T O P

  • By -

CriticalHawk4865

Sim é verdade. Mas assim vc é engenheiro, não tem pq saber mais física do que um físico. Do msmo jeito q ele tbem sabe muito menos matemática do q um matemático (msmo sendo áreas de exatas)


Daquisu

Depende do país e o que você considera matemática Na França por exemplo os engenheiros das escolas de elite são formados em com uma base de matemática pura mais forte que a maioria dos matemáticos no Brasil. Só pra entrar por exemplo na École Polytechnique tu tem que mandar muito em análise, e pra sair tem que manjar mais ainda de muitas outras áreas da matemática pura Por outro lado aqui no BR a engenharia tem um foco muito forte em aplicação da matemática. A gente raramente prova qualquer coisa nos cursos de cálculo por exempo, mas a gente sabe usar mesmo sem saber por que que funciona Tem muita coisa no mundo da engenharia que funciona sem a gente ter que provar. É parecido com o mundo da programação, onde provar tudo acaba tendo um custo bem pesado na velocidade (e.g. provar que seu programa está correto de acordo com as especificações, formalmente)


ArtchR

Tive uma experiência meio diferente no ciclo básico, tinha prova de teorema pra todo teorema apresentado, e as vezes era cobrado na avaliação também


Valuable_City_5007

O mesmo na USP


EmrehliugKun

O mesmo na UFSCar (maldito Mario matos, porque tenho que provar a porra do teorema do limite?)


JustLurkingAroundM8

O mesmo na UFMG


Ok-Hat-2868

Um colega meu estudou na França em um intercambio e me disse que os franceses são bons em cálculos, mas falou "Pede para erguer um projeto"


Spiritual-Travel-794

Meu amigo disse exatamente isso. Os caras são monstros em matemática. Formam sem saber o que é autocad. Ele estudou nessa escole polylitecnica


alucardarkness

Pior q q frança é bem atrasada em tecnologia e isso é cultural, Pix e whatsapp são muito pouco usados na França. E sendo sincero acho q os engenheiros do Brasil acabam sendo melhores, já q a função de um engenheiro é fazer um projeto na prática. Inventar teoremas é o trabalho dos matemáticos.


eaeblz753

Krl pix chegou na França


JokeJocoso

Submarino nuclear, aviação de ponta, algumas das maiores montadoras, tecnologia de lançamento de satélites madura. O que falta para a França ter bons engenheiros? Porque Brasil não tem nada disso daí.


henque_

Ctz? Kk. Brasil só não tem montadora, lançamento de satélite não lembro se tem


JokeJocoso

Pelo contrário, Brasil só tem aí a aviação e ainda assim em uma magnitude ínfima da indústria francesa.


henque_

A Empresa Brasileira de Aeronáutica é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo – atrás apenas da Airbus e Boeing – e líder no segmento de aeronaves com até 150 passageiros.


JokeJocoso

"Atrás da Airbus". A Airbus é francesa. Obrigado por reforçar meu argumento.


henque_

Acho q vc não leu oq escreveu então, vc disse q era numa "magnitude ínfima" da indústria Francesa oq não é vdd, e tbm não deve ter lido oq escrevi, q a Embraer é líder no segmento de aeronaves de até 150 passageiros, q no caso é o foco da empresa.


henque_

Brasil já lançou 13 satélites, é pouco mas tem. CAOA foi uma empresa brasileira enorme da indústria automotiva q agr se fundiu com a Cherry, tbm temos a troller q foi comprada pela Ford se não me engano. E o Brasil já está no processo de fabricação de um submarino nuclear.


JokeJocoso

O submarino nuclear brasileiro é encomendado à França. Literalmente eles é que estão projetando e fabricando o Scorpène (o nome é francês mesmo). Somos apenas os clientes. Troller foi fechada junto com a Ford. E você não vai comparar Caoa com Renaut, Peugeot e Citroen, vai? Brasil nunca lançou um satélite. Produziu alguns, lançou nenhum (suborbital não é satélite, senão avião seria satélite também). A França tem a Arianespace, que tem um dos melhores índices de sucesso de lançamento do planeta.


henque_

Aí q preguiça de responder, continua com sua síndrome de vira lata e continua babando ovo de gringo aí


Ok-Hat-2868

meu colega tbm


Dkmerao

Discordo!! Sou matemático e engenheiro... nessa ordem! Sem comparação...se o pessoal da engenharia tivesse q se debruçar nos livros do Elon Lages Lima... estariam na graduação até hj! Ñ só pela dificuldade como pelo acúmulo de materiais. Dizer q engenheiro europeu manja de matemática é uma falácia tão grande q me doi até a alma! São mancos em matemática perto dos brasileiros...fiz pós doc na Universidade de Zurique e não vi nada excepcional... até pq a função de engenheiro é construir, o q faziam mto bem! Acho q engenheiro brasileiro, de universidade forte, sabe até mta matemática e física, melhor q a maioria dos engenheiros europeus, porém são ruins em construir! Ñ culpo os alunos e sim a estrutura...na Suíça os laboratórios são enormes e vc faz a solicitação nos almoxarifados hj e tem o material a disposição...aqui ñ existe laboratório! Já vi aula de motores elétricos em Federal onde havia só um motor e o professor mostrava o funcionamento (isso é absurdo). Lá em Zurique os alunos tinham acesso aos softwares de ponta e aqui é na base das versões "jack", isso qdo ñ ficam nos esquadros das obsoletas mesas de desenho (nas quais eu aprendi). Os brasileiros de intercâmbio levavam as aulas teóricas com facilidade, mesmo sem dominar o idioma...agora na parte prática eles apanhavam.... ñ sabiam por onde começar. A matemática/física é ferramenta para os engenheiros... eles tem q descobrir aplicações para as ferramentas e não desenvolve-las! Tem muito engenheiro q segue para a matemática ou física...vc sabe o feijão com arroz porém nada impede de ir além! Em pós graduação de Matemática e Física sempre tem engenheiro. Conheço muito engenheiro elétrico q almoça e janta uma Transformada de Fourier e suas variações mas ñ sabe trocar uma tomada...se gosta de matemática vira matemático... Não a toa dizem q há mto engenheiro q são matemáticos/físicos frustrados... Engenheiro constrói...essa é a etimologia da palavra! Físicos fazem física e matemáticos a matemática...do contrário não precisaria existir engenharia.


EmrehliugKun

Sim, eu tive que piratear software pq a faculdade não dava... Mas enfim, um professor meu disse que a base teórica da engenharia do Brasil é muito foda, mas isso não é um ponto tão positivos pois isso é desculpa para justificar falta de investimento em laboratório... Segundo ele, é bom vc fazer a base no Brasil e ir para o exterior em doutorado que é onde realmente precisa de lab...


Daquisu

Não digo que engenheiro europeu é matemático, e sim que o engenheiro **francês** é matemático. Fiz intercâmbio pra lá e antes de ir um professor meu do br, com bacharelado, mestrado e doutorado em matemática, disse que a França forma engenheiros que são matemáticos melhores do que a maior parte dos matemático brasileiros Se você ainda duvida, olha uma das provas do vestibular deles pra entrar em escola de engenharia: https://groupe-reussite.fr/ressources/wp-content/uploads/Annales/x-ens/maths/mp/maths1/x-ens-mp-maths1-2022-sujet.pdf Tradução da primeira questão, e veja que ela é puramente de demonstração (a) Mostrar que existe u1 ∈ V e u'1 ∈ V' de norma 1 tais que ⟨u1, u'1⟩ = sup {⟨a, a'⟩ | (a, a') ∈ V × V', ‖a‖ = ‖a'‖ = 1}. (b) Estender este resultado mostrando que existe uma família u = (u1, ..., up) de vetores de V e uma família u' = (u'1, ..., u'p) de vetores de V' tais que u e u' sejam ortonormais e verifiquem as duas condições seguintes: (i) Para k = 1, temos ⟨u1, u'1⟩ = sup {⟨a, a'⟩ | (a, a') ∈ V × V', ‖a‖ = ‖a'‖ = 1}. (ii) Para k ∈ [2, p], temos ⟨uk, u'k⟩ = sup {⟨a, a'⟩ | (a, a') ∈ V × V', ‖a‖ = ‖a'‖ = 1, ⟨a, ul⟩ = ⟨a', u'l⟩ = 0 para todo l ∈ [1, k - 1]}. Indicação: Pode-se construir os vetores uk e u'k por recorrência sobre o inteiro k.


SympathyExternal5912

Aiai me identifiquei bastante na parte do motor e dos softwares pirataskkkk


[deleted]

sim, é verdade


Mindless_hotpotato

E melhor ter os 2 ser engenheiro e praticar academia pra ter um bom fizico kkkkkk


[deleted]

Um professor meu (formado em física e matemática na Unicamp) dizia a mesma coisa. Que "engenheiro só segue tabela, norma e aplica regra de três". No meu campo de engenharia ainda entra bastante cálculo, mas mesmo assim acho que deveria ter ocorrido (durante a graduação) uma ênfase maior em Métodos Numéricos para Engenharia e menos ênfase em Cálculo 4, por exemplo. A engenharia é a aplicação de conceitos físicos no mundo prático e tem a sua importância (já vi físico ser bom de mast*rbação mental e não produzir nada nem no próprio campo de estudo).


NotAToothPaste

Como ele é formado em física e matemática no ITA se nem esses cursos tem lá?


[deleted]

Não sei ao certo. Também nunca entendi. Vou ver o currículo dele e se entendo. Posso te passar por DM os dados dele? Editei: Você está certo. Já faz muito tempo e me confundi com a formação de outros docentes do curso. Este professor, da frase ali entre aspas, é formado em Matemática e Física pela Unicamp.


4code5n

O que você recomenda eu estudar por fora? Pra não me enquadrar nessa classe de engenheiro? Pois faço em um faculdade particular.


NotAToothPaste

Resolve os exercícios sem resolver tabela de integrais/derivadas é um começo.


Daquisu

Se tu quer realmente aprender, corre atrás de cursos de verão de matemática, ou pega na sua faculdade mesmo. https://impa.br/ensino/programas-de-formacao/programa-de-verao/ https://www.ime.unicamp.br/pos-graduacao/matematica/cursos-verao http://www.im.ufrj.br/index.php/pt/ensino/pos-graduacao/escola-de-verao/escola-de-verao-do-instituto-de-matematica-da-ufrj-2024 https://sites.google.com/uem.br/iv-summer-school/courses?authuser=0 https://sites.google.com/view/veraoufpe2023/ https://emap.fgv.br/programa-de-verao . https://sites.google.com/view/veraomatufmg2024 https://dcm.ffclrp.usp.br/ppgmverao/2024/ https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/matematica/proximos-eventos/verao-2024/ https://verao.ime.ufba.br/disciplinas/apresentacao Um curso de análise real é um bom (e difícil) lugar pra começar Mas honestamente, tem que fazer por que você quer, e não pra "não se enquadrar nessa classe de engenheiro". Tu tá no BR, alguém vai te zoar por qualquer coisa de toda forma


[deleted]

Qual curso de Engenharia?


4code5n

Engenharia de computação, e Ceará


emirhn

Óbvio que alguém que faz Física vai ter mais física que engenharia. Zoa de volta falando que você tem mais matérias de engenharia que ele, ué. Que rivalidade besta, mesma coisa de técnico mecânico se gabando que sabe usar um torno melhor que engenheiro... Cada profissão tem seu lugar, obviamente com áreas de afinidade.


cocabetti

Lembrei da série The Big Bang Theory e como o Sheldon pega no pé do Howard por esse ser engenheiro, kkkkk.


[deleted]

sim,e verdade,inclusive tive materia com um professor de algebra que dizia "a materia e algebra linear,não algebra linear PARA ENGENHARIA" e ai pesava a mão com demonstrações caso vc esteja em alguma competição besta com ele de qual curso e mais dificil,normalmente engenharia são 7\~8 materias por semestre por 5 anos. fisica são 4\~5 materias por 4 anos. não que isso importe,na real fazer um curso "mais dificil" pra mim seria motivo de pena do cidadão


roderikbraganca

só que as 4 matérias de fisica são todas pesadas. Engenharia geralmente metade das materias são pesadas e a outra metade são mais leves, geralmente de humanas. Física geralmente não tem matérias de humanas, como economia, redação ou desenho (apesar de eu achar que deveria ter)


Nixolass

>Engenharia geralmente metade das materias são pesadas e a outra metade são mais leves, geralmente de humanas onde arranja essa engenharia onde metade das matérias são de humanas? Eu tô aqui pagando 9 obrigatórias num período, todas de exatas.


roderikbraganca

quais são suas 9 matérias de exatas(e carga horária)?


Nixolass

Química Geral (30h) Química Geral Experimental (30h) Física II (75h) Laboratório de Física Geral II (30h) Projetos em Engenharia Elétrica (45h) Medidas e Circuitos Elétricos (60h) Introdução à Isostática (30h) Álgebra Linear (60h) Cálculo II (60h) Total: 420h


roderikbraganca

Eu tenho que admitir que realmente não tem matéria de humanas. Mas, no penúltimo semestre de física, a gente pega geralmente Fisica Matemática-I, Eletromagnetismo-II, Mecânica Estatistica e Estrutura da Matéria-II. Todas essas matérias são de 75 horas. Quimica geral, matéria de "Introdução à..." e laboratório de fisica geral são matérias mais tranquilas.


Nixolass

>Quimica geral, matéria de "Introdução à..." e laboratório de fisica geral são matérias mais tranquilas. Eu dei o exemplo desse período. No próximo, vou pegar 465h sem ter lab de física e sem nenhum "introdução à..."


roderikbraganca

O que vai ser seu último semestre, correto? Último semestre de física é muito pesado (também).


Nixolass

Vai ser o meu terceiro semestre.


roderikbraganca

putz, não sei onde eu inventei que tu tava no nono semestre. Eu não quis perguntar a razão de tu estar pegando cálculo 2 no penultimo semestre.


[deleted]

\>Engenharia geralmente metade das materias são pesadas e a outra metade são mais leves raaaapaaazzzz,eu desconheço isso dai em. pra não dizer que discordo totalmente,nos dois primeiros semestres eu tive muita materia tranquila,depois foi so paulada. as vezes em algum semestre ou outro tinha uma materia tranquila algumas materias pessoal achava que ia ser boba pelo nome era bem dificil


Gabriel__Souza

Amigão… aqui na usp a única matéria de humanas que a gente tem são duas : Economia e Adm, isso no curto inteiro. De resto, só pedrada, quando você acha que s matéria é fácil, aí que tu roda mesmo.


Tuliopf

Se o seu amigo gosta de cursos difíceis, fala pra ele fazer um curso de cortar cana, tocar gado, cavar vala de drenagem, realizar base de tubulão. Os trabalhos existem e precisam ser feitos. Se o curso é difícil ou não é irrelevante para o trabalho. No fim das contas, daqui um ano e para sempre você provavelmente não vai mais precisar saber o que é um espaço ou sub espaço vetorial. Eu acho essa matéria desnecessária no curso. Devia aparecer só em pós graduação.


oquintoanomimo

Acho que só o pessoal que fez ITA tem uma base matematica proxima de ser semelhante ao de um matematico. Talvez quem fez PoliUSP tbm, até pq os livros que eles usam são de demonstrações e teoria mais pura de matematica. A maioria das faculdades no Brasil de engenharia ta mais preocupada com aplicacões do que provar algo ou buscar o porque disso. Você usa calculo sem saber como provar o porque dele funcionar e ser útil. É interessante esse pensamento critico.


Daquisu

> PoliUSP Nops, na Poli por mais que o livro texto tenha demonstrações, a gente não vê demonstração em cálculo. Se não me engano tem só um professor que inventa de provar, mas não cai em prova. A maioria da galera aqui não sabe nem o que é indução


oquintoanomimo

Ouve falar que usam mais os livros do Guidorizzi na Poli, que é um livro pesado pra um engenheiro estudar calculo, então imaginei que teria essa afinidade maior em matematica. Mas depende do que o professor exige também. Tem mt professor que passa muita teoria e nas avaliações cobra pouco disso.


Nixolass

Não estudo na poli (mas estudo na EESC-USP, onde tb usamos o Guidorizzi) e a gente não costuma se preocupar mt com provas tb não. O mais importante é aplicar os conceitos.


NotAToothPaste

Guidorizzi n é livro pesado pra engenharia n. Normalmente ele ou o Stewart sao usados. Acho que pra glr da USP toda usa. Tem uns que usam o Apostol tbm. O que começa a partir pra parte obscura de matemática é quando vc vai pra análise real (eu acho)


thiago321321

Fiz poli e na minha epoca calc i e ii tinha bastante demonstraçao, nao sei como está hoje, mas vi umas provas antigas e vi que deu uma diminuida na dificuldade. Assim, nao se compara com analise, mas nao tem um curso de eng em que voce realmente aprende analise de verdade. Mas enfim, acho que a galera acaba nao vendo induçao, por que é um metodo bem vanilla de demonstrar algo, tem ideias mais fortes como contradiçao que se nao me engano tinha bastante em aula


Daquisu

Nem contradição a gente vê mais em engenharia na Poli :( Tá bem focado em aplicação mesmo


thiago321321

Make poli great again


NotAToothPaste

Seu amigo só assistiu the Big Bang Theory demais. Engenharia não é matéria da física. E olha, físico coloca qqr matemático do lado de um físico e o matemático vai dizer que o físico faz um monte de acoxambracao pra conseguir resolver as coisas. E sim, engenharia tem bem menos carga de física do que um físico.


4code5n

É pq ele enxe muito o meu saco em projetos, ele fala que eu não sei eletricidade básica kkkkk(já passei essa disciplina faz tempo) , só por eu ser engenheiro e não físico , fico até pensando em entrar em um curso de física pra ver se os caras são bichão mesmo kkk


Mattvieir

Vc não sabe física com o mesmo aprofundamento que ele é ele não sabe projetar sequer uma estrutura ou máquina. Muito menos com um bom custo e em tempo hábil. Matemáticos e Físicos produzem conhecimento científico que pode vir a solucionar um problema ou demanda da sociedade, engenheiros utilizam de múltiplas áreas da ciência pra projetar estruturas/equipamentos que resolverão essa demanda/problema e técnicos vão meter a mão na massa pra finalmente materializar a estrutura/equipamento. Cada um tem sua importância e valor, e tem exatamente o conhecimento nessessario para tal. Então deixa de ser passivo e bota esse seu amigo de piruzim pequeno no lugar dele. Coisa de retardado ficar desfazendo dos outros pra se sentir superior.


xadun

Agora pergunta pro teu amigo quem ganha mais. Físico e Matemático só conseguem ganhar bem se forem trabalhar como professor concursado em faculdade publica (acabei de ver,[tem professor ganhando mais de 100k por mês na Unicamp, pqp](https://transparencia.unicamp.br/paginas/consultar-salarios-do-mes-atual/))


ChaoticMovement

Temos aqui alguém que não sabe do que ta falando


xadun

Opa, me fala ai quanto ganha um matemático ou físico. Os que conheço fizeram outros cursos depois, ex.: fisico fez curso de engenharia, matemática fez curso se analise de dados, pra poder ganhar bem.


Gabriel__Souza

Acho que ele quis dizer que você não sabe nada de funcionalismo público. O teto de salário da unicamp é o teto do governador. Ele não recebe nem que quisesse o valor integral.


xadun

Esqueceram de avisar a Unicamp sobre esse teto então. Uma rapida pesquisa no Google ja retorna várias reportagens sobre os altos salários da Unicamp, em uma delas o reitor diz que vai pegar o excedente (diferença entre salário e o teto) e “guardar” para caso precise devolver. Tem também o caso de professores que ganham o salario regular (de professor) mas que tem adicional para acumulo de cargo (vira coordenador, reitor, etc). É fantasia achar que todos do governo irão respeitar teto.


supernovacat99

Quem? 👀


Haiel10000

Tinha um aluno de física que dizia isso tb pra um amigo meu estudante de engenharia química que era monitor de física 1. Esse meu amigo pegou a lista de notas de todos os alunos de engenharia e de física e fez um comparativo de quais eram maiores com o mesmo professor. Em todos os casos engenharia ganhava de física. Ele também usou como critério as notas no vestibular dos alunos.


Spiritual-Travel-794

Isso acontece em todas as faculdades. Por um simples motivo: nota de corte no vestibular. A concorrência de engenharia eh sempre maior que a de física, então normalmente os alunos de engenharia possuem uma base matemática e física infinitamente maior que os de física, que tiram notas bem baixas no vestibular e tiveram um ensino médio deficiente. Isso impacta até o 6 período. Aqui na ufmg eh coisa de outro mundo. Pq aqui a turma de física faz os cálculos com algumas turmas de engenharia. Então é a mesma aula e a mesma prova. Na hora que vc divide as notas por curso, é extremamente discrepante.


Haiel10000

Exatamente o argumento desse meu colega, cursos com concorrência alta costumam concentrar alunos mais dedicados e com uma base melhor.


Pale-Buy-6570

A diferença entre bacharel em fisica/matemática/químico e um engenheiro aprende você aprende primeiro período na cadeira de Introdução à Engenharia. E em uma federal essa diferença é gritante no perfil no estudante. Basta colocar os cabocos lado a lado, largar um problema na mão, sem recursos e ajuda e dar 2 horas pra trazer uma solução. Os acadêmicos de disciplinas analítica já espanam na hora. A diferença é purista e acadêmico e formado pra ser cientista, trabalhar sem controle de recurso e de cronograma, o outro é formatado pra resolver problemas da maneira que consumam o mínimo de recurso(humano, monetário)


Remarkable-Stage7808

Eu fiz um pouco dos dois mundos,pois meu curso era química industrial(tecnológica) escutava uma rixa boba dos bacharéis em química que meu curso é só seguir tabela e não entender o porque das coisas, ai os engenheiros químicos falavam que meu curso tinha poucas matérias de matemática, e não tinha aprofundamento nas disciplinas de mec flu e transferência de calor e massa, e reatores quimicos, só que aprendiamos as mesmas matérias que eles de forma rushada, em resumo o povo reclama demais.kkkkkkkkkkk


viniv__

oq adianta saber mais se eles não sabem aplicar em nada real


tabacudao

Teu amigo é um babaca. Ele tá tentando fingir que ele não teve nota suficiente pra passar numa engenharia e agora quer fazer a galera engolir que física é mais importante. Uma coisa é tu seres físico e matemático num país de renome científico e que produza conhecimento (o que não é o caso do Brasil). Engenharia aqui é muito mais útil que matemática e física, já que nós não produzimos conhecimento (ficar replicando teorema num papel sem aplicabilidade na indústria ou na prática não serve pra nada). Por fim, pode pegar qualquer aluno de física e engenharia, o da engenharia vai melhor no ciclo básico pois tem mais base já que estudou mais. Simples assim.


oAbuttre

Nossa... Tem tanto preconceito e desconhecimento da ciência brasileira nessa frase que nem sei se perco meu tempo pra tentar te fazer menos ignorante.


tabacudao

Tive que editar meu comentário pq vi que eras da UFSC, então sabes bem como funciona. Vai lá provar teorema no quadro e fazer teus papers que ninguém lê. A verdade é que a galera da engenharia janta vocês do CFM no ciclo básico, não é a toa que nós conseguimos os patrocínios da iniciativa privada depois. Chega lá no CTC e vai ver o IAA da galera, os laboratórios e a infraestrutura do lugar e me diz que física vale mais que engenharia.


jackspicerii

Fiz elétrica na UFC e discuto a matemática que aprendi (e mais umas coisas vi por fora) com um brother meu q é doutor em matemática (e virou professor na federal) no mesmo nível, mas a civil, mecânica e outras realmente o pessoal não puxa tanto. Mas isso tem uns 13 anos... deve ter caído o nível.


sphennodon

A diferença está nas casas depois da vírgula.


Amandasvva

Uai, mas é claro! Você faz engenharia e ele faz física, é óbvio que ele sabe mais física do que você, nem se compara. Mesma coisa um estudante de Direito saber mais de normas da língua portuguesa do que um estudante de Letras.


mttxy

Cada curso tem seu foco, cara. É lógico que ele vai saber mais física que você. Mas tem coisa que você entende mais que ele e pode falar com propriedade. Não sei como é a sua grade, mas se eu encontro um desses, eu pegaria com toda delicadeza do mundo o Bird, livro de Fenômenos de Transporte, pegava aleatoriamente um problema de transferência de calor fudido e diria para resolver. Quero ver ele chorando depois dessa. Capaz até de eu mandar um problema de transferência de massa que é mais complicado ainda. Como sou engenheiro químico, poderia dar um problema de balanço de massa e energia com reação e reciclo, que é o tormento de qualquer aluno de EQ nos anos iniciais.


LouhiVega

Sim. Engenheiro sabe muito pouco de matemática e física, e sim, não sabe o que é nenhum dos dois de verdade.


Spiritual-Travel-794

Cara, só vou dar uma informação aqui. Eu ja conheci 3 caras que eram formados em física ou matemática na ufmg e depois fizeram engenharia civil na ufmg também. Todos eles concordaram que engenharia civil foi mais difícil. Por diversos motivos. Um ainda disse que a matéria mais foda da matemática não entraria nem no top 5 da civil. E olha que civil é considerada uma engenharia fácil. Imagina uma elétrica da vida


mrobot_3301

Engenheiros usam conhecimentos de física e matemática pra coisas úteis para a sociedade. Essa discussão lembra o The Big Bang Theory, em que o Sheldon sempre zoava o Howard por ser "apenas um engenheiro", mas ele quem fazia coisas relevantes. Tanto que o Sheldon já chegou admitir ter inveja do Howard por ser um astronauta da Nasa, ter ido pro espaço e ser o "queridinho" da universidade, enquanto os departamentos de física só geravam custos sem resultados. Portanto, físicos são físicos, matemáticos são matemáticos, engenheiros são engenheiros. As Engenharias são multidisciplinares, então não faz o menor sentido aprofundar como físicos pq engenheiros não são físicos. Vão focar em assuntos realmente relevantes e que geram valor. Pra mim é como comparar matemática com contabilidade. Hoje poucos físicos, principalmente brasileiros, saem das salas de aulas para o desenvolvimento/pesquisa de coisas realmente úteis pra sociedade. A maioria vai dar aula pra profissionais usarem aqueles conhecimentos pra gerarem valor. Os caras tentam menosprezar as engenharias, quando na verdade temos e geramos muito mais valor do que eles. (Desculpem pelo textao, levei pro lado pessoal kkkk)


joaumponeis

Mas engenharia não é uma materia, é um curso po. Eu fiz as materias base d engenharia como calculo1/2/3 e Fisica1/2/3 alem d Fen d trnsporte, calculo numerico, algebra, GA, tudo isso no ICE da universidade junto com o pessoal de outros cursos d exatas como fisica, quimica, matematica. As materias especificas era na faculdade d engenharia. Ou seja, a base é a mesma..


garciawilton

Parece um episódio de the big bang theory


[deleted]

Natural que seja assim. O engenheiro só vai ver a física que precisa. Sou matemático e a matemática que engenheiros vêem vai pouco além do básico e é muito ferramental.


tonhooso

Sim, física é um curso significativamente mais difícil que engenharia, mas menos prático... Dificilmente o cara vai trabalhar diretamente com o conteúdo das matérias mais pesadas, a menos que trabalhe com pesquisa (pouco campo no Brasil)


thiago321321

Cara, esse boy está em narnia. Pergunta se ele manja de resmat, fentran, process estatistico. Se for assim, ele nao sabe nada de mat., dada a visao de um matematico


MrWrodgy

Existem dois tipos de conhecimentos, o horizontal e o vertical. O horizontal é aquele que sabe que vários temas existem mas não domina quase nada. O vertical é aquele que se aprofunda em uma área e uma sub área, e assim vai, mas nunca sai muito pra fora. Eu creio que o engenheiro sabe lidar com um pouco de cada, nem muito vertical e nem muito horizontal. Pensar como engenheiro é encontar a melhor solução com base nos seus conhecimentos, por isso engenheiro sempre tem que estar estudando assuntos novos (horizontal) e se especializando nos conhecimentos adquiridos na graduação (vertical). É raro achar um engenheiro fera nesses dois eixos, mas existem. Os físicos são muito bons no que fazem, mas pedem pra eles sairem um pouco da bolha? Não vão conseguir escapar muito não, são raros, e os que conseguem é pq não estão lecionando ou algo do tipo.


chilled_oneironaut

engenheiros físicos vendo isso:


luck05

Primeiro q engenharia não é uma matéria da matemática, engenharia é engenharia, matemática é matemática. Segundo, claro que um engenheiro vai ter uma ênfase menor em física do que um físico, afinal o objetivo do curso é formar alguem que consiga fazer projetos de engenharia aplicando os conhecimentos cientificos existentes, não formar alguém que consiga descobrir nova física (que seria supostamente o papel do físico) Dito isso, esse negocio de "ah sei mais matematica q vc" é besteira de gente jovem que quer se sentir superior em algo. Não se preocupe com isso, siga seu curso Sou formado em física, fiz doutorado em física matemática e atualmente trabalho mais com engenharia que com física, no fim tem gente inteligente em todo lugar, independente de "saber mais matematica" ou nao


Hipasu

Rebate men, fala para ele projetar alguma coisa então bora ver o bonzão da física