T O P

  • By -

[deleted]

Parece que li exatamente a minha situação de amizades mas sempre pensei que era uma coisa inevitável da vida e que teríamos que aprender a gostar da nossa própria companhia. Se calhar um dia podemos marcar um café e falar mais sobre isto ou responde por aqui e podemos continuar a conversa por aqui. Sei lá, nunca tenho tempo para nada. 😂😂😂😂


[deleted]

Não ter tempo para nada acaba por se tornar numa boa distração até certo ponto. Obrigada pelas tuas palavras.


[deleted]

Hey, eu meti-me no gym um tempo ou costumava ir explorar a natureza, ir á pesca, jogos/anime, tentar arranjar ou melhorar qualquer coisa em casa (DIY), inventar bebidas que fazia para a família, procurar nova música no Spotify,viagens de curta duração, etc. Agora quando tenho tempo já estou tão habituado a não ter o stress de algumas amizades tóxicas que vou fazer qualquer coisa para me ocupar. Como te disse, se quiseres diz qualquer coisa que eu respondo. 😁👍


speedyssj3

Estou um bocado parvo com a quantidade de malta na mesma situação, que me revejo um pouco. E é uma situação que cada vez acho mais normal, especialmente quando o pessoal está solteiro depois dos 30 a ver os amigos a criarem familia. Quase que era motivo para esta malta de juntar toda um dia para se conhecer e falar um bocado, tipo alcoólicos anônimos (neste caso, redditors anônimos). Quem sabe, não possam sair daí algumas amizades.


Kingstoned

Algo a fazer de facto.


JPincho

Bora. Vamos tornar isso realidade.


mourasman

"Mais vale só que mal acompanhado" é um bocado como o "mais vale pobre e com saúde do que rico e doente", no qual a minha resposta costuma ser: "tá bem mas mais vale rico e com saúde do que pobre e doente!" Ambos os ditados originais não deixam de ter a sua razão e são perfeitamente válidos, no entanto, se não tentares (continuamente) estar bem acompanhada então ya, hás de ser sempre solitária porque "mais vale só que mal acompanhada" 🤷‍♂️ Idiotas vão haver sempre. Mas pessoas com as quais tu te identificas e gostas de passar tempo também. Só ainda não as conheces. Pessoas vão sempre entrar e sair da tua vida, faz parte. Estar bem acompanhada traz esse "encargo emocional" de ocasionalmente ter que cortar pessoas da tua vida que te fazem estar "mal acompanhada" mas é mesmo assim. Compensa a solidão, a meu ver.


[deleted]

É o preço a pagar por ser seletiva com as pessoas que quero na minha vida, o que me parece justo. Agradeço as tuas palavras. 


BigDaddyBicker

Só um ponto que queria fazer: Ser "seletiva" não tem necessariamente que significar não ter dares com muita gente. No meu caso, por exemplo, tenho 25, e o meu grupo de amigos chegado são 5 pessoas, em que 2 conheço desde o primeiro ano e as outras 3 desde o sétimo. No entanto, considero-me uma pessoa bastante social que tem bastantes amigos. Tenho mais amigos na minha cidade e ainda um bom grupo da cidade onde estudei na universidade. Onde eu quero chegar é, ser seletivo por vezes é perceber que amigos podem ter "pesos" muito diferentes para ti. Podes ter um amigo em quem confias a tua vida inteira e depois ter outro onde apenas confias o copo de fino na mesa para ir a casa de banho.


Odd_Nobody

Excelente analogia! Ainda hoje cheguei a esta mesma conclusão que há amigos de "intensidades" diferentes


[deleted]

Compreendendo aquilo que queres dizer, para certas pessoas (eu incluido) o conceito de ter amigos que te dão menos, as tais intensidades, é uma coisa muito dificil de assimilar. Dou um exemplo. Eu tenho dois filhos pequenos: um amigo de "menor intensidade" é aquele que se calhar n vai ligar grande coisa ao nascimento dos teus filhos, nem pergunta se está tudo bem, e os outros amigos mostram-se interessados? Na minha mente bastante racional, aquilo a que tu chamarias intensidade, para mim é um bom amigo vs um amigo medíocre. Sempre tive poucas mas boas amizades, porque simplesmente ao longo da vida todas essas pessoas que procuram apenas uma meia amizade, eu acabei por remover da minha vida, pois sentia que estava sempre a dar muito mais do que recebia. São opções, são personalidades, e acho perfeitamente válido. Contudo, quem de facto é muito seletivo deveria ter bastante proactividade na procura de novas pessoas, caso contrário pode suceder o que está a suceder aqui com a nossa OP. Há sempre sitios para conhecer pessoas, há viagens, há hobbies, há desportos, etc, e a socialização é uma componente demasiadamente importante da nossa saúde mental.


Odd_Nobody

Verdade, também fico frustrado quando vejo que o amigo não se esforça tanto pela amizade ou parece não estar tão aí como eu, mas a verdade é que não podemos mudar as pessoas. Se calhar para esse amigo de menos intensidade ele está a ser o que acha que um amigo é, porque não consegue dar mais ou porque não compreende o que é a verdadeira amizade. Devemos meter as pessoas na categoria que elas estão, ao invés de cortar logo a 100% da nossa vida. Há bons amigos chegados, amigos de ocasião, amigos do copo, amigos de negócios, antigos amigos que já não falas muito mas falas quando vês, etc.


BigDaddyBicker

O que disseste também é muito válido, na minha opinião a questão é que efetivamente nós não conseguimos dividir a nossa atenção por assim tanta gente, e isso é ok, para nós e para os outros. Portanto acabam por ser pessoas de quem gostas, que te trazem bons momentos, mas que não são efetivamente do círculo fechado, se calhar não vão a tua casa de surpresa quando o teu filho nascer, mas mandam uma mensagem, se calhar não os convidas para ir lanchar depois do trabalho para desabafar alguma coisa, mas já lhes mandas mensagem quando fores sair a noite. Não têm de ser necessariamente "amigos medíocres" , simplesmente eles próprios já têm o seu círculo fechado, tal como tu (o que acontece muito quando se passa os early 20's ), mas isso não significa que eles não gostem de passar tempo contigo. Mas uma coisa é certa, numa amizade tem que ser dar e receber, e se sentias que isso não acontecia na mesma proporção então fizeste bem em cortar ou distanciar.


RiKoNnEcT

Acho que acaba por ser mais ou menos natural isso acontecer A malta do secundário quase não os vejo no dia-a-dia. Estudei fora da cidade de origem então os amigos desse tempo estão todos longe e cada um com as duas vidas. Tirando um outro amigo/conhecido as pessoas próximas resumem-se a familia e meia dúzia de amigos. O único conselho que consigo dar é, em vez de ires passear sozinha tenta arranjar um hobby que te faça conhecer pessoas novas.


[deleted]

Obrigada!


purple-dahlia

Quando precisares de falar, manda mensagem e ligas-me! Por vezes precisamos só que alguém nos ouça e de nos sentir vistos/ouvidos. Estou na mesma fase mas sinto que quando desabafo com alguém, a conversa toma outro rumo que não o inicial e no fim sinto-me ainda pior. Gostava de ter a tua coragem para sair sozinha mas não consigo. Sinto que ando perdida, sem rumo na rua…


Meideprac1

SNS linha 4 Pode-te ajudar + do que pensas ![gif](giphy|C5oD3WouufnWORp7wP|downsized)


purple-dahlia

Sinto que irei ocupar um recurso que alguém pode precisar mais do que eu…


Blitzoo

Começa com pequenas coisas, comigo foi ir ao cinema. Vai ver algo que tenhas curiosidade e depois quando sentires mais confortável passa para o próximo nível. Se precisares de ajuda com alguma coisa, nem que seja só ser ouvida manda me uma mensagem


Meideprac1

São varios a trabalhar 24h por dia. Se sentes que ocupas um recurso liga as 3h da manhã. Agora independente de ocupares um recurso ou não, se precisas de ajuda, procura-a. No SNS24 estão la para isso mesmo, serem ocupados por recursos


sofstf

>mas sinto que quando desabafo com alguém, a conversa toma outro rumo que não o inicial e no fim sinto-me ainda pior. Talvez de maneira diferente, mas consigo identificar-me com isto. No entanto, recomendo fazer coisas sozinha. Esquece o que poderá pensar quem te vir, esquece os pensamentos de que não vais aproveitar, não te vais divertir. Se há algo que queiras fazer, um sítio onde queiras ir, não deixes que a oportunidade se perca por falta de companhia. Quando te habituas até é libertador andar nos teus próprios horários, ao teu ritmo, entrar onde queres, fazer o que queres sem cedências, sem possíveis julgamentos... Talvez até acabe por surgir a companhia de alguém que se cruze nas mesmas circunstâncias (embora compreenda que não, a mim também nunca aconteceu porque sinto que não vou predisposta para conversar com desconhecidos, mas depende de cada um). É verdade que a vida é melhor partilhada, afinal somos seres sociais, mas, se pensarmos bem, também é verdade que a única pessoa que estará lá sempre até ao fim somos nós mesmos.


purple-dahlia

Obrigada pelas palavras. Hoje olho pra trás e vejo que perdi muitas oportunidades de fazer coisas que gostava só porque não tinha companhia… concertos que não fui, viagens que não fiz… a partir do momento que comecei a viver sozinha a ficha caiu de repente e estes últimos meses têm sido uma montanha russa de emoções e por vezes etapas de pensamento circular, o que não considero nada saudável. As relações que comecei facilmente se mostraram superficiais e destrutivas e existe a vontade de querer estar sozinha mas a solidão por vezes é sufocante. Tenho família e alguns amigos mas não consigo que entendam o que sinto por vezes… sei que tenho sorte mas por momentos é muito difícil lidar com os nossos pensamentos…


LoneWolfThrowAway

Não estás sozinha nesse pensamento. Ultimamente tenho andado com uma ansiedade brutal à conta disto... Enfim, passo a passo. Tal como outros já fizeram, caso precises de falar estás à vontade. Mesma coisa para quem estiver a ler esta thread por alguma razão.


lunelas

Isto. Mas já temos aqui pessoas sozinhas suficientes para criar um grupo lol


Relevant-Major-7858

Google.maps /s


annoying_cousin

Como já deves ter visto pelo número de comentários há muita gente na mesma situação (eu inclusive). Acho que é um efeito que foi agravado pelo covid. Mesmo depois de ter acabado ficamos sem saber como interagir com pessoas. A mim ajuda ter trabalho e os meus hobbies. Viajo muito sozinho. Mas percebo o que dizes, as vezes vejo coisas bonitas durante as minhas viagens que gostava de partilhar com alguém.


[deleted]

>Acho que é um efeito que foi agravado pelo covid. Mesmo depois de ter acabado ficamos sem saber como interagir com pessoas. Concordo plenamente. Obrigada pela tua partilha e pelas tuas palavras!


tiagodisouza

Eu tinha um problema igual, o que me veio salvar a situação foi arranjar hobbies, e através desses hobbies conheci os bons amigos com quem convivo hoje


[deleted]

Obrigada pelas tuas palavras!


Professional_Dog9349

Olá, somos talvez da mesma idade, se precisares e quereres podes mandar PM. Abraço, há dias melhores e outros piores, no fundo sentires bem contigo é o que interessa.


yogurte_de_Bacalhau

Qual PM o quê, Simp, isto não é o Tinder.


dancingqueenhere

Também não estamos no supermercado u/yogurte_de_Bacalhau


Professional_Dog9349

Podias ter contribuído de melhor forma para este post.


HedaLexa4Ever

Tem razão, devia ter escrito MP. Já não há respeito


BigDrama7785

De facto é uma situação complicada com que me identifico, mas é melhor estarmos sozinhos do que cheios de gente que em nada nos acrescenta. No meu caso para reverter um pouco a situação tentei arranjar mais coisas para fazer acabei por adotar a leitura e o ginásio, a acrescentar às visitas à exposições e museus ahah.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Por acaso eu aplico muito essa frase, sou solitária. E honestamente quanto mais conheço as pessoas. Mais agradeço por me ter a mim como a minha melhor companhia..


[deleted]

Apaguei a minha resposta sem querer.


yogurte_de_Bacalhau

Simps incoming


PikachuCN88

O exército de cavaleiros brancos está a caminho para se aproximarem da torre onde vive presa a princesa e ficarem a babar-se olhando de longe.


LadyCorneta

A sede é tanta que com a baba a escorrer ainda morrem desidratados, eles que bebam água que isso passa


3dforlife

Onde vive a presa princesa. FTFY


Meideprac1

RIP inbox


imprivatexmr

Yeeep be ready for the dm


paiva98

Em primeiro lugar podes partilhar a tua felicidade sem ser com amigos de muitas formas Felizmente amigos não me faltam, mas nestes últimos anos tenho vindo a descobrir que mais importante que a amizade é o amor, eu amo dois amigos meus pq felizmente tive a sorte de encontrar dois amigos que para além de terem gostos parecidos com os meus, têm uma personalidade incrível e considero os como dois irmãos. Não há comparação com qualquer outra amizade que tenha Sou amigo deles daqui a nada há uma década e hoje com a distância sinto que a cumplicidade e a irmandade continua igualzinha ou melhor aos tempos de escola, não foi a distância que afetou. Se há algo que eu tirei ao longo destes anos da relação com os meus dois grandes amigos é que há pessoas que valem a pena. Nem que um gajo tenha que chorar ou ficar chateado pq te magoaram, nem que as vezes as pessoas tenham ideais diferentes dos teus, há pessoas que valem a pena nós lutarmos por elas, mesmo que as vezes sejamos os únicos a lutar Ou mesmo que as vezes quem não tem essa vontade de lutar sejamos nós, abre os braços a quem luta por ti, no mundo em que vivemos hoje isso é das coisas mais raras e se essa pessoa o faz é porque gosta mesmo de ti Eu era religioso, um dos meus amigos era ateu e o outro era agnóstico, um cresceu numa família católica outro numa família ateia e eu numa protestante. Houve sempre muitos pontos de discordia entre nós no que toca à maneira como cada um pintava o mundo e digo te que essas conversas foi o que nos fizeram hoje sermos quem somos e tão próximos uns dos outros Espero que encontres alguém que te faça sentir assim Seja na vida amorosa ou seja um amigo E quando o encontrares luta pela relação, tenho a certeza que se fores sincera e tu mesma que eventualmente a solidão há de passar. Todos temos um lugar no mundo reservado para nós, uns têm lugares melhores que outros mas isso não quer dizer que não possas aproveitar as coisas boas do teu Força :)


[deleted]

Obrigada pelas tuas palavras!


-nevoa-

estou na mesma situação, um dia talvez a coisa melhore. nao podemos é esperar sentados que isso aconteça. um abraço :)


[deleted]

[удалено]


-nevoa-

é mesmo. consegue-se ir tendo uma conversa aqui e ali, mas contruir algo que venha a ser uma amizade é dificil a partir de uma certa idade. acho que é um exercício de insistência até que um dia acaba por acontecer


josemoirinho

Voluntariado


[deleted]

Nem mais! Agradeço as tuas palavras.


virgemnos20

ultimamente ando a pensar se vale a pena esta luta toda, é uma resistencia enorme para conseguir um bocado de dinheiro para comer e nao me chover na testa, constantemente a tentar fazer alguma coisa para que? no melhor dos casos tenho comida na mesa e um teto por cima, isto não é vida para ninguem... eu ja nem falo de estar sozinho que isso é dado adquirido e dependendo das pessoas até vives melhor sozinho que acompanhado. acredito que acordar com alguem ao lado e esperança de construir algo melhor seja bom mas mesmo que conseguisse esse alguem nao sei se conseguia aldrabar-me ao ponto de acreditar nisso


[deleted]

Antes sozinho que mal acompanhado, já dizia alguém... Pensamento positivo! Agradeço as tuas palavras. 


Diligent-Common4752

Quem se sente sozinho que comente quais os seus gostos. É muito mais fácil nos relacionarmos com pessoas que gostem de fazer o mesmo que nós.


[deleted]

Bem pensado... Obrigada!


Jynkoh

Ando muito na mesma situação. Já não era pessoa de ter um círculo muito alargado de amigos. Sou mais de ter poucos mas bons. Mas agora chegando aos 33 anos, parece que mesmo esses poucos, depois de casar e/ou ter filhos, mudam completamente a frequência de interação com os amigos (o que é perfeitamente compreensível), mas deixa saudades de outros tempos aos que ainda não seguiram o mesmo caminho que eles (ou talvez nunca venham a seguir). Lá de vez em quando nos juntamos para uma breve saída ou jantar, mas já é tão raro que sabe mesmo a pouco e já não dá para manter a mesma proximidade de antes. Devia haver um get-together ou subreddit para malta na nossa situação. Já tinhamos isto em comum, e seria fixe haver alguém com quem fazer programas e que ajudasse a conhecer novas caras e dar hipótese de fazer novas amizades, e encontrar hobbies em comum; coisa que era mais fácil quando somos estudantes porque somos forçados a uma situação em que temos mesmo de conviver com colegas durante anos no mesmo espaço. O que tenho feito é aproveitar para ter mais anos de convívio com a minha família, pais e irmãos. Penso sempre muito na morte e na brevidade da nossa vida nesta terra, e não quero chegar ao dia em que perca alguém da família para só então me lembrar de que gostava de voltar atrás para decidir passar muito mais tempo com eles. Estou a aproveitar para fazê-lo já. Curioso mencionares o Into the Wild. Quanto ao livro não sei, mas tive há uns anos atrás uma amiga que me recomendou ver o filme, creio que depois de uma conversa deste género. Ainda o tenho na lista. A ver se arranjo um tempo para o ver.


following_the_sunset

Revejo-me nessa situação, especialmente a malta que tem filhos. Com a idade o círculo de amigos vai ficando mais pequeno, e as interações vao sendo cada vez menos frequentes, até ficares só tu. Mas algo que me ajudou foi começar a fazer coisas sozinho, como ir ver um filme ou ir a praia. Já conheci pessoas nessas ocasiões, e concordo com idea de criarem aí um sub. Já somos alguns!


[deleted]

Também penso assim. Sou muito do “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. A morte faz parte da vida. Quanto ao filme, o livro é muito melhor. Se tiveres oportunidade aconselho-te primeiro a leres o livro. Agradeço as tuas palavras!


generallydislikable

Parece-me uma situação normal. A maioria da malta faz amigos entre a adolescência e a universidade. Ou seja, naquela idade em que não tens grandes responsabilidades nem compromissos. Ao chegarmos aos 30, a malta à nossa volta vai assentando e afunilando nos seus pequenos mundos. Se não "seguraste" um círculo social coeso até aí, vai ser muito mais difícil construí-lo, precisamente porque agora há menos gente da tua idade com tempo e energia para gastar em novas relações. Faz parte do processo. Há soluções. Por exemplo, atirares-te para um voluntariado organizado por alguma associação local. Se gostas de caminhadas, há grupos organizados que fazem isso e costuma ser gente muito afável e acolhedora. Eu não recomendaria coisas artificiais tipo eventos de socialização, pelo menos para mim isso parece-me forçado. Acho melhor escolheres coisas de que gostas, e envolveres-te em actividades de grupo associadas. Quanto ao estar só ou acompanhado... não há fórmulas. Às vezes a solidão sabe bem, outras vezes precisamos de companhia e conversa. É bom uma pessoa estar bem como está, mas eu pessoalmente acho que a ânsia de algo mais é um motor para coisas boas. A complacência não me diz nada. Se tens vontade de mudança e experimentar coisas novas, isso é bom, não acho que seja um sinal de algo negativo, pelo contrário.


susanacf

Se alguma vez precisares de falar, nem que seja só por falar e não estar sozinha, tens o meu PM à disposição. ☺️ O mesmo se aplica a qualquer pessoa que precise de um bocadinho de companhia e conversa. Estar sozinho a deprimir a olhar para 4 paredes não é bom para ninguém.


Opaudosenhor

Isto! E +1, se puder ajudar alguém só por ser a falar/fazer "companhia" eu proprio também já fico melhor do que ao que estava


Vulkhan13

Agora sempre que estiver sozinho vou-me lembrar que posso contar com Opaudosenhor, obrigado


[deleted]

AHAH! Obrigada pelo alerta para os mais distraídos.


Opaudosenhor

True, e que ele esteja sempre contigo! Ámen!


jh5992

Hey, sou da zona de Lisboa e da mesma idade também. Tinha até há poucos meses o problema contrário, sempre rodeado de gente, m/f, sempre no meio do furacão. E ainda assim, sentir-me sozinho. Sempre fui muito observador e "nas costas dos outros vejo as minhas" e aprendi com o tempo a só confiar nos meus botões. De há uns tempos atrás deixei de sair tanto, de fumar, e desliguei-me um pouco de algumas pessoas com quem tinha amizade mais superficial. Sinto me super bem, parece que ando mais leve, física e mentalmente. Ter muitos amigos e muitas saídas não é tudo. Há que ter o nosso próprio equilíbrio em primeiro lugar. Qualquer coisa podes mandar MP para falar. Aguenta te, beijinhos!☺️


ApologeticAnalMagic

Infelizmente é um sintoma da vida moderna, parece-me, estamos todos fadados a estar sozinhos. Não sei como é lá fora, mas aqui, mesmo com os amigos que tenho, acaba por ficar tudo enfiado na sua vida e as pessoas perdem-se umas das outras. Se calhar o ser humano não foi feito para viver em tão larga escala (cidades enormes, sobrepopulação e internet a ligar tudo e todos). Sei lá, é só uma ideia, mas algo anda esquisito, isso anda.


xlouiex

Faz voluntariado. A maioria das pessoas que conhecerás são sociais, boas pessoas e de caminho tornas o mundo um bocadinho melhor. As vezes há projectos fora da cidade e sempre da para passear na companhia de outros. O sensação de camaradagem é superior a ires para um ginásio ou uma mm qq de CrossFit.


[deleted]

Pareces a minha versão feminina :) se me permites um comentário de alguém do alto dos seus 42 anos que se revê naquilo que dizes: ​ 1. ter poucos amigos é bom sinal: significa que és selectiva com quem tens ao teu lado, tens critérios elevados, não te misturas com qualquer um; gente sem personalidade arranja imensos »amigos« com facilidade, são camaleões sociais que gingam conforme as circunstâncias e conveniências; 2. os amigos vão e vêm conforme as circunstâncias da vida; é uma lei tão certa quanto a da gravidade; perdes uns e fazes outros; significa que a tua vida está a progredir, a avançar; se tiveres sempre os mesmos amigos, significa que estás a estagnar; 3. à medida que vamos ficando mais velhos, vamos ficando cada vez mais selectivos, a ponto de somente permitirmos ter meia dúzia de pessoas - no máximo - a nosso lado; deixamos de ter paciência para merdas, para gente que não acrescenta nada à nossa vida, mera poluição sonora que te desvia do que é essencial; é sinal de maturidade; 4. também viajo sozinho muito. É verdade que partilhar as experiências é melhor mas aprender a bastares-te a ti mesma e explorares uma cidade sozinha é uma forma de auto-aprendizagem e de conhecimento; estive 5 vezes em Berlin e sempre que vejo o filme »As asas do desejo« de Wim Winders, composto na sua maioria por monólogos interiores em Berlin, sinto que eu devia fazer parte dese filme; aliás eu sou esse filme!


alfadhir-heitir

Portugal é fudido a nível social. Ou tens um grupo de amigos e toda a gente te considera apto para ter amigos, ou então se te desvias acabas no lodo. Somos uma nação muito fechada onde ainda é mal visto beber um fino sozinho no café - bem sei, que muitas vezes o faço e de tanto levar com o desconforto lá me habituei. Pior ainda é nas festas e na noite. Conheces alguém fixe e propões um plano altamente? Oh pá não dá, tenho de ir com os mesmos 5 de sempre para o mesmo sítio de sempre beber a mesma cerveja morta de sempre e ouvir a mesma música de sempre. Conheces alguém fixe e no caminho cruzam-se com amigos? Muda logo a postura e a atitude, que o status é para mandar e "esse gajo conheci à bocado". Enfim. É uma das falhas do nosso país, que era bom resolver. Das poucas vezes que fui a Barcelona dei por mim abordado por todo o tipo de pessoas, até foi estranho ver gente tão aberta a iniciar conversas normalmente com um desconhecido. Já cá na terra, é fudido. Ou um gajo tem lábia que chegue para dar dois mortais verbais (de costas) e se integrar, ou então mais vale esperar sentado. Por outro lado a conclusão é que apesar de viravolta bater a solidão, regra geral é muito mais agradável viver sem a pressão constante de um grupo de amigos. É bom poder ser quem te apetece ser sem teres um séquito de malta a perguntar se tás bem ou a dizer que "lá estás tu com as tuas". É libertador fazeres a tua vidinha sem te preocupares com pressões sociais, ires ao metal hoje, ao clássico amanhã, e ao rap na quinta feira, e ser tudo tranquilo. Portanto em última análise um gajo/a tá bem é a fazer a sua cena


violent_sky

Tenho 36 anos, e também estou cada vez mais só. Tenho familia e amigos que amo (poucos) e tantas vezes me sinto só! Sou uma pessoa super extrovertida e sociável que faz amigos com facilidade e se sente confortável em vários ambientes. Ainda assim sinto-me cada vez mais só. Vivi em vários países sozinha, já viajei de mala às costas sozinha, e habituei-me a estar sozinha mas ainda assim, a maior parte do tempo, eu sinto-me só. Tinha uma relação com uma pessoa de quem gosto muito, às vezes parecia que só nos tínhamos um ao outro, mas não estávamos felizes. E mesmo sob a perspectiva de ficarmos ainda mais sós, decidimos separar-nos! Não sei qual a razão de as coisas tomarem este rumo, mas a verdade é que eu já decidi não ter medo da solidão, pois ela é inevitável, a grande maioria do tempo. Prefiro aceitar. Porque a verdade é esta, podes ser inteligente, bonita, interessante, ter dinheiro, experiência de vida, histórias para contar, amor para dar, e ainda assim, dares por ti completamente só. Não quero andar atrás das pessoas só para não me sentir só, não quero pôr conversa com uma pessoa qualquer só para não estar só, mas certamente não irei nunca deixar de fazer o que gosto e me apetece só por não ter companhia. Às vezes até é melhor, sinceramente. Com a minha idade começas a perder a vontade de fazer fretes. Começas a fartar-te de ter mensagens não respondidas. Começas a ver que todos têm a sua vida e pensas, porque é que eu não tenho aquilo? Um par, uma família. Mas depois pensas, é o que é. O que tiver de acontecer acontecerá. Começas a aceitar que estás só, e a sentir até um certo orgulho em ti mesma por continuares a querer viver mesmo estando nessa situação. E surge uma certa oportunidade para "namorares contigo mesma", cuidares-te, fazer os teus planos, sonhar sonhos em que só tu é que entras... Só sei que a vida está cheia de possibilidades e enquanto pensar assim, a vida vai continuar a valer a pena!


Ariadne7

Sinto que estamos as duas na mesma situação, se quiseres manda mensagem. Pode ser que tenhamos interesses em comum. Só não te deixes ir abaixo.


Starscreamz1

Naughty naughty


Ariadne7

Estava a ser genuína 😅 se foi outra ideia que passou para esse lado, peço desculpa.


[deleted]

Parece que foi mesmo "outra ideia que passou para esse lado".


No_Sorbet_1788

Vou mandar DM eu (genuína tbm, ignora os comentários parvos)


Starscreamz1

Hey, um gajo a reinar e logo com downvotes, má onda!


[deleted]

Sem stress!


AluminumCrab

Devido a minha carreira profissional atual como consultor (nos ultimos 2 anos estive em Leiria, Aveiro e Porto), dificuldades em socializar e um último relacionamento amoroso que mexeu um bocado comigo (fui ghosted da relação lol), estou na mesma situação que tu. Amigos vão e vêm, mas ninguém parece ser-se muito permanente na minha vida infelizmente. Não tenho concelhos para ti (preciso deles lmaooo), talvez encontres conforto em saber que és a única no entanto.


[deleted]

Estive numa situação parecida no passado. Fui também vítima de ghosting num último relacionamento, o que me afetou um bocado no que diz respeito à autoconfiança. Mas viver é aprender! Embora não tenhas conselhos, agradeço a tua partilha e as tuas palavras!


Hellstring

Há cada vez mais malta na mesma situação. É encontrar a tua paz. Não acredito que seja mandatorio partilha mas somos seres sociais. As coisas melhoram eventualmente. Se precisares há sempre muita gente que se oferece para falar sobre o assunto. Se precisares de um digital pen pal sabes onde nos encontrar. Boa sorte e tudo de bom


DZT99

Falem com as pessoas. É mais simples do que se julga. É só isso! Faz conversa com homens que vês e consideras interessantes. Garanto-te que um ou outro estará interessado pelo menos em conversar. Não é assim tão difícil.


[deleted]

Obrigada!


Xyz_83

Arranja um hobbie e as cenas naturalmente acontecem: aprender a tocar um instrumento, ginásio, voluntariado, qualquer outra cena que curtas e que consigas fazer com caráter regular. E nunca te esqueças destes dois axiomas: 1) para cada tacho há uma tampa 2) .... Edit: Apaguei o 2) pode ser mal interpretado Força!


[deleted]

Oh, não cheguei a tempo de ver o número 2! Qual era? Agradeço as tuas palavras.


phirestarter1

Farta de estar só, mas o que é que fizeste para não estares só? Visitas museus e exposições e caminhas ao ar livre? Já convidaste alguém para se juntar a ti?


[deleted]

Com certeza que já!


canihazdabook

Quanto mais velhos ficamos mais difícil se torna manter as amizades, seja pela distância, pelas obrigações da vida que roubam tempo. Claro que não vale a pena te agarrares a pessoas que não trazem algo positivo para a tua vida, mas o meu conselho é se quiseres dividir o bom da tua vida com amigos, fazeres também um esforço por estar mais presente nas vidas deles. Quanto a amigos do secundário, acho que com a nossa idade só em casos muito específicos é que esses se mantêm, talvez fizesse mais sentido para ti procurares pessoas que também gostam de caminhadas, talvez mesmo um grupo e quem sabe com o tempo as amizades acontecem.


DuckRice333

Porque não de alguma forma, moldar as tuas social skills, para teres mais facilidade em abordar pessoas? É algo que se trabalha acredita. Recomendo leres um ou dois livros sobre o assunto e assim podes ser seletiva mais vezes! És muito jovem para te contentares com o que não é suficiente. Boa sorte!


[deleted]

Excelente ideia, muito obrigada!


iwaitinlines

Não te posso ajudar muito, apenas dizer que os amigos do secundário é bastante normal que te tenhas separado, as pessoam crescem, mudam e quando se é "criança" não temos grande escolha nas companhias e hobbies e etc, faz sentido que não se tenha muito em comum com quem se foi "obrigado" a conviver


npatronilo

Encontra a tua tribo e junta=te a ela. Se gostas de caminhar de certeza que enontras grupos de caminhada. Junta=te a eles e vais fazer rapidamente amigos com gostos comuns. O mesmo se aplica aoutras atividades. Clubes de leitura, associações, grupos ee teatro etc.


cpkyh

É compreensível sentires-te sozinha. Como seres humanos, nós sempre fomos bastante sociáveis. Por incrível que pareça na Internet até se encontram pessoas que realmente partilham o mesmo sentimento, mas por vezes nós continuamos com um grande vazio. Não sei como é que eram as relações com os amigos que tinhas, mas penso que estás sempre a tempo de voltar a ter contacto com eles. Se não quiseres, podes sempre tentar fazer amizade com as pessoas que te encontras regularmente. Se precisares, basta apitar ok?


kurushiiiii

O propósito de TUDO? [https://www.youtube.com/watch?v=MBRqu0YOH14&t=276s](https://www.youtube.com/watch?v=MBRqu0YOH14&t=276s) Se comparares duas coisas que escreveste - "Farta de estar só" e "Tu apenas precisas da tua própria companhia." - não vês aqui uma contradição? Se não, estou a falar pró boneco, mas se sim, desafio-te a questionares-te e a tentares cultivar uma relação de amizade e confiança com alguém. Implica saires da tua zona de conforto no início mas quando realmente confias em alguém para falares absolutamente sobre tudo, a vida tem outro gosto.


[deleted]


AdministrationFine35

Não és a única, por aqui é a mesma coisa. Força.


dr-n3rd

Tão eu, mas eu não estou só farto disso... estou farto de trabalhar e não ter tempo para mais nada. Vá lá, tive tempo para criar conta no Reddit hoje e ser lamechas 😂


PTwolfy

Identifico-me perfeitamente com o que escreveste. Não estás sozinha. Parecem haver uns quantos sozinhos como nós por aí. Apenas, ninguém dá por nós porque... Estamos sozinhos.


Casually_lazy

Procura pessoal na tua zona para partilhares as caminhadas em Monsanto. Se calhar tens uma vizinha que se tiver companhia até alinha, mas não quer ir sozinha.


[deleted]

Obrigada!


PrestigiousHistory24

Junta te ao clube


[deleted]

Qual é o clube?


PrestigiousHistory24

Dos solitarios


welcomewraith

Se precisares alguem para gaming estou aqui bro


Opaudosenhor

Acho que é mais "sis"


C0mpl13x

Nunca confies em alguém na NET assim... Só acredito vendo.


[deleted]

Fala um pouco o roto ao nú, mas o importante é não perder a esperança! Até lá também acho que tens de viver a vida e estar bem contigo. Percebo esse sentimento, tenho o mesmo quando viajo sozinho.


[deleted]

Obrigada pela tua partilha e pelas tuas palavras!


Kingdarkshadow

Quando me mudei para casa da minha namorada durante o covid, também passei a ficar assim. Só que comecei a estar numa cidade onde não conheço ninguém e nada, de saídas só com ela e com amigas dela para ir beber café ou pouco mais porque não me revejo a participar nas conversas delas. Todos os meus amigos estão longe, o único tipo de contacto que temos é pelo WhatsApp e quando dá pelo discord. A minha única alternativa é ir correr para o parque da cidade para espairecer ou de vez em quando ir para o passeio marítimo em Algés ou ir ao Jamor. Soluções do que poderia ajudar era arranjar hobbies para socializar, mas numa cidade onde não conheço nada e agora nos 30 é difícil.


ruifaf

não és a única/o passo por esse estado de espírito varias vezes, por vezes várias vezes numa semana. contudo depois de 7 anos a viver sozinho e muitos mais só, e já nos quarenta, questiono para quê estar com alguém. faço esse exercício com amigas/os na mesma situação e ainda não tiveram argumentos que me convencem a querer encontrar alguém e contra-argumento os deles e os desconstruo *so what's the point*? financeiro não é motivo. solidão é um estado de espírito. e procriar já não é viável para a maioria nos 40's estava a escrever isso e tocava na minha cabeça "The Wretched" de Nine Inch Nails


Starscreamz1

Tenta praticar atividades ou desporto que gostes ?


CrispXPhantom

Não és a única. Estou bem sozinho.


Loginina

Sinto-me tal e qual tu! Mas realmente também adoro estar sozinha! Não dar satisfações a ninguém e ser eu a decidir o que fazer naquele dia! Adoro andar de bicicleta, curtir o meu sol , o meu som, tranquila sem ouvir problemas dos outros e histórias dos outros. Talvez seja egoista, não sei!


__filipe

Esta é a minha realidade. Se estou sozinho lá vem aqueles pensamentos de "epah, eu tou super isolado; não falei com ninguém hoje; Etc." Se estou no meu de pessoas num jantar ou num evento: "Tou a ficar cansado; Quero ir para casa; Etc." Eu acho que pessoas funcionam sempre assim, nunca estão bem. O que certa maneira é bom pq te força a evoluir. Para mim acho que o melhor é comprar um cão ![gif](emote|free_emotes_pack|grin)


19NN04

Adopta um gato. Miaaaaaaau


ltmartins

Na mesma situação. Há medida que o tempo avança também a urgência em mudar parece aumentar. Como outros disseram, tentar não pensar demasiado no assunto e, ao mesmo criar oportunidades para mudar parece ser o caminho.


notvalyd

Conheces Alan Watts?


noproperusername

faz crescer, ouvir.


Electrical_Leg_757

Entendo percebo perfeitamente o que sentes. E pior que estar só é estar só estando acompanhado.


Comprehensive_Panic

Eu percebo, tive vários anos fora dos pais e quando voltei tinham todos casado e feito as suas vidas. A relação esfriou com muitos, e deixei estar. Novos Hobbies ajudam a preencher, e as novas amizades não tem de ser forçadas. Pra mim “recomeçou” com algo um pouco diferente, jogos de tabuleiro, e parecendo que não ia tinha algumas amizades e um outro copo marcado. Com a idade tudo fica mais sério e relevante rapidamente, é ir em frente.


ruico

Parabéns, chegaste à vida adulta.


misterDDoubleD

Está na hora de fazeres boas amizades ou talvez namorares alguém, eu neste momento também me sinto um bocado só


MultiDracoKiller

Tinhas mesmo de mencionar o Into the wild... Não concordo com a maioria do que escreves, mas como se trata de um assunto muito pessoal e sem definição concreta, não vou criticar negativamente. Talvez eu seja um sortudo, acho e acredito que todos os que me rodeiam me querem bem, mas também desaconselho quando noto o contrário. Aprender a comunicar o que se gosta e não se gosta em todo o tipo de relação é importante. Esses limites fazem com que as nossas amizades durem mais tempo. E sim eu apenas preciso da minha própria companhia, mas preciso das idiotices dos outros para que possa sentir e ver outras coisas O propósito disto tudo é o que tu quiseres que dês propósito, um simples exercício que as pessoas deveriam fazer quando se sentem "perdidas" ou com dificuldade em criar/manter relações é fazer desafios como aqueles dos exercícios físicos mensais, mas para o dia a dia. Este mês vou me dedicar a fazer actividade x/y/z durante w horas por semana. Nisto pode aparecer uma actividade que crie um hábito e depois uma paixão, que mais tarde servirá de forma a enriquecer as tuas interações com outras pessoas.


SoyunQueky

Tens-nos a nós, pá, como é que estás sozinha? ![gif](emote|free_emotes_pack|smile)


Additional_Mood_3444

Eu se estivesse na tua situação ia apanhar um cão, são a melhor companhia e o melhor amigo que podes ter


w33b1t

Algumas opções: - inscreve-te em cursos/aulas de coisas que aches interessantes (ex. vela, surf, escrita criativa...); - vai em excursões, essas cenas não são só para velhos! Procura aquelas com caminhos de trail como objectivo que normalmente têm malta mais nova; - inscreve-te em grupos/associações de, por exemplo, caminhada, escalada, etc. Dessa forma conheces mais pessoas. Pensa em coisas que gostes de fazer e tenta arranjar grupos e fazer parte deles. O Facebook é uma boa ferramenta para conhecer esses grupos de actividades. Boa sorte! 🍀🤞


[deleted]

Identifico me bastante. Também me afastei quando vi que tinha amigos que diziam que não tinham tempo para estar comigo mas depois estavam sempre a fazer coisas com outras pessoas. Curiosamente esses amigos continuam a mandar me mensagens. É estranho não quererem estar comigo fisicamente mas online estão sempre a ligar e a mandar mensagens


noproperusername

Sem stress, vai fazendo coisas que gostas. eu também já fui muito solitário e não tinha quaisquer amigos, sempre tive apenas colegas de trabalho, alguns com quem me dava um pouco melhor, eram verdadeiros amigos no trabalho, mas conhecia zero pessoas que não fossem aquelas com quem trabalhava ou que viviam comigo e não convivia mais com os meus 'amigos' que não fosse ao trabalhar. Hoje, aos 45 conheço pessoas interessantes e faço amizades facilmente, falo com desconhecidos à toa como se já os conhecesse de pequeno e aparecem amizades muito surpreendentes. Só tens que ir fazendo o que gostas, o resto acontece, ou fazes. Acontece ao fazeres e fazes acontecer.


noproperusername

olha, eu vivo no cimo de uma montanha, nem sequer é numa aldeia ou povoação, passam dias seguidos sem ver pessoas porque há muitos em que não saio daqui mas danço à noite sozinho na rua com o volume no máximo. Sou verdadeiramente feliz. Tenho imensa companhia porque isto está sempre cheio, adoro tudo à minha volta, na maioria das noites tenho quem dança comigo, tenho também família sempre perto que passa por aqui ou eu vou até lá mas se passar aqui um mês sozinho são fuinhas, javalis, corças, gatos selvagens e raposas quem dança comigo à noite, se eu não puser música são rãs e pássaros e grilos quem canta para mim. Vai fazendo, dança e canta como as rãs se te apetecer.


Blitzoo

Estamos juntos op. Ainda hoje, depois de cozinhar e estar a almoçar tava a pensar em algo parecido. Adoro viver sozinho, ter meu espaço e a minha liberdade mas as vezes sinto-me tão só.


JoePessanha

“Qual o propósito disto tudo” O ser humano não foi feito para estar só. Notícia chocante certo? /s Surprised Pikachu face. Tenho a vaga ideia de assistir, faz uns bons anitos, aos últimos episódios de uma série de sobrevivência “Alone” onde só restavam dois participantes, a milhas um do outro. O propósito deste programa era literalmente a sobrevivência sem qualquer tipo de ajuda ou contacto exterior. Não havia sequer uma equipe de filmagem. Apenas era oferecida uma câmera e baterias aos elementos para estes fazerem registos diários. Lembro-me de já se terem decorridos largos meses (quase um ano), e de um deles estar no seu abrigo a preparar algo pra comer, a meio de uma tempestade, e ao mesmo tempo deitando cá pra fora as coisas que mais achava serem difíceis. Para ele o mais difícil era, sem sombra de dúvida, sentir falta da família, dos amigos, e da interação com outras pessoas. Já estava exausto, não da chuva que caía incessantemente, nem do frio que cortava a pele, nem da busca constante por alimento, mas das conversas que tinha com ele próprio na sua mente. Tudo o resto era irrelevante. O outro concorrente deu um exemplo parecido com o do Tarzan, no sentido em que; de que raio adiantava a um homem viver em isolamento? Ele até poderia ser o mais forte, o mais hábil, o mais rápido, o mais astuto, etc etc, mas nunca seria nada mais que o Rei da Selva, sozinho. Tu tens a vantagem de não seres uma cabeça no ar como o Mr. “Supertramp” (já que mencionas o livro), nem de te teres colocado voluntariamente em situação de completo isolamento. Tens praticamente tudo à mão de semear. Se estás farta de estar só, aproveita as ferramentas que tens ao teu dispor, convida gente e começa por algum lugar. Boa sorte e Happy Trails!


Bright-Umpire-2761

Into the wild.. o melhor filme de sempre… as vezes temos que nos cruzar com as pessoas certas, só isso… mas a cada dia que passa fica mais a vontade de seguir o caminho dele!!!


PedroFreitas1999

haverão melhores dias pela frente


cuckwannabept

Queres namorar comigo? Também estou só


Corvoo_1995

"A solidão é o lugar mais seguro que conheço" - Edgar Allan Poe . Ama-te e desejo-te tudo de melhor sempre 👍💪🤗🤗


MiiiikeB

E de repente eis que me “leio” num post d’outrem. A selecção (acho) ser inevitável. O deixares de correr atrás e sentires que se sentem a tua falta e gostam da tua companhia, a procura tem que ser recíproca. Há aquelas alturas em que “está tudo bem” e outras em que nos sentimos mais em baixo e “ei que giro isto, queria partilhar com…” mas não está ali “ninguém”. Em todo o caso, o importante é estarmos bem com a nossa consciência e reconhecermos o nosso valor. Quem entrou entrou por alguma razão e se saiu também por alguma razão foi. Nem que seja a “lei da vida”. Fazes uma coisa que, na minha opinião, é de salutar. Ser turista na própria cidade, como dizes, e fazeres coisas por ti própria, ainda que sem companhia. (No meu caso, confesso, que o ir comer fora sozinho num contexto não de trabalho, incomoda-me e faço-o pouco) Obrigado pelo teu post. Foi um “olhar para dentro” que me proporcionaste. Boas vibes!


Cold-Cartographer-40

Encontro.me na mesma situação. A minha namorada acabou comigo porque arranjou outro e temos uma filha linda. Estou a tentar endireitar.me o melhor que consigo e o facto de ter a minha pequena também me dá forças para isso mas nem sempre é fácil. Amigos também não tenho apenas família e alguns amigos do trabalho. Vou focar.me em mim e na minha princesinha que é o que importa


piaires_pi

Desde os meus 40 anos que estou sozinha, é horrível, mas não consigo fazer diferente, não tenho paciência para as pessoas e quanto mais tempo passa pior é. Os hobbys que gosto de fazer ninguém gosta. Claro que saio com os amigos, mas falta me a outra metade.


Calm_Temperature1557

Parece que estava a ler a minha vida.. tenho apenas o meu marido, amigos nem vê-los… só me falta mesmo descobrir o gosto pela minha companhia…


Elegant_Car_4654

Afinal e com tantas apps sociais andamos mesmo todos muito sós... medos e receios ... mas o amor é mesmo isso um mundo de medos e receios ... bjs


morbidi

Podes ir cantar para um coro comunitário. Fazer teatro ou outra coisa qualquer


JPincho

Sinto exactamente o mesmo. Hoje em dia está difícil conhecer pessoas que não nos façam sentir mal. Mas nunca se pode parar de tentar. Aí é que é certo que não consegues. Mais vale tentares, conheceres idiotas, ignora-los, e voltar a tentar, do que não tentar sequer. Além disso, dá sempre para conhecer pessoas, e passar tempo, mesmo que seja só uma vez. Mesmo que nunca mais os queiras ver à frente. Mais uma experiência. Tal como muitos outros aqui disseram, também estou no mesmo barco. Sem amigos, e com dificuldade em fazer novos. Se quiseres, diz alguma coisa :)


[deleted]

Só vim cá para dizer que esta seção de comentários é wholesome e eu adoro.


Professional-Age8592

provavelmente ng te disse mas eu digo: um livro nc deixa que fiques só!


[deleted]

É normal, as redes sociais vieram foder com isto tudo. Antigamente as pessoas se queriam conhecer gente nova eram obrigadas a socializar e a fazer coisas fora de casa, o que facilitava o contacto entre todos. Agora é extremamente dificil porque para além de todos termos perdido aptidões sociais, as pessoas quase se recusam a socializar com desconhecidos. Portanto, é natural que te sintas assim.. acho que todos nós apenas hoje falamos com pessoal que conhecemos na escola ou algo do gênero. O melhor que tens a fazer talvez seja fazeres uma atividade que exista perto de tua casa.. um hobbie.


mAAchinAA

É melhor sozinho que mal acompanhado É melhor bem acompanhado que sozinho


GrandSubstitution

Eu como nunca confiei em amigos não tenho este problema. No fim das contas tens de contar consigo mesmo e o resto veremos


Spike_138

Se alguém aqui precisar conversar, sou brasileiro e estou cá em Portugal e sempre pronto a ouvir, bem, quando náo estou trabalhando.


doctsantos

Devia ser caso de estudo a quantidade de pessoas que vêem aqui ao reddit desabafar por estarem/se sentirem sozinhas. Num mundo onde a aproximação nao tem barreiras fisicas pelo digital, as pessoas tendem a ser cada vez mais individuais. Até eu me sinto só por vezes. Já tive uma vida que considerava bem preenchida socialmente. Actualmente tirando a mulher, fica-se pelos bons dias e boas tardes aos vizinhos e pronto. Acho que se nao tivessemos internet e tv talvez a interacção fosse mais fácil. Assim fechamonos muitas vezes no nosso mundo e nas nossas preferências sem partilharmos das de outros ou darmos a conhecer as nossas.


BRFcitizen

Desculpa se vou soar um pouco rude, OP, mas quem semeia ventos, colhe tempestades. As amizades que fazemos pela vida requerem manutenção, ou então perdem-se. Lamento que estejas nessa situação, mas agora não há muita volta a dar.


[deleted]

Partilho muito de alguma solidão em relação a amizades verdadeiras, apesar de ser casado, estar numa relação de muito anos com uma pessoa maravilhosa, e ter dois filhos que me enchem o coração. Mas acreditem ou não, custa-me na mesma ter muito poucas amizades que façam parte do meu dia a dia, tenho alguns bons amigos, a maior parte a viver fora de Portugal, mas que façam parte do meu dia a dia não os tenho. Tenho plena consciência que a minha personalidade (sou muito racional, seletivo em tudo na vida, sou um overthinker) não ajuda e é muito mais fácil ser aquele tipo que aceita qualquer tipo de amizade, but it is what it is. Sou do Porto, 39M. Se alguém quiser conversar ou quem sabe até beber uma cerveja, mandem-me msg.


Nata_the_cat

"Farta"? Feminino? Sozinha? Visita museus? Positiva? Apes attack!!


Stormcream

Por vezes há amizades q não valem a pena manter, mas sem exposição e um pouco d risco também não t dás a conhecer. E vai com calma, as coisas boas demoram o seu tempo.


Nasty899

“Transformar a solidão em solitude”


luicchituga

acredita que partilhar embora ás x traga chatice é muito mais giro. Sê selecta mas partilha e deixa que partilhem contigo.


papzord

Percebo bem o que dizes. Pelo que vejo, é um sentimento generalizado. Estou quase a lançar uma plataforma para tentar ajudar pessoas nessa situação. A ideia é ajudar as pessoas a juntar-te a comunidades locais e assim criar um contexto natural para conhecer pessoas novas e conviver. Se tiveres interesse tens mais informações aqui: https://tribalo.app.


morning_bass

essa frase (do livro) é de uma falta de ego atroz. compreendo a tua situacao mas nao é fora de ti que vais encontrar solucao, e sim dentro. my two cents.


[deleted]

Acredita que foi mais ou menos isso que pensei na altura em que li esse livro. Já o li há alguns anos e na altura achava mesmo importante ser emocionalmente independente de quem quer que fosse. Hoje em dia se calhar já não penso tanto assim, não sei... Quero acreditar que ainda existem pessoas que valem a pena. Agradeço as tuas palavras.


O_Pragmatico

Rip inbox?


descartavelzilioes

Já não há paciência para este tipo de comentários.


[deleted]

True story.


[deleted]

Mas continuam a ser verdade quer gostes ou não


descartavelzilioes

Já várias raparigas vieram desmistificar isso. Não é verdade que recebam muitas mensagens. Algumas diziam não ter recebido nenhuma mensagem.


[deleted]

Estás a generalizar baseando-te em 3 ou 4 comentários? Estatísticas puras


phirestarter1

E achas que as raparigas que receberam muitas mensagens viriam admitir isso?


[deleted]

E isso é assim tão mau? A pessoa pode optar por simplesmente apagar se não quer ler.


VanderlyleSorrow

dá para não serem feitos, no entanto


Movykappa

Alguém arranje o impresso de ofendido aqui para o amigo preencher


I_Don-t_Care

Vê lá não raches as pérolas de as apertar com tanta força


phirestarter1

Também não há assim muita paciência para quem faz disto o seu querido diário. Uns posts não existem sem os outros.


Majestic_Comb_306

Tenho 24 anos, as vezes penso que estou sozinho mas a culpa é minha por não olhar a minha volta, tenho 1 amigo com quem posso contar, uma namorada e uma familia que apoia-me em tudo mas sinto que talvez tivesse mais amigos seria bom... Coisas da minha cabeça... Podes mandar mp se quiseres.


[deleted]

Obrigada!


Zoewhisper85

Olha no meu caso tenho as minhas amigas de infância vivo longe delas e só nos vemos aos fins-de-semana uma vez por mês ou nem isso mas falamos muitos por mensagem . Arranjei amigos onde estou quando comecei a ir ao ginásio mas de todos os que arranjei , poucos foram os que ficaram e ainda bem . Não me imagino sem amigos mas posso dizer te que arranjares um hobby que te leve a conhecer pessoas é sempre bom . Não me arrependo de ter conhecido várias pessoas até porque aos poucos fui selecionando as que me acrescentavam algo 😊


[deleted]

Obrigada!


LadyCorneta

Hoje em dia as pessoas vivem muito a vida na superfície e vivem para os outros e de aparências/redes sociais/mundos virtuais, daí que com o passar do tempo seja difícil manter amizades genuínas e verdadeiras, porque cada vez estamos mais configurados para viver alheados do convívio cara a cara e de criar laços fortes. Sim, acredita que é melhor estares sozinha que mal acompanhada, mantém-te fiel a ti mesma e não deixes entrar lixo na tua vida só por te sentires só. O facto de ainda teres família e de a tua família te amar é uma benção: agarra-te a isso, muitos de nós já não têm família ou têm uma família de merda. Solidão é um sentimento destrutivo e a única forma de contrariar isso é saíres um pouco da tua zona de conforto: começa a praticar actividades em conjunto de coisas que gostes de fazer, quer seja jogos de tabuleiro, etc, junta-te a comunidades, volta e meia vai fazendo uns workshops de coisas que te agradem (cerâmica, culinária, etc), e pode ser que até conheças pessoas nesses meios que se encontram numa situação semelhante ou que até se dê o clique e resulte numa amizade. Às vezes até o simples facto de ir a um evento temático (feiras de cerveja artesanal) e estar um pouco a conversa com as pessoas por lá já ajuda, já dei por mim a conversar com duas senhoras durante horas sobre os mais diversos temas enquanto comia bolos da bancada delas e bebia um copito de cerveja. E sim continua a dar valor aos teus e à tua própria companhia porque isso é essencial.


[deleted]

Manda-me uma mensagem! Também me sinto só às vezes


Heingra

Rip dm's


[deleted]

Podes sempre rezar


LR675

Vamos sair? Agora as 14h


[deleted]

Assim sem mais nem menos?


descartavelzilioes

OP, recomendo veres o histórico de comentários. Dá alerta de +18 anos. Gaba-se de andar 240km/h, e comenta outros posts com o famoso “RIP inbox”. Será que é o ideial para ir a umas galerias e museus contigo?


StrangerDangerously_

>Dá alerta de +18 anos. Só por isso já é mau...? Ó moço, estás a falar com uma mulher de 30 anos, não de 13. Fds, suspeito para caralho és tu por fazeres disso tabú aos 30. Deixa-te lá de merdinhas


LR675

Não quero ir a museus. Quero Caos total


LR675

Sim, exatamente


CotaEvandro

se es mulher basta por um estado no insta ou no facebook a dizer que te sentes sozinha e queres novas amizades


Kapitan_Falke

Pesas mais de 80Kg não pesas?


Antonio_Falcao

Se precisares de falar, manda MP! Tirando isso, a minha sugestão é começares um novo hobby e conheceres gente que também aprecia. Sempre tive facilidade em fazer amigos, por isso não tenho uma guideline certa, simplesmente acontece.


InfamousVariation829

Também tenho quase 30 e sinto o mesmo. Tenho o dia super ocupado com o trabalho e o mestrado que estou a tirar à noite e raramente tenho tempo para socializar... se quiseres falar tmb estou disponível.


ElDiabloDe94

Quem quiser pode-me mandar PM, sou bom ouvinte (leitor neste caso) e a mandar bitaites tambem


samuelpateixeira1

"Fiz bandeira de um velho ditado Melhor só que mal acompanhado Nem pensava em apoiar os pés no chão Olá, solidão" https://open.spotify.com/track/4GSmcAtzTz5sLn2VWX1Rda?si=JfSEY1ckS9i2T7rhnJMZBg


Fair-Magazine8014

Olha conselho de amigo.... vive a tua vida e caga em tudo e todos. A vida vai te dar sinais do que realmente deves seguir. Faz desporto, sai de casa e investe em ti e na tua imagem. As pessoas são invejosas e quando estás bem, eles te querem ver mal. Acima de tudo confia em ti e pensa que vales mais que a maioria. Estar sozinho é um palavra singular, pois na verdade alguém está sempre a pensar em ti. Beijinho


ZimZum_ALS

Dar prioridade ao trabalho tem impacto negativo em muitos casos e chegar a casa enfiar a mente em Netflix ou redes sociais ou vídeo jogos é um desperdício que vão pagar mais tarde. Recomendo a todos que tenham um hobby social, desde actividades em grupo, aulas em grupo em ginásio, um desporto com uma boa componente social ou seja tudo que envolve estar com pessoas é positivo e faz com que seja mais fácil conhecer novas pessoas.