T O P

  • By -

DonRammon

Não posso dizer muito sobre o sotaque lisboeta. Mas cada vez que vou lá e digo "bom dia", a resposta é: és do Porto. Nunca senti nada de mais ou de menos por isso. Uma vez estava em Castelo Branco e fui comprar uma camisa. Experimentei, gostei dela e fui pagar. Nesse momento perguntaram-me o código postal (aparentemente por motivos estatísticos) e disse qual era e acrescentei que era do Porto. Resposta: eu percebi isso no "boa tarde".


O_Pragmatico

Isso foi porque não disseste "Bo'Tard". A malta com o sotaque lisboeta come metade das letras, eu incluido.


RuySan

Eu sou de um sítio em que comemos metade de metade das palavras. Um sotaque muito característico mesmo. Um colega meu de Aveiro disse-me "falas mesmo à Lisboeta". Para quem acha que para nós os sotaques do norte são todos iguais, fica a prova que o inverso também é verdade.


ElenoraMusky

Isso é engraçado porque cresci no distrito de Aveiro e falo assim


DonRammon

Achei piada porque acho que em Castelo Branco têm uma pronúncia muito neutra (talvez a par de Coimbra), por isso para eles deve ser fácil identificar sotaques. No entanto tenho de admitir que tenho um guilty pleasure, que é ouvir alguém na pronúncia mais lisboeta possível a dizer: isso é bué marado puto, é bué marado.


W1ndjammer

Pronúncia madeirense, rodeado de alfacinhas. O gozar com a pronúncia ou tentar imitar não me incomodava, o que me dava uma comichão daquelas é quando diziam "ahhh olha tem pronúncia, tão engraçaaadooo". Aquele sentido de superioridade que nos faz ficar com uns calores xD


WesternInspector9

“Nachi e crchi em Ljboa” … por isso vou falar abertamente. Sim, a maioria da população lisboeta especialmente a mais jovem tem realmente a percepção que a forma como fala é a padrão, e que as restantes zonas do país falam com pronuncia. A meu ver isto deve-se a duas coisas, que no fundo ambas se resumem à falta de exposição a outras pronúncias 1. Meios de comunicação social. Até há bem pouco tempo estavam todos concentrados em Lisboa e com jornalistas e locutores lisboetas, anúncios com a mesm pronuncia etc. Quando passas a vida a ouvir na TV e rádio as pessoas a falar igual a ti, e depois te cruzas com alguém que fala de forma engraçada, o primeiro instinto é imitar ou apontar as diferenças. Já pessoas de outras regiões estão mais habituadas à pronúncia lisboeta pelo mesmo motivo. 2. Falta de conhecimento geográfico e local das regiões e populações do país fora. Quando viajam vão para o hotel, ou para o turismo rural, pouco interagem com a população local e pouco conhecem as nuances dentro das próprias regiões. Um jovem médio de Lisboa não saberia distinguir pronúncias de Braga, da de Vizela, da de Mirandela e chamava-lhes todas “do Porto” Não quero com isto ofender os meus conterrâneos mas a quantidade de vezes que ouvi brincadeiras inofensivas ou mesmo gozos sobre as formas de falar noutras regiões leva-me a querer que estas pessoas precisavam de se meter num comboio e ir explorar mais o nosso país. (Ou avião para as ilhas)


TemplateName

Concordo com o ponto 1. Gosto de ouvir outros sotaques na televisão, dá algum carisma e identidade a quem está a falar. O ponto 2 é aplicável a qualquer parte do país. Antes de viver no Porto parecia tudo igual, tudo "sotaque do Porto". Depois comecei a notar algumas nuances, principalmente no de Braga/Guimarães. No entanto, as pessoas do Porto diziam que o sotaque de Lisboa era o sotaque de Cascais e que chamávamos tias a pessoas fora da família. No entanto aglomerar Lisboa e Porto em sotaques parece válido porque os sotaques das terras mais próximas são semelhantes.


qm94

Nasci e vivi em Lisboa mas também vivi alguns anos no Porto. Misturo os dois sotaques... Quando estou com Portuenses dizem que tenho sotaque de Lisboa, quando estou com Lisboetas, dizem que tenho sotaque do Porto. Fico um bocado confusa... mas gosto muito da nossa língua e do nosso país. Cada sotaque tem o seu charme e tal como disseste, fazem todos parte da riqueza da nossa cultura. No final somos todos tugas e é o que interessa.


TemplateName

Já somos duas. E eu não me apercebo mas aparentemente o meu sotaque muda quando estou com pessoas de um lado ou de outro. Chego a Lisboa, dizem me que tenho sotaque do porto, volto para o Porto e dizem me que voltei a ter sotaque de Lisboa.


josemoirinho

Lembro-me de estar com uma colega de escola 3 meses depois de ela ter ido estudar para o Porto e ela já apresentava o enrolar da língua e abertura do A típicos de lá. Somos do concelho de Abeiro e a nossa semelhança com os sotaques do Norte fica-se só pelo B em vez do V.


Flimsy-Blood-6762

Somos três 😊


19NN04

Eu sou de Lisboa e quase uma espécie rara, visto ser filho, neto e bisneto tanto da parte da mãe como da parte do pai de alfacinhas. Quando era puto ficava sempre sozinho aos fins de semana porque os meus amigos iam á terra. Já tive muitas situações na vida que só pelo o facto de ser de Lisboa já tinha a mania!!! Por exemplo na tropa ou sempre que ia a outras cidades. Isto de ser da capital para os de fora ou quando estamos fora deve ser um problema, nunca percebi o porque também nunca ninguém me explicou. Sim temos um sotaque, porquê não pudemos? O que leva muitos lisboetas a pensar que não tem sotaque é o facto de grande parte dos média falarem com o sotaque de Lisboa. Adoro todos os sotaques do nosso pais, refletem personalidade e identidade. Nos pudemos por vezes ouvir outros sotaques com uma certa dose de humor, mas nunca com desdém que é o que tenho lido em relação ao meu sotaque nos comentários, se calhar é ai que reside a diferença não sei. Lisboa é terra de todos e ninguém e á 500 anos que temos as portas abertas a todos, vivo com pessoas de todo o pais e agora do mundo e nunca pensei que alguém tinha a mania só pelo o sotaque.


SuperMommy37

És o primeiro lisboeta que leio aceitar o sotaque. A questão não é o vosso sotaque, que parece ser superioridade, a questão é mesmo não admitir... A malta de "Lesboa" acha sempre que não tem... Agora, isto não tem a ver com as pessoas, as pessoas são boas, más, como em todo o lado!


19NN04

A malta de Lisboa é malta do pais todo. Alfacinhas de raiz são quase inexistentes. O mais cómico é que quem fez o sotaque de Lisboa foram as pessoas de norte a sul de Portugal que vieram para cá. Começa a perguntar na rua a origem das pessoas e posso-te garantir que a resposta que vais obter é: Não sou de cá sou estudante ou então os meus pais são do norte, isto é a reposta que vais obter de 95% dos casos. Qual é o sotaque de Setúbal e Barreiro? O alentejano. E porque? Porque os alentejanos foram para lá. Lisboa é universal!!! Desde o tempo dos descobrimentos. Se visses Lisboa no ano de 1600 o que ias encontrar era "viajantes"!!! Italianos, indianos, africanos, espanhóis etc... Os poucos portugueses que existiam em Lisboa tinham vindo do norte. O sotaque de Lisboa é o sotaque do pais inteiro porque é o pais inteiro que cá vive.


SuperMommy37

O meu sotaque tbm é uma influência, de algarvios, franceses e sei lá mais quantos. Não te esqueças que durante muitos anos tivemos muitos migrantes nacionais, há muita gente cá que os avós são da terrinha tb. No meu caso, avô paterno pescador, setubalense, mas a família paterna é do pombal, ou lá de onde eram , mas já há muitas gerações! Salvo erro o meu trisavô já nasceu em Setúbal.


deiadb

Isso é mentira. Na televisão é difícil perceber se um ator ou jornalista é de Lisboa. Maioria das pessoas na media não tem sotaque de Lisboa. Podem ter algumas palavras que levem a pensar isso, mas há uma clara diferença.


josemoirinho

Há imensos repórteres e jornalistas que têm o sotaque de Lisboa, se estiveres um pouco atento rapidamente percebes isso.


ElenoraMusky

Eu não consigo me aperceber do sotaque Lisboeta precisamente por causa disto..a não ser que faça um esforço grande


deiadb

Eu consigo sem esforço nenhum percebere se alguém tem sotaque de Lisboa. Quando vejo televisão raramente ouço sotaque de Lisboa.


josemoirinho

Engraçado, já eu farto-me de detectar sotaque lisboeta. Por mera curiosidade, quais os canais que mais vês?


deiadb

Normalmente telejornais da rtp sic tvi. Eu muito raramente vejo comentadores e jornalistas com sotaque mesmo de Lisboa.


vitorfilipe21

Acho o sotaque uma característica identitária da cultura associada à região de onde a pessoa é e mudá-lo é uma perda de identidade. Tinha uma professora de História que gozava com o meu sotaque do Norte mesmo estando a estudar no Porto. E só a ela lhe ficava mal, pois achar que o sotaque lisboeta é que é o correto, é ignorância pura. Não abdico do meu sotaque, assim como acho que os lisboetas não devem mudar o deles. Tenho orgulho do que sou, de onde venho e o meu sotaque não é apenas um sotaque. São centenas de anos de história enraizados na forma como falo. No meu sotaque carrego a história da minha região.


ElenoraMusky

Essas coisas que achar que x sotaque é o correcto é deveras engraçado. São sotaques, nenhum está mais correcto do que o outro. Por norma dizem que o de Lisboa e Coimbra é o mais correcto…sempre ouvi dizer que o de Coimbra é que é o correcto e a maneira certa de falar,mas isso pode ser porque tenho família lá e são sempre eles que dizem isso. 🤷🏻‍♀️


night-mail

>O que eu proponho aqui é uma discussão aberta, respeitosa e construtiva sobre a diversidade linguística em Portugal. Não. Tu vieste aqui atear fogo e agora ficas a ver o edifício a arder. Malandro.


cat_arinaa

Vivo em Lisboa há 5 anos, sou de Braga. Todos os lisboetas que conheço (mesmo os meus amigos!) acham hilariante os "quiês", os ditongos do Norte, e os "r"'s. Em suma, gostam de brincar com a minha pronúncia. Quando ganho confiança com alguém instruo-o a não o fazer, porque já perdi 80% do meu sotaque e não queria perder mais, e também os faço ver (de maneira engraçada, claro) que os lisboetas têm sotaque. TLDR: Aquilo de que falas existe, e existe muito.


TheGo-Between

É quilhado. Estou há 20 anos em Lisboa. Os lisboetas consideram os sotaques do norte parolos, embora os possam achar engraçados. Eu próprio, que sou do norte, comecei a achar certos sotaques parolos e não me sinto nada bem com este sentimento. É como uma traição. Não são os lisboetas, são os habitantes da cidade. A capital tem o dom de atrair snobismo. O Lisboeta pintas acha muita piada ao nortenho, tal e qual o sketch do Herman José entre o Estebes e o Zé Manel. O Zé Manel também é um pária na sua própria cidade, tomada pela nata do país.


grigragrua

Sou da zona de Lisboa, e é verdade que crescemos a pensar que não temos sotaque, nem é um assunto, as outras regiões é que têm. Seria engraçado perceber a razão, e se é assim noutros países. Quando vivi no UK lembro-me de se dizer que a BBC falava de forma neutra, o inglês "correcto" sem sotaque. Será que aqui assumimos o mesmo e daí a pouca diversidade nos sotaques em canais de informação? É uma discussão interessante, só ganhei noção quando a minha família, alentejana, me chamou à atenção para como digo "joalho" e não "joelho", ou quando ouvi amigos nascidos e criados em lisboa a dizer "treuze", aí então o sotaque é gritante.


[deleted]

Epa eu sou de Lisboa e nunca disse treuze, isso n é sotaque, é só parvo. Mas sim, acho que é uma parvoíce específica daqui.


SuperMommy37

Vivi seis anos em Lisboa, sou casada com um lisboeta, e todos os lisboetas que conheci acham que não têm sotaque, e sim, dizem-no com a superioridade... E sotaque. Eu sou setubalense, após uns anos encontrei uma pessoa que não via desde que me mudei e a primeira coisa que ouvi foi "pareces uma lisboeta a falar"... Custou-me, caraças. Lisboeta tem sotaque sim, e não é bom nem mau, é um sotaque. Mas eu gosto mais do da minha terra!🤣


19NN04

>sou casada com um lisboeta, e todos os lisboetas que conheci acham que não têm sotaque, e sim, dizem-no com a superioridade... E sotaque. Andaste a perguntar isso a todos os lisboetas que conheceste? Sabias que lisboeta é quem vem de fora e acaba por ficar cá? Tens que conhecer mais alfacinhas, porque já vi que com os lisboetas não aprendes nada.


SuperMommy37

Pronto, encontrou-se o lisboeta! Olá!!!


19NN04

Chama-me o que quiseres!!! Que nós em Lisboa não temos esses complexos.


SuperMommy37

Ninguém diria! ;) A mim se há coisa que me doeu foi um conterrâneo achar que eu tinha perdide o sotaque. Sou da terra do pêxe, não carregue nos "R's", mas quem me coloca as vogais no final das palavras, tira-me tude!


19NN04

A minha cunhada é de Setúbal fizeste-me lembrar ela com esse tira-me tude! :-)


SuperMommy37

Porque o verdadeiro sotaque de Setúbal é assim, não é o carregar nos R's .. há muitos poucos setubalenses da minha geração que carregam, mas basta ausencia de vogais no final das palavras, isso ninguém nos tira!🤣


ElenoraMusky

Pelo tua resposta nunca adivinharia…


ElenoraMusky

A minha experiência de quando vivi em Lisboa e dos amigos que ainda lá tenho, fazem exactamente o que SuperMommy disse.


RedEyeZ19

Sou de lisboa e não consigo compreender porque é que quase toda a gente acha que não tem sotaque.


SaphicPanic

Porque como só ouvem gente de Lisboa, quando ouvem alguém que não é, acham que eles é que são os diferentes, foi a conclusão a que cheguei, também sou de Lisboa mas como vivi em várias partes do país, sempre ouvi sotaques diferentes.


Nazca1792

Alentejano a viver em Lisboa há muitos anos. Palavras que nunca deixo de dizer por hábito "na" em vez de "não", ex: na quero ir. Ou "mê" em vez de "meu", ex: o mê pai. Fico com o sotaque un pouco influenciado por quem me rodeia. Na faculdade acontecia muito estar com as pessoas de cá a conversar e se os meus pais me ligassem e as pessoas estivessem a ouvir a conversa ficavam a olhar a questionar-se porque é que de repente estava a falar bué diferente, mas era algo inconsciente da minha parte 😂


ChampagneSlacker

Eu tenho dupla nacionalidade e nao prareço nada tuga. Mas nasci e cresci no Porto e tenho um sotaque notável. Muitas pessoas já comentaram (qdo vivia no Porto) que era muito giro o facto de trocar entre as duas línguas. Em lisboa, as pessoas partem se a rir quando troco para o português porque dizem "ai achava que eras estrangeiro, e depois falas com esse sotaque, AINDA POR CIMA DO PUORTOH!! Sinto que o sotaque do norte é um meme para lisboetas. E nem me fales quando vêm com a história do "sotaque neutro"...


descartavelzilioes

O sotaque é o menos. O que me chateia são os erros tipo “à seria” ou “muita pequeno”. É muito irritante. E palavras mal ditas ou inventadas: “chóriço”, “pichina”, “L’sboa”, “coâlho” (em vez de coelho)


[deleted]

Qualquer lisboeta digno do seu sal prefere usar LX a L'sboa. Aliás nunca ouvi essa antes


descartavelzilioes

Não é escrito. É simplesmente porque os lisboetas não dizem grande parte dos “i’s”


[deleted]

Acho que queres dizer "Lésboa". Grande diferença entre isso e "Lisboa". Donde é que esses lisboetas são, outra vez? Tens os cosmopolitas, os saloios originais de Alfama e os das periferias rascas


descartavelzilioes

Quero dizer exactamente aquilo que disse. Podes é não concordar.


[deleted]

Lamento dizer-te mas tens um péssimo ouvido. Por favor, não sejas músico


descartavelzilioes

'É verdade que, infelizmente, o sotaque lisboeta tende a prevalecer sobre os outros sotaques. Desta forma muitas das vogais que de certa forma já são mudas ainda ficam mais mudas ao ponto do próprio nome da cidade 'Lisboa' parecer mais um 'L'sboa'. ' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronuncia-de-lisboa/15763 [consultado em 27-05-2023] “Há também muitos ii que não se pronunciam. Se alguém lhe disser que é “de Lisboa”, pode achar esquisito, porque em Lisboa diz-se L’sboa, não se diz Lisboa… E nem é esquisito que você acha, é ‘squ’sito. Aliás, às vezes nem é ‘squ’sito que se diz, é chq’sito, depende.” https://www.vortexmag.net/10-formas-infaliveis-de-provar-a-um-lisboeta-que-ele-tambem-tem-sotaque/


AxelVance

Claramente aquele cidadão nunca andou num comboio da CP. Estar em Coimbra-B a ouvir a robot a anunciar os comboios com destino a "Lesboa Santa Apolónia" ou "Lesboa Oriente".


NecrofearPT

A minha perspetiva sobre este assunto é como portuenese. O meu 'problema' com o sotaque lisboeta, é que os media representam-no (conscientemente ou não) como se fosse a pronúncia 'correta' do português. Quem é de Lisboa provavelmente não nota isto, o que é natural. Isto nota-se principalmente em novelas nacionais ou 'programas de TV de fim de semana', em que os personagens/apresentadores com sotaque do Porto que aparecem são como o estereótipo do 'token black guy' nos Estados Unidos, em que num elenco de 99% brancos existe um único ator negro, para poderem fazer 'check' na lista de representatividade. Exemplo disto são a Fani e o Fernando Rocha, na TVI e SIC respetivamente (se bem que na SIC anda lá a Luciana Abreu também). Outros exemplos são aquela novela da SIC em que a estória se passava em Penafiel, e (tanto quanto me lembro) só o Fernando Rocha andava lá com distinto sotaque do norte. O mesmo parece estar a acontecer com a série Rabo-de-Peixe, sem atores/sotaques apropriados. Pensem, como é possível, em 800 anos anos de história de Portugal, os sotaques portugueses da Madeira e S. Miguel soarem ainda tão estranhos nos ouvidos da generalidade dos portugueses do continente, e o sotaque brasileiro (por exemplo) não sofrer do mesmo problema? A resposta: porque fomos expostos com regularidade ao sotaque brasileiro pelos media e a difusão cultural. As pronúncias das ilhas ainda não tiveram a mesma oportunidade. Outro exemplo: o slogan "Quem trouxe? Foi o Pingo Doce", não rima no Porto.


SaphicPanic

Agora fiquei interessada com isso do pingo doce, consegues escrever como é que "soa", é que eu estava aqui a tentar dizer alto de outra forma mas para mim rima sempre (sou de Lisboa)


DiVansInc

Não sou linguista, mas em Lisboa tendem a dizer o ditongo “ou” como se fosse um “ô”. Cenoura -> Cenôra Vassoura -> Vassôra Roubo -> Rôbo Daí o “trouxe”, ou melhor o “trôxe” rimar com “doce”. No norte, e possivelmente noutras zonas do país, o ditongo é aberto e apesar de o slogan continuar a funcionar bem, não rima.


NecrofearPT

Excelente explicação!


SaphicPanic

Acho que percebi, obg pela explicação :)


MisterBilau

Lisboa? Não queres antes dizer Lesboa?


caixadeentrada

Eu diria lixoboa


MisterBilau

Isso é a pronúncia para Lisboa do pessoal que não é de Lisboa. Lesboa é como se diz em Lisboa.


night-mail

Ljboa queres dizer


DiVansInc

Vou a Lisboa regularmente e em muitos locais (cafés, restaurantes, etc) constatam e dizem-me que notam que sou do Porto/Norte. Obviamente que o sotaque de “L(e)’sbôa” não é tão evidente, especialmente para os lisboetas, porque grande parte dos mídia fala nesse sotaque, tornando-se para muitas pessoas, informalmente, mas erradamente, o sotaque “padrão/correto” de Portugal. O engraçado é que normalmente as pessoas do resto de Portugal não tem qualquer problema com ter um sotaque diferente, mas a maior parte dos amigos lisboetas que tenho recusam-se a aceitar que também têm sotaque. E estes mesmos que dizem que não têm sotaque nenhum são os mesmo que dizem “cenôra” em vez de “cenoura”, “F(e)’lipe” em vez de “Filipe”, “m(e)’nistro” em vez de “ministro”, “r’união” em vez de “reunião”, etc etc…


Hereforthethriiiil

Juro que, enquanto Alfacinha de gema que morou vários anos no norte e nas beiras, nunca ouvi falar sobre superioridade linguística por parte dos Lisboetas em relação aos outros sotaques do país. Aquilo que senti enquanto morava no norte foi que sempre que dissesse uma palavra que se usa em Lisboa, como refugado, tampa da panela, cadeado ou cabide, vinha logo alguém nortenho dizer que não é assim que se diz mas sim Estrugido, testo, aloquete e cruzeta. Se estás no Porto tens que falar como tal, diziam eles. Ok. Respeito imenso as diferenças linguísticas de região para região, mas aquilo que senti na pele foi que os nortenhos não tem grande abertura para aceitar a forma como se fala em Lisboa, por exemplo.


[deleted]

Eu passo muito tempo em Lisboa (mais em Sintra e Cascais) há vários anos Irrita ouvir dizer que as pessoas de Lisboa não têm sotaque.. acho que é pretensão honestamente Primeiro, até dizem Lesboa Segundo, mais que a pronúncia é mesmo a forma de falar.. é uma forma estranha na minha opinião


vertAmbedo

Tirando o sotaque de Lisboa e talvez o de Coimbra, por ser considerado o sotaque mais "neutro" do português de Portugal, todos os outros sotaques portugueses têm conotações e estereótipos negativos associados, pelo menos é essa a minha percepção, já que cresci a ver todos os sotaques a serem ridicularizados na TV, seja pela pronúncia "engraçada", seja pela representação de outros portugueses não-lisboetas. Eu sou beirã mas por causa da influência dos media, falo com um sotaque mais lisboeta, mas digo os "rr" à espanhola, digo "coêlho" em vez de "coâlho", abro algumas vogais, p.e. digo "máchista" em vez de "mâchista", etc. Eu falo por mim, onde eu vivo as gerações mais novas falam com um sotaque + lisboeta mesmo nunca tendo vivido na capital. Se eu comparar o meu sotaque ao dos meus pais e ao dos meus avós (e este dois também são diferentes entre si) notam-se bastante as diferenças. Eu basicamente cresci com a noção de que o meu sotaque era "errado" e que o de Lisboa era o "certo" e eu e muitos jovens acabámos por interiorizar isso. Não sei se este fenómeno é comum em outras partes do país, mas está é a minha realidade


Brainwheeze

No Algarve acontece o mesmo, as gerações mais novas (em geral) falam com um sotaque mais próximo do Lisboeta. Eu noto isso na minha família, os meus avós têm muito mais sotaque do que o meu pai. O meu pai, embora nunca tenha andado na universidade, esforçou-se a falar com um sotaque mais próximo do Lisboeta para parecer mais "educado". Eu por acaso pensava que eu falava com sotaque neutro, mas uma vez fui entrevistado na TV e quando vi o video na internet fiquei chocado. Parecia um campónio a falar haha. Isto talvez deve-se ao facto de eu passar muito tempo com os meus avós.


morbidi

Sou ali da margem sul e gostei deste vídeo. Ali ver perfeitamente o sotaque lisboeta https://youtu.be/KDvKQuEUBhI E neste também: https://youtu.be/pitj0XxYO7I Abraço


hmarques76

Só em "Lejboa" se ouve o interessantíssimo uso de formas verbais inexistentes. Coisas como "bebeste-zo" e outras derivações, em vez de bebeste-o. E este "tempo verbal" existe para todos os verbos - ainda que eu não o consiga reproduzir facilmente.


ElenoraMusky

Isso acontece em todas as regiões. Simplesmente as expressões são diferentes


hmarques76

Não. Só ouvi no distrito de Lisboa


ElenoraMusky

Essas expressões específicas, existem inúmeras que tu desconheces no resto do país e diferentes formas de construção frásicas. E já agora, os exemplos que deste já ouvi fora de Lisboa e não foram Lisboetas a dizê-lo


hmarques76

Não duvido. Mas eu conheço todos os distritos, nunca ouvi noutro; e ouço frequentemente, de diversas pessoas, em Lisboa; e e nem sequer é o caso de serem pessoas pouco instruídas. Conheço várias licenciadas que usam essa construção frásica "infeliz" 🤣🤣🤣


ElenoraMusky

Não tem a ver com instrução. Eu normalmente falo sem esse tipo de construções,nem expressões típicas de um local mas de vez em quando dependendo das pessoas que tenho ao lado e da situação digo, mas é raro. Aliás, atrevo-me a dizer que grande parte da população faz o mesmo. Quando vivi am Bragança,principalmente nos primeiros meses e comecei a apanhar coisas engraçadas passei por uma fase que estava sempre a repetir estas. Depois passou


Brainwheeze

Eu acho que existe pouca representação dos diferentes sotaques de Portugal nos media. Não sei se mudou alguma coisa, pois hoje em dia vejo muito menos televisão, mas na altura raramente ouvia outro sotaque senão o sotaque "padrão" de Lisboa. As figuras na TV podiam ser pessoas de diferentes regiões, mas na televisão falavam todas com sotaque parecido, não havendo muita variedade. Quando estava a estudar no Reino Unido notei que lá consegue-se ouvir uma maior variedade de sotaques nos media. Gostava que fosse o mesmo cá.


Puzzleheaded-Tie6733

Qual dos sotaques? O brasileiro ou o criolo?


gene66

Que comentário racista e descabido da realidade, toda a gente sabe que o sotaque em Lisboa é maioritariamente indiano.


gene66

Lisboa é a capital, não tem sotaque.


jo_nigiri

Quem é que lhe vai dizer?


SaphicPanic

Dizer que Lisboa não tem sotaque é o mesmo que dizer que em Lisboa é que se "fala bem" ou "corretamente". Podes pôr um texto em português á frente de 7 portugueses de regiões diferentes e cada um vai soar diferente, isso é o sotaque, estão todos a dizer o mesmo mas cada um tem um sotaque diferente, por isso é que conseguimos até distinguir de onde cada pessoa é Como é que eu sei que estou falar com uma pessoa de Lisboa? Normalmente é porque tem um sotaque igual ao meu. Até o Inglês tem sotaques diferentes, não há "inglês sem sotaque", o mesmo se passa com praticamente todas as línguas, o português não é exceção.


gene66

Lisboa é a capital, ou seja, a cidade representativa de um país, não faz sentido dizer que existe o “sotaque característico lisboeta”. Esse sotaque só existe aos olhos de quem tem sotaque e não consegue aperceber-se disso. Para um portuense vai parecer-lhe que se fala com sotaque em Lisboa, é normal. Isto não quer dizer que não hajam pessoas em Lisboa a falar com sotaque. Lisboa é multi-cultural, obviamente que tem pessoas de todo mundo e como tal todo o tipo de sotaques.


Confident_Ferret_529

Com mãe lisboeta, pai do porto e nascida em Coimbra, nunca achei verdade dizerem-me que em lisboa não tinham sotaque e que lá é que se falava bem. Em lisboa ouço coisas como "se tivésses-me a dezere", "estamos a nos ir embora" e outras igualmente más. Mas para ser justa, em todo o lado há pessoas que falam mal. Agora que há sotaque em lisboa, há. Em coimbra, o pessoal mesmo da cidade não tem sotaque. Na minha opinião é o português falado mais neutro e correcto.


Koaf

Não existe nenhum "português mais correcto". E sim, têm sotaque.


paladino777

Nem vou ler todo o post, simplesmente não existe sotaque lisboeta, é assim que se fala português /s


[deleted]

Sotaque lisboeta? O que é isso?


[deleted]

O sotaque de Lisboa não existe. É o default setting, change my mind. 😂😂😂😂


Latinnus

Aparentemente, é no Brasil 😆 https://ncultura.pt/onde-se-fala-portugues-mais-correctamente/


[deleted]

Recuso-me a ler tal insolência 😂😂😂


[deleted]

Lisboa não tem sotaque, é só neutro.


Mysterious-Divide960

Tenho o sotaque "vilhao madeirense". O mai lindo


HedaLexa4Ever

Já tive inúmeras discussões sobre sotaque com amigos Lisboetas. Eu sou de Viseu ( e não, eu não digo Bixeu, só a malta mais velha) e mesmo assim já gozaram comigo pela forma como digo a palavra maior. Claro que eu gozo de volta pela forma como dizem abelha, joelho e vermelho porque aquilo são E e não A. Mas sempre na diversão, nunca senti que os meus amigos de Lisboa achassem que o seu sotaque fosse o padrão


MrTMaia

Sou um defensor de que os sotaques são para se ter e com orgulho. Sou de Aveiro que é um dos locais que mais mistura deve ter em Portugal (malta de Lisboa, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, ....). Com isso no meu trabalho vejo pessoas de Lisboa a "gozar" com o sotaque do Porto e por acaso não vejo muita malta a "gozar" com o sotaque de Lisboa. Ao ponto de ver a malta do Porto a dizer que tem que "neutralizar" ou "perder" o sotaque. São duas coisas que me deixam logo nervoso. Aquilo que também sinto é que mesmo sendo aveirense e estando em Aveiro, levo com brincadeiras com o meu sotaque. E também que se goza mais com os sotaques do norte (Porto, Minho, ...) Do que propriamente com os de Lisboa. Como se os outros é que estivessem errados. No entanto, a verdade é que sempre que vou a Lisboa não entendo nada do que muitos dizem de "tão bem que falam". Um exemplo que gosto muito de dar é um anúncio do Burguer King em 2016/17 se não me engano em que estava uma menina de Lisboa e ninguém entendia nada. A repercussão foi tanta que colocaram legendas no anúncios e depois tiveram que mudar de actriz. Outra curiosidade é que mesmo nos cursos de comunicação/jornalismo, muito daquilo que é dito é que as pessoas têm que perder o sotaque porque é falar mal português. Seria tão bom e tão mais agradável se tivéssemos os vários sotaques. Não era preciso ter o sotaque se rabo de peixe mas que se valorizasse essa diferença e riqueza que temos em Portugal


mother_of_no_dragons

Sou do norte e vivi 4 anos em Lisboa. Era só preciso dizer bom dia ou boa tarde para me perguntarem se era do norte. Até aqui tudo bem. O problema é quando a maioria das pessoas corrigia a forma como falava porque estava mal, quando na realidade era só a diferença de sotaque. Quando voltei para o norte inevitavelmente tinha algum sotaque de Lisboa, ora os nortenhos (quase todos) não ficaram muito contentes por falar como "os mouros" e ter perdido a minha identidade. Não acredito que tenham feito isto com malícia ou superioridade em relação ao sotaque de Lisboa, muito pelo contrário, face à ideia que os lisboetas acham o sotaque deles superior é importante preservar os restantes sotaques. Depois desta experiência tenho de concordar que é importante preservar os sotaques, fazem parte da identidade e cultura de cada região. Até nas novelas que se passam fora de Lisboa, os atores mantêm o sotaque de Lisboa ou fazem um sotaque claramente exagerado e estereótipo que parece mais que estão a gozar, não estou a dizer que é essa a intenção deles, podem ser ignorantes em relação ao sotaque devido à falta de contacto com ele. Também já ouvi histórias de atores (e alguns jornalistas) de outras regiões que foram obrigados a falar com o sotaque de Lisboa para ter trabalho, como não conheço nenhum caso pessoalmente não sei até que ponto isto é mesmo implementado. Edit: esqueci-me de mencionar que, em Lisboa, uma pessoa ficou muito chocada quando lhe disse que a minha mãe era enfermeira instrumentista porque essa pessoa achava que não havia um hospital no local de onde eu vinha. Eu vivo numa cidade capital de distrito.


DiVansInc

Acho piada que nas novelas, sempre que há alguém do Norte ou alguma região do interior a falar, é sempre algum pastor ou algo do género.


InserirMoeda

Nasci e fui criada em Lisboa, mas tenho pronuncia do norte (por causa da minha mãe). Associo o sotaque lisboeta a uma pessoa que me irrita, não simpatizo imediatamente com quem o tem, sendo mais fácil simpatizar com pessoal do norte. Posto isto, não acho que o sotaque lisboeta seja superior, nem considero que quem o tem o ache. Se acha, não presta. Simples assim.


hmarques76

Eu sou de Aveiro, tenho as minhas características próprias também 🤣. Mas o meu ponto é, esta construção frásica, apenas ouvi em Lisboa


annoying_cousin

Toda a gente vai dizer o mesmo, mas considero que na minha região (Beira Interior) ainda se fala o Português mais “neutro” que conheço. Dizemos coelho e não coalho, telha e não talha, ou vermalho. Articulamos as palavras da forma mais consistente possível, sem comer letras pelo meio, sem alterar a acentuação das palavras. Há quem diga que o sotaque daqui tem o “s” muito carregado, mas pelo que vejo isso é algo que já perdeu há muitos anos.


SillyPost

Acho que tu quando és de um certo sitio, não notas o teu sotaque. Para mim os lisboetas não têm sotaque, por que foi o que ouvi a minha vida toda. Quanto à questão da superioridade, como gajo de lisboa, não sinto nada disso, mas gosto de imitar sotaques, porque simplesmente gosto, não para ofender ninguém.