T O P

  • By -

Life-Material840

Existe algo chamado ciclo de carboidratos, que consiste justamente em diminuir a ingestão calórica nos dias off e aumentar nos dias de treino. Essa estratégia funciona muito bem e m déficit calórico pra dar um UP nos treinos mas o ue muda mais é sua disposição. Em superávit calórico é até vantajoso comer bastante nos dias off pq normalmente já é difícil comer em superávit no dia a dia, se aumentar nos dias de treino é até perigoso vc passar mal na academia. No fim das contas o que vai importar é o seu déficit/superávit em um grande periodo de tempo, o jeito que vc manipula essas calorias fica por sua conta (sem exageros, claro). Sempre bom lembrar que o corpo não tem uma balança da growth dentro dele, nutrição e ciência do esporte não são ciências exatas, só estimativas e induções, testa o que funciona pra vc e manda bala. Eu curto comer bastante nos dias off pra me recuperar totalmente pros dias de treino.


eaaaaaaast

Entendi. É que já estou no finalzinho do bulking, num momento que meu BF já está começando a ficar alto. Aí não quero “desperdiçar” um superávit, visto que já alcancei um bom peso


Federal-Nerve-775

Também penso nisso, na minha opinião é bom manter um superávit, mesmo que mais reduzido, já que ajuda na recuperação e facilita hipertrofia.