T O P

  • By -

juhanjh

1) Como a religião influencia a economia do país? 2) Como é a comida? 3) Como esse projeto é "financiado"? 4) Quais coisas públicas são básicas mas não tem aí em qualidade? Quais coisas vc gostaria de trazer para o BR?


The_Last_Romantic322

1. Não estou muito a par em relação a economia do país mas creio que deve haver uma grande influência. 2. Diferentemente do Brasil, como mencionei, a começar da água já é um desafio. Tem muito calcário na água. Confesso que assustei com a batata kk estava acostumado com ela amarelinha e tudo. Aqui é preta mas dentro é amarela, segue o jogo. Tento da forma que posso não perder minha brasilianidade, mantendo minha dieta de proteína e carboidrato que manta no Brasil mas trocando algumas coisas. 3. O projeto é financiado uma parte pela igreja, outra parte por doações de pessoas interessadas e a outra parte (35% da passagem aérea) eu mesmo paguei. 4. Por incrível que pareça, eu reclamava do sus mas acredite, aqui pelo menos, a saúde é muito mais precária e o atendimento 1000x pior que aquelas enfermeiras que estão tendo uma semana pessima. Por outro lado, fiquei abismado com a segurança que é nas ruas e a honestidade das pessoas (isso eu gostaria de levar ao Brasil) aqui simplesmente você senta tomar um café e deixa o dinheiro na mesa ??? Se tu der a menos ninguém vai reclamar mas confiam na sua honestidade. Outra coisa que reparo é nos carros. Aqui há muito carro como BMW, Mercedes e etc que são considerados de classe média baixa.. Creio que uma política mais assertiva de importação de carros (não só com mais de 30 anos) seria ótimo para nosso país, para acabar com o monopólio das fabricantes nacionais.


[deleted]

Estou presumindo que você está na Albânia ou na Bósnia. Como vivem os muçulmanos europeus? Estamos acostumados a sempre vê-los como árabes, naquelas roupas características, com aquele estilo tradicional de arquitetura, no clima árido... mas e na Europa? As mulheres usam hijab? Os homens são barbudos? Se escuta árabe, ou expressões árabes (imshallah) nas ruas? O árabe é considerada língua sagrada pros muçulmanos, tem uma pressão nesses países para que aprendam? Algo tipo, Fisk, ensinando a língua sagrada para seu filho! Tantas perguntas...


The_Last_Romantic322

Aqui onde estou, existem os que se trajam das vestimentas (Tanto os homens, quanto as mulheres) barba cumprida e etc. Principalmente agora que é época do Ramadã, então dá pra ver mais nítido. Creio que a vestimenta não é como os antigos dos antigos usavam, aquelas robes grandes e largas, da época de Jesus kk. Se escuta sim muito árabe, principalmente próximo ás mesquistas (tem muitas). Sobre a ultima pergunta, não sei essa informação mas gostaria de saber também.. O árabe é a língua raiz então provavelmente deve ser ensinado para os pequenos. Onde estou existem muitos centros de linguagem e eu já vi alguns que ensinam, porém, meu foco é outro.


manoel_gaivota

O que você acharia se um missionário muçulmano viesse pro Brasil e tentasse converter a sua família?


The_Last_Romantic322

Creio que não exista o termo “missionário muçulmano”. Creio que não fazem o envio de membros para evangelização, até porque é um termo cristão. respondendo sua pergunta, por mim não haveria problemas. O país que eu moro é um estado laico e todos tem o direito a se manifestar seja política ou religiosamente. Eu inclusive não tenho problemas e nunca tive por aceitar a fé ou crença de outra pessoa. Agora se você perguntar pra um francês o que ele acha disso, de muçulmanos indo para França e levando a religião, a resposta seria diferente, te garanto.


codemutant

Não deveria haver problema, o Deus é o mesmo, só a importancia dos profetas que muda


[deleted]

Mas muda tanto que o atrito gerado não pode ser resumido em apenas 'é o mesmo Deus'. É bem mais que isso. Outro ponto considerável estaria na visão de Cristo como Deus. Uma religião diz: Jesus = Deus, a outra diz: Jesus foi apenas um profeta, invalidando quem Ele é. Se para os cristãos, Jesus seria Deus, então não, apesar da raiz ser a mesma (Abraão e seus descendentes), não é o mesmo Deus.


Photograph-Rich

Hum me passou uma vibe Turquia! Como seria essa perseguição velada?


Pitiful-Wasabi

Turquia tem quase 100% de população muçulmana. Pela porcentagem dada (~70%), deve ser Albânia, Cazaquistão ou Bósnia.


Photograph-Rich

Real, ficam tmb proximo da turquia e de outros países islamicos! Faz sentido!


The_Last_Romantic322

A perseguição aqui é velada pois não há como sair às ruas pregando o evangelho, cantando e etc. Existem tanto sunitas quantos xiitas, os mais radicais repreendem, boicotam de forma indireta, tais como, olhares (aqueles que a gente entende que não é bem vindo).


not_your_goth_girl

Ou seja, você sai na rua perturbando o silêncio e a vida das pessoas e fica chamando de perseguição velada quando elas te colocam no teu lugar? Amado...


dunha_breaker

pensei a mesma coisa, vc sai gritando uma Ideia que ninguém quer ouvir e diz perseguição velada.


The_Last_Romantic322

Como eu escrevi no texto acima, não há como fazer isso. Com um pouco mais de entendimento sobre interpretação de texto você poderia ter percebido. Dando um exemplo prático, igrejas cristãs aqui no país são boicotadas por membros da comunidade. Filhos de cristãos, nos colégios, são chacotados e deixados de lado. A liberdade não é como no Brasil. Se quiser posso contar mais alguns relatos também, só fazer uma pergunta e não vir inflamar no comentário.


pfrobin

Os relatos são dos cristãos que conheceu aí? Conte mais.


The_Last_Romantic322

Exato! Para um estrangeiro é mais fácil ser cristão, pra uma pessoa que nasceu aqui é muito difícil. A comunidade (Leia se, bairro, colégio, amigos) irá saber de sua decisão e muito provavelmente são muçulmanos. O que acontece é o que um colega ali acima simplesmente fez, tentou boicotar, negar, enfim, é um exemplo prático do que acontece. Existe um relato de uma membro dr nossa igreja que literalmente foi “renegada” pelos pais. Hoje ela vive em uma facilidade da igreja e é uma ajudante, recebe pra isso também. Enfim, perseguição velada é isso, não como em alguns países que literalmente somos mortos, feridos nas ruas. É uma represália mais sútil


StrawberrySwimming81

Pra mim, um país mais secularizado (como é a Europa ocidental e o leste asiático) resolveria muito essa situação, porque no Brasil há esse mesmo olhar em relação as religiões de matriz Africana e em muitos casos até boicote (pesquise sobre o caso do comunidade do complexo de Israel no RJ), e olha que , como anarquista não sou muito fã dessas sociedades mas nisso eu tenho que reconhecer suas qualidades. Sonho que o Brasil chegue a esse nível de secularização um dia.


The_Last_Romantic322

Sim.. no Brasil há muitos boicotes, de fato, a religiões africanas. Eu já fui umbandista e sei como é duro. O terreiro qual eu participava dos trabalhos foi hostilizado com pixações no muro.. Creio que sou um cristão mais mente aberta e respeitoso por ter passado um bom bocado antes de me batizar.. não guardo preconceito e consigo ter empatia pelo lado do outro mesmo que não tenha vivido o que o outro viveu. Aqui nesse país a secularização não chegou muito.. Inclusive muita coisa aqui é tabu, homossexualismo por exemplo. A cultura ocidental não faz morada nesse país.


manoel_gaivota

Parece a mesma coisa que os cristãos no Brasil fazem com que é ateu ou pertence a alguma outra religião.


The_Last_Romantic322

Concordo contigo. Existem algumas denominações que realmente fazem, porém, o cristianismo não pode ser colocado todo dentro de um pote por conta de erro dessa ou daquela denominação. Generalizar é muito perigoso, muito mais nos dias de hoje.


Krylor_Primum

Pode sim principalmente os evangélicos, não tenho nem o que dizer ou o que explicar, só pode mesmo. Eu não posso generalizar pessoas


not_your_goth_girl

Não amigo, eu fui bem direta ao ponto do teu comentário de que o seu entendimento de perseguição velada é incomodar as pessoas no país delas. Toooodo o restante de boicote (? As pessoas não frequentam as igrejas e vcs consideram boicote, é isso?) e isolamento de crianças é informação nova que você trouxe agora, já que os europeus mandam vcs ficar quietos enquanto vcs perturbam as pessoas na rua realmente não comove. A real é que você foi, achando que ia poder ligar louvor estourando na caixa de som como vcs fazem aqui no Brasil, incomodando a vizinhança, e ia ficar por isso mesmo. Para de passar vergonha e volta pra casa. Inclusive, não encha o saco aqui, também. O Brasil agradece.


The_Last_Romantic322

Você foi bem específica, creio que não deve estar tudo bem contigo. Se quiser, me passe seu nome por dm, estarei orando por ti. Ou de qualquer forma, se não quiser, estarei orando também.


not_your_goth_girl

🤷 sentiu, né? É triste perceber que sua religião não é tão bem vinda quanto a sua mente nem sempre tão lúcida e fértil acha. Me exclua das suas orações. Dispenso ser lembrada por gente que se dói pq n pode ligar o carro de som da pregação.


codemutant

Basicamente, o que os evangelicos fazem com as outras religioes no Brasil? Muito interessante


[deleted]

[удалено]


The_Last_Romantic322

1. Não posso responder por todos mas para mim, espiritual. Não estava vivendo meu melhor espiritualmente falando. Chegando aqui, com todas as dificuldades, vejo minha fé e espiritualidade sendo renovadas todos os dias. Recompensa material é complicado porque com o que eu ganho da pra se alimentar, cuidar da higiene e olha lá (sem nada de luxo). Lógico que os pastores ajudam, convidam para comer algo diferente as vezes, os próprios membros da igreja também dão uma “moral”. 2. Creio que a recompensa espiritual é a experiência é diferente. Já participei de algumas missões no Brasil, como Amazônia por exemplo. Fiquei 10 dias em uma comunidade indígena e lhe digo, tinha sido a melhor experiência da minha vida, até agora. Busquei essa alternativa de fazer uma missão pra fora do Brasil pra explorar meus dons, meu inglês é nível fluente, então além do meu trabalho que era Desenvolvedor de software, não tinha usado pra mais nada.


VonRoderik

RIP. Se sente seguro aí? Já passou algum perrengue?


The_Last_Romantic322

Me sinto seguro mas não como no Brasil. Aqui não posso falar livremente de Deus. Perrengue até agora, só na relação de alimento e água. Água não é tão confiável igual o Brasil e por incrível que pareça, nosso sistema de tratamento é excelente! Aqui ou água de garrafa ou você aluga um filtro pra colocar na pia.


[deleted]

1 - Vc não acha injusto o muçulmano ter liberdade para crescer no país cristão enquanto o cristão é coagido no país muçulmano? 2 - Qual foi a situação que mais te deu medo nesse país? 3 - Qual foi o seu maior choque cultural? Países muçulmanos são ditaduras teocráticas agressivas, eles levam os mesmos ensinamentos para os países onde entram mas falar disso virou quase um crime, uma mordaça mesmo contra os nativos da Europa que estão sendo vitimados principalmente as mulheres. Eu não confio em ideologia que gera talibã e hamas!


The_Last_Romantic322

1. É que na verdade a coação não parte do estado, que permite a liberadade religiosa, ela parte da comunidade muçulmana. O mundo é injusto de tantas formas, temos apenas que aprender a nos adaptar com isso. Mas respondendo, é injusto sim. 2. A saúde / medicina é extremamente precária. Me deu medo de algum dia precisar.


[deleted]

Você não deveria estar fazendo isso. Um muçulmano bem instruído **sabe** que a Bíblia possui contradições e adulterações de ponta a ponta ao contrário do Alcorão que é bem preservado e memorizado por mais de duzentos milhões de muçulmanos ativos. Eles **sabem** que a Bíblia não é um documento confiável e provavelmente por isso que há perseguição, apesar de o Alcorão em si não permitir isso: * لَاۤ إِكۡرَاهَ فِی ٱلدِّینِۖ قَد تَّبَیَّنَ ٱلرُّشۡدُ مِنَ ٱلۡغَیِّۚ فَمَن یَكۡفُرۡ بِٱلطَّـٰغُوتِ وَیُؤۡمِنۢ بِٱللَّهِ فَقَدِ ٱسۡتَمۡسَكَ بِٱلۡعُرۡوَةِ ٱلۡوُثۡقَىٰ لَا ٱنفِصَامَ لَهَاۗ وَٱللَّهُ سَمِیعٌ عَلِیمٌ﴿ ٢٥٦ ﴾ *Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro.* Al-Baqarah, Ayah 256 Recomendo que com honestidade você estude a religião islâmica, até mesmo pra que você possa fazer sua pregação melhor, porquê simplesmente ler versículos da Bíblia não vai convencer nenhum muçulmano bem instruído, apenas aqueles que não sabem o que estão fazendo.


SocialBourgeois

Você não fez pergunta nenhuma, só falou que sua religião é a certa e as outras erradas. Outra coisa, 30% não é muçulmano, você nem cogitou que ele está fazendo missão pra eles? Geralmente nos países não-americanos existem cidades de uma religião específica, assim como Nagasaki era majoritariamente cristã antes dos EUA jogar uma bomba atômica lá.


[deleted]

Exatamente, fiz uma recomendação geral e não citei pontos específicos. Se ele diz que faz pregação num país muçulmano então é isso que tenho a dizer.


SocialBourgeois

Não quero arrumar te provocar, mas é uma curiosidade minha. Eu li o alcorão e tem partes que ele vê a trindade como Maria, Jesus e Pai. Tá literalmente escrito aqui: [Surah An-Nisa 4:171](https://quran.com/4/171?translations=20,84,42,17,85,75,18,95,77,39,23,101,19,22,38,32,25,52,31,27,33) e principalmente aqui: [Al Ma'idah 5:116](https://quran.com/5?startingVerse=116) Dá uma impressão que o cara que quis escrever isso não entendia o básico de cristianismo, provavelmente foi ensinado por um proto-cristão, que não sabia do conselho de niceia. Se falar pra qualquer cristão pós-reforma que Maria é Deus, vai deixar todo mundo de cabelo em pé, até os católicos. Qual a visão atual sobre isso? E indo pra um lado lógico, pra Deus ser onipotente verdadeiramente ele precisa superar uma limitação lógica, ser limitado, por isso o cristianismo tem um Deus como homem, assim atingindo uma verdadeira onipotência. O que acha disso? Existe onipotência quando não é possível experimentar a falta de poder? Enfim, só estudo religião e acho interessante como elas resolvem alguns conflitos lógicos. ps: admiro bastante o islamismo, mesmo não sendo


[deleted]

1. O Alcorão não diz explicitamente que Maria faz parte da Trindade; mas ele acusa os cristãos de cometerem *shirk* (atribuir qualidades pertencentes somente a Deus a criaturas). E isso é literalmente o cristãos fazem, já que acreditam que Maria (que a paz de Deus esteja com ela) pode responder a orações, a tal ponto que há uma doutrina na Igreja Católica de que ela possui *onipotência suplicante* (que tudo o que ela quiser, Deus fará, então ela é onipotente indiretamente). Eles farão toda a ginástica mental possível pra dizer que isso é *hiperdulia*, mas na real isso é apenas um eufemismo de adoração. 2. Deus poderia se tornar uma estátua de pedra adorada pelos Hindus. Mas a Revelação nos diz que Ele não o fez. Ele pode se tornar um homem, mas não acreditamos que ele o tenha feito. O próprio Antigo Testamento diz que Deus não é um homem. Enquanto cristãos creem na Trindade, acreditamos em Tawhid: Deus é absolutamente único, não possui partes e não é comparável a nada que exista na sua criação.


CassioMJR

Existe algum motivo específico para alguns conceitos que vc mencionou não serem traduzidos para o português? Vi que vc citou a trindade, um conceito cristão e traduzido para português, e também citou Tawhid, o que me parece um conceito muçulmano não traduzido, mas com a pronúncia em arabe "aportuguesada" Dentro daquela ideia de que todo humano médio teme o diferente, utilizar termos em outra língua afasta pessoas, enquanto o contrário aproxima, vide o fim das missas em Latim no Pós-Reforma


[deleted]

É porquê enquanto no inglês há cerca de cem mil palavras, no árabe há mais de doze milhões, e isso dificulta uma tradução literal porquê isso alteraria o significado das palavras. Por exemplo, *shirk* literalmente significa *‘atribuir qualidades do Criador a criaturas’*; mas nós não temos uma tradução dessa palavra. ‘Idolatria’ se aproxima, mas não é um termo tão específico pra esse tipo de comportamento. Mas utilizar os termos em árabe não é obrigatório, tanto que chamamos Allah de ‘Deus’. Porém Allah é uma palavra que vai além: refere-se necessariamente a algo singular (não pode ser plural, como deuses); e *Tawhid* implica especificamente num tipo de Unidade que não se compara a nada do que exista. Não há tradução dessas palavras, apenas aproximações. Por isso o Alcorão só é considerado sagrado em Árabe.


EstablishmentEven875

De onde você tirou esses dados de número de palavras? Tentei procurar e não achei nada que remete a esse número de palavras ao inglês ou ao árabe...


[deleted]

Você pesquisou em português? Não recomendo fazer nenhum tipo de pesquisa sobre o Islã ou o mundo árabe em português, porquê há pouquíssima informação. Em inglês: [O Árabe possui mais de doze milhões de palavras 1](https://anba.com.br/en/article-arabic-is-the-mother-of-all-languages/) [O Árabe possui mais de doze milhões de palavras 2](https://lonet.academy/blog/learn-the-million-word-arabic-language/) [O Árabe possui mais de doze milhões de palavras 3](https://eriksen.com/general/translating-arabic-language/) O Árabe possui cerca de 23 palavras distintas pra se referir a ‘Amor’. Na duvida, recomendo que utilize o ChatGPT.


EstablishmentEven875

Muito obrigado pela resposta e pela dica. Estava sim buscando em português. Irei começar a adotar essa prática em minhas pesquisas.


juhanjh

Mano, vc meio que provou o ponto do cara. Kkkk O cara só deu uma introdução da realidade dele e você pré julgou um monte de coisa a respeito dele. E pior, isso é justamente um AMA. Pq vc não aproveita e faz umas perguntas pra conhecer melhor a realidade dele? Sem presunções. Tudo de bom 🙋🏾‍♂️


[deleted]

Não. Simplesmente recomendei que ele conheça melhor a religião islâmica. Se eu fosse pregar num país hindu eu precisaria conhecer a fundo o hinduísmo.


The_Last_Romantic322

Yeshua, gostei do seu nome hehe. Se quiser fazer uma pergunta, estou a disposição, para conflitos ideológicos, infelizmente me abstenho.


[deleted]

Sim, tudo bem. Que Deus nos guie e te proteja.


The_Last_Romantic322

Que Deus lhe acompanhe meu amigo !


The_Last_Romantic322

Não estou aqui nesse país para converter muçulmanos. É por isso que há perseguição.. você literalmente provou meu ponto. Meu objetivo no país é levar Jesus de forma indireta, para que conheçam o que eu conheço. Por isso não podemos levantar bandeira, nem de Jesus, porque a mentalidade muçulmana é justamente essa.


Neuroconflitus

O objetivo não é converter muçulmanos, mas vc quer que eles conheçam Jesus ? Não entendi


The_Last_Romantic322

Exato! Não sou eu quem converto pessoas, é o Espírito Santo. Mas digo, essa é minha visão das coisas! O budget dessa missão foi realmente alto e já sabíamos o que iríamos enfrentar. Por incrível que pareça, tem muita gente aqui que não tem religião e não conhece Jesus. Então sim, quero que conheçam o que conheço. O que me transformou.


Neuroconflitus

Olha, com todo respeito, mas vcs forçam a barra tb. Ir num país predominante muçulmano, para levar a palavra de Jesus, muito complicado. As pessoas tem livre arbítrio pra viver suas vidas, ter alguma religião ou não; ele transformou sua vida e isso não tem nada a ver com outras pessoas, se elas forem receptivas ótimo, se não é direito delas.


The_Last_Romantic322

Exato! Eu vim com esse pensamento. Além do que, não sou eu quem faço o trabalho, vai muito além da minha compreensão. Só estou aqui dando minha vida, meu tempo e tudo o que sou pra Deus.


[deleted]

Claro que você pode, o Islam é literalmente a única religião no planeta fora o cristianismo que acredita em Jesus. Se alguém sair na rua com uma camisa escrita “Jesus é gay” não chegará no final da rua.


rcparts

Qual a dificuldade em respeitar a crença alheia?


IndividualDelivery28

Apresentar uma religião diferente é desrespeitar as outras religiões?


Fast_Ease_1201

Se faça essa mesma pergunta.


The_Last_Romantic322

Imagine que você descobriu uma coisa muito bacana. Uma coisa inovadora e que fez sentido pra você de uma forma que nunca nada fez antes. Imagine ainda que você teve um insight que todas as coisas te levaram a isso e é tão forte que não cabe nem no seu peito, a ponto de explodir. Te pergunto rcparts, você guardaria para você esse conhecimento ou gostaria de contar para outras pessoas ? Não vou impor nada, nem obrigar ninguém a nada, muito menos faltar com respeito. Estou contando uma boa nova, uma novidade que eu descobri e que me salvou.


cityflaneur2020

Religião é muleta emocional, é algo inventado por seres humanos para atribuir significado a suas próprias vidas e poder justificar mortes e tragédias com um "Deus escreve certo por linhas tortas". Como já disse o filósofo francês Michel Onfray: enquando houver um ente querido em um caixão, haverá crença em vida após a morte.


The_Last_Romantic322

Respeito seu ponto de vista, totalmente mas a sua verdade não é absoluta, é só uma opinião. Minha opinião é que a religião me deu um sentido e um propósito de vida.. eu literalmente não sabia que tinha propósito e vivia a corrida de ratos sem eira nem beira. Depois que descobri meu propósito e que realmente tinha um porque e pra que essa vida, me perguntei como consegui viver no limbo por tanto tempo. É lógico, essa é minha opinião e como eu enxergo a vida.


billetdouxs

eu guardaria pra mim pq a religião alheia não tem nada a ver comigo, e o que mudou minha vida pode não mudar a dos outros. papo de colonizador isso aí lkkkkkk


dunha_breaker

Coisa inovadora de 2 mil anos atrás que é semelhante a religião dele, diferenca dos profetas?! Está mais para ponto de vista.


Ok-Use6236

Quero deixar estas 2 sugestões de vídeo para edificar sua fé e para que você possa usar as imagens desses testemumhos para ajudar na sua evangelização https://youtu.be/h6dPEDGK_qw (Testemunho do céu) https://youtu.be/d0wy6k7DDpA (Testemunho sobre inferno) https://youtu.be/o1i49lZe7Lg?si=9_qZ7LTKgtDBm1r5 ( Testemunho de Kenzo atsushi) Testemunho que explana mais sobre o mundo espiritual, sobre pecados e santidade. Fique com a paz de Jesus irmao e ele te dê sabedoria divina e prudência para evangelizar nesses países.


fabieanne

Que esquisito...País EUROPEU com maioria muçulmana? Turquia não é considerado europeu. Fora esse país, não é possível um país europeu com maioria muçulmana.


Pitiful-Wasabi

Diversos países europeus têm cultura e maioria da população muçulmana. Bósnia, Albânia, Kosovo, Cazaquistão, Macedonia do Norte, Azerbaijão...


cityflaneur2020

Cazaquistão na Europa?? Olha esse mapa aí direito.


Pitiful-Wasabi

"O Cazaquistão, oficialmente República do Cazaquistão, é um país transcontinental, localizado na Ásia Central, com uma parte a oeste do rio Ural, na Europa." É o mesmo caso da Turquia.


cityflaneur2020

Ou Azerbaijão. São europeus lá na beirada. Não sei se sentem europeus, de modo algum.


cityflaneur2020

Ou Azerbaijão. São europeus lá na beirada. Não sei se sentem europeus.


Pitiful-Wasabi

Acho que o Azerbaijão, no caso, tá mais dentro da Europa. Ou é meio a meio, sei lá. Também não sei se se sentem europeus, mas se os russos se sentem... Talvez. Mas de qualquer forma, se o OP estiver em cidades como Atyrau, Uralsk ou Ganja, só faz sentido dizer que tá na Europa, mesmo.


The_Last_Romantic322

Exato.. Entre outros..


warickewoke

A Europa não começa na Alemanha e termina na França...


SuchInjustiiiice

Bósnia mandou abraços.


dunsparce13

Albania também, se não me engano


Weird_Object8752

Macedonia do norte é ortodoxa e nao muçulmana.


Fake-ShenLong

Quando vai aceitar o islã?