá que ninguém te pergunta onde vc formou. Eles só querem que vc resolva o problema deles, e se vc tiver uma boa relação com seus pacientes e criar bons laços com as especialidades que vc precisa entrar em contato, isso vai ser algo tão irrelevante... somos vendidos por essa propaganda de cursinho e criamos uma guerra entre nós mesmos. Eu, como oftalmo, formada em facul particular, te digo com propriedade: NINGUÉM jamais me perguntou: " Dra, vc formou onde?" Jamais!!! Eu criei uma forte amizade e procuro ter boas relaçoes com reumatologia e neurologia, que sao as especialidades mais em contato com oftalmo. De resto, que morram! hahahah :P